PDA

Ver Versão Completa : suzuki yes farol baixo + farol alto juntos?



thallescard
11-10-10, 08:45
Bom dia pessoal,

Esse é meu primeiro post, caso tenha feito algo errado, desde já peço desculpas e tambem peço aos moderadores/administradores que corrijam por favor.

Bom a duvida é o seguinte, costumo fazer pequenas viagens com minha moto, e é frequente que eu saia de manhã e volte a noite.

Acho que vocês ja sabem que quando ligamos o farol alto da moto, ela desliga o farol baixo, pode parecer lógico (se vc que ver "la na frente" não precisa "ver perto"), mais queria que o farol baixo permanecesse acesso quando eu ligasse o alto fazendo aquele "clarão" na estrada.

Eu vejo a diferença que faz quando deixo o farol baixo e seguro o lampejador (ai ele acende o farol alto sem apagar o baixo), mas não quero ter q ficar segurando botão.

Tenho um pouco de noção de eletrônica, e ja sei até como fazer isso, so queria saber as consequências:

1 - Pode queimar a lampada por causa do calor excessivo?
2 - O interruptor pode nao guentar as duas lampadas ligadas simultaneamente e derreter?
3 - Poderia causar danos a bateria? (no caso só uso farol alto na estrada... a bateria não guentaria mesmo gerando carga?)

Gostaria de saber a opinião de vocês...

Desde já obrigado!

Castrovox
11-10-10, 09:01
Bom dia e bem vindo ao PN, não sei se vc já reparou, mas quando ligamos o farol alto da yes se vc apertar no freio ela da uma oscilada, como se ela perdesse força, isso acontece por que o sistema não aceita sobrecarga de força na bateria, então se vc ligar as duas fontes, alta e baixa, a tua bateria não vai durar tres meses.
Abraços e bem vindo..

thallescard
11-10-10, 09:11
Valeu Castrovox!

Bom, então quando eu puder, compro uma bateria + forte ai eu faço essa modificação.

Muito Obrigado!

Dayron89
11-10-10, 09:29
é isso mesmo castrovox,outra questão é a queima da lâmpada pois por ficar mais tempo ligada devido a estar na estrada ela esquentaria mais com os 2 pólos funcionando juntos,se é que isso é possível..
Aconselho colocar uma lâmpada de qualidade,eu uso a Philips Crystal Vision 35w que é a capacidade original da moto.
Mas aqui no fórum temos vários users q utilizam lâmpada 55/60w com bloco óptico original e não tiveram problemas ainda,um deles é o Blaugusto que logo aparece..
Boa Sorte e :wellcome: você também.. hehe

Abração

thallescard
11-10-10, 09:47
Blz amigão,

Bom é melhor ter o farol aceso do que ele queimar na estrada rsrs....

Vou verificar também no forum essa questão das lampadas de 55/60w.

E essa lâmpada Philips é melhor do que a original suzuki?

Abraço pra vcs tb!

amoras007
11-10-10, 09:55
Fala ae Thalles, bem vindo ao forum PN.

Eu tenho uma yes e uso a lampada Philips blue vision 55/60w, uso essa lampada a 2 meses
sem problemas, estou usando esta lampada devido viajar muito a noite, e depois de muita
pesquisa o meu amigo Bleno Augusto, recomendou esta lampada que ele usa a 2 anos na mesma
bateria ela suporta perfeitamente sem vc se preocupar com o desgaste da bateria.

Ai vc vai ver a diferença na estrada, eu uso mais a baixa 55w e deixo a 60w só pra quando não
vem carro na frente pois ela é muito forte.

Castrovox
11-10-10, 10:11
Blz amigão,

Bom é melhor ter o farol aceso do que ele queimar na estrada rsrs....

Vou verificar também no forum essa questão das lampadas de 55/60w.

E essa lâmpada Philips é melhor do que a original suzuki?

Abraço pra vcs tb!


