PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas como trocar de marcha na biz 125 ks.



Dayane
28-09-10, 15:00
Boa tarde Galera!

Eu comprei uma biz 125 ks,mais estou com dúvidas em como fazer as trocas demarchas.Quando sei que tenho que troca-las?
Quando eu devo reduzi-las?Please...Preciso de ajuda de alguém que realmente possa me ajudar.E sobre o freio,tenho que freiar só com o do pé ou o de mão juntos.

Obrigado a todos que responderem....

:OK: :lol:

jpedro91
28-09-10, 15:06
NÓ!
Ajuda ela ai galera, eu também não sei responde essa!

imported_Luzio
28-09-10, 15:08
Vc está precisando de um curso de direção completa e não de simples dicas...

juniorseben
28-09-10, 15:09
ta brincando ne?

Primeiro troca de marcha quando ouvir que o motor ta forçando de mais
Segundo em pista seca 70% do freio da frete e 30% de traz e em chuva ao contrario 70% atraz e 30% na frente.

Agora uma pergunta... você sabe dirigir? DIASUHDSIUAHDIUSAHDISUAHUIDSHIUA'

piupiu
28-09-10, 15:22
ta brincando ne?

Primeiro troca de marcha quando ouvir que o motor ta forçando de mais
Segundo em pista seca 70% do freio da frete e 30% de traz e em chuva ao contrario 70% atraz e 30% na frente.

Agora uma pergunta... você sabe dirigir? DIASUHDSIUAHDIUSAHDISUAHUIDSHIUA'


Acho melhor vc nao fica ensinando nao, e mais facil passa um nome de uma boa "moto-escola" , ou vc pode fica com peso na conciencia caso algo grave acontessa posteriormente

O___o

Dayane
28-09-10, 15:33
Gente eu estou fazendo minha carteira.Minha 1° habilitação,mais estou perguntando isso pq realmente não sei e até pq para fazer as aulas a gente não troca de marcha e nem sai na rua.E sair no transito é bem diferente né.Vcs me entendem...Obrigado...

|:(

:#

:Q

svikt
28-09-10, 15:37
Boa tarde Galera!

Eu comprei uma biz 125 ks,mais estou com dúvidas em como fazer as trocas demarchas.Quando sei que tenho que troca-las?
Quando eu devo reduzi-las?Please...Preciso de ajuda de alguém que realmente possa me ajudar.E sobre o freio,tenho que freiar só com o do pé ou o de mão juntos.

Obrigado a todos que responderem....

:OK: :lol:


é mais seguro vc fazer auto-escola. pilotar assim é perigoso d+, vc põe em risco sua vida e a dos demais... ;)

piupiu
28-09-10, 15:41
Gente eu estou fazendo minha carteira.Minha 1° habilitação,mais estou perguntando isso pq realmente não sei e até pq para fazer as aulas a gente não troca de marcha e nem sai na rua.E sair no transito é bem diferente né.Vcs me entendem...Obrigado...

|:(

:#

:Q



eh realmente na auto escola e dificil se passa da segunda marcha
lembrando q vc e muito simpatica,
e otra normalmente os "instrutores" nao fazem poha nenhuma ensina vc simplesmente sai com a moto o resto vc q se vire,
o meu mesmo ficava sentado numa tenda tomando coca enquanto eu ficava fazendo aula, no primeiro dia ele simplesmente pergunto, sabe anda de moto ? eu falei mais ou menos ele falo entao vai e pronto

juniorseben
28-09-10, 15:47
eh realmente na auto escola e dificil se passa da segunda marcha
lembrando q vc e muito simpatica,
e otra normalmente os "instrutores" nao fazem poha nenhuma ensina vc simplesmente sai com a moto o resto vc q se vire,
o meu mesmo ficava sentado numa tenda tomando coca enquanto eu ficava fazendo aula, no primeiro dia ele simplesmente pergunto, sabe anda de moto ? eu falei mais ou menos ele falo entao vai e pronto



na minha quando fiz tive que engatar até 3° marcha o.O

Mundando de assunto.... IIIIIIIII TA CANTANDO ELA DHUASIHDSAIUHDUASHDUIASHDSIUAHDSHDSIAUHSAUD

samuka_pm
28-09-10, 15:50
se tem medo de andar de moto

melhor vender ela e comprar uma bicicleta, capacetes e acessorios de segurança,.... |:(

Dayane
28-09-10, 15:53
Piupiu obrigado pelo seu elogio...Mais é verdade o que tinha falado.Eu pergunto isso pq eles não ensinam nada disso para nós.Pq no trajeto que a gente faz na auto escola é só em 1° marcha e quando sai na rua é bem diferente.Não briguem comigo galera me achando que sou burra.Não é isso,realmente tenho essa dúvida...se eu quiser sair sozinha com ou sem carteira,vou ter essa mesma dúvida...

