PDA

Ver Versão Completa : moto que faz 30km/l na cidade pode fazer 40km/l na BR?



nirvas
27-10-11, 13:41
e ae motoqueiros que viajam! fala se uma moto que faz 30km/l na cidade(andando bem) pode fazer uma media de até 40km/l na BR?( media de 100km/h) Ou ela chega só aos 35?? da uma dica boa ae...valeu!!!

Bruno Rafael
27-10-11, 13:56
se vc andar com 1/4 ou 1/2 do acelerador coxado sim, (velocidade cruseira) se vc andar com todo o acelerador coxado (mané apressadinhu) não.

renanperim
27-10-11, 14:01
Depende.

Pq por exemplo, em caso das 125, vc faz 30 na cidade, se vc pegar a pista, talvez vc precise acelerar para se manter em uma velocidade segura.
Agora, em uma 250(que não faz 30 na cidade facilmente), pode ser mais possível melhorar a economia, mas não tanto.

Então eu imagino por exemplo que com uma Ybr ou uma titan injetada, andando em uma "BR" a uma velocidade de 80 km/hr em trajeto sem muitas subidas, deve bater os 40 km/litro facilmente.
Tem um contador de historias que fala que a ybr dele fez 65 na pista, aehueahuaeuahueahue

Digamos que uma boa resposta para o tópico: Possivel sim, provavel não.

Bruno Rafael
27-10-11, 14:22
Depende.

Pq por exemplo, em caso das 125, vc faz 30 na cidade, se vc pegar a pista, talvez vc precise acelerar para se manter em uma velocidade segura.
Agora, em uma 250(que não faz 30 na cidade facilmente), pode ser mais possível melhorar a economia, mas não tanto.

Então eu imagino por exemplo que com uma Ybr ou uma titan injetada, andando em uma "BR" a uma velocidade de 80 km/hr em trajeto sem muitas subidas, deve bater os 40 km/litro facilmente.
Tem um contador de historias que fala que a ybr dele fez 65 na pista, aehueahuaeuahueahue

Digamos que uma boa resposta para o tópico: Possivel sim, provavel não.

é... realmente pra andar em uma velocidade segura nas BR's tem que puxa o cabo mesmo, e ai acho que não faz 40 por litro não

fredericoelias
27-10-11, 14:27
é só esperar o Blaugusto responder. A Yes dele se não me engano batia os 40km/l

mdorigon
27-10-11, 14:38
Sei la...as 250cc da vida, acho que as stradas 200cc podem fazer algo assim. No transito travado urbano elas podem acabar gastando mais mesmo, mas se jogar elas a 100 por hora na pista, dosando o acelerador, creio que elas vão fazer mais km/litro no que na cidade...porem não acredito que cheguem nos 40 km/litro. A minha yes na pista tem uma velocidade magica pra economia : 80 km/h. Assim ela faz na boa 35 pra cima. Na cidade ela faz isso tb, mas na boa mesmo...as vezes até mais. Agora, começou a enrolar o cabo acima de 80 não tem milagre na minha...ela começa a beber.

mauricio mapabar
27-10-11, 15:56
salve, sei não andar nas rodovias com 125cc. em modo economico, com esses caminhoes modernos de 450, 550cv. e ai?

Joao XTZ
27-10-11, 16:04
mauricio mapabar , com um Caminhão Scania R580 que tem mais eletronica que um Formula 1 , é moleza , além do mais , mesmo andando a 140 km/h (velocidade de estrada em muitos paises europeus) ele faz bonito em consumo ...

Mas uma Titan 150 Mix ou uma YBR faz isso facilmente , mantendo os 80 km/h , mas como em muitas auto estradas de SP como Imigrantes e Bandeirantes essa velocidade é um risco , é possivel , mas meio que impraticavel ...

valeu ...

Kleyton
27-10-11, 18:00
Eu sinceramente, nunca consegui fazer ou entender como uma moto consegue fazer mais na estrada. De carro é blz, porque os carros com seus passa passa de macha agente entende que bebe na cidade e na estrada por ser mais pesado só faz manter a inercia depois que está em movimente, o vento não vence fácil peso do carro em movimento, mas moto !!, leve do jeito que é, ou você mantem acelerador aberto ou você num anda nem 50 metros numa reta com a embreagem pressionada.

Man eu penso da seguinte forma.
Na cidade a galera alivia e tem gente olhando, qualquer acidente tem gente para ajudar e gravar placa ... essas coisas...
Na estrada ... sem ninguem para ajudar ou para anotar uma placa de um filho da mãe que fez uma bela *****, e ai? Andar a 80 km/h por economia de 2 Litros de combustivel? Não funfa. Minha vida vale mais, na estrada andar acima de 120km/h é segurança.

