PDA

Ver Versão Completa : Cai obrigatoriedade de emplacamento das cinquentinhas



MotoRide
08-02-11, 17:33
http://img218.imageshack.us/img218/5999/mostraimagem.jpgOs donos de motos até 50 cilindradas, mais conhecidas como cinquentinhas, estão novamente liberados para circular pelas ruas sem emplacamento. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na última sexta-feira (28). O Departamento Estadual de Trânsito, porém, ainda poderá apresentar recurso para tornar novamente obrigatório o registro dos veículos.


Mais informações link:
http://motoride.blogspot.com/2011/02/cai-obrigatoriedade-de-emplacamento-das.html

Dias joao
08-02-11, 19:02
vo comprar uma! nunca mais serei assaltado com o pagamento do dpvat :G

Nickneo
08-02-11, 20:08
o TJPE podendo ajudar fica ai atrapalhando...

aliás, o CONTRAN devia regulamentar logo isso de vez, ao invés de deixar a cargo dos estados/municipios.

Yuri_RN
08-02-11, 20:16
Essas porcaria so serve pra muleque ta fazendo assalto, cortando sinal,subindo em calçada!

e o pior sem nenhum equipamento de segurança!

é pra emplacar todas! na minha cidade ja esta emplacando!

em um dia de operação prenderam mais de 38 50cc!

Rodrigo_Alves
08-02-11, 20:36
Se o Brasil tivesse uma polícia comprometida e eficaz, as "cinquentinhas" poderiam ser liberadas para uso livre para maiores de 16 anos sem necessidade de CHN, bastando somente o uso do capacete (daqueles de R$ 60,00). Mas, como a nossa realidade não é bem assim....

Nickneo
08-02-11, 20:40
Discordo completamente!

Quem tem CNH já não sabe pilotar, imagine quem não tem adicione aí a irresponsabilidade (geralmente) dos 16 anos de idade e uso livre = mistura explosiva.

Sem contar que esse pessoal cai de cinquentinha vai pro hospital diz que foi acidente de moto e lá vai estatística... o resto vocês já sabem.

FloodDesu
08-02-11, 20:47
Sou contra CNH pra menores de 18, sou a favor de que essas coisas aí paguem imposto e principalmente DPVAT [um cara que tem sua Titanzinha pra trabalhar pode pagar 300 reais nisso, um moleque que usa isso pra zoar não? Curioso, né?], sou a favor de CFCs decentes, que realmente ensinem a pilotar/dirigir, ensine técnicas que podem ser uma boa ajuda como o contra-esterço [falei isso um dia pra minha irmã [vai fazer 5 anos de carta] e ela falou: Faz vc, eu não farei isso não!!!, mal sabe ela que ela pode desviar de um objeto e evitar uma queda e até algo mais grave que possa ocorrer nela], sou a favor também que o uso de capacete seja opcional, mas se o cara não usar, ele não tem direito ao benefício do DPVAT, e sou a favor da proibição da venda de capacetes abertos/articulados, porque numa pancada no queixo a chance de dar merda é grande. Apenas a minha opinião sobre o que poderia mudar no trânsito do Lisarb.

Nickneo
08-02-11, 21:11
Eu tenho 19 anos e trabalho desde os 15, fiquei 3 anos me f*d&#d* andando de bicicleta por não ter 18 anos e acho que quem tem 16 anos tem responsabilidade e capacidade sim de pilotar uma moto, principalmente quem trabalha e depende de alguma coisa assim para chegar ao trabalho.


E nem morreu, cara. Você trabalhou, foi de bike e isso tudo te faz valorizar sua CNH. Se você é responsável, infelizmente paga pelo irresponsável todos nós passamos por isso.

Rodrigo_Alves
08-02-11, 21:15
Eu tenho 19 anos e trabalho desde os 15, fiquei 3 anos me f*d&#d* andando de bicicleta por não ter 18 anos e acho que quem tem 16 anos tem responsabilidade e capacidade sim de pilotar uma moto, principalmente quem trabalha e depende de alguma coisa assim para chegar ao trabalho.


