PDA

Ver Versão Completa : Dúvida em economia



albertobites
23-11-05, 12:04
Pessoal me respondam uma duvida;
- Exemplo que estou parado numa subida, seja de carro ou moto, qto mais marcha eu passar nessa subida eu vou fazer o veiculo beber mais ou economizar do que se subisse tipo ela em segunda marcha.....vamos colocar que subindo nas duas ocasioes em mesma velocidade. Na minha opinião acho que economizaria petróleo subindo em segunda, pois forçaria menos o motor....sei lá.....o q acham?

Guigo
23-11-05, 12:08
Depende da intensidade da subida...
Mas, quanto mais força fizer para subir, mais combustível vai gastar...
O problema é que se não reduzir a marcha, a moto ou o carro perdem força e morrem...aí sim vc economiza gasosa...hehehehe...

NEUDSON
23-11-05, 12:13
disse td hauahua :#

dayvid
23-11-05, 14:56
que confuso , esta parado, passa marcha, ê ê.

Compare gasto de combustivel com rotaçao do motor, rotaçao alta gasta mais que baixa, a nao ser que esteja muito baixa a rotaçao tipo quase dando aqueles arrancos pedindo reduçao,pois desse modo o motor precisara de mais força pra empurrar o veiculo por estar meio devagar pra marcha em que se encontra, ae ele puxará mais gasosa pra explosao ser maior e consequentemente mais forte.
Isso é complicado de intender mais é verdade, muita gente discorda.

Alan
23-11-05, 17:06
Carburador de moto funciona por depressão... com marcha baixa e pouca abertura, grande velocidade de fluxo e consequentemente mais gasolina...

Com marcha alta e grande abertura, menor velocidade de fluxo, puxando menos gasolina...

pppocos
23-11-05, 17:13
intao exemplo:

qual ficaria mais economica?

eu subir com todo o acelerador aberto de 4 marcha a 4 mil rpm numa subida

ou

eu subir abrindo 1/8 do acelerador de 2 marcha a 7 mil rpm? na msm na subida

Legumi
23-11-05, 17:25
Nao da tanta diferença assim se a velocidade de subida for a mesma e a subida tambem for a mesma porque o trabalho realizado é mesmo.
Se vc reduz a marcha, aumenta a rotaçao do motor mas ele precisa de menos torque no virabrequim, consequentemente ele consegue dar mais rotaçao com menos cabo enrolado. Uma coisa compensa a outra. Motores a combustao queimam a gasolina pra obter a energia e a usam pra realizar o trabalho de subida. Como trabalho é o mesmo, a quantidade de gasolina queimada tb é.
Vai ter uma diferença claro, porque a eficiencia do motor nao é exatamente igual em rotaçoes diferentes, entao pode ter mais energia perdida numa marcha que em outra, mas nao é MUUUUUITA difereça nao.
Isso é tao caracteristico que algumas maquinas vem com a eficiencia definida, tipo:
0,225 l/HP.h ou seja, um consumo de 0,225 litros de combustivel pra cada HP de pontecia utilizado durante uma hora. Se voce colocar este motor numa maquina que exige 10 HP de potencia, ele consumira 2,25 litros por hora. Ou seja, o consumo e mais ou menos proporcional ao trabalho realizado.

Drão
23-11-05, 17:26
Carburador de moto funciona por depressão... com marcha baixa e pouca abertura, grande velocidade de fluxo e consequentemente mais gasolina...

Com marcha alta e grande abertura, menor velocidade de fluxo, puxando menos gasolina...

parece meio contraditório não??
qnd eu ando só de tercerinha faço até 40 Km/L
agora qnd puxo 4 5 no galetão o pontero desse rapidinho...

Alan
23-11-05, 17:29
A terceira e quarta na mesma velocidade a quarta é mais econômica... é complicado pq não sei extamanete a maneira que vc dirige...

Drão
23-11-05, 19:54
verdade...
e tbm conta q aki naum tem muita subida...qnd naum tem congestionamento da pra levar uma quarta tranquilo... B)

pppocos
23-11-05, 20:03
eu tento o maximo possivel andar com giro baixo...

ponho uma 6 a 50 km e ando a 3 mil rpm AHUIAhaHAAH

economizacao roxxxx

rafael gimenes
23-11-05, 21:03
fio!
sinta o motor kra
motor tem que sempre estar em alta rotaçao pra economizar..
vc joga gasolina fora da um tw ou tornado se nao explorar bem as marchas com o barulho vc sente...
cada moto tem uma tabela de rotaçao...

dayvid
24-11-05, 08:23
eu tento o maximo possivel andar com giro baixo...

ponho uma 6 a 50 km e ando a 3 mil rpm AHUIAhaHAAH

economizacao roxxxx
pppcos , li no site do Tite que andar assim faz gastar mais do que se vc estivesse por exemplo de 4° marcha a 5.000 rpm.
ele disse que por a rotaçao estar baixa, a força de explosao tende a ser maior, mais forte para que mova o vibra brequim que se encontra engrenado numa relaçao mais longa. Complicado de intender né, eu ainda tenho duvidas, antes eu andava no meu ex monza 1.8 só assim , 3° e 4° devagarzinho dando os rolés.

mlferreira
24-11-05, 09:11
Me lembro que meu pai tinha um MONZA ano oitenta e tandos que tinha um marcador de consumo. Nele tinha uma marca verde e outra vermelha. Se andarsse na verde o carro ficava economico, se andar na vermelha beberia mais.

Percebia eu que quando ele esticava marcha o ponteiro ia pro vermelho, se andasse só no relinho o ponteiro ficava lá em baixo no verde...
Agora se ele forçava uma marcha alta, tipo pegar uma subida de quinta marcha, o ponteiro ia pro vermelho também.

Conclusão, vc tem que achar uma marcha onde tem que acelerar pouco, mas que não force o motor, daí fica echonômico.

dayvid
24-11-05, 09:50
Percebia eu que quando ele esticava marcha o ponteiro ia pro vermelho, se andasse só no relinho o ponteiro ficava lá em baixo no verde...
Agora se ele forçava uma marcha alta, tipo pegar uma subida de quinta marcha, o ponteiro ia pro vermelho também.

Entendido.

Alan
24-11-05, 10:11
Uma segunda opinião: http://www1.uol.com.br/bestcars/ct/economia.htm

O sistema que tinha nos Monzas e Kadetts era simplesmente um vacúometro, não tinha precisão nenhuma...

Drão
24-11-05, 12:30
o passat tem isso tbmm...
um contador com 12 até 6km/l
o ponteiro fikava loko toda hora...