PDA

Ver Versão Completa : Yes 125 com 41 mil km baixando óleo



thyago
08-08-11, 12:23
Boa tarde pessoal do PN, tenho uma Yes 08/09(Comprei ela 0km faz 2 anos) com exatamente 41400km. No começo eu trocava o óleo dela com 3km, pq o *** do mecanico da suzuki da minha cidade falava que não tinha problema. Depois que acabou a garantia comecei a ir em outros mecanicos. Todos falavam que poderia trocar 1500km sem problema, mas não poderia passar mto disso. A partir dai comecei a trocar com 1500km. Só que por falta de tempo, na antepenúltima troca, troquei com pouco mais de 3km. E desceu pouco mais de 300ml....Fiquei assustado. E nas dua ultimas trocas, troquei com exatamente 1km e baixou + ou - 280ml.

Resumindo, está baixando 300ml a cada 1km. Gostaria de saber de vcs, isso é normal? Se ficar baixando muito, vou ter que trocar o que no motor para resolver o problema?


Agradeço a atenção de todos!

[edit]

Desculpem, não tem nenhum vazamento, nem famaça...ela é 1100ml....

hondaéhonda
08-08-11, 12:25
Tem algum vazamento, fumaça, alguma coisa?

romario_xtz
08-08-11, 12:26
Bom, não sou mecânico, mas pelo que ja li aqui, é normal baixar até 30% do oléo, então sendo 1l, normal baixar 300 ml.

Bandit
08-08-11, 12:40
Nao sei se e normal... mas ela pode ta esquentando muito sera q nao? tipo mistura Rica demais, vc costuma troca o Filtro de oleo a cada qt tempo? e o filtro de Ar vc ja deu uma olhada... ve se ela nao ta fumando tb...

tom crazy
08-08-11, 12:51
A minha tá com 39 mil km, sempre trocando de 3 em 3 mil e tudo ok, um pouco de oleo é normal baixar, só não sei dizer o quanto seria esse normal. A minha entre as trocas baixa um pouco, porém nunca medi pra saber o quanto baixa. Se eu pegar muita pista entre as trocas de oleo normalmente preciso completar um pouco perto dos 2 mil km, se não da pra fazer os 3 mil km sem completar, pois apesar de baixar um pouco o nivel de oleo sempre fica dentro do valor correto.

thyago
08-08-11, 12:53
Então...ela não tá fumando....uma vez só que dei uma acelerada brava saiu uma fumaça bem leve branca, dei uma aceleradona nela agora e não saiu nenhuma fumaça.

Troco o filtro de óleo uma vez sim outra vez não....O filtro de ar que faz uns 15 km que não troco, ele tá aparecentemente normal. Será que pode ter a ver com o filtro de ar? Ele é paralelaço...rsrs

vlw

mdorigon
08-08-11, 12:55
Boa tarde pessoal do PN, tenho uma Yes 08/09(Comprei ela 0km faz 2 anos) com exatamente 41400km. No começo eu trocava o óleo dela com 3km, pq o *** do mecanico da suzuki da minha cidade falava que não tinha problema. Depois que acabou a garantia comecei a ir em outros mecanicos. Todos falavam que poderia trocar 1500km sem problema, mas não poderia passar mto disso. A partir dai comecei a trocar com 1500km. Só que por falta de tempo, na antepenúltima troca, troquei com pouco mais de 3km. E desceu pouco mais de 300ml....Fiquei assustado. E nas dua ultimas trocas, troquei com exatamente 1km e baixou + ou - 280ml.

Resumindo, está baixando 300ml a cada 1km. Gostaria de saber de vcs, isso é normal? Se ficar baixando muito, vou ter que trocar o que no motor para resolver o problema?


Agradeço a atenção de todos!

[edit]

Desculpem, não tem nenhum vazamento, nem famaça...ela é 1100ml....


Uai...*** pq ? O cara te ensinou o certo. Suzuki troca de 3 em 3 mil, claro com oleo bom, não aqueles api sf tipo mobil preto da vida que os mecanicos de esquina te falam pra colocar sem saber que pra suzuki eles não atendem. A minha ja passou dos 50 mil trocando de 3 em 3 mil e ta tudo bem. Consome um pouco dependendo da tocada, e nem sei qto, mas uso oleo 10w40 ou 15w40, acaba consumindo mesmo um pouco.
Bem veja se não tem vazamento em nenhum lugar, veja o modo de pilotar se não esta sendo mais agressivo do que de costume, veja que oleo ta colocando, tem o lance da mistura, que acaba deixando o motor mais quente, consumindo mais oleo. Alias...se o seu motor não ta soltando fumaça de oleo queimado, o consumo de oleo é normal mesmo, oleo consome, ele entra em contato com peças quentes no motor, uma hora ele consumir. Boa sorte ai com a motoca.

renan1605
08-08-11, 13:08
Para saber se está normal é simples...
Com a moto parada, acelera bruscamente e solta bruscamente o acelerador, faça isso uma vez com o motor frio e outra com o motor quente,
Se fumacear, é hora de fazer o motor,
Se não fumacear é porque está normal.
Verifica a boca do escape e vê se não tem uma pasta preta.
Verifica a vela e vê qual a cor está, se estiver com fuligem pastosa é óleo, se estiver branca é mistura pobre, e o motor está aquecendo demais.

abrç.

thyago
08-08-11, 13:19
Márcio boa tarde, eu uso o óleo ipiranga 20w50, meu modo de pilotar não é agressivo não...sou tranquilo...rs
O que vem a ser essa "mistura"(desculpa a minha ignorancia)..rs
vlw

hondaéhonda
08-08-11, 13:25
Mistura ar/combustível, carburação, é complicado mesmo, vc usa ipiranga sf ou sl? Se for sf não é bom andar 3000km, não na Yes que pede classificação maior, mas falando sobre óleo na minha eu uso 15w40, ela vaza um pouco de óleo na tampa de válvula* e baixa +ou- 50 ml a cada troca.

