PDA

Ver Versão Completa : Comprei uma Crypton 2010



joao fernando
08-10-10, 12:51
Bem, seguindo o estilo do topico da Apache, vou contar sobre a experiencia minha com a Crypton, desde que recebi da agencia...vamos lá:

Recebida com 6 Km em 06/10/2010

Tanque enchido com 4 litros de aditivada

Emplacada em 07/10/2010

Em 08/10/10, acumula 50 Km rodados. Até aqui, notei barulho embaixo do banco, devido a falta de uma cinta para prender a bateria de modo correto (ou é falha da agencia ou da fabrica...)

De resto, gostei muito, anda bem, gasta pouco, leva 2 na garupa de excelente modo, troca de marcha facil (pisou desengata...)

Achei muito mais bonita e parruda que a Biz (que parece uma monatera com o pneu atras menor que o dianteiro...tambem passa bem pelos buracos, e a suspensão trabalha bem...

Gostei da agilidade, sai na frente de todo mundo... tá amaciando, mas estou usando de modo normal (piloto em cidade pequena, de modo bem calmo, não passo dos 60 por hora, com saidas suaves...)

O objetivo aqui é tentar mostrar que tanto Honda como Yamaha aguentam o tranco, pau a pau sem paixão. Até agora, usei a Mobylette 81 que postei no outro topico, e que ainda está como zero. Quero ver como a Yamaha vai se comportar com a "moça" aqui pilotando... ]:) ]:)

Ronnytrials
08-10-10, 14:33
Legal, bom pra servir de consultas para quem for adquirir uma crypton nova.
Continua como "moça" q tu vai looooooooooooonge.... abraços.

f3rn4nd0
08-10-10, 15:20
sem fotos sem parabéns!

Esses relatos assim são os melhores, gosto muito de acompanhar estes diários... acompanho uns 4 lá no Motonline também!

Abraços, continue postando suas impressões!

edumrq
08-10-10, 15:37
João Fernando temos uma regra informal no forum "Sem fotos, sem parabens"

blaugusto
08-10-10, 17:17
Tem 50km rodados e já dá pra falar sobre durabilidade??

Nem da minha Web com quase 40mil km rodados (grande parte em rodovia) eu me arrisquei a falar ainda...

joao fernando
08-10-10, 17:24
Quem farou em durabilidade? Daqui a algum tempo, veremos essa parte... ]:)

Só que sem citar marcas que vi antes de comprar, com o chassi todo descascado na revenda, nessa parte pelo menos posso afirmar: boa, de bom acabamento, com tudo bem encaixado (menos a bateria, como relatado)

bordax
08-10-10, 17:26
sem fotos sem parabéns!

Esses relatos assim são os melhores, gosto muito de acompanhar estes diários... acompanho uns 4 lá no Motonline também!

Abraços, continue postando suas impressões!

Concordo contigo parceiro, e dou um parabéns melhor depois das fotos ]:) :P
Continua colocando mas relatos parceiro, abraços ;)

joao fernando
08-10-10, 19:30
Acabou de descarregar do caminhão...

6 Km ainda, sem placa nem nada...deu pra estilingar na cidade sem levar multa...



http://img36.imageshack.us/img36/5360/dsc03988hf.jpg (http://img36.imageshack.us/i/dsc03988hf.jpg/)

Hoje, testei com carga (a patroa andando junto). Achei mais estavel que só comigo (chassi de frango...)

E mesmo com carga, subiu folgado, ums morros bem bravos da city

pistão
08-10-10, 19:50
Acabou de descarregar do caminhão...

6 Km ainda, sem placa nem nada...deu pra estilingar na cidade sem levar multa...



http://img36.imageshack.us/img36/5360/dsc03988hf.jpg (http://img36.imageshack.us/i/dsc03988hf.jpg/)

Hoje, testei com carga (a patroa andando junto). Achei mais estavel que só comigo (chassi de frango...)

E mesmo com carga, subiu folgado, ums morros bem bravos da city

tá linda esta motinha, pagou quanto?

blaugusto
08-10-10, 20:04
O objetivo aqui é tentar mostrar que tanto Honda como Yamaha aguentam o tranco, pau a pau sem paixão.


