PDA

Ver Versão Completa : ABS será obrigatório nas motos da Europa



MotoRide
21-12-10, 12:31
http://img220.imageshack.us/img220/1534/absf.jpg
A Comissão Europeia afirma que se poderão evitar mais de 5.000 mortes nos próximos 10 anos com a obrigatoriedade do ABS nas motos.

Mais informações link:

http://motoride.blogspot.com/2010/12/abs-sera-obrigatorio-nas-motos-da.html

edumrq
21-12-10, 13:40
daqui uns 10 anos sera vai ser obrgatorio aqui tambem? Aqui nem disco comum é obrigatorio

chriskopsch
07-09-11, 00:18
Aqui tem gente que anda até sem freio...

flaviohe
07-09-11, 07:57
Aqui tem gente que anda até sem freio...

ri muito uiehiuehue, mas pior que é verdade.

brunocfreitas
07-09-11, 08:25
Aqui tem gente que anda até sem freio...

verdade vo ate aproveitar o feriado pra vê o que tem no meu freio traseiro que ta tão fraco. o dianteiro foi revisado a umas semanas

hcr
07-09-11, 13:22
ainda não tive a oportunidade de pilotar uma moto com ABS mas a minha poderosa quando é pra parar ela para e sem travar a roda, por experiência propia só da nhaca se vc travar a roda traseira, pilotem com atenção e reduza a velocidade na chuva que vc vai andar bem!!

Quem tiver a possibilidade que faça um curso de pilotagem, vai ajudar muito!!!

Quem não tiver pegue dicas pela net mesmo, e lembre sempre tem alguém que vai te esperar devolta, por mais feio que vc seja, tem o pai , a mãe o cachorro ... sempre tem alguem.

WAGNER5219
07-09-11, 15:23
muito bom seria no brasil

sergio moreira
07-09-11, 16:42
se as ruas fossem iguais as da europa ate rola.pois ouvi dizer q abs nao é muito preciso em ruas cheias de crateras como as ruas brasileiras.

sergio moreira
07-09-11, 16:45
veja as sinalizaçoes no chao...as vezes fico olhando um tempao para achar onde é a faixa de pedestre pois esta tudo apagado.
Europa é outro mundo.
cada dia se precisa de menos perícia e mais bugigangas (gadgets).

Hanz
07-09-11, 17:57
cada dia se precisa de menos perícia e mais bugigangas (gadgets).Concordo.
Agora abs ser obrigatório aqui no Brasil acho muito difícil, o negócio aqui é baratear custo de produção, aumentar lucros e sacanear o povo com os impostos rsrs...

chriskopsch
07-09-11, 17:59
ri muito uiehiuehue, mas pior que é verdade.

Verdade mesmo, tem um amigo meu q tinha uma XLR, ele caiu com ela e quebrou o manete do freio dianteiro, nunca arrumou, só andava com o freio traseiro, sorte dele que nunca se acidentou.
Agora ele criou vergonha na cara e comprou uma Bros 0km

@teago
08-09-11, 00:52
kkkkkkkkkkkkkkkk Riii de maiss pior que acontece muitoo quebra uma peça importante na moto e o cara enrola enrola ai troca só depois de meses ou depois de um susto

WeaponX
08-09-11, 07:09
se as ruas fossem iguais as da europa ate rola.pois ouvi dizer q abs nao é muito preciso em ruas cheias de crateras como as ruas brasileiras.

Nada a ver o ABS funciona muito bem em piso esburacado também e permite até que o piloto cometa erros primários como freiar forte dentro da curva sem cair!!
O único tipo de terreno onde os ABS atuais ainda não funcionam bem é em estradas de terra com barro sendo que motos que tem ABS e podem andar neste tipo de terreno geralmente tem até a opção de desligar o sistema para evitar acidentes.

Mas como foi dito aqui no Brasil eles colocam selo do Immetro em um pinico com fivela mas permitem que ainda se fabrique até motos com freio a tambor na frente ridículo :p

Richard
15-09-11, 14:48
É legal a obrigatoriedade do ABS, desde que ele possa ser desligado.

Agora se for como de algumas moto que o sistema não pode ser desativado, aí é mó merd@.