É exatamente isso que penso. Aos 16 anos, o jovem já é consciente de seus atos e pode responder por suas atitudes; mas, claro, a juventude de hoje está tão retardada que alguns marmanjos de 25 anos ainda se portam como moleques de 13 anos... Por isso mesmo, o que parece ser ideal na teoria não pode ser aplicado em nossa realidade.

Um bom exemplo foi por volta de 1998, quando os scooters de 50 cc foram liberados para jovens entre 16 e 18 anos no Brasil. Apesar do mesmo tipo de experiência ter dado certo na Europa (lá, um garoto de 15 anos pode ter um scooter de 50 cc sem carta de motorista, bastando usar capacete), aqui ocorreram muitos acidentes fatais por abuso da nossa molecada que não tem educação alguma. Daí, a portaria do Denatran foi revogada e as famosas "Jogs" desapareceram.

jott257
09-02-11, 01:02
Fui de bike, comprei minha moto ,fiz minha CNH, mas se não fossem esses irresponsáveis, eu poderia ter tido moto desde os 16 anos, o que teria me evitado de subir alguns morros de bike.


mais vc poderia ter tirado... com autorizaçao dos pais
num podia nao?


tbm sou a favor do emplacamento... oq se ve mais por ai e so vagabundo com essas moto
principalmente em interior so fazendo barbeiragens
com o emplacamento tudim poderia ser multado e tal
e tbm p pilotar ciclomotor tbm num precisa dakela carteira la...
pouco mais barata q a de moto esqueci o nome... pq nao fiscalizam isso tbm?


+ e claro tem gente q usa p trabalhar tbm

navegador.porto
09-02-11, 08:30
Este tipo de assunto até já foi discutido. Infelizmente, o justo acaba pagando pelo pecador. Se tem akele responsável que usa a moto para trabalhar, também tem akele que vai fuçar no motor para aumentr a cc de 50 para 80 ou 100 "andar mais" e depois virar estatística. :(

Honda Motors
09-02-11, 10:56
Acho que as 50cc não devem ser licenciadas, elas são uma alternativa p/ que não pode pagar o roubo que é o DPVAT e o licenciamento anual!!!! Mas deveriam exigir habilitação de quem pilota.

Aqui no Rio, o licenciamento de cinquentinhas nem é cogitado. Um nº ínfimo delas transita pelas ruas e os pilotos são em sua maioria os de 3ª idade e mulheres...

Rodrigo_Alves
09-02-11, 10:58
Acho que as 50cc não devem ser licenciadas, elas são uma alternativa p/ que não pode pagar o roubo que é o DPVAT e o licenciamento anual!!!! Mas deveriam exigir habilitação de quem pilota.

Aqui no Rio, o licenciamento de cinquentinhas nem é cogitado. Um nº ínfimo delas transita pelas ruas e os pilotos são em sua maioria os de 3ª idade e mulheres...


Uma espécie de habilitação especial a baixo custo ou mesmo a liberação do uso de "cinquentinhas" para quem tem Carta B. O que vejo de gente com Biz aqui na minha cidade que não tem carta A (só do tipo B)....

Dias joao
09-02-11, 11:13
Uma espécie de habilitação especial a baixo custo ou mesmo a liberação do uso de "cinquentinhas" para quem tem Carta B. O que vejo de gente com Biz aqui na minha cidade que não tem carta A (só do tipo B)....

Biz não é 50cc

Rodrigo_Alves
09-02-11, 11:26
Biz não é 50cc


Sim, mas tem muita gente aqui que pilota Biz sem carta A (só com a B).

FloodDesu
09-02-11, 11:45
Eu tenho 19 anos e trabalho desde os 15, fiquei 3 anos me f*d&#d* andando de bicicleta por não ter 18 anos e acho que quem tem 16 anos tem responsabilidade e capacidade sim de pilotar uma moto, principalmente quem trabalha e depende de alguma coisa assim para chegar ao trabalho.


