PDA

Ver Versão Completa : Preço dos capacetes: questão de segurança ou conforto e estilo?



Ben
27-11-10, 18:00
É recorrente eu ver nesses fóruns as pessoas colocando para baixo os EBFs e Peels da vida, pelo preço.

Mas eles não são aprovados pelo inmetro? Não vale nada a aprovação, são muito tolerantes as aprovações? Alguém tem algum embasamento para dizer que o preço dos outros deixa a pessoa mais segura e em que situação? Será que um cara com um EBF, se levar batida de algo mais pesado que um Gol se ferra, enquanto quem tem o Hyper-Ultra-Super-Über MegaShark 7000 Power Turbo pode levar pancada de um trem bala que sairá com seu crânio intacto? Quem aferiu isso cientificamente?

A única coisa que me inspirou alguma credibilidade nisso é quanto as viseiras. Realmente as do EBF são flexíveis e finas, além de riscar facilemnte, e não terem anti-embaçante, o que até pode ser visto como uma questão de segurança. Não sei se bater com moscas realmente faz com que elas se quebrem, como já ouvi falar também, mas ao menos é algo que parece mais passível das pessoas realmente terem feito alguma avaliação válida que escapou dos testes do Inmetro.

Ainda que eu até possa conceber que, de algum jeito, os motoqueiros conseguiram de alguma forma executar testes mais rigorosos que os do inmetro e assim averiguar que os mais caros são mesmo superiores em segurança mesmo além disso, fica bem difícil imaginar que isso possa se manter quando se compara capacetes fechados baratos contra um caro, mas que seja aberto ou talvez mesmo modular (no mínimo quando usado aberto). Todo investimento adicional ao que pagaria por um baratinho aprovado e fechado que o cara investe num capacete aberto vai pelo ralo se não calhar de bater com a área protegida num acidente. "Campo de força" eu sei que eles não têm.

"Foi mal aí", se fiz alguém se sentir mal pelo investimento, mas vejam pelo lado bom. Se tiverem que comprar outros por qualquer razão, talvez possam considerar melhor opções um pouco mais leves para o bolso também.

roschneider
27-11-10, 18:15
pow ben
curti muito esse joguinho nas antiga

faz o seguinte arruma um capacete bom, nem precisa ser hiper mega ultra power
pega um ls2 emprestado de alguem
anda aproximadamente 1 hora com ele
te garanto que vc nunca mais vai querer um ebf de 50 conto....

entra nessa conta conforto
vc se sente mais seguro com um capacete assim
olhe bem a quantidade de proteçao que tem dentro dele e compara com o ebf

capacete pra mim assim que comprar a moto de novo vai ser de ls2 pra cima sem duvida.....

Stone
27-11-10, 18:27
Eu para o dia-a-dia prefiro capacete cross, protege bem e é mais fresquinho. Tenho um EBF que uso nos dias de chuva e um KBC, mas é outro nível o KBC, não dá nem de comparar com o EBF, questão de conforto, de ruídos, da impressão de segurança que ele passa, outra coisa...
Na oficina de vez em quando sobrava uns EBF velhos que os clientes jogavam fora, aquilo dávamos tanta marretada para tentar quebrar, era pancada e nunca quebrou nenhum!

FloodDesu
27-11-10, 18:30
Acho que é mais conforto e uma sensação de segurança maior [além de segurança propriamente dita, devido às viseiras], se o cara usa a moto pra ir do ponto A ao ponto B e de preferência o mais rápido possível, ele vê de diferente entre um EBF e um LS2/NoRisk ou mais caro apenas o preço, mas se o cara usa a moto e gosta de curtir a viajem, ele provavelmente vai preferir os mais completos e confortáveis aos mais básicos.

lucasfagundes
27-11-10, 19:23
eu nao compro um mais barato pelo conforto acustico

FloodDesu
27-11-10, 19:32
eu nao compro um mais barato pelo conforto acustico


Por falar nisso, a 80km/h com um Peels e viseira fechada só ouvia o zunido do vento, parece pior que se tivesse sem capacete '-' Se tivesse um carro chegando perto, nem dava pra ouvir devido ao barulho que fazia.

blaugusto
27-11-10, 19:35
Eu tenho um Vaz e não me arrependo. Confio nele.

Mas se pudesse compraria outro mais caro APENAS pelo conforto.

lucasfagundes
27-11-10, 19:46
Eu tenho um Vaz e não me arrependo. Confio nele.

Mas se pudesse compraria outro mais caro APENAS pelo conforto.


tambem estou hyper satisfeito com meu vaz v 120 drop
ja fiz a bobagem de botar 150kmh nele e nao foi incomodo

Eduardo Toda
27-11-10, 19:57
Tá certo que coisa boa geralmente custa caro, mas comparando o meu Zeus com o Liberty de um carinha aqui da firma, dá para vero o porque o Zeus é mais caro. A viseira (como foi citado) do Liberty é bem vagabinha, não tem nem aqueles dentilhados na lateral, não tem as entradas de ar no queixo e nem no topo, e o forro é bem ralinho, não tem aquela moldura de borracha que faz a água da chuva escorrer pelos lados, atrás da viseira, ele reclama que quando chove alem de embaçar, fica pingando água no nariz dele....
Esse Liberty o cara ganhou da CC quando comprou a Suzi Yes dele, é certificado pelo inmetro e talz...

Ben
27-11-10, 21:18
Eu ainda não consegui encontrar quais seriam as diferenças entre os critérios do Inmetro e de outros órgãos supostamente muito mais exigentes como a fundação memorial Snell.

Vejo só gente falar, "ah, o Inmetro aprova até um chapéu de couro se tiver fitas e fivela", mas que critério a pessoa tem para falar isso a não ser o fato do capacete ser barato?

Também vi falarem coisas como que esses mais baratos são aprovados para velocidades mais baixas, do trânsito nas cidades, enquanto que os mais caros seriam desenvolvidos para resistir a velocidades das estradas. Mas de onde tiraram isso, não falam. Eu me pergunto até se a diferença é realmente grande entre os requerimentos para as duas situações, uma vez que a diferença de velocidade possivelmente é compensada pela diferença na probabilidade de obstáculos mais frontais/verticais e estacionários, em vez do chão, horizontal, e outros veículos na mesma velocidade aproximada (o que reduz a força efetiva da pancada).

Falam em diferenças de materiais e etc, mas será que são engenheiros, e sabem que esses materiais não aguentam o tranco? Será que essas diferenças não são mais significativas em peso e conforto do que segurança?



E uma crítica interessante que encontrei sobre os testes da fundação Snell:


Nos últimos 30 anos, viemos a perceber que as pessoas que caem de motocicleta muito, muito dificilmente, batem a cabeça duas vezes no mesmo ponto. Então temos capacetes que são projetados para agüentar dois impactos no mesmo ponto. Mas ao fazer isso, temos severamente comprometido, severamente, a capacidade deles de sofrer um impacto e absorver a energia apropriadamente.

A conseqüência é que, quando você leva um impacto em um ponto numa situação de acidente, duas coisas acontecem: uma, você não utiliza completamente o material absorvente de energia que está disponível. E dois, você gera uma maior carga g na cabeça que seria necessário. O que aconteceu com a Snell ao longo dos anos é que para fazer o que é percebido como um capacete melhor, eles continuaram aumentando a energia de impacto. O que eles deveriam ter feito, na minha visão, é diminuir a força g permissível.

Na minha opinião, a Snell deveria manter uma queda de 3 metros [em seus testes]. Mas dizer aos fabricantes, "OK, 300 g não vai dar mais. No ano que vem vocês terão que abaixar isso para 250. E no próximo ano, 200. E no ano seguinte, 185."


Não estou dizendo que os do Inmetro são necessariamente melhores, mais realistas, podem bem ser até piores, eu não sei. Mas me parece que não tem isso de duplo impacto no mesmo ponto, ao menos. Mas até agora toda crítica aos testes do Inmetro que já vi se resume a que aprova capacetes de preço baixo, assumindo que por isso, protegem menos. E tem mais do que qualidade no preço das coisas, como já é até bem conhecido em coisas como vinhos, tênis, computadores (os mesmos componentes vendidos pela Apple ou em outro lugar), e até café de cafeterias. No caso de capacetes importados, no mínimo a taxa de importação, em torno de 60% do preço de origem, se não me engano.


Quase mudando o assunto, acho que talvez o futuro dos capacetes ou um complemento seja esse tipo de capacete-air-bag, desenvolvido para bicicletas, por enquanto:

Invisible Airbag Bicycle Helmet (http://www.youtube.com/watch?v=_kZGTOLBvek#ws)

A desaceleração deve ser muito mais lenta, e o impacto do cérebro com o crânio drasticamente menor, imagino.

