PDA

Ver Versão Completa : Dar Brilho nas partes plasticas ?



Max_Waider
23-10-10, 10:50
Oi pessoal minha moto é uma titan 150 2006 preta bem conservada e quero mante-la assim mas sabem como é o tempo desgasta tudo e as partes plasticas ja estao perdendo o brilho, quando faço limpeza geral nela eu passo pra dar brilho nas partes plasticas oleo singer ( aquele que se usa em maquinas de costura ) da um brilho muito bom mas esse oleo nao é feito especialmente pra dar brilho quero saber de voçes se existe no mercado um oleo ou gel feito especialmente pra dar brilho em partes plasticas. quem souber me indique eu agadeço a todos.

persona
23-10-10, 10:54
desculpa cara!!! mas foi soda!!! se eu nao me engano ja uma discusão sobre o assunto!!! da uma procurada!!!

joao fernando
23-10-10, 11:08
Pra plastico, silicone em gel

chiccoli
23-10-10, 12:42
eu uso silicone liquido..

ñ passe no banco !, a não ser q vc vai dar uma voltinha com a sua mina..

magrao tk
23-10-10, 12:50
eu uso silicone liquido..

ñ passe no banco !, a não ser q vc vai dar uma voltinha com a sua mina..


Mestre ]:)

Roberval3000
23-10-10, 13:30
gel de glicerina

fica com aparencia de novo

Stone
23-10-10, 17:03
cera da williams

pistão
23-10-10, 17:24
silicone fica bonito na hora com o tempo resseca o plástico, e ele começa a ficar esbranquiçado!
óleo singer e wd40 ou similares não faz mal (até onde sei)
a cera se for a mesma de passar na pintura dependendo de como o plástico estiver,se ele estiver ressecado meio poroso vai ficar resíduo de cera!

Edward Rott
23-10-10, 17:32
eu uso silicone liquido..

ñ passe no banco !, a não ser q vc vai dar uma voltinha com a sua mina..



Hehehe, garoto esperto!!!

Joao XTZ
24-10-10, 01:31
meu , como a Titan usa Plasticos pintados , eu usaria cera , mas em caso de plasticos injetados na cor , como as XTZ usam , usaria uma dica antiga que aprendi aqui , use lustra moveis ... isso mesmo , e nos plasticos pretos silicone ....

valeu ...

FloodDesu
24-10-10, 08:49
meu , como a Titan usa Plasticos pintados , eu usaria cera , mas em caso de plasticos injetados na cor , como as XTZ usam , usaria uma dica antiga que aprendi aqui , use lustra moveis ... isso mesmo , e nos plasticos pretos silicone ....

valeu ...


Será que o lustra-móveis também não serviria nos plásticos pretos não?

joao fernando
24-10-10, 09:04
Lustra moveis tem oleo e silicone. Uso tambem pasta de cera de carnauba pura, vendida em camelôs. Funciona muito bem...

FloodDesu
24-10-10, 09:24
E cera normal, serve pra todo tipo de plástico ou não?

Carleetos
24-10-10, 11:51
Eu comecei a usar silicone líquido na minha, mas acho que muito cedo. Os plásticos ficam com um aspecto legal, por alguns dias inclusive, mas depois parece que ressecam mesmo. O paralama traseiro da minha tá ficando meio esbranquiçado. :0_0:

Usei Poliflor (lustra móveis e outras coisas) também, não sei se foi por ele ou pelo silicone o branco-queimado ter aparecido.

Deve ter alguma coisa que funcione melhor, não?

joao fernando
24-10-10, 12:58
O tal do queimado, embora digam que seja do silicone, é o plastico mesmo. Os novos tem poteção UV para evitar desbotamento

A cera, tem que ser de carnauba, para o plastico preto. Tem da Perola, sem silicato de aluminio, essa sim basta meter na moto toda, e nos plasticos. Fica muito bom

Carleetos
24-10-10, 19:49
Pode crer.. Vou tentar a cera. :Q

iagosoares
24-10-10, 20:40
São tipos diferentes de ceras pra cores diferentes ou qualquer uma serve ?

Thyago Mahon Barros
25-10-10, 02:39
Eu passo n minhacera de polir carro normal. :OK:

joao fernando
25-10-10, 09:14
São tipos diferentes de ceras pra cores diferentes ou qualquer uma serve ?


Recomendo a Perola da lata azul, que tambem serve em plasticos

Joao XTZ
25-10-10, 10:53
nos plasticos como paralama traseiro , e cobre corrente , é melhor o silicone

valeu ...

