PDA

Ver Versão Completa : Subida íngreme ou dar uma volta maior, de uns 2-4 minutos?



Ben
14-09-11, 21:57
Pergunta de novato. Numa 125cc, vale mais a pena dar uma volta maior (que levaria uns dois ou três minutos com alguma sorte, dependendo do trânsito num cruzamento principalmente, podendo passar um pouco) para chegar num mesmo lugar, mas pegando uma subida menos acentuada (dura bem menos tempo, mas pelo esforço da moto dá impressão até que dura quase o mesmo), ou é preocupação exagerada?

É uma daquelas que só se sobe de segunda marcha, quando muito uma terceira (sozinho, com uma moto 125 melhorzinha). Não lembro a velocidade, mas não deve ser mais de 20 km/h, dá impressão que alguém em boa forma ultrapassa a moto correndo a pé, mesmo sendo subida...

Eu penso que existe a possibilidade dessa volta maior economizar não só em manutenção mecânica mas até em combustível (já que dá para ir em quarta e até quinta marcha durante um tempo), ainda que seja o de menos.

Seria uma situação rotineira essa.

Que tipo de coisa arrisca estragar em subidas íngremes? Corrente, embreagem? É um processo mais gradual ou um dia você está subindo e a moto degringola de vez?

mdorigon
14-09-11, 22:24
Eita...vc ta ruim de percepção de velocidade se o seu velocimetro tiver errado. 20 por hora em segunda ou em terceira ? Bem, se ela ta subindo em segunda ou mesmo em terceira sem garupa, não é nada assim do outro mundo. Só presta atenção nas marchas certas, pq se for nessa velo que vc falou não é possivel. Eu encaro umas ladeiras que tem que ir de primeira mesmo qdo garupado, e não vejo nada de mais. Motor e feito pra girar mesmo campeão, se não for uma subida de 10 kilometros em primeira ta tudo certo reduzir por alguns metros pra cruzar essa ladeira. Bons km´s ai pra vc !!!

ammanzoli
14-09-11, 23:05
rapaz creio que sua moto deve subir o morro trakilo .. pois um 125 encara quase que tudo que morro ... axo que uma falta de esperiencia sua .. pois 3º a 20 vc esta forçando a moto ... sinal que se cai a marcha ou ate mesmo da uma boa acelerada na moto ela vai de boa

Luquinhav8
14-09-11, 23:06
Caraca velho aonde é isso que eu presiso conhecer!!!

Se for igual a uns morros que eu encaro nas trilhas que faço é melhor vc dar a volta mesmo!!!

da uma olhada neste videos e depois vc me fala...
quebracuia's Channel - YouTube (http://www.youtube.com/user/quebracuia)

Moto foi feita pra acelerar meu,boa sorte ai ...

ammanzoli
14-09-11, 23:12
Caraca velho aonde é isso que eu presiso conhecer!!!

Se for igual a uns morros que eu encaro nas trilhas que faço é melhor vc dar a volta mesmo!!!

da uma olhada neste videos e depois vc me fala...
quebracuia's Channel - YouTube (http://www.youtube.com/user/quebracuia)

Moto foi feita pra acelerar meu,boa sorte ai ...

esses cara logo no começo do video vc ver que os caras sao cabação .. onde eles tavam virando a moto .. ali vc tem que ficar em pe na moto .. fica sentado e logico que a moto vai vira kkkk...

so sei do seguinte uma moto 125 na mao de cara +/- de 1º sobe ate parede se duvida

Ben
15-09-11, 00:11
Eu não tenho bem noção da velocidade que faço na verdade, mas é com certeza abaixo de 30, é a velocidade mais baixa (e a rotação de longe mais alta) que faço "normalmente" (entre aspas porque acho que não deveria ser considerado normal andar tão devagar e com tanto esforço da moto). Mas 20km/h seria já reduzido para a segunda mesmo, o que pode ser necessidade em boa parte do tempo.

Como agravante, além de ser bem íngreme a subida, ela não vem de uma reta de onde se possa pegar um embalo, vira a esquina e já é o morro.


