PDA

Ver Versão Completa : Sistema leve pra pc velho: onde encontrar?



magrao tk
22-11-11, 08:46
Galera da informática, não me critiquem nem mandem comprar um pc novo kkkk eu tenho 2 aqui em casa. E o velhinho quando eu uso tá me dando nos nervos pela lentidão, acho que é o costume de usar o outro.

Queria instalar um SO que fosse modificado, capado, de uma plataforma tipo windows xp, ou linux até.
Achei alguns para netbooks mas acho que por eles não usarem disco rígido convencional talvez nem rode. Tentei o Moblin no virtualbox, não foi.

Alguem conhece algum XP lite confiável? Na net tem vários, mas onde tem comentários o pessoal baixa o cacete reclamando de vírus, bug, não funciona... blábláblá. E os que não tem comentário nem vou arriscar.

Não adianta recomendar um SO normal por mais leve que seja, quero um com o básico do básico do básico, só pra navegar na net mesmo. O que me sugerem?

bravo18br
22-11-11, 09:32
Eu rodava kurumin via cd em um 486 antigamente....
Acho que atende teu propósito....
http://www.superdownloads.com.br/linux/distribuicoes/distro41.html

A (http://www.superdownloads.com.br/linux/distribuicoes/distro41.html) versão que eu usei era muito mais antiga que essa, mas funcionava direitinho...
O download é pequeno e pode bootar via CD mesmo, se gostar instala na máquina depois.

Abraço!

chiccoli
22-11-11, 09:38
windows xp portatil =D

num ouve musica, num entra em msn, num faz nada, só entra em pastas e copia arquivos, serve ? ^^

acho q qualquer xp lite com mais de 300, 350mb ja serve.., uma vez usei um com iso de 180mb, rapais.., fui instalar um jogo e ja veio o erro, seu sistema operaciona não é suportado.., mais xinguei hein...

qualquer coisa tem os 98 da vida.., eu tenho um 99 em ingles aki.., coisa rara..

XxUNOxX
22-11-11, 10:01
Cara qual a config desse pc velhinho?
Tente achar algum Lite na média dos 250mb até 350mb, acima disso ja compensa pegar o XP completo...

Não vira colocar o windows XP full e colocar em modo de desempenho, tema classico?
Ja experimentou alguma versão Starter (horrível) ?
O motivo de procurar pequeno SO é desempenho de processamento ou gráfico ou até de armazenamento?

WeaponX
22-11-11, 10:18
Para maquinas antigas tem varias distribuições Linux que foram feitos especialmente para isto acho muito melhor do que usar um WIN 98 da vida horrível vulnerável e e ultrapassado

O kurumin é muito bom usei muito ele bom para quem gosta de comprar pela net baixo risco de ter as senhas roubadas!!

Linux: Linux em Computadores Antigos [Artigo] (http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-em-Computadores-Antigos)

cmairon
22-11-11, 11:04
Eu rodava kurumin via cd em um 486 antigamente....
Acho que atende teu propósito....
http://www.superdownloads.com.br/linux/distribuicoes/distro41.html

A (http://www.superdownloads.com.br/linux/distribuicoes/distro41.html) versão que eu usei era muito mais antiga que essa, mas funcionava direitinho...
O download é pequeno e pode bootar via CD mesmo, se gostar instala na máquina depois.

Abraço!
É... já falou tudo, ia dar a dica e chuchar linux nele, tem também o Mandriva é bem levinho, estou sem o link agora mas se procurar por "download linux madriva torrent" vai achar um monte

magrao tk
22-11-11, 11:22
É não expliquei bem minha intenção.

Usar meu pc velho (AMD Athlon(tm)XP 2400+ - 1G DDR400 - HD ATA 20GB) Pra acessar sites como o PN, Youtube e esses sites de joguinhos online flash. De programas a instalar, um p2p tipo Ares Galaxi. Basicamente seria isso.

Meu cunhado quando vem aqui quer baixar musica pro telefone e jogar esses joguinhos. O pc tá com o XP sp3 pro mas tá muito lerdo. Já fiz umas tentativas de enxugar um XP com o NLite mas os que deram certo nem deram tanta diferença, acabei colocando o XP full outra vez e agora tá muito lerdo, vou formatar e já que vou fazer quero uma mudança radical no desempenho da carroça.

Vou ler esses links que voces postaram. será que o kurumin ou esses linux pra pc antigos dão conta pro que eu quero?
Valeu pela ajuda até agora e quem puder vai dando mais dicas.

chiccoli
22-11-11, 12:03
no teu caso..., eu usaria um XP SP2, nem mais nem menos, e coloca quase tudo pra desempenho em relação a temos visuais, deixa o 1,2,4,5 (isso de cima pra baixo..)habilitados.., ja era.., SP2 viu..
wmp10, ou 9, gosto mais do 10, parece ser mais leve tbm.., msn, c vc num tah nem ai pro plus, i8nstala qualquer versão, 7.0, 7.5, 8.0, coloca com compatibilidade pro windows 2000 q qualquer um roda de boa.., o restante vai a gosto, mas não pegaria coisas muito atualizadas ñ..

