PDA

Ver Versão Completa : Roda Empenada Será?



felipe250
21-08-11, 23:08
Pessoal, vou explicar, uma vez usava disco no disco da moto, e um dia esqueci e empurrei a moto sem querer com o cadeado, gerou uma rebarba no disco, mas não sei se o disco já estava empenado.
ae troquei o disco. ae aconteceu denovo isso. ae troquei pelo terceiro e atual. Nunca mais usei cadeado, agora tenho alarme, mas o que acontece. quando coloquei o disco a frenagem estava uniforme, só que agora com seus quilometros de uso o freio na hora de acionar fica trepidando e se tu empurrar a moto tu ouve que o disco raspa mais em lugar que os outros. o que pode ser, roda empenada? problema no cáliper do freio? pastilhas?
o que sugerem, pois é complicado ter um freio assim, ele freia muito bem, mas queria solucionar isso para que em alguma frenagem eu não me ferasse por isso.
valeu galera

jott257
21-08-11, 23:18
ja vio se nao e a pastilha de freio que ta encostando so uma parte ou nao?? troco ela junto com o disco?

felipe250
21-08-11, 23:22
ja vio se nao e a pastilha de freio que ta encostando so uma parte ou nao?? troco ela junto com o disco?


cara, tinha trocado junto com o 2º disco, ae quando troquei o 3º não troquei as pastilhas, deixei essas, mas ficou bom o freio, freava uniforme, mas ae começou novamente a dar aquelas tremidas nas frenagens,ae tirei as pastilhas esses dias e tava gastas já, nem 3 meses de uso, ae peguei as originais que estavam novas e coloquei denovo, funcoinaram beleza nas primeiras frenagens, freio bem uniforme, mas agora novamente voltou a pipocar o freio.nao sei o que pode ser

Adriano_Paulista
21-08-11, 23:32
bom tah msm c/ cara de ser aro empenado pq vc msm disse q trcou o disco e tava normal....depois de um tempo q começou a encostar......entaum naum custa nd ver se o aro tah empenado neh????............mas desculpa minha ignorancia.........como desenpena aro de liga leve???????

flw!!!!!!!

felipe250
21-08-11, 23:47
eles fazem esse serviço em CC?

Richard
22-08-11, 00:20
Velhinho, pode ser um monte de coisas, mas das mais "possíveis" seriam:

Problemas com a pinça pelo tranco da trava.

Pastilhas no fim da vida ou então desalinhadas.

Balanceamento da roda dianteira (na minha opinião o mais provavel).

E por ultimo a roda estar empenada.


Primeira coisa, eu levaria num mecanico para dar uma olhada na pinça de freio e também nas pastilhas, caso não tenha nada de anormal, iria em uma loja de pneus e pediria para fazer o balanceamento da roda, se ainda assim não resolvesse, levaria para ver se a roda está empenada.


Apenas mais um adendo, como está o estado do pneu???

As vezes pneus no fim da vida somados a rodas desbalanceadas, podem trazem trepidações para o guidão, as vezes o tempo todo e as vezes só em momentos de uso extremos, como em curvas ou então frenagens.

guttobravin992
22-08-11, 09:49
Velhinho, pode ser um monte de coisas, mas das mais "possíveis" seriam:

Problemas com a pinça pelo tranco da trava.

Pastilhas no fim da vida ou então desalinhadas.

Balanceamento da roda dianteira (na minha opinião o mais provavel).

E por ultimo a roda estar empenada.


Primeira coisa, eu levaria num mecanico para dar uma olhada na pinça de freio e também nas pastilhas, caso não tenha nada de anormal, iria em uma loja de pneus e pediria para fazer o balanceamento da roda, se ainda assim não resolvesse, levaria para ver se a roda está empenada.


Apenas mais um adendo, como está o estado do pneu???

As vezes pneus no fim da vida somados a rodas desbalanceadas, podem trazem trepidações para o guidão, as vezes o tempo todo e as vezes só em momentos de uso extremos, como em curvas ou então frenagens.


X 2

mdorigon
22-08-11, 09:53
Tb acho que pode ser a roda desbalanceada ou pastilha.

felipe250
22-08-11, 12:04
Velhinho, pode ser um monte de coisas, mas das mais "possíveis" seriam:

Problemas com a pinça pelo tranco da trava.

Pastilhas no fim da vida ou então desalinhadas.

