PDA

Ver Versão Completa : O cano, realmente muda o desempenho da moto?



r.bueeno
18-11-11, 02:48
Se melhora o desempenho, qual seria mehor pra fan 125?

Carleetos
18-11-11, 02:49
Qual cano? O do suspiro? =D

chiccoli
18-11-11, 02:54
até te daria uma resposta completa.., mas tem a busca ali encima.., bom sono pra vc tbm ^^flw

r.bueeno
18-11-11, 03:13
Qual cano? O do suspiro? =D
Me expressei mal, me refiro ao escape!

corsani
18-11-11, 04:29
hoje em dia até que muda um pouco porque os originais estão vindo estrangulados de fabrica com catalizadores.
mas mesmo assim não é só um escape que vai mudar e sim uma regulagem ideal para utiliza-lo

Cegetrilha
18-11-11, 06:27
Pra fan , titan acho que vale a pena o gemoto com 1 abafador .

chiccoli
18-11-11, 06:34
o 1º turbal, sem catalizador, e sem abafador, só com lã de vidro no cano q eu achar eu compraria.., num quero saber o barulho. .kk

gemoto, motohonda.., faz mais barulho do q desempenho.., posso dizer q é até um item de segurança.., ninguém atravessa na frente de uma moto quando se ouve a 5 quarteirões.. ^^

Bandit
18-11-11, 07:06
Muda e Muito, por exemplo o esportivo,da um gas a moto, ela trabalha mais livre... Acabei de pegar um Twister (ja ja tem o topico para me darem parabens XD), e ela veio com escape novo da CromoForte(um lixo) notei, q de primeira e na sexta marcha, ela anda froxa e com uma demorar pra responder, meu mecanico olhou pro cano e falou q o problema era ele, realmente depois fui ouvir o som do cano, e aparenta ter um sopro de ar engasgado, segurado... resultado vou gastar 150 reais pra poder prepara-lo...

magrao tk
18-11-11, 07:11
posso dizer q é até um item de segurança.., ninguém atravessa na frente de uma moto quando se ouve a 5 quarteirões.. ^^

Acho que isso vale em cidade pequena. Em grandes metrópoles é só mais um barulho no meio de toda poluição sonora.

---------- Mensagem adicionada às 08:11 ---------- Mensagem anterior foi às 08:07 ----------


Qual cano? O do suspiro? =D

Aqui no RS a gente chama escape de cano mesmo. Cano é escape, correia é a corrente da relação, e outras coisas que não lembro.
Já não falo assim aqui no PN pra não desviar o assunto ou ser zuado por alguem. rsrs

Bruno Rafael
18-11-11, 07:38
o 1º turbal, sem catalizador, e sem abafador, só com lã de vidro no cano q eu achar eu compraria.., num quero saber o barulho. .kk

gemoto, motohonda.., faz mais barulho do q desempenho.., posso dizer q é até um item de segurança.., ninguém atravessa na frente de uma moto quando se ouve a 5 quarteirões.. ^^

ASUHUAhUAHSUAS
até engasguei rindo aqui...

mais eh verdade, vc ouve aquela baita moto vindo... quando vira a esquina é uma 150cc UAsuAHSuAHSU
classicooo

chiccoli
18-11-11, 07:41
mas é verdade.., quando eu tinha eu via o povo esticando o pescoço pra ver qq tava vindo de longe.. kkkk

avenida aberta era mais de 5 quarteirões.. , mas quando via policia ja tirava a mão do punha no msm hora.. kkk

Bruno Rafael
18-11-11, 07:42
sobre o assunto, muda pouca coisa, a maioria soh faz barulho mesmo...
tenhu um amigo que tem um bros tbm, igual a minha, soh que comprei um mes antes, na pista a gente sempree fico igualzinhuuu
metro por metro, sempre andando igual, depois que coloquei o escape, eu sempre fico na frente, e dá pra tira uma diferença boa,
mas o barulha na cabeça eh um inferno...

