PDA

Ver Versão Completa : Quem troca escapamento esta sujeito a multa?



Alex-BH
16-10-10, 19:04
Ola Pessoal, sobre escapamentos esportivos, um amigo meu levou uma multa por causa do escapamento. segundo o policial o escapamento não era o original e inadequado para a moto.
isso procede? como o policial sabe so olhando que o escapamento e inadequado? isso ja aconteceu com algum de vocês?

Dumbex
16-10-10, 19:11
Sim.
Não precisa nem olhar pro escape dependendo a situação.

Só o barulho já o revela.

Abraço.

Alex-BH
16-10-10, 19:18
Então e barca furada trocar o escapamento. ainda mais para quem esta com permissão.

Dumbex
16-10-10, 19:31
Então e barca furada trocar o escapamento. ainda mais para quem esta com permissão.


Varia muito de região.

Aqui onde moro não ligam pra escapamento esportivo.

Só pra aqueles gemoto da vida.

Abraço.

magrao tk
16-10-10, 19:37
Olha eu já li e ouvi tanta coisa sobre esse assunto e ninguem nunca chega a uma conclusão.
Então a verdade é:

Dependendo do humor do policial que te abordou tu te @#$% ou não. Simples assim.

Mano Sony
16-10-10, 20:33
MEsmo sendo dos scapes menos barulhentos?

Carleetos
16-10-10, 20:49
Olha, de fato:

1º Legalmente falando o que não pode é escapamento direto (ou sem silenciador) ou com o silenciador defeituoso. Salve engano existe um limite sonoro em decibéis que deve ser medido com um equipamento específico, mas a gente sabe que isso não é praticado pelos policiais.

2º Como o magrão disse, depende da sua região. Aqui onde moro dificilmente se ouve relatos de alguém punido por andar com escapamento esportivo DENTRO DA CIDADE. Aliás, é o que mais se vê poraqui.

magrao tk
16-10-10, 20:50
MEsmo sendo dos scapes menos barulhentos?


Se ele tiver a fim de te engatar ele pode alegar que é alteração de característica do veículo.

Aí vem todo aquele blábláblá do código de transito que fala, fala, fala, fala... e não explica claramente o que é um escape alterado ou não numa moto.
É baseado nessa enrolação braba que alguns policiais aproveitam pra meter uma multinha.

Carleetos
16-10-10, 20:52
É baseado nessa enrolação braba que alguns policiais aproveitam pra meter uma multinha.


.. ou comer uma bolinha né? :lol:

Irmão
17-10-10, 00:42
Depende do Agente de transito ou PM que te abordar,
mas é relativo, alguem ja viu falar que dono de motos
De alta cc (CBR,R1,Hornet,Virago) Já foram multados
por causa de Escap? Quem pode mais chora menos.
hehehehe

Roberval3000
17-10-10, 07:36
Ola Pessoal, sobre escapamentos esportivos, um amigo meu levou uma multa por causa do escapamento. segundo o policial o escapamento não era o original e inadequado para a moto.
isso procede? como o policial sabe so olhando que o escapamento e inadequado? isso ja aconteceu com algum de vocês?


procede e pode ser guinchado tbem

se levou só multa deu sorte pq nao pode circular com moto irregular, entao é guincho se der azar

Zanca
17-10-10, 08:29
fera a uns 2 mesns +- aqui na cidade minha tavam parando todos e multando e recolhendo documento, tinha que colocar o original e descer ate o detran vistoriar para pegar o documento, ma foi so uma semana ate o momento não vi ninguem mais falar nisso, mas o que eles menos gosta msm o torbal estralador esse sim os cara aqui tem pavor

jabiro
17-10-10, 09:01
Olha eu já li e ouvi tanta coisa sobre esse assunto e ninguem nunca chega a uma conclusão.
Então a verdade é:

Dependendo do humor do policial que te abordou tu te @#$% ou não. Simples assim.

2

conrado
17-10-10, 09:15
Amigo o que a rapaziada disse ai e tudin verdade
1º depende do humor do cara que te enquadra
2º também depende dos decibeis que o escape gera de ronco, e também não pode estar sem silenciador
3º depende da tua cidade aqui em Barueri sp meu irmao anda com estralador 2 anos já nunca multaram ele.

Resumindo tudo DEPENDE....