NiveaC
27-10-11, 18:16
faz a mesma coisa q na cidade, só consegui bater os 40 subindo a serra (60km/h)

corsani
27-10-11, 18:54
se vc tentar andar a 100km\h direto vc não vai fazer nem os 30kl\l que ela faz.
geralmente a media mais alta numa moto de 125cc é quando se anda a 40, 50, 60 km\h no maximo em quinta marcha e dentro da cidade, até porque em br vc vai andar bem acima disso perto do limite da moto. agora em motos de maiores cilindradas a coisa começa a mudar de figura.

Strada Prata
27-10-11, 19:12
se vc tentar andar a 100km\h direto vc não vai fazer nem os 30kl\l que ela faz.
geralmente a media mais alta numa moto de 125cc é quando se anda a 40, 50, 60 km\h no maximo em quinta marcha e dentro da cidade, até porque em br vc vai andar bem acima disso perto do limite da moto. agora em motos de maiores cilindradas a coisa começa a mudar de figura.

Concordo.

Estrada = mais velocidade = mais giro do motor = maior consumo de combustível

Moto só é mais econômica na cidade e sem arrancar de 0~60 km/h o tempo todo. Na estrada o consumo piora na maioria das pequenas com uma velocidade de 100 km/h em diante.

Samukacps
27-10-11, 19:47
e ae povo...

na minha antiga Titan 2005 eu fazia 34 na estrada, mantendo de 80 até 100. Com a Fazer continuo mantendo de 80 até 100 eu tenho feito 30, pra mim está ótimo, ainda sobra giro pra fazer ultrapassagens...só tenho que ficar esperto com os caminhoneiros que vem embalados em descidas vlw

abraços

chriskopsch
27-10-11, 22:25
Minha Titan faz 25 na cidade e uns 20 na BR ashauhsahsuh'

@teago
27-10-11, 22:28
Quase ..ou melhor e impossível andar em BR a 80KM. economia também não tem como pois o giro sempre fica lá em cima...

Samukacps
27-10-11, 23:14
opa, na Fazer de 80km/h até 100km/h compreende de 5000 rpm até 6000 rpm...ela começa a ficar desconfortável acima das 6500 então pra mim está bom :)

corsani
28-10-11, 04:35
opa, na Fazer de 80km/h até 100km/h compreende de 5000 rpm até 6000 rpm...ela começa a ficar desconfortável acima das 6500 então pra mim está bom :)
se meter um pinhãozinho com 1 dentinho a mais vai ficar mais economica ainda.

blaugusto
28-10-11, 06:38
Pode ser mais economica na estrada que na cidade.
Geralmente é o contrário: faz média boa na cidade e média baixa na estrada, mas dependendo da tocada isso pode inverter.

O lance da economia não está apenas no giro, está no acelerador também.

Se uma pessoa sai correndo no semaforo, estica 1ª, 2ª e 3ª e nem chega a engatar a 4ª antes de chegar em casa o consumo vai lá embaixo.
Daí essa mesma pessoa pega estrada e engata a 5ª e vai embora, mas sem tentar botar 150km/h com a fanzinha a moto vai acabar fazendo média melhor na estrada mesmo.

Sem contar que depende da estrada também. Se for só pra descer a serra 40km/l é pouco.

---------- Mensagem adicionada às 07:38 ---------- Mensagem anterior foi às 07:34 ----------


se vc tentar andar a 100km\h direto vc não vai fazer nem os 30kl\l que ela faz.
geralmente a media mais alta numa moto de 125cc é quando se anda a 40, 50, 60 km\h no maximo em quinta marcha e dentro da cidade, até porque em br vc vai andar bem acima disso perto do limite da moto. agora em motos de maiores cilindradas a coisa começa a mudar de figura.
Isso daí é média de 125cc desregulada.

ShimAdA
28-10-11, 07:13
Eu posso tirar a minha como exemplo, quando fui pro posto serra azul com o povo do pn eu e o Tom fomos com o cabo enrolado o tempo todo, media de 33 km/L. Na cidade a media é sempre acima de 40 km/L fácil.

speedFan
28-10-11, 08:40
Minha fan fazinha na Ayton Senna com vento morro e cabo enrolado no maximo 35km/l menos que isso jamais... na cidade então cheguei a fazer 42km/l tudo dependo da mao do cabloco e tbm lógico das condições da viagem morro e 125cc resulta em consumo maior..

noobsiber
28-10-11, 09:44
minha titan 125 98 com pinhão 16 e coroa 43 faz a 80 km/h em média 40 km/l, ultimo tanque fez 503 km, não passo dos 80 a agulha tá no meio.

mauricio mapabar
28-10-11, 13:47
salve, ok joao, é a coisa funciona assim mesmo, motor grande=acelera-se pouco, motor pequeno=acelera-se mais, eu fiz uma viagem com a minha 250 este fin de semana, rodei 430km. ela consumiu 19L. gas., media de 22.5 km./L., o meu colega com uma 750cc. fez 22 km/L. a média de 120 km/h., a minha 250 está com escape reto, carburador com mais entrada de ar, pinhão 16, eu acelerei muito, meu colega acelerou pouco!. abraços...

magrao tk
28-10-11, 15:40
Difícil ein.
Carro na cidade é gastador, na estrada é economico.
Moto é o contrário.

