PDA

Ver Versão Completa : Hora de fazer o motor (parte de cima) 110.000km.



spygtba.
17-10-11, 15:36
Entao galera, a guerreira esta ficando cansada, a cada 100km baixa cerca de 100ml de oleo, mas ainda nao esta fumando muito, so se acelerar tudo com ela parada pra perceber a fumaça, fora isso ela ta normal, ai vem a duvida:
Como vou desmontar a parte de cima e colocar tudo original e standard ( kit pistao aneis e cilindro), pesnsei em trocar tambem as valvulas e retentores de valvula, fui fazer o orcamento das peças e o mecanico me disse que nao havia necessidade de fazer a troca.
Orçamento:
Kit cilindro completo R$161,00
oleo R$12,00
ret. valvula R$16,00
retifica valvular R$30,00
M.O R$120,00
2 Valvulas R$38,00
Total R$377,00
Tudo original

O que me dizem do preço? ta dentro? e quanto as valvulas, será que vale a pena trocar so por precaução?

Vou fazer em dezembro uma viajem de 3000km e nao quero me incomodar com mecanica.

Cachorro
17-10-11, 15:45
O que me dizem do preço? ta dentro?

Depende... que moto é?

Abs,

fabiogarros
17-10-11, 15:52
Se vc anda de boa e tem mais um pouco de grana coloca todas as peças novas!
Faz o serviço pençando em abrir o motor novamente só com 200.000km ou mais!

Cyber
17-10-11, 15:53
Spy, recomendo trocar as valvulas e retentores também, as vezes faz-se o motor e ele continua fumando pois não trocaram as valvulas e os retentores que com o tempo gastam e acabam deixando passar óleo.

O valor está baixo até para peças originais...

DavidR
17-10-11, 15:57
ta baixo mesmo, mas compensa fazer tudo sim, poe juntas originais tambem

lordbrill
17-10-11, 16:00
Vai fazer Std mesmo?... ou vai retificar?

DOUGLAS 00
17-10-11, 16:03
Acho que compensa sim, já que vai fazer tudo com peças standart, pra ficar bom.

Honda Motors
17-10-11, 16:29
Tá barato levando em conta o benefício depois. Exija peça original que é a KGA, eu botei um kit da conceituada Metal Leve e fumou, botei original e não baixa uma gota de óleo.

Esquadrão Marte
17-10-11, 17:33
Caso tenha intenção de vender ai não compensa. Agora se é para segurar ai é outra historia troca tudo...

spygtba.
17-10-11, 18:31
Spy, recomendo trocar as valvulas e retentores também, as vezes faz-se o motor e ele continua fumando pois não trocaram as valvulas e os retentores que com o tempo gastam e acabam deixando passar óleo.

O valor está baixo até para peças originais...

Mas sao originais. Fui na KG motos, concessionaria honda e em outra loja que compra da concessionaria honda de Brusque-sc, era o mesmo preço. Retentor é certo que tem que trocar, ja as valvulas se os caras tiverem as medidas delas originais pra comparar e nao tiver desgastada talvez dê pra deixar, mas como to com akela idéia de levar ela pra ver o pacifico, talvez é melhor garantir pra nao quebrar na viajem.

---------- Mensagem adicionada às 19:26 ---------- Mensagem anterior foi às 19:23 ----------


Depende... que moto é?

Abs,

não falei que moto era pq tem um pedaço dela no meu avatar e a figura do dodapé da pra ter uma ideia.

É uma biz 125 ano 2006.

---------- Mensagem adicionada às 19:26 ---------- Mensagem anterior foi às 19:26 ----------


Se vc anda de boa e tem mais um pouco de grana coloca todas as peças novas!
Faz o serviço pençando em abrir o motor novamente só com 200.000km ou mais!

Esta é a intenção, se a parte de baixo durar.

---------- Mensagem adicionada às 19:27 ---------- Mensagem anterior foi às 19:26 ----------


ta baixo mesmo, mas compensa fazer tudo sim, poe juntas originais tambem

No kit pistao ja vem as juntas e o pino do pistao tambem.

---------- Mensagem adicionada às 19:28 ---------- Mensagem anterior foi às 19:27 ----------


Vai fazer Std mesmo?... ou vai retificar?

Retificar nem pensar, partes mecanicas pra mim só original.

