PDA

Ver Versão Completa : Dúvida: Escapamento Esportivo é Multa?



rafitadj
21-09-11, 19:37
Boa noite.
Não sei de vocês, mas eu já tomei várias multas sobre o escapamento alterado na motocicleta e aqui vai minha pergunta: Escapamento esportivo é irregular ou/e contra a lei?
mandei e-mail pedindo para um dos fabricantes Pro-Tork eles me mandaram um atestado que é Regular usar um escapamento esportivo, mas pelo menos aqui a policia não concorda... :mad:

WeaponX
21-09-11, 20:23
O escapamento esportivo é legal desde que tenha dispositivos anti-poluição e não tenha um barulho superior a 3 decibéis a mais do que o escape original o único geito de saber se o seu esta dentro da lei e levando nestas oficinas que tem aparelhagem de medição e ver se ela esta dentro das normas.


O problema é que tem hora que é sua palavra contra a do agente e na maioria das vezes a dele prevalece!!

rafitadj
21-09-11, 20:28
O escapamento esportivo é legal desde que tenha dispositivos anti-poluição e não tenha um barulho superior a 3 decibéis a mais do que o escape original o único geito de saber se o seu esta dentro da lei e levando nestas oficinas que tem aparelhagem de medição e ver se ela esta dentro das normas.


O problema é que tem hora que é sua palavra contra a do agente e na maioria das vezes a dele prevalece!!

esse dispositivos anti-poluição seria fibra de vidro isso? pois ele tem sim e como diz no atestado não ultrapassa os 3 decibeis, mas ai vem o problema dos policiais conhecerem as leis!

Valeu cara, brigado.

ronyk9
21-09-11, 20:32
tudo depende, aqui os pm encana mtu com gemoto tipo EstraladÒh, já outros que tem o ronco mais encorpado passa batido facil..
se fosse vc, entraria no site da roncar lá se n me engano tem um link para download do certificado dos escapamentos deles (se vc tiver um deles) com a lei do contran e talz, se tu esfregar na cara do pm e mesmo assim ele encanar tu fala q vai foder ele ..
PS: so force a barra se sua moto n tiver nada de errado :D

WeaponX
21-09-11, 20:35
Dispositivos iguais a do escape original como local para catalizador válvula pair ou sonda lambda quando a moto os tem mas na sua cidade não tem analise veicular então ele so poderia te multar por poluição ambiental se ela estivesse fumando!

LucasRicci25
21-09-11, 21:30
Aqui em campinas-sp é tranquilo, eu ainda não tenho um scap esportivo mais ando com um amigo que tem.. e sempre que passamos por blitz nunca deu nada, e o scap dele é um coyote barulhento em hehe

sandro lara
21-09-11, 23:07
moto 125 , 150 e até 200 cc tinha que ser só escape original podem dizer o que quiser mais ronco legal só acima de 500cc a baixo é só poluição sonora 125 são as piores eu tenho uma fan 125 coloquei um roncar tirei e joguei fora ficou uma M....

Bandit
22-09-11, 07:53
Pelo oq eu sei nao da multa, oq acontece eh q na verdade os pms, adoram multa esses caras pq aos olhos deles, quem usa escape esportivo, eh o tipo de motociclista q quer aparecer e fazer barulho, logo a principal desculpa pra te multa é a famosa "Descaracterização de veiculo" ... q na verdade seria vc tirar um escapamento de moto e por exemplo adapta um de carro ou semelhante... troca uma escape de moto por outro, de marca ou modelo diferente nao se encaixa nesse quesito...

Tem q ser esperto cara, qd vc ver viatura, anda de boa, na faz barulho, passa devarga, qd parado cv de boa... eu msm ja fui parado muitas e muitas vezes, nunka tive problemas... mas eu uso Escape ESPORTIVO...

Conheço pelo menos 2 amigos meus, q tiverem problema com escape Estralador... esse sim e multa, teve um q o guarda correu atras dele, e qd ele estacionou falou com ele q ia multa pelo escape (se bem conheço ele, ele faz muito barulho com ele)...