Desculpa..... mas esse comentário mostrou muuuuuiiiita paixão pela marca....

joao fernando
08-10-10, 21:25
Saiu por preço de tabela, 4678,00 a vista. Comparando com as chinesas, em torno de 1000 mais caro (3500,00 numa Dafra Super100 ano 09...)

Sabe-se lá porque a Dafra estava encalhada... :G

Uma coisa que notei, é que o apoio do cambio serve para calcar direitinho o pé esquerdo. Para descer de 3º pra 2º, as vezes não vai, mas por enquanto, acho que é o tipo de sapato que uso, que não permite o calcanhar descer até o limite da troca. Forçando um pouco mais o pé, consegui trocar com facilidade (de 3º pra 2º)

Vou testar agora com um tenis baleado, porque o em uso no momento, é tipo bota, com a sola larga e grossa, não permitindo a flexibilidade necessaria. Alguem aconselha um tipo de tenis bom para pilotar motos? Posso estar pisando na bola nesse ponto... |:(

Bobices de novato em motos...se é que uma Crypton é moto... :lol:

Fabrício Skala
08-10-10, 21:33
Saiu por preço de tabela, 4678,00 a vista. Comparando com as chinesas, em torno de 1000 mais caro (3500,00 numa Dafra Super100 ano 09...)

Sabe-se lá porque a Dafra estava encalhada... :G

Uma coisa que notei, é que o apoio do cambio serve para calcar direitinho o pé esquerdo. Para descer de 3º pra 2º, as vezes não vai, mas por enquanto, acho que é o tipo de sapato que uso, que não permite o calcanhar descer até o limite da troca. Forçando um pouco mais o pé, consegui trocar com facilidade (de 3º pra 2º)

Vou testar agora com um tenis baleado, porque o em uso no momento, é tipo bota, com a sola larga e grossa, não permitindo a flexibilidade necessaria. Alguem aconselha um tipo de tenis bom para pilotar motos? Posso estar pisando na bola nesse ponto... |:(

Bobices de novato em motos...se é que uma Crypton é moto... :lol:


Sem querer ser chato, mas a cada 10 post's seu, 9 é falando mal da Dafra hauhauha

Qq a Dafra te fez de tão mal hein cara?
Até relatos de uma Apache do ferro-velho eu ja li de vce haushauhsa :-/

Thyago Mahon Barros
08-10-10, 21:40
Parabéns meu velho, essa motoca é show. :OK:

joao fernando
08-10-10, 21:41
Porque eu fui comprar, e não gostei. A Apache cheia de descacados no chassi (loja de Guarulhos). A super 100, consegui emplacada, 09 por 3500 reales. Dai, digitei no Google Super 100+defeitos. Deu umas trocentas paginas...(e uma moto ficar encalhada 1 ano não é bom sinal)

Eu não tenho culpa se o preço é muito parecido. Elas são concorrentes. A Yamaha ganha a parada - Honda ganha a parada

Vamos ver com o tempo, se a Apache aguenta o tranco (estou de olho no diario dela) pra ver se por fora tem a má montagem, mas por dentro vale a pena.

Quado eu for checar uma Dafra, e a qualidade for boa, pode deixar, eu elogio. Por enquanto, pra mim, não. SE alguem comprou e gostou, e chegar a 100.000 Km com tudo no lugar, parabens, posso mudar de opinião. Mas agora, definitivamente, não.

marcelo xl 250
08-10-10, 21:50
parabéns :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: pela compra, cuide bem dela

Fabrício Skala
08-10-10, 21:54
Porque eu fui comprar, e não gostei. A Apache cheia de descacados no chassi (loja de Guarulhos). A super 100, consegui emplacada, 09 por 3500 reales. Dai, digitei no Google Super 100+defeitos. Deu umas trocentas paginas...(e uma moto ficar encalhada 1 ano não é bom sinal)

Eu não tenho culpa se o preço é muito parecido. Elas são concorrentes. A Yamaha ganha a parada - Honda ganha a parada

Vamos ver com o tempo, se a Apache aguenta o tranco (estou de olho no diario dela) pra ver se por fora tem a má montagem, mas por dentro vale a pena.