Viviani
25-10-10, 13:57
Eu passo n minhacera de polir carro normal. :OK:



Eu passei na minha também, mas ficou com residuos, não gostei :-/

persona
25-10-10, 14:17
cara lustra móveis funciona mesmo??? :drool: :drool: :drool: vou testar!!!

joao fernando
25-10-10, 14:49
Eu passei na minha também, mas ficou com residuos, não gostei :-/


O residuo que vc viu, é o polidor, chamado silicato de aluminio. Para plasticos, não pode ter o silicato. Senão mancha :)

persona
25-10-10, 15:00
O residuo que vc viu, é o polidor, chamado silicato de aluminio. Para plasticos, não pode ter o silicato. Senão mancha :)


entao na minha eu passei aquele grand prix e ficou com residuo tbm será q é pq tem esse tal de silicato????

bordax
25-10-10, 20:00
Uma dúvida que sempre tive também, vou testar algumas das dicas da galera ai para ver :)

jOSÉ
29-10-10, 00:41
Partes plásticas são produtos derivados de petroquímicos, são produtos injetados. Com o tempo o solvente vai evaporando, o plástico perde o brilho e fica ressequido e quebradiço. O que tem que fazer é renovar o solvente, fazer uma reidratação do plástico para evitar que resseque.
Eu uso silicone em spray, pois para deixar o silicone diluído em spray, é utilizado um solvente que penetra no plástico devolvendo sua maleabilidade e brilho, não precisa tirar o excesso. deixa que ele vai sendo absorvido pelo plástico.

joao fernando
29-10-10, 10:05
Não sou perito em plastico, para afirmar que evapora. O que ataca mesmo, é a luz solar, que provoca o descoramento. Algumas cores desbotam antes de outras (tipo o vermelho, podem reparar, em fachadas, a primeia a apagar)

Isso porque a cor influencia na absorvição da radiação UV (ultravioleta) Essa sim esbranquiça e estraga (se a UV consegue estragar o plastico, dai sim evaporando alguma parte dele, até pode ser)

Sei que no parachoque do Ford K, nos antigos, ficavam brancos com o tempo. E porosos. Tudo por causa do UV solar

O negocio é tão serio, que nas fabricas é feito testes acelerados, como citado no link abaixo

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=camara-simula-envelhecimento-plasticos-sol&id=010175100524

Carleetos
07-05-11, 02:43
Desenterrando o tópico..

Fiquei com muita vontade de resolver esse problema do esbranquiçamento(:0_0:), além do paralama traseiro, aquele plástico do painel também está assim. Procurando rapidamente no Google vi que algumas pessoas lixam com uma lixa bem fininha e depois aplicam produtos, tipo cera e tal. Hoje fiz um pequeno teste, passei a unha com um pouco de força na parte esbranquiçada e percebi que no 'arranhão' que provoquei voltou a cor mais escura. Tô pensando é dar uma lixadinha bem leve, pra não estragar a peça, sei lá..

Hoje, também, achei uma cera líquida de cor preta no supermercado, pode ser usada em pisos pretos e o rótulo diz que em veículos também. Estava procurando um produto que pudesse resolver esse problema, quando peguei na embalagem dessa cera vi que estava meio aberta e um pouco dela sujou meus dedos. Então, deixei secar um pouco e esfreguei bastante a mão, mas nada de sair 'o preto'.

Tá muito tarde e tenho um compromisso amanhã de 8:00am, mesmo assim tirei umas fotos do produto pra mostrar pra vocês. Como minha mamãe tá viajando e só volta na quarta, vou tirar o dia das mães pra cuidar do carro dela e dar um trato na motoca, que tá que tá suja. Tô querendo testar o negócio ]:)

http://img151.imageshack.us/img151/8451/foto0073sk.th.jpg (http://img151.imageshack.us/i/foto0073sk.jpg/)http://img717.imageshack.us/img717/1128/foto0070y.th.jpg (http://img717.imageshack.us/i/foto0070y.jpg/)http://img638.imageshack.us/img638/3294/foto0072i.th.jpg (http://img638.imageshack.us/i/foto0072i.jpg/)

Valeu.

magrao tk
07-05-11, 07:48
Desenterrando o tópico..

