PDA

Ver Versão Completa : Teste de longa duração - YBR Factor e CG Titan Mix



Bruno Boo
06-10-10, 09:23
http://img534.imageshack.us/img534/2488/lgcg.jpg
http://img651.imageshack.us/img651/8901/lgcg001.jpg
http://img826.imageshack.us/img826/3813/lgcg002.jpg
http://img835.imageshack.us/img835/6696/lgcg003.jpg
http://img23.imageshack.us/img23/5071/lgybr.jpg
http://img251.imageshack.us/img251/490/lgybr001.jpg
http://img693.imageshack.us/img693/1591/lgybr002.jpg
http://img841.imageshack.us/img841/117/lgybr003.jpg

juniorseben
06-10-10, 09:29
Nem vou falar nada :G

Bruno Boo
06-10-10, 09:37
Se for proibido postar esse tipo de matéria desculpa, só deletar...

cabra de brasilia
06-10-10, 09:40
Massa esses testes técnicos por isso que amo o Senai lá a gente aprende as coisas é desse jeito...de forma TÉCNICA!

Tá ai provado que Mobil ou Yamalube é tudo farinha do mesmo saco no final das contas e outra tá provado também que deixar o motor dar uma aquecida é necessário.....

edumrq
06-10-10, 09:48
nao vi nenhum prblema tambem, valeu Bruno

Castrovox
06-10-10, 09:54
e começou mais uma briga de torcida....

juniorseben
06-10-10, 09:57
e começou mais uma briga de torcida....


Apenas testes :D

VINICIUSMIRANDA.W
06-10-10, 10:31
Tenho uma mix com 20mil km rodados e oque percebi foi que com um oleo melhor tipo um sl 15w40 e vela de iridium ela ja fica mais esperta e facil de pegar e sobre potencia X economia, ela é realmente potente e economica só com gasolina ou só com alcool, quando a luz MIX fica acesa ela é xoxa em tudo gasta mais e anda pouco, para andar só com alcool sem que a luz MIX fique acesa devido a falta de eficacia da sonda em comunicação com o mudulo, o melhor a fazer é antes de ligar a moto "chacoalhar", "balançar", "agitar" a moto para que fique mais facil perceber a mixtura que tem no tanque, porque nossa mijolina tem alcool e outras coisas e nosso tretanol tem agua e outras coisas...

Alan Ranieri
06-10-10, 12:10
Se a Factor está carbonizada desse jeito, imagina a minha com 63.000 :o :o :o :o :o :o :o

Dayron89
06-10-10, 13:06
Se a Factor está carbonizada desse jeito, imagina a minha com 63.000 :o :o :o :o :o :o :o


A cada teste desse que vejo,tenho mais certeza que só troco de moto por outra 125cc se for pra pegar uma YBR Factor ED..

:clap: :clap:

:OK:

tom crazy
06-10-10, 13:08
Vou ser o chato da historia, mais acho que um teste de 20 mil km não poderia ser chamado de longa duração. No mais gostei da materia sim, pq ai realmente checaram tudo, medidas internas e etc.

edumrq
06-10-10, 13:34
20 mil km é uma quilometragem boa, mas na revista MOTO! fizeram um teste igualzinho com uma fazer de 40 mil, ai sim é uma quilimetragem otima pra fazer um testes desses

Nickneo
06-10-10, 21:28
Também acho pouco KM, deviam fazer mais.... bem mais.

junior_itj
06-10-10, 21:29
as duas motos se saíram muito bem, o cambio da honda saiu como novo, mas em contrapartida a relação da factor estava como nova, só reparei que a factor não possui balancim roletado, e ainda consegue ser macia, os técnicos da yamaha são fodas mesmo

imported_Luzio
06-10-10, 21:45
Yamaha: Anéis fora do limite e ovalização do pistão acima do tolerado. Isso com apenas 20 mil km. Achei muito prematuro este tipo de desgaste para um motor q é tido como resistente.
Ao meu modo de ver isso é preocupante.

cabra de brasilia
06-10-10, 21:50
Gente estamos no século 21....moto não precisa rodar 1 ano e 100.000 km....existem metodologias que em poucos dias e baixa km se consegue provocar um desgaste de como a moto tivesso rodado "xxx" KM......não viram que a CG rodou 24 horas direto no autódromo no talo 99% do tempo......