Richard
18-11-11, 08:08
Qual cano? O do suspiro? =D

É respiro.

A moto não suspira nada não... rs

---------- Mensagem adicionada às 09:08 ---------- Mensagem anterior foi às 09:04 ----------


o 1º turbal, sem catalizador, e sem abafador, só com lã de vidro no cano q eu achar eu compraria.., num quero saber o barulho. .kk

gemoto, motohonda.., faz mais barulho do q desempenho.., posso dizer q é até um item de segurança.., ninguém atravessa na frente de uma moto quando se ouve a 5 quarteirões.. ^^

LOUD PIPES SAVE LIFES.

Um dos maiores mitos do mundo motocíclistico.

Isso é desculpinha para nêgo ficar andando por aí fazendo barulho.

Meu escape tá fazendo uma zuada desgraçada, pois ainda não consegui abafar ele, nem eu tô aguentando ficar pilotando mais do que meia hora e não quero nem ver quando for rodar 4 horas andando no talo em Interlagos.

E mesmo assim, em pouco mais de um mês que instalei ele, acho que eu já tomei mais fechadas do que quando tinha o escape original e bem silencioso.

h1bertobarbosa
18-11-11, 08:09
eu acho que adianta sim, eu troquei o meu escape por um protork v-pro eu percebi que quantidade de gas do motor que ele consegue expelir é maior que a do original, da uma melhorada no desempenho, mas não faz milagre tb..

Bruno Rafael
18-11-11, 08:27
mas é verdade.., quando eu tinha eu via o povo esticando o pescoço pra ver qq tava vindo de longe.. kkkk

avenida aberta era mais de 5 quarteirões.. , mas quando via policia ja tirava a mão do punha no msm hora.. kkk

eh.. as vezes me sinto um marginal, quando tem alguem atravessando a rua, eles param no meio e não continuam, mesmo eu reduzindo, parece que eles tem medo de mim, e quando vejo uma viatura jah tiro a mão do acelerador, jogo uma pra cima, ponho uma mão no tanque e vou.. bem tiozão

chiccoli
18-11-11, 08:31
eh.. as vezes me sinto um marginal, quando tem alguem atravessando a rua, eles param no meio e não continuam, mesmo eu reduzindo, parece que eles tem medo de mim, e quando vejo uma viatura jah tiro a mão do acelerador, jogo uma pra cima, ponho uma mão no tanque e vou.. bem tiozão

kkkkkkkkkkkk, o foda q eu tenho q takar 2 pra cima e aidna fika girando meio alto, da pra imaginar kkk
cuidado ae.., levei uma multa pro andar sem as mãos esses dias..

Bandit
18-11-11, 08:32
Eu confesso q no começo qd coloquei o Roncar na Yes, eu fikava atras dos carros, acelerando e piscando farol pra eles abrir caminho pra mim, como se fosse moto Grande kkkkkkkkkk, nunka tomei fechada de ninguem, isso e fato e ajuda sim, a buzina da yes foi nova em folha, pq qs nao usei, nao precisava neh XD

chiccoli
18-11-11, 08:34
bem por ai msm.. kkk


ow?!?!!, voltei a ser piloto de moto ? acima de 2000 num era viajante experiente ?

Bruno Rafael
18-11-11, 08:39
vixi! tomar multa por estar sem as mãos no guidão eh foda hey, se fosse sem as duas até ia... mais sei lah.. tem cada policial retardado por ae...
mais eu percebi a diferença nisso tbm, a noite geral abre caminhu, carro, moto, o povo olha no retrovisor, ve um farol alto, e um barulho de cachorro loko, jah imagina eh eh moto grande querendo passar, quando olha ehg uma bros kkkk

mais chicolli tacar duas pra cima e a pequena fazer barulho ainda eh tenso hey...
se eu taco duas pra cima a minha faz menos barulho que biz (depois de dar um baita estralo)

chiccoli
18-11-11, 08:43
se eu pego pra esticar eu estico msm.., 2ª 70, 3ª 95, e 4ª só acima de 105.., 5ª é marcha de repouso, mas nessas situações é muito dificil eu usar.., isso é lah pelos 110 msm..

quando eu tava trampanu num queira me ver atrazado.. oO

Bruno Rafael
18-11-11, 08:59
se eu esticar a minha na 2º com 70 ela corta o giro, antes de 60 axo...