A lâmpada original da yes é Philips 35/36 v...

joao fernando
11-10-10, 10:17
Mas não é a bateria que aguenta, é o sistema de recarga que não consegue repor. Não tem lá muita logica em apenas trocar a bateria (até tem, já que a bateria maior, leva mais tempo para descarregar)

Mas tambem leva mais tempo na recarga, já que a corrente de recarga vai se manter a mesma da menor...pra quem usa a moto sem farol ligado (de dia), a bateria repõe a carga usada. Pra quem usa só a noite a moto, não sei se o sistema consegue repor o que foi usado da bateria

bauken
11-10-10, 10:44
Thallescard, não dá pra deixar a alta e a baixa ligadas juntas! Vários problemas podem ocorrer, tais como: Derreter o bloco óptico, queimar a lâmpada, Queimar fusível, derreter o chicote, etc.

Troque sua lâmpada por uma 55/60W, que já vai melhorar muito! Eu uso a Blue Vision 55/60W e não tenho nenhum problema! O estator da Yes é bem forte, e dá conta dos 20/25W a mais dessa lâmpada!

Ahh e eu uso o bloco óptico da Twister, paralelo! A qualidade dele é baixa, e mesmo assim não derreteu!

Abraço!

Dayron89
11-10-10, 10:53
A lâmpada original da yes é Philips 35/36 v...


As montadoras usam Philips de fábrica sim,porém não são como a Crystal Vision que foi desenvolvida pela Philips pra melhor visibilidade e claridade,e tem o facho de luz na cor Super branca..
Não é amarelada como as que vem na moto,essa é a diferença,depois que coloquei essa Crystal Vision percebi a diferença,na minha moto ficou melhor que as 55/60w que testei

thallescard
11-10-10, 11:03
As montadoras usam Philips de fábrica sim,porém não são como a Crystal Vision que foi desenvolvida pela Philips pra melhor visibilidade e claridade,e tem o facho de luz na cor Super branca..
Não é amarelada como as que vem na moto,essa é a diferença,depois que coloquei essa Crystal Vision percebi a diferença,na minha moto ficou melhor que as 55/60w que testei


Galera muito obrigado pela atenção!

Então, vou tentar procurar essa Crystal Vision de 35w, porque também tenho receio com relação a segurança, acredito que uma lâmpada de 55w em farol baixo pode ser prejudicial a visão de motorista que vir de frente, por isso a minha primeira opção por acender o baixo enquanto o alto estivesse acesso, desta forma não estaria alterando nada que posso influir outro motorista.

Dayron89
11-10-10, 11:07
Thalles..
Veja a foto da ex-yes de user daqui..
http://img515.imageshack.us/img515/9241/imagem027p.jpg

Essa é a Crystal Vision na Yes..
Abração

thallescard
11-10-10, 11:21
Thalles..
Veja a foto da ex-yes de user daqui..
http://img515.imageshack.us/img515/9241/imagem027p.jpg

Essa é a Crystal Vision na Yes..
Abração


Ficou linda! braquiiinha... (Só o cenario que é sinistro mas tudo bem :D )

Pessoal, to indo almoçar daqui a pouco to de volta..

Abraços!

NiveaC
11-10-10, 11:24
já sabe dos contras mas se quiser usar as duas é só deixar o botão "no meio" que as duas ficam ligadas, tipo liga a alta e devagar vai abaixando que vc consegue deixar as duas ligadas

iagosoares
11-10-10, 11:30
Mas não é a bateria que aguenta, é o sistema de recarga que não consegue repor. Não tem lá muita logica em apenas trocar a bateria (até tem, já que a bateria maior, leva mais tempo para descarregar)

Mas tambem leva mais tempo na recarga, já que a corrente de recarga vai se manter a mesma da menor...pra quem usa a moto sem farol ligado (de dia), a bateria repõe a carga usada. Pra quem usa só a noite a moto, não sei se o sistema consegue repor o que foi usado da bateria


Mas a moto tenc ficar com o farol ligado durante o dia tb, não ?
É infração deixar ele desligado, eu acho

joao fernando
11-10-10, 11:45
Olha, quanto ao farol ligado de dia, em todos os meus carros e motos, uso ligado 24 horas

Mas a lei só recomenda, não obriga. Pra mim deveria ser automatico, sem chave: bateu, ligou o farol...

blaugusto
11-10-10, 11:59
Thales, o sistema elétrico da Yes é bem robusto. Eu já andei muitos km com o botão do lampejador ligado pra fazer isso daí que vc quer!! rsrsrsrs...