Eu não gsto do ABS, já andei em motos com o sistema e prefiro ter controle sobre a máquina que estou pilotando.

ABC, CBS, Controle de Tração, Controle de Inclinação e todo e qualquer outro controle que possa ter em uma moto é legal desde que o mesmo possa ser desativado.

Cada dia está ficando mais chato pilotar.

muzkur
15-09-11, 20:19
No Brasil daqui a 15 anos colocam uma lei que fará com que em 15 anos (depois dos 15 primeiros) as motos tenham que ter o ABS como opcional, independente do modelo.
Vai dizer que não está assim a historia do abs e airbag em carros?

Eqto isso, vamos subindo o dpvat.

Limabl
15-09-11, 20:30
Bom ,só assim os rodas tortas vão freiar da maneira correta,e o que tem de roda torta nesse mundo não é mole:shock:

@teago
15-09-11, 20:55
No Brasil daqui a 15 anos colocam uma lei que fará com que em 15 anos (depois dos 15 primeiros) as motos tenham que ter o ABS como opcional, independente do modelo.
Vai dizer que não está assim a historia do abs e airbag em carros?

Eqto isso, vamos subindo o dpvat.

haushuashua concordo ²

mdorigon
17-09-11, 14:05
A verdade é que uma boa moto com um bom freio e um cara que sabe usar eles freiam melhor que uma com um cabaço em cima apertando o freio abs. Abs em carro é tudo de bom (menos nos paralelepipidos). Sou a favor de motos com sistema de freios melhores (abolir os tambores), discos eficientes de verdade, pneus com aderencia, motos com revisões em dia e a principalmente, o pessoal se concientizar que eles dirigem na rua e não pilotam...e claro : uma melhor formação para quem dirige !!!
Uma vez li um artigo sobre o sistema c-abs ou sei la o nome desse sistema da honda que resumi tudo : tentaram fazer uma moto a prova de brações !!! Acho legal a tecnologia a serviço...mas a realidade foi bem o que foi descrita, os fabricantes tem que tentar fazer uma moto a prova de pessoas que naum tem noção.

WeaponX
17-09-11, 15:33
Concordo que toda esta aparelhagem eletrônica fere os puristas e é por isto que ainda existem marcas como a HD e outras mais artesanais que evitam ficar colocando bugingangas eletrônicas demais na moto , mas infelizmente a evolução não vai parar!!

Pensem em um avião nos anos 50 mesmo os melhores aviões militares ainda tinham cabos e sistemas hidráulicos que ligavam as alavancas do manche do piloto as superfícies de controle da aeronave e hoje em dia o piloto quando pilota(pois em muitas situações nem é preciso) tem os controles ligados a um sistema muito parecido a um Joystick de vídeo-game se o piloto exagerar em uma manobra o computador da aeronave se recusa a obedecer....

E existem previsões muito serias que dizem que talvez já a próxima geração de aeronaves não precisem de qualquer piloto humano a bordo!!

Creio que os carros e motos vão pelo mesmo caminho creio que muitos de nos ainda vão estar pilotando quando existirem motos que nem motores a explosão vão ter provavelmente serão elétricas e que correm mais que que um Ninja ou uma R1 de hoje, mas que no entanto tenha freios, tração e até direção com sistemas computadorizados que vão simplesmente nos ignorar se fizermos algo inseguro e não vão ter qualquer barulho de motor natural delas.

Muitos vão achar que é melhor parar mas a maioria mesmo vai dizer como é que meu pai/avo/tio fazia antes disto existir......

@teago
17-09-11, 18:28
a tecnologia hoje esta extremamente avançada, mas nenhuma tecnologia ira substituir uma boa formação e conscientização de motoristas e motociclista.

Richard
18-09-11, 08:33
Concordo que toda esta aparelhagem eletrônica fere os puristas e é por isto que ainda existem marcas como a HD e outras mais artesanais que evitam ficar colocando bugingangas eletrônicas demais na moto , mas infelizmente a evolução não vai parar!!

Pensem em um avião nos anos 50 mesmo os melhores aviões militares ainda tinham cabos e sistemas hidráulicos que ligavam as alavancas do manche do piloto as superfícies de controle da aeronave e hoje em dia o piloto quando pilota(pois em muitas situações nem é preciso) tem os controles ligados a um sistema muito parecido a um Joystick de vídeo-game se o piloto exagerar em uma manobra o computador da aeronave se recusa a obedecer....