Anty_Play
17-10-10, 10:38
vou postar um video do escape da minha moto...
nunca vi um mais zuerentoq ue ela!!
bom...
eu fui parado um vez.!
o policial faloq ia me multar alegando barulho.
eu pedi o medidor de decibeis!
ele falo q nao precisava.
falei para ele dar a multa mas que eu iria recorrer e nao ia valer de nada.
ele desistiu de dar a multa e pronto!!
todos felizes

Alex-BH
17-10-10, 10:53
Pessoal Vlw. mais ja que certos escapes não são permitidos, por que não são barrados pelo imetro antes de chegar nas motos. vai entender.

iagosoares
17-10-10, 10:57
é relativo isso.. eu tenho um pouco de medo de andar com a minha.
tenho permissão tb e o cano esquerdo da minha moto ta estourado..
cano estourado da multa tb? D:

Bortolin
17-10-10, 11:01
como o policial sabe so olhando que o escapamento e inadequado?


pode ter certeza que ele era usuário do PN :G

lordbrill
17-10-10, 11:27
é relativo isso.. eu tenho um pouco de medo de andar com a minha.
tenho permissão tb e o cano esquerdo da minha moto ta estourado..
cano estourado da multa tb? D:

Se te pararem numa blitz dá.
O meu tinha estourado, ai troquei.

lordbrill
17-10-10, 11:28
pode ter certeza que ele era usuário do PN :G

:lol: :lol: :lol: :lol:

Daffeny
17-10-10, 11:29
vou postar um video do escape da minha moto...
nunca vi um mais zuerentoq ue ela!!
bom...
eu fui parado um vez.!
o policial faloq ia me multar alegando barulho.
eu pedi o medidor de decibeis!
ele falo q nao precisava.
falei para ele dar a multa mas que eu iria recorrer e nao ia valer de nada.
ele desistiu de dar a multa e pronto!!
todos felizes



É por isso que é bom conhecer a lei, para poder utilizar a seu favor. Como pode ir logo multado sem comporvar se tem alguma infração.
Aqui na minha cidade ainda não ouvi ninguém ser ultado por causa de escapamento e olha que tem um mais barulhento que o outro.

E Iagosoares também já andei com o escapamento da twister furado de uma queda q levaram nela e nunca fui parada por causa disso e nem falaram nada, acho que é a msm situação uns podem implicar outros não, mas é bom trocar por causa do visual da moto.
Bjs a todos!!!

chapolinrt8
17-10-10, 11:43
Varia muito isso ai aqui na minha cidade os pm nem se encarnam nisso mas na cidade do lado (uns 15 km) já ñ da pra querer els ti ve ja te param e multam mesmo !!!

Tarcisio Discipulo
17-10-10, 12:08
Segundo a legislação , escapamento esportivo é permitido , msm q aos ouvidos do agente de transito esteja insuportavel , o q naum pode é escape livre (toco) , sem miolo , furado , ou qualquer outro defeito ...
o q naum pode e ultrapassar 99Db com motor parado ... mas agente de transito nenhum anda com decibelimetro ...
mas é como falaram quando o cara q te multa ele alega tantas coisas , mas se ocorrer de Vc ser multado recorre e mostra o q consta na Lei
eu mesmo tenho um pro tork (papaleguas boca 8) , e minha cidade tem muita blitz , mas nunca fui parado , e to com a cnh provisoria ainda ...

FloodDesu
17-10-10, 12:23
Quando for parado numa blitz, só fazer como o Anty_Play falou, pede pra eles medirem no decibelímetro e pronto. Muito provavelmente eles vão perder XD E outra, com tanta coisa, os caras querem invocar com escape esportivo? Só falta um cara que tenha uma Titan KS ter sua moto apreendida porque colocou um sistema de freio a disco e isso é alteração da característica original da moto ¬¬ Eles tem que pegar os que andam com uma moto sem condições de andar, pra carro idem.

chiccoli
17-10-10, 12:56
"Sei lah hein..., quando eu comprei veio na moto"

"só tinha esse quando o meu quebrou, ai tive q ficar cokm esse treco barulhento msm.., mas tem até selo do inmetro"


o meu tinha o miolo estorado.., se vc saia devagar num vazia barulho nenhum.., passava de uns 3,4 mil giros.., acho q a chapinha abria e vinha o ronco., era um barulho de motor esguelando com ferro batendo, ninguém nunca foi louco de passar na minha frente em preferencial, ja conseguia me ouvir a quase 1km..(meu amigos q falavam)

Thyago Mahon Barros
17-10-10, 16:53
Multa de escapamento é muito relativo, depende de cada região. :OK:

magrao tk
18-10-10, 21:01
Pessoal Vlw. mais ja que certos escapes não são permitidos, por que não são barrados pelo imetro antes de chegar nas motos. vai entender.


