PDA

Ver Versão Completa : RD 135, Nao da faisca na vela



Wilian k.
24-12-10, 14:51
e ae galera ... td tranquillo...
bom entao.... comprei uma rd hj ,, ba blz so q ela esta com um problema.... nao da sentelha(faisca)
entao pode ser bobina de baixo , cdi ou bobina de cima ... mas tipo
queria a opiniao de vcs ae do q pode ser mais provavel...
vlw Abrass

Stone
24-12-10, 14:55
Tem que ir testando e eliminando
Olha primeiro se a bobina de pulso não está solta

cattani
24-12-10, 16:14
Cabo de vela com defeito !?!?
{falei besteria? :-/}

marcelofreitas
24-12-10, 18:29
Tem que ir testando e eliminando
Olha primeiro se a bobina de pulso não está solta


resposta completa!
abraço e parabéns pela moto de verdade!

Wilian k.
24-12-10, 19:56
galera primeira mente eu queria tirar toda parte eletrica... desconectar todos os fios e em seguida ir testando os fios com um multimetro
eu sei q na hora da pedalada é 2,5 vlts se nao me engano , mas eu estou axando que é o cdi pois a bobina de cima aparentemente esta nova
o pulsador ja foi estanhado ... mas vou ver se eu ter um tempo..
queria a opiniao de vcs..
abrass feliz natal ae pra vcs

Stone
24-12-10, 21:47
Comece de baixo e vá subindo
Teste bobinas de força e pulso, veja a fiação até o CDI, olhe a fiação do CDI até a bobina de faísca e o fio que aterra o CDI, depois a bobina, aí vá eliminando as peças sem defeito

Stone
24-12-10, 22:01
Quase esquecendo, primeiro de tudo testa com uma outra vela, e com os eletrodos bem fechadinhos

Wilian k.
27-12-10, 18:26
alguem ai sabe como testar um estator?
na rd eu testei todos os fios q sobem la de baixo e nenhum deu sinal
bom vou explicar como testei, nao sei se esta certo mas vamos la
1º peguei desconectei os fios deixando somente o preto q é ligado ao chassis da moto
2ºpeguei o voltimetro com uma mao segurando o fio negativo do voltimetro no fio preto e com o vermelho fui testanto os fios , e claro com a ajuda da minha namo pra dar a partida.

bom assim testei todos e nenhum deu sinal;;
nenhum vlt nada

magrao tk
27-12-10, 19:25
Em qual escala do voltímetro tu testou?
Pra testar o estator tem de ser na escala de ''AC'' em 10v, já que o estator gera corrente alternada e pedalando vai gerar uma tensão baixa.
Não sei se funciona na RD, mas se usar uma lampada pequena, de pisca ou painel pra testar energia dos fios não serve no lugar do voltímetro?

Stone
27-12-10, 20:02
Isso mesmo Magrão, mas acho que na RD nem assim acende
Se o multímitro for digital ele nem marca, se for analógico dá de ver o ponteiro mexendo.
Mas para testar você tem que ver a resistência entre os fios e o chassi. Só não sei te dizer as medidas, mas caso estiver em curto ou aberto você já vê

magrao tk
27-12-10, 20:36
Pra testar a resistencia não tem complicação tambem. Tem que por o aparelho no valor mais baixo de medir resistencia, encosta as pontas do aparelho uma na outra pra ver quanto marca, o certo é 00.0, ou no de ponteiro ir até o fim da escala, mesmo assim se não for apenas encoste pra ver quanto marcará com os cabos em curto.

Encosta uma ponteira na carcaça do motor e a outra vai testando fio por fio.
Se o ponteiro nem mexer ou não marcar nada no digital tem coisa interrompida, bobina aberta, falta de contato com a carcaça, solda ou fio quebrado.
Se der o mesmo valor que dá encostando uma ponta do aparelho na outra é curto em algum ponto. Bobina queimada ou fio esmagado encostando na carcaça.

Tem de marcar algum valor perto de zero, ou o ponteiro ir até perto do final da escala.
Se o Stone conseguir os valores pra ti aí sim é só confirmar. Porque pode alguma bobina ter esquentado, derretido o isolamento e algumas espiras em estarem em curto, aí o valor é alterado, o que pode confundir quando não se sabe o valor exato da resistencia das bobinas.