Tá é loco só quem viveu dentro de autódromo entende o imenso desgaste que essa CG deve ter sofrido.

Carro mesmo é comum levarem protótipos pro deserto e deixar lá no sol a pino 6 meses e isso simula um desgaste de 10 anos.

junior_itj
06-10-10, 21:53
Yamaha: Anéis fora do limite e ovalização do pistão acima do tolerado. Isso com apenas 20 mil km. Achei muito prematuro este tipo de desgaste para um motor q é tido como resistente.
Ao meu modo de ver isso é preocupante.


verdade, deixei essa passar

corsani
07-10-10, 12:26
engraçado esses testes de revistas, yamaha sempre com as medidas fora da tolerancia mas nunca vi um motor de ybr fumando prematuro igual a se ve da cg.

magrao tk
07-10-10, 12:48
engraçado esses testes de revistas, yamaha sempre com as medidas fora da tolerancia mas nunca vi um motor de ybr fumando prematuro igual a se ve da cg.

Tambem estranhei muito isso.

joao fernando
07-10-10, 12:55
A CG é mix, logo a taxa de compressão deve ser mais alta (ou o motor mais resistente, já que a temperatura do motor será mais alta, usando o recurso de mistura mais pobre quando se usa alcool)

Logo, a CG por projeto deve ser mais resistente. E em tese, deveria ser testada uma 125 a gasolina para os dois casos

Pra mim, clara tentativa tendenciosa comparar dois produtos distintos

Ps- Aneis finos e pistões mais leve, levam a uma maior economia de combustivel. A longo prazo, vc troca o motor todo ou a moto toda. Eu acho aceitavel uma moto ir até 50.000 Km, depois disso, já era

Fernando Mendes
07-10-10, 12:58
engraçado esses testes de revistas, yamaha sempre com as medidas fora da tolerancia mas nunca vi um motor de ybr fumando prematuro igual a se ve da cg.


:G :G :G

msguinha
07-10-10, 13:04
Legal os testes isso prova Honda e Yamaha são o que são e merecem ser as maiores.

Dá pra encontrar motos de qualidade desde pequenas até grandes com a Honda e a Yama.
Na minha opinião a Suzuki é uma baita fabricante tmbm, mas fica devendo nas pequenas, começo a ver algo de bom da GS500 pra cima.
Sundown ouço algo de bom nas scooters, mas muito pouco...
Dafra vão me desculpar mas não vejo e ouço nada de bom. Mecanicos e próprias motos que vejo pela rua. A Speed não tem muito tempo no mercado e as mais conservadas que encontro estão em um estado... só por fora, imagina por dentro do motor :G. De repente ela surpreenda no futuro fabricando modelos maiores como a Suzuki.

Será que vão fazer ou já fizeram deste tipo com as pequenas da Suzuki, Dafra e Sundown? Essa eu queria ver. :drool:

Joao XTZ
07-10-10, 14:05
Gente estamos no século 21....moto não precisa rodar 1 ano e 100.000 km....existem metodologias que em poucos dias e baixa km se consegue provocar um desgaste de como a moto tivesso rodado "xxx" KM......não viram que a CG rodou 24 horas direto no autódromo no talo 99% do tempo......

Tá é loco só quem viveu dentro de autódromo entende o imenso desgaste que essa CG deve ter sofrido.

Carro mesmo é comum levarem protótipos pro deserto e deixar lá no sol a pino 6 meses e isso simula um desgaste de 10 anos.


e ainda chegaria no pessoal e falaria , quer vender ??? a moto está inteirissima ... compraria ela certeza ...

valeu ...

Ronnytrials
07-10-10, 14:15
excelente o teste, bem detalhado. curti.

Castrovox
07-10-10, 15:05
teste de revista leva quem pagar mais anuncios, não estou dizendo que uma é melhor ou pior que a outra, apenas que não existem mais jornalistas imparciais.