:s

FABRICIO SATELIS
28-09-10, 15:59
tudo é questão de tempo vc já já boa na bizoca...e lembre se de usar calçado adequado
e capacete. :D

Dayane
28-09-10, 16:05
Valeu Fabrício...Pelo menos um me levantando o astral e acreditando que eu posso conseguir.

Muito Obrigado por isso...

:Q

:clap:

REVOLED
28-09-10, 16:05
por que vc comprou uma biz?
aqui na minha cidade com o valor de uma biz 2006 se compra uma burgman 2010 usada, e a moto é bem mais fácil de dirigir, pois é automática. E as dicas do junior são boas...

Dayane
28-09-10, 16:21
Eu comprei a biz pq eu me apaixonei por ela,até pq não gosto de scooter,a minha amiga tem uma,e se vc soubesse o baita tombo que ela levou.Pelo motivo de não saber freiar.Ela estava indo rápido demais e freio com os dois freios juntos,não conseguiu segurar a moto e caiu.Por isso preferi a biz,é linda e faz meu estilo.


:P

D.Lima
28-09-10, 16:24
Eu apanhei mais da biz do que das street pra aprender a trocar marcha. O problema é esse: a biz não tem embreagem e o tempo é diferente das street que vc anda na auto-escola. Dá uma olhada no manual, é melhor.

Caique
28-09-10, 16:25
por que vc comprou uma biz?
aqui na minha cidade com o valor de uma biz 2006 se compra uma burgman 2010 usada, e a moto é bem mais fácil de dirigir, pois é automática. E as dicas do junior são boas...

Não é por nada não ,as acho q seria melhor aprender um moto com embreagem para depois partir pra biz,burgman...........sobre as trocas de marcha uma coisa q vc tem q aprender é a ouvir o motor da moto,pra subir é sem deixar ela "gritar" e pra reduzir é qd vc acelera e ela não desenvolve,ai vc reduz uma marcha,nunca use chinelo!!!!!!!!!!

D.Lima
28-09-10, 16:30
Eu comprei a biz pq eu me apaixonei por ela,até pq não gosto de scooter,a minha amiga tem uma,e se vc soubesse o baita tombo que ela levou.Pelo motivo de não saber freiar.Ela estava indo rápido demais e freio com os dois freios juntos,não conseguiu segurar a moto e caiu.Por isso preferi a biz,é linda e faz meu estilo.


:P


1º Mandamento: Lerás o manual
2º Mandamento: Evitarás frenagens bruscas
3º Mandamento: Não esticarás tanto as marchas em motos novas
4º Mandamento: Não patetarás

Dayane
28-09-10, 16:31
Hummm...ajudem eu pessoal

:d

amiltonscj
28-09-10, 16:34
é do mesmo jeito de todas as outras vc acelera até uns 20 Km/h solta o acelerador e empurra a alavanca do engate pra baixo, acelera mais até uns 50 km/h solta o acelerador e empurra a alavanca novamente e assim progressivamente, lembrando que ela só tem 4 marchas e as velocidades são estimadas vai de vc ouvir o ronco do motor viu.

abraços

reyboy_fan
28-09-10, 16:35
ve se da pra entender vc liga bota a 1ª e sai ai faz + ou - assim: paaaaaaan, ai ja bota a segunda,ai paaaan, ai vai até a 4ª(num sei se biz tem 5ª falha minha) é tudo questão de "tempo" vou ver se acho um video pra te mostrar

piupiu
28-09-10, 16:35
na minha quando fiz tive que engatar até 3° marcha o.O

Mundando de assunto.... IIIIIIIII TA CANTANDO ELA DHUASIHDSAIUHDUASHDUIASHDSIUAHDSHDSIAUHSAUD


Lol bada ve ow :#

Mas entao dayane, e isso ai vai andando com calma q vc vai começa a senti o motor pedindo marcha, quando menos perceber vai ta trocando de marcha q nem percebe
e igual carro, para sair ou em rampa, no começo apanha bagarai sai dando cabaçada arranca mas depois fica tudo numa nice.
Mas creio que as suas duvidas ja foi esclarecidas, agora e so praticar !! ou nao tem mais ai ??

piupiu
28-09-10, 16:37
ve se da pra entender vc liga bota a 1ª e sai ai faz + ou - assim: paaaaaaan, ai ja bota a segunda,ai paaaan, ai vai até a 4ª(num sei se biz tem 5ª falha minha) é tudo questão de "tempo" vou ver se acho um video pra te mostrar


KKKKK na minha opinião essa foi a melhor dica hauhau : :OK:

reyboy_fan
28-09-10, 16:39
KKKKK na minha opinião essa foi a melhor dica hauhau : :OK:


KKK

isso aqui vc n deve fazer
Andando com a Biz 125 (http://www.youtube.com/watch?v=x-o3BLE_1B0#)

piupiu
28-09-10, 16:49
Ñ.itendo ?!?

juniorseben
28-09-10, 16:56
Ñ.itendo ?!?