Quado eu for checar uma Dafra, e a qualidade for boa, pode deixar, eu elogio. Por enquanto, pra mim, não. SE alguem comprou e gostou, e chegar a 100.000 Km com tudo no lugar, parabens, posso mudar de opinião. Mas agora, definitivamente, não.


Espero que sua moto dure pra sempre ! :)

Só que, infelizmente, eu tenho certeza que su fizer uma pesquisa de uns 5 minutos vo achar um monte de defeito em um monte de moto, Yamaha, Suzuki, Honda, Dafra, enfim... ninguem tá imune a defeito, toda máquina dá problema.
Não fique esperando que sua Crypton de aço vai ser 0km pro resto da vida !
Abrass

joao fernando
08-10-10, 22:02
Concordo plenamente contigo. Zero só na agencia (e olha lá)

Como estamos num forum de discusão, acho que todos podem colocar seus pontos de vista; a moto foi comprada por oferecer melhor custo beneficio. Se a Biz custasse o mesmo, ia de Biz, já que tem CC na cidade. Só que na comparação com ela, tava muito mais cara. Quanto a Dafra, a outra concorrente em jogo, tambem não tenho CC por perto, e não li coisa boa. Dai...a melhor relação custo beneficio, acabou na Crypton

Alias, a Apache parece ser o divisor da Dafra. Parece que acertaram o negocio, obvio, leva tempo pra ajustar tudo e ganhar mercado. Como quero Apache boa por 5000 reales...Só que eu não tenho estomago pra longe da CC, arriscar peças e mão de obra

joao fernando
09-10-10, 08:11
Vamos as queixas?

Como todo produto, sempre tem um lado negativo. O cambio da Crypton não é rotativo, obrigando a descer as marchas quando vc está em 3º, por exemplo. Na Biz, basta engatar a 4º, ponto morto e 1º, na Crypton não, se estiver em 3º, reduz para 2º, 1º e neutro

Eu pelo menos, estou começando a perceber a marcha pelo desempenho, mas ainda sou obrigado a olhar na lampada de neutro no painel, para saber se estou no neutro e dai, engatar a 1º em semaforos...

Fosse a Biz, bastava subir mais um toque, neutro e 1º... :k

Erro ou caracteristica, o cambio da Biz parece ser mais facil (e logico)

Joao XTZ
09-10-10, 08:51
só que se vc soubesse o perigo de andar numa moto com cambio rotativo ,as vezes ... jah vi amigo meu cair numa Biz 125 pq ele jogou mais uma marcha e entrou no neutro , jogou mais uma e a moto deslizou ... prefiro o sistema da Crypton ...

acho a crypton uma moto bonita e muito bem acabada ... e o bom dela é ter freio a disco e partida elétrica e ser mais barata que a Biz ... acho um produto bem honesto , mas acho que por ser um produto melhor , fico com a biz 125 , (não é xiitismo , uma moto com IE , porta capacetes e que anda mais na cidade é melhor) , mas ainda quero dar uma volta nela pra ver se é boa ...

sobre as novas Dafra , acho que não só a Apache é um divisor de águas , a Zig 125 e a Smart 125 , que vem da Haojue-Suzuki (a fábrica da Yes , Burgman e Intruder 125) , são motos boas e muito bem acabadas , e a Smart tem IE , um bom porta capacete e um excelente acabamento ... bem melhor que a velha Laser 150 que era bonita , mas muito ordinária ...

valeu ...

joao fernando
09-10-10, 09:25
Olhando por esse ponto, verdade mesmo. É impressão do uso no dia a dia quanto ao cambio...reduzir pra 1º vindo a trocentos por hora...aiaiai

Realmente, a nova Dafrinha, achei bem acabada. Logico, a Dafra vai passar por um amadurecimento da marca, sem vender, não há como melhorar

A minha é a pedal e freio a tambor - honestos. A partida tem que ser feita com o afogador puxado - e deixar esquentar, senão não vai (ponto pra IE)

O ruim da IE, é que se tambem não esquentar, moi o motor (já que por ser liso, a gente acaba saindo com ele freio, dai...)