WeaponX
22-11-11, 12:07
O kurumin da ele tem muitos programas ja incluídos e se pode baixar uma infinidade de programas para ele nos repositórios, mas esta sem atualizar, com a configuração de sua maquina , ela pode rodar Ubuntu que é muito bom e tem uma quase infinidade de programas e ele tem atualizações frequentes .

Ubuntu para Linux download - Baixaki (http://www.baixaki.com.br/linux/download/ubuntu.htm)

magrao tk
22-11-11, 12:24
To ''tentando'' baixar o puppy linux que é dos que tem na matéria do WeaponX sobre computadores antigos. Diz que roda bem com 128MB de RAM e a partir de 300MHz... eu quero desempenho, desempenho, desempeeeenho!!! kkkkk Quero carcar o dedo no power e com uns 20 segundo já estar usando a máquina.

Já uso o XP com a configuração total pra desempenho, já otimizei o sistema, já usei otimizador de boot inclusive, mas ainda é pouco.
Mas caso esses que vou testar não der certo vai o XP véio, fazer o que.

Já testei o Ubuntu no Virtualbox, mas não achei tanta diferença em velocidade para o Windows 7, por exemplo.

chiccoli
22-11-11, 12:27
e vc quer q um sistema no virtual box tenha msm msm velocidade de instalado na makina ? boa.., me ensina o segredo..

magrao tk
22-11-11, 12:34
e vc quer q um sistema no virtual box tenha msm msm velocidade de instalado na makina ? boa.., me ensina o segredo..

Sim, mas o que eu quero dizer é que já usei Windows e Ubuntu na virtual, e os 2 tiveram desempenho parecido.

WeaponX
22-11-11, 12:35
To ''tentando'' baixar o puppy linux que é dos que tem na matéria do WeaponX sobre computadores antigos. Diz que roda bem com 128MB de RAM e a partir de 300MHz... eu quero desempenho, desempenho, desempeeeenho!!! kkkkk Quero carcar o dedo no power e com uns 20 segundo já estar usando a máquina.

Já uso o XP com a configuração total pra desempenho, já otimizei o sistema, já usei otimizador de boot inclusive, mas ainda é pouco.
Mas caso esses que vou testar não der certo vai o XP véio, fazer o que.

Já testei o Ubuntu no Virtualbox, mas não achei tanta diferença em velocidade para o Windows 7, por exemplo.

Estas versões do site são para maquinas velhas mesmo o seu pc é um véi que ainda conserva massa muscular kkk


E você testou o ubuntu errado dentro da maquina virtual ele funcionou uns 40% mais lento testa de novo com instalação normal.

chiccoli
22-11-11, 12:39
eu gostava muito do kuruma.., eu usava o 5.0, e depois o 7.0, depois nunca mais fui atras de linux..,apesar q eu tenho cd de muito linux aki.., principalmente servers..

depois q analizei bem o mercado.., o melhor sistema operaciona é o q todo mundo usa.., qq eu posso fazer.., to usando o 7 ultimate atualmente.., detestei o starter, ñ vi vantagem nos home e nem no professional..

---------- Mensagem adicionada às 13:39 ---------- Mensagem anterior foi às 13:38 ----------

é o virtual box ou o machine q vc pode distribuir 50/50% do processamento pra cada makina ?

blaugusto
22-11-11, 12:43
Xubuntu.

Ele utiliza o XFCE como interface gráfica para cair bem com máquinas com menos de 128MB de ram.

magrao tk
22-11-11, 12:47
Já baixei a ISO do Puppy, to apagando um RW aqui pra queimar.
Vou testar essas menores primeiro, se eu ver que com ela ficou limitada muita coisa vou subindo de categoria. Tenho o Ubuntu aqui, daí vou fazer como os amigos disseram, vou instalar direto nele pra ver no que dá.

Qual será o mais leve? Kurumin ou Ubuntu?

---------- Mensagem adicionada às 13:47 ---------- Mensagem anterior foi às 13:46 ----------


Xubuntu.

Ele utiliza o XFCE como interface gráfica para cair bem com máquinas com menos de 128MB de ram.

Tá anotado então. Próximo teste será ele. :)

chiccoli
22-11-11, 12:51
ubuntu eu nunca usei, mas o kuruma roda até do cd..

WeaponX
22-11-11, 12:51
Rapaz faz tempo que não mecho com isto estou desatualizado , mas acredito que deve ser o machine que é mais complexo.

chiccoli
22-11-11, 12:54
acho q é o da sun.., tava olhando o da microsoft aki e num tem ñ..

blaugusto
22-11-11, 13:03
Se quiser ir de Windows vai com XP SP2, Pidgin como messenger, Media Player Classic pra música, Chrome como navegador, desabilita uma porrada de coisa através das ferramentas administrativas.

Mas usei XXXXXXXXXubuntu em algumas máquinas aqui na escola com 192 de RAM e K6-2 e foi tranquilo.

magrao tk
22-11-11, 13:15
Testei o Puppy. Ele rodou pelo cd. É bonitinho até, mas tem que se dedicar um tempo pra descobrir e configurar tudo. Pra piorar é tudo em ingles.

chiccoli
22-11-11, 13:21
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.., testa o kuruma brasileiro, mais facil de se achar..,

mas..., hein.., se vc quer um pc com um bom desempenho, então em teoria vc quer pra usar em alguma aplicação, to meio q sem entender aki..

magrao tk
22-11-11, 13:29
Baixando o Xubuntu. A tardinha eu volto aos testes.

---------- Mensagem adicionada às 14:29 ---------- Mensagem anterior foi às 14:21 ----------


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.., testa o kuruma brasileiro, mais facil de se achar..,

mas..., hein.., se vc quer um pc com um bom desempenho, então em teoria vc quer pra usar em alguma aplicação, to meio q sem entender aki..

É que tipo, coisa que me irrita é apertar o botão power e ter que esperar todo o tempo de boot da máquina. Quanto mais rápido isso for, melhor pra mim. Depois de ter a área de trabalho na frente, clicar no navegador e esperar mais outro tempo pra abrir o google. Até aí já se foi um tempo de minha vida perdido kkkkkk.

E outra, meu cunhado que geralmente é o que usa mais ele, é mais afobado que eu. Ele liga, apareceu a área de trabalho ele clica no navegador, não abriu, ele clica denovo... não abriu... denovo... e denovo... e a máquina processando... depois de quase 1 minuto tem de sair fechando as 30 janelas repetidas do google kkkkkk

Quero velocidade!!!! clicou, pá - pum! Eu sei que meu véio de guerra pode isso! rsrs

blaugusto
22-11-11, 13:31
Já testou o Kurumin Light?? Tb curto ele.

chiccoli
22-11-11, 13:33
o meu q é um phenom x6 num é tão rapido assim.., faz 1 ano q to usando esse sistema.., ja passou num sei qts chipsets , processadores por ele.., num sei se é o sistema q cansou.., ou se o velho problema do acesso de disco instantânio ainda não foi resolvido..

blaugusto
22-11-11, 13:39
o meu q é um phenom x6 num é tão rapido assim.., faz 1 ano q to usando esse sistema.., ja passou num sei qts chipsets , processadores por ele.., num sei se é o sistema q cansou.., ou se o velho problema do acesso de disco instantânio ainda não foi resolvido..

Pode botar um Opteron.
Se não usar Raid não fica rápido o suficiente nunca. Este é o mesmo problema de milhares de afccionados que não pesquisam: A muitos e muitos anos o gargalo está no HD! Os processadores mais rápidos disfarçam, mas gastar mais dinheiro em HD que em processador faz muito mais sentido hje.

XxUNOxX
22-11-11, 14:15
Com essa config de máquina da pra usar o XP Sp2 tranquilamente rapaz, com todo acesso possivel a sites e tudo mais =]

magrao tk
22-11-11, 22:02
Meeeu! Peguei o XP SP2, fiz um no NLite, testei no Virtualbox ficou um balasso! Instalei no computador velho ficou praticamente a mesma coisa do outro :(

Outra coisa foi o tempo da instalação, demorou muuuito mais que no Virtual. Tem coisa errada!
Agora to instalando o Xubuntu nele. Faz mais de 1 hora, tá nos 97% ainda!
To achando que o hdzinho IDE de 20GB tá empacando tudo. Já vi algumas vezes esse computador dando mensagem de boot failure, eu mechia na fita do HD ele funcionava. Mas não é a fita, nem acho que seja na placa. A fita já troque e já testei com outras funcionando, e a placa já ressoldei os terminais do conector IDE, só sobrou o HD pra suspeitar.
Ah, já ressoldei os terminais do conector do HD tambem. E vira e mexe dá esse erro. Agora quando instalei o XP lite de 1ª deu erro.

---------- Mensagem adicionada às 23:02 ---------- Mensagem anterior foi às 23:01 ----------

Pra completar, o Xubuntu instalou, ficou lerdo tambem. Confirma minha suspeita, tem coisa errada! Se esses sistemas rodam tranquilo em PC mais fracos que esse, como pode?
E agora? Tem algum teste pra descobrir o culpado?

