PDA

Ver Versão Completa : Problema na Pinça da Fazer (Só gasta pastilha de um lado)



dfazer
17-10-12, 00:53
Olá a todos, fui trocar as pastilhas de freio da minha Fazer, mas quando retirei a pastilha velha, só 1 delas estava bem gasta, a outra ainda estava boa, tirei, limpei os cilindros, eles recuam normalmente, mas estranhei pq tava dificil encaixar ela de volta no disco, fica raspando a pastilha oposta do cilindro, notei que essa parte marcada na foto está emperrada, não se meche (pelo menos que eu me lembre ela saia), tentei forçar um pouco mas nada, alguma sugestão? será q já era a pinça?


http://i.imgur.com/xfIet.jpg

chiccoli
17-10-12, 01:03
totalmente normal .., os pistões só são de 1 lado, correto ?, e a pinça é presa por 2 parafusos com uma bucha de borracha em volta pra um reposicionamento em caso de necessidade.., o que quase nunca acontece.., mas se vc pegar e forçar ela com a mão, é capaz dela dar uma balançada.

chriskopsch
17-10-12, 01:56
Acho que é normal, na minha tbm gasta mais do lado do pistão..

Caique
17-10-12, 12:31
cara gasta um pouco mais de um lado sim (um pouco) e eu acho q a pinça tem q deslizar naquela peça !!!

chriskopsch
17-10-12, 12:39
Um lado da pinça compensa o outro eu acho, sei lá, pq a parte de trás sempre ta encostada no disco, ou quase encostada, aí o lado do pistão faz o resto do serviço..

Posso estar falando besteira, mas a pinça da minha Titan e daquelas antiga de um pistão só.. bem simples o funcionamento.

Zanca
17-10-12, 16:40
Gastar de um lado só é normal ate em carro acontece isso

dfazer
18-10-12, 14:43
mas a parte destacada não deveria ser um "amortecedor" para movimentar a pinça para fazer pressão dos 2 lados, senão nem ia precisar de pastilha dos 2 lados.

chriskopsch
18-10-12, 23:17
mas a parte destacada não deveria ser um "amortecedor" para movimentar a pinça para fazer pressão dos 2 lados, senão nem ia precisar de pastilha dos 2 lados.

Isso mesmo, eu acho :)

chiccoli
19-10-12, 02:08
mas a parte destacada não deveria ser um "amortecedor" para movimentar a pinça para fazer pressão dos 2 lados, senão nem ia precisar de pastilha dos 2 lados.

mas vc aciona o freio com tanta pressão que nem eu pra ser necessário o reposicionamento da pinça ? ou só usa de leve na maciota ? se for de leve tiu.., é capaz de o outro lado estar quase intacto. comigo as pastilhas comem com gosto e os 2 lados.., mas tbm haja pneu.

dfazer
19-10-12, 02:20
explicar é dificil, vendo essa animação é mais fácil... ta vendo como faz pressão dos 2 lados pq a pinça se movimenta, o cilindro empurra 1 e "puxa a outra", a minha ta emperrada e só faz pressão do lado do cilindro, por isso q ta gastando só de 1 lado, e o outro fica sem uso.


http://www.youtube.com/watch?v=RkMiE43KGCQ

chiccoli
19-10-12, 02:29
correto, SÓ QUE:
como só tem pistão de um lado, os pistões 1º são acionados , e vc vai gastando akele lado, se vc usar mais força, AAaiiiiiiiiiiIIIIIIIII que vai forçar contra a outra parede e em caso de necessidade a pinça meche pra se adequar a posição do disco., tendeu ?

LostSoul
19-10-12, 08:56
E não rola de fazer um "rodízio" nas pastilhas pra equilibrar o desgaste?

chiccoli
19-10-12, 09:30
de preferência não, mas se quiser faça, SE as suas pastilhas tiverem os 2 lados iguais..,
ja pensei em fazer isso com faixa, mas depois da uma preguiça..

Stone
19-10-12, 14:28
Segura a pinça e com um martelo de nylon dá marteladas até a parte móvel se solte, se não sair tem que tirar a pinça da moto, prender na morça e soltar de qualquer jeito...
Limpa tudo e se precisar troca os guarda-pó, lubrifica tudo e monta, só que tem que lubrificar com vaselina, se passar óleo ou graxa as borrachas incham e não encaixam mais...

- - - Updated - - -

Mais uma coisa, cada pastilha no seu lado, não dá de trocar....

edsonnota1000
19-10-12, 19:47
Então as minhas pastilhas sempre gastam por igual alguma coisa deve estar errado ai tanto a pastilha de um lado como do outro sempre estão iguais a minha ja tem um outro probleminha um dos lados da pastilha aquela que fica em contato direto com os dois pistões tem um lado que gasta mais rápido como se um dos cilindros não estivesse empurrando legal....estranho né não sei se existe algum reparo para isso...

dfazer
20-10-12, 00:51
Segura a pinça e com um martelo de nylon dá marteladas até a parte móvel se solte, se não sair tem que tirar a pinça da moto, prender na morça e soltar de qualquer jeito...
Limpa tudo e se precisar troca os guarda-pó, lubrifica tudo e monta, só que tem que lubrificar com vaselina, se passar óleo ou graxa as borrachas incham e não encaixam mais...

- - - Updated - - -

Mais uma coisa, cada pastilha no seu lado, não dá de trocar....
não tentei forçar muito na primeira vez, mas esse fds vou tentar denovo, deve ser sujeira mesmo


Então as minhas pastilhas sempre gastam por igual alguma coisa deve estar errado ai tanto a pastilha de um lado como do outro sempre estão iguais a minha ja tem um outro probleminha um dos lados da pastilha aquela que fica em contato direto com os dois pistões tem um lado que gasta mais rápido como se um dos cilindros não estivesse empurrando legal....estranho né não sei se existe algum reparo para isso...

qnd a minha ficava assim era sujeira em 1 pistao, tirei ele fora, passei bombril até ficar brilhando denovo e no meu caso voltou a gastar normal.

edsonnota1000
20-10-12, 06:57
Mas como tiro ele fora vou bombeando o freio até ele pular prar fora e o óleo não vai vazar todo ?