É isso que me deixa @#$% da vida!!!!!!
Fabricar e colocar a venda nas lojas custando de 100 reais pra cima pode. Só não pode usar na moto |:(

Chiquinha e Seu Madruga:
-Papai, papai! Eu posso ver televisão?
-Claro filhinha. Mas não vá ligar!

Kiko e Dona Florinda em Acapulco:
-Mamãe, posso ir nadar um pouquinho mamãe?
-Claro que sim tesouro! Mas não vá se molhar.

:-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/

FloodDesu
18-10-10, 22:50
É isso que me deixa @#$% da vida!!!!!!
Fabricar e colocar a venda nas lojas custando de 100 reais pra cima pode. Só não pode usar na moto |:(

Chiquinha e Seu Madruga:
-Papai, papai! Eu posso ver televisão?
-Claro filhinha. Mas não vá ligar!

Kiko e Dona Florinda em Acapulco:
-Mamãe, posso ir nadar um pouquinho mamãe?
-Claro que sim tesouro! Mas não vá se molhar.

:-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/


Se criarem um imposto pra troca de escape quer valer quanto que vira permitido?

Ronnytrials
19-10-10, 02:08
procede e pode ser guinchado tbem

se levou só multa deu sorte pq nao pode circular com moto irregular, entao é guincho se der azar
nao esta previsto no cbt que escapamento esportivo é irregular, me mostra onde.
E muito menos descaracterização.
O cbt prevê que a motocicleta tem q ter o escapamento com o silenciador operando e funcionando perfeitamente, nao descreve se tem q ser original ou nao.
se o policial nao tiver o decibelimetro ele nao pode te multar, pq como ele vai provar q vc esta em desacordo com o cbt, emitindo ruidos acima de 90db? alias, multar ele deve, mas nao pode. é inconstitucional.
Quanto a alteraçao de caracteristica, é vc colocar um escapamento de carro numa moto, isso descaracteriza o veiculo "moto"...

mas na pratica a gente tá errado de qualquer jeito... mesmo estando certo. mas se vc demonstrar q entende as leis e seus direitos, é mais facil o policial nao multar..... ou nao. :D
igual retrovisor pequeno, tbm nao dá multa, no cbt diz q tem q ter os dois lados e nao podem estar quebrados, nao especifica o tamanho.
ausencia de paralama tbm nao é item de segurança e a ausencia dele nao acarreta multa, o mesmo vale pras rabetas, q inclusive nao consta a palavra "rabeta" no cbt....
maaaaas, na pratica é complicado convencer o policial... do jeito q as coisas estao ele vai achar q ao saber demais, vc estaria afrontando ele rsrsrs.
o bom, seria vc andar com as resoluçoes do cbt impresso e levar na carteira...

trevz
19-10-10, 06:40
eu tava querendo botar um WR na minha fazoca, vou ver na região quais são os empecilhos =/

Dridri Brown
19-10-10, 08:08
Aqui em Sampa se tu pegar um policial minucioso, é bem provável que ele irá te multar.

Tem também a roubalheira da controlar, que no ano que vêm, medirá o nível de ruído também...

Com tantos contras, não sei mais se vale a pena mudar este tipo de acessório nas motocas...

Tarcisio Discipulo
19-10-10, 19:20
como falei meu escape esportivo faz barulho , se andar devagarinho ate q naum ( o dificil é isso ), fui parado em uma blitz Domingo e naum falaram nada ...



nao esta previsto no cbt que escapamento esportivo é irregular, me mostra onde.
E muito menos descaracterização.
O cbt prevê que a motocicleta tem q ter o escapamento com o silenciador operando e funcionando perfeitamente, nao descreve se tem q ser original ou nao.
se o policial nao tiver o decibelimetro ele nao pode te multar, pq como ele vai provar q vc esta em desacordo com o cbt, emitindo ruidos acima de 90db? alias, multar ele deve, mas nao pode. é inconstitucional.
Quanto a alteraçao de caracteristica, é vc colocar um escapamento de carro numa moto, isso descaracteriza o veiculo "moto"...

mas na pratica a gente tá errado de qualquer jeito... mesmo estando certo. mas se vc demonstrar q entende as leis e seus direitos, é mais facil o policial nao multar..... ou nao. :D
igual retrovisor pequeno, tbm nao dá multa, no cbt diz q tem q ter os dois lados e nao podem estar quebrados, nao especifica o tamanho.
ausencia de paralama tbm nao é item de segurança e a ausencia dele nao acarreta multa, o mesmo vale pras rabetas, q inclusive nao consta a palavra "rabeta" no cbt....
maaaaas, na pratica é complicado convencer o policial... do jeito q as coisas estao ele vai achar q ao saber demais, vc estaria afrontando ele rsrsrs.
o bom, seria vc andar com as resoluçoes do cbt impresso e levar na carteira...

