PDA

Ver Versão Completa : Comprar moto zero em outra cidade!?



Mostarda_69
26-09-12, 12:50
Leiam, Concessionários são punidos em caso de venda fora da área de atuação (http://www.noticiasautomotivas.com.br/concessionarios-sao-punidos-em-caso-de-venda-fora-da-area-de-atuacao/)

Lhes conto o que passou comigo em final de 2007, quando adquiri minha fazer:
Mo inicio minha ideia era uma Twsiter, visto que consegui ao preço de R$9900 em Porto Alegre, quando decidi e resolve conversar e explicar se estava udo certo, pois viajaria cerca de 400km para busca-la e precisaria que o faturamento e entrega ocorre-se no mesmo dia. Eis minha surpresa, das 3 concessionárias, uma de inicio me pediu se era da cidade, expliquei que não e o vendedor nem quis me informar valor da moto, na outra ele disse que não poderia vender, e por último, era pra mim colocar no nome de alguém de lá, ou ir no cartório reconhecer firma falsa. Pois bem, na época desisti, e comprei por R$1500 a mais uma Fazer na minha cidade. Visto que nela a diferença da FAzer pra Twister eram de simbólicos R$300, que julguei a fazer valer até mais de diferença.

Bommmm, hoje como mais informado eu procuraria meus direitos, pois compro o que quero e onde quero. Mas leh pergunto, qual seria o modo de "obrigar" um concessionário me vender, caso ele não queria?? Porque sugerir firma falsa não seria minha opção!!

Abraços!!

halvaro
26-09-12, 13:08
Bommmm, hoje como mais informado eu procuraria meus direitos, pois compro o que quero e onde quero. Mas leh pergunto, qual seria o modo de "obrigar" um concessionário me vender, caso ele não queria?? Porque sugerir firma falsa não seria minha opção!!

Abraços!!

Ninguém pode ser obrigado a fazer isso, se eles não querem vender não vendem, é a política deles

Cachorro
26-09-12, 13:16
Concessionária não a marca propriamente dita, é um representante.

Há uma legislação específica p/ representações, caso ele venda na área de atuação de outro representande ele deve uma comissão de destino ao representante local.

Tu consegue comprar em outra cidade emplacando a moto nessa cidade ou pagando a moto à vista e saindo de lá só com a NF, sem emplacamento.

Daí com a NF em mãos tu vai no DETRAN da cidade que tu quiser e faz o emplacamento.

O problema é que hoje em dia 99% das pessoas compram financiado, daí o veículo tem que sair da loja emplacado pra poder ser alienado.

É assim que funciona, queira ou não.

Abs,

Piccoli
26-09-12, 13:57
Meu Lead foi comprado através do Consórcio Nacional Honda (CNH). A cota é da POP mas eu paguei a diferença para pegar o Lead.
Vou até "dar nome aos bois" porque todos precisam saber do que rola entre essas revendas de moto.
Meu genro tinha uma cota desse CNH comprada na loja Via Porto de Porto Alegre. Comprei a cota dele, paguei um bom tempo e resolvi dar um lance para pegar a contemplação. Essa loja Via Porto fica muito distante da minha casa e do meu trabalho, enquanto existia uma loja a 5 minutos de ônibus. Passei nessa loja, a Estação H, falei que tinha o crédito do CNH e tal. Para minha surpresa, disseram que se eu retirasse o Lead com eles teria que pagar 6 porcento a mais no valor de venda que seria a comissão paga à concessionária que vendeu a cota de consórcio ao meu genro, no caso, a Via Porto. O mesmo papo sinistro foi dito na loja Turbo Moto e na loja Valecross. Inclusive nessa Valecross o vendedor disse que existia um acordo entre as concessionárias estabelecendo esse critério de não aceitar vender moto de cota do CNH de outra revenda, ou repassar a comissão ao comprador, caso ele retire a moto em uma loja diferente daquela que é a originária da venda da cota de consórcio.
A entrega do Lead foi tranquila, o pessoal da Via Porto é bem atencioso, meu problema era só a distância da loja. Mas passei raiva porque reclamei disso no 0800 da Honda e a moça que atendeu se limitou a falar uma resposta burocrática dizendo que eu tinha direito de retirar a moto na concessionária que eu desejasse. Mentira!
Infelizmente, não tenho nada disso gravado ou documentado, mas o que essas lojas fazem a meu ver é ilegal, em nenhuma clásula do contrato do CNH diz que eu tenho restrições de concessionárias para comprar o bem.
Além disso, o CNH permite usar o crédito em motos usadas até 3 anos. Por exemplo, hoje eu compraria motos 2012, 2011 ou 2012. Pelo que me falaram o consórcio da Yamaha chega a 5 anos para usadas. E mais: muita loja tem má vontade em aceitar carta de crédito da Honda porque alegam que a Honda impõe tanta burocracia e dificuldade que o processo é demorado (prazo de 40 dias no mínimo). Muitos desistem. Mas até aí tem muito de má vontade, tal como na loja Starmax Suzuki de Porto Alegre que se negaram a aceitar meu crédito do CNH para comprar um Burgman injetado zero Km. E isso que eu sou cliente da loja e tenho moto Suzuki. Bota má vontade nisso!
Por essas e outras que eu digo: se comprar consórcio da Honda, antes escolha muito bem a concessionária para fazer a adesão ao plano. E não conte muito em usar o crédito para comprar moto usada ou de outra marca porque a incomodação é grande.