E existem previsões muito serias que dizem que talvez já a próxima geração de aeronaves não precisem de qualquer piloto humano a bordo!!

Creio que os carros e motos vão pelo mesmo caminho creio que muitos de nos ainda vão estar pilotando quando existirem motos que nem motores a explosão vão ter provavelmente serão elétricas e que correm mais que que um Ninja ou uma R1 de hoje, mas que no entanto tenha freios, tração e até direção com sistemas computadorizados que vão simplesmente nos ignorar se fizermos algo inseguro e não vão ter qualquer barulho de motor natural delas.

Muitos vão achar que é melhor parar mas a maioria mesmo vai dizer como é que meu pai/avo/tio fazia antes disto existir......

Não é questão de purismo apenas Weapon.

Um abs não vai salvar o cara se ele meter a mão no freio com a moto deitada da mesma forma que um sistema de embreagem antiblocante também não.

Não adianta nada você encher a moto de parafernálias eletrônicas se o problema dela será o "a peça que está atrás do tanque e na frente da rabeta".

Eu já pilotei motos com ABS, é um acessório bem legal, mas como disse, é complicado você não ter como desligar ele, pois no momento que você quiser "brincar" um pouco mais, você não pode, pois está a mercê da tecnologia.

Por exemplo, para você andar na rua é legal ABS, controle de tração, controles de modos de motor e outras coisas, mas por exemplo, digamos que você vai pegar sua moto e rodar em um autodrómo no final de semana, eu pelo menos, vou querer desligar tudo isso para ter controle sobre a moto, para saber onde estou errando na minha pilotagem e aprender com isso.

Além, do que, com disse, o ABS não é um anjo da guarda como muitos vendem, ele pode salvar o cara de um acidente, mas se o cara souber utilizá-lo. Não é todo mundo que segura a moto em pé com a frente dela quicando quando o sistema começa a funcionar.

Tecnologia numa moto é bom, mas é melhor ainda quando você tem a opção de desligá-la... hehehe

mdorigon
18-09-11, 10:46
isso que eu queria saber Richard...como fica o abs nessas situações...faz a frente da moto kicar desse jeito mesmo ? Eu escrevi sobre ruas de paralelepipidos por causa de um causo de que um colega meu que trabalhei a alguns anos contou. O irmão desse cara trabalhava em um oficina especializada em esportivos importados, em São Paulo. E aconteceu uma tragedia com um mecanico de lá na epóca (idos de 2001). O tal mecanico saiu testar um ferrari...e pegou uma rua de paralelepipido...tinha garoado (sampa) e o cara não conseguiu frear a ferrari...roda enormes, pneu perfil baixo, suspensão firme...a roda kicava que era uma beleza e o abs ficou doidinho...resumindo, ele deu no meio de um brasilia veia :sad: e ele tava a 50 por hora e o carro não freou nem a pau. Bem sei la...ainda acho que tecnologia é bem vinda, mas como vc disse...quem ta em cima controlando um veiculo tem que ter mais destreza e conciencia do que ta fazendo. Não sei se a ferrari ainda tem essa politica de vendas...mas me lembro que tinha uma politica de testar o cara, pra ver se ele tinha capacidade de comprar um veiculo e pilotar ele com segurança e responsabilidade, se precisava de mais treinamento pra isso e assim vai...hoje se compra facil uma moto que da facil 250 km por hora e o cara em cima não tem noção do que é isso e quantas vidas ele pode matar com esse brinquedo.

WeaponX
18-09-11, 18:28
Não é questão de purismo apenas Weapon.

Um abs não vai salvar o cara se ele meter a mão no freio com a moto deitada da mesma forma que um sistema de embreagem antiblocante também não.

Não adianta nada você encher a moto de parafernálias eletrônicas se o problema dela será o "a peça que está atrás do tanque e na frente da rabeta".

Eu já pilotei motos com ABS, é um acessório bem legal, mas como disse, é complicado você não ter como desligar ele, pois no momento que você quiser "brincar" um pouco mais, você não pode, pois está a mercê da tecnologia.