Esse tópico ta virando brincadeira ne?

Dayane
28-09-10, 16:56
Tbm não entendi o vídeo...


:(

|:(

:Q

luladss
28-09-10, 17:05
pega ae um amigo que saiba andar de moto e tenha paciencia de te ajudar pra te dar uns toques flw

f3rn4nd0
28-09-10, 17:26
pega ae um amigo que saiba andar de moto e tenha paciencia de te ajudar pra te dar uns toques flw


Isso que eu ia sugerir!
é sao paulo que você mora?

vá devagar, encontre uma rua tranquila e vá treinando, com cuidado!

luladss
28-09-10, 17:37
Isso que eu ia sugerir!
é sao paulo que você mora?

vá devagar, encontre uma rua tranquila e vá treinando, com cuidado!



aqui se usa muito aqueles campos de futebol de terra , rsrs, tanto pra moto , como pra carro tbem

juniorseben
28-09-10, 17:40
Aqui onde eu moro tem um estacionamento literalmente GIGANTE onde nos finds o pessoal tira racha...

e la muita gente aprende a andar de moto la :D:D

Alan Ranieri
28-09-10, 17:40
Tenho a impressão que se o autor do tópico fosse homem ia ter uma recepção um tanto mais calorosa. ]:) ]:) ]:) ]:)

Respondendo a sua pergunta, infelizmente não sei te responder pois nunca andei de biz ou qualquer outra moto com cambio similar, acredito que eu apanharia um pouco até acostumar.

luladss
28-09-10, 17:43
Tenho a impressão que se o autor do tópico fosse homem ia ter uma recepção um tanto mais calorosa. ]:) ]:) ]:) ]:)


SERÁ :G :G :G :G :G :G :G :G

blaugusto
28-09-10, 18:04
Dayane, na auto-escola eles vão te falar pra frear só com o freio do pé.

Faça isso apenas nas aulas. Na rua o que para a moto é o freio dianteiro.
Use os dois em conjunto. Não fique fazendo conta, como muitos vem falar.

As marchas com o tempo vc aprende o momento certo. Mas pra ter uma noção melhor: troca de marcha quando vc sentir que ela perdeu força! ;)

blaugusto
28-09-10, 19:41
Não briguem comigo galera me achando que sou burra.Não é isso,realmente tenho essa dúvida...se eu quiser sair sozinha com ou sem carteira,vou ter essa mesma dúvida...


Não faça manha.... ninguém falou que vc é burra. Todo mundo está te dando dica.

Outra dica: Faça as aulas de tênis e calçã jeans.

reyboy_fan
28-09-10, 19:55
Tbm não entendi o vídeo...


:(

|:(

:Q



ali o cara sai esguelando a pobre da biz, disse pra ela n fazer assim, se n é pra ir assim é pra ir com calma e tal

Diego_torbal
28-09-10, 20:03
eh realmente na auto escola e dificil se passa da segunda marcha
lembrando q vc e muito simpatica,
e otra normalmente os "instrutores" nao fazem poha nenhuma ensina vc simplesmente sai com a moto o resto vc q se vire,
o meu mesmo ficava sentado numa tenda tomando coca enquanto eu ficava fazendo aula, no primeiro dia ele simplesmente pergunto, sabe anda de moto ? eu falei mais ou menos ele falo entao vai e pronto



Xaveco .................detected :beijo:

chiccoli
28-09-10, 20:24
KKK

isso aqui vc n deve fazer
Andando com a Biz 125 (http://www.youtube.com/watch?v=x-o3BLE_1B0#)


da 100 rapido..
oia.., num fosse scooter eu atpé comprava uma...
coloka um motor desses em uma CG ^^

chiccoli
28-09-10, 20:27
auto-escola nunca ensina nada, porque os alunos geralmente falam, nossa, é muito complicado...

q nem fazer baliza de carro, te encinam a ir lah, parar, dar ré pra entrar na vaga, sendo q é muito mais simples vc entrar de frente na vaga..

qt mais ensinar direção defensiva..

Eduardo Toda
28-09-10, 20:29
Tem de começar certo para não terminar tudo errado...
Andar de moto é uma das coisas mais gostosas deste mundo (com responsa) portanto vai com calma, não faça nada que depois cause um trauma e o prazer de andar de moto se torne medo...
Como todo mundo começou aprendendo, vai dando umas voltas num campo de futebol (quando não tiver jogo, lógico), ou numa rua bem deserta onde passe muito pouco carro (não muito deserto senão , os amigos do alheio vão levar a sua Bizoca Blue). :Q

magrao tk
28-09-10, 20:35
Fica tranquila. Ninguem nasce sabendo mesmo. Todo mundo aqui um dia teve dúvidas tambem sobre andar de moto.