---------- Mensagem adicionada às 19:29 ---------- Mensagem anterior foi às 19:28 ----------


Tá barato levando em conta o benefício depois. Exija peça original que é a KGA, eu botei um kit da conceituada Metal Leve e fumou, botei original e não baixa uma gota de óleo.

O kit vendido pela concessionaria como original é da marca HAMP, acredito que é pra ser original, pois ela fornece muita coisa pra honda.

---------- Mensagem adicionada às 19:31 ---------- Mensagem anterior foi às 19:29 ----------


Caso tenha intenção de vender ai não compensa. Agora se é para segurar ai é outra historia troca tudo...

Esta foi minha primeira moto 0KM, nao penso em vende-la nem mesmo depois de comprar uma maior, pois quero uma maior pra viajar e a biz pra rodar na cidade.

chiccoli
17-10-11, 18:44
hamp é esse valor msm na cc
eu ja so um pokim mais loko, ja passava pra 1mm, pistão metal leve.
o consumo fika quase o msm e da uma melhorada no torque, mas quem gosta de original, é tudo std

XING LING
17-10-11, 19:01
Cara, já troca válvulas logo e coloca tudo original, se vc só vai fazer a parte de cima ja faz bem feito mesmo, pelo que to vendo sai baratinho e vc fica tranquilo!!!

Só que eu sempre ouvi falar( pelo menos em motor de carro) que quando faz a parte de cima e deixa a parte de baixo com uma alta KM ( folgas maior) a de baixo sente mais por agora a compressão ficar 100% de novo e etc, confere direitinho a parte de baixo tb!!!

3.000Km em uma 125cc a motinha sente bem, as vezes vc gasta uns R$150,00 + ou - e fica tudo zerado de novo, 110.000km durou bem seu motor, tem Biz fumando com 50.000km por aí!!!

sandro lara
17-10-11, 19:15
110.000km durou bem seu motor, tem Biz fumando com 50.000km por aí!!!

e como durou , isso porque ele disse que éla ainda ta legal e colega na boa coloca tudo original e fica em cima do cara pois o infeliz que mexeu no meu carro fez um M..... tive que fazer tudo de novo .

Irmão
17-10-11, 19:33
Hamp não é linha de montagem não, A linha de de montagem
da honda é a HOP (Originais Parts Honda). Mais a Hamp é muito
boa, A marca Metal Leve tambem é muito boa mas se colocar
o Kit ela fuma com menos de 3 meses, sempre recomendo a retifica
para clientes que não quer colocar Original.
Já que vai abrir troca a corrente de comando tambem, à menos que
seja nova.

spygtba.
17-10-11, 20:31
110.000km durou bem seu motor, tem Biz fumando com 50.000km por aí!!!

e como durou , isso porque ele disse que éla ainda ta legal e colega na boa coloca tudo original e fica em cima do cara pois o infeliz que mexeu no meu carro fez um M..... tive que fazer tudo de novo .

o mecanico ja mexeu pra mim anteriomente em outras coisas e sempre foi honesto, tem a loja a 20 anos, se fosse picareta ja tinha falido.

---------- Mensagem adicionada às 21:31 ---------- Mensagem anterior foi às 21:23 ----------


hamp é esse valor msm na cc
eu ja so um pokim mais loko, ja passava pra 1mm, pistão metal leve.
o consumo fika quase o msm e da uma melhorada no torque, mas quem gosta de original, é tudo std

Quero que dure, nao que ande, entao é por isso que nao quero retificar. pois andar nao vai mesmo. Eu sou dakela opiniao de que se quer que ande como uma CG 150 entao que compre uma CG.

Stone
17-10-11, 20:44
Já que vai mecher e vc quer uma coisa pra não se incomodar já troque tudo de vez,
o preço está bom, não me lembro certinho, mas aqui na cc honda de Brusque (Mega motos) o kit cilindro custa isso mesmo
110.000 km é a biz que mais vi rodando até agora, é muito mais fácil ver uma fumando com 20mil do que durando 100 mil!

marcelo xl 250
17-10-11, 20:47
imagina se voce não mexe embaixo e dai uns 4000km da ruim, ai tem que abrir de novo. se pode fazer tudo não pensa duas vezes pois com a parte de cima nova a compressao vai voltar a original e a debaixo ja vai ter fadiga mesmo que minima.