O que aconteceu com a Apache, foi o seguinte: vi uma preta aqui na cidade. Achei boa, bem acabada. 7000 a vista, sem nada. Em Guarulhos, na loja Dafra, 6900,00 com o documento. Fui lá ver. Até posso entender que as de lá, eram uma "pré serie", por isso a aparente má montagem. As mais novas podem até, terem corrigido isso

Por falar na Dafrinha, quando fui comprar a minha, tinha uma na estrada (Mogi Dutra). Tava indo bem de boa, a uns 80 ou 90 por hora...dá medo, mas o cara tava indo... :clap: :clap:

Quanto ao motor da Crypton nova, é o mesmo da Yamaha Neo. Só muda o cambio e diferencial. Dai se pode ter uma base do desempenho. Pra mim, meu uso, está bom demais (de 0 a 60 por hora em tempo suficiente)

Joao XTZ
09-10-10, 09:52
a Crypton assim como a YBR Factor , usa Carburador eletrônico , a Hornet antiga tbm usa esse sistema ...

valeu ...

joao fernando
09-10-10, 10:13
a Crypton assim como a YBR Factor , usa Carburador eletrônico , a Hornet antiga tbm usa esse sistema ...

valeu ...


Baixei o manual de peças, com o carburador explodido. A unica coisa diferente que vi, é uma valvula cut-off, que corta a gasolina nas desacelerações (assim como na YBR tambem)

Como não consegui ver o sistema por inteiro, não sei de onde parte o sinal para abrir e fechar o solenoide do carburador...só sei, que quando solto o manete, a moto segura bem, já que a lenta está cortada e o motor, empurrado pelo cambio (acho que tem a ver com marcha engatada, e acelerador todo fechado) - Com o sinal vindo do cambio, indicando movimento, e cambio engatado, corta gasolina. Quando aciona a embreagem, volta gasolina, para não morrer.

Alias, perto do cambio dela, tem um sensor; será?

Joao XTZ
09-10-10, 10:18
pode ser no carburador mesmo ... faz o teste , de uma acelerada com ela no neutro , se ela meio que cortar , é no carburador mesmo ...

valeu ...

Tarcisio Discipulo
14-10-10, 22:29
cara a biz a marcha so passa de 4 pra neutro se a moto estiver parada com ela em movimento naum acontece isso nem o cara forçando o click...
mas continue postando impressões da motinha ...
o estranho dela é so uma moto de 115 cc marcar 160 no painel ... se ela der muito vai ser 100.

thaisfunicelli
14-10-10, 23:27
Olá pessoal....

Como essa motinho foi relançada faz pouco tempo ainda não conheço ninguem que tm uma dessa para tirar algumas dúvidas...
Comprei a minha crypton retirei da concessionária dia 03/08/10 e desde o início estranho o barulho dela, reclamei na concessionária aí na revisão dos 1.000km eles falaram que iam revisar tudo...
Ela faz barulho na traseira...ando em ruas com elevações (SP as ruas são uma belesma né!!!) parece que estou andando de carroça, pensei que fosse o banco mas andei com gente na garupa para ver se parava o barulho e sem sucesso...

Na frente também faz barulho e a caixa de direção está solta, ou seja, falaram que iam ajustar e não resolveram nhaca nenhuma apenas piorou o barulho...

O mais complicado é que como guardo ela no meu serviço num corredor (barulho aumenta) quando eu ligo ela para esquentar na hora de embora ela faz barulho próximo ao motor, aí na concessionária me falaram que era o TENSIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO, ficou 1 semana a moto na concessionária eles trocaram a peça mas o barulho persiste...
Hoje o barulho aumentou.... de manhã eu indo trabalhar ela deu tipo uns estouros como se estivesse dando excesso de combustível ou combustível ruim (alcool), achei meio estranho, aí na hora de vir embora ela deu tipo uma travada e continuou andando...

Preciso da ajuda de vocês que tenham comprado essa motinho, se tem alguem aqui em Sampa na região da Moóca/Tatuapé/Brás/Vila Maria que tivesse um dia para deixar eu escutar o barulho de outra dessa, pois o barulho não é alto, muitas pessoas podem não reparar e do mesmo jeito que a minha esta com problema pode ser que seja o sistema que fizeram nessa motinho que não seja legal e a Yamaha tenha que fazer recall...(tenho medo que seja pau no motor)

É um pouco complicado, pois temos apenas 1 ano de garantia, e um ano voa... como ainda ñ esta tendo muito comércio delas o problema possa começar a surgir após a garantia aí será tarde para todos nós que ja temos....

