PDA

Ver Versão Completa : aumento de curso eh possivel?



barbeirorp
26-11-05, 18:50
olah

como se aumenta o curso do motor da cg ( ou no caso da minha zing, abos sao semelhantes pq o meu eh varetado que nem o da cg.. ou seja.. tem ateh o mesmo curso de 49,5 mm



serah que trocando o girabrequim aumenta o curso? pq aumentando o curso... seria melhor que aumentar o cilindro

Alan
26-11-05, 18:56
Dá pra aumentra sim, ou trocando o gira, ou trabalhando o seu, onde os caras literalmente cortam ele e fixam denovo com um curso maior... mas tem que ser feito por quem manja...

Alan
26-11-05, 18:57
Acho mais esquema comprar a Stradinha que te disse hehe, por aí mesmo deve ter umas por esse preço...

Legumi
26-11-05, 18:58
cortar o virabrequim??? Com curso maior vai bater no cabeçote a nao ser que troque a biela por uma mais curta, ou nao?

barbeirorp
26-11-05, 21:31
cortar o virabrequim??? Com curso maior vai bater no cabeçote a nao ser que troque a biela por uma mais curta, ou nao?


entaum, por isso que eu postei o topico aqui, pra a gente ver se eh possivel ou não. pq tem tanta gente que usina o cilindro, chega a largar uma casquinha.... e eu acho mais confiavel com certeza o aumento de curso, pois amplia a cilindrada e deixa uma margem de segurança na preparação.


tipo... meu pistão eh grande 62mm.. mas o curso 49,5 dah 149cc. se eu conseguisse ampliar o curso... eu teria 60mm de curso, ampliaria pra 181cc. taria fileh!

mas isso eh uma suposição apenas. estou com dó de mecher no motor da minha pois o mesmo estah fazendo 37km com 1 litro da gasola

barbeirorp
26-11-05, 21:32
Acho mais esquema comprar a Stradinha que te disse hehe, por aí mesmo deve ter umas por esse preço...


por enquanto eh soh especulação alan

mas se eu conseguir mecher nesse meu e deixa-lo "duravel" fazer uma coisa dentro dos parametros da confiabilidade , tudo muito bem feito, balanceado e tal.. ai beleza senao deixo original... afinal 37km por litro num eh qualquer moto neh

GPeace
26-11-05, 22:25
Acho q naum daria certo naum...

Pensa comigo....

Se aumentar o curso, vai ter q aumentar o cilindro tmbm...

O motor vai ter menor giro, o que vai diminuir a rotação do pião, sendo assim menor desempenho tanto em arrancada quanto d final...

Tou certo???

O que dizem???

Saúde e paz...

fernanet
27-11-05, 00:34
O tamanho da biela naum aumenta o curso, o curso eh a distancia entre o ponto morto superior ateh o ponto morto inferior do cilindro, q eh igual ao dobro do raio da manivela. Se vc aumenta a biela, aumenta do p.m.s. mas tb aumenta o p.m.i. naum interfirindo no valor do curso.
Acredito q um projetista d motores deve usar um coeficiente de cagaço entre 1,2 e 1,5 (to xutando) dai se vc quiser dar uma forçada d no max 15% axo q ainda vai tar dentro dos limites d segurança.

fernanet
27-11-05, 00:46
Tava vendo aki na apostila do professor Durval d motores (q qndo eu tiver uma conexão descente eu vo por ela na net) q motores d curso longo (subquadrado) tendem a obter funcionamento suave, bom torke em baxa rpm e combustão mas completa.
Motores de curso curto (superquadrado), eh a solução preferida em propulsores esportivos, pq permte um motor mais baixo, vira mais leve e compacto, bielas mais leves e curtas e mais espaço para as valvulas. Disso resultam maior potencia em altos regime, facilidade pra subir os giros, tendencia d durar mais e suvavidade em altas rpm.
Curso igual ao diametro do pistão eh motor quadrado e mescla as caracteristicas dos dois motores (por exemplo os motores de 2.0 da GM q tem 86 x 86 mm)

Bacana o artigo neh dexo soh por bibliografia senaum o prof me mata hehehe
Motores de combustão interna- Eng Durval Piza De Oliveira Junior, pg. 12

Legumi
27-11-05, 06:57
Nao, nao, Fernanet, voce nao entendeu.

Eu nao disse que alteraçao na biela aumenta o curso. Eu disse que trocar o virabrequim por um de raio maior pra aumentar o curso faria o pistao bater no cabeçote, e ai poderia ser necessario uma biela mais curta.
Mas essa diferença pod ser tirada diminuindo a altura do pistao ou usando um cilindro mais alto tambem.