*um amigo tirou a tampa para regular válvula e trocou só a junta, não as borrachas de cada parafuso.

mdorigon
08-08-11, 13:28
Márcio boa tarde, eu uso o óleo ipiranga 20w50, meu modo de pilotar não é agressivo não...sou tranquilo...rs
O que vem a ser essa "mistura"(desculpa a minha ignorancia)..rs
vlw


Bem, ipirganga 20w50 pra moto tem duas especificações : api sl e outra api sf. A sl é muito boa pelos relatos que ouço. A sf não serve pra motores 125cc suzuki, eles pedem no minimo sg. Qto a mistura, é a qtde de ar e combustivel injetada pelo carburador dentro do motor. Ela pode estar com mais ar, consequente menos combustivel. Nesse caso ela leva o motor aquecer um pouco a mais do que deveria. Se for ao contrario, o motor fica com menos aquecimento, porem com certeza tera problemas de carbonização e esse excesso ataca o lubrificante (ele naum queima e vai parar la no carter, ajudando a degradar o lubrificante). Tranquilo sou eu segundo o pessoal aqui da firma...kkk eu toco na boa até os 7000 giros em quinta nas avenidas, e troco marcha nos 6000 mil giros. Assim vejo que raramente baixa o nivel a ponto de ser perceptivel, mas qdo ando mais invocado ai sim da pra notar depois de um tempo como baixa.

Richard
08-08-11, 13:32
Normal motores a combustão baixar oleo.

GS500 baixa óleo desde 0km, por exemplo.

Ainda mais uma moto com 40mil km.

Não se preocupa, apenas sempre verifique o nível, pelo menos uma vez por semana e complete sempre que necessário.

thyago
08-08-11, 13:45
Renan boa tarde, acelerei ele algumas vezes agora, ela tá fria, e saiu uma fumaça bem leve cinza escuro, na quarta acelerada não saiu mais fumaça...depois farei isso com o motor quente...
a boca do escape tava com uma borrinha, passei o papel 2 vezes e já saiu...a vela depois eu tiro pq não tenho nada aqui..rsrs

mas resumindo é isso...

vlw ae

thyago
08-08-11, 13:52
Sempre usei o Ipiranga SF....e ai??? Para qual vocês me aconselham trocar?
O Filtro de Ar é paralelo e faz tempo que não troco....coloco original??

obrigado pelas respostas..

hondaéhonda
08-08-11, 13:55
Geralmente, se usa Havoline/Yamalube, são sl

guttobravin992
08-08-11, 15:05
la vamos nós denovo falar sobre oleo lubrificante sf ou sl?
uashaushsauhasuashsuh
tensooOo

thyago
08-08-11, 16:12
Eu sou novo aqui..da um desconto...rsrs

renan1605
08-08-11, 16:16
Boa tarde!
Essa fumaça que saiu, pela cor dela é um mal sinal!
Geralmente quando sai fumaça cinza ou azulada com o motor frio, é o retentor de válvulas que precisa ser trocado, mas como você ainda não fez o teste com o motor quente é melhor esperar para ver se não está vazando também pelos anéis do pistão.
Essa borra que está no escape é a prova que o seu motor está queimando óleo mais que o normal, quando o motor está normal somente fica uma fuligem seca.
E óleo desde que ele não fique abaixo do mínimo, ele nunca vai dar problema, a ponto de estragar o motor em tão poucas trocas, essa diferença só vai ser sentida a longo prazo, principalmente pela questão de sujeira que um óleo de classificação antiga vai deixar no motor.

thyago
08-08-11, 16:37
Bem, acabei de andar com ela e qdo encostei aqui, acelerei até 9 mil rpm e saiu a tal fumaça cinza escuro...Ou seja, fu***?

mdorigon
08-08-11, 16:40
Fumaça cinza escura é mistura com muito combustivel. Se tiver azulada e com aquele cheiro caracteristico de oleo...que fica no ar sem dó ai sim vc tem que ver o que ta acontecendo. Qto ao oleo...useo o sl amigo. O sf não vai fundir o seu motor na hora, mas aos longos dos km rodados a diferença de aditivação vai mostrar pq existiu evolução.
Leva ela em um ou dois mec e pede para eles darem uma olhada, não fala nada pra eles não irem querendo te empurrar algo.

bruno almeida
08-08-11, 18:04
quanto bla bla bla :G
cara,sua moto já tem 40k e já possui folgas que por minimo que seja deixam passar algum óleo
se não produz fumaça excessiva nem perda significativa de desempenho,é só ir completando o nível e trocar na KM correta
quanto à mistura rica ou pobre,dificilmente é o caso,a não ser que vc mudou algum gicle ou mexeu na carburação
manda trocar os retentores de válvula e desencane
quanto ao óleo.Qualquer óleo serve em qualquer moto,desde que obedecido o periodo de troca e o nível
óbvio que ao optar por um óleo SF ou um SL opte pelo de maior classificação
pelo menos na teoria são melhores...

tom crazy
08-08-11, 18:41
Esse fumaça que ele falou tá mais pra excesso de combustivel do que oleo queimado, se tiver queimando oleo a boca do escape fica meio melada e o cheiro da fumaça é caracteristico. Acho que está esquentando a cabeça atoa, relaxa e curte a motoca.