Joao XTZ
07-10-10, 15:50
teste de revista leva quem pagar mais anuncios, não estou dizendo que uma é melhor ou pior que a outra, apenas que não existem mais jornalistas imparciais.


revista da Moto , é Imparcial , conheço o pessoal da Redação e eles metem o pau mesmo ... Felipe Passarela , Edu Zampieri , Quinho Caldas , Roberto Agresti , se os profissionais do jornalismo de motos fosse pelo menos inspirado neles ... teriamos melhores revistas de moto ... não à toa a Moto é a Lider do mercado ... quando eu leio a Motociclismo ou a 2 rodas sempre vejo matérias bem tendenciosas ...

a única a fazer teste de Longa duração e a fazer teste 24 horas com td tipo de moto é a Revista Moto! , as outras pegam , dão uma voltinha até santos e tá beleza!!! fiquem de Olho ...

valeu ...

edumrq
07-10-10, 16:04
Na boa eu nao acho que as materias sejam compradas não, eu leio muitas revistas de moto, Moto!, Duas Rodas, Moto Adventure, Motociclismo e todos os testes são iguais, geralmente a Duas Rodas faz os testes dos lancamentos primeiro, depois só vai repetindo nas outras revistas

blaugusto
07-10-10, 16:07
Isso daí é teste pra quem sabe "ler e pensar" sozinho!

FloodDesu
07-10-10, 16:11
Não tem muito a ver com o teste, mas hj eu vi uma formiga atômica EX vermelha, caraca, como é linda UAHUAHAUHAUAHAUAHU Pena ser um absurdo.

E sobre o teste, o desgaste do motor da Yamaha já foi esplicado: os caras ligavam e saiam andando direto, sem aquecer nem nada. E a carbonização da Factor foi incrível. A Titan só não ficou assim porque eles usaram álcool naquela "cachaceira" [na realidade cachaceiro é quem produz cachaça, ela apenas consome]

Bandit
07-10-10, 16:32
Não tem muito a ver com o teste, mas hj eu vi uma formiga atômica EX vermelha, caraca, como é linda UAHUAHAUHAUAHAUAHU Pena ser um absurdo.

E sobre o teste, o desgaste do motor da Yamaha já foi esplicado: os caras ligavam e saiam andando direto, sem aquecer nem nada. E a carbonização da Factor foi incrível. A Titan só não ficou assim porque eles usaram álcool naquela "cachaceira" [na realidade cachaceiro é quem produz cachaça, ela apenas consome]


A EX, seria a Sport neh.. toda completinha... realmente ela e linda d+... pegaria uma facil.. agora essa versao KS.. :NOOK:

imported_Luzio
07-10-10, 16:43
Dá pra encontrar motos de qualidade desde pequenas até grandes com a Honda e a Yama.
Na minha opinião a Suzuki é uma baita fabricante tmbm, mas fica devendo nas pequenas,

Pelo q vc disse motos de qualidade são yamaha e honda e q a Suzuki fica devendo nas pequenas...
Baseado em que vc diz isso?
A Yes, por exemplo, é uma moto completa e é bem confiável.
Então, ou vc falou besteira ou tem algum bom argumento para sustentar esta opinião.
Em tempo: acho mesmo é que vc falou besteira, mas vou aguardar para ouvir seus argumentos.

Aliás, o brasileiro de um modo geral é meio tapado (basta ver o índice de analfabetos e analfabetos funcionas).
Aqui no Rio os correios estavam (ou ainda estão) usando Yes. Certa vez parei para conversar com um carteiro q trabalhava com uma Yes e perguntei o q ele estava achando da moto; A moto estava com 63 mil Km e apresentava funcionamento muito bom do motor. Perguntei se ela dava problema e o carteiro disse q não e aí ele soltou a pérola: "Mas moto é Honda".
P**rra! A moto com 63 mil Km, funcionando bem e sem grandes problemas até então, moto completa e o cara vem e diz que moto é Honda ( freio a tambor acionado com cabo, sem partida elétrica, iluminação fraca, sem contagiros, sem peneu sem câmara, sem nada....).
Dá para entender?

FloodDesu
07-10-10, 17:07
Pelo q vc disse motos de qualidade são yamaha e honda e q a Suzuki fica devendo nas pequenas...
Baseado em que vc diz isso?
A Yes, por exemplo, é uma moto completa e é bem confiável.
Então, ou vc falou besteira ou tem algum bom argumento para sustentar esta opinião.
Em tempo: acho mesmo é que vc falou besteira, mas vou aguardar para ouvir seus argumentos.