Eu tenho 16, vou fazer 17, comecei com 13 anos a trabalhar, meu serviço é pesado, como trabalho com meu pai vou de carro com ele, mas mesmo se tivesse que andar de bicicleta e subir 4 morros ao dia [ida e volta] eu ainda sou contra CNH pra menores de 18 anos. Não quer pedalar? Compra uma bicicleta elétrica, velocidade máxima de 20/25km/h, custa menos que uma moto, ecologicamente correta, mas não sou a favor de um garoto de 16 anos pegar uma moto, não enquanto marmanjos matarem com seus carros e saírem impunes, e marmanjos se matarem de moto, falar que ela é perigosa mas ele não tem consciência dos seus atos. Ah, e tenho um colega, tem 18 pra 19 anos, vai trabalhar de bike todo dia do outro lado da cidade, além de ir pra faculdade também, nunca ouvi ele reclamando de andar de bicicleta, e ele começou com 13 anos também.

Primeiramente eduquem os atuais barbeiros, não precisamos de mais no trânsito, devemos dificultar a obtenção da CNH, mas ao mesmo tempo melhorar a qualidade do que os CFCs ensinam, enfim, precisamos enxugar os barbeiros, quer coisa melhor do que andar no trânsito e passar no farol verde sem ficar com o c* na mão por que um louco vai ultrapassar o vermelho a 100km/h? Uma dica seria retirando a carteira e proibindo o cara a tirar outra pra quem for pego bêbado, cruzar semáforo vermelho/preferencial ou causar acidente com vítima fatal.

Viram a mulher que morreu, parece que tava andando de 50, agora se a família ir atrás do DPVAT, ela vai receber, mas pagar o imposto nada, né? Sou a favor do pedestre receber o DPVAT, mas quem tem veículo motorizado e não paga não merece receber.

All Star
09-02-11, 12:15
na minha opniao se o jovem com 16 anos tem direito e responsabilidade para poder votar ele tem o mesmo direito de poder tirar uma CNH...opnião minha ... tem muita gente que tem carta e nao dirige tanto quanto quem nao tem ...

FloodDesu
09-02-11, 15:44
FloodDesu, eu concordo com você em partes, é claro que devemos melhorar a qualidade do trânsito, mas se quem tem 16 anos pode votar, por que não pode dirigir (mas dirigem sem CNH).


Então, eu concordo que se o trânsito melhorar, pode sim ter motorista/piloto com 16 anos, mas pra isso a maioridade penal deve cair também. E sobre o voto, pros políticos, quanto mais, melhor XDDDDDDDDDDD

Roberval3000
09-02-11, 16:01
sou contra menor de 16 dirigir, s e o transito ja ta loko sem eles imagine com monte de molek de 16 anos no volante

edumrq
09-02-11, 16:18
Eu com 16 anos ja dirigia, não morri e não matei ninguem porque Deus gosta muito de mim, poque a quantidade de cagada que fiz não foi pouca

msguinha
09-02-11, 16:47
Eu tenho 19 anos e trabalho desde os 15, fiquei 3 anos me f*d&#d* andando de bicicleta por não ter 18 anos e acho que quem tem 16 anos tem responsabilidade e capacidade sim de pilotar uma moto, principalmente quem trabalha e depende de alguma coisa assim para chegar ao trabalho.



É exatamente isso que penso. Aos 16 anos, o jovem já é consciente de seus atos e pode responder por suas atitudes; mas, claro, a juventude de hoje está tão retardada que alguns marmanjos de 25 anos ainda se portam como moleques de 13 anos... Por isso mesmo, o que parece ser ideal na teoria não pode ser aplicado em nossa realidade.
Um bom exemplo foi por volta de 1998, quando os scooters de 50 cc foram liberados para jovens entre 16 e 18 anos no Brasil. Apesar do mesmo tipo de experiência ter dado certo na Europa (lá, um garoto de 15 anos pode ter um scooter de 50 cc sem carta de motorista, bastando usar capacete), aqui ocorreram muitos acidentes fatais por abuso da nossa molecada que não tem educação alguma. Daí, a portaria do Denatran foi revogada e as famosas "Jogs" desapareceram.



na minha opniao se o jovem com 16 anos tem direito e responsabilidade para poder votar ele tem o mesmo direito de poder tirar uma CNH...opnião minha ... tem muita gente que tem carta e nao dirige tanto quanto quem nao tem ...