É que é complicado ensinar esse tipo de coisa por texto mesmo.

Bom, é mais ou menos assim: Ouça e sinta o motor.
Sem acelerar o motor tem um som mais lento e grosso, acelerando vai afinar e aumentar o som.
Saindo em 1ª vai sentir o motor empurrando a moto conforme vc vai acelerando. Acelere devagar, o motor vai aumentando o som lentamente e fazendo vc sentir tambem o aumento da velocidade.
Quando perceber que aquela sensação que o motor tá empurrando a moto diminuiu, ou seja, tá acelerando e a moto não ganha velocidade troque de marcha pra baixo.
Esse passo é repetido até se atingir a velocidade que deseja, mudando quantas marchas for preciso: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª

Agora o contrário, voce já está na velocidade normal do transito e tem que desacelerar porque tá chegando no fim da rua ou está perdendo força porque está subindo uma rua. O motor vai engrossando o som até chegar num ponto que tem menos força pra empurrar a moto, se for diminuindo mais a velocidade na mesma marcha chega uma hora que vai sentir a moto vibrar, deve se trocar a marcha pra cima antes que ela chegue nesse ponto.

É mais ou menos isso, esses são os 2 extremos do motor que voce vai usar, é claro que não se deve nem esperar o motor perder a força tanto no acelerar como no diminuir pra que vc troque a marcha, é que assim voce tem uma noção que a faixa de uso do motor é estreita, e o que acerta essa faixa útil de acordo com a velocidade que vc tiver são as marchas.

Acho que agora só na prática pra entender o que eu disse. Só pelo amor de Deus não me sai em via pública mesmo que não tenha movimento. Se vc não tem prática nenhuma ande num terreno baldio, campo de futebol, sítio ou qualquer lugar assim, e sempre acompanhada por quem sabe andar. No mais boa sorte!

Stone
28-09-10, 21:33
Dayane, o principal é você praticar, vá começando devagarzinho em uma rua calma, sempre atenção para todos os lados, respeite a sinalização, não adianta te explicar um monte de coisa, cada um tem seu jeito de andar, você terá que praticar, sentir a moto, treine freiadas tbm, com os dois freios, assim a hora que precisar você já terá as noções.
No mais, felicidades com a motinha!

Joao XTZ
28-09-10, 21:51
Dayane, o principal é você praticar, vá começando devagarzinho em uma rua calma, sempre atenção para todos os lados, respeite a sinalização, não adianta te explicar um monte de coisa, cada um tem seu jeito de andar, você terá que praticar, sentir a moto, treine freiadas tbm, com os dois freios, assim a hora que precisar você já terá as noções.
No mais, felicidades com a motinha!


x2 exatamente assim , sem mais a dizer ,,, mas vc tem que antes fazer as aulas e depois , vc vai aprender a andar de moto do seu jeito ...

abçs ...

valeu ...

Thyago Mahon Barros
28-09-10, 21:56
[quote=juniorseben;553104]
ta brincando ne?

Primeiro troca de marcha quando ouvir que o motor ta forçando de mais
Segundo em pista seca 70% do freio da frete e 30% de traz e em chuva ao contrario 70% atraz e 30% na frente.

É isso ai, mas como vc é iniciante a dica é: usar o freio dianteiro bem de leve e com bastante cuidado. :OK:

Tarcisio Discipulo
29-09-10, 23:02
na auto-escola Vc naum vai aprender muita coisa msm naum , alem do mais as aulas são com uma moto diferente , posição das marchas e com embreagem tbm ...
eu tenho uma biz 2006 tbm só q preta , particularmente gosto muito , mas como já falaram naum tem muito o q explicar só a pratica vai te ensinar ...
"só naum esquece de voltar um pouco o acelerador anter de colocar a marcha , se naum ela vai da um salto" ...

e boa sorte

Castrovox
30-09-10, 10:48
Dayane, seja bem vinda ao nosso fórum.
Não se abata com as dificuldades pois elas serão muitas. A pratica leva a perfeição, então pratique bastante a pilotagem sempre com calma, não deixe o nervosismo se apoderar de vc.
Os irmãos já deram boas dicas, como já pude ver, então está com vc. Tenha sempre atenção total na condução da moto, sempre volte o acelerador antes de trocar a marcha, haja vista a biz não ter embreagem, caso contrário vc recberá um tranco forte para frente o que poderá te jogar da moto.
Boa sorte e bem vinda.