Procurando nos tópicos desse fórum mesmo encontrei um relato de um cara que teve a embreagem duma yes fundida numa subida (http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/fundi-embreagem-da-yes-10974/). Mas não sei se seria bem o caso comigo, parece que o que ele fez foi andar com ela só com um "meio-contato", isso eu não faço nessa subida, nem tentaria subir tudo assim de jeito nenhum, acho que a embreagem iria embora no mesmo dia, se subisse e abrisse depois iria ver lá e teria só umas ferpas parecendo bombril no lugar do que uma vez foi a embreagem.


Para dar uma noção, não é o lugar da foto (nem perto), mas é parecida a inclinação:

http://farm3.static.flickr.com/2047/2063520941_95b12957d6_z.jpg
Morro da Pedreira - Ladeira do Vargas II | Flickr - Photo Sharing! (http://www.flickr.com/photos/lucianomattos/2063520941/)


Só que parece também menos regular, essa subida parece quase plana nesse trecho, a que eu tenho que enfrentar tem umas variações menores no meio do caminho, pouca coisa, mas acho que atrapalha um pouco.

ammanzoli
15-09-11, 00:56
Eu não tenho bem noção da velocidade que faço na verdade, mas é com certeza abaixo de 30, é a velocidade mais baixa (e a rotação de longe mais alta) que faço "normalmente" (entre aspas porque acho que não deveria ser considerado normal andar tão devagar e com tanto esforço da moto). Mas 20km/h seria já reduzido para a segunda mesmo, o que pode ser necessidade em boa parte do tempo.

Como agravante, além de ser bem íngreme a subida, ela não vem de uma reta de onde se possa pegar um embalo, vira a esquina e já é o morro.


Procurando nos tópicos desse fórum mesmo encontrei um relato de um cara que teve a embreagem duma yes fundida numa subida (http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/fundi-embreagem-da-yes-10974/). Mas não sei se seria bem o caso comigo, parece que o que ele fez foi andar com ela só com um "meio-contato", isso eu não faço nessa subida, nem tentaria subir tudo assim de jeito nenhum, acho que a embreagem iria embora no mesmo dia, se subisse e abrisse depois iria ver lá e teria só umas ferpas parecendo bombril no lugar do que uma vez foi a embreagem.


Para dar uma noção, não é o lugar da foto (nem perto), mas é parecida a inclinação:

http://farm3.static.flickr.com/2047/2063520941_95b12957d6_z.jpg
Morro da Pedreira - Ladeira do Vargas II | Flickr - Photo Sharing! (http://www.flickr.com/photos/lucianomattos/2063520941/)


Só que parece também menos regular, essa subida parece quase plana nesse trecho, a que eu tenho que enfrentar tem umas variações menores no meio do caminho, pouca coisa, mas acho que atrapalha um pouco.

essa subida tem qts metros ??? o cara estou a embreagen pq o tava mal regulada ou pq ele fica tipo queimando embreagem para da uma subida no giro isso ferra ela mesmo o negocio e engata um marcha e ir embora ate o fim .. sobre o giro alto de for uam coisa de uns 300 metro e de boa a moto tem que suporta uma forçada de vez em quando ..

Ben
15-09-11, 01:50
Eu não tenho uma noção boa de metros mas é bem do tamanho dessa, a impressão que tenho, como se acabasse ali onde acaba essa aí na foto. Só que é um pouco pior no começo acho, essa parece que lá para baixo vai ficando mais plana gradualmente (ao menos passa um pouco a impressão), essa aqui começa mais bruscamente.