mas é como nosso amigo aki falou ...

lucasfagundes
19-10-10, 19:30
nao esta previsto no cbt que escapamento esportivo é irregular, me mostra onde.
E muito menos descaracterização.
O cbt prevê que a motocicleta tem q ter o escapamento com o silenciador operando e funcionando perfeitamente, nao descreve se tem q ser original ou nao.
se o policial nao tiver o decibelimetro ele nao pode te multar, pq como ele vai provar q vc esta em desacordo com o cbt, emitindo ruidos acima de 90db? alias, multar ele deve, mas nao pode. é inconstitucional.
Quanto a alteraçao de caracteristica, é vc colocar um escapamento de carro numa moto, isso descaracteriza o veiculo "moto"...

mas na pratica a gente tá errado de qualquer jeito... mesmo estando certo. mas se vc demonstrar q entende as leis e seus direitos, é mais facil o policial nao multar..... ou nao. :D
igual retrovisor pequeno, tbm nao dá multa, no cbt diz q tem q ter os dois lados e nao podem estar quebrados, nao especifica o tamanho.
ausencia de paralama tbm nao é item de segurança e a ausencia dele nao acarreta multa, o mesmo vale pras rabetas, q inclusive nao consta a palavra "rabeta" no cbt....
maaaaas, na pratica é complicado convencer o policial... do jeito q as coisas estao ele vai achar q ao saber demais, vc estaria afrontando ele rsrsrs.
o bom, seria vc andar com as resoluçoes do cbt impresso e levar na carteira...



eh, o dificil eh impedir o policial de guincha a moto
hehehe


o escapamento da minha moto tem um arranhao, eu ate queria por um cano esportivo porque eh mais bonito e mais barato que o original, so nao gosto daquele barulho, um amigo meu tem uma twister tambem, com um escapamento pro tork, aquilo faz mais barulho que uma tobata.

prexedes moto boy
19-10-10, 19:58
sim , vai valer em 22011

*lelo
20-10-10, 07:49
Já me multaram sem nem me parar, a multa chegou em casa de surpresa rsrsrs Eu usava um coyote rs5 que mandei pintar todo de preto fosco, dava pra ver de longe que não éra o original.
Desde então eu uso o original mesmo, até porque enjoei de barulheira nos ouvido.

REVOLED
20-10-10, 08:22
cara... o policial pode alegar alteração de caracteres... com relação ao barulho da uma olhada na resolução 204 do CONTRAN...
andei com um escape roncar com a saída em 8, que abafava magrão de cano cerrado, durante 3 anos, me pararam 4 vezes e não levei multa, sendo que 2 vezes foi a rodoviária estadual que me parou...

Hugo_Victor
20-10-10, 08:26
Fiz agora o curso de legislação (no Curso de condutor de veículos de emergência) e quase sai no tapa com o instrutor por causa do escape esportivo. ]:)

Resumo: Convenci ele que era impossível o guarda multar só pelo ouvido, pois eu disse a ele que recorreria 10 vezes se o guarda me multasse pelo ouvido, não pelo decibilímetro.
Mas ele se baseou também na descaracterização do veículo. Não por que o escape é diferente do original, mas por que, como o esportivo é mais livre que o escape orginal, ele aumentaria (meio que insignificantemente) a potencia do motor, e o aumento da potencia, carateriza a descaracterização no ítem peso/potencia no CTB.

Então no final, sim. O escape esportivo é irregular, a não ser que vc vá no detran e coloque no documento que o veículo tem alteração na potencia, o que não vale a pena.

Boa sorte aê.

Guilherme Rabelo
20-10-10, 08:33
sim , vai valer em 22011


ate esse ano ai eu ja morri ai nao pega nada.........kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fernando Mendes
20-10-10, 08:39
pow vou deixar uma pergunta aqui no ar, relacionado com isso, apesar de fugir um pouco da proposta do topico

tudo bem que é errado colocar o escape, blz ! Mas quando voce vai comprar um escape esportivo, no anuncio, no caso da net, ou na propria embalagem do produto, vem escrito que o produto está dentro das normas do contran e blá blá blá ... e ai ?? isso não seria propaganda enganosa ??? o fabricante não estaria ludibriando o consumidor a comprar um produto proibido ? pq se estivesse dentro das normas dos orgãos responsaveis, não teria problema em usar, nao acham ?