Balanceamento da roda dianteira (na minha opinião o mais provavel).

E por ultimo a roda estar empenada.


Primeira coisa, eu levaria num mecanico para dar uma olhada na pinça de freio e também nas pastilhas, caso não tenha nada de anormal, iria em uma loja de pneus e pediria para fazer o balanceamento da roda, se ainda assim não resolvesse, levaria para ver se a roda está empenada.


Apenas mais um adendo, como está o estado do pneu???

As vezes pneus no fim da vida somados a rodas desbalanceadas, podem trazem trepidações para o guidão, as vezes o tempo todo e as vezes só em momentos de uso extremos, como em curvas ou então frenagens.


cara, troquei o pneu e não fiz o balanceamento da roda no ato, pois troquei em borracharia e lá nao tinha esse serviço. pneu tá novo.
vou balancear a roda. será que em CC é caro o serviço? eles demoram para fazer??
valeu gurizada.

chiccoli
22-08-11, 12:21
do jeito q eu so sem paciencia eu marvaca o lado q o disco tava mais torto e metia um martelo de borracha até fika reto

felipe250
22-08-11, 12:24
do jeito q eu so sem paciencia eu marvaca o lado q o disco tava mais torto e metia um martelo de borracha até fika reto


tomara que não tenha entortado esse disco, mas se for o aro e não o disco, vou colocar o original de volta..

Renan Nunes
22-08-11, 12:30
tomara que não tenha entortado esse disco, mas se for o aro e não o disco, vou colocar o original de volta..

ai amigo quando começou isso?, ninguem bateu no teu disco ou roda com outra moto quando a sua estava estacionada?

felipe250
22-08-11, 12:32
ai amigo quando começou isso?, ninguem bateu no teu disco ou roda com outra moto quando a sua estava estacionada?


pior que não cara, porque estou no terceiro disco, o primeiro coloquei um cadeado e pensei que foi por isso, mas os seguintes o disco tava novo e depois de um tempo começava a fazer isso, ae agora estou vendo certo o que é porque disco não pode ser, é algo que está torto;

chiccoli
22-08-11, 12:33
a roda não é mais cara ?, eu olhava o disco 1º

felipe250
22-08-11, 12:48
a roda não é mais cara ?, eu olhava o disco 1º


é que o disco já troquei DOIS. por isso disco não pode ser

Richard
22-08-11, 13:21
cara, troquei o pneu e não fiz o balanceamento da roda no ato, pois troquei em borracharia e lá nao tinha esse serviço. pneu tá novo.
vou balancear a roda. será que em CC é caro o serviço? eles demoram para fazer??
valeu gurizada.


Carai, se trocou pneu e não balanceou, enormes chances de estar aí o seu problema.

Balanceamento não demora meia hora, além do que isso vai ter custar no máximo uns 30 reais.

É bem provavel que você trocou dois discos de bobeira.

Guilherme Rabelo
22-08-11, 13:23
sera que sua moto nao esta com folga na caixa de direçao???

felipe250
22-08-11, 18:36
Pessoal, inclinei a dianteira da moto e rodei a roda para verificar onde poderia estar o problema, e constatei que deve ser a roda que está torta pois conseguesse ver nitidamente quando gira a roda que o disco vai para um lado e para outro, deve estar forçando o disco a entortar tmb, por isso está assim e o disco está novo, recém coloquei. ou pode ser onde encaixa os parafusos do disco que algum encaixe esteja maior que o outro, assim entortando o disco.
agora vou ter que ir num mecanico para ele analisar tmb.ae posto o resultado

felipe250
01-09-11, 23:06
Alguém sabe um jeito de verificar se o disco está torto ou empenado em casa mesmo??
pois mandei os discos que tinha numa metalurgica e passaram no torno cnc no relógio comparador e o disco estava Ok.

blaugusto
02-09-11, 07:24
Se o relógio comparador falou, tá falado.

A não ser que tu prenda um relogio na bengala e gire a roda pra ver....

Richard
02-09-11, 08:53
Pessoal, inclinei a dianteira da moto e rodei a roda para verificar onde poderia estar o problema, e constatei que deve ser a roda que está torta pois conseguesse ver nitidamente quando gira a roda que o disco vai para um lado e para outro, deve estar forçando o disco a entortar tmb, por isso está assim e o disco está novo, recém coloquei. ou pode ser onde encaixa os parafusos do disco que algum encaixe esteja maior que o outro, assim entortando o disco.
agora vou ter que ir num mecanico para ele analisar tmb.ae posto o resultado


Peraí, agora que me liguei em uma coisa.