guttobravin992
22-09-11, 08:29
Eu Nunca Tive Problemas....
Aki Na Minha Cidade Eu Nunca Fui Parado!@ usahsauhsauhsaaush
e olha que tem blitz pra caramba akii hein...
os PM's batem em cima mesmo...
sempre q posso.. eu procuro cortar volta dessas blitz..
minha moto está dentro da lei.. num tem nada fora da lei.. (a não ser uma buzina a ar escondida na carenagem da moto, mas o policial nem vai ver.. e se ele desconfiar.. é soh eu mudar a chave e buzinar a original da moto.. kkkk)
mas só a dor de cabeça e a sacanagem em ter q ficar parando e tals..! eu não acho isso legal.. então sempre q dá.. eu procuro desviar..
mas qdo não dá... eu sigo em frente..
e eu tenho sorte hein...
minha moto é toda "diferente" (aros, pintura, tuning em geral)
estava eu dando um rolê pela avenida.. e uma cgzinha tbm.. novinha de fabrica veio do meu lado...
eu nem me dei conta q tinha uma blitz logo na frente...
aii nós dois indo de boa.. aii na hora q eu vii ja não dava mais pra evitar...
ai pensei "já era" (na certa vai parar eu .. escap esportivo e tudo mais) e a otra moto originalzona de fabrica...
eu ja estava até pondo o pézinho no chão.. aii o policial mandou parar a moto originalzona e não a minha (pra meu espanto neah)
aushaushasusah
mta sorte velho..!
mas agora eu ando mais esperto!!!

Richard
22-09-11, 09:07
Como já foi cansado de se falar, em teoria, não dá multa.

O que acontece, é que normalmente neguinho de moto pequena, coloca os estraladores da vida e aí a ferrada da policia é praticamente certa. Aí eles vão cair de pau por barulho excessivo, o que deveria fazer a medição de ruído para confirmar, mas não fazem, vão pegar por decaracterização do veículo, mas trocar o escape não entra nesse tipo de coisa, ou então, vão tentar achar algum outro problema para te multar.

Mas, aquela coisa, não tiro a razão deles, pois a grande maioria de donos de moto pequena não sabe usar escapes, o que interessa para eles é fazer mais barulho, é ser ouvido chegando e mostrar para todo mundo que tá lá, por isso que a policia cai de pau em cima de neguinho de moto pequena com escape.

guttobravin992
22-09-11, 09:16
e pra ajudar ainda tem neguinho cortando scap estralador.. pra tirar o abafador...

PQP akela Merd@ ja faz um Barulho estrondozo... e ainda querem fazer mais..!?

tem um mlk com uma bizinha akew na minha cidade.. q qualquer dia eu ainda vou derrubar akele baB@ca..

ele cortou o scap estralador dele q nem de moto customs... logo ali .. alguns cm's depois do estribo...

é um verdadeiro INFERNO akela porcaria..! (eu acho q ele foi tirar o abafador.. e fez merd@.. aii pra num perder a pose.. ele cortou como se ele realmente teve a intençao de fazer akilo)
aushauhasusah

o pior é que ele passa na rua de noite.. acordando todo mundo... mas ele se ferrou um dia desses...
teve um vizinho.. que tem uma dessas motos customs mesmo.. o barulho dessas motos são muuuuuuuuiiitto altos...
este vizinho esperou o mlk entra na casa dele e tals.. deu um tempo (que provavelmente ele estaria dormindo) e começou a acelerar a moto na frente da casa deste rapaz da bizinha
aushsauhsusahsauhasuash
apesar de eu ter acordado tbm... eu rihorrores... asuhasusahasuh
deveriam meter fogo na moto desse mlk...

Fohg
22-09-11, 09:19
A algum tempo eu fiz tive a mesma dúvida, e mesmo sabendo dos riscos, decidi instalar um escapamento na minha moto anterior (YBR).

Depois disso, cada vez que eu passava perto de uma viatura ou blitz, eu tirava a mão do acelerador a andava praticamente na lenta, e era
muito tenso ter que ficar disfarçando o barulho... concluí que não vale a pena, pois a chance de não encherem o saco numa blits é mínima.

Fora que o barulho enjoa muito fácil, depois de um mês você não aguenta mais e já se arrepende.

ALXINFO
22-09-11, 10:55
O difícil é voçe convercer o guarda que o escape esta dentro das normas!!! mesmo que esteja, eu tenho um esportivo mas rapidim enjou, ai fico trocando, original com esportivo!!!!

rafitadj
22-09-11, 12:39
eu uso pro tork Devil 788 na minha 150cc, tambem nao gosto de barulho estralado, nao gosto de barulho agudo, mas este Devil 788 gera um barulho grave como XT 600, mas agora que recorri a multa vamos ver o que vai dar...

LucasRicci25
22-09-11, 13:57
Que estranho, aqui em campinas ja vi cara com scap mais barulhento que o devil.. e que passou de boa pela policia sem da nada

guttobravin992
22-09-11, 15:13
estranho mesmo... vai ver os caras invocaram contigo...