Joao XTZ
27-11-10, 23:23
Ben , eu uso um ditado muito bom que é simplesmente o seguinte , se EBF fosse bom o Valentino Rossi usava , mas não , o capacete dele é AGV , de fibra de carbono , um forro ultra leve , uma viseira que não risca , e um peso pena que não pesa na cabeça e não cansa a gente ... mas ele custa (versão de pista) mais de 10 mil reais !!! mas pela evolução dos capacetes nas pistas , a gente tem(quase) tudo isso nos capacetes mais acessiveis , mesmo que custe 400,500 reais ou um pouco mais , o que importa é a nossa proteção , um peso menor para que não canse a gente e também o estilo ...

Não importa se vc quer defender um EBF 7 pq ele vem com o selo N nas costas do capacete e pq ele custa 50 reais , mas um capacete de melhor qualidade (como os EBF Orion) LS2 , Zeus , ou outras marcas é uma proteção melhor para a gente , mesmo que custe a mais , é melhor além da segurança , o conforto maior de um zeus ou LS2 ...

valeu ...

chriskopsch
27-11-10, 23:43
tanto segurança como conforto e estilo tbm,
capacete de 50 pila num presta pra nada, dexa ele cair no chao ja quebra no meio.
Nem o garupa q vai comigo usa capacete ruim, tenho um norisk e gosto muito dele, nao é dos melhores, mas tem viseira de policarbontao, antirisco e tals... posso ter certeza quando digo q aguenta mais q um de 50 pila

tom crazy
28-11-10, 12:15
Eu acho o seguinte, qualidade tem preço. Um ebf de 50 conto passa no teste do inmetro? Passa, mas isso significa que ele atende o minimo dos requisitos de segurança. Usa um Ls2, yohe e depois usa o ebf e veja a diferença. Penso o seguinte, se economizam na viseira que é um item barato imagina no resto do capacete? Pq aquela viseira fina igual um papel também passa no teste do inmetro, agora leva uma pedrada que algum pneu de caminhão levanta na pista bem no meio da viseira. Claro que existem casos que a marca do capacete acaba encarecendo o mesmo, vc acaba pagando mais por usar determinada marca.

NiveaC
28-11-10, 13:17
Olha, tinha um EBF e a alguns meses comprei um LS2, é só ler bastante sobre o assunto que vc vai aprendendo a de longe, identificar a diferença, já sofri acidente com o ebf e minha opnião é a seguinte: o inmetro aprova o mínimo, fazem teste onde um objeto vai de encontro ao capacete sendo que nos acidentes é diferente, o capacete vai de encontro ao objeto que pode ou não estar em movimento tbm portanto acho que capacete barato só serve pra uso urbano, aí que tá o problema, a gente sabe que muita gente não respeita os limites de velocidade urbana que serão no máximo 60km/h, e mesmo que a pessoa respeite pode cruzar o caminho de alguém que não está respeitando esse limite, é a hora que o capacete de uso urbano sofre uma pancada numa velocidade maior do que ele foi projetado aguentar. O inmetro se não me engano não faz teste em todos os pontos de impacto do capacete, um teste da sharp por exemplo calcula quando o capacete concegue receber em cada lateral, na viseira, na nuca e na parte superior. A verdade é que todos os testes são falhos, normalmente calculam um impacto a 30km/h, alguns a 60km/h, isso é completamente ridículo e fora da realidade. Mas como já disseram usa um LS2 ou outro capacete nesse preço pra vc já sentir a diferença, se não tiver como, vai numa motopeça e pede pra olhar um pro tork/ebf simples ou qqr outro que custe menos de 100, um ls2 ou nitro e um shark ou agv, bota os 3 lado a lado e compare vc mesmo qualidade visível do casco (todo capacete simples da até pra enxergar a emenda do casco), o forro e a espessura de cada camada depois reflita qual vc acha que protegerá melhor sua cabeça.

Não tenho nada contra o EBF, como já sofri acidente com ele sei que da conta pra acidente urbano mas em rodovia a 110km/h por exemplo duvido muito, só não me sinto ainda mais segura com meu ls2 pq não tenho o restante do aparato então no meu caso, por equanto, sofrer um acidente na rodovia só ia sobrar inteira a cabeça mesmo rsrs, pelo menos não estraga o velório. Eu to meio sem tempo agora mas quando voltar escrevo mais sobre o assunto e procuro fontes já que está tão incrédulo quanto a diferença

Kell
28-11-10, 13:29
Qndo fui comprar meu capacete o vendedor tava quase me xingando. Apesar de saber qnto eu podia gastar aproveitei pra ver qual que era a sensação de vestir td qnto é capacete que tinha lá, do San Marino ao Shark.
Depois de matada a curiosidade, restringi aos modelos que eu podia pagar que possuiam características que me agradaram nos capacetes caros. Acabei optando por um NoRisk. Tinha gostado do LS2 tbém pois era mais leve, mas mais pesado no bolso.
Tenho um EBF que veio com a moto. Mas me sinto insegura com ele. Fico imaginando se vier a cair o quanto minha cabeça vai quicar dentro daquele trem.
Essa coisa de selo do inmetro é mto relativo. Tem brinquedo q tem selo, mas a criançada q usa os brinquedos num é certificada logo, volta e meia dá caca. :G
De que adianta gastar 1.500,00 num capacete e usá-lo com a cinta da jugular frouxa?

Ben
28-11-10, 15:42
Ben , eu uso um ditado muito bom que é simplesmente o seguinte , se EBF fosse bom o Valentino Rossi usava , mas não , o capacete dele é AGV , de fibra de carbono , um forro ultra leve , uma viseira que não risca , e um peso pena que não pesa na cabeça e não cansa a gente ... mas ele custa (versão de pista) mais de 10 mil reais !!! mas pela evolução dos capacetes nas pistas , a gente tem(quase) tudo isso nos capacetes mais acessiveis , mesmo que custe 400,500 reais ou um pouco mais , o que importa é a nossa proteção , um peso menor para que não canse a gente e também o estilo ...

Não importa se vc quer defender um EBF 7 pq ele vem com o selo N nas costas do capacete e pq ele custa 50 reais , mas um capacete de melhor qualidade (como os EBF Orion) LS2 , Zeus , ou outras marcas é uma proteção melhor para a gente , mesmo que custe a mais , é melhor além da segurança , o conforto maior de um zeus ou LS2 ...

valeu ...


É um pouco mais complicado que isso. O fato de um piloto famoso usar capacete X não quer dizer que ele seja realmente o melhor, ou muito melhor. O piloto famoso não é uma autoridade em capacetes, só um cara que tem dinheiro para usar (talvez até sendo pago para fazer propaganda) os mais caros.

Não estou dizendo de forma alguma que sejam ruins, ou que um Vagabex da vida seja tão bom quanto (especialmente no que se refere a conforto), mas a reportagem da Motorcyclist que citei tem algumas coisas bem interessantes, e contra-intuitivas.

Por exemplo, já li dizerem coisas como "OK, um EBF até dá conta no trânsito da cidade, mas na estrada os mais seguros são esses com fibra de carbono, desenvolvidos para impactos de alta entergia", mas ironicamente é praticamente o contrário: os mais duros são um pouco melhores nas cidades, e os mais "macios" em estradas (ou talvez até corridas), dependendo dos arredores.

A explicação é que os mais macios absorvem melhor o impacto em superfícies planas, enquanto os mais duros, contra coisas como quinas, mas isso vem a um pequeno custo do amortecimento de impacto em superfícies planas. E a velocidade que se anda em estradas não tem grande relação com a velocidade de impacto do capacete, que é quase sempre -- e mais comumente, na estrada -- a velocidade do corpo em queda, praticamente reto para baixo, depois de ser lançado a uma altura de uns 2m para cima. O que também é na grande maioria das vezes sobre uma superfície plana, e não sobre algo análogo à bigorna arredondada dos testes Snell. Na verdade, na cidade, a velocidades mais baixas (que é também onde acontece a maioria dos acidentes), são um pouco maiores as chances de cair contra alguma espécie de quina (mas mesmo na cidade a maior parte dos impactos se dá contra superfícies planas), e é só aqui que os capacetes com selos Snell tem alguma vantagem.

É um bocado interessante a reportagem, e surpreendente, depois de ver tanta babação de ovo sobre Snell. A reportagem simplesmente não conseguiu encontrar outros cientistas que dissessem algo muito elogioso quanto aos padrões deles, sendo diferentes de todos os outros padrões internacionais, e de estudos independentes que visam descobrir quais seriam os melhores padrões para esse tipo de coisa. Um cientista disse até que "eles estão fora de contato com a realidade".

O sucesso do Snell seria praticamente um fenômeno meio como sucesso de uma marca, pela marca, e não por uma qualidade realmente muito superior. Inclusive lá o selo Snell é o que os "EBFs" americanos buscam para conseguir alguma credibilidade, apesar de serem baratinhos.