Legumi
27-11-05, 07:03
mas sao mudanças caras, dificeis de fazer e de encontrar peças pra isso, com risco alto de nao ficar bom e que mexem muito com a caracteristica do motor. Eu me limitaria a colocar um pistao de maior diametro e mexer em carburaçao, escape dimensionado ou comando. Acima disso so com outro motor mesmo.

barbeirorp
27-11-05, 09:26
Tava vendo aki na apostila do professor Durval d motores (q qndo eu tiver uma conexão descente eu vo por ela na net) q motores d curso longo (subquadrado) tendem a obter funcionamento suave, bom torke em baxa rpm e combustão mas completa.
Motores de curso curto (superquadrado), eh a solução preferida em propulsores esportivos, pq permte um motor mais baixo, vira mais leve e compacto, bielas mais leves e curtas e mais espaço para as valvulas. Disso resultam maior potencia em altos regime, facilidade pra subir os giros, tendencia d durar mais e suvavidade em altas rpm.
Curso igual ao diametro do pistão eh motor quadrado e mescla as caracteristicas dos dois motores (por exemplo os motores de 2.0 da GM q tem 86 x 86 mm)

Bacana o artigo neh dexo soh por bibliografia senaum o prof me mata hehehe
Motores de combustão interna- Eng Durval Piza De Oliveira Junior, pg. 12



sim, e a tal da relação r/l

barbeirorp
27-11-05, 09:31
mas sao mudanças caras, dificeis de fazer e de encontrar peças pra isso, com risco alto de nao ficar bom e que mexem muito com a caracteristica do motor. Eu me limitaria a colocar um pistao de maior diametro e mexer em carburaçao, escape dimensionado ou comando. Acima disso so com outro motor mesmo.

vichi , meu pistao jah eh 62mm hehehe curso 49.5 vou por qual pistão nessa moto? jah eh grande pakas

fernanet
27-11-05, 10:03
Tava vendo aki na apostila do professor Durval d motores (q qndo eu tiver uma conexão descente eu vo por ela na net) q motores d curso longo (subquadrado) tendem a obter funcionamento suave, bom torke em baxa rpm e combustão mas completa.
Motores de curso curto (superquadrado), eh a solução preferida em propulsores esportivos, pq permte um motor mais baixo, vira mais leve e compacto, bielas mais leves e curtas e mais espaço para as valvulas. Disso resultam maior potencia em altos regime, facilidade pra subir os giros, tendencia d durar mais e suvavidade em altas rpm.
Curso igual ao diametro do pistão eh motor quadrado e mescla as caracteristicas dos dois motores (por exemplo os motores de 2.0 da GM q tem 86 x 86 mm)

Bacana o artigo neh dexo soh por bibliografia senaum o prof me mata hehehe
Motores de combustão interna- Eng Durval Piza De Oliveira Junior, pg. 12



sim, e a tal da relação r/l

Na apostila ele fala alguma coisa sobre r/l (mas eu naum to conseguindo lembra o q q eh o "l") tah assim na parte d motores subquadrados:

"Motores de curso longo tendem a obter funcionamento suave, bom torque
em baixas rotações e combustão mais completa, pois o percurso da frente de
chama no momento da queima é menor e as perdas de calor diminuem -- com
benefícios ao consumo e emissões de poluentes. No entanto, se o comprimento
das bielas não for adequado ao longo curso, o motor pode conseguir relação r/l
desfavorável, o que resulta em vibrações e aspereza. Esse inconveniente era
claro nos primeiros Fiasas 1,5, mas foi bastante reduzido quando de sua adoção
no Palio."

Fábio Augusto
27-11-05, 19:21
Para aumentar o curso da cg vc vai ter que colocar o virabrequim da strada, parece que tem que fazer uma adaptação cortando e soldando uma ponta, aumentar o cilindro da cg cortando e soldando outro pedaço e colocar a camisa e pistão da strada e aumentar as varetas, isso eu fiquei sabendo disso em uma retifica da cidade de londrina-PR os caras disseram que la tem varias CGs com essa preparação mais comando e cabeçote preparado e carburador maior, disseram que da pau em twister original. Será que é verdade?

Arnaldo
27-11-05, 19:27
Provavelmente não haverá espaço dentro do bloco para assumir o novo raio de giro maior, e a biela vai raspar na borda do cilindro quando o pistão estiver no meio do curso.
Mas mesmo que fosse possível, essa mudança só traria pontos negativos, vai demorar para subir de giro nas acelerações, vai diminuir a potência em CV embora melhore o torque em baixa rotação, aumenta o consumo e a moto fica xoxa porque não vai encher o cilindro, daí teria que aumentar o tamanho das válvulas...

Legumi
27-11-05, 19:42
A potencia provavelmente vai aumentar porque aumenta a cilindrada, mesmo que diminua o preenchimento por causa do carburdor e coletor subdimenssionado, mas vai admitir mais mistura que antes. Mas o resultado é um tanto quanto imprevisivel. rolo demais por pouca coisa, melhor trocar o motor. No kit da turuna 180 cc os caras trocavam pistao e cilindro, tinha que fazer uma adaptacao no bloco pra receber o cilindro maior.

Arnaldo
27-11-05, 20:17
Cilindrada e potência não tem relação direta (vide as custons) aumentar o volume do cilindro sem aumentar a vazão (das valvulas) só se consegue aumentar o vácuo.
Caso contrário o motor do Aero Willys por exemplo, sería um dos motores mais potentes já fabricado.
abs