SARAIVA
22-11-11, 22:33
pega um pen drive bootavel e sobe o sistema pelo pen memso sendo usb 1.1 eh pra ser mais rapido que o hd se for de boa pode mesmos er o hd .

chiccoli
22-11-11, 22:40
se tu morasse aki eu te emprestava um de 40 q eu tenho aki..

blaugusto
23-11-11, 06:47
É um Athlon XP com 1GB de Ram??? Magrão o que é que tu tá querendo??
Quer um sistema leve e que inicie rápido, é isso??

Se o que vc testou até agora não deu o efeito desejado eu acho que tem um problema de hardware ein. Acho...
XP era pra rodar lisinho. O Win7 tb era pra rodar bem aí.

Lembrando que eu rodo Win7 num Atom 1,6 e roda liso. E o Atom tem uma porrada de instruções a menos em relação ao Athlon XP.

magrao tk
23-11-11, 07:39
Esse computador era o que eu usava antes de comprar o atual. E na época eu usava XP SP3 cheio das frescura, e não era tão lerdo pra iniciar como agora que to testanto sistemas mais leves. Que tem algo errado tem. Mas achei que sistema mais leve melhorariam a situação, mas não melhorou.

É que investir em máquina velha não tem vantagem, é dinheiro jogado fora. Se não eu comprava um HD SATA e arrancava fora essa droga de fita e HD IDE que vivem me dando dor de cabeça.

Lembram do HD SATA bixado que eu tava tentando recuperar??? era pra ele!


---------- Mensagem adicionada às 08:39 ---------- Mensagem anterior foi às 08:22 ----------

Será que isso não poderia ser problema de BIOS (sei a piadinha que voces imaginaram, concordo tambem!) Mas alem disso, a BIOS do computador, não seria uma boa atualizar? Já que é uma máquina antiga, e já deu pra ver que o sistema não é o que causa essa lentidão pra iniciar.

Coloquei um outro HDzinho IDE de 80GB que tinha aqui e to instalando o mesmo XP Lite. Pela demora pra instalar to vendo que vai continuar igual.

blaugusto
23-11-11, 09:09
Magrão, já tentou trocar o cabo IDE? Ele está dobrado?
Já resetou a BIOS para as configurações de fábrica? De repente vc mexeu e não lembra.
Limpou a placa mãe? Pêlos conduzem eletricidade e podem estar dando curto de leve em algum lugar.
Quantos pentes de memória possui? Se tiver 2 teste um a um.
Já mediu as tensões da fonte? Fonte defeituosa ou ineficiente deixa o PC lerdo.

---------- Mensagem adicionada às 10:09 ---------- Mensagem anterior foi às 10:07 ----------

Pode esquecer sistemas mais leves então que tu vai apanhar demais a toa.

chiccoli
23-11-11, 13:19
pega a placa mãe.., tira tudo dela.., tudo msm.., bios, pilha.., e krai a 4.., lava na agua bunitim.., detergente a vontade.., mas limpa tudo depois.., deixa no forno 8 minutos no forno a 250º..., se não resolver.., tem pc a 600 reais completo na net..

magrao tk
23-11-11, 13:38
Valeu!
Apesar do gabinete aberto e da sujeira (preciso mesmo fazer uma geral nele) mas já melhorei uns 80% do que era! Troquei o maledeto HD por um outro, meio suspeito tambem... mas que formatei pela manhã e aceitou instalação sem problemas.

Instalei o XP SP2 que enxuguei o ntem no NLite. Agora deu melhora!
Tempo de boot, desde o momento que aperta o power até aparecer os ícones da área de trabalho: 27,86 segundos. (a barrinha do XP rola 1 vez só ashuashuashuas to me sentindo um nerd!)

To escrevendo dele agora. Tá funcionando tudo 100%, Firefox abre em no máximo 3 segundos. Já instalei os drivers dele, até agora tudo ok!

Ah, desliga em 5 segundos cravados! :D

WeaponX
23-11-11, 15:56
KKKKKK o magrão logo logo vai esta fazendo PCs personalizados!!!

http://www.gadgetoweb.com/wp-content/chopper_pc_left.jpg

http://byfiles.storage.msn.com/y1pOMVq7ezzhpqN6DqoyWqDjME1HmtF8unK72FNcht91INVOmh EyqC5IfHJj20qCWsa

http://www.turistamalemolente.com.br/wp-content/uploads/2010/09/gabinetes-para-pc-gamer-preços2.jpg

LuyxTwister
23-11-11, 16:45
tenta desabilitar alguns programa de inicializaçao.

XxUNOxX
23-11-11, 19:48
Oloco, agora ta uma bala, nem mexe mais se não pióra...
Diz um velho "deitado" o seguinte: O Capeta foi ajeitar demais o nariz da mãe dele acabou quebrando!
Então deixa como ta!
Abraços!