PDA

Ver Versão Completa : problema com caixaria cg 125 89



pedroabni
19-12-10, 23:57
ola galera, meu problema eh o seguinte : tenho uma cg 89 today... coloquei uma caixaria (caixa de direção) nova da marca siverst ela eh de rolamento ou roletada algumas pessoas chamam assim, e nao aquelas q usa umas esferas e tal ...

mas o problema nao eh esse

qdo troquei aquelas pistas ( ou bacias q ficam no quadro) percebi q a de cima soltou mto facil, facil mesmo soh puxei ela fazendo uma alavanca com uma chave de fenda......diferente de outras q jah troquei q tive q descer a marreta com uma chave pra poder tirar...

dai acontece o seguinte qdo eu deixo ela apertada do jeito normal e vejo com a moto parada nao tem folga nem nada .... dai saio pra rua e passo nua rua de paralelepipedos dai parece q esta com folga

blz ..

volto pra casa e aperto .... dai vou dar outra volta e nao tem folga nenhuma, porem a frente fica meio dura .... presa mesmo e agora pessoal, sera q o problema esta no quadro ? tipo nessa parte de cima onde fica a bacia ? se for ali ... se ali estiver com folga ... jah era neh ? ou tem alguma coisa pra resolver ???

espero ajuda, abraços

Rogerio Diniz
20-12-10, 00:04
nossa,mas é tanta folga nas bacias q chega a bater?


o negocio é ir num lugar q faz solda e retifica e pedi pra preencher o quadro,ou fazer uma juntinha de lata 1mm q de a volta na bacia e coloque na base da martelada ali! da minha nunca precisei trocar essas bacias!

pedroabni
20-12-10, 00:24
nao ... nao chega a bater nao .... mas eh como se estivesse com folga sabe ...... precisei trocar pq a moto eh 89 neh ;;;; e to dando um tapa geral nela .... vlw

magrao tk
20-12-10, 08:20
Se não chega bater porque tu acha que continua com folga ali? Será que a balança ou os rolamentos das rodas não estão folgados tambem? As vezes confunde. Até frente batendo pode as vezes ser suporte de farol ou de painel batendo.

Pra ter certeza se é na caixa da direção empurra a moto devagar até bater numa parede. Depois suba na moto, segure o freio dianteiro e puxe ela pra trás. Se tiver com folga mesmo vai ter que dar alguma batida. Se tiver mesmo com folga no quadro tem de embuchar, mas é complicado. Ou colocar uma folha de latinha de cerveja, é um RTA que funciona mesmo.
RTA = recurso técnico alternativo = gambiarra :G

pedroabni
20-12-10, 11:57
entao eu tenho certeza q eh ali pq qdo eu aperto legal para com a folga ... bate rnao bate pq pra bater a follga tem q ser mto grande neh ... confundir com outros acho q nao eh pq ta tudo certinho rolamento das rodas bucha da balança suportes do painel e farol tbm jah chequyei .... p problema eh ali mesmo ... cmo eh o esquema da latinha ? bem provavel q eu va usar isso ai "/

magrao tk
20-12-10, 12:27
Bom, mesmo assim... pelo que tu descreveu antes, que pra tirar a bacia teve que usar uma chave de fenda isso significa que um pouco justo ela ainda está. A folga que tem deve ser mínima. Então pra usar a folha da latinha pode ser que ela nem encaixe.

Tem um jeito que eu fiz uma vez num cubo de roda que o rolamento tava assim tambem, encaixando sem forçar muito. Tem de se pegar um pino expansor, que é um pino de material duro com uma ponta tipo um prego, e ir batendo no quadro bem na parede onde a bacia vai encaixar. Tem de fazer a volta toda dando batidas com o expansor. Com isso a bacia vai entrar justa e fica um serviço mais caprichado.

magrao tk
20-12-10, 13:00
Acho que assim é mais fácil explicar:

http://img195.imageshack.us/img195/6365/semttulonsg.jpg (http://img195.imageshack.us/i/semttulonsg.jpg/)

O círculo preto é o quadro onde vai a bacia do rolamento visto de cima. Aí tem de pegar o pino expansor e ir batendo fazendo a volta em toda a lateral onde a bacia fica. Ali do lado eu mostrei o que acontece com o ferro do quadro em cada lugar que bater com o expansor. Fazendo bastante isso em toda a volta o diametro do quadro vai diminuir e a bacia vai entrar bem justa. Mas só faça aonde a bacia fica, porque é só ali que tá gasto. Se fizer onde não tem desgaste a bacia não vai encaixar.

Irmão
21-12-10, 01:43
Olá pedro seu problema pode ser a propria peça que veio com defeito
outro dia fui trocar a bucha da balança de uma titan e quando coloquei
as buchas nova se virasse a balança a bucha caia, pensei que fosse a
balança que estava ruim ai coloquei outra bucha e deu certo, essas peças
"paralelas" (a siverst é uma marca boa) as vezes vem com defeito.
Antes de fazer o que Magrão falou faz o seguinte tira a debaixo ("bacia") e
coloca em cima e a de cima em baixo ai verá se o problema é a peça.

magrao tk
21-12-10, 07:00
Olá pedro seu problema pode ser a propria peça que veio com defeito
outro dia fui trocar a bucha da balança de uma titan e quando coloquei
as buchas nova se virasse a balança a bucha caia, pensei que fosse a
balança que estava ruim ai coloquei outra bucha e deu certo, essas peças
"paralelas" (a siverst é uma marca boa) as vezes vem com defeito.
Antes de fazer o que Magrão falou faz o seguinte tira a debaixo ("bacia") e
coloca em cima e a de cima em baixo ai verá se o problema é a peça.


Nunca peguei nada assim, mas do jeito que tão vindo algumas peças paralelas hoje em dia, era só o que tava faltando é vir fora de medida |:( é o fim da picada :no: Valeu pela informação Irmão, talvez o problema seja mesmo a peça, no caso fazer o que eu disse não rola, pode nem estar gasto e acabar complicando mesmo. É mais vantagem comprar caixa da siverst, é a que eu compro e realmente a qualidade é boa.
Vamo esperar pra ver.

Stone
21-12-10, 11:46
Dá uma conferida se essa folga não é lá entre o espelho de freio e a bengala.
Caso for no rolamento mesmo, existe uma cola chamada "trava rolamento", é bem parecido com trava-rosca, pra não dizer que é igual, aí você dá as pinadas como o Magrão falou e coloca essa cola, ou como a folga é pequena, só coloca a cola que já resolve!