PDA

Ver Versão Completa : TESTE - Preparação da Curva para pintura



Hulk_Douglas
20-12-10, 09:00
Eae pessoal, esses dias me veio uma idéia e resolvi testar srsrrsrsrs!
Lixei a curva da minha Twister e apliquei um Convertedor de Ferrugem, dei duas mão de pintura e dae pintei por ultimo 2 mãos de Colorgin Alta Tempetaruta!

Fiz todos procedimentos do Rótulo! Deixei secar 5horas o convertedor cada mão e deixei 72 horas para secar a Colorgin!
Apliquei a Colorgin com a curva fria.

A minha dúvida é se esse convertedor não vai ferraR toda a pintura quando aquecer, mesmo sendo apenas fundo.?

Para quem não conhece, esse convertedor de Ferrugem é um produto que vem numa embalagem tipo "fluido de freio" é um liquido cor café com leite que quando passa encima da ferrugem, o cano fica preto e ja serve como fundo para pintura.

PESSOAL, vou postar fotos ao passar dos dias, para vocês verem se não foi uma cagada que fiz ou senão é uma boa dica, pois o cano não vai mais enferrujar.

Faloo

Thyago Mahon Barros
20-12-10, 10:31
Brother, nunca ví passar esse produto em canos de escape não, a galera sempre pinta com tinta de alta temperatura direto no escapamento, esse produto só vejo usar em em locais que não vão receber alta temperatura, mas de repente pode dar certo, faz o teste e posta o resultado pra gente. :OK:

mdorigon
20-12-10, 10:49
Tb vou aguardar ancioso pelo seu resultado. Uma vez lixei a curva do meu sarachu, limpei bem limpo e pintei com o colorgin de alta temperatura...kkk Dois dias e na saida do motor ele ja era. Fiz todos os procedimentos bem feitos. Tava estudando fazer uma oxidação negra na curva, tipo esquentar e mergulhar ele num determinado produto pra ele ficar com a cor negra ja no material...mas não consegui nenhum lugar ainda que me fizesse ou indica-se aonde faz. Tb tava vendo de usar tintas pra alta temperatura, usadas em maquinas ou caldeiras. Ja vi com os Eng, Aqui da firma e tem tintas industrias que vão em equipamentos que chegam a 1300 graus. Um escape seria refresco para essa tinta. Vou pegar uns dias de recesso e corraer atras disso.

Hulk_Douglas
20-12-10, 13:30
Tb vou aguardar ancioso pelo seu resultado. Uma vez lixei a curva do meu sarachu, limpei bem limpo e pintei com o colorgin de alta temperatura...kkk Dois dias e na saida do motor ele ja era. Fiz todos os procedimentos bem feitos. Tava estudando fazer uma oxidação negra na curva, tipo esquentar e mergulhar ele num determinado produto pra ele ficar com a cor negra ja no material...mas não consegui nenhum lugar ainda que me fizesse ou indica-se aonde faz. Tb tava vendo de usar tintas pra alta temperatura, usadas em maquinas ou caldeiras. Ja vi com os Eng, Aqui da firma e tem tintas industrias que vão em equipamentos que chegam a 1300 graus. Um escape seria refresco para essa tinta. Vou pegar uns dias de recesso e corraer atras disso.


hauahauau essa tinta é confirmada srrsrs!
Tenta quem sabe galvanizar a fogo... que dae nunca mais enferruja e pode pintar a vontade! é por kilo que eles cobram a galvanização

mdorigon
20-12-10, 16:14
hauahauau essa tinta é confirmada srrsrs!
Tenta quem sabe galvanizar a fogo... que dae nunca mais enferruja e pode pintar a vontade! é por kilo que eles cobram a galvanização


Se ficar preta ou um tom de grafite eu nem pinto !!!

Hulk_Douglas
21-12-10, 07:13
Bahhhhhhh Crianças, não façam isso em casa! hehehe
Ontem coloquei o escape, e no inicio deu uma fumaceira quando parava, e cheiro de queimado...
Quando parei a moto, a curva tinha embolotado toda a pintura. mas só apenas nos 10 primeiros centimetros depois que a curva sai do cabeçote.
OI resto ficou bem preto e ficou bom.

Duas hipóteses
- Ou o convertedor de ferrugem derreteu mais naquela região por causa que esquenta mais e acabou comprometendo a tinta externa que era alta temp
- Ou aconteceu o que sempre acontecer...srsr.. porque a cura do cano sempre fica mais fosca quando pinta de alta temperatura, mas não chega a embolotar.

magrao tk
21-12-10, 07:27
Já comentei em outro tópico que não tenho boas experiencias com tinta alta temperatura (marca colorgin).
Pintei um escape 2t uma vez e depois que saí na estrada de terra ele ficou todo marrom. Depois percebi que quando o cano esquentava a tinta amolecia, por isso que a terra grudou. E não foi só no primeiro dia, ela permaneceu assim até que desmontei e lixei tudo e pintei com spray comum. Apesar de descascar tempos depois prefiro usar tinta comum. No seu caso ou foi o convertedor que não funciona pra alta temperatura ou foi essa tinta mesmo. Tinta alta temperatura eu não uso nunca mais. :stop:

Stone
21-12-10, 11:51
Também já pensei em fazer essa oxidação negra em escapes, até tenho aqui um passo a passo de como se faz em casa
(quero restaurar uma carabina de pressão de quase 50 anos que tenho aki!)

mdorigon
21-12-10, 14:03
Também já pensei em fazer essa oxidação negra em escapes, até tenho aqui um passo a passo de como se faz em casa
(quero restaurar uma carabina de pressão de quase 50 anos que tenho aki!)


Vc pode descrever pra gente Stone ? Eu tenho a maior vontade tb...até arranjo um maçarico se for necessario, tenho um amigo funileio e tenho certeza que ele deixa eu fazer la, o problema é o restante do processo. Vc é de onde ? Cara se eu conseguisse nunca mais me preocupava com a curva... :OK:

Bandit
21-12-10, 14:16
Eu pintei o meu escape Roncar Preto ...ontem cara, usando tinta de alta temperatura, hj ja dei alguns roles, na curva assim q parei, tava subindo bastante fumaça, achei q a tinta nao ia aguentar, mas esperei esfriar e voltei a andar com ela, e parou... agora ela fria olhei, e na parte da curva, fikou um pouko fosca, mas no restante tah perfeito, muito fino, vou posta fotos dele depois, fikou muito mais muito melhor q ele original qd a cor era preto Fosca, agora parece q eu passei um Pretinho bakana, e fikou muito massa...

fredericoelias
21-12-10, 14:21
http://www.durferrit.com.br/produtos_oxidacao.asp

tava dando uma olhada....parece que tem oxidação a frio e a quente.

Stone
21-12-10, 21:58
Cara, antes de tudo você terá que tirar todo o acabamento da curva (tinta, cromo, etc.) deixar só no ferro, e depois polir o mais perfeito possível, depois vem a oxidação.
Tem a oxidação "à boneca" que é a frio, usando um produto químico

tutorialzinho:
http://www.airgun.com.br/forum/viewtopic.php?t=11243&start=0

A outra maneira é deixar ela de molho numa solução de soda cáustica e salitre do xile a aproximadamente 90º, mas é meio perigoso, se jogar água nessa solução ela explode, é feito mais ou menos assim:
http://www.airgun.com.br/forum/viewtopic.php?t=30390&highlight=oxida%E7%E3o
(Tinha um tutorial melhor mas não achei)

E tem uma outra maneira, que é aquecer bem a peça e mergulhar em óleo, mas aí esquenta muito e pode comprometer as características do metal.

Caso você se interessar nessa oxidação com soda e salitre me dê um toque que mando um tutorial completo por MP

magrao tk
21-12-10, 22:16
Essa de mergulhar em óleo já ouvi falar. Até ia fazer nuns parafusos aqui pra ver como ia ficar.
Vou ler as outras, respondi aqui antes de ler hehe...

Stone
21-12-10, 22:24
Esse de esquentar e mergulhar no óleo é usado em parafusos mesmo, peças pequenas, esses dias fiz uns aqui e ficou muito bom, bem preto!

A oxidação na verdade tem várias formas de se fazer, como enterrar a peça em cal virgem e colocar no fogo por uma hora, ou ainda defumar a peça com fumaça de cortiça (rolha), muito interessante!

Ronnytrials
22-12-10, 13:16
e tem outro detalhe pintando com tinta alta temperatura.
a superficie tem que estar a 600 graus tbm na hora da pintura, senao nao suporte os 600 graus. ou seja, tem q pintar cm o escape bem quente, senao de nada vale. foi o que eu li no rotulo do spray q tenho aki, nao sei se todos sao assim.

mdorigon
22-12-10, 16:56
e tem outro detalhe pintando com tinta alta temperatura.
a superficie tem que estar a 600 graus tbm na hora da pintura, senao nao suporte os 600 graus. ou seja, tem q pintar cm o escape bem quente, senao de nada vale. foi o que eu li no rotulo do spray q tenho aki, nao sei se todos sao assim.


Isso ai de pintar com o material quente eu ja ouvi dizer, pena que não achei escrito na lata do colorgin em nenhum lugar essa instrução. Sera que é isso mesmo ? :0_0:

Alan Ranieri
22-12-10, 17:15
Na lata da Colorgin também não diz para pintar quente não...

Bandit
22-12-10, 17:17
Tem q pintar com a lata e o espace QUENTE, nao nescessariamente a 600 graus, nem perto disso, na lata se recomenda acima de 18°C, com pouko umidade... eu simplesmente pintei em um dia de muitos sol, coloquei o escape e a lata no sol por torno de 15 min, e segui as instruçoes, fikou perfeito, ja to andando com ele, e nao mostrou nenhuma falha ate agora... e tah brilhando viu XD

magrao tk
22-12-10, 17:28
Tem q pintar com a lata e o espace QUENTE, nao nescessariamente a 600 graus, nem perto disso, na lata se recomenda acima de 18°C, com pouko umidade... eu simplesmente pintei em um dia de muitos sol, coloquei o escape e a lata no sol por torno de 15 min, e segui as instruçoes, fikou perfeito, ja to andando com ele, e nao mostrou nenhuma falha ate agora... e tah brilhando viu XD

Mas isso eu acho que vale pra toda pintura, não só de alta temperatura. Pelo menos eu sempre prefiro pintar as peças aquecidas, sempre esquento no sol no verão ou uso um maçarico nos dias frios. Isso evita muito de a tinta escorrer e parece que gruda muito melhor na peça. Eu só não esquento a tinta não :0_0:

Essa da tinta alta temperatura recomendar que a superfície esteja a 600 graus tambem nunca vi não. Mas vai saber se não foi isso que deu errado na minha pintura.

Bandit
22-12-10, 18:17
Eu comprei em uma loja especializa, o cara foi bem camarada e me explicou bem :"tem q aplica com a superficie e a lata quente, deixe os dois no sol durante alguns minutos, o escape nao pode ta frio e nem Quente DEMAIS"...
Ah 600°c, acho q o spray ia evaporar todo antes do contato, tanto q na primeira volta com a moto, andei 5 min e parei, o escape tava fervendo, saindo bastante fumaça na parte da curva, mas muita msm, achei q o trein ia pro saco, mas ai esperei esfriar e tornei a andar, nao subiu + fumaça, e fikou perfeito ;)

Alan Ranieri
22-12-10, 18:45
Sabe o que eu pensei em fazer quando for pintar (preto fosco 600º) meu escape (o cromo do meu está zuado) então? Conectar um secador de cabelos da curva para o ar quente entrar e sair por algum tempo para que aqueça bem a peça...

Hulk_Douglas
22-12-10, 19:27
Sabe o que eu pensei em fazer quando for pintar (preto fosco 600º) meu escape (o cromo do meu está zuado) então? Conectar um secador de cabelos da curva para o ar quente entrar e sair por algum tempo para que aqueça bem a peça...

Teu pai vai te matar quando vir a conta de luz.. srrssrrs!

Stone
22-12-10, 23:36
Cuidado ao esquentar a lata de spray, nunca façam isso, ela pode explodir! é sério!

Bandit
24-12-10, 18:43
eh pra colocar no sol, nao e pra coloca no fogo nao viu gente... eh cada um q me aparece nesse forum, vai q um acaba pagando de Homem Bomba ai neh :lol: :lol: :lol:

thomi
27-12-10, 20:52
Salve Galera ... seguinte . cano da Factor já é preto fosco de fábrica ..... e a minha tá com 2 anos já .... e o cano tá ficando meio esbranquiçado, ou seja já não tá como veio de fábrica.
Tava pensando em pintar o cano, já tinha pintado aquele protetor que vai no final do escape de preto fosco com tinta Colorgin 600, ficou muito bom durou bastante, mas qndo cai com a moto ele ralou inteiro e coloquei um novo.

Kero pintar o cano, pq vou envelopar aquele protetor cinza q tem no escape, pois o meu tá com uns raladinhos de leve e já ia fazer isso pra combinar com o escape.

Vou envelopar o protetor e postos as fotos aqui pro pessoal ver. E ai vc me falam se vale a pena ou não pintar o escape. E qual o procedimento q devo fazer??? Lixar, lavar, passar bombril???

Me ajudem ai pessoal.

Abraços

djleo
27-12-10, 21:17
não tem jeito, pode aplicar tinta de ate 10000 graus ele vai descascar pode lixar passar ante ferrugem não tem jeito

crypton ss
27-12-10, 21:31
para nao enferrujar mesmo so fazendo a curva de cano de inox
gasta mais um poucomas fica bom
a minha moto comprei as curvas 45grau e um pedaço de cano
e fui montando e soldei com tig dai so poli a solda e pronto
claro que cromado branco nao fica na saida
ficaum cromado meio amarelo quando esfria e quando ta quente quer fica azulado
pra vermelho :D

magrao tk
28-12-10, 06:57
para nao enferrujar mesmo so fazendo a curva de cano de inox
gasta mais um poucomas fica bom
a minha moto comprei as curvas 45grau e um pedaço de cano
e fui montando e soldei com tig dai so poli a solda e pronto
claro que cromado branco nao fica na saida
ficaum cromado meio amarelo quando esfria e quando ta quente quer fica azulado
pra vermelho :D


Montou com parede dupla?
Nos escapes de moto a curva que sai do motor na verdade são 2 canos, um dentro do outro. Se não tivesse isso o cromado ia azular mesmo sem enrolar o cabo. Talvez o teu coloriu por não ter esse cano interno pra proteger.