Aliás, o brasileiro de um modo geral é meio tapado (basta ver o índice de analfabetos e analfabetos funcionas).
Aqui no Rio os correios estavam (ou ainda estão) usando Yes. Certa vez parei para conversar com um carteiro q trabalhava com uma Yes e perguntei o q ele estava achando da moto; A moto estava com 63 mil Km e apresentava funcionamento muito bom do motor. Perguntei se ela dava problema e o carteiro disse q não e aí ele soltou a pérola: "Mas moto é Honda".
P**rra! A moto com 63 mil Km, funcionando bem e sem grandes problemas até então, moto completa e o cara vem e diz que moto é Honda ( freio a tambor acionado com cabo, sem partida elétrica, iluminação fraca, sem contagiros, sem peneu sem câmara, sem nada....).
Dá para entender?


Acho que ele se referiu ao fato da Suzuki não trazer alguma novidade na Yes e também não trazer o modelo 250cc.

Sobre o carteiro: Me diz quem é que eu vou pessoalmente dar uns tapas na cara desse tapado. É o fim ouvir isso. A menos que ele tenha uma CG 150 ESD que ele comprou zero km e pagou 5 mil reais e ela tá com 150 mil km rodados como se fosse nova ainda.

edumrq
07-10-10, 17:27
A Honda fez uma lavagem cerebral com a população brasileira com as CB 400/450/500, Honda ML e Today, XL/xlX`motos essas indestrutiveis, agora as hondas de hoje nao são tudo isso

corsani
07-10-10, 19:03
A Honda fez uma lavagem cerebral com a população brasileira com as CB 400/450/500, Honda ML e Today, XL/xlX`motos essas indestrutiveis, agora as hondas de hoje nao são tudo isso
quanto a today e a ml acredito, mas ja vi dono de cb400 e xl 250 ficar quase pobre.

imported_Luzio
07-10-10, 20:37
Já tive várias CBs 450/400 e XL e não eram lá essas coisas em termos de durabilidade de motor, diria que na média...Nada excepcional.

chiccoli
08-10-10, 01:10
Honda é ótima, ela dura até acabar !

quase comprei uma Today 94..

peguei.., fui da umas voltas..

akela coisa anda hein.., mininuh.., quase igual 150..

peguei um retão, tava a 60,em 5ª, puxei no talo, deu uma engasgada, e disparo.., daki a poko 100, 110, dentro da cidade..

parei com a moto.., uma fumaceira..,
melhor deixar quétu.., vai fika mt cara..

msguinha
08-10-10, 10:34
Isso inclui minha resposta:



Acho que ele se referiu ao fato da Suzuki não trazer alguma novidade na Yes e também não trazer o modelo 250cc.




Pelo q vc disse motos de qualidade são yamaha e honda e q a Suzuki fica devendo nas pequenas...
Baseado em que vc diz isso?
A Yes, por exemplo, é uma moto completa e é bem confiável.
Então, ou vc falou besteira ou tem algum bom argumento para sustentar esta opinião.
Em tempo: acho mesmo é que vc falou besteira, mas vou aguardar para ouvir seus argumentos.

Aliás, o brasileiro de um modo geral é meio tapado (basta ver o índice de analfabetos e analfabetos funcionas).
Aqui no Rio os correios estavam (ou ainda estão) usando Yes. Certa vez parei para conversar com um carteiro q trabalhava com uma Yes e perguntei o q ele estava achando da moto; A moto estava com 63 mil Km e apresentava funcionamento muito bom do motor. Perguntei se ela dava problema e o carteiro disse q não e aí ele soltou a pérola: "Mas moto é Honda".
P**rra! A moto com 63 mil Km, funcionando bem e sem grandes problemas até então, moto completa e o cara vem e diz que moto é Honda ( freio a tambor acionado com cabo, sem partida elétrica, iluminação fraca, sem contagiros, sem peneu sem câmara, sem nada....).
Dá para entender?


Freio a tambor acionado com cabo, sem partida elétrica, iluminação fraca, sem contagiros, sem peneu sem câmara, sem nada....

Como diz aquele proverbio, "Do que vale ganhar o mundo (ou um balaio de acessorios) e perder a propria vida (ou perder tudo pelo caminho)".

Garanto que os correios gastam bem mais repondo as peças da Yes do que da CG. E também que suas cartas iriam chegar bem mais rapido!

:G Eu e minha boca, isso vai dar no que falar....

