PDA

Ver Versão Completa : factor speed turbo 220 cc a primeira turbina mecanica de moto do mundo.



fabio moreira radical
23-05-11, 15:38
estou desenvolvendo uma turbina para um motor 125 nao e para andar muito mais para espirar cmo os carros turbos . este e o primeiro video , estou no inicio das preparacoes .

factor speed turbo 220 cc a primeira turbina mecanica de moto do mundo (http://www.youtube.com/watch?v=uQ9AQHod6P4#)

Well_99
23-05-11, 16:51
bacana em
quero ver o final desse projeto!

bravo18br
23-05-11, 17:09
Tava pensando nisso essa semana, enquanto procurava um espaço pra colocar a turbina na XT.... daí pensei no blower, mas não consegui chegar em nenhuma conclusão de onde fazer o acionamento da parte fria.... cheguei a cogitar um acoplamento na roda traseira....
Enfim, tô acompanhando, vai postando as novidades!
Boa sorte!

lordbrill
23-05-11, 17:35
Pelo jeito vai ficar fera. :)
No aguardo do andamento do projeto! :G

Gil moto life
23-05-11, 17:51
Que turbina Você vai usar?????

ricardofroes
23-05-11, 18:00
Legal o projeto. Haybusa turbo no link Felicidade no projeto :OK:
Ghost Rider 500Bhp Suzuki Hayabusa Turbo (http://www.youtube.com/watch?v=gpQP4v_Z0nQ#)

blaugusto
23-05-11, 18:33
Que turbina Você vai usar?????


No video é uma Garret 48. O.o

E aquela bexiga alí?? uheheheuhueh...

Mas como tá a lubrificação da turbina?
E de quanto é a redução? Parece que a turbina não está girando o suficiente pra encher...

Paulinhoo
23-05-11, 18:36
Tamoo De Olho aee Noo Projetoo ! :drool:

caio_
24-05-11, 00:51
No video é uma Garret 48. O.o

E aquela bexiga alí?? uheheheuhueh...

Mas como tá a lubrificação da turbina?
E de quanto é a redução? Parece que a turbina não está girando o suficiente pra encher...


uma .48 não é grande para 220cc ? acho que uma .36 cairia melhor :OK: encheria mais fácil, aquela saida onte tá a bexiga é o que liga no manometro de pressão :G acho que como a .48 é meio grande para esse motor a redução tem que ser grande, o que gira esse motor ? 12000RPM ? uma turbona chega nas 240000RPM ]:)

rafael moreira
24-05-11, 09:25
amigo a sua turbina está muito dimensionada para o motor ,mas a sua idéia é da hora ,muito bom,se vc usar o caracol do gol 1.0t ficaria melhor ,mas ainda não resolveria o lag(demora da resposta da turbina),que no seu caso nao é por fluxo e sim por rotação como num blower,vc pode aumentar a relação de rotações para encher mais, lembrando da queda de ponto ou limite final e pressão maior de combustível em função da pressão de turbo.
então aumente a engrenagem condutora e conduzida diminua,se possível.

Yuri_RN
24-05-11, 09:41
Amigo Essa Turbina .48 esta muito grande pra sua Moto! vai Obter melhor resultado usando uma Turbina Modelo T2

ate minha Moto com 500cc Bi Cilindro e Preparada Não ia encher facil essa Turbina!

Tenho Dois Kit Turbo em casa completo e nem posso usar a moto não vai render.. to querendo comprar uma moto
carenada so assim posso turbinar esconder o Kit por baixo das carenagem ;)

Julian280891
24-05-11, 10:02
Show de bola o projeto, vai postando os vídeo de desenvolvimento ai, ta ficando show...

fabio moreira radical
24-05-11, 10:51
entao galera , valeu pelas dicas acredito que varias mentes funciona melhor que uma . preciso agora de uma caixa fria kkk esta meio caro mais quem tiver uns contatos de uma usada eu agradeço .
ontem terminei a soda do duto de ar . do corte do bloco que saia a engrenagem da turbina .
agora vou correr atras de patrocinios para terminar a moto .
coloquei uma balança e amortecedor da twister.

Yuri_RN
24-05-11, 13:50
Precisa de uma caixa fria? você nao ja tem uma..?

taliban
24-05-11, 14:02
Precisa de uma caixa fria? você nao ja tem uma..?


o que seria uma caixa fria?

