PDA

Ver Versão Completa : Couro x Nylon



Defeacer
17-05-12, 22:21
Vejo que as jaquetas da Alpinestars são todas em nylon, mas quando vejo motoqueiro protegido, inclusive os com motos de alta cc, sempre estão com jaquetas de couro.

Enfim, qual esquenta mais e qual é mais segura?

Tenho uma de couro que apesar de não ser de marca, esquenta MUITO bem, e espero nunca saber se ela é segura ou não.

NiveaC
17-05-12, 22:28
couro ou cordura, tanto faz, pra gente ambos irão proteger muito bem desde que sejam próprios para motociclismo, não é qqr couro q serve pra proteger

eumemopq
17-05-12, 22:33
a minha eh d cordura, 600 algo assim..
jah cai 3x com ela, ralando ombro, cotovelo e antebraço..

soh na ultima queda q pegou mais o antebraço, eh q marcou a jaqueta, nas outras duas ela ficou intacta..

ah, eu fiquei intacto com a jaqueta nas tres quedas.

tbm tenho uma luva d couro, q soh foi preciso testa-la na segunda queda, e comeu qse q o couro inteiro da palma da mao.. porem minha mao ficou intacta.

flw.

Defeacer
17-05-12, 22:44
couro ou cordura, tanto faz, pra gente ambos irão proteger muito bem desde que sejam próprios para motociclismo, não é qqr couro q serve pra proteger

Qual é um bom couro pra proteção?

Richard
18-05-12, 08:52
Qual é um bom couro pra proteção?


O de uma jaqueta própria para motociclismo.

Uma jaqueta da Julian Marcuir da vida, vai te dar alguma proteção contra ralados, mas nunca será igual uma jaqueta para moto, que lhe dará proteção para ombros, costas, cotovelos, antebraço, etc, pois elas tem protetores próprios para tal função. Além do que, jaquetas para motociclismo, normalmente tem alguns enxertos de outros materiais ou mesmo algumas camadas de couro, para deixar áreas críticas de uma queda, com mais resistência à abrasão.

Jaquetas de couro são mais frias que cordura, pois normalmente elas tem apenas o couro e um pano perfurado por dentro, diferente da cordura, que normalmente tem forro mais grosso, além do forro removível.

Em questao de resistência, uma boa jaqueta de cordura poderá proteger mais do que uma jaqueta vagabunda de couro, mas normalmente, o couro é mais resistente à abrasão do que a cordura.

SheBarros
18-05-12, 11:10
Como assim?? Couro é couro... não existe tipo de couro. Se for outro tipo daí são os "genéricos": cordura, couro ecológico (não são autênticos!)O ideal é uma jaqueta própria p motociclismo. Seja ela de couro ou de cordura ou outro material qualquer... o importante é que tenha proteções!! Cotovelo, ombro, costas... quanto mais melhor.

Richard
18-05-12, 13:35
Como assim?? Couro é couro... não existe tipo de couro. Se for outro tipo daí são os "genéricos": cordura, couro ecológico (não são autênticos!)O ideal é uma jaqueta própria p motociclismo. Seja ela de couro ou de cordura ou outro material qualquer... o importante é que tenha proteções!! Cotovelo, ombro, costas... quanto mais melhor.


She, ledo engano.

O couro tem várias especificações, levando em conta animal de origem, gramatura, perfurações e tratamento feito no material, além de outras coisas.

Isso se falando de couro verdadeiro, excluindo corvim, lona, couro ecologico e outros.

Você tem jaquetas com couro de 1mm, 1.2mm, 2mm, etc, etc, etc. Alguma sendo de uma única peça, outras sendo de lâminas de couro mais finas, totalizando a espessura mostrada.

Isso só para exemplificar.

Defeacer
18-05-12, 17:42
Tenho uma jaqueta de couro daquelas da Renner, não sei se conhecem, ela segura muito bem o frio. Ganhei ela há algum tempo.

Será que ela protege bem?

ThiBecker
18-05-12, 17:51
Cara, o Richard explicou bem tecnicamente, mas no geral vc deve comprar uma jaqueta de couro própria pra motociclismo. Lembrando que não irá fazer milagres (algumas vezes sim). Não conheço essa que vc citou ae, mas o bom é sempre estar vestindo o traje adequado pra se andar de moto, de uma forma ou outra, irá amenizar muito seus problemas em caso de quedas.

NiveaC
18-05-12, 19:21
Acho q já ficou claro q jaqueta de couro pra proteger tem q ser feita para motociclismo, couro por couro não adianta

SheB, o Richard já explicou, mas resumidamente todo tecido possui várias características, um tecido fino não necessariamente será mais frágil q um grosso, cada um terá uma X resistência a abrasão. Todo couro não é igual a outro, uma jaqueta avulsa pode ter sido usado couro de um bezerro enquanto outro usou o couro de um boi bem velho, até isso dá diferença, lógico q não se vê por aí couro de bezerro mas comparando com nós dá pra imaginar, pele de idoso é bem fina, já uma jovem é mais grossa, bem hidratada etc.