Carro na cidade, no arranca e para... nas arrancadas em subida... por ter mais peso, pra tudo tem de dar uma acelerada ou outra mais forte. As vezes nem se nota, mas se for prestar atenção, o carro acelera muito se somar cada pequena situação no transito. E andando na estrada joga a última marcha que no caso dos carros é longa e mantem por longo tempo um giro não tão alto.

Moto arranca e para tambem na cidade. Mas pelo peso é menos trabalho pro motor atingir a velocidade urbana.
E na estrada não tem jeito, o motor vai girar alto o tempo todo. Então acho que essa história no fim das contas quem te passou deve ser um motorista de carro apenas.

valmir
28-10-11, 20:16
qual e a sua moto? posso lhe dar dica. blz

DavidR
28-10-11, 21:39
a minha fan 150,faz 32 na cidade e na rodovia na manha ,velocidade de cruzeiro de 90km/h ela fez 42

Jordano
17-11-11, 15:07
depende de como tu anda, minha yes não passa de 33 por litro dentro da cidade, mas em viagem ja fiz mais de 43km/l só que eu tava acompanhando o meu pai que estava de xtz na primeira viagem grande dele viajamos basicamente a 70-80km/h, se eu andar mai devagar q isso eu tenho certeza q ela faz ainda mais, só q aí eu morro atropelado antes de fazer o cálculo
tenho quase certeza que em um terreno plano como a BR290 aqui no RS se tu tiver a oportunidade de andar sempre em 5ª marcha a 50-60km/h acho q uma moto 125cc bem regulada pode fazer quase 50, se bobear pode até passar um pouco, não duvido de mais nada.

Felipe.s
17-11-11, 15:18
na br e na ce aki perto da minha cidade se vc a andar ha 80km/h é atropelado,,nunca testei quanto a minha cb3 faz ,pq sai de uma twister que fazia 19km por litro e senti que a cb é bem mais economica ai nem me preocupei em medir ainda quanto que ela faz

Hebert29
17-11-11, 19:00
Minha Bros 2008 na cidade ta fazendo 29km/l e na estrada sobe para uns 35km/l em velocidade de 90km/h. Ela anda regulada com pião e correntes originais.

Jordano
18-11-11, 12:51
tem mais essa que o hebert29 salientou, RELAÇÃO
se alterarmos a relação a moto pode ganhar velocidade final e ficar mais economica, mas vai perder uma boa parte da força, na maioria das vezes não compensa, só se onde tu mora não existe subida maior que a da entrada do pátio

yuritavares
18-11-11, 18:15
Alongar a relação é bizu pra economia ?

To coma a impressão que minha moto tá com a relação meio curta.
1ª 48km/h 2ª 69km/h 3ª 88km/h

Hebert29
18-11-11, 18:18
Pois é... Como moro em uma cidade com muitas ladeiras tanto no perímetro urbano quanto na BR, optei por deixa-la original a fim de ficar com uma força considerável, pensei em mudar a relação da moto para ganhar mais torque, só que num compensou com a quantidade de combustível que ela consumia.

---------- Mensagem adicionada às 19:18 ---------- Mensagem anterior foi às 19:15 ----------


Alongar a relação é bizu pra economia ?

To coma a impressão que minha moto tá com a relação meio curta.
1ª 48km/h 2ª 69km/h 3ª 88km/h

A minha bros ta mais curta do que isso...
1ª 40km/h 2ª 65km/h 3ª 82km/h 4ª 110km/h 5ª continua como na 4ª

yuritavares
18-11-11, 18:30
Teve um pessoal que tem a Comet e colocou pinhão de 16 e disse que a moto ficou melhor..mas enfim..

VINICIUSMIRANDA.W
18-11-11, 23:27
Tudo depende da necessidade de cada um e de suas possibilidades a Comet 250 ou 650 aceita uma relação mais longa sem problemas se você não abusa dela e anda na manha, e tudo depende da necessidade e possibilidade como já disse.

Economia é relativo de moto pra moto, mas toda moto tem uma velocidade cruzeiro se essa velocidade for compatível com uma BR não tem problema em andar com segurança e economizar. (isso já foi repetido diversas vezes aqui por outros usuários)
Até mesmo uma relação mais curta pode trazer mais economia, em um caso especifico, depende de muitas variáveis.

Se alguém tem alguma duvida pergunte ai que todos nós do Pn vamos tentar ajudar só não esqueçam de pesquisar e ler todo o topico antes.