Mas como disse, não é que os padrões do Snell sejam uma tremenda porcaria que não valha nada. Eles dão conta de situações mais realistas que as usadas nos testes, mas poderiam rever os critérios, visando não criar um capacete que só transmite 300 g mesmo que atingido por um meteoro, mas minimizar os g's em situações mais "normais". Porque esse critério de corte de 300 g é um dos principais motivos de crítica. Se procurar por "300g" junto com "capacetes" no google, vai ver coisas como "o crânio humano resiste a 300g". Não é bem assim. Não existe só um crânio humano universal, esse já é um impacto extremo, e pessoas mais velhas ou mais frágeis podem não suportar. Principalmente se vier acompanhado de outros ferimentos. 300 g é um limite, quase como um "recorde" de resistência. É meio como se fizessem coletes a prova de bala que deixassem passar até 15 balas porque já houveram uns casos de pessoas que sobreviveram a 15 balas, e priorizessem em vez da resistência a balas comuns, balas de calibre 50 ou algo assim. A reportagem menciona que mesmo capacetes do exército -- onde os soldados são normalmente mais jovens e mais fortes, resistentes a acidentes, do que todo o espectro da população dos motoqueiros -- tem um limite de g's bem mais baixo, de 150 a 175, dependendo da área do capacete.



Mas de qualquer maneira, isso não diz diretamente nada sobre os EBF/Baratex e os padrões do inmetro. Cadê as publicações e programas como o Fantástico para fazerem uma reportagem similar a essa da Motorcyclist, só que voltada para os capacetes brasileiros? Era algo assim que eu queria ver, e não essas opiniões de gente que parece que pensa conseguir avaliar se um capacete é bom como naquela propaganda antiga de presunto Sadia, vendando os olhos, e passando o dedo nos capacetes e depois lambendo o dedo.

Ben
28-11-10, 16:05
Olha, tinha um EBF e a alguns meses comprei um LS2, é só ler bastante sobre o assunto que vc vai aprendendo a de longe, identificar a diferença, já sofri acidente com o ebf e minha opnião é a seguinte: o inmetro aprova o mínimo, fazem teste onde um objeto vai de encontro ao capacete sendo que nos acidentes é diferente, o capacete vai de encontro ao objeto que pode ou não estar em movimento tbm portanto acho que capacete barato só serve pra uso urbano, aí que tá o problema, a gente sabe que muita gente não respeita os limites de velocidade urbana que serão no máximo 60km/h, e mesmo que a pessoa respeite pode cruzar o caminho de alguém que não está respeitando esse limite, é a hora que o capacete de uso urbano sofre uma pancada numa velocidade maior do que ele foi projetado aguentar.

A coisa mais certa até agora pelo que li é que parece que isso é justamente o contrário. No trânsito urbano é que um mais caro, com certificação Snell (ou qualquer uma que se focasse em impactos de mais alta energia) é que tem (ou talvez tivesse) vantagem contra os mais baratos. A explicação está na minha mensagem anterior; em qualquer situação, a maior probabiliade é a pessoa cair sobre uma superfície reta, e todos aguentam isso bem. E a velocidade das estradas não muda isso, e nem requer uma resistência maior, a velocidade de impacto final não é diferente (algo constatado até em estudos nas terras das autobahns, não é "só teoria"). Mas nas cidades, aumenta um pouco as chances de bater contra algum tipo de quina. Quina da calçada, um pára-choques, aquelas "tartarugas" de ferro de algumas ruas, e nesse tipo de situação, os capacetes mais duros podem levar alguma vantagem. Mas não lembro se chega a ser muito significativo, a reportagem fala praticamente de um empate -- mas era tudo sobre os padrões americanos e europeus, não falava nada sobre o brasileiro.




O inmetro se não me engano não faz teste em todos os pontos de impacto do capacete, um teste da sharp por exemplo calcula quando o capacete concegue receber em cada lateral, na viseira, na nuca e na parte superior. A verdade é que todos os testes são falhos, normalmente calculam um impacto a 30km/h, alguns a 60km/h, isso é completamente ridículo e fora da realidade. Mas como já disseram usa um LS2 ou outro capacete nesse preço pra vc já sentir a diferença, se não tiver como, vai numa motopeça e pede pra olhar um pro tork/ebf simples ou qqr outro que custe menos de 100, um ls2 ou nitro e um shark ou agv, bota os 3 lado a lado e compare vc mesmo qualidade visível do casco (todo capacete simples da até pra enxergar a emenda do casco), o forro e a espessura de cada camada depois reflita qual vc acha que protegerá melhor sua cabeça.

Esse é um assunto bem complicado, gostaria de ver uma reportagem bem feita a esse respeito, como essa que postei o link da Motorcyclist. Não é só uma questão de velocidade da pancada (que ironicamente parece ser uma das coisas que menos muda) que um capacete aguenta, mas do amortecimento que é capaz de proporcionar. E há uma "troca" entre amortecimento e resistência a pancadas de alta-energia. Para resistir a impactos de alta energia, a capacidade de amortecimento acaba sendo menor. Ou, melhor dizendo, os testes do Snell priorizam a resistência em impactos de alta energia em detrimento do amortecimento em situações mais realistas, e de menor energia.

É um pouco como carros mais antigos e mais novos. Os carros mais novos são feitos para se amassarem como papel alumínio em uma batida, porque isso transmite menos impacto a quem está dentro dele; os mais antigos eram mais resistentes no exterior, mas apesar disso, quem estava dentro sofria mais o impacto.




Não tenho nada contra o EBF, como já sofri acidente com ele sei que da conta pra acidente urbano mas em rodovia a 110km/h por exemplo duvido muito, só não me sinto ainda mais segura com meu ls2 pq não tenho o restante do aparato então no meu caso, por equanto, sofrer um acidente na rodovia só ia sobrar inteira a cabeça mesmo rsrs, pelo menos não estraga o velório. Eu to meio sem tempo agora mas quando voltar escrevo mais sobre o assunto e procuro fontes já que está tão incrédulo quanto a diferença

Seria legal. Não tem pressa não. :OK:

Também não estou exatamente tão "incrédulo"; tem diferenças sim, mas pelo que li, ao menos nos casos americanos e europeus não são exatamente as que as pessoas costumam imaginar (isso dos baratos/"moles" darem conta no trânsito urbano, e os mais caros/"duros" serem melhor nas estradas), e os mais baratos não são esse lixo que dizem, ao menos não no que se refere a proteger a cabeça. Mas realmente não sei se a mesma coisa vale para os padrões brasileiros.

Ben
28-11-10, 18:54
Meio relacionado, cuidado com capacetes mais caros*: podem não vir da importação oficial/autorizada, pois no mínimo não estão de acordo com a lei, mas podem ser até adulterados ou falsificações, não realmente tendo a segurança que a marca ostenta:

Matéria sobre capacetes "AGV". (http://www.youtube.com/watch?v=IBkpZczwB_I#)


* Bem, não que não possa ocorrer falsificação e irregularidades com os mais baratos, a "vantagem" é apenas que o prejuízo é menor se cair numa dessas. A menos que cair literalmente e o capacete for uma porcaria...

Ben
28-11-10, 20:23
Diferença no preço, mas não na segurança

Os capacetes de moto vendidos no Brasil, mesmo os mais caros, protegem o motociclista menos do que deveriam.

No preço, o conforto faz a diferença. Na segurança, é mais ou menos tudo igual: todos os capacetes de motos que testamos poderiam, e deveriam, ser muito melhores. Na avaliação de impacto que fizemos com oito marcas, esse equipamento básico de segurança só se mostrou seguro em caso de acidentes de pouca e média gravidade.

Mas é não só possível fabricar produtos que protegeriam os motociclistas até em colisões mais graves, como obrigatório. Mas nem mesmo os produtos mais caros tenham essa preocupação. A proteção que eles oferecem é falha tanto nos produtos que custam de 200 a 500 reais quanto nos que podem ser comprados por 40 a 80 reais.

Parte da culpa é das autoridades brasileiras, pois as normas que regulam a fabricação de capacetes aqui são mais permissivas do que as de outros países. E essa defasagem é uma grande negligência, uma vez que trata-se de um artigo muito importante para a segurança no trânsito.

A grande diferença de preço se justifica apenas pelo desenho dos produtos e o conforto que eles podem proporcionar ao motociclista. E as características que os diferem - não necessariamente pelo preço - também podem ser fundamentais na hora de decidir qual comprar. Por isso, além dos resultados do teste, preparamos no texto, publicado na PRO TESTE no 56, algumas dicas para o consumidor saber como escolher.

Associados à PRO TESTE podem ler o texto completo no link abaixo.

