PDA

Ver Versão Completa : Burgman AN125 2007 - Problemas elétricos



Chrony Joseph
27-07-11, 10:36
Olá pessoal, cheguei aqui pesquisando no Google...

Tenho uma Burgman que não está gerando energia para carregar a bateria, já foi verificado o fio terra, trocado o estator, regulador de voltagem e bateria (Yuaza) e o problema continua. Aqui em Recife-PE todas as concessionárias Suzuki fecharam e as oficinas de motos comuns se recusam a mexer na Burgman alegando falta de peça e complexidade em desmontar, podendo quebrar alguma carenagem etc.

Se alguém puder me passar um check-list para que eu possa tentar diagnosticar o problema... Tenho multímetro e sei desmontar a Burgman (eu mesmo troco óleo, pastilhas, lonas, limpo carburador etc.)

Antecipadamente agradeço.

sergio moreira
27-07-11, 21:55
na presidente kenede em olinda nao tem uma cc suzuki?

Chrony Joseph
27-07-11, 22:40
Lá não resolveram o problema e não é Recife, é Olinda.

Nickneo
28-07-11, 15:35
Não sou mecanico nem mexo com eletronica, sou apenas curioso, mas eu tentaria adicionar uma carga para simular o consumo/carregamento de bateria e fazer a medição de corrente e tensão que estão saindo do estator e do regulador, assim dá pra ter uma idéia se o problema está na parte que carrega a bateria.

bravo18br
28-07-11, 16:21
Cara, a burg da namorada apresentou esse defeito.
Foi revisada toda a elétrica, trocado tudo por peças novas e o problema continuava.... a bateria foi trocada duas vezes....
No fim, era ainda sim a bateria.
Na terceira vez eu exigi uma bateria de outra marca, e daí foi e está nela faz mais de ano.

Qualquer eletricista consegue fazer o teste se o retificador está mandando a corrente correta. Se a corrente enviada estiver certa (13,8V se não estou enganado) e não tiver nenhum cabo roubando carga (isso qualquer eletricista também consegue testar) com certeza é bateria.
Boa sorte na busca!

Irmão
28-07-11, 16:34
Pode ser algum fio que liga o estator ao retificador/regulador
que está quebrado ou os plugs estão com zinabre.
Você pode fazer o seguinte teste: com a moto funcionando
vc coloca o - do multimetro no - da bateria e com o positivo vc
testa os fios que saem do estado, conecta e acelera a moto
quando acelerar a voltagem tem que subir em pelo menos 13,7v.
Espero ter ajudado :OK:

Chrony Joseph
28-07-11, 17:25
Fiz os testes:
Saída do retificador (fios amarelos): 30v na baixa e 70v na alta, testei os 3 fios de par em par;
Positivo na saida do retirificador e negativo na bateria: 12,5v
Positivo e negativo na saída do retificador: 12,5v

Obs: Os fios amarelos que saem do retificador esquentam bastante; Com farol ligado quando acelera a luz baixa, quando está na baixa a luz oscila;

Guilherme Mcnasty
29-07-11, 10:09
Tá com cara de bateria ruim mesmo. Experimenta recarregar só pra ver se as luzes fazem esse mesmo sintoma.

Chrony Joseph
29-07-11, 18:17
Levei a bateria para testar, estava com voltagem e sem amperagem, após uma carga de 4h continuou com voltagem e sem amperagem. Comprei outra bateria: Route YTX8A-FS de 7,5Ah
A original Yuasa YTX7A-BS de 7Ah não tinha e esta foi a mais próxima.
Amanhã vou refazer os testes e medições.

jmn83
29-07-11, 18:26
Poxa amigo tomara que agora vc consiga corrigir esse problema e por a Burgman pra rodar!

Aproveitando o gancho do possivel problema do amigo:

Sou leigo e curioso em elétrica e eletronica, tem como medir Amperagem só com o multimetro? ;/

Chrony Joseph
29-07-11, 19:05
Não e você pode - literamente - torrar o multímetro, mesmo assim a medição é em série... Eu já tentei medir e queimei um.
O correto mesmo é utilizar teste de bateria apropriado, na maioria das lojas de baterias tem.

jmn83
29-07-11, 20:14
kkkkk e mesmo


CARA VC TA DE TIRAÇÃO?? COMENTOU DESSE MESMO MODO OUTROS 4 TÓPICOS E NÃO TEM NADA A VER COM O ASSUNTO, TENTEI DENUNCIAR A MODERAÇÃO MAS O LINK DENUNCIAR A MODERAÇÃO NÃO ESTÁ FUNCIONANDO, DEU ERRO NO BD!!





Não e você pode - literamente - torrar o multímetro, mesmo assim a medição é em série... Eu já tentei medir e queimei um.
O correto mesmo é utilizar teste de bateria apropriado, na maioria das lojas de baterias tem.



Valeu pela resposta! :OK:

abs

Stone
30-07-11, 15:45
Eu vi lá a denuncia, deve ter algum problema aí no link... mas enfim, eu apaguei as mensagens....
Qualquer coisa podem me mandar uma MP