PDA

Ver Versão Completa : Dei um tranco na YES !!!



Bortolin
18-10-10, 17:12
Pessoal,

É a segunda vez em menos de um mês que preciso dar um tranco na YES pra poder pegar. A última foi agora há pouco, a moto tava parada desde manhã, fui dar partida e nada. Ia ficando cada vez mais fraca a partida. Resultado, tive que dar um tranquinho bem de leve pra poder pegar.

Minha YES é 2006 e acho que a bateria dela é a original ainda.

Tá na hora de trocar ?
Como faço pra saber se é a bateria mesmo que foi pro saco ?
Tem como dar uma recarga nela ?

Bortolin

Bruno Boo
18-10-10, 17:15
A bateria que vem na Yes é a mesma que vem na YBR, tem que completar o nivel de agua de tempo em tempo, se vc estiver sem grana compra uma solução de água de bateria que custa R$3,00 e completa, se estiver mais sossegado compra uma bateria selada que custa R$80,00 e não exige manutenção, é muito melhor.

Bandit
18-10-10, 17:21
Cara a bateria original da yes e boa pra caramba... da uma olhada ve se nao precisa completa a agua lah.. a minha tb tava assim, ai eu vi e ja tava seca, ai eu completei, e ja faz uns 6 meses e ta super normal...
ah sua ta ai 4 Anos? ja tem um bom tempo entao neh.. ah minha ta com 2...

blaugusto
18-10-10, 17:23
Vê se o nivel tá bom. Se está bom pega um multimetro e veja a tensão na bateria.

A tensão a 5000RPM deve ser pouco maior do que 14v

Bortolin
18-10-10, 17:25
Comprei uma solução.....lembro-me que a última vez que completei foi com a água de torneira |:(

faz um tempinho já...vou ver o nível agora.

XxUNOxX
18-10-10, 17:28
Eu sempre completo de torneira filtrada, nunca tive problemas, moto ta com bateria original a 2 anos e mantem firme e forte (espero que ela não leia isso e resolva pifar).

Alan Ranieri
18-10-10, 17:31
Ivan recomendou uma vez água da chuva, a minha rodou seca um tempão por isso atualmente ela está meio ruim, mas como minha moto é pré-histórica ela não tem partida elétrica, não necessito de bateria nova na moto.

tom crazy
18-10-10, 17:43
É agua bortolin, completa que resolve. Minha yes tem 3 anos e meio com bateria original ainda.



Eu sempre completo de torneira filtrada, nunca tive problemas, moto ta com bateria original a 2 anos e mantem firme e forte (espero que ela não leia isso e resolva pifar).


Faço mais ou menos isso, tipo me falaram que agua filtrada serve, do mesmo modo que me falaram que ferver a agua também resolve. Então pra não ficar na duvida peguei a agua filtrada e fervi uehauheahe, dai deixei esfriar a completei e tá tranquilo.

Castrovox
18-10-10, 17:49
Deve ser o nível da bateria pois já me disseram que a bateria da yes é muito boa e duravel, acho que é verdade pois já faz quase dois anos que tenho a minha e o afogador já está duro, pois nunca o utilizei....

Bortolin
18-10-10, 18:06
vi...

dos seis furinho um só tinha água e pela metade ainda....

agora tô completando nesse instante....o duro tá sendo completar os furinhos....tem que tomar cuidado pra não vazar na pintura da moto...

blaugusto
18-10-10, 18:09
vi...

dos seis furinho um só tinha água e pela metade ainda....

agora tô completando nesse instante....o duro tá sendo completar os furinhos....tem que tomar cuidado pra não vazar na pintura da moto...

Cabeção, tira a bateria da moto!!!!

kkkkkkkkkkkkkkk....

eu tiro ela, faço um funilzinho de papel e boto a água.