Mas enfim... o que eu quero saber não é bem se "dá ou não dá". Que dá, dá. O que eu me pergunto (ou melhor, a vocês) e se, digamos dois caras com motos iguais, um sobe todos os dias uma ladeira dessas, o outro dá uma esticadinha e anda um pouco mais, se considerando apenas isso seria de se esperar que o cara que opta pelo caminho mais curto e íngreme tivesse mais eventuais problemas, algum desgaste, ao longo do tempo. Por um lado me parece meio lógico isso, mas por outro lado talvez nem seja significativo mesmo, algo meio comparável a passar na guia em vez de passar na lombada e o que isso representa para a preservação dos amortecedores (eles sofrem menos desgaste, mas deve ser uma diferença tão miserável que só seria sentida pelos bisnetos herdeiros das motos). Mas também pode ser que não, que o desgaste venha mais rápido. Eu mesmo não me importo nem um pouco de andar uns poucos minutos a mais mesmo só com essa leve suspeita, só queria confirmar se as suspeitas tem embasamento (até para ver se convenço alguém a fazer o mesmo, isso se não for mesmo bobagem).

stcowboy
15-09-11, 07:17
Acho que você está se preocupando demais. Na subida ou na reta, o motor vai girar a mesma coisa na mesma velocidade, não vai desgastar nada a mais.

blaugusto
15-09-11, 07:36
Se não precisa queimar embreagem pra subir vai de boa.

Se preocupa não!!

magrao tk
15-09-11, 07:53
Se é como nessa foto aí nem te preocupa, não força a ponto de ter que desviar caminho não. É só começar a subir com um giro mais alto que o normal pra não ter de baixar marcha no meio da subida, isso que é ruim.

Pra ter uma idéia: grande parte dos meus tios moram numa cidade do interior quase divisa de SC com RS. Região de morros, lugar lindo que tu olha pro lado e enxerga as casas e estradas lá embaixo no pé do morro.

Tem uma trilha que antigamente meus tios passavam de carreta de boi, que subindo a pé já cansa, alem de ser quase 1 km de subida no meio do mato.

Meu primo me deu uma carona uma vez com uma CG 02 que ele tinha, da casa dele no pé do morro até minha vó que era lá no topo.
Pensei que ele ia pegar a estrada por fora, que daria uns 6km contornando o morro, e ele embicou pro lado da trilha velha comigo engarupado kkkkkk. Falei pra ele: tu não vai por aí né? tu tá louco? E ele disse: vamo sim, sobe tranquilo!

A motinho foi de 1ª macha do início ao fim! Horas quase morrendo, horas tendo que queimar embreagem, horas patinando na cascalheira. Não precisei descer da garupa nenhuma vez. Esses motores 125 realmente são guerreiros, e meu primo é maluco, isso é fato.

DOUGLAS 00
15-09-11, 09:56
Vai tranquilo.

O negócio é estilingar a 1ª e engatar a segunda e ir embora.

juhpalaver
15-09-11, 10:13
ve lá véi, motor aguenta sim de boa
so nao pode esmerilhá tbm né

Yuri_RN
15-09-11, 10:23
Essa subida ai?

sobe tranquilo e sem problemas.. essa subida não chega a ser "A Subida"

da pra subir e fácil ;)

aqui em Natal-RN tem uma subidas que se eu bater fotos você não acredita rs..rs
pra você ter ideia em dia de chuva aquelas motos que entrega agua mineral e gás
nem se atreve a subir que sabe que na metade vai parar e muito deles chega a descer
escorregando de ré de tão íngreme!

DOUGLAS 00
15-09-11, 10:28
Perto da minha casa tem uma que é só descendo mesmo...

Guilherme Rabelo
15-09-11, 10:33
se for essa da foto poe subir sem medo 10x por dia tranquilo

Furious VIPER
15-09-11, 10:56
Tem como embalar um pouco antes dessa subida?? Qqr embaladinha já ajuda.
Outra coisa é trocar as marchas rapidamente em caso de precisar subir marcha, pra não perder força.

Dá uma medida em qtos metros tem cada um dos caminhos.

Fohg
15-09-11, 11:16
Eu escolheria o melhor caminho, considerando fluxo, buracos, etc.

Faet
15-09-11, 12:24
Cara sobe o bagulho, vai com tudo.

Ben
15-09-11, 18:42
Confirmei hoje, 20 km/h na subida, segunda marcha, se bem que talvez desse para conseguir um pouco mais, só desisti de tentar porque tinha polícia logo na frente, subindo bem devagar. Não que eu tenha qualquer problema com a polícia (inclusive ultrapassei uma viatura uma vez na mesma subida, estavam lentos demais, provavelmente procurando alguma coisa/alguém, e eu que não queria estar muito perto caso encontrassem), de forma alguma, mas sei lá, não acho bom fazer esses "testes" que talvez possam passar uma má impressão. Ter que parar, mostrar documento e tal, por acharem que talvez quem esteja fazendo algo assim não deve ter carteira.

Acabei me esquecendo de ver a rotação.



Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

sergio moreira
15-09-11, 18:59
subo uma ladeira muito mais alta que esta da foto todos os dias e com minha esposa...so sobe na 1ª e em alto giro.agora sozinho subo na 2ª tranquilo mais ai a velocidade é bem mais alta.sobe rapido sabe? se subir em 1ª sozinho subo bem devagarinho.
minha casa fica no alto logo q fica plano,em cima do morro. a minha mmoto é uma 125 tambem nada a reclamar.aqui em recife o q mais tem é morro.ladeira subida etc.nada plano.

NEGRUT
15-09-11, 19:06
125 em ladeira eh tocada esperta deve ser gostoso encara esses tops com uma 660

LucasRicci25
15-09-11, 19:06
Eita, qual o medo ? pode subir cara kkk

Ben
15-09-11, 19:18
Tem como embalar um pouco antes dessa subida?? Qqr embaladinha já ajuda.
Outra coisa é trocar as marchas rapidamente em caso de precisar subir marcha, pra não perder força.

Dá uma medida em qtos metros tem cada um dos caminhos.

Uns 200m a subida e 1,4 km a volta. Engraçado, dá impressão que é menos antes de ver no mapa mesmo.

Nem tem como pegar embalo, é vindo de uma esquina. Dá para embalar um pouco bem no começo, se fizer a curva aberta e tal, mas a impressão que eu tenho é que isso só ajuda para os primeiros 50m ou algo assim, depois perde, dá na mesma de ter saído parado de primeira. Mesmo assim é raro, tem muito carro estacionado e bloqueando a visão, vai ter carro descendo tendo que entrar na minha "mão" nesse começo e etc.

Outro problema além da força da moto em si é alguma movimentação (gente atravessando, criança brincando e o risco de entrar na frente), que força a reduzir, depois não tem como retomar mesmo.

Ben
15-09-11, 19:34
Eita, qual o medo ? pode subir cara kkk

Bem, eu não entendo de mecânica, mas passa a impressão de que é querer demais da moto, que não é feita para isso. Aquela área vermelha do conta-giros não está lá pintada assim só para ficar legal... acho que nem chega lá ainda, mas é de qualquer forma um giro bem mais alto que o normal.

Depois vou checar os giros recomendados e verificar.

DavidR
15-09-11, 20:12
poe uma primeirinha e vai reladinho,na manha e sem forçar

blaugusto
15-09-11, 21:42
Nisso dai eu só evitaria descer. Meto do cão de escapar o pneu. O.o

LucasRicci25
15-09-11, 22:02
Meu relaxa isso é normal, pode subir sem dó .. moto não foi feita só pra reta e descida.. agora se ela tiver falhando ai são outros 500

ricardofroes
16-09-11, 02:48
Cara subi e fácil,em segunda esta tranquilo, o problema e desce molhado no paralelepípedo isso vira um sabão rssss

NEGRUT
16-09-11, 11:06
fogo eh para no meio do top engarupado e sair ai sim da medo....

Ben
16-09-11, 16:08
Hoje consegui uma subida ideal a 40 km/h, terceira marcha, e só 4000 rpm (acho que ainda é alto para a minha média, mas bem longe da faixa a ser "evitada"). Acho que peguei o jeito.

Acho que talvez nas outras vezes eu deixasse de acelerar o bastante para pegar embalo suficiente, temendo que ela não fosse aguentar de repente, sem tempo de reduzir direito, mas foi sossegado. Se bem que eu fiz uma curva bem aberta, vindo da contra-mão já em terceira ou talvez quarta ou quinta. Mas talvez dê para pegar um embalo suficiente mesmo sem isso, não sei.