Retiro minha resposta depois que li isso. :d
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,33448.0.html



Sabe aquela situação em que jogarão dois times rivais, um jogo importante e em muito aguardado, aquela definição de campeonato?! Quem já tentou passar com a camisa do seu time no meio da torcida adversária? isso é loucura! com certeza tem alguém pensando...
Pois é, por muitas vezes quando estou lendo as respostas dos irmãos aqui no fórum não posso deixar de sertir a mesma sensação...Parece até que estamos no estádio e que as montadoras são os times, mas pelo que eu sei o nome do fórum é Pequenas Notáveis, e não pequenas hondas, pequenas yamahas, pequenas suzukis, ou seja lá qual moto for. Esse fórum foi feito para nós trocarmos idéias, experiências, soluções baratas e upgrades em nossas motocas, e não para ficarmos discutindo através de mensagens qual moto é a melhor ou pior, qual moto não qual marca, melhor escrevendo.
Não entendo por que ficarmos defendendo X ou Y montadora se o que nós fazemos, e isso inclui a todos nós proprietários, é gastar mais e mais dinheiro com manutenção, com compra de moto nova, com serviços, mão de obra, e etc e não temos nenhum tipo de reembolso, muitas vezes sequer nem desconto. Nunca vi alguém que tenha levado sua moto em uma concessionária e tenha voltado de lá com mais dinheiro do que entrou, nunca vi sequer ganhar uma camisa da montadora e olha que usando a camisa estmos fazendo propaganda pra essa montadora. Sempre gastamos dinheiro, deixamos as montadoras cada vez mais ricos, e será que esles estão se importando conosco? Vejam o caso da Suzuki, a anos esperamos o lançamento de um modelo 250cc que já tem em todo o mundo, menos no Brasil. Eu mesmo já postei em defesa de certas montadoras, mas agora chega, já deu. Só vou postar o que realmente eu sober responder, sem puxa saquismo e sem briga de torcida, afinal de contas não sou patrocinado por montadora nenhuma, e amanhã tenho que pagar mais uma revisão da moto.
Abraços a todos os irmãos!

pistão
08-10-10, 11:09
tópico não era sobe a o teste de longa duração da ybr e da titan?

joao fernando
08-10-10, 12:40
Na verdade, o teste era sobre uma Honda e uma Yamaha. O povo pirou e começou a comparar peras com bananas...

A honda: injetada, a alcool (o alcool esquenta mais, para poder queimar corretamente) o que leva o motor a ser mais robusto desde o projeto, aliado a injeção, que coloca o exato de combustivel, sem aquecer demais (ou coloca a maisn engorda a mistura, pra refrigerar o motor por dentro)

Yamaha: usa carburador, esmerilharam a moto, usaram com o motor frio e usa carburação que privilegia economia, vide a valvula que corta a gasolina nas descidas (sem combustivel, o motor roda seco, e a camara de combustão não é refrigerada pelo excesso de mistura fresca...)

Pior ainda: para economizar e não poluir, o motor vai trabalhar sempre com menos gasolina do que precisa, o que favorece a elevação da camara de combustão (já que a injeção coloca o necessario, sem nada a mais, e quando a temperatura cresce, enriquece a mistura automaticamente baixando a temperatura interna do motor - coisa que o carburador, ainda mais com ajuste de econimia, não faz...)

Com mistura pobre, motor trabalha mais quente, o que explica o desgaste maior (e se esmerilhar com ele frio, alguns pontos do pistão serão forçados a esquentar mais que outros pontos, levando a ovalização)

Ou seja, bons motores, sendo um injetado e outro carburado, com seus pros e contras

msguinha
08-10-10, 13:01
Tenho uma honda e gosto de honda e defendo as hondas, mas entre estas duas eu ficaria com a Factor. Pq?
Porque metade dos problemas que as motos sofreram nos testes só ocorrem quando submetidas aos mesmos, e a outra metade ocorre por causa dos proprietários.

Então ficaria com a Factor, colocaria um pneuzão atraz (coisa que a já deveria vir de fabrica), um escape protork (aqueles com a marca faixa vermelha) e seria feliz com a minha Yama carburada. :G

Como disse Tenho uma honda e gosto de honda e defendo as hondas, mas as Titans de hoje estão iguaizinhas as Fans novas, não curto muito as Fans, é como o Processador Celeron, quem intende de informática sabe, os caras botam toda a tecnologia digamos 'descartada' de outros processadores nele. Não que a Fan seja um entulho de peças ultrapassadas não! O que eu quis dizer é que ela não tem aquela personalidade particular.