Zanca
18-11-11, 09:44
Pra falar a verdade melhora um pouco, mas acho que como você ta sempre acelerando mais para fazer mais barulho então ela ta sempre mais esperta que com o original, é a mesma coisa dizer que escape esportivo a moto gasta mais não é o escape e sim as aceleradas que você da a mais na moto que gasta, mas a realidade é que não aguento mais o escape original da minha tw quero um jeskap

DOUGLAS 00
18-11-11, 10:15
Sobre escape esportivo (Cano mesmo, pois por aqui se chama de cano), usei 3 dias e voltei pro original. A zoeira encheu um pouco o saco.

Vou colocar ele só de vez enquando.

Sobre melhorar o desempenho, melhora, principalmente se acertar a regulagem da moto. Principalmente nessas novas, com o catalizador do tamanho de um bujão de gás.

Por exemplo, na revista da moto fizeram um teste com um escape ARKAPOVIC numa CB 300 e deu 2 cv sem acertos, podendo dar mais mexendo na I.E.

O foda que um escape desses custa mais de 2 MIL DINHEIROS, no modelo da CB 300. Quase 20% do valor da moto pra andar um tiquinho a mais.

Lembre-se: escape curto e aberto melhora a subidas de giros, mas mata um pouco a final. Escape mais longo, comprido mesmo dá um pouco mais de final.

Rafael WF
18-11-11, 10:20
gemoto muda sim

Yuri_RN
18-11-11, 10:23
Em moto de Baixa cilindrada muitas vezes so faz piorar mesmo..

em motos preparada realmente muda algo.. em motos originais não muda nada..

o motor fica um pouco mais livre.. notasse uma leve melhora nas arrancadas..
mais não é nada que se diga "HOOo Magnifico ;) "

coyoteboicote
18-11-11, 10:30
Em moto de Baixa cilindrada muitas vezes so faz piorar mesmo..

em motos preparada realmente muda algo.. em motos originais não muda nada..

o motor fica um pouco mais livre.. notasse uma leve melhora nas arrancadas..
mais não é nada que se diga "HOOo Magnifico ;) "

Pois é, por isso que eu penso que não vale a pena colocar em moto pequena. Pelo preço que se paga num escape e que não é barato melhor deixar o original mesmo e investir em outras modificações.

Denão...
18-11-11, 12:37
Pois é, por isso que eu penso que não vale a pena colocar em moto pequena. Pelo preço que se paga num escape e que não é barato melhor deixar o original mesmo e investir em outras modificações.

Escapamento muda sim,e dependendo da moto e preparação muda da agua para o vinho,na minha 200R o original mata a moto,não gira só ergue no cabo em 1,agora com o rocket por baixo se tola a mão é frente pra cima em 1,2,3 e com o aumento do giro ,ganha uns 25 a 30 por hora de final

Agora na minha titan mudou tbm,mais não tão expressivamente quanto na dt,mais a diferença do motohonda 88 preparado,pro original é notavel tbm,com o original a 5 só com motor cheio se não,não vai,com o 88 pode por 5 a 100 que o motor enche msm na subida emgarupado

Richard
18-11-11, 12:51
Escapamento muda sim,e dependendo da moto e preparação muda da agua para o vinho,na minha 200R o original mata a moto,não gira só ergue no cabo em 1,agora com o rocket por baixo se tola a mão é frente pra cima em 1,2,3 e com o aumento do giro ,ganha uns 25 a 30 por hora de final

Agora na minha titan mudou tbm,mais não tão expressivamente quanto na dt,mais a diferença do motohonda 88 preparado,pro original é notavel tbm,com o original a 5 só com motor cheio se não,não vai,com o 88 pode por 5 a 100 que o motor enche msm na subida emgarupado

Caramba...