01.03.2007


http://www.proteste.org.br/equipamentos-e-pecas/diferenca-no-preco-mas-nao-na-seguranca-s442911.htm



:s

SydmaaR
29-11-10, 04:16
Huuuummm, Dáh Proxima Vez Que Eu ir Comprar Um, Vou Levar uma Mareta Junto, Daí Jáh Confiro Se é Bom ou Naum Láh

NiveaC
29-11-10, 23:05
a reportagem fala praticamente de um empate -- mas era tudo sobre os padrões americanos e europeus, não falava nada sobre o brasileiro.
Salvo me engano, os capacetes mais simples nos states e na europa tem a qualidade do ls2 ou próximo a isso, ou seja, a qualidade de um capacete mediano aqui



É um pouco como carros mais antigos e mais novos. Os carros mais novos são feitos para se amassarem como papel alumínio em uma batida, porque isso transmite menos impacto a quem está dentro dele; os mais antigos eram mais resistentes no exterior, mas apesar disso, quem estava dentro sofria mais o impacto.


Pois é, no carro da pra projetar melhor isso, só é ruim quando é uma batidinha de nada que por menor que seja dá um bom amassado no capô por exemplo rs, de qqr forma sempre priorizando a segurança de quem está dentro do carro, já no caso dos capacetes é mais complicado, no carro não importa a mecânica da batida, sempre protegerá os ocupantes, já com o capacete uma batida lateral é diferente de uma batida frontal que por sua vez é diferente de uma queda, que pode resultar num arrasto ou em múltiplos impactos num mesmo ponto do capacete e isso a gente só sabe quando já tá no chão, ou seja, não tem como fabricar um capacete que reconheça cada um desses tipos de acidente, ou ele é feito pra absorver totalmente um impacto e se desintegrar ou é feito pra absorver mais de um em vários pontos e mais de uma vez, provavelmente a maioria está no meio termo então é complicado fazer um capacete e falar que ele é o melhor em tudo, portanto a melhor dica que eu tenho é: compre um bom capacete e sempre opte (quando existir opção) pela queda do que pela batida, na batida vai de X a zero km/h, na queda, tem o impacto inicial porém ele é menor e seguido de um arrasto do corpo ou o corpo vai rolando até que se pare de vez, acho menos danoso que uma batida

Rodrigo_Alves
01-12-10, 21:25
O que ocorre é o seguinte: a maioria dos "neo-motociclistas" acham que só o capacete basta e muita gente acha que é besteira gastar R$ 400,00 num casco bom (minha mãe é assim...).

Meu primeiro capacete foi um Peels F7, que considerei muito largo e desconfortável; mas, quebra um galho para andar dentro da cidade. Para a estrada, escolhi um Mach 5 RT, que não chega a ser um Shark da vida, mas que é bem justo e confortável para viagens curtas. Agora, estou juntando uma grana para comprar um Shoei ou um Arai no próximo ano, apesar que comprei um EBF Thunder aberto com viseira só para rodar dentro da cidade, sendo que o calor aqui é insano.

Além disso, muita gente não usa capacete direto. Já cansei de ver rapazes de Kawasaki Ninja e Shark "desafivelado" na cabeça, achando que só a espuma que aperta a cabeça vai seguraer o caso. Mas, vi uma cena que me deixou tenebroso semana passada: uma guria numa Biz parou no meu lado numa sinaleira e ela estava de capacete Peels F7 com viseira aberta e sem a fivela amarrada (detalhe: ela vestia uma blusinha e mini-saia); se ela sofrer um acidente, certamente vai ficar bem lesionada, se não falecer no local.

tom crazy
01-12-10, 21:42
Meu primeiro capacete foi um Peels F7, que considerei muito largo e desconfortável; mas, quebra um galho para andar dentro da cidade. Para a estrada, escolhi um Mach 5 RT, que não chega a ser um Shark da vida, mas que é bem justo e confortável para viagens curtas.


Respondi no topico só pra fazer um comentário aproveitando a resposta do amigo. Essa questão do capacete bom pra estrada e o quebra galho pra cidade acho mais furada do que tudo, eu já acho que ambos os capacetes tem que ter o mesmo peso de escolha, tanto pra cidade, quanto pra estrada. Na estrada andamos mais rapido, é fato, só que o risco de acidente dentro da cidade é infinitamente maior, fora que dentro da cidade tem muito mais "objetos" que a gente atingi em uma queda. As vezes na estrada vc cai sozinho e sai rolando pelo asfalto ou vai pro acostamento, na cidade mesmo caindo sozinho vc tem o enorme risco de bater em um veiculo/pessoa na rua, bater com a cabeça no meio-fio e por ai vai. Claro que tem situações na estrada que a pancada é pior, mais é inegavel que a cidade proporciona um risco muito maior, principalmente pra quem vive nos grandes centros.
A sim, tem os jaspions da vida que andam de SS a 300km/h, mais dai dependendo da porrada não tem capacete que vai salvar.

Rodrigo_Alves
01-12-10, 21:46
Respondi no topico só pra fazer um comentário aproveitando a resposta do amigo. Essa questão do capacete bom pra estrada e o quebra galho pra cidade acho mais furada do que tudo, eu já acho que ambos os capacetes tem que ter o mesmo peso de escolha, tanto pra cidade, quanto pra estrada. Na estrada andamos mais rapido, é fato, só que o risco de acidente dentro da cidade é infinitamente maior, fora que dentro da cidade tem muito mais "objetos" que a gente atingi em uma queda. As vezes na estrada vc cai sozinho e sai rolando pelo asfalto ou vai pro acostamento, na cidade mesmo caindo sozinho vc tem o enorme risco de bater em um veiculo/pessoa na rua, bater com a cabeça no meio-fio e por ai vai. Claro que tem situações na estrada que a pancada é pior, mais é inegavel que a cidade proporciona um risco muito maior, principalmente pra quem vive nos grandes centros.
A sim, tem os jaspions da vida que andam de SS a 300km/h, mais dai dependendo da porrada não tem capacete que vai salvar.


Realmente, cara. Além do meio-fio, tem também os carros estacionados, postes, muros, ônibus... Na estrada, o maior perigo é a velocidade mesmo; numa auto-estrada a 120 Km/h, certamente um F7 ou um HGF não vai segurar o impacto com o asfalto. Também tem a questão do conforto: é praticamente impossível pilotar com capacete aberto numa rodovia, sendo grande o risco de levar uma pedrada no rosto (já fui atingido por pedra na estrada uma vez).

NiveaC
01-12-10, 21:50
mas capacete não serve só pra proteger a cabeça, não adianta vc fivelar o seu e ele ser aberto, quando cair esquece a cara no chão, mesmo com calor o bom é capacete fechado, no caso de lugar quente o ideal é o de cross por não abafar e acho que o problema não é só de neo motociclista não viu, meu pai por exemplo, se dependesse dele andava sem, só usa capacete pra não tomar multa e conheço muita gente "das antigas" que pensa assim, é típica gente burra que não respeita o asfalto e pode cair milhões de vezes que vai continuar achando que são só machucadinhos, paciência, cada um sabe o valor que tem sua cabeça

obs: concordo com tudo que o tom crazy disse, me deixa espantada essa história de capacete pra cidade e capacete pra estrada, a cabeça é mesma, antes que alguém entenda mal já que disse que ebf da vida serve só pra cidade quero dizer que se alguém tem um bom capacete deve usá-lo todo o tempo, pior ainda quando vejo gente com aquela história de capacete pro dia e capacete pra chuva, ai meus sais, pagou tão caro pra não usar na chuva? o casco é impermeável, não tem pq não usá-lo na chuva kkk, mesmo que molhe um pouco embaixo, vai largar de usar logo na situação com mais chances de acidente?

Rodrigo_Alves
01-12-10, 22:00
mas capacete não serve só pra proteger a cabeça, não adianta vc fivelar o seu e ele ser aberto, quando cair esquece a cara no chão, mesmo com calor o bom é capacete fechado, no caso de lugar quente o ideal é o de cross por não abafar e acho que o problema não é só de neo motociclista não viu, meu pai por exemplo, se dependesse dele andava sem, só usa capacete pra não tomar multa e conheço muita gente "das antigas" que pensa assim, é típica gente burra que não respeita o asfalto e pode cair milhões de vezes que vai continuar achando que são só machucadinhos, paciência, cada um sabe o valor que tem sua cabeça

obs: concordo com tudo que o tom crazy disse, me deixa espantada essa história de capacete pra cidade e capacete pra estrada, a cabeça é mesma, antes que alguém entenda mal já que disse que ebf da vida serve só pra cidade quero dizer que se alguém tem um bom capacete deve usá-lo todo o tempo, pior ainda quando vejo gente com aquela história de capacete pro dia e capacete pra chuva, ai meus sais, pagou tão caro pra não usar na chuva? o casco é impermeável, não tem pq não usá-lo na chuva kkk, mesmo que molhe um pouco embaixo, vai largar de usar logo na situação com mais chances de acidente?