Não esquece de encaixar denovo aquele tubinho na lateral da bateria.

tom crazy
18-10-10, 18:15
Eehauehaue, tira da moto bortola. Eu comprei uma seringa pra fazer isso quando precisar.

Mano Sony
18-10-10, 18:17
Tranco de leve?axo que esse cara solto a moto ladera a baixo pra pega e naum quer falar! :lol: :lol:

Bortolin
18-10-10, 18:45
Cabeção, tira a bateria da moto!!!!

kkkkkkkkkkkkkkk....

eu tiro ela, faço um funilzinho de papel e boto a água.

Não esquece de encaixar denovo aquele tubinho na lateral da bateria.


agora já foi....coloquei com um copo mesmo.... :0_0: :0_0:

tubinho na lateral da bateria ? Que tubinho ? :0_0:

blaugusto
18-10-10, 18:54
kkkkkkkkkkkkkkkk....
Era pra ter um tubinho que vai encaixado naquele respiro que tem na lateral da tampa da bateria.

tom crazy
18-10-10, 18:56
Fica lateral da bateria que fica pro lado da traseira da moto, era pra ter pelo menos.

Bortolin
18-10-10, 18:58
kkkkkkkkkkkkkkkk....
Era pra ter um tubinho que vai encaixado naquele respiro que tem na lateral da tampa da bateria.



Fica lateral da bateria que fica pro lado da traseira da moto, era pra ter pelo menos.


eu odeio vocês 2 cada dia mais...... |:(

Bortolin
18-10-10, 19:01
acabei de ver....não tem nada....

é um tubinho com uns fios vermelhos ? (acho que é vermelho)

põe uma foto aí pô.....

blaugusto
18-10-10, 19:30
kkkkkkkkkkkkkkkk.....

Bartolin, deve ter caido!
Mas na bateria vc viu que tem uma pontinha do lado esquerto, virado pra baixo, na tampa???

O tubinho era pra estar ali perto.

tom crazy
18-10-10, 21:16
É uma mangueirinha preta bortolin, fica nessa pontinha da bateria que o blau falou.

amoras007
19-10-10, 09:38
Po Bortolin colocar agua da torneira vc quer acabar com sua bateria, o certo era
vc agora lavar as placas da bateria com agua destilada e depois colocar a
solução de bateria para que ela possa sustentar a carga, ai sim vai ficar
beleza.

Bandit
19-10-10, 09:51
Eu sempre completo de torneira filtrada, nunca tive problemas, moto ta com bateria original a 2 anos e mantem firme e forte (espero que ela não leia isso e resolva pifar).


[2]

joao fernando
19-10-10, 11:41
Po negada, pega agua da chuva, ou compra agua destilada

Tem a solução, mas ai tem acido, e não serve para completar :G :G

Se colocar agua de torneira ou filtrada, a agua tem sais minerais, que vão reagir com os metais internos da bateria. Obvio, que vai dar zica

A solução para isso, é esgotar a bateria, lavar por dentro e colocar a solução, que é agua mais acido. Se for a bateria original, basta completar com agua, que o acido não evapora

Bandit
19-10-10, 11:48
ah eu coloquei agua filtrada e nao tenho do q reclamar nao, bateria ta fina d++ :lol: :lol:
Nao se mexe em time q esta ganhando... :P

Bortolin
19-10-10, 11:50
eeu não achei o raio do tubinho que o Blau e o Tom disse..... :d

bauken
19-10-10, 12:32
eeu não achei o raio do tubinho que o Blau e o Tom disse..... :d


Bortolin, se vc não achou nenhum tubinho grudado na sua bateria, vc deve ter perdido ele! Ele serve para conduzir o ácido da bateria para o chão, quando ela vaza! Se não tem o tubinho, o ácido pode cair no motor ou em outra parte da moto, e daí ele corroe tinta e metais!! Já que vc completou o nível da bateria, vá numa motopeças e compre o tubinho! É só pedir um tubinho de respiro da bateria! A minha também não tinha, daí caiu uma gota de ácido no motor e tirou a tinta dele! |:( Fui numa oficina e mandei fazer uma revisão na motoca, e o cara me deu um tubinho novo pra colocar ali!