Hje, como vários já citaram aí, uso uma lampada de 55/60w. Bateria tá lá firme e forte. Apenas faço questão de usar o bloco optico original pq esquenta mesmo.

Mas ainda sinto falta de um farolzinho perto.

Dayron89
11-10-10, 12:02
Olha, quanto ao farol ligado de dia, em todos os meus carros e motos, uso ligado 24 horas

Mas a lei só recomenda, não obriga. Pra mim deveria ser automatico, sem chave: bateu, ligou o farol...


O problema é pelo aqui,se andar de dia sem farol ligado é multa na hora

mdorigon
11-10-10, 12:07
Bem, hj a tarde vou acabar a instalação dos farois auxiliares na minha yes. Achei melhor fazer isso do que colocar uma lampada mais forte no chicote orginal. Se der tudo certo vou tirar fotos e colocar a noite pra vc´s verem...vão ser dois auxiliares com 55w cada uma, com fiação e chave de controle independente, só vou usar eles quando necessario...e posso escolher deixar o conjunto original ligado junto com eles se necessario, mas acho que quando os 110 watts deles estiverem ligado ja vão ser suficientes.

chiccoli
11-10-10, 12:14
Thales, o sistema elétrico da Yes é bem robusto. Eu já andei muitos km com o botão do lampejador ligado pra fazer isso daí que vc quer!! rsrsrsrs...

Hje, como vários já citaram aí, uso uma lampada de 55/60w. Bateria tá lá firme e forte. Apenas faço questão de usar o bloco optico original pq esquenta mesmo.

Mas ainda sinto falta de um farolzinho perto.


muda o foco ?, ou só aumenta a claridade ?

madnando1
11-10-10, 12:32
Na verdade, para poder ter o farol baixo e alto ao mesmo tempo, melhorando a eficiencia da luz, seria necessário que o globo ótico de qualquer moto fosse de dupla parábola. Mesmo que se consiga fazer um curto circuito no farol deixando os dois feixes ligados, o globo não tem dispersão da luz, o que só vai gerar calor excessivo e a queima da lampada rapidamente.

Atualmente, parece-me que a Bandit tem esse tipo de feixe duplo e a Hornet que tem um farol elipsoidal na parte de baixo e um comum na parte de cima, aumentando em muito a eficiencia.

Nas nossas só resta sentar e chorar.

blaugusto
11-10-10, 12:38
Chicoli, só muda a intensidade da luz. O Xenom é que muda o foco.

Madnando, você já viu uma lampada H4 na mão?? Já viu que ela tem DOIS filamentos?? Já viu que cada um dos filamentos ficam em pontos diferentes?? Já viu que um dos filamentos (o da luz baixa) tem uma capinha em cima??


O Thalles e eu falamos com conhecimento. Falamos pois já fizemos isso, de deixar os dois filamentos acesos juntos.

Nós usamos motos na estrada e VIMOS que o alto ilumina mais longe do que perto e que o farol baixo ilumina bem perto e nada longe.
VIMOS na prática que acender os dois filamenntos juntos melhora a iluminação perto E longe.

As duvidas dele são:

1 - Pode queimar a lampada por causa do calor excessivo?
2 - O interruptor pode nao guentar as duas lampadas ligadas simultaneamente e derreter?
3 - Poderia causar danos a bateria? (no caso só uso farol alto na estrada... a bateria não guentaria mesmo gerando carga?)

chiccoli
11-10-10, 12:44
1 - Pode queimar a lampada por causa do calor excessivo?
2 - O interruptor pode nao guentar as duas lampadas ligadas simultaneamente e derreter?
3 - Poderia causar danos a bateria? (no caso só uso farol alto na estrada... a bateria não guentaria mesmo gerando carga?)


1 - é capaz de ela durar o dobro ^^, a energia tah dividida

2 - nada é impossivel, eu ja derreti socket, e não entendi o motivo até hoje..