Se me lembro bem os melhores couros (resistência) são de cabra e canguru, mas mesmo assim uma feita de couro bovino, desde que tratada pra uso motociclístico dá mais do q conta

Brochadinha
18-05-12, 19:57
Isso é assunto que dá "pano pra manga" - :p

No fim do ano comprei calça e Parka, ambos de Cordura. Como foram feitos sob medida, pude ir no fabricante e arrancar toda e qualquer dúvida que eu tinha.

O eumemopq falou de Cordura 600. Pois bem, assim como o Richard disse da espessura do couro, a CORDURA (marca registrada) possui várias densidades de trama, o que pode deixá-la mais fina ou mais grossa.

A CORDURA é um material que foi produzido para ser resistente à abrasão. Traduzindo: ralados, esfregas e qq outra coisa que falamos quando se compra um pedaço de asfalto numa queda.

O Couro é um material natural e o que fará este produto ser bom ou não é justamente o que já foi dito aqui, a confecção dela.

As jaquetas de couro que foram confeccionadas com o propósito de vestir algum amante do motociclismo, são reforçadas em pontos estratégicos (articulações principalmente).

Assim também é com as jaquetas de CORDURA.

Quanto a ser quente ou fria, tudo depende. Existem CORDURAs Parka, para um frio da bixiga! CORDURAs jaquetas que possuem modelos com forração e também as que são específicas para o verão (com aberturas estratégicas para a passagem de ar).

Agora, o que é melhor entre uma é outra? Cada um fala algo, quem gosta de couro, vai falar que é couro e assim com a CORDURA.

Eu tenho couro e CORDURA. Qual eu gosto mais? Os dois.

eumemopq
18-05-12, 21:49
Vejo o pessoa falando bastante sobre frio, bom, SBC eh mais frio q SP Centro...
eu uso a minha jaqueta d cordura SEM O FORRO INTERNO, e não passa vento nenhum pela jaqueta..
qdo comprei a jaqueta q foi a unica vez q usei o forro interno dela, parecia q eu tava pilotando em um sol d 40 grau, qdo na verdade estava 15 grau.

por isso falo q a cordura segura bem o vento, pra mim não entra nada, o unico lugar q sinto o vento qdo estou d moto, eh no peh e no rosto qdo levanto a viseira.

Richard
20-05-12, 22:40
Vejo o pessoa falando bastante sobre frio, bom, SBC eh mais frio q SP Centro...
eu uso a minha jaqueta d cordura SEM O FORRO INTERNO, e não passa vento nenhum pela jaqueta..
qdo comprei a jaqueta q foi a unica vez q usei o forro interno dela, parecia q eu tava pilotando em um sol d 40 grau, qdo na verdade estava 15 grau.

por isso falo q a cordura segura bem o vento, pra mim não entra nada, o unico lugar q sinto o vento qdo estou d moto, eh no peh e no rosto qdo levanto a viseira.


Também sou de São Bernóia City.E esse dias tá tenso para sair de manhã para trabalhar.

Eu usei jaqueta de cordura (Nylon 600D) por alguns anos e hoje uso couro e digo algumas coisas:

A jaqueta de cordura, nunca usei o forro em SP, a unica vez que usei, foi voltando de Curitiba em uma viagem e mesmo assim, passei calor prá burro e acabei no meio do caminho, retirando o forro da jaqueta e terminando a viagem sem ele.

O couro é mais frio que a cordura, antes, nunca precisei usar nada por baixo da jaqueta de cordura, e hoje, alguas vezes indo trabalhar, com temperaturas na casa dos 10 a 15 graus, acabo colocando uma malha por baixo para ajudar a cortar a sensação do vento, pois o couro não segura tanto o frio como a cordura.

Mas em relação a preferir couro ou cordura, EU prefiro couro. Já usei os dois materiais e hoj não compraria outra jaqueta de cordura, apenas de couro.

Mas isso é opinião pessoal, para mim, me sinto mais seguro com uma jaqueta de couro, ou então com o macacão, do que com uma jaqueta de cordura ou então um conjunto completo do mesmo material.

Pablo Peres
21-05-12, 01:55
O Richard falou muito bem.
Tenho 2 jaquetas de couro (couro mesmo!) e 1 jaqueta Ixon Endless e me sinto mais seguro e quente na Ixon.

eumemopq
21-05-12, 17:28
Foi o q eu disse, em relação a frio, cordura segura bem, muito bem!

Winter_Wolf
21-05-12, 17:56
Bem, eu sei que o couro protege mais que as de cordura. Mas não sabia dessa que a cordura esquentava mais que o couro T_T..
Se eu soubesse tinha pego logo uma jaqueta boa de couro :|

Pensei que fosse o contrário!