PDA

Ver Versão Completa : moto nao liga mais...



jott257
20-11-11, 00:37
Bom pessoal, a uns dias atras tinha tido problema com relé de pisca... so fiz tirar ele passar um limpa contato e colocar de novo que voltou a funcionar...
porem, hoje a noite quando fui sair a moto ligo normal fui pegar minha irmam e quando fui ligar a moto de novo... a moto ligo e assim que soltei um pouco a embreagem a moto morreu e nao ligou mais... apertando o botao de partida nada acontecia... nem o som do motor de arranque girando tava fazendo

ai começo os problemas...

tentei ligar no tranco e ligou porem fico funcionando bem devagar con uns 500 giros e batendo (fazendo ta ta ta ta) quase morrendo e quando tentava acelerar a moto nao acelerava e morria

o curioso que consegui voltar sabe como? ligando o farol no baixo e segurando o lampejador (luz alta e baixa acesa ao mesmo tempo) e com o pisca ligado a moto começar a funcionar normal eu acelerava e ela funcionava legal
desligando o pisca ou soltando o botao do lampejador ela so acelerava ate uns 5 mil giros depois começava a falhar de novo e morria...

com o farol alto e baixo e o pisca ligando ela funcionando direitinho... tentei apertar o botao de partida pra ver se o motor de arranque funcionava e nada... so o rele de partida dando estralos

e ai pessoal o que pode ser? to achando que foi problema no estator ou retificador. os testes que fiz:

tirei bateria e liguei no tranco sem ela e a moto continuo do mesmo geito... desliguei o rele de partida e nada... continuo do mesmo geito...
sem a bateria e com o farol alto baixo e o pisca ligado ela funcionou normal porem desligando 1 deles ela começa a falhar e se acelera morre...

sera algum curto? o motor de arranque? ou o estator?
vo ter de ficar sem moto ate segunda porque domingo nada e aberto aqui...

a moto e uma suzuki yes 125

alguem sabe o que pode ser?
alguem tem mais algum teste que eu possa fazer?
queria tirar o motor de arranque pra testar so que nao tenho as chaves pra tirar ele... nem as dos parafuso do estator

chiccoli
20-11-11, 03:24
rapais.., tah parecendo a minha cg.., só tinha problemas sem lógica e impossiveis de serem resolvidos com regras pros sintomas padrões.. =S


por toda a loucura q eu acho q entendi.., melhor eu nem dar paupite..

magrao tk
20-11-11, 08:05
O loco! Que coisa doida. Essa acho que só chutando mesmo!
Mas tem uns testes sim que eu tentaria fazer isolando partes do circuito:

1º Tira a bateria da moto e dá uma carga, tenha certeza que a tua bateria tá boa. Pode ligar uma lampada de farol direto nela pra ver se ele acende forte por uns minutos se tu não tiver um multímetro.

Depois de colocar a bateria na moto, vai no regulador e despluga aquele terminal de 2 fios, isolando ele do circuito. O outro de 3 fios que vem do estator pode deixar ligado por enquanto.
Se ela funcionar normal só com a energia da bateria o defeito deve ser no regulador ou no estator.

2º Pluga de volta esse terminal de 2 fios do regulador, e despluga o outro de 3 fios.
Se ela apresentar o defeito é o regulador pifado, pois tu conectou ele devolta ao circuito.
Se caso ela funcionar deve ser então o estator, pois agora é ele que tá isolado do circuito.

Mas isso é um teste meio padrão, seria em caso de curto em alguma dessas peças.

Mas esses sintomas que tu descreveu de funcionar só com luz baixa e lampejador é muito estranho!... tipo, como se precizasse de um consumo muito alto de energia pra coisa funcionar. Eu chuto mesmo que seja o regulador. Boa sorte velho. Quando resolver isso conta aí pra gente!

jott257
20-11-11, 11:15
e magrao... testei desliguei os 2 do retificador e dexei na bateria
e num deu nada... apertando o butao de partida e nada... o mesmo aconteceu so com 1 deles ligado
so que o problema nao pode ser bateria ja que msm sem a bateria ela fica assim tambem e so funciona com tudo que e de luz acesa
agora acho que se deu problema e uns desses.... acho que levo a bateria embora tambem...
segunda vou ver se resolvo e volto por aqui

magrao tk
20-11-11, 11:28
Engraçado é dar sintomas de coisas diferentes tudo ao mesmo tempo.
Tem que ser algo em comum entre o cdi já que ela não levanta o giro, e a partida já que não vira. E tambem com todo o circuito das luzes já que acionando tudo volta. Talvez algum ponto de aterramento com a carcaça, sei lá é a única coisa que é certo que tudo isso precisa.
E a bateria em todo o caso seria bom quem sabe testar com outra, dá pra ser até uma de carro puxando os fios, só não vai inverter os fios!!!

chiccoli
20-11-11, 16:59
eu tinha pensado em falar q er bateria.., mas parece q precisa de um consumo inicia pro restante dos eletrons poderem sair com mais vontade pro motor de partida.;,

q loucura ñ.., eletrons preguisos.. ^^

eu isolaria a parte das lampadas pra ver.., e caçaria algum terra com problema..,..

jott257
25-11-11, 12:49
ae pessoal resolvi o problema... advinhem o que era? a bateria...
foi pro saco... tentei por uma de nobreak mais nao coube... uma da unipower
faltava 1 poquinho pra encaixar ela....

alguem ja conseguio por bateria de nobreak na yes? qual marca era?

acabei pegando uma heliar 6 Ah usada por 60 conto
sei que pode ser mancada mais foi o geito...
e o mecanico e de confiança....
ele disse q ela tava parada la a uns 3 meses

magrao tk
25-11-11, 12:57
Vai entender a corrente elétrica né... uma simples bateria fazer uma doidera dessas!
Não me lembro onde aqui no fórum, mas tinha uma Yes com bateria de nobreak, tinha as fotos inclusive da adaptação.
Se não for a do Blaugusto, mas ele usa na dele né? Troca umas idéias com ele.

Bandit
25-11-11, 12:57
Cara a eletrica da Yes é uma coisa viu.. acho q nem moto 250, tem tanta complexidade e fios q nem a yes.. poucas vezes deu problema, mas todas faceis de resolver, teve uma vez, as luzes do painel q marcavam a seta, fikaram ligadas o tempo todo kkkk.. era um fio quebrado encostando em outro..

jott257
25-11-11, 13:02
essa que to vai durar poquinho vo logo ver se arranjo a bateria de nobreak pra por no lugar ja vi os preços 50 pila
o problema e o encaixe...

achei o tutorial so que o cara que posto tinha as foto no orkut, acho que ele deletou não tem mais...

http://www.pequenasnotaveis.com.br/manuais-e-tutoriais-12/bateria-de-no-break-e-fotos-yes-29392/

Zanca
25-11-11, 13:04
fera acho que você tera que tirar o suporte ou cortar um pedaço a minha da tw tive que cortar um pedaço do suporte e coube certinho a bateria de noobreak

jott257
25-11-11, 13:12
vou passar 1 tempo com essa quando começar a falhar pego a de nobreak... ja to com essa mesmo...