PDA

Ver Versão Completa : Porcas da tampa do filtro de óleo...



Guigo
13-06-05, 20:34
Salve, galera...
Neste fim de semana troquei o óleo da Trudinha eu mesmo, pela 1ª vez...as outras duas tinham sido nas revisões da loja...
Fiz tudo certinho como manda o manual e tal....
Só que aí na hora de apertar as porcas da tampa do filtro de óleo, 2 delas perderam a rosca e ficaram meio frouxas...
Não totalmente, mas não tão firmes como deveriam...ficam como se estivessem girando em falso...
Olha a foto pra saber de que estou falando:
http://img.photobucket.com/albums/v613/Guigo35/Trudinha/porcas3.jpg

As duas que estão marcadas são justamente as duas q ficaram frouxas...tem uma terceira embaixo q ficou bem apertada...
Não ficou nenhum vazamento e a tampa está bem firme...
A minha dúvida é: e qd eu for trocar o óleo novamente, como fazer para tirar essas porcas?? E será q corre o risco de afrouxarem mais com a trepidação, mesmo a terceira estando bem apertada??
Sugestões, por favor...
Abs...

pppocos
13-06-05, 20:49
vixi....espanou intao?

se espanou e for rosca com parafuso eu acho bom trocar....

há....e pra apertar as porcas tem q usar "torquimetro"

pq senao espana mesmo...

com torquimetro o aperto fica no maximo e nao espana...

Guigo
13-06-05, 21:28
Q q é torquimetro?? Eu usei aquela alavanquinha automática q serve tanto para apertar como para soltar as porcas...aquela q vem com vários bocais e vc encaixa de acordo com o tamanho...

pppocos
13-06-05, 22:35
torquimetro e isso:
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=29209495

vc ve no manual da moto....

exemplo:

parafuso x, aperte com 30 kgf torque

ai vc vai la e aperta ate o ponteiro ir a 30....

nao vai ficar frouxo e nao vai espanar...vai ficar no "maximo"

eu ja usei 2 vezes isso...e falo...

mecanico q vc levar a moto e apertar tudo no "zoiometro" e encrenca....

quando eu troco o oleo o meu mecanico aperta o parafuso com torquimetro...

Guigo
13-06-05, 22:46
Hãããã....legal esse trem aí...só q no manual do proprietário num fala nada do torque para aperto das roscas...talvez só no manual de serviço...

Eric_biz
13-06-05, 23:13
mais mt coisa da pra fazer na pratica tb mano
aki no Rj n tem um mecanico q tenha torquimetro na oficina !
e po, ja estraguei uma porca q prede o carburador tb a um tempo atras...eu axava q era certo apertar os parafusos ate eu n ter mais força pra apertar e oq n eh o certo !
esses parafusos ai , vc deve apertalos com sensibilidade ate o momento q eles param de girar, ai da mais um toque bem de leve e dexa ..nada de fikar pulandu em cima da chave q nem fazem com parafuso de roda de carro!!!HAuHA!

pppocos
14-06-05, 00:50
eWAHUEAIEA quando eu fui na honda eu vi um papelzinho na parede com uns dado la desses eHWAUEaw...

tem alguns parafuso q n presisa dessa ferramenta...mais alguns presisa...

imagina espanar a rosca da vela? da tampa do cabecote? ixi ia se um rolo bem enrolado...

ehWAHieawehaw essa do carro e froids...quando furo o pneu do meu carro eu levei num burrachero de caminhao...o cara veio com aquelas "furadeira" q aparafusa e aperto muito forte mesmo....ai depois duns meses furo denovo....fui tentar tirar pra colokar o estep...subi em cima da chave....pulei umas vezes...ai a chave saiu...ele aperto tao forte q quando eu tentei tirar quebro a cabeca do parafuso....pra tirar o resto do parafuso la e fazer outra rosca foi o ](*,) fiquei de manha ate de noite la pro cara arrumar