Yuri_RN
24-05-11, 14:17
o que seria uma caixa fria?


Caixa Fria
http://images02.olx.com.br/ui/5/09/50/1273014621_91670950_1-Fotos-de--Turbina-Holset-HX40-opala-caravan-gol-dodge-maverick-6cc-AP-V8-1273014621.jpg

Caixa Quente é essa parte de baixo feita de ferro!
http://images03.olx.com.br/ui/5/09/50/1273014621_91670950_6-Turbina-Holset-HX40-opala-caravan-gol-dodge-maverick-6cc-AP-V8-Brasil-1273014621.jpg

muzkur
24-05-11, 14:27
É o mesmo princípio de funcionamento dos Superchargers dos musclecars, só que eles são acionados por correia.
Acho que falta ali é dimensionar a engrenagem que vai na turbina. Mas a idéia é boa. Toca adiante!

fabio moreira radical
25-05-11, 12:18
bom galera e so para resposta e que eu nao comprei ainda o relogio que mede a pressão da turbina .ai eu coloquei a bexiga acredito quando ela estourar e que a turbina estara enxendo rapido .

bom eu pensei o seguinte , nao tenho agora como comprar uma caixa fria kkk , vol tentar diminuir o espaço que ha dentro da cixa 48 mesmo . tipo colocar durepox e moldar a saida e ar . vol testar depois posto outro video do teste .

Yuri_RN
25-05-11, 16:37
bom galera e so para resposta e que eu nao comprei ainda o relogio que mede a pressão da turbina .ai eu coloquei a bexiga acredito quando ela estourar e que a turbina estara enxendo rapido .

bom eu pensei o seguinte , nao tenho agora como comprar uma caixa fria kkk , vol tentar diminuir o espaço que ha dentro da cixa 48 mesmo . tipo colocar durepox e moldar a saida e ar . vol testar depois posto outro video do teste .


Durepox? pra reduzir o tamanho da caixa fria? kkkkkkkkkkkkk ta de brincadeira ne? kkkkkkkkkkk oOOo Lokooo Gambitech!

Gil moto life
25-05-11, 16:55
Não tinha reparado no tananho da turbina :lol: :lol: :lol: vc e loco, onde vai consequir lubrificação pra essa turbina, refrigeração então nem se fala.. isso sem falar na falta de controle do ponto de ignição.. Se CB ja ta dificio turbima, factor e quase impossível!! a unica turbina provavel pra motos de baixa cilindada e de um carrinho japonés que tem so 500 cc e é refrigerada a ar!!! caso consiga um fica mais facil, mas no brasil a menor disponivel e a do gol 1000 que e quase impossivel adaptar!! vai ai uma foto de uma lander com a turbina desse carrinho japones
http://i879.photobucket.com/albums/ab351/wesleyfcs/XTZ%20Lander/dsc00012tm0.jpg

bravo18br
25-05-11, 17:19
mas no brasil a menor disponivel e a do gol 1000 que e quase impossivel adaptar!!


Já ouvi em algum canto que alguns geradores estacionários usam turbinas bem pequenas.
Alguém já viu alguma dessas?

Yuri_RN
25-05-11, 18:20
Gill da pra Turbinar QUalquer moto usando uma Turbina T2

Basta o cara ter um Bom mecânico preparador.

http://3.bp.blogspot.com/_8TrIwQZ9i8Y/S8xE0ai_x4I/AAAAAAAAABE/OGnB6Akm-Tw/s1600/Moto_turbo_Capa_sm.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_8TrIwQZ9i8Y/S8xF9CDTnHI/AAAAAAAAABM/-Ieusf9zp_M/s1600/Moto_turbo_2_sm.jpg

Materia sobre a Fazer Turbo!
http://diego-rendemais.blogspot.com/2010/04/fazer-turbo.html

Gil moto life
25-05-11, 19:00
Gill da pra Turbinar QUalquer moto usando uma Turbina T2

Basta o cara ter um Bom mecânico preparador.