Se a Honda continuasse com a linha CG Titan 125 (sem o Fan)...

Meu vizinho tem uma CG 125 acho que é ano 96, show de bola (antes dele destruir), carburação a vacuo, acho que 96 é até varetada. Outro amigo tem uma cg 125 mais atual, show tmbm.

Ai os caras da Honda pegam a Fan ao longo do tempo cançam de fazer coisas exclusivas pra 125 e vão pegando o motor do modelo antigo, os farois, os bancos. Nas atuais é dificil você passar o olho em uma 150 mix e uma Fan 150 e dizer quem é quem!

Pelo amor! Deixei o mesmo motor mas pelo menos mudem as tampas externas!
Agora ela está cada vez mais parecida com a Titan 150.

Ps.: Fan é uma baita moto, qualidade da honda, mas na minha opinião podia ter mais itens e acessórios pensados para exclusivamente para ela.
PS2.: "Tem o catalizador", a VÁ!

Bruno Boo
08-10-10, 13:15
Vale lembrar que em testes como esse, os motores são exigidos de forma intensa durante os 20.000 km, em uso cotidiano como a maioria de nós tem, os motores não tem metade dessa exigência, em testes como esse eles procuram o limite sempre, fazer o motor trabalhar no limite para saber até onde ele vai, por isso o desgaste prematuro em ambos os casos, no uso da maioria dos cidadãos, teriamos motor para mais de 100.000km !

lordbrill
08-10-10, 14:41
Com ctza que motores submetidos a stress test de 20k vão ter desgaste prematuro.
E nós bem sabemos que a durabilidade do motor e da moto em sí vai dos cuidados do proprietário.

chiccoli
08-10-10, 19:03
"Nas atuais é dificil você passar o olho em uma 150 mix e uma Fan 150 e dizer quem é quem!"

sempre foi assim.. kkkkkkkkkkkkkk

eu andava com a 89, vermelha.., via de longe.., meu amigos pegavam, davam a volta e iam olhando pela placa.. kkk

chiccoli
08-10-10, 19:05
Vale lembrar que em testes como esse, os motores são exigidos de forma intensa durante os 20.000 km, em uso cotidiano como a maioria de nós tem, os motores não tem metade dessa exigência, em testes como esse eles procuram o limite sempre, fazer o motor trabalhar no limite para saber até onde ele vai, por isso o desgaste prematuro em ambos os casos, no uso da maioria dos cidadãos, teriamos motor para mais de 100.000km !


é bem por ai msm..

acho q quero se piloto de testes..,
o cara fala pra mim., é sua, destroeee

o motor num da 15 mil..

pistão
08-10-10, 19:46
acho a factor linda de mais..mas a titan parece muito maior do que é entre as duas ficaria muito na duvida são muito boas não deveriam ter tremenda diferença de vendas!

joao fernando
08-10-10, 21:34
é bem por ai msm..

acho q quero se piloto de testes..,
o cara fala pra mim., é sua, destroeee

o motor num da 15 mil..


Famoso "cupim de aço". Não há motor que resista...

Joao XTZ
09-10-10, 09:57
sei lá , ainda não sei pq existe a Fan 150 IE a gasolina, e é cara !!!... por economia de escala , ela deveria ser mix tbm , não sei pq ...

só um pensamento , continuem com as conversas técnicas que eu nto curtindo bastante ler ...

valeu ...

joao fernando
09-10-10, 11:02
Se a Mix tomar o lugar da 150, e for mais cara que a 150, concorrente pode tomar o lugar

Se pode vender a Mix mais cara, pra que baixar o preço dela?

Enquanto tiver nego comprando, vai ter fabrica espetando (e que fique claro: qualquer fabrica, não só a Honda)

Pura e simples questão mercadologica

Igual a Yamaha subsidiar juros pra Crypton: 50 parcelas de 150 reais, enquanto na CC da cidade, 50 parcelas de 300 por uma Biz. Qual vai vender e ganhar escala de fabricação?