A roda e o disco estão se mexendo junto???

Verificar o eixo da roda e os rolamentos pois se os dois se mexem iguais, tem cara da roda estar fora de eixo, se a roda tivesse empenada, o disco não deveria ter alterações no movimento, você perceberia essa alterção somente no pneu.

lordbrill
02-09-11, 09:22
Se no relógio tá ok... vai pra roda... o balanceamento acho eu que resolva, caso a roda não esteja empenada.

lordbrill
02-09-11, 09:25
Peraí, agora que me liguei em uma coisa.

A roda e o disco estão se mexendo junto???

Verificar o eixo da roda e os rolamentos pois se os dois se mexem iguais, tem cara da roda estar fora de eixo, se a roda tivesse empenada, o disco não deveria ter alterações no movimento, você perceberia essa alterção somente no pneu.

Boa!
Nem tinha pensado nisso... pode ser realmente o que o Richard citou.
Do jeito que o disco é preso com raio próximo ao eixo.... ela empenada não faria o disco mexer uniforme com a roda... pode ser mesmo que esteja fora do eixo.

felipe250
02-09-11, 12:09
putsss. vou ver se consigo olhar hoje. e se estiver fora de eixo qual a soluçãoo??

magrao tk
02-09-11, 14:13
Peraí, agora que me liguei em uma coisa.

A roda e o disco estão se mexendo junto???

Verificar o eixo da roda e os rolamentos pois se os dois se mexem iguais, tem cara da roda estar fora de eixo, se a roda tivesse empenada, o disco não deveria ter alterações no movimento, você perceberia essa alterção somente no pneu.


Fui lendo as respostas sobre ser a roda, e já ia disparar uma frase dessas.
Afinal o disco é preso no cubo, e não na borda do aro...
Otra coisa: Não reparou se tem folga nos rolamentos?

Pode ser tambem o encosto onde vai o disco com alguma rebarba ou sujeira por baixo, ou em um dos buracos que vai o parafuso. Bastar estar com aperto errado nos parafusos do disco que ele pode ficar fora de centro e a roda não.

oodim
03-09-11, 01:33
:)Estou com esse problema.....Troquei o disco original.....e com o novo....tudo otimo....só que agora (depois de mais de 1000Km) comessou a a dar soquinho na hora que dou freio na frente....Tirei o disco do cubo e coloquei em um espelho que tenho na garagem(vidro é sempre plano)e com uma regua coloquei encima e verifiquei em cruz as medidas(paralelismo) percebi que está zero bala....agora vou trocar os rolamentos pois estão meu ROK ROK ROK.....vamos ver.... :s :s :s

felipe250
07-09-11, 21:31
pessoal, tirei o disco para verificar se as medidas (altura) onde encaixa o disco estavam iguais. tres lados estavam com 2,8 milimetros enquanto outras duas estão de 3,1 até 3,4. seré que tem algo ali? e tambem fui ver .as bengalas não estão alinhadas. minima diferençade desalinhamento.

felipe250
09-09-11, 19:04
Pessoal estive analisando agora que estou de férias e vou postar mais informações para vocêsme ajudarem.

http://img231.imageshack.us/img231/3104/dsc03652h.jpg

Retirei o disco da roda e medi com um paquimetro digital do ressalto onde encaixa o disco até a base onde o disco é encaixado na roda. medi as cinco bases onde vao os parafusos e asmedidas foram as seguintes: 2,80mm - 2,90mm - 2,85mm - 3,1mm - 3,45mm. acredito que o aro deve estar empenado e assim um lado estando maior que o os outros. e quando encaixado o disco ele empena ao apertas os parafusos.


http://img827.imageshack.us/img827/647/dsc03660rh.jpg

outro detalhe, que nessa parte onde o disco está empenado as pastilhas não estão pegando.

http://img263.imageshack.us/img263/837/dsc03658kb.jpg

segue a foto mostrando o disco para vocês olharem o empenamento.


minha idéia é a seguinte para resolver.
uma das bases que está com 3,4mm, é tirar um pouco no disco e encaixar nessa base para se igualar aos outros que estão com 2,8mm e testar vê se funciona desse jeito.
vocês acham que é o aro que melhor trocar ou ele pode empenar mais ainda? pois tenho 3 discos emcasa para fazer esse teste. se for isso eu simplesmente coloco de volta o original comessa modificação. ou também posso tirar essa diferença da roda.porém´/ é perigoso estragar ela e depois nao temcomovoltar né. o que vocês me aconselham agora?