halvaro
26-09-12, 14:01
Meu Lead foi comprado através do Consórcio Nacional Honda (CNH).
Vou até "dar nome aos bois" porque todos precisam saber do que rola entre essas revendas de moto.
Meu genro tinha uma cota desse CNH comprada na loja Via Porto de Porto Alegre. Comprei a cota dele, paguei um bom tempo e resolvi dar um lance para pegar a contemplação. Essa loja Via Porto fica muito distante da minha casa e do meu trabalho, enquanto existia uma loja a 5 minutos de ônibus. Passei nessa loja, a Estação H, falei que tinha o crédito do CNH e tal. Para minha surpresa, disseram que se eu retirasse a moto com eles teria que pagar 6 porcento a mais no valor que seria a comissão paga à concessionária que vendeu a cota de consórcio, no caso, a Via Porto. O mesmo papo sinistro foi dito na loja Turbo Moto e na loja Valecross. Inclusive nessa Valecross o vendedor disse que existia um acordo entre as concessionárias estabalecendo esse critério de não aceitar vender moto de cota do CNH de outra revenda, ou repassar a comissão ao comprador, caso ele retire a moto em uma loja diferente daquela que é a originária da venda da cota de consórcio.
A entrega do Lead foi tranquila, o pessoal da Via Porto é bem atencioso, meu problema era só a distância da loja. Mas passei raiva porque reclamei disso no 0800 da Honda e a moça que atendeu se limitou a falar uma resposta burocrática dizendo que eu tinha direito de retirar a moto na concessionária que eu desejasse. Mentira!
Além disso, o CNH permite usar o crédito em motos usadas até 3 anos. Por exemplo, hoje eu compraria motos 2012, 2011 ou 2012. Pelo que me falaram o consórcio da Yamaha cjega a 5 anos para usadas. E mais: muita loja tem má vontade em aceitar carta de crédito da Honda porque alegam que a Honda impõe tanta burocracia e dificuldade que o processo é demorado (prazo de 40 dias no mínimo). Muitos desistem. Mas até aí tem muito de má vontade, tal como na loja Starmax Suzuki de Porto Alegre que se negaram a aceitar meu crédito do CNH para comprar um Burgman injetado zero Km. E isso que eu sou cliente da loja e tenho moto Suzuki. Bota má vontade nisso.
Por essas e outras que eu digo: se comprar consórcio da Honda, antes escolha muito bem a concessionária para fazer a adesão ao plano. E não conte muito em usar o crédito para comprar moto usada ou de outra marca porque a incomodação é grande.

Na CC Honda aqui da cidade eu pesquisei sobre consórcio, por que achei até vantajoso o preço do consórcio, as motos saem por menos que pedem por elas a vista na loja, e falaram a mesma coisa, que se tirasse na loja que comprou a cota sairia por aquele preço da carta, se fosse em outra loja pagaria a diferença, é assim mesmo.

Mas a moça do 0800 não mentiu pra vc, vc pode sim tirar a moto na CC que quiser, pagando a diferença é claro

Gostemos ou não disso, é claro que somos prejudicados, mas é uma política deles, para proteger o seu negócio, se estivéssemos do outro lado talvez fizéssemos o mesmo

Piccoli
26-09-12, 14:09
Pois Halvaro, eu falei para a moça do 0800 que queriam me cobrar essa diferença de 6 porcento e ela disse que isso não poderia ser feito.
Ficou o dito pelo não dito.
Menos mal que, realmente, o atendimento da concessionária Via Porto aqui de Porto Alegre foi ótimo e o preço final que paguei pelo Lead emplacado foi muito justo, só precisei fazer uma correria no dia em que retirei a moto por causa da distância da loja em relação ao meu trabalho/casa. E inclusive ganhei de brinde o descanso lateral já instalado no Lead, uma travinha de disco e uma travinha de cabo de aço.
Em compensação, a revisão dos 1.000 Km fiz na outra revenda próxima ao meu trabalho, sem problemas.

Quanto ao consórcio Honda, é como afirmei: se o objetivo é usar o crédito para retirar uma moto Honda zero Km, esse consórcio é excelente, sempre tem uma mensalidade que cabe no seu bolso e você acompanha tudo que ocorre no seu plano pela Internet, com entrega garantida pelo fabricante. Mas se o crédito for usado para outro fabricante ou algum veículo usado, prepare a paciência.

Cachorro
26-09-12, 15:11
Para minha surpresa, disseram que se eu retirasse o Lead com eles teria que pagar 6 porcento a mais no valor de venda que seria a comissão paga à concessionária que vendeu a cota de consórcio ao meu genro, no caso, a Via Porto..