Nós que começamos a trabalhar desde cedo certamente damos mais valor as nossas CNHs, mas pensem a uns anos atraz, a sua galera que anda de moto com vc hoje, lembra das figuras? Muitos não trabalhavam ainda, e tinham outra cabeça, bem mais fraca. Certamente nós trabalhadores desde cedo, também. Hoje depois do nosso suor, e do suor de nossos amigos, vemos o quanto evoluimos, alguns de nós nem tanto mais certamente, bem mais do que a nossa adolecencia.

Sou contra CNH pra menores de 18 também. Imagina se conviver no transito com os habilitados hoje já é dificil, imagina um monte PIA envolta, tocando o horror nos corredores! :0_0:

Viitou_RN
09-02-11, 17:40
sou contra menor de 16 dirigir, se o transito ja ta loko sem eles imagine com monte de molek de 16 anos no volante




concordo plenamente!

quando eu tinha 16 anos, dirigia de vez em quando.. era louco p tirar a carteira...
mais hoje eu penso, que se eu aos 16 anos tivesse carteira, teria feito muita barberagem poraii..

TUDO MUNDO AKI! pensem na mentalidade que voçes tinham aos 16 anos, como de vez em quando faziam mer**, pra mentalidade de hoje em dia... vão ver que é muito diferente.. nós passamos a pensar com mais RACIOCINIO E REFLEXÃO ("será q eu posso me fu*** com isso?")
16 anos acho q nao tem responsabilidade suficiente p dirigir/pilotar nao...

FloodDesu
09-02-11, 19:27
concordo plenamente!

quando eu tinha 16 anos, dirigia de vez em quando.. era louco p tirar a carteira...
mais hoje eu penso, que se eu aos 16 anos tivesse carteira, teria feito muita barberagem poraii..

TUDO MUNDO AKI! pensem na mentalidade que voçes tinham aos 16 anos, como de vez em quando faziam mer**, pra mentalidade de hoje em dia... vão ver que é muito diferente.. nós passamos a pensar com mais RACIOCINIO E REFLEXÃO ("será q eu posso me fu*** com isso?")
16 anos acho q nao tem responsabilidade suficiente p dirigir/pilotar nao...


Bom, não posso comparar quando eu tinha 16 anos pq ainda tenho :# :# mas posso comparar quando tinha 14 anos e hoje eu penso?: Poutz, como eu era troxa UAHAUAHAUHAUA E ainda hoje faço umas merdas de vez em quando XDDDDDDDDDD Isso de bike, imagina num veículo automotor?

FloodDesu
09-02-11, 19:41
Isso é lógico, sou contra o pai ter que responder pelas k@g@das de um homem de 16 anos, mas você sabe pilotar moto FloodDesu?


Nops :P A única experiência que tive como piloto e não como garupa quase que tive que pagar uma lanterna pro carro do meu cunhado e uma carenagem da Neo da minha irmã, porque cabaço + moto com cvt + areia = merda [não caí, mas, desviei da lanterna do carro que a moto tá vermelha até hoje XDDDDDDDDDDD] e é uma pena ninguém próximo ter uma moto com marchas pra ensinar eu a pilotar =[ Mas aprender só por saber mesmo, não pra guiar no dia-a-dia :P :P

Naldo
09-02-11, 20:09
o TJPE podendo ajudar fica ai atrapalhando...

aliás, o CONTRAN devia regulamentar logo isso de vez, ao invés de deixar a cargo dos estados/municipios.
entao já é regulamentado pelo contran, infelizmente nao do jeito que vc cita, justamente ao contrario: é de obrigação dos estados e municípios emplacar fiscalizar e tal e coisa..... as ciquentinha, as bicicletas, as carroças (tração animal ou humana) em fim ta tudo no ctb. por em pratica é outra coisa.....