Wilian k.
27-12-10, 21:25
ja axei o problema .. abri todo o chicote ali do estator .. pra ver se nao era algum fio
ta blz tudo ok.
fiz um teste de resistencia e axei o problem
so nao sei o nome dakela peça;

SydmaaR
27-12-10, 21:27
Hum, que bom que descobriu o problema :OK:

Wilian k.
27-12-10, 21:29
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://img1.mlstatic.com/jm/img%3Fs%3DMLB%26f%3D150835767_168.jpg%26v%3DO&imgrefurl=http://www.emule.com.br/lista.php%3Fcategoria%3D46637%26pag%3D4%26ordem%3D DESTACADOS&usg=__MKV0ch2QgRQ2QBCUdQ5JDldce2M=&h=374&w=500&sz=23&hl=pt-br&start=34&sig2=mizPxBnu3VW-iJAJwSiS_Q&zoom=1&tbnid=6MV-6Cp19GZJPM:&tbnh=140&tbnw=167&ei=qC0ZTdn2OYKglAeB3ezJCw&prev=/images%3Fq%3Dbobina%2Bestatora%2Brd%2B135%26um%3D1 %26hl%3Dpt-br%26biw%3D1280%26bih%3D617%26tbs%3Disch:10%2C956&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=122&vpy=313&dur=740&hovh=194&hovw=260&tx=155&ty=110&oei=ki0ZTdrjHsT38AaCnfTPDQ&esq=3&page=3&ndsp=18&ved=1t:429,r:6,s:34&biw=1280&bih=617

éssa ae q esta olhando para vc... essa peça ae fiz um teste de resistencia nela e nem sinal...
so nao sei o nome

magrao tk
28-12-10, 07:09
Pois é na RD é diferente, mas essa peça lembra muito a bobina de pulso da DT180. Só to em dúvida porque tem outra quase igual do lado, talvez aquela menor seja a de pulso e essa seja a que alimenta o cdi. Mas o Stone pode te dizer certo que bobina é essa.

Stone
28-12-10, 17:06
Essa aí parece diferente da minha, mas acho que é a bobina de força

magrao tk
28-12-10, 17:43
Uma dúvida que eu tenho, essa bobina que informa pro cdi quando tem de disparar a centelha se chama bobina de força ou bobina de pulso? Sempre achei que fosse bobina de pulso e a de força fosse a outra maior que alimenta o cdi. Qual é o nome certo delas?

Stone
28-12-10, 18:02
Isso mesmo!
Bobina de carga - Carrega a bateria
Bobina de luz - farol (muitas vezes a de luz e carga são uma única bobina)
Bobina de pulso - informa a posição do virabrequim para o CDI
Bobina de força - alimenta o CDI para dar a faísca

Mas na RD (na minha...) como na maioria das motos a bobina de pulso é por fora do magneto, ela trabalha naquele ressalto que tem, e as outras bobinas são por dentro

magrao tk
28-12-10, 18:33
Valeu o esclarecimento Stone!
É que na DT é tudo por dentro do magneto, tinha esquecido desse detalhe que a de pulso na RD vai por fora.
Então a peça que tá pifada na RD do amigo deve ser mesmo a bobina de força, já explicada sua função.

Um detalhe é que se não conseguir uma bobina nova talvez de para recuperar essa rebobinando. E como não dá sinal nenhum o fio pode ter apenas partido em uma das pontas, dá uma conferida nisso.
Boa sorte aí.

Thyago Mahon Barros
30-12-10, 04:31
[quote=Stone;602987]
Tem que ir testando e eliminando

É isso ai, pq pode ser várias coisas.

Diego.fcs
30-12-10, 22:43
Se o chicote tivé bom, compre aqueles spray "Limpa Contatos Elétricos" e passe em todos os conectores, se algum tivé ruim, troque.

uedaa
01-01-11, 14:22
está peça verde chama estator é meio caro para trocar mas tem gente que manda enrolar de novo.troquei da minha ex-titan fica sem faisca mesmo.