E mais, Nivea: um colega de trabalho me comentou uma vez que capacete não deveria ser obrigatório, alegando que ninguém pode obrigar a pessoa a usar algo. Um pensamento que não concordei, pois isto se reflete no valor do DPVAT que pagamos todos os anos.

É a mesma coisa que comento na fábrica onde trabalho: o acidente não tem hora para acontecer, não escolhe lugar e nem pessoa; ele está escondido em tudo que é canto, pronto para atacar. Se a pessoa acha que andar de moto é só botar um casco de R$ 60,00 e sair por aí sem o mesmo afivelado, é melhor vender a moto e andar de ônibus. Sem falar que tem gente que sofre uma queda de moto, bate com a cabeça e ainda continua a usar o mesmo capacete (uma conhecida minha sofreu um acidente numa Honda Lead em Outubro, bateu a cabeça e usa o mesmo capacete do dia do sinistro ainda...).

tom crazy
01-12-10, 22:02
Nem citei do capacete aberto pq nem considero isso como capacete, quando cai no começo do ano ficou um ralado na lateral do capacete e um pouco da viseira, agora imagina eu de capacete aberto? certamente teria marcas no rosto.
Capacete bom é capacete pra todas ocasioes, comprei é pra usar mesmo, faça chuva ou faça sol, na cidade ou na estrada.
Aproveitando o gancho, tenho um amigo que comprou um capacete que não me recordo a marca agora, ele pagou na epoca 600 reais do capacete, usei esse capacete e é show de bola, confortavel, abafa legal o vento e tudo mais. Dai quebrou uma das travas laterais e a viseira não fica no lugar, ele deixou de lado e a viseira ficou danificada, foi cotar quanto ficava pra trocar a trava lateral e a viseira e era coisa de 200 reais. O que ele fez? Encostou o capacete e andava com um aberto que aparenta ser 2 numeros menor que a cabeça dele, a viseira não fica na frente dos olhos, fica na testa. A "sorte" é que ele vendeu a moto faz 2 meses e comprou um carro, pra ele não tinha melhor opção. Andava de cap aberto menor que a cabeça, twister com os 2 pneus remolds, sempre na "economia".

Rodrigo_Alves
01-12-10, 22:05
Nossa, moto com pneu remold é loucura...

LwkinhaZ™
01-12-10, 22:17
Putz meu! Q polêmica heim! Cara um amigo meu morreu com um EBF! Rachou o casco e rachou a cabeça! Eu não usaria! Preconceito? Não! É q não presta mesmo! Puis esses dias um ARAI RX-7 Corsair, cara q q é akilo! 4 estrelas no Test SHARP! A maior e mais respeitada empresa de testes no segmento! Transmite segurança, conforto, a um tempo atrás, mais precisamente qdo o massa sofreu o acidente com a mola na F1, o AutoEsporte fez uma reportagem sobre capacete, e querendo ou não acreditar tem uma diferença enorme de tecnologia empregada num capacete de boa qualidade! A Arai, inclusive faz capacetes para a F1, mas a melhor empresa pra mim eh a Schuberth emprega a mesma tecnologia da F1 nas ruas! Agradeço ao BEN pelo post da materia sobre os capacetes AGV, visto q estou pra fexar negocio em um! Agora pra mim o q pesa eh conforto e segurança! O estilo naum levo em conta não! Abraços!

Kell
02-12-10, 00:04
mas capacete não serve só pra proteger a cabeça, não adianta vc fivelar o seu e ele ser aberto, quando cair esquece a cara no chão, mesmo com calor o bom é capacete fechado, no caso de lugar quente o ideal é o de cross por não abafar e acho que o problema não é só de neo motociclista não viu, meu pai por exemplo, se dependesse dele andava sem, só usa capacete pra não tomar multa e conheço muita gente "das antigas" que pensa assim, é típica gente burra que não respeita o asfalto e pode cair milhões de vezes que vai continuar achando que são só machucadinhos, paciência, cada um sabe o valor que tem sua cabeça

Não que eu ache correto esta forma de pensar, mas temos que lembrar que nossa lei de trânsito é relativamente nova se comparada a outros países. Ainda não temos uma "cultura de segurança de trânsito" consolidada. Me lembro de mtas vezes qndo criança ter andado sentada no tanque da moto, tentando alcançar o mata-cachorro para apoiar os pés. Na década de 80 isso era comum, assim como andar sem capacete, pilotar só com uma mão só ao guidon, andar em 3 as vezes até 4 pessoas em uma única moto...
Acho que falta empenho do poder público em criar ações para conscientizar as pessoas quanto aos porquês das normas de segurança. Multar faz sentir no bolso mas não educa, sou a favor de critérios mais rígidos nas renovações das CNHs.

Rodrigo_Alves
02-12-10, 06:38
Mas, uma coisa que é debatida direto na revista Motociclismo e algo para se refletir: se os impostos sobre os equipamentos de segurança para motociclistas fossem em níveis civilizados, será que o povo teria acesso bem mais fácil à capacetes mais modernos (como Shoei, Bieffe e LS2), jaquetas e luvas (talvez eu seja o único a usar luvas dentro da cidade aqui...)? Como todos sabem, os impostos aqui são de matar e o cenário não é diferente no mundo motociclístico.

Muitas pessoas que compram moto justamente para fugir do ônibus não tem dinheiro nem para pagar as prestações do financiamento em dia; então, elas usam o capacete que vem de brinde mesmo, já que não tem grana para comprar nem um Mach 5 RT. Se os impostos fossem mais baixos, certamente estariam mais equipados para andar de moto, ainda que não totalmente correto (sem botas ou jaqueta de couro).

blaugusto
02-12-10, 07:21
Demorou pra Adm. criar uma área só com os melhors tópicos de todos os tempos. :D


Fazia tempo que eu não parava pra ficar apenas lendo o PN.
Pena que os que mais precisam não estão aqui pra ler. :(

LwkinhaZ™
02-12-10, 11:23
Mas, uma coisa que é debatida direto na revista Motociclismo e algo para se refletir: se os impostos sobre os equipamentos de segurança para motociclistas fossem em níveis civilizados, será que o povo teria acesso bem mais fácil à capacetes mais modernos (como Shoei, Bieffe e LS2), jaquetas e luvas (talvez eu seja o único a usar luvas dentro da cidade aqui...)? Como todos sabem, os impostos aqui são de matar e o cenário não é diferente no mundo motociclístico.

Muitas pessoas que compram moto justamente para fugir do ônibus não tem dinheiro nem para pagar as prestações do financiamento em dia; então, elas usam o capacete que vem de brinde mesmo, já que não tem grana para comprar nem um Mach 5 RT. Se os impostos fossem mais baixos, certamente estariam mais equipados para andar de moto, ainda que não totalmente correto (sem botas ou jaqueta de couro).


Isso é fato! Acho exorbitante os preços no Brasil! Pra vc ter coisa boa precisa ser rico! O rodrigo tah certissimo! Qto mais proteção melhor! Qdo eu cai estava equipado, mas sem luvas! Acho q se estivesse com elas o estrago no meu dedo teria sido menor! Eu acho um absurdo, pessoas andando de chinelo/descalços (vejo bastante), tbm shorts, caiu as pernas são as que mais sofrem por menor q seja a queda! Dificilmente uso shorts no transito! Tenho muito receio! Mas parece q o povo naum tah nem ai...e os que se preocupam com a segurança tem q arcar com o peso dos custos no Brasil!

blaugusto
02-12-10, 11:31
Mas, uma coisa que é debatida direto na revista Motociclismo e algo para se refletir: se os impostos sobre os equipamentos de segurança para motociclistas fossem em níveis civilizados, será que o povo teria acesso bem mais fácil à capacetes mais modernos (como Shoei, Bieffe e LS2), jaquetas e luvas (talvez eu seja o único a usar luvas dentro da cidade aqui...)? Como todos sabem, os impostos aqui são de matar e o cenário não é diferente no mundo motociclístico.

Muitas pessoas que compram moto justamente para fugir do ônibus não tem dinheiro nem para pagar as prestações do financiamento em dia; então, elas usam o capacete que vem de brinde mesmo, já que não tem grana para comprar nem um Mach 5 RT. Se os impostos fossem mais baixos, certamente estariam mais equipados para andar de moto, ainda que não totalmente correto (sem botas ou jaqueta de couro).


É que o povo é meio besta mesmo. Não é culpa dos impostos não.

Ao invés de pegar uma 150 que custa 7mil pq não pega uma 125 que custa 6mil? Ou uma 100 que custa 4mil?
Não é so pra fugir do onibus??


Não vamos jogar a culpa nos impostos não, a culpa é da cabeça fechada do povo. Exclusivamente do povo!


Já diz o velho ditado: Quanto mais pobre mais caro o celular.