Blau, vc falou que fica no lado esquerdo da bateria. O meu fica na direita, tipo virado para a dianteira da moto. Será que minha bateria não é mais original?

tom crazy
19-10-10, 13:13
eeu não achei o raio do tubinho que o Blau e o Tom disse..... :d


http://img3.imageshack.us/img3/3372/19102010035.jpg (http://img3.imageshack.us/i/19102010035.jpg/)

Bortolin, ficou meio tremido mais da pra ver, é esse tubinho preto do lado da bateria, encaixado naquela ponta plastica.

Guilherme Rabelo
19-10-10, 13:21
esse tubinho é como se fosse o respiro da bateria ?!?!

blaugusto
19-10-10, 14:22
esse tubinho é como se fosse o respiro da bateria ?!?!

É sim.

A água da bateria ferve e libera vapores. Esses vapores podem se condensar nos terminais da bateria e otras partes elétricas alí perto.

Não é nem pra escorrer caso vaze, é mais pelos vapores.

Repare que ali do lado da bateria fica o relé da seta!

romanex
19-10-10, 14:49
eeu não achei o raio do tubinho que o Blau e o Tom disse..... :d


:G Vai um tutorial ai???

:lol: :lol:

brincadeirinha..... :G

bauken , ele tem de ser virado pra esquerda, por que ele desce entre o motor e a roda....
tem que ter comprimento para aparecer por baixo do motor, senão você só vai mudar o ponto de oxidação feito pelos gases da bateria....
se ele sair pela direita, vai ter de dar mais volta e a curvatura na bateria vai fazer a mangueirinha soltar fácil fácil....
observe que na foto do Tom crazy, ela sai quase reta da bateria, na direção do chão

Bortolin
20-10-10, 18:02
seguinte....

coloquei a água que a batera tava seca, até aí tudo ok.

Acabei de sair do trampo agora e precisei dar outro tranco, fiquei puto de raiva.

O estranho é que quando guardo ela à noite e pego no outro dia de manhã ela pega de primeira...

O problema tá sendo quando chego no serviço de manhã e pego ela só a tarde que tá dando trabalho...

vamos por eliminação.....água da bateria já coloquei

e agora...o que pode ser ?

romanex
20-10-10, 18:14
Pode ser que ela precise de um pouco de carga....
as vezes o trajeto que você está fazendo não é o suficiente para repor toda a carga da bateria....
tenta dar uma carga nela....as vezes resolve....
:OK:

blaugusto
20-10-10, 18:19
A bateria quuandoi fria tem mais carga.

Sabe aquela historia da Vó Clotinha de colocar a pilha no congelador?? Mesma coisa...
Tenta dar uma carga nela. Mas sei não....

f3rn4nd0
20-10-10, 18:20
Cara, posso estar falando bobeira, mas e a gasolina? é boa?

Aqui na Yes até um tempo atrás era 05 minutos cravados para tentar ligar de manhã....
Esperei secar o tanque, e fui experimentar o ESSO 24h (Gas Aditivada)...

Voltou ao normal, é um toque no coisinha lá que pega na hora, ficou até mais econômica....

Bortolin
20-10-10, 19:07
Acho que não é Gasolina não...tô usando a Texaco Superaditivada + Techron

Vou dar uma carga nela....

Thyago Mahon Barros
20-10-10, 22:28
A bateria de minha Ybr tem 5 anos e eu nunca olhei. :lol:

Bortolin
21-10-10, 12:17
levei em 2 auto elétrica....

A primeira me disse que eu tinha que deixar a bateria de 1 dia para o outro pra fazer a carga....e me cobraria 10 dinheiros...
A segunda me disse que demoraria cerca de 40 minutos pra fazer a carga....e me cobraria 10 dinheiros também.

e então....qual o tempo necessário pra se fazer essa carga ?

imported_Luzio
21-10-10, 12:41
Esta bateria já foi pro saco. Nem perde tempo dando carga.
Compra outra. Simples assim....

Bortolin
21-10-10, 13:23
nem brinca olha os preços....

Original da Suzuki - R$ 235,00
Gel - R$ 135,00 (nunca ouvi falar)
Importada - R$ 91,00 (diversas marcas)

tô no óleo....

tom crazy
21-10-10, 13:24
Manda carregar, 10 conto a mais 10 a menos não vai mudar muita coisa.

romanex
21-10-10, 13:51
nem brinca olha os preços....

Original da Suzuki - R$ 235,00
Gel - R$ 135,00 (nunca ouvi falar)
Importada - R$ 91,00 (diversas marcas)

tô no óleo....


Coloca uma de no break....
não tenho o que reclamar da minha....
Não tive coragem de pagar 180 pilas na original....
paguei 60 pilas na de No break...
Você é de São Paulo?
se for tem o rei das baterias na Santa Ifigênia....
Dá uma olhada nos tutoriais....
tem tudo mastigado ali.... é só copiar..... o Blau também tem uma na dele e a mais tempo do que eu.....
:OK:

blaugusto
21-10-10, 14:37
Bateria demora umas 10hs pra carregar direito e sem danificar!

FabricioFabuloso
21-10-10, 16:53
Faça a carga lenta nela... É melhor do que a carga rápida... mas tem q deixar de um dia pro outro...

Abraços

Alan Ranieri
21-10-10, 19:24
seguinte....

coloquei a água que a batera tava seca, até aí tudo ok.

Acabei de sair do trampo agora e precisei dar outro tranco, fiquei puto de raiva.

O estranho é que quando guardo ela à noite e pego no outro dia de manhã ela pega de primeira...

O problema tá sendo quando chego no serviço de manhã e pego ela só a tarde que tá dando trabalho...

vamos por eliminação.....água da bateria já coloquei

e agora...o que pode ser ?



Se a bateria está seca não se coloca água, e sim a solução água+ácido, água é apenas para completar o nível caso seja necessário.
Agora se as placas de chumbo colarem, já era...

Bortolin
21-10-10, 19:32
Se a bateria está seca não se coloca água, e sim a solução água+ácido, água é apenas para completar o nível caso seja necessário.
Agora se as placas de chumbo colarem, já era...


era solução que eu queria dizer....

Bortolin
21-10-10, 19:33
pronto fiz a carga....só que não gostei muito não viu....

o cara levou 50minutos pra fazer.....vamos ver amanhã de manhã como vai ser...aguentando esse fds tá bom...segunda feira eu vejo o que eu faço !!!

E sobre essa bateria de no-break....qual a vida útil dela ?

blaugusto
21-10-10, 20:09
Dizem que a de No-Break dura mais que a comum.
Se durar a mesma coisa já tá bão demais!

Tô com uma novinha de 7Ah prontinha pra instalar na Yes, Bartola.

Troco por uma de 4Ah.

romanex
21-10-10, 20:32
Dá uma olhada aqui:

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,30308.0.html

A minha já tá com 9 meses e tá beleza...a partida ficou até mais rápida depois que coloquei essa bateria....
Só descarregou uma única vez porque eu coloquei faróis de milha e quis testar se aguentava a do farol de 55/60W mais duas de 55w super brancas nos milhas.....
não aguentou...
mas aguenta muito bem a do farol de 55/60W com duas de 35 W super brancas nos milhas...
rodei mais de mês com eles sem problemas....
ah...
na minha eu coloquei uma bateria de 9 A/H....
:OK:
http://img403.imageshack.us/img403/9130/spma0056.th.jpg

Bortolin
22-10-10, 10:34
não vai ter jeito não....a bateria já foi pro saco mesmo...

vou ter que comprar outra.

