PDA

Ver Versão Completa : Freio dianteiro, como usar, onde usar?



TheLiniker
11-09-11, 01:32
Bom galera, sou novato aqui no forum e inesperiente com motos.

A umas semanas atraz tomei um capote com minha moto em uma estrada muito sinuosa e eu coloco a culpa nos freios, não pela eficiência e sim por eu não saber usar corretamente, principalmente o dianteiro.

Venho aqui pedir a vocês que tem muito mais esperiência com motos do que eu que me ajudem nessa questão, pois não to afim de tomar outro capote e outro prejuiso na minha moto.

Questão um pouco idiota para muitos, mas espero que compreendam que eu sou um iniciante e que tenho dificuldade nessa questão. :(


Agradeço a todos desde ja.
Abs

chiccoli
11-09-11, 01:40
sei lah bixo.., eu sempre uso os 2.., inclusive to com uma dorzinha no cotovelo de tanto freiar forte.., e o pneu dianteiro num dura mais do q 12 mil km na minha mão.. ^^
mas nunca cai! =D

tem varios tópicos aki no forum falando sobre dicas de frenagem.., da pra aprender bastante coisa..

Faet
11-09-11, 01:48
Já eu meu jovem só uso o de trás, uso o da frente só pra suporte mesmo.

Mais antes de freias observo se pode derrapar com areia, barro, pedrinhas e água.

Então use o freio da frente com moderação.

TallesFz
11-09-11, 03:18
O Freio dianteiro é o que para a moto!!! Geralmente quando começamos a andar de moto, aprendemos a usar somente o traseiro. Isso porque ele tem um poder de frenagem menor e ao travar a roda traseira muitas vezes o reflexo de aliviar o pé já resolve e recuperamos o controle da moto. Com os freios dianteiros e o seu maior poder de frenagem, fica bem facil travar a roda e se isso ocorrer durante uma curva é chão na certa.
Mesmo assim não se deve evitar o uso do freio dianteiro, basta usar umas dicas.

- Não alicateie o freio de uma vez. Aperte firme e quando sentir a moto baixar pela acão do freio solte e volte apertar, mas agora com mais força.
- Evite ao máximo freiar durante as curvas. Reduza e freie antes de entrar na curva. Já na curva use a tração da moto pra manter a velocidade.
- Mesmo assim há imprevistos, e se tiver que usar freios durante uma curva lembre-se: o dianteiro tem que ser bem dosado pra não correr o risco de tarvar, mas ele tende a levantar a moto e vc vai tender a passrar reto; O traseiro tmbm pode te levar ao chão se travar, mas se bem dosado ele ajuda a ajustar a trajetória da moto sem faze-la levantar.
- Tente sempre que possivel freiar com a moto em linha reta e usando os 2 freios combinados: começe com o traseio( se vc tiver com garupa isso ajuda a não jogar o garupa na suas costas) e em seguida o dianteiro. Mas faça isso uma ação quase simultanea.
- Quando usar os 2 freios juntos, manere na força do traseiro... a traseira fica leve e fica mais facil travar a roda( por isso muitos condenam o uso do traseiro), mas o espaço percorrido pela moto usando os 2 freios é comprovadamente menor( menor ainda se vc combinar o freio motor).
- E talvez a mais importante: Sempre evite a sujeira na pista, o maior vilão do motociclista se tratando de queda na fenagem: agua, terra, oleo, pedras, faixa de pedestre/faixa seccionada( não são sujeiras mas escorregam d+), qualquer coisa de anormal no asfalto pode ajudar a te levar ao chão durante uma curva ou mesmo uma frenagem em linha reta.
- Treine numa rua tranquila como sua moto reage a freiadas bruscas e os limites dos freios. Isso ajuda em uma emergencia vc sentir a hora de soltar rapidamentes os freios e voltar a frear pra evitar uma queda.

Espero ter ajudado.

vei
11-09-11, 03:29
Talles falou tudo!
Eu costumo usar sempre os dois, mas o dianteiro moderadamente e dependendo do terreno não uso (principalmente porque minha moto tem freio a disco).

brunocfreitas
11-09-11, 09:13
talles falo tudo, tem que dosar os dois freios, o dianteiro tem mas força que o traseiro, consecutivamente ele para a moto mais rapidamente, evite freiar a moto em curvas so se realmente for necessário.

cleverson80
11-09-11, 10:05
Como os outros disseram o Talles disse tudo,
Tinha muito medo do freio dianteiro, hoje tenho 19 parafusos e 2 hastes no tornozelo que o freio dianteiro poderiam ter evitado.

