PDA

Ver Versão Completa : Que Burrroooo!!



Pitbull
04-06-05, 21:00
Olha que cagada que eu fiz hj, fui no meu curso de English hj de tarde, e depois dei uma volta no centro com minha namorada, depois dei uma banda aki na Avenida que é o pico nos findi e fui pra casa, tava tri quente aki, ai cheguei em kasa, e ja era de tardezinha, e resolvi lavar a moto antes de escurecer, só q me eskeci que a moto tava quente, taquei a mangueira no motor e só deu akela fumaceira, tssssss!!!!
Putz quando se lava o motor com a moto quente, me disseram q o óleo encrua e tal.
Ai o q vcs me aconselham, trocar o óleo? Já ta quase na hora de trocar o óleo mesmo, faltam uns 100, 200Km.
Ai me ajudem galera pq vo viajar com ela amanhã!
Vlw!

O que eu ouvi falr é que o óleo do motor encrua, tipo, fika q nem leite!
Flw!

JaPaLoKo
04-06-05, 21:05
ja q só falta isso e vc vai viajar, troque!! ah, tome cuidado pois fiquei sabendo q se tacar agua fria no motor quente pode trincar o cabeçote..se eu estiver errado alguem me corrija!
vlw

AleDiener
04-06-05, 21:12
Não é bem trinca eu acho...ele empena, ou seja, entorta o cabeçote

BrunoDias
04-06-05, 21:13
ja q só falta isso e vc vai viajar, troque!! ah, tome cuidado pois fiquei sabendo q se tacar agua fria no motor quente pode trincar o cabeçote..se eu estiver errado alguem me corrija!
vlw
ja me falaram isso, mas eu nuca ouvi niiguem falando "eu vi um motor tricar"
todos fala q pode aconcetecer, mas nunca viram

eu evito de jogar com ele quente,

felippe_xlr
04-06-05, 22:04
tp... qdo eu fazia trilha eu sempre entrava com a moto quente eim rio e tal`s e nucna deu nada...
jah ouvi flar que trinka o kbeçote mais nunca aconteceu cmg, mais sempre apos uma trilha eu revisava a moto e tal`s
abs

Alan
05-06-05, 00:50
Empena pq o metal se contrai muito rápido...

E quando trinca é porque passou do limite de torsão, ou seja, empenou o que tinha pra empenar e trincou...

Depende do material etc... mas o cilindro e o cabeçote estão mais vulneráveis por estarem mais quentes...

kbsex
05-06-05, 02:16
mas e quando vc ta andando de moto e de repente cai akela tempestade, tipica de sao paulo q começa d uma hora pra outra....

ha risco de empenar nese caso?
com a moto andando ?

Alan
05-06-05, 02:26
O risco é menor porque a água cai em gotas e acabam evaporando quase instantâneamente...

E o volume é pequeno... acaba resfriando o metal devagar e por igual

O problema é bastante água de uma vez só...

Smolder
05-06-05, 02:31
O risco é menor porque a água cai em gotas e acabam evaporando quase instantâneamente...

E o volume é pequeno... acaba resfriando o metal devagar e por igual

O problema é bastante água de uma vez só...

uehueheuh.. eh na trilha.. quando agente entra naquelas poça mais doida do mundo..heuheuhe.. soh vejo a fumaceira subindo..ueheuuhe

Abs,
Smolder

GuMa
05-06-05, 09:02
Já ouvi comentários q trinca...
Eh tipo um choque termico tá ligado?

Spn
05-06-05, 11:10
ai, eu trabalho numa empresa onde faz motores parecidos com os de moto.. os cilindros, cabeçote e tal...
e se nao me engano, nao tenho certeza, mas acho q isso nao da nada... igual falaram ai q fazem trilha, eh a msm coisa, nao acontece nada.. o cilindro eh muito forte, passa por mtas etapas... sai fumaca por causa do encontro da agua no motos quente... mas susse...

eu jah joguei altas vezes qdo chego do trampo e a moto ta suja...

felippe_xlr
05-06-05, 13:23
uehueheuh.. eh na trilha.. quando agente entra naquelas poça mais doida do mundo..heuheuhe.. soh vejo a fumaceira subindo..ueheuuhe

Abs,
Smolder


pioh kra na minha primeira trilha enteri cum tudo no rio e saio a fumaceira, nossa kra na hra achei que o motor tinha fundido ai que fui lembrar que o motor tah quente e a agua bateu e tah evaporano
oakaoka
moh kgasso
abs

Danilo
05-06-05, 15:43
entao as motos trail tem outro mecanismo no motor para evaporacoa da agua =P hehehe

guitar_tp
05-06-05, 22:44
se enpena o cabeçote se cair agua com o motor quente, então quer dizer que não pode pegar chuva com moto??? conheço um monte de gente q anda na estrada de moto qdo tá chovendo e nunca aconteceu nada com o motor....

alexandrecatani
06-06-05, 07:16
falam falam falam mas nunvs ouvi falar de uma moto q deu prbolemas por causa disso...

danilo-japa
06-06-05, 17:15
é fato que o choque termico é bem grande e isso pode causar torsoes no metal do motor... mas os engenheiros ai devem responder melhor...