3 - 35+35 = 70, vcs tão usando 60, se num der certo vc descobre em 1 semana na hora de aperta a partida elétrica..

mdorigon
11-10-10, 20:54
Só sei que brigamos a tarde inteira hj com meus faróis auxiliares...testamos e fizemos o esquema pra ele ligar só com a chave ligada. Até ai foi normal, instalamos a chave corta corrente, no punho, pra usar ela de comando, e ai o problema começou. Com a chave, ligando ou desligando os farois, até com fusivel de 20A, sem mais nada ligado na moto, só e chavear, pra ligar ou desligar os fusiveis queimavam...resumindo, brigamos até umas 18h30 e desistimos por hoje... |:( |:( |:( :d

blaugusto
11-10-10, 21:10
Só sei que brigamos a tarde inteira hj com meus faróis auxiliares...testamos e fizemos o esquema pra ele ligar só com a chave ligada. Até ai foi normal, instalamos a chave corta corrente, no punho, pra usar ela de comando, e ai o problema começou. Com a chave, ligando ou desligando os farois, até com fusivel de 20A, sem mais nada ligado na moto, só e chavear, pra ligar ou desligar os fusiveis queimavam...resumindo, brigamos até umas 18h30 e desistimos por hoje... |:( |:( |:( :d

uhehehheheuheuhe... acontece!!

Me manda p esquema elétrico que tu usou... quem sabe dou uma luz! :D

mdorigon
11-10-10, 21:22
Vixi...
kkkk
Vou tentar explicar o que o Japa fez : Bem, passamos uma fiação para od dois novos farois, com lampadas h1 de 55 watts. Como eu quero que eles só ativem, com a chave de ignição ligada e com uma chave liga desliga (comprei uma chave corta corrente, acho que da xtz, ja certinha pra por no guidon e aguentar chuvas) ligamos a fiação, um polo positivo antes do rele da seta. A outra, depois do rele da seta e no negativo da bateria. Legal, assim sem a chave de ignição estar ligada, os auxiliares não acendem. E não queimavam o fusivel. Legal, colocamos a chave corta corrente no meio, em serie, ai começou a nossa tristeza. Se deixavamos ela ligada e ligarmos a chave, tudo em ordem, mas ao desligarmos a chave corta corrente, queimava o fusivel. Se deixavamos desligada, ligar a chave de igniç~~ao e ligar o corta corrente...fusivel queimando. Brigamos...brigamos, brigamos e desistimos. Tentamos pegar o positivo antes do rele da seta, corta corrente e fiação direto do negativo da bateria...assim piorou, era ligar a chave de ignição e queimar o fusivel... cara to encafifado :-/ acho que sou muito burro.

blaugusto
11-10-10, 21:28
Abre a chave corta-corrente e veja se tem sinal de curto circuito ou mau contato.
Substitua a cchave corta corrente por um fio cortado e faz o papel da chave na mão mesmo.




Mas viu.... pq vc ligou um antes do relé da seta e o outro depois do relé da seta??

romanex
11-10-10, 21:44
Bem, hj a tarde vou acabar a instalação dos farois auxiliares na minha yes. Achei melhor fazer isso do que colocar uma lampada mais forte no chicote orginal. Se der tudo certo vou tirar fotos e colocar a noite pra vc´s verem...vão ser dois auxiliares com 55w cada uma, com fiação e chave de controle independente, só vou usar eles quando necessario...e posso escolher deixar o conjunto original ligado junto com eles se necessario, mas acho que quando os 110 watts deles estiverem ligado ja vão ser suficientes.

Faz isso não....rodei mais de mês com duas de 35 no farol de milha no sussa.....ligada sempre junto com a do farol...
Dai, o animal aqui falou: se aguenta duas de 35, capaz de aguentar duas de 55 no farol de milha :d tive que dar tranco nela, pois descarregou a bateria.....e não ficou ligado muito tempo não....
a minha tá com uma de 55/60 no farol, e aguenta sossegado mais duas pro farol de milha de 35 (poem da superbranca, fica dez).....de 55 não vai rolar....
detalhe, a trudinha tá com uma bateria de 9A/H...
:OK:

Bortolin
11-10-10, 21:46
a lâmpada da minha YEs é original e é bem forte....tanto na baixa quanto na alta....mais mesmo assim vou trocar por uma de 55/60w só pra testar....

mdorigon
11-10-10, 21:52
Abre a chave corta-corrente e veja se tem sinal de curto circuito ou mau contato.
Substitua a cchave corta corrente por um fio cortado e faz o papel da chave na mão mesmo.