chiccoli
17-10-11, 20:55
se for trocar alguma coisa embaixo.., ve como q ta a biela e troca os rolamentos do virabrequim
frição ta boa ?.., num tem muita coisa pra ser ver se vc anda bem o bastante pra durar 110 mil km..

bruno almeida
17-10-11, 22:14
muita gente confunde parte de baixo de moto e carro
carros são equipados com bronzinas que uma hora ou outra vai apresentar desgaste
ja motos pequenas de um cilindro,usam biela roletada e rolamentos no virabrequim que normalmente são superdimensionados
troquei exatamente tudo o que vc descreve,com excessão da válvula de admissão
ja rodei 17 mil KM.Não baixa uma gota de óleo e a compressão é ótima

chriskopsch
17-10-11, 22:51
110 mil numa bizoca??
Cuidou bem dela ein...

Cyber
17-10-11, 23:06
110 mil numa bizoca??
Cuidou bem dela ein...

acho que você não acompanhou muito a jornada dessa biz, essa foi guerreira, desde viagens até offroad ela fez...

speedFan
18-10-11, 07:32
acho que você não acompanhou muito a jornada dessa biz, essa foi guerreira, desde viagens até offroad ela fez...
@offtopic
Putz já estou achando muito a biz ter feito 110000km imaginando que o cara não saida da cidade.. imagina agora sabendo que até offroad o cara fez.. putz.. motorzinho bom e concerteza bem cuidado...

@ontopic

Como todos já disseram faz tudo de uma vez para não ter dor de cabeça depois e o aproveita que o preço está ótimo..

DOUGLAS 00
18-10-11, 07:37
Eu tenho visto algumas Biz 125 fumando bastante, e com certeza todas elas com menos de 100.000 km.

Mas de fato, essa Biz do tópico é "highlander".

XING LING
18-10-11, 11:41
Faz o motor inteiro com peças original, melhor coisa!!!

bravo18br
18-10-11, 13:38
Cara, 110 mil numa biz, ela merece motor completo todo originalzinho pra te levar por mais 100 mil frouxo....
Calculando por cima, se gastar R$500 pra fazer o motor, rodando 110 mil KM, o custo fica R$0,0046 por kilômetro rodado....
Vai que por azar vc fez o motor pela metade e ele quebra no meio da viagem?? Só de guincho, hospedagem, tempo perdido, mexanico de beira de estrada e irritação já paga o motor todo....

Abraço e boa viagem!

Cyber
18-10-11, 13:45
ah não esqueça de verificar os rolamentos do virabrequim, interessante é trocá-los...

fabiogarros
18-10-11, 14:43
Buenas Amigo!

Também tenho uma Biz 125 2007! Ta com 56.000Km!!!! Motor ta bom mas meio barulhento demais! Não baixa óleo, ta econômica e anda bem, mas barulhera no motor hehe! Ando bastante em estrada entre 70 e 90 km/h!

Queria pergunta como ta a saúde do teu carburador!? Vc que ja andou mais bem mais que eu!! pois no meu ja tem algumas peças gastas que jada um trabalho pra regular a lenta!! O meu mandei lipar e troquei algumas borrachas de vedação e ficou zero denovo! E o teu que ja ta com mais Km? Te deu problema?

Falow!

spygtba.
20-10-11, 16:42
Buenas Amigo!

Também tenho uma Biz 125 2007! Ta com 56.000Km!!!! Motor ta bom mas meio barulhento demais! Não baixa óleo, ta econômica e anda bem, mas barulhera no motor hehe! Ando bastante em estrada entre 70 e 90 km/h!

Queria pergunta como ta a saúde do teu carburador!? Vc que ja andou mais bem mais que eu!! pois no meu ja tem algumas peças gastas que jada um trabalho pra regular a lenta!! O meu mandei lipar e troquei algumas borrachas de vedação e ficou zero denovo! E o teu que ja ta com mais Km? Te deu problema?

Falow!