25 a 30km/h a mais de final...

Eita escapamentinho milagroso, dá uns 20% a mais de potência para a moto...

Para que preparar, aumentar cilindrada e o caramba a quatro para ganhar meros 10 a 15% de potencia e ainda ter um motor mais frágil???

Isso seria o desejo de todo CGzeiro.

mdorigon
18-11-11, 12:55
Bem...vou falar por mim: tenho um sarachu pra minha yes. Ganhei desempenho ? Ganhei sim, mas junto com um filtro esportivo na boca do carburador e uma boa afinada por quem conhece. Faz milagres...não. A moto tem mais disposição, mantem de 80 a 90 mas de boa, sem abrir tanto o acelerador e qdo preciso enrolar pra ultrapassar algo ela tem mais folego. Era isso que eu queria na epoca e consegui. Todo escape pra moto pequena da ganho ? Duvido que um escape de 120 reais de algum ganho...a não ser no barulho ;) Se é pra comprar, compre algo que vale a pena. Pensei um ano pra comprar o meu...paguei caro, mas ficou do jeito que eu queria.

---------- Mensagem adicionada às 13:55 ---------- Mensagem anterior foi às 13:52 ----------


Caramba...

25 a 30km/h a mais de final...

Eita escapamentinho milagroso, dá uns 20% a mais de potência para a moto...

Isso seria o desejo de todo CGzeiro.
Ele deve ta falando na dt200r dele... se bem feito, escape em moto 2t faz toda a diferença sim, claro acertando a carburação tb. Tem gente que consegue até mais em 2t...mas ai é extremo mesmo. Mas sai da frente...

magrao tk
18-11-11, 13:06
Pra minha CG comprei um escape de 60 pila justamente porque não tava nem aí pra desempenho melhor, só queria algo que fizesse mais do que o soprado de vento que faz o original. Aqui pelo menos vale a pena por segurança ter um escape que faça barulho, mesmo que a maioria critique, mas aqui é assim!

Tem gente que podia doar as córneas ainda em vida, porque não usam a visão pra atravessar uma rua, vão só pelo barulho e atravessam de pescoço reto. Então o geito foi usar um cano Tork de CG Today, que faz barulho, mas não como aquela zuada apitada dos Gemoto.

Desde que foi inventada a CG Titan com escape que só faz sopro de vento, o indice de pedestres bocabertas atropelados com certeza deve ter aumentado muito!

Carleetos
18-11-11, 14:51
Aqui no RS a gente chama escape de cano mesmo. Cano é escape, correia é a corrente da relação, e outras coisas que não lembro.
Já não falo assim aqui no PN pra não desviar o assunto ou ser zuado por alguem. rsrs


É respiro.
A moto não suspira nada não... rs

Tá vendo, fui tirar onda tomei uma chicotada também :D

Aprendi da maneira vulgar, "aquele 'canudo' ali é do suspiro..." :|

Yuri_RN
18-11-11, 15:06
Aprendi da maneira vulgar, "aquele 'canudo' ali é do suspiro..." :|

Suspiro? Hehehehee é o Respiro mano!
http://www.linkatual.com/wp-content/uploads/2011/10/suspiros.jpg

Stone
18-11-11, 15:11
o 1º turbal, sem catalizador, e sem abafador, só com lã de vidro no cano q eu achar eu compraria.., num quero saber o barulho. .kk

gemoto, motohonda.., faz mais barulho do q desempenho.., posso dizer q é até um item de segurança.., ninguém atravessa na frente de uma moto quando se ouve a 5 quarteirões.. ^^

Procure um da marca TORBAL, tem no Youtube


Caramba...

25 a 30km/h a mais de final...

Eita escapamentinho milagroso, dá uns 20% a mais de potência para a moto...

Para que preparar, aumentar cilindrada e o caramba a quatro para ganhar meros 10 a 15% de potencia e ainda ter um motor mais frágil???