Se alguem puder me ajudar ficarei muito grata, pois já entrei em contato diretamente com a Yamaha reclamando pois fiquei 1 semana sem a motinho e dependo dela para me locomover ao meu serviço, a motinho em si é boa, mas como foi relançada eles modificaram algumas coisas na parte mecanica, mesmo porque a antiga não era 115cc...

Para o meu uso ela esta de bom tamanho não me dá despesas (fora os dias indo trabalhar de onibus rsrsrs), gasto R$ 6,00 de combustível a cada 6 dias, em questão de economia ela é show... chegou a fazer 52km/l, ela faz um pouco menos agora mas não é muito diferente disso.

Desde já agradeço e quero ajudar a todos para que fiquem atentos, vou marcar na oficina da Yamaha para deixá-la para que seja resolvido o problema, qualquer novidade eu posto aqui...

Abraços

Thais Funicelli

joao fernando
15-10-10, 11:06
O barulho do comando faz mesmo, e tambem tem o chiado do cambio, quando está tracionando

Tambem achei alto, mas confio que não tem problema. Já a folga da direção, como vc detectou? Pelo sistema do chassi dela, em terreno ruim, o chassi vibra, e lá na ponta vc acha que vai partir ao meio, que tem folga. Mas é assim mesmo, já que o chassi é tubular, e é apenas um tubo para segurar a parte dianteira da moto

Ps - Em piso ruim, com o pneu calibrado para duas pessoas, bate mesmo...e na minha, como relatei, a bateria veio soltinha, tive que bolar um calço para evitar barulheira...

Esse motor da Crypton é derivado da Neo. Se na Neo não dá pau, tambem não vai dar na Crypton

thaisfunicelli
15-10-10, 11:17
Então mas estou suspeitando principalmente por ontem ter dado uma travada esquisita, e é um barulho um pouco alto que esta fazendo.... (TEC TEC) conheço muita gente que tem moto e entende um pouco... todos falam que ñ é normal esse barulho que ela esta fazendo....

Referente a Caixa de direção, quando eu reclamei antes da revisão eles falaram que iam reapertar, mas até quando eu freio sinto ela solta, está bem solta.... faz mto barulho...

Até então meu namorado também me falou que o barulho do Tensionador é meio que normal da Yamaha, mas fora esse barulho esta um estralo...

Acho que preciso é me benzer viu rsrsrsrsrs

Brigadinnnn

Abraços

Thais

Fabrício Skala
15-10-10, 11:24
O barulho do comando faz mesmo, e tambem tem o chiado do cambio, quando está tracionando

Tambem achei alto, mas confio que não tem problema. Já a folga da direção, como vc detectou? Pelo sistema do chassi dela, em terreno ruim, o chassi vibra, e lá na ponta vc acha que vai partir ao meio, que tem folga. Mas é assim mesmo, já que o chassi é tubular, e é apenas um tubo para segurar a parte dianteira da moto

Ps - Em piso ruim, com o pneu calibrado para duas pessoas, bate mesmo...e na minha, como relatei, a bateria veio soltinha, tive que bolar um calço para evitar barulheira...

Esse motor da Crypton é derivado da Neo. Se na Neo não dá pau, tambem não vai dar na Crypton


Êta motinha pra fazer barulho :drool: :lol:

joao fernando
15-10-10, 11:27
Há fio, em piso ruim... :-/

Essas motos de plastico parece que vão é desmontar...

Thais, coloquei um passo a passo pra vc tentar achar o defeito no outro topico, dá uma olhada lá. Essas motos basicas, são feitas para não dar pau. A sua está com quantos Km?

joao fernando
15-10-10, 17:24
RETIRO A BATEÇÃO EM PISO RUIM

A cc me entregou a moto com 40 libras em cada pneu, isso porque tinha a tal de revisão de entrega

Parei no posto, e calibrei com o indicado, 29 na frente. 33 atras. Mudou da agua (suja) pro vinho. Parou de bater, a moto não pula mais, ficou extremamente confortavel

joao fernando
18-10-10, 15:51
Zerei o tanque com 130 Km. Pra encher, deu 8 reais

Pela conta, dá 32,5 Km por litro, na fase de amaciamento

Notei que a moto está mais macia, com as trocas de marchas mais facil (de 3º para 2º) Estava prendendo, agora não esta mais - bateu o pé, trocou de marcha

Até o som do motor mudou, agora tem som de moto mesmo (no inicio era um barulho esquisito...)