Fiquei com muita vontade de resolver esse problema do esbranquiçamento(:0_0:), além do paralama traseiro, aquele plástico do painel também está assim. Procurando rapidamente no Google vi que algumas pessoas lixam com uma lixa bem fininha e depois aplicam produtos, tipo cera e tal. Hoje fiz um pequeno teste, passei a unha com um pouco de força na parte esbranquiçada e percebi que no 'arranhão' que provoquei voltou a cor mais escura. Tô pensando é dar uma lixadinha bem leve, pra não estragar a peça, sei lá..

Hoje, também, achei uma cera líquida de cor preta no supermercado, pode ser usada em pisos pretos e o rótulo diz que em veículos também. Estava procurando um produto que pudesse resolver esse problema, quando peguei na embalagem dessa cera vi que estava meio aberta e um pouco dela sujou meus dedos. Então, deixei secar um pouco e esfreguei bastante a mão, mas nada de sair 'o preto'.

Tá muito tarde e tenho um compromisso amanhã de 8:00am, mesmo assim tirei umas fotos do produto pra mostrar pra vocês. Como minha mamãe tá viajando e só volta na quarta, vou tirar o dia das mães pra cuidar do carro dela e dar um trato na motoca, que tá que tá suja. Tô querendo testar o negócio ]:)

http://img151.imageshack.us/img151/8451/foto0073sk.th.jpg (http://img151.imageshack.us/i/foto0073sk.jpg/)http://img717.imageshack.us/img717/1128/foto0070y.th.jpg (http://img717.imageshack.us/i/foto0070y.jpg/)http://img638.imageshack.us/img638/3294/foto0072i.th.jpg (http://img638.imageshack.us/i/foto0072i.jpg/)

Valeu.

Carleetos, esse esquema de lixar é verdade. Nos plásicos pretos aquele branco é a camada queimada de sol. Do mesmo jeito que um cara muito branco se queima e depois de um tempo começa a descamar a pele avermelhada voltando a ficar branco.
Mas pra lixar tem de dar um acabamento final com uma lixa 2000 passando com água e detergente, ou cera mesmo. Se o plástico do paralamas tiver já muito áspero, ou com arranhões pode começar com uma lixa um pouco mais grossa e ir aumentando, tipo, uma 400, depois 600, 800, 1200 e por fim a 2000. Não pule etapas que vai ficar os riscos da lixa, aí fica feio.
Tem um porém, esse esquema da lixa vai deixar as peças espelhadas, não fica mais aquele fosco original.
E essa cera não conheço, mas sendo preta pode mesmo ajudar na recuperação. Ou então Nugget de sapato.

Se tiver dúvida se vai ficar bom faz o teste primeiro num pedacinho da parte de baixo do paralamas. (parte interna)

Alex-BH
07-05-11, 08:57
Partes pláticas, o silicone e o mais indicado, deixa a peça em bom estado com aspecto de nova.
já existe silicone com proteção UV, agora caso a moto fique no sol a semana toda, será necessário ao menos que você aplique os produtos uma vez por semana, mesmo assim será prejudicial a moto.

VIOTO
07-05-11, 10:23
Carleetos, esse esquema de lixar é verdade. Nos plásicos pretos aquele branco é a camada queimada de sol. Do mesmo jeito que um cara muito branco se queima e depois de um tempo começa a descamar a pele avermelhada voltando a ficar branco.
Mas pra lixar tem de dar um acabamento final com uma lixa 2000 passando com água e detergente, ou cera mesmo. Se o plástico do paralamas tiver já muito áspero, ou com arranhões pode começar com uma lixa um pouco mais grossa e ir aumentando, tipo, uma 400, depois 600, 800, 1200 e por fim a 2000. Não pule etapas que vai ficar os riscos da lixa, aí fica feio.
Tem um porém, esse esquema da lixa vai deixar as peças espelhadas, não fica mais aquele fosco original.
E essa cera não conheço, mas sendo preta pode mesmo ajudar na recuperação. Ou então Nugget de sapato.

Se tiver dúvida se vai ficar bom faz o teste primeiro num pedacinho da parte de baixo do paralamas. (parte interna)

Lixando o resultado realmente fica bom, só que o plástico vai ficar liso, como o magrao tk disse. E cuidado, pois esse processo desgasta bastante o plástico, ele fica bem mais fino, quanto mais ressecado estiver mais fino ele vai ficar. Eu lixei uma capinha que vai no limpador de pára-brisas do Monza do meu pai e como estava muito ressecado, abriu um buraquinho em um dos cantos...

Quando é plástico preto, sem pintura, eu costumo usar graxa para sapatos, aquela Nugget... ;)


http://www.fdbrilho.com.br/imagens/lp46.jpg
Graxa Nugget


O resultado fica muito bom, dura bastante e o plástico não fica com aquele aspecto esbranquiçado.
Uso sempre nos pára-choques e nos espelhos retrovisores do Monza.

Façam o teste.

Esquadrão Marte
07-05-11, 11:13
Tem um spray da Grand Prix, super brilho uv. pode ser usado em vinil,borracha e couro... muito bom eu recomendo.

Carleetos
07-05-11, 19:03
Carleetos, esse esquema de lixar é verdade. Nos plásicos pretos aquele branco é a camada queimada de sol. Do mesmo jeito que (...)


Pode crer magrao, como os plásticos (paralama traseiro e painel) não tem deformações, já vou começar com uma lixa fina, só pra tirar o branco mesmo. Ela ficando lisa/meio espelhada não tem problema não, ainda prefiro assim do que esbranquiçada.. :Q



Partes pláticas, o silicone e o mais indicado, deixa a peça em bom estado com aspecto de nova.
já existe silicone com proteção UV, agora caso a moto fique no sol a semana toda, será necessário ao menos que você aplique os produtos uma vez por semana, mesmo assim será prejudicial a moto.


Eu sempre usei silicone líquido Carnu na minha, e o resultado é realmente bom, mas não dura muito. E o que ocorreu para que o 'queimado' aumentasse foi justamente ela ter ficado, por +/- uns 2 meses, tomando sol e chuva direto, na rua. Por isso vou dar uma recuperada nela, pois sou meio exigente com essas coisas nela. Se pudesse vivia com ela brilhando sempre.


Quanto à graxa Nugget, vou testá-la também. Mas antes vou ver essa que comprei e mostrei as fotos.. Nos meus dedos ela pegou bem heheh, acredito que na peça pegue também.

Muito obrigado pela atenção e contribuição amigos.

Carleetos
07-05-11, 19:05
Lixando o resultado realmente fica bom, só que o plástico vai ficar liso, como o magrao tk disse. E cuidado, pois esse processo desgasta bastante o plástico, ele fica bem mais fino, quanto mais ressecado estiver mais fino ele vai ficar. Eu lixei uma capinha que vai no limpador de pára-brisas do Monza do meu pai e como estava muito ressecado, abriu um buraquinho em um dos cantos...

Quando é plástico preto, sem pintura, eu costumo usar graxa para sapatos, aquela Nugget... ;)

O resultado fica muito bom, dura bastante e o plástico não fica com aquele aspecto esbranquiçado.
Uso sempre nos pára-choques e nos espelhos retrovisores do Monza.

Façam o teste.


É, vou tentar usar a lixa bem de leve, sem por muita pressão sobre a peça. Valeu brother.

Carleetos
13-05-11, 10:53
Bom,

Lavei a moto e usei a cera líquida preta que comprei no paralama traseiro e um pouco no painel. Não gostei do resultado. Acho que a superfície tem que tem uma certa porosidade pra que ele possa agir melhor. Nesse caso o plástico é muito liso, então quando apliquei vi que não absorveu quase nada, algo parecido com pintar um azulejo. Além de tudo a cera suja outras partes quando pega.. Não gostei não :0_0:

Será que somente a massa de polir, ou então lixa + massa de polir tenha um resultado melhor?

Vou testar também.. Valeu.

felipesaldanha
13-05-11, 11:21
tbm passava cera mais experimentei o cilicone e axo bem melhor

Elder_Fe
13-05-11, 11:24
Cara eu sempre usei silicone em gel mas descobri essa cera aki:
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSkplNeJg3YVslsm4KkijISt5Kshm_oI g8dJ5w6Ymj7YuiMyDRF
O bagulho brilha demais parece verniz!!!
Faloww

caveramagra
13-05-11, 11:24
Sempre passei cera..

Surfin
13-05-11, 11:57
Quando é plástico preto, sem pintura, eu costumo usar graxa para sapatos, aquela Nugget... ;)

O resultado fica muito bom, dura bastante e o plástico não fica com aquele aspecto esbranquiçado.
Uso sempre nos pára-choques e nos espelhos retrovisores do Monza.

Façam o teste.

Exatamente! Mas eu uso a líquida, o negócio é tão bom que deve fazer uns 2 anos que passei nos para-choques pela ultima vez e só agora ta começando a perder o brilho em algumas partes.
Pra plásticos pintados só usar cera automotiva e pros plasticos sem nada (tipo do protetor de corrente) manda Nugget! :OK:

Tulio_F4N
13-05-11, 12:15
Eu uso cera ..