Isso seria o desejo de todo CGzeiro.

Mas aí estamos falando de uma 2T, de uma DT200r. Reza a lenda que uma DT200 SOMENTE com escape dimensionado e relação alongada dá 180km/h, original dá 140, reais, não medindo nesses painéis mentirosos

Pelo que eu li num livro de preparação de carros, um escape calculado, dimensionado e fabricado especificamente para aquele determinado motor gera um ganho de 24% na potência, o mesmo para o tubo de admissão. Isso acontece pois os fluxos de escape e admissão não são contínuos mas pulsantes, um dimensionado aproveita a ressonância entre esses pulsos. Tudo dimensionado corretamente se consegue encher até 150% da capacidade cúbica do motor!

joelmir_metal
18-11-11, 15:33
rapaz.. eu mudei o escape da minha essa semana. Tirei um escape original da minha CG 150 titan 2011 e coloquei um Coyote TRS. Não precisei regular nada pois minha moto é injeção eletrônica.. E notei diferenças.. viajei nela e as diferenças notadas são:

1 - mais barulho.
2 - gastei menos combustível. (detalhe andei do mesmo jeito que andava com o escape original)
3 - senti ela um pouco mais "solta", desenvolvendo melhor..
4 - o escape coyote trs e a curva fornecido pela Roncar, esquenta mais que o cano original.

só essas as diferenças que eu notei.

valew!!


ps. essas diferenças foram notadas por mim. Não estou dizendo que obrigatoriamente acontece isso. Eu notei. São minhas palavras.
explico direito isso para não vir nenhum metido a sabidão falar merda... =]

magrao tk
18-11-11, 17:50
Tá vendo, fui tirar onda tomei uma chicotada também :D

Aprendi da maneira vulgar, "aquele 'canudo' ali é do suspiro..." :|

Ah!!!! Taí outra coisa que a gente fala aqui no sul. O suspiro do motor, carburador kkkkkk eita povo que fala errado nós aqui!


Ainda sobre o cano... ops!!! o escape! Eu gasto muito menos gasola andando com escape barulhento do que com o original.

E não é porque o escape faz a moto gastar menos! É que o escape faz eu acelerar menos, pois com escape barulhento se forçar o motor faz mais barulho ainda! Já com o original geralmente é o contrário, como quase não dá barulho eu acabo enchendo o motor a maioria do tempo.

E muita gente pega raiva de moto com escape esportivo, justamente porque o pessoal faz ao contrário, pega a acelerar cada vez mais forte quando usa um.

Ando há anos com scape barulhento e nunca veio ninguem reclamar disso pra mim, já que não fico azucrinando ninguem.

corsani
18-11-11, 19:02
Procure um da marca TORBAL, tem no Youtube



Mas aí estamos falando de uma 2T, de uma DT200r. Reza a lenda que uma DT200 SOMENTE com escape dimensionado e relação alongada dá 180km/h, original dá 140, reais, não medindo nesses painéis mentirosos

Pelo que eu li num livro de preparação de carros, um escape calculado, dimensionado e fabricado especificamente para aquele determinado motor gera um ganho de 24% na potência, o mesmo para o tubo de admissão. Isso acontece pois os fluxos de escape e admissão não são contínuos mas pulsantes, um dimensionado aproveita a ressonância entre esses pulsos. Tudo dimensionado corretamente se consegue encher até 150% da capacidade cúbica do motor!

correto Stone, numa 2t o escape esportivo é projetado para reaproveitar parte da mistura fresca que foge pela janela de escape atraves da ressonancia.
o escape é projetado para fazer isso em determinada rotação e quanto mais alta mais potencia. o escape faz parte dessa mistura voltar para o cilindro e queimar junto com a outra que entra. numa moto 2t de 200cc eu acho que só no escape da para conseguir até uns 5cvs só na troca e regulagens coisa que num escape de 4t vc só consegue isso numa moto de mais ou menos 600cc pra cima.
mas como o assunto aqui é sobre a fan nem vou entrar em mais detalhes.

Honda Motors
18-11-11, 19:04
eh.. as vezes me sinto um marginal, quando tem alguem atravessando a rua, eles param no meio e não continuam, mesmo eu reduzindo, parece que eles tem medo de mim, e quando vejo uma viatura jah tiro a mão do acelerador, jogo uma pra cima, ponho uma mão no tanque e vou.. bem tiozão

O dono das ruas.....rsrsrs

DavidR
18-11-11, 22:08
galera e falando de escapamento, o escape faz vazar oleo do motor na junta do meio? ali de baixo do cabeçote?

na moto do meu pai nois ponhamo um coiote 8 e vazou um pouquinho,porque sera?

VINICIUSMIRANDA.W
19-11-11, 20:05
A unica relação que eu possa pensar é que com o escape mistura ficou mais pobre esquentou o motor alem do normal o óleo afinou muito e com a pressão e um óleo muito fino ali naquela parte vazou, mas aposto que não é nada de escorrer.
Mesmo moto com I.E (Injeção Eletrônica) tem que regular sim, e se regula com um modulo piggyback ou outro do gênero para engordar a mistura que você vai saber se esta certa usando um hallmeter.

Tem outras formas mais simples ou mais completas, mas creio que o correto seja assim.

Carleetos
19-11-11, 21:08
Suspiro? Hehehehee é o Respiro mano!
http://www.linkatual.com/wp-content/uploads/2011/10/suspiros.jpg

AHUOEHIOUHA :D

Esse sim é devidamente o suspiro que eu conheço! Muito gostoso por sinal :D


Ainda não fiz tópico da minha moto, mas recentemente coloquei um Wacs W1 na minha e até que tô gostando. Tem horas que você abusa do barulho, mas tô meio acostumado já. O problema é que acho o original da CG muito feio, além disso o meu já estava com a pintura toda comprometida, já estava pensando em pinta-lo.

Engraçado falando de 'suspiro', 'cano', quando os caras veem o meu escape eles perguntam "comprou onde esse COYOTE?" :D :D Eu acho estranho.

Bio
20-11-11, 09:56
rapaz.. eu mudei o escape da minha essa semana. Tirei um escape original da minha CG 150 titan 2011 e coloquei um Coyote TRS. Não precisei regular nada pois minha moto é injeção eletrônica.. E notei diferenças.. viajei nela e as diferenças notadas são:

1 - mais barulho.
2 - gastei menos combustível. (detalhe andei do mesmo jeito que andava com o escape original)
3 - senti ela um pouco mais "solta", desenvolvendo melhor..
4 - o escape coyote trs e a curva fornecido pela Roncar, esquenta mais que o cano original.

só essas as diferenças que eu notei.

valew!!


ps. essas diferenças foram notadas por mim. Não estou dizendo que obrigatoriamente acontece isso. Eu notei. São minhas palavras.
explico direito isso para não vir nenhum metido a sabidão falar merda... =]

Uma pergunta um pouco fora do tópico: o pessoal da concessionária não enche o saco dizendo que vai perder a garantia do motor pq trocou o escape original por outro ??

DavidR
20-11-11, 10:52
enche sim, se vc levar pra revisão sem o original ,perde a garantia do motor

e mais uma pergunta: a moto do meu pai vazou oleo na junta apos cano boca 8, e lendo na internet vi que tem que ajustar a IE depois que troca o escape, e agora? vou ganhar um escape de aniversario ,como é que eu vou fazer, ponho assim mesmo,ou pego umas rodas de liga no lugar do escape?

r.bueeno
01-12-11, 23:29
Muito tempo que não voltava aqui no forum!
Valeu pela força.
Fiz esse topico porque to pensando em compra um cano Fortuna, (ou melhor "escape") pois meu vizinho tem um e eu gostei do barulho, Conversando com ele, ele me disse que deu diferença na moto, aumentou o desempenho, ai fiquei com essa duvida resolvi fazer esse topico aqui.
Então não muda muito coisa não?
Valeu galera