PDA

Ver Versão Completa : motores flex (bicombustível) , gasolina ou álcool ???



segundo melo
09-07-11, 10:22
queria esclarecer algumas duvidas, por que ja ouvi muitas historias sobre o desenpenho e a qualidade de motos que são flex , alguns disem que não e boa , outros adorar quais os mitos e as verdades ????posso colocar mais gasolina ou alcom qual acaba mais rapido ???? qual e mais eficiente ???mais potente

segundo melo
10-07-11, 16:53
:# ai pesoal algem esclarese essa minha duvida ????/ :0_0:

blaugusto
10-07-11, 17:00
Segundo, dê uma olhada aqui neste link (http://www.google.com.br/#sclient=psy&hl=pt-BR&safe=off&site=&source=hp&q=alcool+x+gasolina&aq=f&aqi=&aql=&oq=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=71b77a74d21fb566&biw=1024&bih=514)
Tem bastante coisa.


Resumindo bem porcamente:
Alcool é mais potente
Gasolina rende mais


As motos Flex são boas.

chiccoli
10-07-11, 18:47
Segundo, dê uma olhada aqui neste link (http://www.google.com.br/#sclient=psy&hl=pt-BR&safe=off&site=&source=hp&q=alcool+x+gasolina&aq=f&aqi=&aql=&oq=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=71b77a74d21fb566&biw=1024&bih=514)
Tem bastante coisa.


Resumindo bem porcamente:
Alcool é mais potente
Gasolina rende mais


As motos Flex são boas.



boas só pra quem quer ter mais opções..,
todo mundo sabe qos flex bebem uns 20% mais do q os q são só pra 1 tipo de combustivel..
inda mais no alcool q a compressão é baixa

blaugusto
11-07-11, 10:11
Eu disse que são boas. Morre aí.

kkkkkkkkkkkkk...

DOUGLAS 00
11-07-11, 10:14
Pessoalmente não gosto muito dos flex.

mdorigon
11-07-11, 11:57
Basicamente o que o Blau falou e que o Chiccoli completou...se os mesmos motores fosse acertado para um só combustivel, com certeza teriam melhor rendimento em economia e potencia, mas não adianta, tem que abrir mão de algo no flex pra ser potencialmente comercial...dentro do contexto, as vantagens ainda estão superando as desvantagens na minha opinião. Tem gente com mix que consegue fazer 30 por litro no alcool ou mais... nunca vi as carburadas "adaptadas pra alcool" conseguirem medias assim, pelo menos qdo encosto numa roda de motociclistas com titan 150 e pergunto. Qto a desempenho, dizem que a carburada anda mais, mas ai tem que ver o que ja mexeu nesse carburador né. Pessoalmente ainda não teria uma moto flex, ainda mais com o alcool na casa dos 1,60 alto como ta aqui, pq prefiro esperar eles melhorarem a eficiencia, mas se hj eu tivesse que trampar de moto frete, eu veria com outros olhos mesmo com a desvatagem de consumir mais do que devia, para meu uso particular ta de boa uma mono. A moto em si é boa, não tenha duvida, cara de mais...mas boa.

chiccoli
11-07-11, 11:59
Eu disse que são boas. Morre aí.

kkkkkkkkkkkkk...


sorry... :#

é q quando alguém pergunta alguma coisa eu costumo dar uma resposta completa pra pessoa ter uma noção melhor se ela quer se infiar no rolo ou ñ..

acabo sendo meio chato de vez em sempre.. :G

barudi
11-07-11, 12:36
Me corrijam se eu estiver errado, mas me falaram que as motos honda flex não funcionam 100% no alcool....

E na concessionária, o vendedor falou que a CG 150 flex faz uma média de 26 a 28 km/L se andar devagar....

Então acho que estragaram o motor, pois em 2005 tive uma Titan 150 Ks e fazia 40 km/L andando em modo vovozinho!

E como já falaram acima, os motores com 1 só tipo de combustivel são mais economicos, veja a Factor que está bem acertada e faz até 50 km/L ! ( ta no site da Yamaha inclusive!)

Outra coisa que achei ridícula nas motos Flex Honda....

NÃO TEM RESERVATÓRIO DE PARTIDA A FRIO!

Como que vai pegar no Frio se tiver com mais alcool q gasolina no tanque?

Acho esse sistema BURRO! Pois vc pode ficar na mão facil facil!

Desculpem, mas esta é minha opinião!

Abraços

Barudi_007 :drool:

Carleetos
11-07-11, 12:37
Até agora estou gostando, pena o preço do etanol não ajudar muito, mas já cheguei a gastar menos usando só etanol.

Carleetos
11-07-11, 12:43
Me corrijam se eu estiver errado, mas me falaram que as motos honda flex não funcionam 100% no alcool....
E na concessionária, o vendedor falou que a CG 150 flex faz uma média de 26 a 28 km/L se andar devagar....
Então acho que estragaram o motor, pois em 2005 tive uma Titan 150 Ks e fazia 40 km/L andando em modo vovozinho!
E como já falaram acima, os motores com 1 só tipo de combustivel são mais economicos, veja a Factor que está bem acertada e faz até 50 km/L ! ( ta no site da Yamaha inclusive!)
Outra coisa que achei ridícula nas motos Flex Honda....
NÃO TEM RESERVATÓRIO DE PARTIDA A FRIO!
Como que vai pegar no Frio se tiver com mais alcool q gasolina no tanque?
Acho esse sistema BURRO! Pois vc pode ficar na mão facil facil!
Desculpem, mas esta é minha opinião!
Abraços


Roda tranquilamente só com álcool, sem problema, beleza de creuza.

Com gasolina ela faz 40km/l se você quiser..

"Como que vai pegar no Frio se tiver com mais alcool q gasolina no tanque?" - Já testaram em regiões frias somente com álcool no tanque e a moto funciona, se tiver alguma quantidade de gasolina (o que é indicado pelo manual) aí é que pega mesmo.

Talvez seja breve, mas até agora (1 ano e meio) e quase 21000km a minha nunca me deixou na mão.

hondaéhonda
11-07-11, 13:01
Me corrijam se eu estiver errado, mas me falaram que as motos honda flex não funcionam 100% no alcool....

E na concessionária, o vendedor falou que a CG 150 flex faz uma média de 26 a 28 km/L se andar devagar....

Então acho que estragaram o motor, pois em 2005 tive uma Titan 150 Ks e fazia 40 km/L andando em modo vovozinho!

E como já falaram acima, os motores com 1 só tipo de combustivel são mais economicos, veja a Factor que está bem acertada e faz até 50 km/L ! ( ta no site da Yamaha inclusive!)

Outra coisa que achei ridícula nas motos Flex Honda....

NÃO TEM RESERVATÓRIO DE PARTIDA A FRIO!

Como que vai pegar no Frio se tiver com mais alcool q gasolina no tanque?

Acho esse sistema BURRO! Pois vc pode ficar na mão facil facil!

Desculpem, mas esta é minha opinião!

Abraços

Barudi_007 :drool:



É por isso que nunca gostei de motores a álcool, o motor a álcool precisa de gasolina para pegar, tem pouca autonomia e nem é tão mais forte assim. Sempre digo combustível pra mim é só diesel e gasolina.

barudi
11-07-11, 13:05
Roda tranquilamente só com álcool, sem problema, beleza de creuza.

Com gasolina ela faz 40km/l se você quiser..

"Como que vai pegar no Frio se tiver com mais alcool q gasolina no tanque?" - Já testaram em regiões frias somente com álcool no tanque e a moto funciona, se tiver alguma quantidade de gasolina (o que é indicado pelo manual) aí é que pega mesmo.

Talvez seja breve, mas até agora (1 ano e meio) e quase 21000km a minha nunca me deixou na mão.


Interessante!

Aqui na minha região, 4 moto-taxis falaram pra mim que não funciona no frio só no alcool! Ou com mais alcool que gasolina!

Vc já testou ela 100% no alcool de manhã com o motor frio?

Aqui o frio é bastante forte no inverno! Inclusive já nevou a mto tempo a trás, mas 2 semanas atrás fez 3 Graus negativos ( -3ºC ) pra você ter idéia!

Era de sair com 2 calças, 3 jaquetas, luva de couro, balaclava, cachecol e parecer estar pelado! As mãos congelavam!

Eu ainda acho que DEVERIA TER um reservatório de partida a Frio(gasolina) como nos carros flex comuns!

Abraços

Barudi_007

Nickneo
11-07-11, 13:05
Pessoalmente ainda não teria uma moto flex, ainda mais com o alcool na casa dos 1,60 alto como ta aqui, pq prefiro esperar eles melhorarem a eficiencia, mas se hj eu tivesse que trampar de moto frete, eu veria com outros olhos mesmo com a desvatagem de consumir mais do que devia, para meu uso particular ta de boa uma mono. A moto em si é boa, não tenha duvida, cara de mais...mas boa.


Olha, aqui na minha região não alcança minha memória uma época em que o alcool foi mais vantajoso que a gasolina, só que infelizmente o mercado é besta/burro e mesmo as regiões onde não há vantagem no preço do combustível o fato de o veículo ser flex é vantagem na hora da venda, então se for pra ficar no mono ou tu sobe de cc ou tu fica com uma moto antiga

brunobros
11-07-11, 13:15
olha num sei nao, mas eu nunca mais coloco alcool na minha, um dia coloquei 1 litro de gasolina e 4 de alcool, fui na casa da namorada e quando estava voltanto -detallhe estava muito frio- a luz ALC acendeu no painel, poucos segundos depois a moto morreu, e depois de muitas pedaladas ela voltou a pegar, e fez isso por mais tres vezes na mesma rodovia.
Depois desse dia na minha moto alcool nunca mais!!!
eu só uso gasolina daqui pra frente :drool: e andando de boa consigo fazer 36 km/l 37km/l, mas de boa mesmo

Guilherme Rabelo
11-07-11, 13:19
essas motos flex tem que ter no minino 20% da capacidade total de gasolina pq se nao nos dias frios ela nao pega

Carleetos
11-07-11, 13:20
Interessante!

Aqui na minha região, 4 moto-taxis falaram pra mim que não funciona no frio só no alcool! Ou com mais alcool que gasolina!
Vc já testou ela 100% no alcool de manhã com o motor frio?
Aqui o frio é bastante forte no inverno! Inclusive já nevou a mto tempo a trás, mas 2 semanas atrás fez 3 Graus negativos ( -3ºC ) pra você ter idéia!
Era de sair com 2 calças, 3 jaquetas, luva de couro, balaclava, cachecol e parecer estar pelado! As mãos congelavam!
Eu ainda acho que DEVERIA TER um reservatório de partida a Frio(gasolina) como nos carros flex comuns!
Abraços


Eu usei por um bom tempo somente com álcool no tanque e era sossegado cara, eu até gostava.. Sei la, parece que o funcionamento ficava melhor, e o torque ligeiramente melhor também. Mas eu moro em Alagoas, o inverno daqui de noite faz coisa de 23°C eu já fico me tremendo em casa. Aqui faz muito calor. O inverno da gente é assim:
http://img217.imageshack.us/img217/1378/dsc00341gn.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/217/dsc00341gn.jpg/)
:lol:

O manual dela diz que em regiões com temperatura abaixo de 15°C, é recomendável usar um pouco de gasolina no tanque pra garantir a partida a frio. Se você disse que já chegou a nevar na sua cidade, nossa, deve ser muito frio mesmo.

Pelo que já li de matérias sobre esse sistema, optaram por não colocar um reservatório de partida a frio por economia de espaço/peso e por segurança, em caso de acidentes e tal. Sinceramente brother, esse tempo todo que usei etanol puro no tanque não tive nenhum problema.

edit: e nunca senti falta do reservatório também.

barudi
11-07-11, 13:27
olha num sei nao, mas eu nunca mais coloco alcool na minha, um dia coloquei 1 litro de gasolina e 4 de alcool, fui na casa da namorada e quando estava voltanto -detallhe estava muito frio- a luz ALC acendeu no painel, poucos segundos depois a moto morreu, e depois de muitas pedaladas ela voltou a pegar, e fez isso por mais tres vezes na mesma rodovia.
Depois desse dia na minha moto alcool nunca mais!!!
eu só uso gasolina daqui pra frente :drool: e andando de boa consigo fazer 36 km/l 37km/l, mas de boa mesmo


É o que os moto-taxistas falam aqui! Exatamente isso!



essas motos flex tem que ter no minino 20% da capacidade total de gasolina pq se nao nos dias frios ela nao pega


Foi o que eu ouvi tbm!

Por isso acho que o sistema não é 100% Flex, quando o frio PEGA MESMO, não funciona só no alcool como os carros flex!

Por isso ainda insisto! DEVERIA TER UM RESERVATÓRIO DE PARTIDA A FRIO!

Abraços

Barudi_007

Carleetos
11-07-11, 13:50
Bom, então ou a minha é premiada ou tem alguma coisa errada com ela.

Eu usei vários tanques de etanol puro e nunca tive problema, só não estou usando agora por causa do preço.

mdorigon
11-07-11, 15:50
Não sei se mudou nas mais novas mesmo, pq agoram começaram a falar flex. Mas qdo lançou era descrito como mix, e tinha diferenças sim entre os sistemas flex de carros. Logico que ela funciona só com alcool na boa, depois que esquenta vai embora, mas no frio mesmo, se não tiver o minimo de gasolina no tanque para o sitema reconhecer e pegar não vai. Quem sabe os proximos sistemas da honda funcionam que nem alguns que vão lançar dos automoveis, que não vai ter mais tanquinho de gasolina para a partida a frio, vão fazer o bico elevar de leve a temperatura do combustivel no ponto minimo em que fica mais facil a combustão do etanol. Li isso ano passado, não sei se ja saiu algum carro com esse novo sistema. Acho que com isso vai encaixar perfeitamente nas motos. Dificil numa pequena ter um reservatório para gasolina...mas pensando bem, podia ser numa esquema que nem o reservatório de oleo 2t né.

Carleetos
11-07-11, 18:47
O manual dos carros flex diz que tem que sempre ter gasolina no reservatório, e ela deve ser trocada. Então se o carro não liga porque a gente não tá nem aí pro reservatório de gasolina, o sistema é ruim?

No sistema da moto é a mesma coisa, claramente explicada. Se a temperatura ambiente for mais baixa que 15°, você deve usar um pouco de gasolina no tanque pra garantir a partida a frio. Então se vocÊ mora em regiões muito frias, custa por um pouco de gasolina no tanque? Ou será que a moto flex pra ser flex tem que funcionar do jeito que a gente quer, sem normas?

É como no tópico da Twister, tem muita gente que nem sequer montou em uma mas diz que a moto é ruim. É engraçado.

chiccoli
11-07-11, 19:39
pra resolver esse problema da partida a frio em 100% alcool é só colocar uma resistência pra aquecer a mangueira do combustivel
cuidado pra num fazer isso pegar fogo..

e no caso do nosso amigo ai.. a -3º a alcool ja não congelou ??
gasolina se não me engano é a -15º

conrrija-me se eu estiver errado.

danielgota
11-07-11, 19:49
Segundo, dê uma olhada aqui neste link (http://www.google.com.br/#sclient=psy&hl=pt-BR&safe=off&site=&source=hp&q=alcool+x+gasolina&aq=f&aqi=&aql=&oq=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=71b77a74d21fb566&biw=1024&bih=514)
Tem bastante coisa.


Resumindo bem porcamente:
Alcool é mais potente
Gasolina rende mais


As motos Flex são boas.



cara era isso que ia falar :)
a minha moto uso apenas gasolina.

ricardofroes
11-07-11, 20:05
[quote=Chiccoli;698828]
pra resolver esse problema da partida a frio em 100% alcool é só colocar uma resistência pra aquecer a mangueira do combustivel
cuidado pra num fazer isso pegar fogo..

e no caso do nosso amigo ai.. a -3º a alcool ja não congelou ??
gasolina se não me engano é a -15º

conrrija-me se eu estiver errado.




Chiccoli o alcool puro congela a mais ou menos -117 graus celsius, as picoleteiras usam álcool para gelar as formas para fabricação de picolé...

chiccoli
11-07-11, 20:12
então a 15º ele só perde a liquidez de ser "borrifado" e não virar tipo um gás pra ser queimado mais eficientemente ?
bom.., pros revoltados da vida, da muito bem pra se adaptar um sistema de partida a frio na moto..

vai depender da capacidade de elaboração de projeto de cada um..
sai menos de 100 reais..

tom crazy
11-07-11, 21:35
Flex funciona, porém nada substitui um motor desenvolvido unicamente pra um combustivel. Agora em questão de funcionamento na partida a frio com o veiculo com alcool é só seguir a recomendação do fabricante que o veiculo funciona normalmente, se não me engano nas motos flex tem luzes indicadoras que dizem quanto de gasolina é necessario ter no sistema pra garantir a partida a frio. Fora que com a adoção da injeção eletronica o sistema funciona mais otimizado mesmo com alcool, digo isso pq tenho um carro flex e ele só injeta a gasolina na partida se o dia realmente estiver muito frio, tanto é que é raro ouvir ele injetar na partida de manhã.

Pablo Peres
11-07-11, 23:11
Eu sou proprietário de uma Bros 2010 MIX e digo a você que a moto não tem defeito algum.
Quer rodar só na gasosa? É a mesma coisa que moto de pura gasosa. Não tem esse papo que é menos econômica e talz...
Eu não ando no álcool porque a diferença entre gasosa e etanol aqui na minha cidade é 0,85 cents, ou seja, não compensa!
Outra coisa, se você realmente quer saber informações VERDADEIRAS sobre as motos flex, dê preferência às opiniões dos proprietários, porque só quem convive com ela horas por dia pode relatar as experiências e dizer se é boa ou não.
Na gasolina minha Bros faz em média 40km/l e bate uma máxima de 127km/h aproximados.
No etanol faz uns 31km/l e dá 131km/h de máxima.
Tanto na gasosa quanto etanol acho que ela daria mais velocidade se eu pegasse uma descida arrumada, mas p/ mim isso não é vantagem.
Respondendo suas perguntas:
- gasolina e álcool queimam em qualquer proporção, não tem um que acabe mais rápido estando os dois juntos no tanque.
- como já disseram, álcool dá um pouco mais de potência, mas a gasolina rende mais.
- a questão de eficiência vai de acordo com o preço do etanol de cada lugar.

Espero ter respondido suas dúvidas e desculpa o texto grande!

Well_99
11-07-11, 23:13
as vezes eu coloco 50% de alcool e 50% de gasolina
metade/metade
e rende bem mais do q com um combustível so

segundo melo
13-07-11, 15:26
:) muito obg pelas repostas, to com a nova moto daqui da minha casa ela e da minha irmã mais a minha so vai sair em 2012 espero,e uma Honda Titan 150 – 2011 verçaao ESD :) ainda estou me acustumando com a bixa e muito bonita em relaçao a verçao antiga , quanto ao abastecimento ela veio so com um litro o cara da honda disse que na primeira vez que abastecer colocar 50% de alcom e 50% gasolina,, no manual diz que em locais com muito calou devese colocar contitade minima de gasolina para facilitar a partida coloquei mais alcom do que gasolina ,e tem uma luz verde no painel que acende se a proporçao estiver errada
moro no nordeste aqui faz calor escaldante sera que devo colocar mais alcom mesmo ???? os caras daqui dizem que não gostam de motores flex mais a maioria deles nunca nen se quer testaram uma pra ver eu gostei e mais segura ,, gostei tanbem dum sensor que quando a moto cai o motor desliga automaticamente vi issso no manual

segundo melo
13-07-11, 15:50
;) qunto ao abstecimento vai variar do local onde vc mora do preço e da tenperatura ambiente mais MENOS DE 15 GRAUS ACHO QUASE IMPOSIVEL SO SE MORASE NO RIO GRANDE DO SUL :OK: AQUI NO SERTÃO NÃO DEVE HAVER PROBLEMA E SIM PLES SE VC MORA EM LOCAIS FRIOS MAIS GASOLINA E MENOS ALCOM SE MORA EM LOCAIS QUENTES MAIS ALCOM DO QUE GASOLINA OU ATE POSSO PEGAR 40% DE GASOLINA E 60% DE ALCOM ????

jobarte
15-07-11, 13:31
Minhas últimas medições:

Gasolina: 39 km/l
Alcool: 32 km/l
Titanzeiros deixados para tras quando o semaforo abre porque eles acham que vão deixar o cara (eu) da Bros para tras (julho): 57

Carleetos
15-07-11, 17:59
Titanzeiros deixados para tras quando o semaforo abre porque eles acham que vão deixar o cara (eu) da Bros para tras (julho): 57


E ai, qual é a tara de ganhar uma corrida dentro da cidade de um semáforo pra outro? :lol:

jobarte
15-07-11, 19:37
E ai, qual é a tara de ganhar uma corrida dentro da cidade de um semáforo pra outro? :lol:


Haha, não é tara, é quebrar a hegemonia dos titanzeiros ao achar que são donos de corredor, que a moto deles é boa e a do resto não, de ficar igual retardados acelerando esperando o sinal abrir, cara, como é gostoso vendo os coitados inclinando o corpo para a frente no desespero de tentar passar de mim, e olha que tenho bauleto XD

hondaéhonda
15-07-11, 21:40
E ai, qual é a tara de ganhar uma corrida dentro da cidade de um semáforo pra outro? :lol:


É legal, esses dias ganhei duma RDZ numa subida que tem um sinal bem embaixo ]:)

Pablo Peres
15-07-11, 22:01
;) qunto ao abstecimento vai variar do local onde vc mora do preço e da tenperatura ambiente mais MENOS DE 15 GRAUS ACHO QUASE IMPOSIVEL SO SE MORASE NO RIO GRANDE DO SUL :OK: AQUI NO SERTÃO NÃO DEVE HAVER PROBLEMA E SIM PLES SE VC MORA EM LOCAIS FRIOS MAIS GASOLINA E MENOS ALCOM SE MORA EM LOCAIS QUENTES MAIS ALCOM DO QUE GASOLINA OU ATE POSSO PEGAR 40% DE GASOLINA E 60% DE ALCOM ????

Aqui na cidade onde eu moro a Gasolina está 2,90$Dilmas$ o litro e a moto faz média de 40km/l, enquanto o ácool sai por 2,09$Dilmas$ e a moto faz 31km/l. Sai quase elas por elas.
E outra coisa: se não me engano, os motores a gasolina tem vida útil maior que os motores a álcool.

segundo melo
17-07-11, 16:05
:)obg pelas dicas ai a bros e muito legal queria compra uma mais me diseram que quando presisar de vendela acabo perdendo mais um pouco isso e verdade ?????

Carleetos
17-07-11, 19:30
Haha, não é tara, é quebrar a hegemonia dos titanzeiros ao achar que são donos de corredor, que a moto deles é boa e a do resto não, de ficar igual retardados acelerando esperando o sinal abrir, cara, como é gostoso vendo os coitados inclinando o corpo para a frente no desespero de tentar passar de mim, e olha que tenho bauleto XD


Hahah, realmente tem cara que acha que a CG é a melhor moto de todas e que anda mais que todas.

Realmente a Bros na arrancada sai na frente, mas depois a CG vai buscar. Mesmo assim a diferença é muito pequena, e se dá por vários fatores além da relação secundária..

Nunca mais rodei com etanol puro na minha, o preço não deixa. :s Ela fica mais valente mesmo.

jobarte
18-07-11, 16:07
Hahah, realmente tem cara que acha que a CG é a melhor moto de todas e que anda mais que todas.

Realmente a Bros na arrancada sai na frente, mas depois a CG vai buscar. Mesmo assim a diferença é muito pequena, e se dá por vários fatores além da relação secundária..

Nunca mais rodei com etanol puro na minha, o preço não deixa. :s Ela fica mais valente mesmo.


O estranho é que como a Bros ja tem um torque forte devido a relação, a diferença do alcool para a gasolina é quase impercetpivel, você só nota mesmo a diferença nas finais, que o alcool bebe mais, porem da mais força.