E bota bom preparador nisso... e dificílimo pra car@@@R@lho, tive conversando com uma galera que prepara carros e motos e alguns mais experientes disseram que a maioria das motos turbo acabam fundindo ainda na oficina!!! O projeto tem que ser muito bem elaborado ,e não pode faltar nenhum detalhe, com por exemplo; a moto não gera eletricidade suficiente para manter uma bomba de combustível ligada, e isso e so um dos problemas. Eu assim como ele, to fazendo o projeto de um turbo pra minha CB, to em busca de informações e vou acompanha esse tópico ate o final e como certos preparadores dizem """ Se Você mora no brasil, o que um colocar e der certo os outros também colocam por falta de opções""""Mas como ele disse que não quer ganho de potência, um turbo digital resolveria o problema..

Limabl
25-05-11, 19:44
Eu pessoalmente acho esse negocio de turbinar moto uma tremenda perca de tempo :G :G :G :G :G

Acho que moto só vai aspirada mesmo caso contrario é perca de tempo e dinheiro,só pra comessar é tão desnecessario que os fabricantes de motocicletas não imveste nessa tecnologia.
Isso porque conceguem arrancar até 250cv em um motor de apenas 800cc que é utilizado na motogp ;) ;) ;) ;) ;)

Isso porque motos já tem uma boa relação peso-potência por natureza :G :G :G

Bom mas isso é só minha opinião :) :) :) :) mas o projeto é um tanto ousado boa sorte :OK: :OK: :OK:

AMP_Racing
25-05-11, 20:51
bom galera e so para resposta e que eu nao comprei ainda o relogio que mede a pressão da turbina .ai eu coloquei a bexiga acredito quando ela estourar e que a turbina estara enxendo rapido .

bom eu pensei o seguinte , nao tenho agora como comprar uma caixa fria kkk , vol tentar diminuir o espaço que ha dentro da cixa 48 mesmo . tipo colocar durepox e moldar a saida e ar . vol testar depois posto outro video do teste .


Eai fabio tudo certo, o é o Anderson de montenegro, tu tem aquelas twister pra venda ainda?? abraço.

Show o prejeto, mais a turbuna tá mt grande.

caio_
25-05-11, 21:28
E bota bom preparador nisso... e dificílimo pra car@@@R@lho, tive conversando com uma galera que prepara carros e motos e alguns mais experientes disseram que a maioria das motos turbo acabam fundindo ainda na oficina!!! O projeto tem que ser muito bem elaborado ,e não pode faltar nenhum detalhe, com por exemplo; a moto não gera eletricidade suficiente para manter uma bomba de combustível ligada, e isso e so um dos problemas. Eu assim como ele, to fazendo o projeto de um turbo pra minha CB, to em busca de informações e vou acompanha esse tópico ate o final e como certos preparadores dizem """ Se Você mora no brasil, o que um colocar e der certo os outros também colocam por falta de opções""""Mas como ele disse que não quer ganho de potência, um turbo digital resolveria o problema..


eu acho dificil turbinar moto, ainda mais pequenas que não tem escape para encher qualquer turbo, mas não é impossivel, até porque o impossivel é só questão de opinião, mas dá pra fazer, como esses projetos não são muito difundidos no brasil o pessoal tem medo de fazer, até porque sai caro, já que não existe kit pronto como nos carros que você vai numa loja e pede "eu quero um kit turbo pro meu gol 1.8" e plim tá na mão, voce mesmo instala com uma tarde de trabalho, em motos, a maioria das peças tem que ser "made in casa".



Eu pessoalmente acho esse negocio de turbinar moto uma tremenda perca de tempo :G :G :G :G :G

Acho que moto só vai aspirada mesmo caso contrario é perca de tempo e dinheiro,só pra comessar é tão desnecessario que os fabricantes de motocicletas não imveste nessa tecnologia.
Isso porque conceguem arrancar até 250cv em um motor de apenas 800cc que é utilizado na motogp ;) ;) ;) ;) ;)

Isso porque motos já tem uma boa relação peso-potência por natureza :G :G :G

Bom mas isso é só minha opinião :) :) :) :) mas o projeto é um tanto ousado boa sorte :OK: :OK: :OK:


não que seja uma perda de tempo, eu também não gosto da idéia de turbo em motos pequenas, mas nas grandes sabe-se que fica o ]:) aqui em Pelotas tinha uma Hayabusa preta turbo com uns 420/450cv, recordista no AIC em Curitiba, 402m com 9 baixo e acima dos 250KM/H, claro que pra rua tem que ser aspirada, turbo só pra pista, o motor de moto tem que girar muito pra encher um turbo grande mas essa idéia da correia pode ser boa, o que acho meio dificil é fazer a redução e lubrificação, porque como já citei um turbo deve girar uns 240000RPM, e aí tranformar os 11000RPM de um motor com 220cc para 240000RPM, deve ser meio dificil, mas toque em frente ! abraço !

Yuri_RN
27-05-11, 12:07
Namoro com essa Belezura a tempos! OoOo meu Deus aiii sim ia me deixar muito feliz em acelerar ela rs..rs

Se ter uma coisa dessa é perda de tempo.. eu não sei oque é ganhar tempo kkkkkkkkkkkkkk
http://i56.tinypic.com/257q54l.jpg

Cyber
27-05-11, 17:02
Yuri essa T2 não seria aquelas de jet sky, vi uma vez uma ybr turbinada e uma twister com ela é bem pequena e funcionava muito bem nessas motos, apesar de que a twister tinha vida útil do motor de alguns meses huahua

caio_
27-05-11, 21:45
Namoro com essa Belezura a tempos! OoOo meu Deus aiii sim ia me deixar muito feliz em acelerar ela rs..rs

Se ter uma coisa dessa é perda de tempo.. eu não sei oque é ganhar tempo kkkkkkkkkkkkkk
http://i56.tinypic.com/257q54l.jpg


ah, ow Yuri, aí é piada néé, imagina uma "torcidinha de punho" até o redline de segunda ]:) deve deixa uma tatuagem no asfalto :G
as T2 são as do Gol 1.0T de fábrica, inclusove usadas nos fuscas de rua com excelentes resultados, bem pequenas, acho que uma T2 ia ficar legal se fosse um turbo normal, mas só pra reforçar, o turbo dele é acionado por CORREIA, como um compressor volumétrico (blower), que é posto em movimento pela rotação do motor, tirando um pouco de força do motor pra pressurizar o ar na admissão ! abraços !

Yuri_RN
28-05-11, 00:22
Yuri essa T2 não seria aquelas de jet sky, vi uma vez uma ybr turbinada e uma twister com ela é bem pequena e funcionava muito bem nessas motos, apesar de que a twister tinha vida útil do motor de alguns meses huahua



Cyber Não sei te informar a T2 é muito usada em Gol 1.0T de Fabrica ;) Pequena e enche facil

ela é otima em qualquer moto ate mesmo nas de baixa cilindrada!



ah, ow Yuri, aí é piada néé, imagina uma "torcidinha de punho" até o redline de segunda ]:) deve deixa uma tatuagem no asfalto :G
as T2 são as do Gol 1.0T de fábrica, inclusove usadas nos fuscas de rua com excelentes resultados, bem pequenas, acho que uma T2 ia ficar legal se fosse um turbo normal, mas só pra reforçar, o turbo dele é acionado por CORREIA, como um compressor volumétrico (blower), que é posto em movimento pela rotação do motor, tirando um pouco de força do motor pra pressurizar o ar na admissão ! abraços !


Pode crer deve deixar umas tatuagem no asfalto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

olha essas Belezura de BKing Turbo so vou ser totalmente satisfeito

quando tiver uma Moto acima de 1.000cc Turbo!

2008 Suzuki B KING Twin Turbo 330 Single Sided OSD 500 h.p. (http://www.youtube.com/watch?v=eX8aeq5Dtf0#ws)
Twin Turbo Hayabusa - B King 330 OSD Air Ride Custom GSXR 1000 tail Rcc Sportbike (http://www.youtube.com/watch?v=RA5IpDjapSw#ws)
430bhp(now 550bhp) Turbo Suzuki B King on the dyno (http://www.youtube.com/watch?v=KgzqlE4yo5c#)


olha que Ronco Lindo!
08 Suzuki B King twin turbo Autorama Detroit 2011 Show Winner (http://www.youtube.com/watch?v=6Zcd4JOqyg8#ws)
Twin Turbo B King Inferno 2 Wins Autorama 2011 Detroit (http://www.youtube.com/watch?v=q6aO1uZfx1U#ws)

barrugo
28-05-11, 00:35
Eu pessoalmente acho esse negocio de turbinar moto uma tremenda perca de tempo :G :G :G :G :G
Acho que moto só vai aspirada mesmo caso contrario é perca de tempo e dinheiro,só pra comessar é tão desnecessario que os fabricantes de motocicletas não imveste nessa tecnologia.
Isso porque conceguem arrancar até 250cv em um motor de apenas 800cc que é utilizado na motogp ;) ;) ;) ;) ;)
Isso porque motos já tem uma boa relação peso-potência por natureza :G :G :G
Bom mas isso é só minha opinião :) :) :) :) mas o projeto é um tanto ousado boa sorte :OK: :OK: :OK:


Tem certeza?
Que tal uma Honda CX650 Turbo (http://sradmotor.blogspot.com/2011/05/honda-cx-650-turbo.html), da década de 80?

caio_
28-05-11, 00:56
pss, dá nem graça uma dessas na minha mão, era cemitério pra ela e pra mim ]:)
muito linda, imagina uma dessas pra rua :G



Tem certeza?
Que tal uma Honda CX650 Turbo (http://sradmotor.blogspot.com/2011/05/honda-cx-650-turbo.html), da década de 80?



caraiiii ! parece a 7 Galo, mas 100CV ? uhuuul ! ]:)

barrugo
28-05-11, 07:53
pss, dá nem graça uma dessas na minha mão, era cemitério pra ela e pra mim ]:)
muito linda, imagina uma dessas pra rua :G

caraiiii ! parece a 7 Galo, mas 100CV ? uhuuul ! ]:)


2 canecos por 2 canecos, essa tem só 6cv a menos que uma Kawasaki Z750 (http://www.kawasakibrasil.com/produtos-detalhe.asp?ID=23)...
o negócio é que isso foi há 20 anos atrás...
:drool:

Yuri_RN
28-05-11, 08:55
2 canecos por 2 canecos, essa tem só 6cv a menos que uma Kawasaki Z750 (http://www.kawasakibrasil.com/produtos-detalhe.asp?ID=23)...
o negócio é que isso foi há 20 anos atrás...
:drool:


Pois é um amigo meu tem uma CB500 Turbo so que o motor dele é original
mais não deixa de ser Turbo ;)

e vou te falar é um Jato!

barrugo
28-05-11, 08:57
Pois é um amigo meu tem uma CB500 Turbo so que o motor dele é original
mais não deixa de ser Turbo ;)
e vou te falar é um Jato!


se sua CB já é agressiva, eu fico imaginando a de seu amigo...
deve ser o ]:) em forma de 500cc...

Yuri_RN
28-05-11, 10:16
se sua CB já é agressiva, eu fico imaginando a de seu amigo...
deve ser o ]:) em forma de 500cc...


Esse meu brother ele tem loja de Peças pra carro de arrancada!

a moto ficou irada! eu sempre comprava peças de preparação de carro a ele
eu tinha uma loja em sociedade com meu primo era "Natal Performance!"

cb 500 turbo (http://www.youtube.com/watch?v=rmL1VfNFRSE#)

Well_99
28-05-11, 11:19
show de bola aquela fazer turbo e aquela rd amarela em!

AMP_Racing
29-05-11, 08:36
show de bola aquela fazer turbo e aquela rd amarela em!


X2

ronyk9
29-05-11, 21:56
Projeto legal acompanhando ;D

0:25 Durepox detected

Eloy
30-05-11, 09:32
salve geral a todos do forum.................. o fabio, pelo q vi no video vc usou uma corrente de comando e duas coroinhas de comando pra acionar a turbina, ja penso se estoura essa corrente, mas o fato nao é te criticar nao, hehhehehe so uma dica, acho q nao vai te dar a redução q vc prescisa, vc ja pensou em usar a placa de partida original so q fixa ou soldada e a engrenagem da ponta do motor de arranque??? acho q vai ficar mais seguro e simples, e talvez resolva seu problema de redução, bom foi uma ideia q veio na minha cabeça assim q vi o video, puts é verdade q deus num dá asa a cobra , pois a suzuki yes nao tem partida no pedal ]:) ]:) ]:) ]:) ]:), pois serviu de inspiração pra mim..... né anderson , e yuri......hehehheheheheehehe

abraços a todos

blackhart
30-05-11, 11:21
Yuri, a cb 500 turbo original do seu amigo anda mais que a sua aspirada?

Yuri_RN
30-05-11, 20:10
Yuri, a cb 500 turbo original do seu amigo anda mais que a sua aspirada?


Rapaz.. acho que a minha responde mais na arrancada! Depois que a dele encher a turbina ai a conversa pode mudar!

ele mora em SP eu Moro no RN se nao com certeza ia testar a minha com a dele!

Turbo Original anda forte, mais a Aspirada andaaa bemmm kkkkkkkkkkkkkkk!

chiccoli
30-05-11, 20:36
adorei o projeto :drool: :drool:

parei pra ver o video agora..
a unica cosia q falta é um aumento de giro entre o motor e a turbina
coisa de 1 giro do motor pra 5~7 da turbina, ou talvez até mais

turbina chega a girar entre 50 e 70 mil rpm, porém isso em carros, q chegam a 6,7 mil rpm..,
talvez 1x10 faz um esrtago legal, mas eu usaria a cilindrada original com um bom reforço nas paredes do cilindro, molas mais fortes, e um comando q fexa mais cedo pra num ter risco da força do ar deixar a valvula flutuar um pouco

muito intereçante :drool:

blackhart
31-05-11, 07:37
Rapaz.. acho que a minha responde mais na arrancada! Depois que a dele encher a turbina ai a conversa pode mudar!

ele mora em SP eu Moro no RN se nao com certeza ia testar a minha com a dele!

Turbo Original anda forte, mais a Aspirada andaaa bemmm kkkkkkkkkkkkkkk!


Nao é o cara da fanho racing nao? vi uns videos dele no youtube, ele ta usando uma caixa de filtro feita especialmente pra turbina, parace de ferro, e dois buras acho que de xlx350, agora nao sei se anda muito, uma alternativa pro turno nao seria usar nitro na sua moto ja aspirada?

Yuri_RN
31-05-11, 10:19
Nao é o cara da fanho racing nao? vi uns videos dele no youtube, ele ta usando uma caixa de filtro feita especialmente pra turbina, parace de ferro, e dois buras acho que de xlx350, agora nao sei se anda muito, uma alternativa pro turno nao seria usar nitro na sua moto ja aspirada?


é o Fanho sim, eu sempre comprava peças a ele, ele é de SP mora na Mooca

Os Bura é de CB500 mesmo!, a caixa de Filtro Não tem! oque é feito de Aluminiu é a Pressurização e não caixa de filtro de Ar!

a moto dele ficou Boa, mais a Turbina é muito Grande! turbina pra moto tem que ser T2!

Queria Nitrar minha moto mais aqui ninguém se arrisca!

cmairon
16-06-11, 17:39
Blz galera, não li o tutorial todo mas me diz ai, com certeza todo mundo já viu foto ou ouviu falar de uma lander que roda com turbina de carro japonês 500cc, alquem sabe falar que carro é esse e que turbina é essa???? já sabia de carros com menos de 1000cc mas não sabia que tinham turbina. valeu ai galera. :)

chiccoli
16-06-11, 19:03
no japão os carros economicos são 0.6 turbo
aki no brasil 1.0 8 valvulas

cmairon
17-06-11, 07:58
blz chiccoli, mas diz ai, vc sabe o nome de algum desses carros??? to querendo ver se acho uma turbina dessa

chiccoli
17-06-11, 19:40
boa pergunta.., tem q procurar por fabricantes japoneses..

mas nissan, suzuki, honda tem, o problema é importar..

off: yamaha eu acho q num tem carro lah não ..


http://portuguese.alibaba.com/product-free/1997-suzuki-alto-works-ie-turbo-used-japanese-cars-106883488.html
esse é o alto da suzuki, 650cc turbo

chiccoli
17-06-11, 19:41
http://portuguese.alibaba.com/product-gs/turbocharger-ihi-rhb31-215508493.html

tem uma turbina aki pra tu..

valores, taxa de cambio e frete é por tua conta.. :G

e pensar a aki a gente briga por injeção eletronica

japan tem injeção direta(funciona quase q nem o ciclo diesel) e usam turbo,
pq ?, economia!, menos cilindrada, mais rendimento, menos rotação, menos gasto de gasolina

cmairon
18-06-11, 08:04
valeu chicolli, sobre yamaha depois procura no google lander turbo, tem umas duas rodando país a fora já, doidera doidera doidera, vi lá a turbina que vc me passou, valeu a força cara, mas to vendo que ela é quase do mesmo tamanho da t2, vou conferir as medidas se for próximo vou comprar um t2 mesmo, valeu parceiro.