LwkinhaZ™
02-12-10, 11:35
:drool: :drool: Testes Sharp :drool: :drool:

SHARP linear impact helmet test (http://www.youtube.com/watch?v=Y4_VgPDVeUA#)

Test Sharp Helmets [www.reseteados.com] (http://www.youtube.com/watch?v=D-f5tbb1rX0#ws)

LwkinhaZ™
02-12-10, 11:42
É que o povo é meio besta mesmo. Não é culpa dos impostos não.

Ao invés de pegar uma 150 que custa 7mil pq não pega uma 125 que custa 6mil? Ou uma 100 que custa 4mil?
Não é so pra fugir do onibus??


Não vamos jogar a culpa nos impostos não, a culpa é da cabeça fechada do povo. Exclusivamente do povo!


Já diz o velho ditado: Quanto mais pobre mais caro o celular.



kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... .chorei no ditado!!!! kkkkkkkkkkk

O que vc flou blau tbm é valido...mas a maioria compra financiado em parcelas a perder de vista! entaum não faria muita diferença no bolso. Na hora a pessoa não pensa nos 50$ ou 80$ de diferença entre uma honda ou uma Sundown...não sei se conseguiu entender o q eu quis dizer...


Ahhh e pq na europa e nos states os capacetes tops custam em torno de 600 a 800 reais e aqui custa quase 4 mil???

blaugusto
02-12-10, 11:51
É nada Lucas. A diferença no financiamento não fica em apenas R$80,00 não.

E outra: se o caboclo não consegue enxergar isso a culpa é só dele e não dos impostos.
O povo é que é tonto e não bota as coisas na ponta do lápis.

O povo que é tonto chamando de inquebravel aquele motor que pede troca de corrente de comando proximo aos 40mil km.
Ou aquele outro motor que pede itens paralelos pra parar de fazer visita ao mecanico, pq o item, original não presta.

A culpa é só do povo.

NiveaC
02-12-10, 20:49
Me lembro de mtas vezes qndo criança ter andado sentada no tanque da moto, tentando alcançar o mata-cachorro para apoiar os pés. Na década de 80 isso era comum, assim como andar sem capacete, pilotar só com uma mão só ao guidon, andar em 3 as vezes até 4 pessoas em uma única moto...
Acho que falta empenho do poder público em criar ações para conscientizar as pessoas quanto aos porquês das normas de segurança. Multar faz sentir no bolso mas não educa, sou a favor de critérios mais rígidos nas renovações das CNHs.


Não por isso, quando eu era criança tbm andava no tanque, meu pai pilotando, minha irmã atras dele e por último minha mãe rs.
É evidente que o processo para ser habilitado/renovar deveria ser infinitamente mais rigoroso mas acredito que multar eduque sim, uma pessoa pode cometer um milhão de vzs uma infração, se tomar uma multa salgada provavelmente não fará de novo

NiveaC
02-12-10, 21:08
Teste Extra: Segurança nas motos
Mario Campagnani

Principal item de segurança para os motociclistas, os capacetes são, muitas vezes, esquecidos pelos mesmos. Com isso, eles deixam de contar com uma peça que pode ser a diferença entre a vida e a morte na hora do acidente. Sabendo da importância do equipamento, o Inmetro criou uma série de normas técnicas visando a segurança do produto desde a fábrica. São elas que garantem a segurança que pode fazer toda a diferença nas ruas.

A qualidade é verificada por seis testes, que analisam diversos aspectos, como a resistência da viseira e as dimensões do capacete. De acordo com a chefe da divisão de fiscalização da qualidade do Inmetro, Márcia Rosa Franco, é importante que o consumidor sempre procure o selo do Inmetro na hora de comprar o produto.
http://extra.globo.com/fotos/2007/07/24/24_MVG_capacete2.jpg

Mesmo no caso de o capacete ser importado e muito caro, é preciso que ele tenha o selo
- Essa é a única segurança que o consumidor tem ao comprar um capacete, pois não há como identificar apenas visualmente a resitência do produto. Mesmo no caso de o capacete ser importado e muito caro, é preciso que ele tenha o selo - afirma Márcia.

A chefe da fiscalização explica que as avaliações são feitas nos capacetes enviados pelas próprias indústrias e importadoras. Porém, para manter os padrões de segurança, também são feitas fiscalizações nas lojas e distribuidores.

- Há pouco tempo, em São Paulo, fizemos uma apreensão porque uma importadora apresentou um produto para avaliação, que foi aprovado, mas depois começou a comercializar um que não atendia aos requisitos do Inmetro e não podia ter o selo.

Os testes de qualidade são realizados nos laboratórios do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro, sob a coordenação do gerente do laboratório de ensaios mecânicos do INT, Renan Soele.

http://extra.globo.com/fotos/2007/07/24/24_MHG_capacete1.jpg
Antes de serem vendidos no país, todos os capacetes precisam passar pelos seguintes testes:

Dimensional: verifica se o capacete cobre todos os pontos vitais da cabeça. O famoso capacete "coquinho", por exemplo, não cobre esses pontos;
Cinta jugular: analisa o tamanho e a resistência da cinta que prende o capacete à cabeça;
Descalçamento: um gancho é preso ao capacete para ver se ele resiste a um puxão para cima. Nesse teste, o objetivo é ver se o capacete se solta no caso de um imacto;
Esmagamento: uma prensa exerce força lateral e frontal no capacete para ver se ele deforma. Dificilmente um capacete é reprovado nesse teste;
Viseira: um peso pontiagudo é jogado em cima da viseira, testando a sua resistência;
Impacto: três capacetes são colocados em ambientes diferentes - um em uma estufa, a 50º, outro no freezer, a -20º, e mais um embaixo de um torneira, que simula a chuva. Depois, cada um vai para um imenso aparelho que testa o impacto do capacete com uma superfície rígida. Esse exame é o que mais reprova.
http://extra.globo.com/fotos/2007/07/24/24_MHG_capacete4.jpg

[font=times new roman]Segundo Soele, são esses testes que garantem a qualidade do capacete comprado pelo consumidor.

Fonte: Times New Roman http://extra.globo.com/economia/materias/2007/07/17/296822331.asp

Foi a única coisa que achei sobre o teste, vou perguntar na ouvidoria do Inmetro se eles tem um vídeo ou maiores explicações sobre o assunto, por exemplo a velocidade etc

Rodrigo_Alves
02-12-10, 21:32
Isso é fato! Acho exorbitante os preços no Brasil! Pra vc ter coisa boa precisa ser rico! O rodrigo tah certissimo! Qto mais proteção melhor! Qdo eu cai estava equipado, mas sem luvas! Acho q se estivesse com elas o estrago no meu dedo teria sido menor! Eu acho um absurdo, pessoas andando de chinelo/descalços (vejo bastante), tbm shorts, caiu as pernas são as que mais sofrem por menor q seja a queda! Dificilmente uso shorts no transito! Tenho muito receio! Mas parece q o povo naum tah nem ai...e os que se preocupam com a segurança tem q arcar com o peso dos custos no Brasil!


Sim, cara. O que mais vejo aqui são jovens pilotando de bermudas, mulheres com chinelo e blusinha, rapazes andando de moto sem camisa... Tá certo que Sorocaba é quente pacas, mas isto não é motivo para ir pilotando moto descalço e sem camisa; sem falar que a polícia não multa quem pilota com viseira aberta, sendo que os próprios policiais usam aqueles capacetes tipo "robocop" com a parte da frente levantada.

Até mesmo quem tem grana para comprar uma CBR não pilota adequadamente. Macacão, luvas ou jaqueta são itens lembrados só para quem pega estrada com as superesportivas; na cidade, a maioria só usa capacete mesmo (algo comum aqui é casais em superesportivas onde o piloto usa um capacete top e a garupa, geralmente a esposa ou namorada, usa um capacete de R$ 60,00).

Prestes
06-01-11, 08:37
O povo que é tonto chamando de inquebravel aquele motor que pede troca de corrente de comento proximo aos 40mil km.
Ou aquele outro motor que pede itens paralelos pra parara de fazer visita ao mecanico, pq o item, original não presta...


Seria a mesma coisa que eu chegar e falar que pra mim sundown é marca de protetor solar, concordo que tem muita gente que defende as motos indestrutiveis da vida ate a morte, eu tenho uma da marca porem sei os limites , defeitos e vantagens dela.
Porem esse tipo de comentario instiga os donos dessas motos a continuar essa discriminaçao milenar de marcas.