Mas viu.... pq vc ligou um antes do relé da seta e o outro depois do relé da seta??


Eu naum... o mecanico. Testamos a chave e ela naum ta em curto, testamos com o multimetro. Pelo menos em cada posição ela ta certa...on circuito fechado e off, circuito aberto... o que mais devo procurar blau ?



Faz isso não....rodei mais de mês com duas de 35 no farol de milha no sussa.....ligada sempre junto com a do farol...
Dai, o animal aqui falou: se aguenta duas de 35, capaz de aguentar duas de 55 no farol de milha :d tive que dar tranco nela, pois descarregou a bateria.....e não ficou ligado muito tempo não....
a minha tá com uma de 55/60 no farol, e aguenta sossegado mais duas pro farol de milha de 35 (poem da superbranca, fica dez).....de 55 não vai rolar....
detalhe, a trudinha tá com uma bateria de 9A/H...
:OK:


Mas eu to fazendo diferente amigo...vou puxar uma fiação e uma chave para os farois auxiliares e ligar eles quando for necessario, e posso até desligar os farois da moto qdo ligar eles...afinal 110 watts tão de bom tamanho...os 35 watts do farol da yes não vaum fazer falta. E isso qdo for realmente necessario.

romanex
11-10-10, 21:57
Vixi...
kkkk
Vou tentar explicar o que o Japa fez : Bem, passamos uma fiação para od dois novos farois, com lampadas h1 de 55 watts. Como eu quero que eles só ativem, com a chave de ignição ligada e com uma chave liga desliga (comprei uma chave corta corrente, acho que da xtz, ja certinha pra por no guidon e aguentar chuvas) ligamos a fiação, um polo positivo antes do rele da seta. A outra, depois do rele da seta e no negativo da bateria. Legal, assim sem a chave de ignição estar ligada, os auxiliares não acendem. E não queimavam o fusivel. Legal, colocamos a chave corta corrente no meio, em serie, ai começou a nossa tristeza. Se deixavamos ela ligada e ligarmos a chave, tudo em ordem, mas ao desligarmos a chave corta corrente, queimava o fusivel. Se deixavamos desligada, ligar a chave de igniç~~ao e ligar o corta corrente...fusivel queimando. Brigamos...brigamos, brigamos e desistimos. Tentamos pegar o positivo antes do rele da seta, corta corrente e fiação direto do negativo da bateria...assim piorou, era ligar a chave de ignição e queimar o fusivel... cara to encafifado :-/ acho que sou muito burro.


No meu eu liguei com relê auxiliar da seguinte forma:
30: Positivo da bateria, passando por um fuzivel de quinze Amperes antes do rele
86: Positivo do relê de pisca (15)
85: Terra da chave de contato (a outra ponta da chave é ligada no terra).
87: vai para os faróis de milha...
vai funcionar só com a chave ligada, não vai sobrecarregar a chave de contato e não vai ficar queimado fuzivel...
testado e aprovado....
a diferença é que eu coloquei o farol de milha no próprio comando (troquei o da intruder por um de YBR (ganhei a chave do milha e lampejador de farol num comando só...)
:OK:

obs... a minha está ligada desse jeito: eles funcionam independente do farol e posso liga-los quando quiser.....
não tentei fazer ao contrário (colocar lâmpada menor no farol), pois acho que a maneira que a luz se esparrama no farol de milha é diferente do farol, por isso prefiro o farol mais potente

lucasfagundes
11-10-10, 22:06
eu seguro no lampejador
shaiushaiushauhsaiushauish
mas eh ruim, pq ele apaga sozinho na twister, ai quando apaga a diferenca de luminosidade faz parecer mais escuro do que realmente eh
hsuhaisuah

blaugusto
11-10-10, 22:12
Fio saindo antes do relé da seta e ligando no corta corrente.
Sai do corta corrente dois fios que vão pra cada um dos positivos dos auxiliares.
Sai um fio de cada um dos negativos dos faróis que vão pro negativo da bateria, direto.