Por exemplo, para você andar na rua é legal ABS, controle de tração, controles de modos de motor e outras coisas, mas por exemplo, digamos que você vai pegar sua moto e rodar em um autodrómo no final de semana, eu pelo menos, vou querer desligar tudo isso para ter controle sobre a moto, para saber onde estou errando na minha pilotagem e aprender com isso.

Além, do que, com disse, o ABS não é um anjo da guarda como muitos vendem, ele pode salvar o cara de um acidente, mas se o cara souber utilizá-lo. Não é todo mundo que segura a moto em pé com a frente dela quicando quando o sistema começa a funcionar.

Tecnologia numa moto é bom, mas é melhor ainda quando você tem a opção de desligá-la... hehehe

Entendo o que quis dizer,eu mesmo uns anos atras tive uma CBR 900 RR um canhão sem nenhuma ajuda eletrônica na pilotagem e nem por isto achava ela insegura alias foi a moto com a qual eu fiz mais loucuras na vida pois a tive justamente na época de mais inconsequência dela, mas comparando esta com a ER-6N que tenho agora ela só era melhor em velocidade pois em todo resto ela é pesada, rudimentar e primitiva imgine então se comparar com uma esportiva atual!

Mas o que eu quis dizer no meu comentário foi que para os padrões do hoje os sistemas ainda podem ser desligados justamente porque ainda são falíveis, mas a cada dia eles ficam melhores e vai ter um momento em que não sera mais possível desligar.

Exemplo se um dia for inventado um Super ABS que funcione perfeitamente em todas as situações e isto com certeza vai existir dentro de pouco tempo ele com certeza não poderá ser desligado e mais do que isto com certeza sera proibido pelas autoridades faze-lo!

Imagine daqui uns 20 anos o quanto os controles de freios tração e direção vão ter evoluído é possível que mesmo as motos mais baratas equivalentes a uma CUB125cc de hoje possuam sistemas computadorizados melhores do que uma BMW atual e se for constatado que estes sistemas aumentem a segurança em 40/50/60% ou mais estes também com certeza só vão funcionar na posição ligada.

Richard
19-09-11, 08:53
isso que eu queria saber Richard...como fica o abs nessas situações...faz a frente da moto kicar desse jeito mesmo ? Eu escrevi sobre ruas de paralelepipidos por causa de um causo de que um colega meu que trabalhei a alguns anos contou. O irmão desse cara trabalhava em um oficina especializada em esportivos importados, em São Paulo. E aconteceu uma tragedia com um mecanico de lá na epóca (idos de 2001). O tal mecanico saiu testar um ferrari...e pegou uma rua de paralelepipido...tinha garoado (sampa) e o cara não conseguiu frear a ferrari...roda enormes, pneu perfil baixo, suspensão firme...a roda kicava que era uma beleza e o abs ficou doidinho...resumindo, ele deu no meio de um brasilia veia :sad: e ele tava a 50 por hora e o carro não freou nem a pau. Bem sei la...ainda acho que tecnologia é bem vinda, mas como vc disse...quem ta em cima controlando um veiculo tem que ter mais destreza e conciencia do que ta fazendo. Não sei se a ferrari ainda tem essa politica de vendas...mas me lembro que tinha uma politica de testar o cara, pra ver se ele tinha capacidade de comprar um veiculo e pilotar ele com segurança e responsabilidade, se precisava de mais treinamento pra isso e assim vai...hoje se compra facil uma moto que da facil 250 km por hora e o cara em cima não tem noção do que é isso e quantas vidas ele pode matar com esse brinquedo.

Dorigon, o ABS nada mais é do que uma valvula de alivio, que na hora que ela percebe que a roda irá travar, ela alivia a força do freio para deixar as pastilhas mais livres, aliviando o sistema.

Quando o sistema entra em ação, a roda começa a dar socos, que são facilmente sentidos no guidão se for uma frenagem bem forte, digamos que, numa situação de emergência.

Ou seja, se o cara não tiver controle sobre a moto, achar que é só sentar a mão no freio que o ABS faz o resto, tpa fudid0 de verde e amarelo, pois vai deitar a moto fácil, fácil.