Voce falou da corrente que pede agua antes dos 40.000Km, você tem razao sou prova disso
Porem pergunto a voce , pela sua assinatura penso eu que voce é dono de uma Yes 2007 teoricamente uma moto bem melhor que uma Fan 2007 que ainda tem tambor na frente, agora como voce me explica que a sua moto tem preço de revenda de 2.000 enquanto essa Fan tem 3.300 e sabe quem faz isso acontecer ? Nao sao os donos das Hondas e sim vocês que nao sabem defender a sua marca.
E afirmo Yes é muito mais moto que qlqr Fan's da vida, so que a refenda é um cocô ! :NOOK:

blaugusto
06-01-11, 11:12
Seria a mesma coisa que eu chegar e falar que pra mim sundown é marca de protetor solar, concordo que tem muita gente que defende as motos indestrutiveis da vida ate a morte, eu tenho uma da marca porem sei os limites , defeitos e vantagens dela.
Porem esse tipo de comentario instiga os donos dessas motos a continuar essa discriminaçao milenar de marcas.

Voce falou da corrente que pede agua antes dos 40.000Km, você tem razao sou prova disso
Porem pergunto a voce , pela sua assinatura penso eu que voce é dono de uma Yes 2007 teoricamente uma moto bem melhor que uma Fan 2007 que ainda tem tambor na frente, agora como voce me explica que a sua moto tem preço de revenda de 2.000 enquanto essa Fan tem 3.300 e sabe quem faz isso acontecer ? Nao sao os donos das Hondas e sim vocês que nao sabem defender a sua marca.
E afirmo Yes é muito mais moto que qlqr Fan's da vida, so que a refenda é um cocô ! :NOOK:

Faz as contas:
Quanto custa uma Fan?
Quanto custa uma Yes?
Qual o preço de revenda de uma Fan?
Qual o preço de revenda de uma Yes?

Faz custo - revenda e verá que vai dar praticamente o mesmo resultado, se não der menos pra Yes.

Obvio que o preço de revenda da Yes é menor... ela custa menos!!!!

SydmaaR
06-01-11, 11:19
é cara, minha fan é 2007
e ela é muito boa cara, tirando a parte que ela era meia pelada, kkkkkkkkkkkkkkk
mais para comprar e vender é muito bom o mercado dela :OK:

NiveaC
06-01-11, 12:22
Seria a mesma coisa que eu chegar e falar que pra mim sundown é marca de protetor solar, concordo que tem muita gente que defende as motos indestrutiveis da vida ate a morte, eu tenho uma da marca porem sei os limites , defeitos e vantagens dela.
Porem esse tipo de comentario instiga os donos dessas motos a continuar essa discriminaçao milenar de marcas.

Voce falou da corrente que pede agua antes dos 40.000Km, você tem razao sou prova disso
Porem pergunto a voce , pela sua assinatura penso eu que voce é dono de uma Yes 2007 teoricamente uma moto bem melhor que uma Fan 2007 que ainda tem tambor na frente, agora como voce me explica que a sua moto tem preço de revenda de 2.000 enquanto essa Fan tem 3.300 e sabe quem faz isso acontecer ? Nao sao os donos das Hondas e sim vocês que nao sabem defender a sua marca.
E afirmo Yes é muito mais moto que qlqr Fan's da vida, so que a refenda é um cocô ! :NOOK:


o povo é muito alienado com marca, não adianta falar que yes tem isso e aquilo, o povinho vai na onda do "honda é honda" daí não valoriza outras motos, sem contar, que como o augusto disse a yes custa menos, logo seu valor de revenda será menor tbm (isso no começo, depois a honda diminuiu o preço da fan, deixou a mesma coisa só que sem nada) como não tem como vender uma antiga mas cara que uma nova (no caso da yes) fez um efeito cascata e por isso o preço é baixo na revenda

HeitorBsb
06-01-11, 13:24
vale lembrar também que o capacete deve ser descartado depois de qualquer impacto, pois apesar de nao haver nenhum dano visível na superficie, ele pode estar comprometido internamente, e isso você só vai saber se ele sofrer outro impacto. Essa pode ser a diferença entre a vida e a morte.
é triste pensar que você gastou uma grana absurda num capacete e numa queda boba, tem que comprar outro e aposentar o primeiro, MAS é melhor prevenir do que se lascar.
Existem mtos capacetes baratos e que são bons, bons no sentido de serem seguros. Mtos capacetes certificados pela snell, dot, inmetro e com notas boas no Sharp. Porém esses testes consideram somente a proteção. O que vai aumentando o preço dos produtos mais caros sao os outros itens: conforto, peso, aerodinamica e etc.
Os materiais vao mudando pois a tecnologia vai evoluindo, e isso permite a construcao de um produto mais leve, com a mesma proteção ou as vezes com mais proteção ainda.
O teste da sharp é interessante por isso, tem mtos capacetes tops que nao conseguem a nota maxima, e outros intermediarios que tem todas as estrelas. Pq? pq eles medem somente o grau de proteção. E no final das contas é justamente isso que importa. Se você quer pagar mais caro por um capacete mais moderno, que veste melhor, tem menos barulho, mais leve e etc, faça isso. A escolha é só sua.
Agora quanto a questao de importacao oficial eu acho uma grande bobagem. Já trabalhei com importação, ja trabalhei com certificação no inmetro e a burocracia é enorme, os impostos sao extremamente abusivos, é tudo muito caro. Esse papo de garantia pra mim é bobagem. Esse cara só ta falando isso pq a cada capacete importado independentemente é ele que deixa de ganhar grana. Garantia de capacete cobre pequenos detalhes, pintura com falhas, peças que podem ficar soltas, esses detalhes menores. Tudo isso pode ser observado na hora da compra, e se decidir comprar um que nao seja importacao oficial, é só redobrar a atenção e aceitar o fato de que se aparecer qq coisa no futuro vc nao vai poder reclamar.
Não existe garantia depois que você caiu com o capacete. A única empresa que tenho conhecimento que faz isso é a LS2 se nao me engano, o que é uma atitude muito legal da parte da empresa. Todos saem ganhando, a empresa pode estudar os danos, tentar melhorar seus produtos e enquanto isso o consumidor sai ganhando um capacete novo.
Pra mim, se é certificado pela Snell, pra mim já é suficiente. Aposto que mtos dos capacetes que passam no inmetro não passariam no snell.
putz, escrevi demais.
hahaha
abraços.

Prestes
06-01-11, 14:30
Faz as contas:


YES ED - 5.758,00 - 2010
FAN ES - 5.696,00 - 2010

Opa Fan esta mais barata ???
Levemos em consideração que a Yes vale a pena pois vem BEM mais equipada que uma Fan ES !
Agora deixo o desafio, tirem essas duas motos da CC e tenta revende-las sabemos que a Yes vai chegar na casa dos 3,000 enquanto a Fan fica na casa de 4,000 ~ 4,500 e sera vendida num tempo mais curto !

Repetindo nao sou Hondeiro sei os prós e os contras da marca com relação ao modelo que tenho (Bros) e digo mais se eu tivesse um amigo com interesse em adquirir uma moto ate 150cc eu perguntaria se ele pretende ficar com a moto um tempo consideravel ( 3 ~ 4 anos ) se a resposta fosse Sim , falava pra ele abraça uma Yes com toda certeza uma moto que pelo preço vem ate que completa de mais pra quem ta acostumado com Fan's e CG's .

blaugusto
06-01-11, 15:41
Prestes, faça as contas com inteligencia, use os valores do ano de 2007.

Já vi mais de um vender Yes 2007 por mais de R$2800,00. Assim como vejo Fan encalhada...

SydmaaR
06-01-11, 15:45
Depende muito do estado da moto, e do comprador

já vi uma pessoa comprando uma Cg 97, horrível e acabada
pagando 2.800 reais, isso foi em dezembro de 2010 ainda
se fosse meu parente eu matava um cara desses

RoyCe^
07-02-11, 22:53
Eu acho o seguinte, qualidade tem preço. Um ebf de 50 conto passa no teste do inmetro? Passa, mas isso significa que ele atende o minimo dos requisitos de segurança. Usa um Ls2, yohe e depois usa o ebf e veja a diferença. Penso o seguinte, se economizam na viseira que é um item barato imagina no resto do capacete? Pq aquela viseira fina igual um papel também passa no teste do inmetro, agora leva uma pedrada que algum pneu de caminhão levanta na pista bem no meio da viseira. Claro que existem casos que a marca do capacete acaba encarecendo o mesmo, vc acaba pagando mais por usar determinada marca.


Concordo em ABSOLUTO com tudo o que disse, porém só ressalto uma coisa:

Shark, AGV, Arai e outras marcas são sim melhores e mais caras!
Porque melhores? Porque não atendem só os requisitos MÍNIMOS para se passar nos testes dos ITL e Inmetro, mas sim porque ultrapassam e EM MUUUUUUUUUUUUUITO os requisitos mínimos de qualidade, e são projetados para impactos muito mais fortes, independentemente do ângulo do impacto. Possuem uma tecnologia IMPECÁVEL se comparados ás pequenas marcas. Entradas e ar, exaustores.. até o sistema de ventilação passa por inúmeros testes mostrando que sua eficácia é realmente significativamente superior ás pequenas marcas.