Naldo
09-02-11, 20:12
Eu com 16 anos ja dirigia, não morri e não matei ninguem porque Deus gosta muito de mim, poque a quantidade de cagada que fiz não foi pouca
com 16 anos no Brasil já se vota (facultativo) vc tem ideia de quanto esses votos influenciam na vida ou morte de milhares de pessoas?

Dias joao
10-02-11, 08:03
Sim, mas tem muita gente aqui que pilota Biz sem carta A (só com a B) .

klarice piloto de fuga no acidente em cocal (http://www.youtube.com/watch?v=n96GWy67C9E&feature=player_embedded#)

Rodrigo_Alves
10-02-11, 14:16
E uma coisa que eu estava pensando: o governo poderia estimular o uso das "cinquentinhas" da seguinte maneira, comprando vários modelos para os Correios com o objetivo de entregar cartas e encomendas. Como muitas cidades não são ideais para andar de bicicleta e o clima quente castiga o carteiro, uma moto deste tipo facilitaria muito a tarefa de entregas de cartas, sem dúvida alguma.

msguinha
10-02-11, 14:30
com 16 anos no Brasil já se vota (facultativo) vc tem ideia de quanto esses votos influenciam na vida ou morte de milhares de pessoas?


Tenho. E agora me responda com toda a sinceridade, você acha que metade dos jovens de hoje sabe e/ou leva em consideração isso?

Roberval3000
10-02-11, 16:13
Sou contra CNH pra menores de 18 também. Imagina se conviver no transito com os habilitados hoje já é dificil, imagina um monte PIA envolta, tocando o horror nos corredores! :0_0:


sem contar q maioria dos q teriam carro com 16 seriam os playboyzinhos (pobre nao tem grana nem pra tirar CNH, hehehe)
q acham q dinheiro pode tudo ate atropelar um motoqueiro e se sair bem

Thyago Mahon Barros
10-02-11, 18:50
vo comprar uma! nunca mais serei assaltado com o pagamento do dpvat :G


Pode crer, acho que vou trocar a ybr em uma dessas, pq 2 motos está pesando.

HeitorBsb
11-02-11, 00:35
meio off topic, mas tava assistindo esse video da pilota de fuga com mais atenção e descobri pq ela caiu.
por causa do boné!
O vento tava quase arrancando o boné dela, ela tirou a mão do guidão pra arrumar e por isso não começou a freiar antes.
Não lembro como é na biz, alguem me explica como é o sistema de freios? tem manete só do lado direito e no pedal como nas outras?
Se for isso entao ela caiu de burrice mesmo. hahaha

Rodrigo_Alves
11-02-11, 06:34
meio off topic, mas tava assistindo esse video da pilota de fuga com mais atenção e descobri pq ela caiu.
por causa do boné!
O vento tava quase arrancando o boné dela, ela tirou a mão do guidão pra arrumar e por isso não começou a freiar antes.
Não lembro como é na biz, alguem me explica como é o sistema de freios? tem manete só do lado direito e no pedal como nas outras?
Se for isso entao ela caiu de burrice mesmo. hahaha


Como ela não tem embreagem, a Biz não tem a manete esquerda; mas, os freios dela são como em uma moto comum: dianteiro na manete direita e traseiro no pedal.

Foi burrice da guria mesmo, que já começou o vídeo totalmente errado ao não usar capacete. Aliás, é um dos vídeos mais famosos do YouTube e dizem que ela mora em Vitória (ES).

HeitorBsb
16-02-11, 21:42
é, tava tentando dar algum ponto pra mulher que justificasse a queda. se o freio dianteiro fosse na mão que ela usa pra arrumar o boné, aí justificaria a travada com o freio traseiro e o atraso em frear com vontade mesmo.
mas se a biz é normal, entao ela tava com a mao direita no guidão e daria pra ter freado mesmo. hahaha
conclusao: é uma anta.
kkkkk