PDA

Ver Versão Completa : Bobina do Gol MI



carlitocs125
17-10-11, 11:15
Ola galera da PN, e o seguinte to com uma duvida pra troca a bobina da minha moto quero coloca a bobina do Gol MI
so quero saber se vou precisar de alguma adaptação pra fazer isso.
Alguem ai jah usou?
E se realmente da diferença na hora da queima.
Em relação a bobina original.
Lembrando a moto e uma CG vareta 97.
:cool:

Yuri_RN
17-10-11, 11:50
Cara ja ouvi falar sobre o uso da Bobina do Gol MI em moto!

porem nunca me passaram o esquema..

se alguém souber manda as dicas!

magrao tk
17-10-11, 11:53
Tempos atrás andei pesquisando sobre ela tambem.

O que eu sei é que ela é um complemento pra preparação de um motor.

Se tu já tem algo como comando, cabeçote, cc maior... tudo isso vai exigir mais ar, que vai exigir mais combustível, que tem de ser acertado no filtro, carburador e escape.

Então como a proporção da mistura vai ser maior na camara uma bobina dessas vai queimar melhor essa mistura ''a mais''.

É como no caso de colocar vela irídium na moto original. Sozinha não muda muito o desempenho, mas dizem que pela queima melhor fica mais economica e o motor trabalha mais redondo.

Aliás é o conjunto que faz a diferença! Se alem da preparação, colocar uma bobina dessas mais uma vela iridium, aí sim eu boto fé.
Mas se precisa adaptação eu não sei ao certo, porque não cheguei a usar.

trentin
17-10-11, 16:17
Boa tarde, ontem mesmo tirei da minha moto a bobina do gol mi, saia menos faisca do que a original!, e tinha colocado bobina BOSCH e cabo de vela MSD (tudo do melhor) acabei voltando para a original =(

magrao tk
17-10-11, 17:43
Boa tarde, ontem mesmo tirei da minha moto a bobina do gol mi, saia menos faisca do que a original!, e tinha colocado bobina BOSCH e cabo de vela MSD (tudo do melhor) acabei voltando para a original =(

Pegou a bobina nova ou usada? Vai ver tinha defeito, é o 1º caso que ouço. Porque essa bobina é pra ter uma tensão maior que a bobina de moto. Inclusive usa-se muito tambem em carros com Opalas, Chevettes e outros que a gurizada prepara.

ronyk9
17-10-11, 17:53
Pegou a bobina nova ou usada? Vai ver tinha defeito, é o 1º caso que ouço. Porque essa bobina é pra ter uma tensão maior que a bobina de moto. Inclusive usa-se muito tambem em carros com Opalas, Chevettes e outros que a gurizada prepara.

isso mesmo, pelo que eu sei a bobina do gol MI é usada pra preparações pois sua faisca é linear , tipo não tem altos e baixos é sempre igual assim não tendo perdas :D já ouvi falar muito tbm, mais n sei o esquema dos fios tbm...


@EDIT
amigo dei uma pesquisada pelo jeito é sem misterio é so comprar a bobina de 2 fios tirar uma e por a outra ué e ter que comprar o chicote pra adaptar :\

Yuri_RN
18-10-11, 00:09
Pegou a bobina nova ou usada? Vai ver tinha defeito, é o 1º caso que ouço. Porque essa bobina é pra ter uma tensão maior que a bobina de moto. Inclusive usa-se muito tambem em carros com Opalas, Chevettes e outros que a gurizada prepara.

isso mesmo magrão a Bobina do Gol MI é muito usada em carros preparado!
eu usei ela no Gol Quadrado Turbo que eu tive ;)

pensei em colocar duas em minha moto.. mais nem tinha esquema pra isso..

terminei optando por umas bobinas especiais que vendia aqui na Quad Extreme na
cidade..

trentin
18-10-11, 07:28
Bom dia, galera! cara comprei a bobina nova e o cabo tbm... quanto a ligação é barbada.... mas não ficou boa não, quando testei tbm não acreditei....

testei assim, coloca uma chave de fenda no caximbo, começa com ela encostada no motor, e vai afastando... a do MI a centelha chegou a pouco mais de 1cm, quanto a original chegou a quase 3cm de centelha....

se tem algum segredo por favor me falem....

romanex
18-10-11, 09:13
A frequência das faiscas de moto e de carro, são diferentes (lembre que a moto tem um cilindro, enquanto o carro tem quatro)...
é muito dificil encontrar a especificação técnica da capacidade de frequência da bobina...
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/arquivosCatalogo/catalogo_bobinas _de_ignicao_2011_2012.pdf
a distância do arco é proporcional a capacidade da faisca (em milhares de volts) de vencer a constante eletrostática do ar...
ela ter um arco menor, só implica que a tensão do secundário é menor, não quer dizer nem que uma ou outra está ruim, apenas que tem tensão do secundário diferentes.....
como a bobina de carro trabalha em uma frequência de pulsos maior, é que nem o magrão falou, se o motor já tiver alguma preparação, pode dar um bom resultado final...só a bobina em sí, não vai representar grande melhora....e deve ser observada a tensão do secundário, que não deve ser maior nem menor o que a da bobina original (se menor, não queima direito, se maior, pode sobre aquecer o conjunto)...
pelo que você falou, a tensão do secundário deve ser menor do que a sua bobina original...
http://www.digipulse.com.br/manual_pressure_manifold.pdf
como você pode ver pelo circuito do dispositivo, o ideal na preparação dos motores é o controle dos bicos e a equalização com os pulsos da bobina....
não adianta a bobina mandar maior faisca ou mais rápida se não houver combustivel e ar na quantidade correta...

Malves83
18-10-11, 11:08
Acredito que o tempo de carga da bobina do GOL que é 4cil, e maior que o tempo de carga da bobina original nas motos monocilindricas.

dessa forma, não acredito que seja vantagem, tenho uma caravan e estou pensando em colocar esta bobina nela. mas na moto nao acredito que vá existir algum ganho, na caravan o ganho é minimo, imagina em uma moto...

trentin
18-10-11, 13:42
bah, não sei oq hove, mas depois que coloquei a bobina mesmo em alta a motoca tava muito gorda, tivemos de ajustar os gigles, mas não ficou boa, quanto a preparação, ela tem cabeçote trabalhado e um carbura,(nada de mais) mas teria de pelo menos queimar melhor em alta... enfim coloque a bobina original a moto fico boa denovo...

obs: axo que a hamperagem que as pequenas trabalham não é suficiente para alimentar o tezão da bobina....:sad::sad:

magrao tk
18-10-11, 17:56
bah, não sei oq hove, mas depois que coloquei a bobina mesmo em alta a motoca tava muito gorda, tivemos de ajustar os gigles, mas não ficou boa, quanto a preparação, ela tem cabeçote trabalhado e um carbura,(nada de mais) mas teria de pelo menos queimar melhor em alta... enfim coloque a bobina original a moto fico boa denovo...

obs: axo que a hamperagem que as pequenas trabalham não é suficiente para alimentar o tezão da bobina....:sad::sad:

Pode ser talvez... assim como o Romanex falou. Se a impedancia da entrada da bobina da moto for diferente da bobina do Gol, a descarga que o cdi vai jogar na entrada pode não ser suficiente pra gerar a tensão certa na saída da bobina.

E se ficou sintoma de gorda em alta é porque a faísca não era suficiente mesmo. Não queimava tudo, e o que sobra da mistura faz parecer que a moto tá com excesso de combustível, quando na verdade tá é com faísca fraca em relação a mistura que tá certa.

Limabl
18-10-11, 18:49
Vc vao conceguir mais resutado com as bobinas GIROMAX camada de cachimbina que é progetada especialmente para motocicletas 2t e 4t tem uma centelha de 50,000vts e faisca duas veses mais lomga que a original.
.:: Moto Shop Racing ::. Tele-Vendas (48) 3241-1962 (http://motoshopracing.com.br/novo/index.php?opcao=det_produto&id_prod=4746&id_cat=9&sub_cat=265) e http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CCMQjBAwAQ&url=http%3A%2F%2Fwww.zelindobranco.com.br%2Fboleti m.doc&ei=g_KdTpr7L-mFsgKqnPSOCg&usg=AFQjCNEJgudC6cNGaK7vOvJLrl57vKuleQ

carlitocs125
18-10-11, 20:27
isso mesmo, pelo que eu sei a bobina do gol MI é usada pra preparações pois sua faisca é linear , tipo não tem altos e baixos é sempre igual assim não tendo perdas :D já ouvi falar muito tbm, mais n sei o esquema dos fios tbm...


@EDIT
amigo dei uma pesquisada pelo jeito é sem misterio é so comprar a bobina de 2 fios tirar uma e por a outra ué e ter que comprar o chicote pra adaptar :\Veremos.
Todas as pesquisas q faça e pra um UP futuro na pequena.

trentin
19-10-11, 07:53
e a galera que colocou e aprovou????? q tem a dizer??;)

GustavoCarmona
19-10-11, 19:51
A Bobina de MI é para ignição direta, tensão baixa "12v, corrente alta" e tem que ser carregada por um certo tempo "dwell"
Motos que são compativel com esse tipo de bobina são as antigas a platinado e algumas novas injetadas.

A maioria das motos é pelo sistema CDI, onde o Capacitor (dentro do modulo CDI)é carregado já com tensão alta e descarrega na bobina por um curto intervalo de tempo onde a bobina tem a função só de transformador de tensão ,diferente das ignições diretas que além de transformador de tensão as bobinas também tem que acumular a energia.



sou péssimo em redação, mas resumindo a bobina de MI não é compativel com sistema CDI.

magrao tk
19-10-11, 21:06
A Bobina de MI é para ignição direta, tensão baixa "12v, corrente alta" e tem que ser carregada por um certo tempo "dwell"
Motos que são compativel com esse tipo de bobina são as antigas a platinado e algumas novas injetadas.

A maioria das motos é pelo sistema CDI, onde o Capacitor (dentro do modulo CDI)é carregado já com tensão alta e descarrega na bobina por um curto intervalo de tempo onde a bobina tem a função só de transformador de tensão ,diferente das ignições diretas que além de transformador de tensão as bobinas também tem que acumular a energia.



sou péssimo em redação, mas resumindo a bobina de MI não é compativel com sistema CDI.

Aí respondeu a dúvida que eu tinha.
Tem um cara que testou uma bobina de fusca numa RX125 que é a platinado disse que ficou muito boa. Ontem ainda tava pensando nisso.

Alguem aqui tambem disse uma vez que usava a bobina da Strada em preparações, aí sim, seria pras motos cdi.

Agora viria essa nova dúvida: bobina da Strada seria melhor???

GustavoCarmona
19-10-11, 21:43
cara nunca testei , sempre falam bem dela, e é bem facil de comparar se tiver uma na mão é só usar um centelhador e comparar uma com a outra, mas mesmo que ficar com maior tensão teria que ver se não vai queimar ou durar pouco a bobina ou o CDI, por diferença de impedancia.....
Mas garanto que se tem muito mais resultado mantendo o faisqueiro original e trocar a vela por uma iridium, que requer uma tensão muito menor para haver o centelhamento pelo campo indutivo delas serem muito mais eficiente que as comum, do que tentar elevar a tensão da ignição.

magrao tk
20-10-11, 07:23
cara nunca testei , sempre falam bem dela, e é bem facil de comparar se tiver uma na mão é só usar um centelhador e comparar uma com a outra, mas mesmo que ficar com maior tensão teria que ver se não vai queimar ou durar pouco a bobina ou o CDI, por diferença de impedancia.....
Mas garanto que se tem muito mais resultado mantendo o faisqueiro original e trocar a vela por uma iridium, que requer uma tensão muito menor para haver o centelhamento pelo campo indutivo delas serem muito mais eficiente que as comum, do que tentar elevar a tensão da ignição.

Sim, eu até comentei isso lá no começo do tópico... pra ficar bom e não jogar dinheiro fora teria que ser feito o ''conjunto'' preparação, carburação, filtro, escape, bobina e tambem vela irídium.

Se fizer uma pequena melhora em cada coisa dessas dá muito mais resultado que se fizesse uma grande modificação em apenas uma coisa e não mexesse no resto.

Guilherme Rabelo
20-10-11, 07:51
a bobina nao é dificil comprar nao qualquer loja especializada em parte eletrica tem custa em torno de 50.00 a 80.00............mas nao acredito que fique boa nao

trentin
20-10-11, 08:05
hehe, e olha que eu tinha pesquisado antes de comprar a bobina!!! :\:sad:

charrinho
20-10-11, 08:08
o interessante é que a bobina do gol MI é amplamente utilizada em qualquer área da mecânica auto-motomotivos. no fusca quando fui colocar ignição eletrônica o cara queria por bobina de gol mi, logo eu botei ele na chapeação e não botei ***** de bobina coisa nenhuma :(

magrao tk
20-10-11, 08:37
Aí respondeu a dúvida que eu tinha.
Tem um cara que testou uma bobina de fusca numa RX125 que é a platinado disse que ficou muito boa. Ontem ainda tava pensando nisso.

Alguem aqui tambem disse uma vez que usava a bobina da Strada em preparações, aí sim, seria pras motos cdi.

Agora viria essa nova dúvida: bobina da Strada seria melhor???


Hehehe... rolem a página até em baixo que tá ali justamente esse tópico entre os tópicos similares... agora que fui ver!

Limabl
23-11-11, 18:13
Boa tarde, ontem mesmo tirei da minha moto a bobina do gol mi, saia menos faisca do que a original!, e tinha colocado bobina BOSCH e cabo de vela MSD (tudo do melhor) acabei voltando para a original =(Isso é porque teu motor é original não?
Ou então vc deixou o cabo com o insolamento ruim e assim escapa tenção e acaba ficando pior que o sistema original.