Pois é justamento o que eu falei, a tal da Comissão de Destino.

Essa comissão deve ser paga pela concessionária, mas eles repassam ao cliente.

Comentei dias atrás: tenho um consórcio da Honda e dias atrás fui me informar sobre a possibilidade de pegar uma moto Yamaha 0km, liguei na concessionária da Yamaha e a vendedora disse que não era possível. Liguei de novo dias depois e falei com outro vendedor, ele disse que não teria problema nenhum em aceitar minha carta de crédito.

Resumindo: há muita informação desencontrada entre os próprios vendedores, ou seja, falta treinamento pra essa gente.

Mas quanto à história da exclusividade de venda por região há uma Lei que rege isso, procurem por "contratos de representação comercial".

Abs,

halvaro
26-09-12, 16:10
Mas quanto à história da exclusividade de venda por região há uma Lei que rege isso, procurem por "contratos de representação comercial".

Abs,

Tem que ter mesmo, eles precisam se proteger, imagina se todo mundo compra em outro lugar que é mais barato por conta de frete menor, icms, etc, ai mata as CC de outros lugares, eles precisam viver

Mostarda_69
26-09-12, 16:17
Pois é, pela lei estou amparada em comprar de quem eu quero, se tem o produto e tenho o dinheiro e dever deles me venderem. Pois isso que iria buscar a moto, seria isso mesmo eu compraria a vista iria carregar numa caçamba de camionete e levar embora, só com nota e na época por telefone me falaram que não dava.

To me coçando esperando essa no ninja 300, vou fazer uma bela pesquisa visto que no RS meu pai agiliza pra mim e aqui em SC eu me viro. Vo ver como vai ser essa frescura ai.

Mas sendo a vista, sem precisar emplacar não teria nenhum porque deles não venderem, nunca acarretaria problemas internos. Engraçado que até hoje eu comprei um hunter 90 0km e uma fazer 0km, e nenhuma dela saiu emplacada, inclusive a minha fazer comprei em Cruz Alta mas veio de santa rosa, sem placa só com nota. E a hunter comprei em ijui trouxeram na minha cidade sem placa e com a nota, tudo sem problemas.. Não sei pra que essa ladainha pra vender quando não ha burocracia de financiamentos ou qq coisa que penalize as revendedoras.

halvaro
26-09-12, 16:23
Pois é, pela lei estou amparada em comprar de quem eu quero, se tem o produto e tenho o dinheiro e dever deles me venderem. Pois isso que iria buscar a moto, seria isso mesmo eu compraria a vista iria carregar numa caçamba de camionete e levar embora, só com nota e na época por telefone me falaram que não dava.

To me coçando esperando essa no ninja 300, vou fazer uma bela pesquisa visto que no RS meu pai agiliza pra mim e aqui em SC eu me viro. Vo ver como vai ser essa frescura ai.

Mas sendo a vista, sem precisar emplacar não teria nenhum porque deles não venderem, nunca acarretaria problemas internos. Engraçado que até hoje eu comprei um hunter 90 0km e uma fazer 0km, e nenhuma dela saiu emplacada, inclusive a minha fazer comprei em Cruz Alta mas veio de santa rosa, sem placa só com nota. E a hunter comprei em ijui trouxeram na minha cidade sem placa e com a nota, tudo sem problemas.. Não sei pra que essa ladainha pra vender quando não ha burocracia de financiamentos ou qq coisa que penalize as revendedoras.

Qual lei vc ta falando ? Acabamos de citar uma lei que protege os representantes, tem que ver isso. A lei protege eles tb. E outra coisa, a rede de CCs Honda pratica isso, não quer dizer que das outras marcas seja assim.

Cachorro
26-09-12, 16:49
Qual lei vc ta falando ? Acabamos de citar uma lei que protege os representantes, tem que ver isso. A lei protege eles tb. E outra coisa, a rede de CCs Honda pratica isso, não quer dizer que das outras marcas seja assim.

Todas as marcas praticam isso, é uma Lei de Representação Comercial.

A diferença é que algumas Concessionárias repassam a Comissão de Destino do seu próprio bolso, como é o correto, esnquanto outras querem passar essa conta pro consumidor final.

Concessionária é uma franquia, qualquer um que tenha grana pode abrir uma cc Honda desde que preencha certos requisitos: tenha capital p/ investir, haja demanda de produtos na região, consiga um faturamento mínimo mensal, etc...

Mas como o Mostarda falou ali em cima, se a compra é à vista é só emitir a NF e o proprietário emplaca aonde quiser, independente de ter ou não uma cc em sua cidade.

Abs,

Mostarda_69
26-09-12, 22:38
halvaro, não vou procurar mas ja li no codigo de defesa do consumidor que qualquer pessoas pode comprar o carro onde bem entender, é o livre comercio. se na minha cidade é caro posso ir na vizinha pagar menos.