Não tem como negar, o ABS é uma coisa realmente boa, mas não um salva vidas como é vendido por muitos, se o cara que estiver pilotando não souber usá-lo, acho que ele pode ser até tão perigoso como uma moto sem o sistema.



Entendo o que quis dizer,eu mesmo uns anos atras tive uma CBR 900 RR um canhão sem nenhuma ajuda eletrônica na pilotagem e nem por isto achava ela insegura alias foi a moto com a qual eu fiz mais loucuras na vida pois a tive justamente na época de mais inconsequência dela, mas comparando esta com a ER-6N que tenho agora ela só era melhor em velocidade pois em todo resto ela é pesada, rudimentar e primitiva imgine então se comparar com uma esportiva atual!

Mas o que eu quis dizer no meu comentário foi que para os padrões do hoje os sistemas ainda podem ser desligados justamente porque ainda são falíveis, mas a cada dia eles ficam melhores e vai ter um momento em que não sera mais possível desligar.

Exemplo se um dia for inventado um Super ABS que funcione perfeitamente em todas as situações e isto com certeza vai existir dentro de pouco tempo ele com certeza não poderá ser desligado e mais do que isto com certeza sera proibido pelas autoridades faze-lo!

Imagine daqui uns 20 anos o quanto os controles de freios tração e direção vão ter evoluído é possível que mesmo as motos mais baratas equivalentes a uma CUB125cc de hoje possuam sistemas computadorizados melhores do que uma BMW atual e se for constatado que estes sistemas aumentem a segurança em 40/50/60% ou mais estes também com certeza só vão funcionar na posição ligada.

Eu acho que os sistemas não são desligáveis pois ainda são fáliveis, pois existem motos (relativamente) mais simples, que não deixam o sistema ser desativado, um exemplo são a CB300, XRE, Hornet e CBR1000RR. Hoje essas motos contam com o sistema e você não pode desativá-los, diferentemente de uma S1000RR ou de uma ZX10.

Eu acredito que os fabricantes não iriam colocar os modelos TOP de linha com sistemas que não podem ser desativados, pois com certeza, terão muitos pilotos que irão torcer o nariz para esses modelos, pois gostariam de em algum momento poder desativar esses sistemas e testar o seu controle sobre a máquina.

...eu por exemplo seria um desses.:D

Bandit
19-09-11, 09:17
Pro dia a dia deve ajudar muito, mas nos momentos livres, na pista, acho q estraga a diversao do piloto, nada como vc domar a maquina XD

@teago
19-09-11, 13:14
enquanto não ouver uma boa educação no transito e um bom treinamento pratico nas auto escola, esse tipo de erro ao usar freio independente de abs ou não, acidentes continuaram acontecendo... digo isso por que o cara que tira a habilitação, qual pratica ele aprende? ficar andando em um espaço limitado, sem ter uma minima noção de como é andar no transito....o cara chega no transito pela 1° fica feito uma barata tonta..

WeaponX
19-09-11, 14:57
enquanto não ouver uma boa educação no transito e um bom treinamento pratico nas auto escola, esse tipo de erro ao usar freio independente de abs ou não, acidentes continuaram acontecendo... digo isso por que o cara que tira a habilitação, qual pratica ele aprende? ficar andando em um espaço limitado, sem ter uma minima noção de como é andar no transito....o cara chega no transito pela 1° fica feito uma barata tonta..

Claro amigo que treino e educação é importante tanto que fiz 3 cursos de pilotagem, mas veja bem o ser humano é limitado e muitas vezes inconsequente e as vezes faz coisas muito inseguras de proposito, os sistemas de segurança são feitos para minimizar os danos provocados pelo fator humano e os sistemas de prevenção para evitar que a própria inconsequência das pessoas causem danos físicos e materiais nela própria e nos outros, são duas coisas diferentes.

Veja bem o ABS e um sistema de segurança foi inventando para minimizar o efeito do erro humano sobre a frenagem da moto quem treina muito erra menos mas não deixa de errar isto é fato!!