R$ 91,00 marca Brandy.

acabei de ligar na Radiolar aqui em Ribeirão Preto

R$ 58,00 de 12v por 7a...posso por sem problema ? E se eu quiser colocar uma lâmpada de 55wx60w será que ela dá conta do recado ?

romanex
22-10-10, 11:07
Na Intruder rola sem problema (a original dela erá de 7 A/H)...
rodei um bom tempo com a bateria original e a lâmpada de farol de 55/60...
Tem que ter cuidado que a lâmpada tenha protetor uv na lente, senão com o tempo amarela o espelho....
e verificar se o farol é original (tem uns paralelos de plástico que não aguentam)
nesse ponto o blau pode te explicar melhor, ele tem yes e se não estou enganado a lampada dele é de 55/60....
Eu troquei a amperagem da bateria de 7A/H para 9A/H, por que queria colocar os faróis de milha, ai coloquei lâmpada de led de dois polos na traseira e dois leds vermelhos no painel, pra consumir menos e aumentei a capacidade da bateria...
mas só pra lâmpada de farol de 55/60 acho que a de 7A/H na Yes já dá conta do recado......
:OK:

tom crazy
22-10-10, 13:24
Bortolin, só não esquece que a bateria de no-break não é só chegar e colocar, tem que fazer pequenas adaptações no cabo da moto se não vc não conecta na bateria.

romanex
22-10-10, 13:41
Bortolin, só não esquece que a bateria de no-break não é só chegar e colocar, tem que fazer pequenas adaptações no cabo da moto se não vc não conecta na bateria.

Verdade, tem que fazer conforme fala no link do tutorial feito pelo luladss que eu postei lá em cima....
segue o link:
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,30308.0.html
mas é moleza.... dá uma olhada lá que você vai ver como fazer...
mamão com açúcar.....
:OK:

Bortolin
22-10-10, 13:48
vem aqui....

minha bateria tá fraca, não tá dando sinal nenhum na partida, certo ?

mais o farol tá acendendo.....será que ele fica assim por um tempo e depois apaga ?

pistão
22-10-10, 13:51
( :P :P :P off: uma de 4 amperes , se me lembro direito, sei que era a amperagem certa da minha moto, que é sem partida elétrica paguei cinqüenta contos em janeiro deste ano, tá lá fiel de tudo novinha, do Paraguai rsrsr numa loja daqui da minha cidade! )

romanex
22-10-10, 14:23
vem aqui....

minha bateria tá fraca, não tá dando sinal nenhum na partida, certo ?

mais o farol tá acendendo.....será que ele fica assim por um tempo e depois apaga ?


Para acender uma lampada de farol, vai precisar pouco mais de alguns amperes (3 a 5)
pra partida, o consumo é bem maior, na ordem de algumas dezenas de amperes....
mas não dá sinal nenhum na partida?
se o farol tá acendendo e forte, o normal, mesmo não pegando, era ou o arranque virar pesado o motor, ou o arranque ficar estalando...se não dá sinal nenhum e o farol tá acendendo forte, deve ter alguma outra coisa ai (starter, arranque, automático..)
Do lado da bateria, se você tirar o banco, vai ver uma pecinha redonda que tem dois fios grossos ligados nela.....um vem do positivo da bateria....o outro vai pro arranque
como você ficou sem a mangueira da bateria, muitas vezes os gases sobem e começam a corroer essa peça....
dá uma olhada se ela não tá com zinabre por cima...
a minha, quando tava coma a bateria original, caiu a mangueirinha e começou a criar zinabre nos terminais, ai começou a falhar a partida....
se for, desliga a bateria e dá uma limpada nos terminais....
outra coisa que você pode fazer , se está na duvida da bateria estar ruim, é o seguinte:
se você tiver algum conhecido que tenha uma bateria igual, pede pra trocar só pra testar...
se colocando a outra pegar, foi só a bateria mesmo....
se não pegar, ai o problema vai ser outro....
:OK:

Bortolin
22-10-10, 17:19
galera....

resolvido.....era a bateria mesmo...acabei de trocá-la. R$ 100,00.