Assim que voltei a pilotar, procurei me informar e indicaram um otimo livro, não só sobre frenagem, mas curvas locais de maior incidencia de acidentes e outras.
Recomendo que leia, garanto que evitará incidentes e o tornará um motociclista melhor.

4shared - My 4shared - shared folder - free file sharing and storage (http://www.4shared.com/account/dir/c7OYUvYA/_online.html?rnd=46)

Brunooo!!!
11-09-11, 10:27
È amigao,,, ja disseram tudo ae! uma vez eu cai quando numa curva a direita usei o freio da frente bruscamente, tinha areia no chao... resultado: moto pra um lado e eu pro outro... graças a Deus nao me machuquei, mas a moto teve uns estragos... entao hoje, alem de dosar cuidadosamente os freios, sempre observo onde estou trafegando, se numa curva por exemplo tem areia no chao... ou risco de ter ou algo que possa me jogar no chao dinovo... fiquei muito mais esperto quanto a isso! abrax

jmn83
11-09-11, 10:34
Bom acredito que já disseram tudo, essa antiga e errada pratica de usar só o freio traseiro aumenta e MUITO o tempo de parada da moto, essa pratica é tão difundida que nos manuais atuais, tem dicas de segurança falando da importancia do uso dos 2 freios.

Pq sera que o engenheiro burro coloca o freio mais forte na frente?? será que ele gosta de ver as pessoas cairem? e as motos que tem duplo disco na frente, seria um desperdiço não??

Sei la pra mim é tão obvio isso que nem sei explicar...

Rulez
11-09-11, 10:59
Geralmente uso o freio traseiro e depois o dianteiro, tem situações que uso freio traseiro/dianteiro e redução de marchas.

TheLiniker
11-09-11, 11:26
O Freio dianteiro é o que para a moto!!! Geralmente quando começamos a andar de moto, aprendemos a usar somente o traseiro. Isso porque ele tem um poder de frenagem menor e ao travar a roda traseira muitas vezes o reflexo de aliviar o pé já resolve e recuperamos o controle da moto. Com os freios dianteiros e o seu maior poder de frenagem, fica bem facil travar a roda e se isso ocorrer durante uma curva é chão na certa.
Mesmo assim não se deve evitar o uso do freio dianteiro, basta usar umas dicas.

- Não alicateie o freio de uma vez. Aperte firme e quando sentir a moto baixar pela acão do freio solte e volte apertar, mas agora com mais força.
- Evite ao máximo freiar durante as curvas. Reduza e freie antes de entrar na curva. Já na curva use a tração da moto pra manter a velocidade.
- Mesmo assim há imprevistos, e se tiver que usar freios durante uma curva lembre-se: o dianteiro tem que ser bem dosado pra não correr o risco de tarvar, mas ele tende a levantar a moto e vc vai tender a passrar reto; O traseiro tmbm pode te levar ao chão se travar, mas se bem dosado ele ajuda a ajustar a trajetória da moto sem faze-la levantar.
- Tente sempre que possivel freiar com a moto em linha reta e usando os 2 freios combinados: começe com o traseio( se vc tiver com garupa isso ajuda a não jogar o garupa na suas costas) e em seguida o dianteiro. Mas faça isso uma ação quase simultanea.
- Quando usar os 2 freios juntos, manere na força do traseiro... a traseira fica leve e fica mais facil travar a roda( por isso muitos condenam o uso do traseiro), mas o espaço percorrido pela moto usando os 2 freios é comprovadamente menor( menor ainda se vc combinar o freio motor).
- E talvez a mais importante: Sempre evite a sujeira na pista, o maior vilão do motociclista se tratando de queda na fenagem: agua, terra, oleo, pedras, faixa de pedestre/faixa seccionada( não são sujeiras mas escorregam d+), qualquer coisa de anormal no asfalto pode ajudar a te levar ao chão durante uma curva ou mesmo uma frenagem em linha reta.
- Treine numa rua tranquila como sua moto reage a freiadas bruscas e os limites dos freios. Isso ajuda em uma emergencia vc sentir a hora de soltar rapidamentes os freios e voltar a frear pra evitar uma queda.

Espero ter ajudado.

Ajudou bastante!
Minha queda se encaixou em uma de suas dicas.
"- Mesmo assim há imprevistos, e se tiver que usar freios durante uma curva lembre-se: o dianteiro tem que ser bem dosado pra não correr o risco de tarvar, mas ele tende a levantar a moto e vc vai tender a passrar reto"

Eu frenei os dois e alicatei bem o dianteiro, mas não chegou a travar mas me tirou da pista.