O carburador eu estou achando que ja ta na hora de trocar, depois dos 80.000km ja começou a ficar ruim pra regular a mistura do ar, agora até a lenta ja esta ruim de acertar e nas reduzidas da dando tiro e nao consigo regular pra nao dar tiro, qd consigo em menos de 2 dias volta a dar tiro, ja ouvi falar de reparo e de carburador paralelo, mas se eu for fazer alguma coisa, será colocar um original, haja visto que vai durar pelo menos igual ao que esta nela. Por enquanto o consumo ainda esta entre 27km/l na estrada e uns 35km/l na cidade, se começar a beber demais vou trocar ele.

---------- Mensagem adicionada às 17:31 ---------- Mensagem anterior foi às 17:24 ----------


ah não esqueça de verificar os rolamentos do virabrequim, interessante é trocá-los...

vou pedir para darem uma olhada mas sem abrir a parte de baixo, so pra ver se tam alguma folga, caso tenha ai sim peço pra abrir, caso nao, deixarei assim mesmo, pois dizem os mecanicos que se nao ficar sem oleo a parte de baixo vai durar muito, e como antes de ir para o Chile eu ainda vou ver o Revielon em Copacabana acho que vai dar pra testar bem ela antes de uma grande viajem.

---------- Mensagem adicionada às 17:33 ---------- Mensagem anterior foi às 17:31 ----------


Cara, 110 mil numa biz, ela merece motor completo todo originalzinho pra te levar por mais 100 mil frouxo....
Calculando por cima, se gastar R$500 pra fazer o motor, rodando 110 mil KM, o custo fica R$0,0046 por kilômetro rodado....
Vai que por azar vc fez o motor pela metade e ele quebra no meio da viagem?? Só de guincho, hospedagem, tempo perdido, mexanico de beira de estrada e irritação já paga o motor todo....

Abraço e boa viagem!

Este é um caso a se pensar, tem moto que faz varias vezes a parte de cima e nunca mexe na debaixo, a compressao da minha ainda esta boa, muito mais forte que a de uma biz 100 nova, o problema é que ta baixando oleo e nao quero uma hora esquecer de por e mandar o motor pro espaço.

---------- Mensagem adicionada às 17:42 ---------- Mensagem anterior foi às 17:33 ----------


110 mil numa bizoca??
Cuidou bem dela ein...


A imagens vale por mil palavras!!!

http://i176.photobucket.com/albums/w168/spygtba/argentina%20%20cataratas/DSC00595.jpg

http://i176.photobucket.com/albums/w168/spygtba/Trilha%20Schoereder%201/moto_1653.jpg


http://i176.photobucket.com/albums/w168/spygtba/Trilha%20Schoereder%201/moto_1645.jpg

lordbrill
20-10-11, 16:44
http://i176.photobucket.com/albums/w168/spygtba/Trilha Schoereder 1/moto_1645.jpg

Isso reforça o quão vc cuidou bem dela... até banho de hidratação vc deu nela... UIAehuiAEHauihiAHeh

spygtba.
20-10-11, 16:48
Já que vai mecher e vc quer uma coisa pra não se incomodar já troque tudo de vez,
o preço está bom, não me lembro certinho, mas aqui na cc honda de Brusque (Mega motos) o kit cilindro custa isso mesmo
110.000 km é a biz que mais vi rodando até agora, é muito mais fácil ver uma fumando com 20mil do que durando 100 mil!

A loja que vai fazer o motor compra as peças na mega motos e vende pelo mesmo preço de balcao deles ai.

---------- Mensagem adicionada às 17:48 ---------- Mensagem anterior foi às 17:47 ----------


imagina se voce não mexe embaixo e dai uns 4000km da ruim, ai tem que abrir de novo. se pode fazer tudo não pensa duas vezes pois com a parte de cima nova a compressao vai voltar a original e a debaixo ja vai ter fadiga mesmo que minima.

A compressao ta excelente e a moto ta andando como sempre, acredito que nao haverá problemas em fazer apenas a parte de cima.

Honda Motors
20-10-11, 17:21
Isso reforça o quão vc cuidou bem dela... até banho de hidratação vc deu nela... UIAehuiAEHauihiAHeh

Putz, mesma coisa que fazer rali no Saara com um carro de kart...

Esquadrão Marte
20-10-11, 18:12
Nossa que longevidade teve esse motor fiquei admirado!!! Sério mesmo.. E eu preocupado com os 57 mil kms da minha Twister sempre bem cuidada.

fabiogarros
20-10-11, 18:25
Amigo! Poderias comentar a respeito daquela instrumentação que vc colocou ali no lado esquerdo!! Teria uma foto mais de perto?

spygtba.
20-10-11, 18:44
Amigo! Poderias comentar a respeito daquela instrumentação que vc colocou ali no lado esquerdo!! Teria uma foto mais de perto?

Tinha ali um voltimetro, um conta-giros e um hallmeter, o hallmeter nunca funcionou pq eu tinha que instalar uma sonda lambda no escape, o conta giros estragou com menos de um mes e o voltimetro funcionou sempre, foi feito o suporte em fibra soldado na carenagem.

http://i176.photobucket.com/albums/w168/spygtba/Biz%20Amarela/S6300399.jpg

fabiogarros
20-10-11, 22:45
Tinha ali um voltimetro, um conta-giros e um hallmeter, o hallmeter nunca funcionou pq eu tinha que instalar uma sonda lambda no escape, o conta giros estragou com menos de um mes e o voltimetro funcionou sempre, foi feito o suporte em fibra soldado na carenagem.

http://i176.photobucket.com/albums/w168/spygtba/Biz%20Amarela/S6300399.jpg

Blz cara muito legal suas modificações!
Gostei da alternativa de colocar parafusos allen inox, fica bem mais bonito!
Aproveitando mais umas perguntinhas hehe:
QUal óleo que vc usou nela na maioria das vezes nesse 110.000Km?

Não sei se vc usava isso antes mais te recomendo também as seguintes alterações para te garantir não ficar empenhado na estrada!
Vela Iridiun NGK ou denso.
Termotape no escapamento, deixa o motor e teu pé direito mais frio nas viagens.
Pneu trazeiro o novo Mandrake Due!
Se vc usa gasolina comun depois que fizer o motor a cada tanqueada coloca no tanque +/- 5ml de óleo 2 tempos maritimo do padrão TC-W3 tu vai ver que com o tempo a cor interna do teu tanque vai ficar bem prateada, limpa, e teu carburador vai manter a regulagem por mais tempo! o motor também bate menos pino quando se sobe lombas em 4 marcha!

Fica ai dicas que estou usando e funciona muito bem!
Falow

spygtba.
21-10-11, 19:15
Blz cara muito legal suas modificações!
Gostei da alternativa de colocar parafusos allen inox, fica bem mais bonito!
Aproveitando mais umas perguntinhas hehe:
QUal óleo que vc usou nela na maioria das vezes nesse 110.000Km?

Não sei se vc usava isso antes mais te recomendo também as seguintes alterações para te garantir não ficar empenhado na estrada!
Vela Iridiun NGK ou denso.
Termotape no escapamento, deixa o motor e teu pé direito mais frio nas viagens.
Pneu trazeiro o novo Mandrake Due!
Se vc usa gasolina comun depois que fizer o motor a cada tanqueada coloca no tanque +/- 5ml de óleo 2 tempos maritimo do padrão TC-W3 tu vai ver que com o tempo a cor interna do teu tanque vai ficar bem prateada, limpa, e teu carburador vai manter a regulagem por mais tempo! o motor também bate menos pino quando se sobe lombas em 4 marcha!

Fica ai dicas que estou usando e funciona muito bem!
Falow

Oleo só do melhor $$, R$8.00 o litro do oleo Orbi ou outro tabajara qualquer, o importante é ter oleo no motor.
Quanto ao pe na viajem, ele nao esquenta por causa do escape, mas a tampa do motor faz esquentar os dois pes, no inverno até que é bom.
Vela ate hj usei a original ngk, so troquei uma vez e ainda estava boa quando troquei aos 70.000km.
O pneu ainda prefiro o michelin Pìlot Sport 100/80, é duravel e tem um desenho legal.
Essa do oleo 2t eu nao sabia, ja me disseram que uma baginha de naftalina la uma vez ou outra tambem faz isso, mas se usar sempre estraga o bura.
Depois da troca do kit vou fazer uns teste com o oleo 10w30, com o tabajara e depois com o tabajara com o Militec que tambem dizem que fica mais macio o motor. Dependendo do resutado vou ver se vale a pena mudar para um oleo melhor.

valmir
21-10-11, 23:29
da o grau no motor e ele vai ficar zero pronto para mais 100 mil vc rodar de novo.