Wanderson
06-06-05, 17:28
Vixi
ja fiz isso uma par de vez
que vacilo

alphandre
06-06-05, 23:12
pode lavar sim, só q deixa o motor ligado no afogador, igual carro
a agua bate e já vai esquentando...e em relação ao oleo tb nada mas se vai viajar troca q e melhor...

O ASSIMILADOR
07-06-05, 22:17
No óleo duvido q dê algo. Mas 200 km já tá tão perto da hora da troca, nem faria diferença se fosse 200 km pra mais ou pra menos. Troca. Ainda mais q vc vai viajar e exigir mto da moto.

NIGHTWOLF
19-03-06, 23:31
É isso aí, pode molhar o motor quente se ele estiver funcionando, se morrer é bom ligar rapidinho, mas não é bom( EVITE CHOQUE-TÉRMICO).
O choque térmico pode alterar a estrutura molecular do material
causando micro-trincas e deformações. :-x

Celso Pin
20-03-06, 00:14
É isso aí, pode molhar o motor quente se ele estiver funcionando, se morrer é bom ligar rapidinho, mas não é bom( EVITE CHOQUE-TÉRMICO).
O choque térmico pode alterar a estrutura molecular do material
causando micro-trincas e deformações. :-x

essa é a resposta mais precisa. é claro que não vai trincar o cabeçote de ponta a ponta... mas realmente micro-trincas (fissuras) aparecem... já vi muito disso em cabeçote e em válvulas (de escape, devido a escapes mal dimensionados que fazem os gases sair muito rápido e não reter a temperatura)

jrvalmir
20-03-06, 00:25
Não acontesse nada. Não tem nada haver oleo recuar (eu nem sei oq é isso!)
Oq é chato é vc ficar lavando a moto com aquele vapor na sua cara.
Se fosse assim moto não podia pegar chuva e nem entrar numa poça de lama depois de 10 minutos de uso.

dudu
20-03-06, 00:44
se fosse por isso teria estragado a minha peguei uma putz duma chava hoje detarde aqui na minha cidade

NIGHTWOLF
20-03-06, 00:46
Quando vc tá andando com a moto o motor tá gerando calor, que mantém a temperatura no caso da chuva,lama,etc... Se vc ficar 2 horas andando de moto, parar e mandar água no motor, não é so vapor que vai pelos ares! |:(

dudu
20-03-06, 01:32
só que se tu vem andando no asfalto seco que nem eu vinha e derrepente começa a chover e começa a pegar agua do asfalto derrepente porque ja estava chovendo ali :G

sucupira
20-03-06, 10:47
Em moto eu nunca vi esse lance, mas carro já ouvi falar sobre cabeçote trincado, e assim na dúvida, sempre lave o motor frio, o risco de se ter o problema é reduzido à zero.

clark
20-03-06, 11:34
ja q só falta isso e vc vai viajar, troque!! ah, tome cuidado pois fiquei sabendo q se tacar agua fria no motor quente pode trincar o cabeçote..se eu estiver errado alguem me corrija!
vlw

Acho que isso e lenda pq se fosse assim ninguém podia andar na chuva!!!

cacamba
20-03-06, 13:04
O motor pode levar água desde que esteja funcionando.......

Coltz
20-03-06, 16:38
na trilha nunca vai trincá

DESLIGADO pode ser que trinque mas ANDANDO é diferente pois o motor tá EXPULSANDO calor também entaum TEMPERATURA SE MANTÉM não oscilando muito

LUCIO
20-03-06, 21:33
Pessoal:

Como q pode um bloco de motor trincar somente pelo choque térmico com a água? impossível... tudo balela... óleo encruar?´pára! tudo lenda... é lógico q manda o bom senso não lavar a moto com o motor super quente... mas até aío estragar algo... duvido

Lucio

Celso Pin
21-03-06, 07:23
Pessoal:

Como q pode um bloco de motor trincar somente pelo choque térmico com a água? impossível... tudo balela... óleo encruar?´pára! tudo lenda... é lógico q manda o bom senso não lavar a moto com o motor super quente... mas até aío estragar algo... duvido