Só lembrando que a bateria antiga era original da moto e durou 5 anos. Bom demais !!!!

Agradeço à todos que me ajudaram :OK: :OK: :OK:

Ivan RJ
22-10-10, 18:46
A minha já está chegando a 5 anos, também, em janeiro ela faz aniversário. Está como nova e eu estou usando a 55/60 faz tempo. Basta pegar água de chuva e filtrar, é fácil. Infelizmente pelo efeito da poluição a nossa chuva é ácida, ideal para baterias, bem como a água recolhida dos aparelhos de ar condicionado. Tanto chuva como a água do ar são desmineralizadas, por isso devem ter total preferência sobre as demais e são GRATIS!!!
Jamais usem água filtrada, fervida ou não, pois os sais minerais estarão presentes.
Um bilhão de vezes a bateria tradicional que as seladas, apesar que não é difícil abrir as seladas e completar a água.
Evitem andar com farol aceso durante o dia em ruas sem movimento, no máximo a lanterna acesa e se for de led é muito melhor, não existirá consumo de amperagem. Substituam todas as lâmpadas que puderem por leds para sobrar carga suficiente para uma boa lâmpada no farol e carregar a bateria ao mesmo tempo.
Estou devendo um tutorial sobre baterias, acho que não escrevi ainda, realmente eu não lembro se já fiz ou não, mas mesmo com um ou mais elementos em curto, as vezes da pra reverter e a bateria voltar ao normal por alguns anos.
Um grande abraço a todos os irmãos.

imported_Luzio
22-10-10, 18:56
A minha original durou quase 4 anos. Eu preferi comprar outra original, Paga mais caro, mas não tem aborrecimento por muito tempo.
Estas baterias de 100 reais não valem a economia.
Falo isso de experiência própia, pois tenho carro e moto desde1980 e nunca vi bateria barata fazer o q uma cara faz. Só passei raiva com baterias de segunda linha. Nenhuma chega aos pés das originais.
E tem um detalhe: Se a bateria da Yes ficar muito descarregada ela não pega nem no tranco. Vai ter de empurrar até em casa.
Melhor se apertar e parcelar a compra da original....
O mesmo vale para Lâmpadas, Kit cora, corrente e pínhão, cabos e etc....

f3rn4nd0
17-11-10, 21:08
UP!

Fui checar minha bateria agora e estava cheia de pó branco ao redor dos pólos... pesquisei e vi que era um tal de "Zinabre"....

daí lixei tudo bonitinho etc.... e parafusei de novo, porém é certo que vai formar de novo...

Pergunta: como faço para não aparecer mais esse tal de zinabre nos pólos?

Alan Ranieri
17-11-10, 21:35
UP!

Fui checar minha bateria agora e estava cheia de pó branco ao redor dos pólos... pesquisei e vi que era um tal de "Zinabre"....

daí lixei tudo bonitinho etc.... e parafusei de novo, porém é certo que vai formar de novo...

Pergunta: como faço para não aparecer mais esse tal de zinabre nos pólos?


Graxa, ou passa sempre wd-40 ou similares...

Ronnytrials
18-11-10, 02:29
bateria de no break rulz!!! coloca uma de no break, 35 reais.

Bortolin
18-11-10, 06:02
dessa vez quando fui trocar a minha também tinha isso....passei um golinho só de graxa....acabou.

f3rn4nd0
18-11-10, 07:17
bateria de no break rulz!!! coloca uma de no break, 35 reais.


Acho que vou arriscar colocar essa bateria de NoBreak ae, alguém que tenha colocado na Yes pode me instruir qual preciso comprar e o que terei que fazer? e qual a amperagem?