*lelo
20-10-10, 08:42
Pois é, de acordo com os fabricantes não tem problema nenhum, ninguem entra num consenso, é porque a lei também não é muito clara.

f3rn4nd0
20-10-10, 08:57
Já me multaram sem nem me parar, a multa chegou em casa de surpresa rsrsrs Eu usava um coyote rs5 que mandei pintar todo de preto fosco, dava pra ver de longe que não éra o original.
Desde então eu uso o original mesmo, até porque enjoei de barulheira nos ouvido.


Bem padrão da Pm fazer isso...
Minhas multas, inclusive a do Garupa "sem capacete" (sic!) foi nesse estilo...
Isso tinha que mudar, para autuar o cidadão teria que haver a abordagem, para reconhecimento da autoridade de trânsito... só a matrícula não adianta, esse caso por exemplo, não tem nem como recorrer, afinal o Estado dá aval para o PM, como diz a música: "Uma mentira de Farda vale tipo 10 verdades..."

Esse é o Brasil, a lei não é clara, o produto é vendido, o comprador o usa, toma multa, as vezes ganha, as vezes não, se toma multa o Governo fica feliz, se nao toma a empresa fica feliz e por aí vai...

Foi como disse o amigo há algum tempo atrás aqui no PN: "Quem pode mais, chora menos..."

Hugo_Victor
20-10-10, 09:09
pow vou deixar uma pergunta aqui no ar, relacionado com isso, apesar de fugir um pouco da proposta do topico

tudo bem que é errado colocar o escape, blz ! Mas quando voce vai comprar um escape esportivo, no anuncio, no caso da net, ou na propria embalagem do produto, vem escrito que o produto está dentro das normas do contran e blá blá blá ... e ai ?? isso não seria propaganda enganosa ??? o fabricante não estaria ludibriando o consumidor a comprar um produto proibido ? pq se estivesse dentro das normas dos orgãos responsaveis, não teria problema em usar, nao acham ?


Como eu disse...
Se vc quiser colocar 3 rodas na moto, alongar o chassi, e rebaixar a suspensão, pode! contanto que vc vá no Detran pra pôr no documento a alteração.
Se vc quiser colocar uma Coyote (Indico a RS1 preta, hehe ]:)) coloque, contanto que vá no Detran pra legalizá-la, visto que eles podem te atuar como escape livre/aumento da potencia do motor.

Resumo: O fabricante afirma que está dentro da lei e o CTB diz que é ilegal. O que resta-nos fazer é chegar no detran, com o produto ilegal (na visão do CTB) e legalizá-lo junto ao documento.
É como rebaixar carro. É ilegal, mas vc pode legalizá-lo junto ao Detran.

Bandit
20-10-10, 10:11
Ja fuii no Detran, ja fui no Despachante.. nao se pode legalizar Cano Esportivo... Cano esportivo, cano original, td a msm coisa cara, e Escapamento para Moto... vc soh pode tomar multa por escapamento Esportivo qd akele estiver velho, com ou sem miolho interno, ultrapassando os 99 dec. ... e pra isso o Guarda ainda deve tar com um medidor de ruidos...
Esse negocio de Multar por "descaracterização do Veiculo" e tdo Mentira, vc pdo recorrer da multa sim...
Ja me pararam umas 50 vezes desde q eu comprei meu Roncar... apenas 1 das vezes o guarda disse pra mim : "segunda se vai no detran e coloca esse escapamento no documento pq e descaracterizaçao do veiculo... eu paguei de bobo e pra nao render conversa eu disse: ok, segunda sem falta eu vou lar.. ]:)

Mas ainda tem muitos Pm otario nesse mundo, entao o melhor e vc leva no Papo msm, nao da nada nao... meus colegas andam de chinelo, capacete meia cabeça... qd param eles, a gente so cv, troka uma ideia: "a gente e trabalhador senhor" kkkkkkkkk

Eu ia coloca Xenon, esse da pra legalizar: Xenon + vistoria do inmetro+ despachante = em torno de R$ 400,00.. meio salgado pra mim agora..

DIEISONNETTO
31-10-10, 22:36
http://img233.imageshack.us/img233/8197/cg150mixk.jpg Aqui na minha cidade se o pm escitar um ronco turbal ou gemoto correm atras e assim vai espelho pqueno, rebaixada ,luz de xenon , capacete sem oculos , sem rabeta e dificil andar com uma