Claro que toda essa qualidade e minunciosidade com cada item do capacete agrega valor, isso é inquestionável..

Exemplo:

Viserira do EBF (10..15 pila a viseira) -> Fina, transparente (por pouco tempo), risca facilmente e não atura impactos "mais concentrados". A viseira simplesmente trinca ou quebra.
Ecxesso de sol também danifica a viseira, deixando-a mais "opaca" a sua visualização.
Sistema Anti embaçante ?! uhaeuheuhae.. não existe! Fecha a viseira e dê duas "fungadas" dentro... e Pronto, você transforma o sol lindo de domingo em um dia ''negro'' de neblina! UAHAUHAUHahAUHhuAHaUAHauAHau

Viseria do AGV K3 Ghotic (249,00 reais a viseira) -> Grossa, resistente, sistema anti embaçante PERFEITO e realmente difícil (difícil mesmo) de se riscar.

Estou falando SÓ da viseira... se for falar do capacete por completo... vou ter que escrever mais de hora sobre isso! uahauhauhauahah

Abração!!

NiveaC
07-02-11, 23:11
Viserira do EBF (10..15 pila a viseira) -> Fina, transparente (por pouco tempo), risca facilmente e não atura impactos "mais concentrados". A viseira simplesmente trinca ou quebra.
Ecxesso de sol também danifica a viseira, deixando-a mais "opaca" a sua visualização.
Sistema Anti embaçante ?! uhaeuheuhae.. não existe! Fecha a viseira e dê duas "fungadas" dentro... e Pronto, você transforma o sol lindo de domingo em um dia ''negro'' de neblina! UAHAUHAUHahAUHhuAHaUAHauAHau

olha, antes de trocar usei um ebf simples por 2 anos e risquei tudo aí que não aconteceu, sofri acidente com ele e dava pra usar a mesma viseira ainda se quisesse, só quebrou o pininho de levantar. O povo adora falar mal, acho pro tork muito ruim (tem um aqui em casa não to falando por falar) agora esse ebf, não tenho do que reclamar, acho um capacete muito bom pra uso urbano.

anti fog tem muito capacete que promete e não cumpre, o esquema é em dia chuvoso levantar na hora que para no semáforo pq em movimento é muito raro embaçar e deixar um dedinho levantada a viseira em movimento só, conheço gente que comprou aquele shark evoline que é super caro e precisou parar na estrada pq não conseguia mais enxergar nada

Leofa150
07-02-11, 23:30
Falando em capacete Um bem Que salva nossa vida !!
acho muito bom o da marca PEELS tenho um mach 5 ja faz um 2 anos e adoro ele
é confortavel e seguro pois em março do ano passado cai com um outro peels que eu tinha e
falo a verdade se não fosse o capacete eu tinha rachado a cabeça



Abraços a todos !

Felipe Neri
10-02-11, 10:55
Eu tive um ebf orion e acabei trocando porque a sensação que as espumas me passavam era de que ele ficava solto demais na minha cabeça. Comprei um pro tork 788 e que diferença! O 788 apesar de ser o mesmo número me passa uma sensação de segurança 1000 vzs maior que o ebf, fica bem justo na cabeça, não balança, ouço pouco barulho de vento e o melhor, me custou perto de 100 reais.

Gostaria de ter um shoei, um arai? Claro que sim, mas pelo menos em sensação de conforto e segurança o pro tork está se saindo muito bem.

marco.alferreira
15-02-11, 13:27
Capacete mais caro é mais seguro sim!

Como os amigos disseram anteriormente, os capacetes mais caros tem esse custo devido aos materiais que são fabricados, pesquisas que são realizadas e o empenho da fabricante em passar com absurda folga nos testes do IMETRO, DOT e etc. Além disso se preocupam com aspecto beleza, e conforto, basta colocar um EBF do lado de um ARAI pra fazer uma comparação.

Capacetes mais baratos simplesmente são feitos seguindo padões mínimos de segurança para que passem em tais testes sem se importar muito com a beleza estética ou conforto pois eles são feitos apenas para obedecer padões mínimos!

Os dois vão me oferecer segurança? Sim! Porém um capacete feito de Plastico injetado (EBF) irá me oferecer o mínimo de segurança exigida pelos orgãos que certificam capacetes enquanto o capacete feito em Fibra de Carbono vai me oferecer muito mais que os padrões mínimos de segurança que é exigido pelo orgão.

Comparar capacetes baratos com capacetes caros é a mesma coisa que falar que freio a disco é a mesma coisa que freio a tambor, porque os dois freiam do mesmo jeito :S

Com segurança não se brinca, e nem se economiza, eu sou totalmente a favor do que colega disse a algumas mensagens atrás, se EBF fosse realmente bom, o Rossi usava, o Stoner usava, ou até mesmo o Alex Barros usava, os caras são referência para que sejam desenvolvidas novas tecnologias porque submetem seus capacetes, macacões, botas e motos ao máximo de stress em questão de velocidade, clima e uso constante na pista.

Abraço a todos

Joao XTZ
15-02-11, 22:10
Com segurança não se brinca,...e nem se economiza, eu sou totalmente a favor do que colega disse a algumas mensagens atrás, se EBF fosse realmente bom, o Rossi usava, o Stoner usava, ou até mesmo o Alex Barros usava...


falo isso a tanto tempo... e o pessoal dá risada!!!

valeu ...

Nickneo
15-02-11, 23:05
O ben trabalha pra EBF? :G

Faço uma simples comparação: os caras economizaram na VISEIRA, colocaram material que facilmente risca, facilmente embaça, facilmente fica opaca....

Porque não economizariam também na proteção do capacete? Ele aguenta marretada, excelente! (pra quem quer usar como qualquer outra coisa menos como capacete) Mas quem disse que isso é sinonimo de proteção? O melhor capacete é aquele que mais absorve e distribui o impacto, do contrário usaríamos aço puro na cabeça.

stcowboy
16-02-11, 18:46
Já que o tópico subiu, me junto ao coro: Com segurança não se brinca!

Leofa150
16-02-11, 19:36
Já que o tópico subiu, me junto ao coro: Com segurança não se brinca!
2

imported_Júlio César
01-03-11, 23:47
O capacete é a parte mais importante relacionada com a segurança do motoqueiro.

Em relação a preço e durabilidade, o melhor é investir em um capacete mais caro. Já sofri acidente e graças a Deus
não aconteceu nada de grave, mas na hora que eu olhei o meu capacete (tinha uns riscos que com um canivete eu não consegui fazer) e o
meu capacete não era dos bons não hemm.. rsrsrs

Não perdi tempo e corri numa loja e comprei um melhorzim. E hoje não arrependo.
O meu capacete é um PEELS Furius Ryu Figther

deivison_lins
01-03-11, 23:56
Nos classificados tem um cara vendendo um Norisk novinho, do modelo novo por 150 dinheiros.
Tenho dois iguais soh q o modelo anterior e pegaria os 250 reais em cada, que paguei no dia.
Capacete bom eh outra história.

juhpalaver
04-03-11, 02:05
rodei 2 anos com um San Marino... 2 anos com EBF-7
o san marino eh mais velho, e ta mais inteiro!
segunda ganhei um NoRisk Koi (225,00 mangos)
um numero menor que meus 2 antigos, e ficô perfeito
a viseira entao, sem comentarios...
vale a pena um pouco a mais de segurança por um pouco mais de grana...
parceladao em 6x no cartao sem juros!

:D

binhoassistec
05-03-11, 00:16
pow ben
curti muito esse joguinho nas antiga

faz o seguinte arruma um capacete bom, nem precisa ser hiper mega ultra power
pega um ls2 emprestado de alguem
anda aproximadamente 1 hora com ele
te garanto que vc nunca mais vai querer um ebf de 50 conto....

entra nessa conta conforto
vc se sente mais seguro com um capacete assim
olhe bem a quantidade de proteçao que tem dentro dele e compara com o ebf

capacete pra mim assim que comprar a moto de novo vai ser de ls2 pra cima sem duvida.....


karacas, exatamente isso...

:clap:

Joao XTZ
05-03-11, 10:34
Não pego capacete vagabundo emprestado , pq só consigo gostar do meu Bieffe ,e sei como é LS2 , No Risk e outros melhores , muito melhor!!!

valeu ...

Elfo®
05-03-11, 16:06
http://g1.globo.com/videos/autoesporte/v/veja-como-pilotos-da-motogp-escolhem-capacetes/1327242/#/Todos%20os%20v%C3%ADdeos/page/1

blaugusto
06-03-11, 15:16
Comprei um Norisk e achei desconfortavel. Barulhento e balança muito quando a garupa tá comigo. Tõ vendendo e vou ficar com meu VAZ mesmo.