Eu tava a noite e eu acho que com uma velocidade um pouco elevada para aquela curva, e quando me dei conta tive que segurar dentro da curva.

Acho que se eu tivece reduzido no motor eu conseguiria fazer a curva, eu entrei em 5ª marcha a 60km/h, nessa velocidade quase não se tem tração em 5ª marcha.. :rolleyes:

Ah.. Minha moto tem freio a disco na dianteira

WeaponX
11-09-11, 11:52
O Freio dianteiro é o que para a moto!!! Geralmente quando começamos a andar de moto, aprendemos a usar somente o traseiro. Isso porque ele tem um poder de frenagem menor e ao travar a roda traseira muitas vezes o reflexo de aliviar o pé já resolve e recuperamos o controle da moto. Com os freios dianteiros e o seu maior poder de frenagem, fica bem facil travar a roda e se isso ocorrer durante uma curva é chão na certa.
Mesmo assim não se deve evitar o uso do freio dianteiro, basta usar umas dicas.

- Não alicateie o freio de uma vez. Aperte firme e quando sentir a moto baixar pela acão do freio solte e volte apertar, mas agora com mais força.
- Evite ao máximo freiar durante as curvas. Reduza e freie antes de entrar na curva. Já na curva use a tração da moto pra manter a velocidade.
- Mesmo assim há imprevistos, e se tiver que usar freios durante uma curva lembre-se: o dianteiro tem que ser bem dosado pra não correr o risco de tarvar, mas ele tende a levantar a moto e vc vai tender a passrar reto; O traseiro tmbm pode te levar ao chão se travar, mas se bem dosado ele ajuda a ajustar a trajetória da moto sem faze-la levantar.
- Tente sempre que possivel freiar com a moto em linha reta e usando os 2 freios combinados: começe com o traseio( se vc tiver com garupa isso ajuda a não jogar o garupa na suas costas) e em seguida o dianteiro. Mas faça isso uma ação quase simultanea.
- Quando usar os 2 freios juntos, manere na força do traseiro... a traseira fica leve e fica mais facil travar a roda( por isso muitos condenam o uso do traseiro), mas o espaço percorrido pela moto usando os 2 freios é comprovadamente menor( menor ainda se vc combinar o freio motor).
- E talvez a mais importante: Sempre evite a sujeira na pista, o maior vilão do motociclista se tratando de queda na fenagem: agua, terra, oleo, pedras, faixa de pedestre/faixa seccionada( não são sujeiras mas escorregam d+), qualquer coisa de anormal no asfalto pode ajudar a te levar ao chão durante uma curva ou mesmo uma frenagem em linha reta.
- Treine numa rua tranquila como sua moto reage a freiadas bruscas e os limites dos freios. Isso ajuda em uma emergencia vc sentir a hora de soltar rapidamentes os freios e voltar a frear pra evitar uma queda.

Espero ter ajudado.

Disse tudo o amigo ai!! Apenas para complementar o freio de trás é tão pouco eficiente que tem até pilotos profissionais que só usam o dianteiro e o traseiro apenas para manobras e para
controlar a inclinação da moto nas curvas(técnica avançada).

Tente fazer um curso de pilotagem para aprender corretamente!!

vei
11-09-11, 12:04
Eu frenei os dois e alicatei bem o dianteiro, mas não chegou a travar mas me tirou da pista.
Eu tava a noite e eu acho que com uma velocidade um pouco elevada para aquela curva, e quando me dei conta tive que segurar dentro da curva.
Acho que se eu tivece reduzido no motor eu conseguiria fazer a curva, eu entrei em 5ª marcha a 60km/h, nessa velocidade quase não se tem tração em 5ª marcha.. :rolleyes:
Ah.. Minha moto tem freio a disco na dianteira

Cara eu não sei se o que vou falar é o certo, mas pela minha experiência é o que penso. Sempre que for entrar forte numa curva, procura entrar numa marcha onde o torque do motor possa ser o maior possível. Não sei se conseguí explicar direito.

chiccoli
11-09-11, 12:15
Cara eu não sei se o que vou falar é o certo, mas pela minha experiência é o que penso. Sempre que for entrar forte numa curva, procura entrar numa marcha onde o torque do motor possa ser o maior possível. Não sei se conseguí explicar direito.

se acontecer algum imprevisto, vc pode chamar a moto pra dentro da curva pra voltar mais facil..

como eu falei ali em cima.., eu num tenho dó de freio ñ.. kkk, vivia rampando e e fazenu graça de bicicleta.., pra adaptar pra algumas deficiencia de projeto das motos foi facim..
de vez enquando a roda dianteira da umas travadinhas.. kk

hcr
11-09-11, 12:32
sOU NOVATO TAMBÉM MAS NÃO ABRO MÃO DO FREIO DIANTEIRO , USO OS DOIS , SE VC TIVER FREIO A DISCO PEGUE UMA RETA BOA E DE UM GAZ E VA DOSANDO AOS POUCOS A MÃO , QUANDO PEGAR A MANHA PASSE A USAR OS DOIS JUNTOS, VC VAI PARAR EM MENOR ESPAÇO E MAIS RAPIDO. NAS CURVAS REDUSA ANTES DE ENTRAR . " OQUE EU FAÇO E NÃO SEI SE ESTA CERTO OU NÃO QUANDO PRECISO É ALIVIAR O ACELERADOR" A MOTO LEVANTA E USO O FREIO OU ACELERO MAIS MAIS E DEITO MAIS , COMO FALARAM LOGO À CIMA.

E FIQUE ATENTO NA PISTA, OLEO, AREIA, FAIXAS NO ASFALTA NA CHUVA É UM SABÃO. OLHE SEMPRE ALEM DA CURVA!!

NO YOUTUBE TEM VARIAS DICAS SOBRE FRENAGEM E PILOTAGEM SEGURA , " ESPAÇO MOTOR"!!!

ESPERO TER AJUDADO E SE FALEI ALGO ERRADO PEÇO DESCULPAS E POR FAVOR ME CORRIJAM.

BOM DOMINGO A TODOS

hcr
11-09-11, 12:34
Ps . Uma vez cai pois o freio era a tambor e eu estava acostumado com o disco da minha, não peguei outras motos com freio a tambor mas fico cabreiro com elas, no disco eu pego firmo no tambor uso apenas o traseiro.

chiccoli
11-09-11, 12:44
sOU NOVATO TAMBÉM MAS NÃO ABRO MÃO DO FREIO DIANTEIRO , USO OS DOIS , SE VC TIVER FREIO A DISCO PEGUE UMA RETA BOA E DE UM GAZ E VA DOSANDO AOS POUCOS A MÃO , QUANDO PEGAR A MANHA PASSE A USAR OS DOIS JUNTOS, VC VAI PARAR EM MENOR ESPAÇO E MAIS RAPIDO. NAS CURVAS REDUSA ANTES DE ENTRAR . " OQUE EU FAÇO E NÃO SEI SE ESTA CERTO OU NÃO QUANDO PRECISO É ALIVIAR O ACELERADOR" A MOTO LEVANTA E USO O FREIO OU ACELERO MAIS MAIS E DEITO MAIS , COMO FALARAM LOGO À CIMA.

E FIQUE ATENTO NA PISTA, OLEO, AREIA, FAIXAS NO ASFALTA NA CHUVA É UM SABÃO. OLHE SEMPRE ALEM DA CURVA!!

NO YOUTUBE TEM VARIAS DICAS SOBRE FRENAGEM E PILOTAGEM SEGURA , " ESPAÇO MOTOR"!!!

ESPERO TER AJUDADO E SE FALEI ALGO ERRADO PEÇO DESCULPAS E POR FAVOR ME CORRIJAM.

BOM DOMINGO A TODOS

e dalhe caps lock.. kk, a 1ª letra foi até usando o shift ^^

Esquadrão Marte
11-09-11, 15:05
Cada motocicleta se comporta diferente a cada frenagem. Na minha uso mais o dianteiro, O freio traseiro é para complementar a frenagem. breco o dianteiro com pequenas bombadas na Manete isso evita de derrapar. Agora tem pessoas que na hora de uma ocasião inesperada mete a mão no freio dianteiro e aperta forte dependendo da situacão da via pode causar um belo tombo... Esse tipo de Frenagem que adotei já me salvou de varias situações de risco em Rodovia. Vou citar uma ... Mesmo mantendo distancia segua do veiculo da frente pilotando na chuva tava em 100kms de repente o cara freia bruscamente do nada e vinha outro carro na mão da poda, Rapidamente utilizei os freios da forma que aprendi a moto chegou a arrastar Pneu uns 3 metros e nada me aconteceu. Graças a Deus..