PDA

Ver Versão Completa : Regulagem mistura carburador



diego_fernandes05
27-09-10, 17:09
Pessoal, queria saber o seguinte...

Entendo muito pouco de mecânica e queria eu mesmo aprender a fazer alguns ajustes básicos na moto... regular a lenta da minha moto eu sei +ou-... tem que fazer com motor quente e ir rodando aquele parafuso até que ela não fique muuito acelerada e nem quase morrendo... agora e o parafuso da mistura? tenho algumas dúvidas:

1 - como eu sei que a mistura está boa? (nem rica e nem pobre), existe alguma forma de saber, ou apenas mechendo e depois rodando com ela?
2 - quais os sinais de mistura rica e pobre no funcionamento da moto?
3 - isso interfere no consumo dela? de que forma é a mais adequada de se deixar?

Sei que pode ser muito boba algumas dessas questões, mas é que realmente eu não sei :s :s

Pesquisei no forum mas não achei muita coisa (talvez por culpa minha e não por não ter nada já postado)

Na última revisão da cc eles cag**** na moto, deixei depois com um mecânico de confiança mas ele não mexeu na carburação dela, e eu não tenho tempo de deixar ela com ele agora, queria eu mesmo aprender essas coisas básicas...

Obs: não sinto nada de anormal nela.. exceto ultimamente que a lenta está um pouco instável, mesmo com o motor quente... e o consumo é 30km/l, nunca consegui fazer mais que 33km/l, mesmo andando como um tiozão...

Abraços

ASR
27-09-10, 17:25
Na 125 a abertura certa do par. da mistura é 2 voltas e meia.

Tente regular assim e depois tire a vela depois de rodar se tiver clarinha a mistura tá boa.

diego_fernandes05
27-09-10, 17:27
Na 125 a abertura certa do par. da mistura é 2 voltas e meia.

Tente regular assim e depois tire a vela depois de rodar se tiver clarinha a mistura tá boa.


A minha é uma Titan 150, muda algo???

blaugusto
27-09-10, 18:27
Fala Diego!!

Pra vc saber se a mistura tá errada olha a vela!

Vela com a coloração esbranquiçada é mistura pobre. Com a coloração preta é mistura rica.
O certo é um marronzinho claro.

A 150cc tem um problema comum, que é a variação da marcha lenta. Tem um problema recorrente na valvula de escape que faz com que ela não segure lenta estável, mas regule tudo direitinho.

fabianoaspro
28-09-10, 21:57
Se a lenta quando ta quente é irregular é porque a mistura está muito rica e está dando excesso e afogando o motor!
O negócio é vc ir mexendo no parafuso até perceber que ela para de afogar. Dá uma mexida de meia volta e uma aceleradinha. E vai fazendo até a lenta ficar boa!

Stone
28-09-10, 22:16
Faz assim

Deixa a lenta bem alta, bem aceleradinha
Depois fecha o parafuzo do ar inteiro ou até ela quase morrer, então vá abrindo aos poucos, quando a rotação parar de aumentar a moto estará regulada! depois é só abaixar novamente a lenta

diego_fernandes05
28-09-10, 22:22
valew pessoal... sexta vou estar de atestado do serviço e farei esses ajustes então... acho que essa dica do Stone fica mais fácil pra um leigo como eu... mas obrigado a todos.. espero que eu não ferre com tudo hehehehehehe

navegador.porto
28-09-10, 22:26
Faz assim

Deixa a lenta bem alta, bem aceleradinha
Depois fecha o parafuzo do ar inteiro ou até ela quase morrer, então vá abrindo aos poucos, quando a rotação parar de aumentar a moto estará regulada! depois é só abaixar novamente a lenta

Foi assim que regulei a minha e ficou blz. Mas não esqueça de olhar a vela, isso vai te dar um indicativo sobre a regulagem, se está boa ou não. Boa sorte!

saintclair
28-09-10, 22:33
Vou fazer aqui.

pistão
28-09-10, 22:49
Faz assim

Deixa a lenta bem alta, bem aceleradinha
Depois fecha o parafuzo do ar inteiro ou até ela quase morrer, então vá abrindo aos poucos, quando a rotação parar de aumentar a moto estará regulada! depois é só abaixar novamente a lenta

boa dica, você é mecânico?
sempre tem dicas boas!

Stone
28-09-10, 22:56
boa dica, você é mecânico?
sempre tem dicas boas!


Mais ou menos, tenho muito a aprender ainda...