*já caí em buraco em pistas mal conservadas, já esqueci disco no disco e arranquei com a moto.

valeu galera

TallesFz
09-09-11, 19:51
Cara, leva logo na CC. Em 15min já saberiam se é o eixo da roda(tenho quase certeza que é isso) e/ou a roda que está empenada.

Como vc disse vc saiu 2x com a moto sem tirar a trava do disco e tbm caiu em buraco.... A porrada foi forte o bastante pra estragar 2 discos e não duvido que tenha empenado o eixo tmbm.
A roda em si pode ter empenado tmb, mas ela é bem resistente, muito difici ser ela mas não descarte essa possibilidade. Explique o que ocorreu quando deixar para verificarem, pq balanceamento nao vai resolver isso ae nao.

PS: verifica tmbm tuas pastilhas de freio, algumas marcas fazem um xiado e/ou trepidam durante a freagem quando estão na hora de trocar.

magrao tk
09-09-11, 20:01
Felipe pense assim: Se for o aro empenado, essa diferença aí a poucos cm do eixo será muito maior ao longo do aro, o pneu teria que jogar pra todos os lados com essa diferença. Se o aro tá centradinho onde vai o pneu então não tá empenado. Se não tiver trincas em nenhum lugar dessa roda tambem não tem porque trocar.

A idéia de gastar no disco pra compensar as diferenças é meio gambiarra, quando for colocar um disco novo vai ter que fazer tudo denovo, se desmontar o disco tem que ficar marcando posição...

O melhor seria igualar a altura dos encaixes do disco ali na roda.
Se tivesse como prender algo na bengala pra comparar a diferença entre cada ponto do aro, igual como é feito nas oficinas pra desmpenar roda raiada, ve qual lugar é o mais alto e tira na base com uma lima chata. Dá um certo trabalho mas acredito que resolva definitivo.

Se não souber fazer leve num torneiro mecanico e explique a idéia. Ele tem as ferramentas certas e vai saber deixar 100% reto.

Só mais uma coisinha: Já conferiu os rolamentos, não é?...

http://img14.imageshack.us/img14/837/dsc03658kb.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/14/dsc03658kb.jpg/) Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us/)

oodim
10-09-11, 19:22
Troca os rolamentos e se continuar passe o graminho na base onde assenta o disco(com roda montada e sem o disco)e verifica se estiver empenada(realmente acontece de empenar o cubo segundo func. de alinhamento)tire o pneu da roda monte o conjunto eixo,buchas e mande o torneiro fazer um furo com broca de centro no sextavado do eixo monte na roda e coloque entre pontas e arrastador e mande dar um passo na face onde recebe o disco....pronto ....

oodim
15-09-11, 00:43
No meu caso mandei em uma oficina de rodas.....o cara colocou a minha roda na maguina(não ví essa maguina)e alinhou o aro e deu um pace no cubo onde recebe o disco....(minha roda é de aluminio)....ficou bala....paquei 50,00...

felipe250
15-09-11, 19:43
hoje fui pedir outra opinião. o mecanico falou o seguinte: que a roda não está torta pois não tem como empenar o centro dela, que é onde fica o disco. e sim empena as bordas da roda.ele disse também que o bom é colocar o disco original nela. e outra coisa que está ajudando a piorar a situação é sabe aquela borracha que fica na pinça?? nos dois lados onde prende na bengala. tá gasta a borracha e está encostando direto no alumínio da pinça e tem muitaaaaaaaaa folga ae piora a situação. vou mandar usinar um nylon para colcoar ali e nunca mais vai dar problema. aviso quando arrumar.
vocês concordam com o que ele disse que a roda nao pode entortar ou empenar no centro dela?

oodim
16-09-11, 00:44
H a minha roda é treis palitos no aro havia um pequeno empenamento (+/-0,3decimos) na mesma direção(do aro ao eixo)no cubo havia em torno de 0,5(ou meio mm) e segundo o cara da oficina de rodas o cubo tambem empena....aja visto que eu fiz o procedimento que te aconcelhei....As medidas que eu mencionei foram tiradas com laminas comparadoras(de regular valvual)juntamente com graminho improvisado e fixado no suporte da pinça....e após ter feito o desbaste(pase) ficou perfeito....

magrao tk
16-09-11, 08:03
Conforme aquela foto que tu mostrou pode até empenar. Mas é como eu falei lá atrás, se empenou 0,5mm no cubo vai ter empenado mais que 1cm na borda do aro. Sua roda ia estar jogando pra todos os lados. Aro centradinho e cubo empenado eu acho difícil ein! Se for assim nunca vou querer uma moto que tenha rodas de liga!

felipe250
16-09-11, 12:04
então pode ser a pinça de freio que está com problema. aquelas borrachas que comentei. vou arrumar ela e colocar o disco original dela, que mandei num torneiro e ele disse que o disco está reto. ae vamos ver no que dá. se for isso já está sanado o problema. agora se trocar tudo isso e continuar ae vou ter que analisar mais ainda o problema.

oodim
17-09-11, 02:19
Felipe o importante e fundamental neste problema.....é achar onde está desalinhado....e tentar reparar esse vai e vem do disco pois o suporte da pinça se desgasta com esse movimento e sua freada fica ruim e dando tranquinho....segundo me informaram....pouca coisa desalinhado no aro(folha)não tem tanta importancia .....mas o disco de freio ou cubo....não pode....

Faet
17-09-11, 02:30
Cara sou de Alvorada, Grande Porto Alegre, 150 km da tua cidade, eu tenho um jogo de roda aqui.

Vem aqui e a gente coloca estas rodas na tua moto pra testar.

Que tu acha?

A roda da frente ta montada.

É só colocar e testar.

felipe250
29-09-11, 19:43
BOm pessoal, estou ainda tentando ver o que é na roda, mas hoje eu ví o que quase 100% é. fui em varios mecanicos e um inclusive disse que a roda estava retinha.
ae hoje tava lavando a moto e fui arrodear a roda dianteira para ver né. ae invés de olhar no disco que tá torto eu olhei no pneu, e o que eu ví? que acontece a mesma coisa que o disco, está torta. o pneu vai pra lá e pra cá. pode ser pneu , mas bem difícil né. com todos os discos "entertando". então deduzo que é a roda.

---------- Mensagem adicionada às 19:43 ---------- Mensagem anterior foi às 19:42 ----------

agora me pergunto, vantagem comprar uma roda nova né, porque aonde vou desentortar uma roda de liga leve? de moto ainda.

oodim
30-09-11, 00:38
####### Não sei aí....???? Mas aqui existe oficina de rodas de liga leve de carros e fazem também para motos(dependendo do caso) fazem solda,polimento,pintura,torno,alinhamento e balanciamento...foi lá que fiz o serviço que já mencionei....Por tanto falei com quem trabalha e sabe oque está falando pois roda também é motivo de segurança.....;););)

felipe250
06-10-11, 20:40
voltando ao tópico. hoje fui numa metalúrgica, passei o relogio comparador. e em seguida fresei os 5 pinos. agora estão todos com a mesma medida.
porém continua o problema. troquei o fluido do freio tambem.
será que é as pastilhas contaminadas? ou quem sabe algum problema em algum pistão da pinça ??
outra ocisa. aquelas borrachas que vao na pinça no qual mantem a pinça firme na bengala, elas estão gastas e a pinça fica batendo. pode ser isso tmb??

magrao tk
06-10-11, 21:05
Mais qual é esse mesmo problema? Quais sintomas ela tem agora?
Se foi corrigido no torno o assentamento do disco, e o disco tambem não é empenado, então o alinhamento tem que estar 100% agora.

Se ela não tá freiando bem pode ser as pastilhas contaminadas, se o freio tiver borrachudo pode ser a mangueira, fluído de freio se não fizer a sangria direito quando trocar tambem não vai freiar... pistão acho que não, mas vale conferir. E as borrachas da pinça o máximo que pode é ficar fazendo barulho batendo, ou as pastilhas ficarem esfregando na roda sem estar usando o freio.

felipe250
06-10-11, 21:08
os sistomas é de freio que fica soqueando, nao freia linear, certinho sabe.
eu arrodeio a roda e as pastilhas ficam esfregando no disco sim.