Welton
09-10-10, 12:12
E ai galera. Sou novo nessa comunidade mas já ha algum tempo venho lendo os topicos de vcs.
Achei muito bacana esse teste de longa duração, muito bem feito. Se tiverem mais repostagens dessa revista eu agradeceria, os editores e os mecanicos: gente profissa.
Agora, quanto a comparação e as discussões que decorrem dela não tenho muito o que dizer: Não sou do tipo que diz "Honda é Honda" nem sou fanático pela Yamaha, mas acho que em questão de tecnologia a Yamaha, simplesmente leva leve vantagem; ou alguem ficaria na dúvida entre uma honda 250 e uma Yamaha 250C?
Contudo, não tem cabimento comparar uma 150 com tec de IE da honda, com uma 125 da Yamaha; a 150 é mais moto e pronto.

Joao XTZ
09-10-10, 12:24
concordo 150% , mas eu ainda acho que se não for pra pegar uma Mix , pegue a Factor ED , pq a Fan 150 é cara e não acho que vale a pena , mas vai ser igual a carro daki um tempo , as populares não vai ser mais Ie a gasosa , vai ser Flex/mix

valeu ...

joao fernando
09-10-10, 12:33
http://www.revistasustentabilidade.com.br/Members/membros2/Dayane/honda-iguala-emissao-de-poluentes-das-motos-a-dos-carros-e-lanca-moto-flex

(Texto retirado do site acima)

Olha como funciona o sistema de injeção da Mix. Aqui resolvemos os mitos da lampada ALC no painel... :)


Como funciona

O sistema Mix é coordenado por um ECM (Engine Control Module) exclusivo, interligado a sensores que monitoram o desempenho do motor e transmitem informações sobre a mistura que está sendo utilizada. De acordo com os dados fornecidos por estes sensores, o ECM escolhe um dos programas de funcionamento: tanque abastecido com gasolina, contendo gasolina e álcool na mesma proporção, com maior quantidade de álcool e abastecido apenas com álcool.

O sensor de oxigênio, localizado logo na saída do motor, é o principal responsável pelo funcionamento do sistema Mix. Este faz a leitura dos gases queimados e passa a informação ao ECM. Se o resultado da combustão for uma mistura mais pobre, significa que o combustível utilizado é a gasolina. Assim, ativa-se o Programa 1. Por outro lado, se a mistura for mais rica – o que indica a utilização de álcool – ativa-se o Programa 4. Caso a mistura for intermediária, ativam-se os Programas 2 ou 3, de acordo com a situação.

Com base no mapa de funcionamento escolhido, o ECM transmite as informações ao bico injetor, que fornecerá a quantidade adequada de combustível para a queima, levando-se em conta a mistura que está sendo utilizada, e acertará o ponto de ignição – adiantando-o no caso do álcool e atrasando-o no caso da gasolina.

Para adequar a CG 150 Titan Mix à utilização do álcool, algumas alterações técnicas foram necessárias, como tela antichamas no bocal interno do tanque para evitar a propagação de fogo de fora para dentro do tanque.

Vale ressaltar que, para garantir a partida a frio em ambientes com temperatura abaixo de 15oC, é preciso que o tanque contenha um mínimo de 20% de gasolina. Isto porque, para que haja a combustão inicial, a mistura deve entrar de forma vaporizada na câmara de combustão. No entanto, devido ao baixo poder de vaporização do álcool, em temperaturas reduzidas a substância não consegue entrar de forma vaporizada na câmara. Nestes casos, a gasolina ajudará a realizar a primeira queima.

Para auxiliar o usuário quanto à partida a frio, a CG 150 Titan Mix possui um mecanismo de alerta por lâmpadas em seu painel de instrumentos. Há duas luzes: “MIX” e “ALC”. Quando ambas estiverem apagadas, significa que a partida é possível em qualquer temperatura. Se a luz "MIX" estiver acesa, o usuário deve abastecer sua motocicleta com um mínimo de dois litros de gasolina.

