PDA

Ver Versão Completa : Palavras de sabedoria da Monja Coen sobre as motocicletas

Carleetos
20-08-12, 16:23
Fonte: Palavras de sabedoria da Monja Coen sobre as motocicletas : Duas Rodas (http://duasrodas.blog.br/2012/07/31/palavras-de-sabedoria-da-monja-coen-sobre-as-motocicletas/)

Para quem ainda não teve a oportunidade de ler a entrevista que a Monja Coen, líder da Comunidade Zen Budista do Brasil, concedeu à Claudia Baptista de Souza, aqui vão os melhores momentos:

“Quilometro por quilometro, instante por instante. A moto tem muito isso, você tem de estar inteiro, com atenção permanente. Você e a moto tem de se tornar um corpo só, e não uma dualidade. Se você pensar que é você e a moto, você cai. Tem de pensar que é uma coisa só. E prestar muita atenção porque você está em contato com o vento, sem proteção. Justamente por isso, seu estado de alerta tem de ser maior.

As pessoas estariam mais saudáveis se andassem de moto porque é necessário um controle – e isso faz muito bem para o corpo e para a mente. A moto exige muita consciência.

O que a moto tem de similar com a meditação é que você não pode ficar guiando a moto divagando, pensando em problemas e dificuldades. Tem de esvaziar a mente, e isso não significa ficar sem nada na mente, e sim estar com ela aberta para as inúmeras possibilidades.
Eu costumo dizer que a plena atenção, na meditação, é como uma lente grande-angular, que não tem foco único, mas está aberta a todas possibilidades. Ela não vai focar somente você, e sim todo o ambiente ao seu redor. E mesmo assim você estará em foco perfeito. Este é o foco que a moto exige: o foco do meu caminho, da direção e de tudo que há à volta.

A moto é como a vida. É ela que diz a você quando mudar a marcha, você não escolhe. Tem de ficar em sintonia com ela. E essa é a sintonia que a gente tem de ter com a vida. Quando é que eu não posso acelerar? Quando é que devo ir mais devagar? A moto é uma filosofia de vida. Se você não ouvir e sentir, cai. Existe uma frase no budismo que diz assim: “Vá reto por uma estrada cheia de curvas”. As pessoas pensam que você vai entrar na curva e se matar, mas não é nada disso. Seja macio na curva, seja a curva quando ela aparece. E isso a moto ensina, a ser flexível.”

Monja Coen foi uma das primeiras mulheres a guiar uma moto no Brasil e a única a comandar um templo budista. Independentemente de nossa religião, as palavras acima são de grande valia para todos nós.

Limabl
20-08-12, 16:30
Texto òtimo e recomendadissimo,bela contribuição para o PN e para os motociclistas!!!

Junior_
20-08-12, 16:35
''As pessoas estariam mais saudáveis se andassem de moto porque é necessário um controle – e isso faz muito bem para o corpo e para a mente. A moto exige muita consciência.''

Disse tudo!!
d mais a entrevista!
vlw carleetos

CkOFan
20-08-12, 16:44
Sábias palavras da Monja! Lindo o texto!
Baita frase “Vá reto por uma estrada cheia de curvas”

Baita contribuição!

Abraço!

Stone
20-08-12, 19:44
Muito bom mesmo! Baita filosofia!

chiccoli
20-08-12, 19:46
Até postei no face ^^

DOUGLAS 00
20-08-12, 23:09
Até postei no face ^^

Fiz o mesmo!!!

Bacana mesmo.

Jordano
21-08-12, 08:18
concordo com tudo o que ela disse

e eu costumo fazer exatamente isso, quando to de saco cheio
pego a moto e vou ESVAZIAR A CABEÇA

# BinhO #
22-08-12, 09:46
Sábias palavras da Monja! Lindo o texto!
Baita frase “Vá reto por uma estrada cheia de curvas”

Baita contribuição!

Abraço!

Concordo...

César
10-04-13, 12:07
Muito legal, filosofia apoiada, essa filosofia é meu estilo de vida.

Cesar Augusto
13-04-13, 09:10
otimo texto... serve de incentivo

Fabio Véio
23-04-13, 20:32
Ótimo texto da monja Coen,a moto ajuda realmente à refrescar a cabeca, voce esquece de tudo para "pilotar" uma magrela dessas.
Tenho 63 anos,tenho uma Twisrer 2008, meu filho diz que quem pilota uma moto, não fica velho, acho que é verdade!

xxRODRIGOxx
14-05-13, 00:08
muito bom!!!!!!!!!!!!!!

Diey
03-08-13, 09:33
Caramba, esse post é de 2012 e só agora vi esse texto bacana.
Moto é filosofia e estilo de vida mesmo. Muito bom o texto!

wilson forps
03-08-13, 13:03
Pocha que texto, gostei e como o FABIO disse moto não deixa a gente envelhecer !!

Evandro.byte
25-11-13, 15:34
Só tenho tristeza de ter descoberto esse prazer tarde

Edim silva
28-11-13, 22:33
muito bom, é um prazer ler um texto assim!

Carlos Henrique
07-01-14, 22:48
galera do meu serviço entrou no meu perfil pra zuar, uns retardados msm... Desculpa ai galera!

kbecao_bnu
01-03-14, 08:44
Belo texto. Emociana qualquer um

Enviado de meu GT-I8190L usando Tapatalk

J.Marcos
01-03-14, 17:11
Excelente texto e palavras sábias.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk 4

Luh Landi
03-05-14, 20:00
Isso aí galera monja nota 10000000000000000000 sábias e bonitas palavras para nos amantes de duas rodas ouvir e guarda para nos mesmo
boa noite galera

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk

Luh Landi
03-05-14, 20:01
Ótimo texto da monja Coen,a moto ajuda realmente à refrescar a cabeca, voce esquece de tudo para &quot;pilotar&quot; uma magrela dessas. <br />
Tenho 63 anos,tenho uma Twisrer 2008, meu filho diz que quem pilota uma moto, não fica velho, acho que é verdade!<br/>

Isso aí cara para pilotar não existe idade :-)

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk

Luiz tc
11-06-15, 10:09
Apostagem é antiga, mas o texto sempre atual. Gostei.

betocampana
14-06-15, 03:04
Só tenho a agradecer por terem upado esse tópico!

"O que a moto tem de similar com a meditação é que você não pode ficar guiando a moto divagando, pensando em problemas e dificuldades. Tem de esvaziar a mente, e isso não significa ficar sem nada na mente, e sim estar com ela aberta para as inúmeras possibilidades."

Exatamente isso!