Richard
22-09-11, 16:20
Que estranho, aqui em campinas ja vi cara com scap mais barulhento que o devil.. e que passou de boa pela policia sem da nada

É que é muito relativo.

Vai da vontade do policial trabalhar (ou não)

Vai da moto do cara

Vai da cara do malu(a)co



Eu por exemplo, se fosse policial, nêgo que tá de boa, equipado e andando certinho com um escape sem muito estardalhaço, passava de boa.

Já malaco andando de havaiana, bermuda e escape estralador, ficavam todos.

guttobravin992
22-09-11, 16:48
c tá eh loko.. se o richard fosse policial....
o cachorro loko ia passar apértado na mão dele hein..!
aushsauhasusa
to até veno.... umas 500 motos apreendidas por dia!!! aushasuhsasu POR DIA hein..! aushaushasuh

Richard
22-09-11, 16:57
c tá eh loko.. se o richard fosse policial....
o cachorro loko ia passar apértado na mão dele hein..!
aushsauhasusa
to até veno.... umas 500 motos apreendidas por dia!!! aushasuhsasu POR DIA hein..! aushaushasuh


Com certeza...

Das duas uma, ou limpava as ruas ou tomava um tiro mais cedo ou mais tarde. Hahahahaha

Darkknight
13-10-11, 10:28
depende do policial... tem uns que implicam e outros não mas é bom verificar o volume dos decíbeis emitidos pelo escapamento e se estão dentro da Lei...

Kbça 2T
13-10-11, 11:51
O problema é que tem hora que é sua palavra contra a do agente e na maioria das vezes a dele prevalece!!
Eu diria que sempre prevalece...rsrsrrss
Outro problema é que eles alegam como já fizeram comigo, é que multam pq vc alterou as caracteríscas "originais" do veículo o segundo o CBT é expressamente proibido, no meu caso eles ameaçaram até levar a moto pro pátio... mas ficou só na multa mesmo.

Faet
13-10-11, 12:53
Eu acho que além da multa o cara tinha que ser preso, levado na ala do mal da cadeia e ser violentado.

Pois quem acha que pode entrar no meu ouvido com um barulhão e infernizar os outros, não deve se importar que os outros entrem dentro dele não é? Mais não no ouvido. Mais nas vias bostorreias.

Kbça 2T
13-10-11, 14:40
Eu acho que além da multa o cara tinha que ser preso, levado na ala do mal da cadeia e ser violentado.

Pois quem acha que pode entrar no meu ouvido com um barulhão e infernizar os outros, não deve se importar que os outros entrem dentro dele não é? Mais não no ouvido. Mais nas vias bostorreias.
??...vias bostorreias...rsrrsrsrsrs...essa é nova não conhecia...rsrsrrss

mdorigon
13-10-11, 21:02
O problema ja foi dito : tem gente que coloca um escape diferente...seja um bom escape esportivo ou um porqueira todo aberto e barulhento e só sabe andar trocando marcha a 10 mil giros. Vai se enrolar com a policia mesmo. Eu tenho um sarachu na yes, e não ando trocando marcha a 10 mil rpm, ando normal, nunca nenhum pm embassou comigo...pq será ? Mas na real pra ele te multar mesmo, tem que ter equipamento pra medir. Alias, não é tão facil, se vc´s lerem a norma do contran vão ver que tem todo um procedimento, rotações, até o lugar certo pra se medir. Por isso eles não tem pm com esses equipamentos na rua. E outra coisa : aquele laudo que vem do inmetro só serve pro inmetro galera...na resolução do contran não tem nada escrito que o escape com laudo do inmetro ta liberado, até pq o conjunto todo tem que ser medido...veiculo, motor e escape.

rodrigo2011
13-10-11, 22:00
tem pm q enjooa mesmo um qz me multar uma vez so pq estava sem o filtro de ar ... so q a jogada foi o seguinte a bros vc tira so a tampa o filtro fica parafusado .... tive q desmontar a moto pra provar q tinha o filtro so nao a tampa

Andre_Cruz
13-10-11, 22:28
Olá pessoal é meu primeiro post aqui no PN !
Sou de São Carlos - SP aqui a uns 3 meses a policia fez várias operações em diversos pontos da cidade durante mais ou menos um mês, para apreender veículos "barulhentos".
Nas primeiras ouvi dizer que a policia determinava se o escapamento estava barulhento ou não de ouvido sem o decibelímetro, nas ultimas operações eles já estavam com o aparelho em mãos.
Acredito que depende muito da rua tocada na moto.