Caso a lâmpada "ALC" esteja acesa, é preciso adicionar pelo menos três litros de gasolina. Se, ao ligar a chave de ignição, a lâmpada "ALC" piscar, significa que a temperatura ambiente é baixa e que o teor de álcool no tanque é alto – o que pode dificultar a partida. Já em caso de pane seca, é necessário que o usuário abasteça a motocicleta com, no mínimo, 50% de gasolina para que o sistema volte a funcionar adequadamente o mais rápido possível.

chiccoli
09-10-10, 13:19
pra ser sincero..

sem querer tirar ninguém.., nem yamaheiros, num titanzeiros

o certo seria comparar a FAN 125, com a Factor

125x125
carburada x carburada

junior_itj
09-10-10, 14:27
pra ser sincero..

sem querer tirar ninguém.., nem yamaheiros, num titanzeiros

o certo seria comparar a FAN 125, com a Factor

125x125
carburada x carburada


seria o certo, não tem yamaha pra comparar com a mix, a yamaha não se coça em lançar uma 150 com IE e bi-combustível, quanto a mix eu não sei se gostaria tanto, esse negócio de querer colocar alcool, mas ter que colocar gasolina junto ja me da um desânimo, ter que ir em duas bombas ao mesmo tempo, acho que ia colocar gasolina e pronto, aqui vale a pena mesmo, os preços são parecidos levando em consideração os 70% que o alcool tem que ser mais barato

FloodDesu
09-10-10, 14:29
pra ser sincero..

sem querer tirar ninguém.., nem yamaheiros, num titanzeiros

o certo seria comparar a FAN 125, com a Factor

125x125
carburada x carburada


Verdade, mas a Fan ia apanhar tanto, mas tanto. Eu li um comparativo entre Fan e Factor, e, pqp, a Fan num tem nadica de nada. Nem sei como tem velocímetro e hodômetro total [o segundo não tenho certeza se tem mesmo ou não]

Joao XTZ
09-10-10, 15:56
A Fan , quando foi Lançada , ano passado , foi comparada com a factor pela revista Moto! ,só ganhou em Mercado ... os outros quesitos , tomou um pau , mas não foi tão feio assim , os principais defeitos foi a falta de balanceador e o tanque que é muito grande , mas ficou feio pra eles (pra mim a Fan é bonita) ... e a Factor nas fotus era a Ed e a versão usada de referencia foi a E , assim como a Fan foi a ES ;;;

valeu ...

chiccoli
09-10-10, 16:09
seria o certo, não tem yamaha pra comparar com a mix, a yamaha não se coça em lançar uma 150 com IE e bi-combustível, quanto a mix eu não sei se gostaria tanto, esse negócio de querer colocar alcool, mas ter que colocar gasolina junto ja me da um desânimo, ter que ir em duas bombas ao mesmo tempo, acho que ia colocar gasolina e pronto, aqui vale a pena mesmo, os preços são parecidos levando em consideração os 70% que o alcool tem que ser mais barato



Bom.., então por enquanto fika assim..

Nós, Hondeiros, estamos perdendo na comparação,
e em relação a 150 IE, vitória por W.O., por enquanto.., vamos ver quando sai...

e o pessoal daki a tah falando q ela só anda bem só com 1 combustivel, com os 2 misturados num andanu muito bem ñ..

chiccoli
09-10-10, 16:12
Verdade, mas a Fan ia apanhar tanto, mas tanto. Eu li um comparativo entre Fan e Factor, e, pqp, a Fan num tem nadica de nada. Nem sei como tem velocímetro e hodômetro total [o segundo não tenho certeza se tem mesmo ou não]


bom.., de qualquer jeito, na categoria 125 tamu na desvantagem...

pode ser pq a fan é "linha economica", então ferrou pra gente.., mas é isso ai..

esperamos a yamaha 150 ^^

Joao XTZ
09-10-10, 16:22
Bom.., então por enquanto fika assim..
Nós, Hondeiros, estamos perdendo na comparação,
e em relação a 150 IE, vitória por W.O., por enquanto.., vamos ver quando sai...
e o pessoal daki a tah falando q ela só anda bem só com 1 combustivel, com os 2 misturados num andanu muito bem ñ..


x2 , mas em carro e´assim tbm , os motores 1,8 da GM funcionam 100% só com alcool /só gasolina , mas é assim mesmo!!! td motor Flex IE é assim !!!

valeu ...

chiccoli
09-10-10, 16:41
o esquema é pegar um kit de partida a frio (de carro msm), e colokar na moto, ai no lugar dakele super reservatório, pega um fraskinho de desodorante, faz uma tampa com durepox, e quando for completar o "reservatório", pega um dakeles funil de mamadeira e leva pro posto ^^

num eh uma boa ?, acho q da até pra colocar debaixo no tanque :OK: