PDA

Ver Versão Completa : [Resolvido*] Sensor de temperatura de óleo - Defeito



Carleetos
18-07-11, 12:30
Pois é, o meu camelo estava uma maravilha até então, até os 21000km só tinha trocado 1 pneu traseiro e lonas do freio traseiro, de repente num dia mais frio a moto custou a dar partida, a lâmpada da injeção (MIL) acendeu e eu fiquei preocupado.

Depois de algumas tentativas (sem acelerar) a moto funcionou (acelerando), a marcha lenta bem baixa (nessas injetadas não é normal) e na hora de sair, o motor embolando com o funcionamento e uma vibração que não são característicos dela. Quando a moto estava na marcha lenta, a MIL piscava 7 vezes e parava, depois repetia as picadas. Quando começava a andar, ela ficava acesa direto. Então eu pensei "E agora? *****, é bronca. Vou se assaltado na concessionária agora".

Por sorte um tenho um amigo que é mecânico, fez alguns cursos de injeção por conta própria (fazer/lander, titan 09 e mix, cb300..) e foi recém contratado por uma concessionária Honda daqui da cidade. Levei a moto lá na casa dele, ele fez alguns procedimentos simples na moto, me mostrou uma apostila do curso da Titan que mostrava os códigos de piscadas da MIL. Sete piscadas indicam problema no sensor de temperatura de óleo. Ele tirou o sensor da Bis dele e colocou na minha, testou e a moto não apresentou o sinal de falha. Nesse caso a moto fica com dificuldade na partida e reconhece a temperatura do motor em 151°C sempre, mesmo frio (ou seja, acho que fica dando falta, mistura pobre ou algo assim).

A troca do sensor é um procedimento aparentemente simples, é só rosquear ele, desplugar, trocar, rosquear de novo e 'resetar' a ECU. Se não me engano é isso. O sensor? Falei com ele por telefone agora e fica em torno de 30R$.

Vou tentar fazer o serviço ainda hoje e posto o resultado pra vocês aqui.

Localização do sensor na moto:
http://img691.imageshack.us/img691/8936/dsc00444hq.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/691/dsc00444hq.jpg/)


Sinal da luz de injeção (MIL):

Alan Ranieri
18-07-11, 12:40
Algumas Titans pelo que andei lendo a um tempo atrás apresentavam esse problema no EOT (sensor de temperatura do óleo).

Boa sorte no reparo...

Carleetos
18-07-11, 12:45
Pois é, o interessante é que também acende a lâmpada Mix, o que não é citado na apostila como sinal pra esse tipo de defeito. Isso nos levou a acreditar de início que o problema poderia ser no sensor de oxigênio, de repente ela podia estar mandando mais combustível do que devia e adiantando o ponto de ignição, que justificaria as vibrações e o funcionamento irregular.

O que eu não entendi é que na apostila diz que a ECU nesse defeito interpreta a temperatura do motor (do óleo?) como sendo de 151°C sempre, isso faria com que o bico mandasse menos combustível né? Mas ela consumiu mais nesses dias em que esteve assim.

Não faz muito sentido pra mim, mas só sei que quando ele colocou o sensor da Bis ela ficou normalzinha.

Carleetos
18-07-11, 17:18
Hoje depois do treino passo lá na casa do brother pra instalar o novo sensor, a peça já está lá na mão dele. Acredito que vai resolver o problema.

Guilherme Rabelo
18-07-11, 17:21
Carleetos isso tem acontecido muito com algumas titans e broz tb............na oficina que eu ajudo o pessoal de sabado ja trocou 02 desses............

Carleetos
18-07-11, 17:28
Algumas Titans pelo que andei lendo a um tempo atrás apresentavam esse problema no EOT (sensor de temperatura do óleo).
Boa sorte no reparo...



Carleetos isso tem acontecido muito com algumas titans e broz tb............na oficina que eu ajudo o pessoal de sabado ja trocou 02 desses............


Pode crer, eu não tinha notícia disso. Ele disse que já viu trocarem lá na concessionária. Quando ele desmontou o da minha, disse que nos contatos tinha água, mas ele plugou o meu na Bis dele e apresentou a mesma falha. Acho que é o sensor mesmo.

Mas parece que saiu baratinho, foi 'no esquema' lá. Menos de 30R$, ta tranquilo.

DavidR
18-07-11, 17:54
é bom saber

chiccoli
18-07-11, 19:04
Nesse caso a moto fica com dificuldade na partida e reconhece a temperatura do motor em 151°C sempre, mesmo frio (ou seja, acho que fica dando falta, mistura pobre ou algo assim).


151º ??
tah doido ??

15º, mistura fika muito rica, e fica dando essas embrulhada, uma belo excesso ^^

Carleetos
19-07-11, 00:24
151º ??
tah doido ??

15º, mistura fika muito rica, e fica dando essas embrulhada, uma belo excesso ^^


Na apostila diz 151°C, exatamente. Pode ser erro de digitação mesmo, pois se a moto fica com esse funcionamento característico de excesso e consumindo mais, não faz sentido pra mim.

Vai saber.

Carleetos
19-07-11, 00:29
Bom, o sensor foi trocado e a moto aparentemente está normal de novo. E foi bem aquele mesmo o procedimento, trocou o sensor e resetou a 'ECU' em duas etapas, uma pra voltar para o programa 1 (só gasolina) e outro pra não sei o que ao certo.

A peça custou 27R$, + 3R$ de mão de obra ( :G ) = 30R$. Foi bem mais barato do que eu imaginei que seria, e rápido pra fazer.

O funcionamento voltou ao normal, agora é descer a lenha na burra e ver como ela se comporta.