Ainda bem que consegui uma ponteira original pra DT não tem de que o infeliz do guarda reclamar.

Bruno Rafael
14-10-11, 12:18
Outra coisa importante tbm, o policial só pode lhe multar se ouver um medidor de decibeis, não pode colocar proximo ao escapamento, é no momento da medição só pode dar 3/4 de volta no acelerador (já vi muita PM aqui na minha cidade, parando os panguá, coxanu todo o acelerador até corta o giro, e multar como se o ouvido dele fosse um instrumento de medição.. segue uma parte do documento fornecido pela Pro Tork:

6* COMO INSPECIONAR E FISCALIZAR:
Para fins de inspeção e fiscalização de veículos em uso, os ensaios para medição dos níveis de ruído deverão ser feitos de acordo com a norma brasileira NBR 9714 – Ruído emitido por Veículos Automotores na Condição Parado

I – Para todos os veículos automotores, exceto os constantes nos incisos II e III: ¾ N.

II – Para motocicletas e assemelhados:


½ Neutro > 5000 rotações por minuto, ou.
¾ Neutro < 5000 rotações por minuto.


III – Para veículos que por projeto, não permitam a estabilidade à ¾ N: rotação máxima que possa ser estabilizada.


Desta forma a podemos concluir que a prática de acelerar a motocicleta, por policiais de trânsito em blitz e em abordagens policiais, até o seu limite máximo de rotação, para se aferir com o ouvido se o escapamento é barulhento é inaceitável e foge de todos os padrões e normas estabelecidas;





Também vamos ter o bom senso de não colocar um gemoto e compania.. e sair por ae achando que é o batman
uma moto barulhenta não prova que vc é melhor que alguem, e nem vai chamar atenção das minininhas, (não como vc quer)

Tenhu um V3 na minha bros, pra quem sabe usar é um bom escapamento, pra quem acha que a marcha tem que ser trocada quando começa a corta giro é uma péssima idéia.

@teago
14-10-11, 13:23
ate onde eu sei vc pode mudar muitas coisas da moto, personaliza etc. mas ai vc tera que mudar na documentação da moto tambem.

David Fantussi
20-10-11, 22:00
mais ja fui parado so pra perguntar como coloquei um turbar (estraladinho) na bros aqui em campinas

Rafael WF
22-10-11, 23:11
Manoo, o negócio é assim, eles podem te multar por danos ao meio ambiente (poluição sonora), ou por alteração de caracteristicas originais de fabrica, o negocio é tu tenta legaliza, aee se um guarda fdm te encomoda, é só esfrega o laudo na lata dele que ela larga fora com o rabo entre as pernas *-* kkk
Seguinte, com a minha moto (twister) eu ia consegui legaliza, fui no CRVA de São Leopoldo RS, e pediram pra eu paga as seguintes taxas:
- Taxa de Autorização para Alterar Características: R$ 68,32
- Taxa de Vistoria de Identificação: R$ 49,11

Após robarem essa grana minha aee, mandaram eu efetua a troca do cano ecoloca o cano que eu keria ( no meu caso um coyote trs).
Depois mandaram comparecer a uma Instituição Técnica Licenciada (ITL) para certificar a segurança da transformação (tem uma aki perto de casa, sorte), (n sei o preço dessa *****, mas é uns 120 conto +/-)
Depois pediram pra eu retornar ao CRVA e apresentar:
- Certificado de Segurança Veicular; ( que é emitido no ITL)
- Original e cópia do RG, CPF e do comprovante de residência.
Após mandaram faze uma vistoria de identificação ¬¬
E pagar mais umas praga de taxa:
- Taxa de Vistoria de Identificação: R$ 49,11.
- Taxa de Expedição de CRV/CRLV: R$ 38,43

Se sua moto estiver quitada e n tiver nenhuma observação nos documentos, a alteração vai vir no próprio documento, se tiver alguma observação ( no meu caso alienado pelo banco tal), voce vai usar o certificado do ITL pra esfrega na cara dos guarda.
Consigo faze isso na minha moto (twister) 85 decibeis de fabrica, pra regulariza o meu TRS n podia ultrapassar uma taixa de decibeis, axo que é 3 a mais que o original, ou 90 decibeis como diz a lei.
É isso aee (y' só n fiz na minha ainda pq quando ia faze, me acidentei com ela, e ela vai sai da mecanica só no final do mes que vem (seguradoras¬¬), VLW