Um sistema de prevenção ja é algo diferente... mais ligado a educação e a índole da pessoa em sí. Quer um exemplo simples todo mundo sabe que é proibido dirigir bêbado até mesmo quem nunca pisou em uma auto-moto-escola, mas entretanto as pessoas continuam fazendo isto!!! Então agora as montadoras de caminhões estão colocando um sistema de prevenção com um Bafómetro embutido na ignição do veiculo e resultado se o motorista estiver bêbado o caminhão não anda!!

E não tem como desligar!!




Creio que que no final todos os dispositivos de segurança e de prevenção vão seguir uma logica parecida vão funcionar mesmo que você não queira voce poderá ser um Rossi da vida que não poderá desligar a ajuda eletrônica de sua moto de rua e pode ser o cara mais indisciplinado do mundo que não poderá desligar as salva guardas eletrônicas de seu veiculo sem danifica-lo.

@teago
19-09-11, 19:55
Claro amigo que treino e educação é importante tanto que fiz 3 cursos de pilotagem, mas veja bem o ser humano é limitado e muitas vezes inconsequente e as vezes faz coisas muito inseguras de proposito, os sistemas de segurança são feitos para minimizar os danos provocados pelo fator humano e os sistemas de prevenção para evitar que a própria inconsequência das pessoas causem danos físicos e materiais nela própria e nos outros, são duas coisas diferentes.

Veja bem o ABS e um sistema de segurança foi inventando para minimizar o efeito do erro humano sobre a frenagem da moto quem treina muito erra menos mas não deixa de errar isto é fato!!


Um sistema de prevenção ja é algo diferente... mais ligado a educação e a índole da pessoa em sí. Quer um exemplo simples todo mundo sabe que é proibido dirigir bêbado até mesmo quem nunca pisou em uma auto-moto-escola, mas entretanto as pessoas continuam fazendo isto!!! Então agora as montadoras de caminhões estão colocando um sistema de prevenção com um Bafómetro embutido na ignição do veiculo e resultado se o motorista estiver bêbado o caminhão não anda!!

E não tem como desligar!!




Creio que que no final todos os dispositivos de segurança e de prevenção vão seguir uma logica parecida vão funcionar mesmo que você não queira voce poderá ser um Rossi da vida que não poderá desligar a ajuda eletrônica de sua moto de rua e pode ser o cara mais indisciplinado do mundo que não poderá desligar as salva guardas eletrônicas de seu veiculo sem danifica-lo.

Ola meu amigo, não sou contra a esses tipos de tecnologias pelo contrario sou a favor, pois o ser humano não e a prova de erros, não que a tecnologia seja a prova de erros tambem, mas da mais segurança, mas meu ponto de vista e: educação no transito,e bom treinamento e respeito ao proximo independente se ele esta de moto carro,caminhão etc... sera sempre o fator principal para diminuir os acidentes com ABS ou não. voce fez curso de pilotagem isso e muito bom, porem e bem diferente do que aquelas 20 aulas praticas com duração de 45 min que são obrigatórias para os novos condutores.

WeaponX
19-09-11, 20:13
Então rapaz.... bem quanto ao treinamento das moto-escolas eu nem comento pois ele nem existe é RIDÍCULO infelizmente que ama andar de moto e quer aprender as técnicas corretas para faze-lo ou paga um curso ou estuda livros revistas e fóruns de pilotagem e adquire conhecimento por si mesmo porque nosso excelente órgão de transito não tem nada que chegue nem perto para oferecer é uma vergonha:sad:

Neste sentido realmente só educação resolve mesmo.....

@teago
19-09-11, 20:47
Então rapaz.... bem quanto ao treinamento das moto-escolas eu nem comento pois ele nem existe é RIDÍCULO infelizmente que ama andar de moto e quer aprender as técnicas corretas para faze-lo ou paga um curso ou estuda livros revistas e fóruns de pilotagem e adquire conhecimento por si mesmo porque nosso excelente órgão de transito não tem nada que chegue nem perto para oferecer é uma vergonha:sad:

Neste sentido realmente só educação resolve mesmo.....

e assim mesmo, infelismente, nunca fiz curso de pilotagem mas pretendo fazer quando eu tiver tempo e uma verba extra, mas confesso que depois que comecei a participar de foruns, Ler revista sobre duas rodas etc, eu aprendi muitoo, se cor tez no transito e uma virtude para poucos e graças a Deus eu aprendi isso.