Sakura
18-10-10, 17:27
joao ql velocidade maxima q vc atingiu ate agora

blaugusto
19-10-10, 08:28
Zerei o tanque com 130 Km. Pra encher, deu 8 reais


Ai que saudade de ter apenas a Web!! Enchia o tanque sempre com Podium. Eu enchia a boca pra falar
- Completa com Podium que tá vazio!!

joao fernando
19-10-10, 10:53
Ai que saudade de ter apenas a Web!! Enchia o tanque sempre com Podium. Eu enchia a boca pra falar
- Completa com Podium que tá vazio!!


Verdade, maior comedia... :clap: :clap: :clap:

No meu carro, 100 mangos e não chega nem na metade...na motinho, ando, ando e não gasto nada...

Quanto a velocidade:

Olha, sou um usuario bemmmmmm pacato, com muito medo de cair e quebrar alguma coisa (da moto :G :G) mas sem perceber, deu 80 no painel (uns 60 reais). O engraçado é que tá amaciando, e o barulho tá mudando: era um barulho esquisito, agora tem som de moto :OK:

ponchini
28-05-11, 23:52
comprei minha crypton ano passado e ateh entaum tava tendo problemas com pneu trazeiro dela pois o mesmo eh muito fino
adptei um pneu de fazer dianteira e ficou muito bom

a relação tambei adptei colocando a da ybr 125 soh q teve q abrir o furo do meio no torno mas tmb ficow muito bom
|:( :OK: :clap:

kingvidal
29-05-11, 00:20
não troco minha cgzinha por nada!!!!!!!! :G

ricardofroes
29-05-11, 18:52
Legal a moto com tanque pequeno neh? O cara para no posto faz cara de machão :k e diz grosso!!! ENCHE O TANQUE!!!.. :lol: :lol:
Na epóca que eu tinha uma cb-450 era de 20 em 20 rsss

cesap
30-05-11, 16:01
Zerei o tanque com 130 Km. Pra encher, deu 8 reais

Pela conta, dá 32,5 Km por litro, na fase de amaciamento

Notei que a moto está mais macia, com as trocas de marchas mais facil (de 3º para 2º) Estava prendendo, agora não esta mais - bateu o pé, trocou de marcha

Até o som do motor mudou, agora tem som de moto mesmo (no inicio era um barulho esquisito...)


Puts e tao bom ver a galera comentando sobre moto igual a nossa... :lol:
Mas Fernando 32,5 Km por Litro tu ta achando muito!? :o rapaz a minha Cryptonzinha faz uma media de 42~44 na gasosa comum to achando ela beberrona, isso pq quando peguei ela dava 48~50 tranquilo... :OK:

Bom vou contar um pouco da minha experiencia com essa moto:

Em um modo geral e uma boa moto rodo em media 60Km/dia casa > trampo > casa e meio que tiosão tb media de 60~70/h.

O unico barulho que ouvi na minha ate hj e um ronco, quando to tipo de 3ª abaixo dos 40/h e em rua sem asfalto com muita oscilaçao no nivel e a suspa traseira pula muito, mas tb nunca parei pra ver se e a bateria, o cadeado que deixo sempre no "bagageiro", ou qq outra coisa... :clap:

A velocidade max. que consegui nela foi 100km/h o vento onde dou essas puchadas e bem forte entao acho que sem vento ela de um negocinho a mais... :G

Manutençao dela e muito massa, ja ta pra virar os 18 mil e so fiz duas coisas nela: Colocar gasosa e trocar o oleo. Esses dias eu troco a vela pra ve se ela volta a fazer os bons e velhos 50km/l... :clap:

No mais e nois andando e o motor roncando a e se aceitarem, deixo uma dica: Gasosa sempre ADITIVADA ou melhor, usei comum por um tempo pra ve como ela ia se comportava e fiquem pasmos, de perda de potencia ao aumento do consumo teve de tudo... :NOOK: