PDA

Ver Versão Completa : Associação: 25% dos acidentes de moto causados por cerol matam



Mundo Moto
20-12-10, 10:19
http://img87.imageshack.us/img87/1166/getnl.jpg
A antena tem entre 65 e 70 cm de comprimento e é feita de aço

Um passatempo aparentemente inocente e comum nas periferias das cidades brasileiras vem causando preocupação a quem passa a maior parte do dia sobre uma motocicleta. Linhas com cerol (mistura de caco de vidro e cola) usadas para soltar pipas causaram uma centena de acidentes no País nos últimos 12 meses e, destes, 25% foram fatais.

O levantamento é da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram). De acordo com o presidente da associação, Lucas Pimentel, o último levantamento feito apontou que 50% dos acidentes deste tipo deixaram as vítimas em estado grave ou gravíssimo e outros 25% dos acidentes causaram danos leves.

Dados como esses levaram a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJ) a aprovar um projeto de lei que torna obrigatória a instalação de antenas cortantes em motocicletas para proteger os condutores contra as linhas com cerol.

Os motociclistas que circulam próximo a rodovias, perto de comunidades mais simples, são os que correm mais riscos. É nesses pontos, segundo a Abram, que foram registrados a maioria dos acidentes com pipas com cerol nas linhas. Durante as férias escolares, os acidentes desse tipo também aumentam.

"Nas rodovias, os motocicletas andam em alta velocidade. Fizemos testes e verificamos que um fio corta uma corda grossa de nylon em 3 segundos. Imagina quando esse fio tem cerol. E, durante as férias, é o período em que as crianças dessas comunidades mais ficam em casa e mais soltam pipas", disse Leandro Jacob, proprietário da Jojafer Comércio de Peças e Acessórios para Motos.

A empresa de Santo André (SP)... notícia completa: http://www.revistamundomoto.com.br/?p=noticias&n=1949&tit=Associa%E7%E3o:-25%-dos-acidentes-de-moto-causados-por-cerol-matam

Thyago Mahon Barros
20-12-10, 10:22
Isso é realmente preocupante, acho que deve ter uma fiscalização mais branda em relação a isso, ainda bem que na minha cidade não tem isso.

Alan Ranieri
20-12-10, 10:24
Por isso que tento me precaver usando a essa anteninha tosca...

NiveaC
20-12-10, 11:55
isso significa que tenho mais 3 chances, esse ano uma vez tava passando numa rua e fui "atacada" por um bolo de linha, felizmente não tinha cerol, como era um emaranhado a antena não segurou, senti passando por mim, voltei e xinguei todos os muleques perguntando se eles queriam matar alguém, falei que ali não era lugar enfim, passou uma viatura e só deu um apito (sabe qnd aperta uma vez a sirene) e o cara nem parou pra ver se tava tudo bem nem nada :NOOK:

Dias depois fui lubrificar a relação e adivinha onde tava o emaranhado? na roda, roda enrolada lá rs

Quando é criança só fico chateada dos pais não ensinarem afinal já fui criança e sei que elas não tem noção dos riscos que oferecem aos outros e a si mesmas com cerol mas fico P da vida quando vejo marmanjo empinando pipa

SydmaaR
20-12-10, 12:00
Aqui na Minha Cidade Naum Tem Isso, Mais naum Lembro Aonde, Eu Ouvi Falar Que Em Cidades Como SP, RJ, Estavam Tentando Faser Uma Lei Para Tornar Obrigátorio o Uso Dessas Anteninhas Aí

Mr Kennedy
22-12-10, 08:55
Felizmente na minha cidade não tem isso tbm, mas já vi varios relatos e fotos de decapitações e acidentes gravissimos. Infelizmente não há uma punição severa pra quem usa cerol, pois quando a policia pega alguem usando simplesmente prende o material e manda pra casa, na minha opnião quem utiliza essa linha deveria pegar uns 5 anos de cadeia no minimo, e nao tem essa de que são crianças não, porque pra mim que usa essa porcaria é um bandido assassino.

Celoroots
22-12-10, 09:02
Sou meio suspeito pra falar....pois quando criança ( adolescente tambem....he he he) soltei muito pipa com cerol e tal!!!!
Más acho que fazer uma lei para isso....é muito complexo....pois envolve dinheiro e tudo que envolve dinheiro....eles não querer mexer!!!
O fato de que, pra cortar os outros pipas, precisa de cerol na linha......faz com que se houvesse algum tipo de lei que proibisse a comercialização disso, eles perdessem o interesse por soltar pipa, se bem que eles podem fabricar seu próprio cerol!!!! Más se fosse uma lei severa, com multas ou prisões para quem solta pipa com cerol, poderia resolver!!!
Más isso não é financeiramente viável pra quem trabalha com comércio de pipas....ou seja.....lei dificil de se colocar em prática!!!!

Mr Kennedy
22-12-10, 09:08
Só pra quem tiver estomago forte:
(imagens fortes)
http://www.cerol.com.br/index2.php?pg=conteudo&idmenu=230

fredericoelias
22-12-10, 09:24
não vou mentir que quando pivete soltava pipa com cerol também....mas em lugares onde não passavam veiculo (campo de futebol, descampados...) mas aqui em fortaleza sempre tem casos, e quando morava na periferia um carteiro morreu quase decapitado com o cerol.... dizem que ele caiu no chão e ficou rezando pedindo a Deus que o salvasse daquilo quando juntou pessoas para ver o acontecido.....triste. :d

edit.

será que isso funciona?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165524493-protetor-de-pescoco-hlx-ante-cerol-mais-proteco-pra-voc-_JM

Hernani Belarmino
22-12-10, 10:47
Eu ia perguntar justamente isso tb, e uma vez eu vi aqui no forum mesmo uma balaclava com proteção no pescoço contra linhas, alguém usa ou ja viram, e repetindo a pergunta acima, será que isso funciona?

NiveaC
22-12-10, 11:44
na minha opinião não, só vai evitar a linha que atingir o pescoço, e os braços, tronco etc, não tem problema ser decepado? tem né, então, melhor a antena e pelo que to vendo o mais garantido é instalar duas

corsani
22-12-10, 11:53
na minha opinião não, só vai evitar a linha que atingir o pescoço, e os braços, tronco etc, não tem problema ser decepado? tem né, então, melhor a antena e pelo que to vendo o mais garantido é instalar duas

pra se protejer por completo só se por uma daquelas antenas UHF espinha de peixe.
brincadeiras a parte, mas as leis deveriam de ser bem rigorosas para esse tipo de pratica, tipo como tentativa de assassinato e omicidio para em caso de morte porque todo mundo ja sabe o que pode acontecer.
é claro que temos que nos previnir ,graças a DEUS aqui não temos esse problema, mas acho que não tem politico que anda de moto, porque ao invés de fazerem uma coisa para nos ajudar só fazem leis pra derrubar .

Alan Ranieri
22-12-10, 12:02
Em uma ocasião a antena “corta pipas” acredito que tenha me salvo de alguma lesão fatal ou não, estava a uns 70-80 km/h de repente vejo a linha a frente, no reflexo de proteção apertei o freio, mas como só havia percebido quando já estava muito próximo a moto passou, a linha bateu no meio da antena e subiu em direção aquela “lamina” que tem na ponto e cortou a linha de boa, eu uso a antena ligeiramente inclinada na minha direção para justamente para facilitar o deslocamento da linha até a “lamina” e diminuir ao máximo o espaço livre que fica entre o condutor e a antena.

Hernani Belarmino
22-12-10, 12:12
na minha opinião não, só vai evitar a linha que atingir o pescoço, e os braços, tronco etc, não tem problema ser decepado? tem né, então, melhor a antena e pelo que to vendo o mais garantido é instalar duas


Ah sim, Nivea. Eu na verdade estou pensando em, além das antenas, usar essa balaclava. Uma porque eu ja estava precisando pelo frio quando eu pego a serra, então vou unir o util ao mais util ainda.

^^