Use fio de 2mm pra tudo.

Não vejo por que tem fio ligando depois do relé da seta.

mdorigon
11-10-10, 23:02
Fio saindo antes do relé da seta e ligando no corta corrente.
Sai do corta corrente dois fios que vão pra cada um dos positivos dos auxiliares.
Sai um fio de cada um dos negativos dos faróis que vão pro negativo da bateria, direto.

Use fio de 2mm pra tudo.

Não vejo por que tem fio ligando depois do relé da seta.


Então Blau, fiz isso, com ou sem corta corrente...o fusivel queima :s

romanex
12-10-10, 17:20
Dá uma olhada neste link mdorigon:

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=8369.0

a única diferença dele pro que te falei, é que ele usa a chave do milha com positivo do farol (eu uso com terra, pois se a chave entrar em curto, a única coisa que acontece é o farol ficar ligado direto e descarregar a bateria....se entrar em curto no guidão com positivo e o fuzivel aguentar -embora incomum, as vezes isso acontece- ai fumaceia tudo) e ele também usou um diodo para não dar retorno na luz do farol.....(observe que as ligações do pino 85 e 86 são diferentes no meu esquema e no dele.....
pra ele, o farol de 55 não comeu a bateria....comigo já não deu certo.....vou ter de voltar pra 35w....
:G só que eu estava usado os dois juntos direto :G ....
se for usar em pequenos trechos, ai talvez não de problemas usar as de 55w nos milhas....
:OK:

Caique
12-10-10, 17:29
não li as msgs,mas a cb do meu pai acende o baixo e qd liga o alto o baixo tb fica aceso!

chiccoli
12-10-10, 17:50
Dai, o animal aqui falou: se aguenta duas de 35, capaz de aguentar duas de 55 no farol de milha :d tive que dar tranco nela, pois descarregou a bateria.....e não ficou ligado muito tempo não....

KKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :clap:
:-/

essa eu rachei...

eu tava com medo de coloka uma de 55/60
eu colokava as 2 ligadas juntas.., eu só via o filamento acesso.., luz q eh bom ??, nada!

huuuhhH gostoso.., me laskei nessa...

eu vivia reclamando do farol da minha.., trokei tudo, bloco optico original, lampada colokei original, soket paralelo, os fio veio com as cores erradas.., q bunitim..., vira uma maravilha.., e eu xingava.., e xingava..
e num resolvia.., e num sabia nem cor de q fio q era o q.., qt mais a sequencia do farol...


mas depois de todas as dores de cabeça.., pegueio a moto da minha mãe, titan KSE 2003, todo original, e achei a minah tava melhor..

vai entender..

amoras007
13-10-10, 09:03
Po cara na segunda dia 11 comprei uma lampada philips blue visio 55/60w super branca
pronto resolveeu o meu problema na estrada anoite, sendo que eu ja usava 55/60w só que
amarela, agora ficou show.

Castrovox
13-10-10, 11:51
Essa lâmpada Phillips Blue Vision 55/60w é do tipo que produz aqule feixe de luz branca ou o comum amarelado, com mais inensidade?

amoras007
13-10-10, 12:02
Essa lâmpada Phillips Blue Vision 55/60w é do tipo que produz aqule feixe de luz branca ou o comum amarelado, com mais inensidade?

Tem um feixe de luz branca, pode usar sem medo que não vai prejudicar o bloco optico e nem
a carga da bateria, só o preço que é meio salgado comprei a minha por R$ 60,00

neto_pe
13-10-10, 12:07
bota xenon entao...

Castrovox
14-10-10, 11:16
Tem um feixe de luz branca, pode usar sem medo que não vai prejudicar o bloco optico e nem
a carga da bateria, só o preço que é meio salgado comprei a minha por R$ 60,00

Valeu pela dica irmão, vou providenciar pra minha yes.
Obrigado.