Lucio

tanto não é impossível, como acontece... procura no google imagens que vc vai ver milhares de fotos...

mas como eu escrevi acima (e outros companheiros também), não espere ver um bloco (ou cabeçote, oque é mais provável...) rachar de ponta a ponta... são microfissuras... m,as o suficiente para ferrar tudo.

essa do óleo eu concordo com vc... o que faz a borra, geralmente, é combustível adulterado.

vlrenato
21-03-06, 08:29
Vc pode molhar sim..desde q a moto esteja ligada, com ela desligada e o motor quente pode ocorrer choque térmico, e acontecer torções,tb nunca ouvi alguem falar q deu problema mas é bom evitar.....e sobre o óleo se vai viajar é bom trocar. :!: :!:

Minghe
21-03-06, 09:01
O óleo ficar branco é devido a mistura com a água, ou mesmo a gasolina adulterada, em um carro, que perde água do radiador, e a tampa do cabeçote esta com borras brancas, é porque esta, com certeza com o cabeçote empenado, pois a água passa dos dutos de refigeração ara partes com óleo do motor

klaw
21-03-06, 10:01
nunca ouvi falar de um motor trincado por q tomo choque termico... :0_o:

thiago proton.
22-03-06, 01:44
ja q só falta isso e vc vai viajar, troque!! ah, tome cuidado pois fiquei sabendo q se tacar agua fria no motor quente pode trincar o cabeçote..se eu estiver errado alguem me corrija!
vlw

Sei nao,me expliquem como é que moto de trilha nao trinca e nem entorta o motor?pq direto e reto eles entram na agua,no maxio que pode acontecer é uma reduçao na dilataçao pouca coisa mesmo,pq para o motor empena teria que ter uma reduçao gritante de temperatura tipo perto de 0 c°

agm2112
22-03-06, 11:37
Jamais jogue água num motor quente ... está no manual da minha moto. No meu carro aconteceu uma vez passando numa enchente... trincou um selo do motor e comecou a vazar agua do radiador.

Creio que quanto menor o motor, menor o risco, mas nao custa nada evitar risco desnecessário. O fato de X pessoas molharem o motor Y vezes e ele não ter explodido não significa nada. O fato é que existe um risco mínimo de ocorrerem trincas bem pequenas, que as vezes nem são percebidas de imediato, mas podem causar problemas a longo prazo.

E quanto a "azedar" o óleo ... é óleo de motor, e não leite ! :D

BaD BoY
22-03-06, 14:19
eu ouvi falar que quando a moto ou o carro está com o motor ligado não tem problema em colocar água mesmo estando quente...

Mito ouv verdade?

agm2112
22-03-06, 15:04
eu ouvi falar que quando a moto ou o carro está com o motor ligado não tem problema em colocar água mesmo estando quente...

Mito ouv verdade?

Verdade ... a água adicionada entrará em contato com o motor indiretamente ... até ela chegar ao motor, irá se misturar a água já quente, e passará por dutos também aquecidos... neste caso o choque térmico é minimo ou nem existe ...

alex_svp
22-03-06, 15:40
O que é ruim pro motor é a troca brusca de temperatura, o metal quente se dilata, frio se contrai. Se o motor passar muito bruscamente do quente pro frio, pode acontecer de tricar sim. Mas vale lembrar que o motor é uma peça de 50kg de metal, com mais 1kg de óleo há 120ºC, não é porque você tacou agua com uma mangueira por 2 segundos que o conjunto resfriou bruscamente. O que aconteceu foi que a água esquentou bruscamente =)

Essa questão do resfriamento brusco é mais evidente quando você, por exemplo, está andando com sua moto na trilha por 4 horas. Numa média de velocidade de 20km/h e exigindo ao máximo do motor. O motor nessas horas está no seu limite térmico, lá pelos 130ºC. Aí você encontra um rio a frente e não exita em passar. CHUAAAAAAAAAAA! O motor inteiro submerge numa quantidade infinita de água a 15~18ºC. Aqui sim você tem uma condição de mudança de temperatura abrupta. Em menos de 2 segundos a temperatura de toda a parte externa do seu motor vai chegar a 30ºC, em quando as peças mais internas estão a 140. Agora sim você tem um acondição extremamente favorável pra trincar um cabeçote.

Agora jogando água com mangueira é praticamente impossível de chegar a ter danos consideráveis num motor.

cleber
22-03-06, 23:52
eu nao sei muito bem, mas eu acho que quando chove o motor ainda esta em funcionamento e nao tem maiores problemas e quanto a jogar agua em cima do motor com ele desligado, ja pode dar algo de ruim sim.