PDA

Ver Versão Completa : Yes falhando acima dos 6 mil RPM



Natão
05-11-12, 20:29
Fala pessoal tudo bem?

Então minha Yes começou a falhar depois que deixei ela 3 dias parada... fui levar a namorada em casa com ela e percebi que começou a falhar e falhar muito acima dos 6mil rpm principalmente em 5ª marcha.

Já limpei o carburador, troquei a vela, vi o cabo, esgotei o combustível e filtrei e ainda assim continua falhando (com um pouco menos de intensidade).

Uma coisa que noto é que conforme eu dou mão ela não falha muito, mas se deixar meio aberto, falha mais. e conforme desacelero parece que o motor vai apagar.

Agora não sei o que eu faço, alguém arrisca uma solução?

chiccoli
05-11-12, 21:17
ultima vez que eu vi isso ea afogador puxado.., mas se vc ja até limpou o carburador.., começa a complicar..
mas falha como, excesso ou falta ?

Ivan RJ
05-11-12, 21:50
Vc tem certeza que limpou o carburador direito?
Na entrada do venturi, sentido filtro de ar tem tres entradinhas, vc tem certeza que a de alta, se não me engano a do meio, está desentupida?
Me explique como e com que produto vc limpou o carburador.
Um grande abraço a todos os irmãos.

pablopss
05-11-12, 22:32
Verifica a qualidade da gasolina que está colocando, se limpou e a gasolina continuar ruim não adianta muito.

Natão
06-11-12, 06:14
Gasola descarto pois com esse mesmo combustível que está no tanque ela já rodou mais de 200km sem ratear. Quanto a limpeza eu fiz com gasolina mesmo (não limpei com solvente mais forte por medo de agredir o carburador).

Bom, vou comprar Thiner e vou deixar ele mergulhado por um dia... talvez os dutos internos (que não tem como saber se ficaram bem limpos mesmo), fiquem melhor.

Uma pequena dúvida, o controle de mistura, quanto mais apertado mais pobre ou mais rica é a mistura?

juniorprotti
06-11-12, 06:28
Mistura rica mais combustivel. Pobre menos. Certo ne?

Natão
06-11-12, 09:04
Junior, quanto a mistura eu sei é isso mesmo, mais combustível menos ar. Estou falando pra que lado no parafuso eu controlo. Gostaria de saber se apertando eu enriqueço ou empobreço a mistura.

Jduarte
06-11-12, 10:44
apertando o parafuso de mistura, DIMINUI A QUANTIDADE DE MISTURA para a marcha-lenta, e obviamente desapertando aumenta. Isso não significa empobrecer ou enriquecer, propriamente ditos.

Sobre limpar um carburador, use gasolina normalmente, mas depois jateie com água e em seguida com ar comprimido para retirar tudo (água e restos de gasolina).

Natão
06-11-12, 11:22
Como assim? O parafuso da marcha lenta não é outro? Onde eu controlo a mistura Ar + Combustível?

Duomo
06-11-12, 14:26
Natão o parafuso controla o AR, então logo se aperta o parafuso entra menos ar e mais combustivel (Mistura Rica)
Se afroxa entra mais ar e a mesma quantidade de combustivel(Mistura Correta?)
Se afrouxar mais ainda estra mais ar que combustivel (mistura pobre)

Jduarte
06-11-12, 15:34
continua difícil lutar contra concepções erradas...

o parafuso de mistura fica depois do giclê piloto, fica entre o giclê piloto e o coletor de admissão... quem faz a mistura é esse giclê. Então, o parafuso apenas dosa a quantidade dessa mistura, a necessária para o tanto de ar que estiver passando pela base do pistonete (carburador VM22), ou pela borboleta (carburador BS25 e BS26).

Piccoli
06-11-12, 15:45
Exato, JD!

Inclusive eu tinha uma ideia errada pois me baseava nos antigos carburadores de CG 125 em que o chamado "parafuso da mistura" só controlava a quantidade de ar.
Entretanto, no carburador BS 26 da minha Intruder, descobri que o parafuso da mistura controla a quantidade de mistura, ou seja, gasolina + ar já chegam no ponto do parafuso misturadas, você só controla a "carga" desse "coquetel", fechando é menos, abrindo é mais.

Natão
06-11-12, 18:13
Hahahah, isso é meio complicado, mas tudo bem. Um parafuso só controla a lenta ( o lateral ) e o outro parafuso frente ao coletor de admissão ele vai controlar a quantidade da carga de mistura. Ou seja, quanto mais apertado menor é essa quantidade (mais econômica fica a moto só que anda menos e quanto mais frouxo, menos econômica mas anda mais).

Complicado porque manjo de IE, carburador pra mim é coisa do século passado hahahaha.

- - - Updated - - -

Falando nisso, o carburador está de molho em 1 litro de thinner.. vai ficar lá por um tempo.

bruno almeida
06-11-12, 18:32
outro detalhe...
esse parafuso SÓ CONTROLA A MISTURA DA LENTA,DA LENTA,DA LENTA...
apartir do momento em que se acelera quem controla a mistura é a agulha e o gicle principal
então abrindo ou fechando esse parafuso a moto não vai andar mais,nem menos e nem ficar mais ou menos economica
e tem inbecil que diz que mexe nesse parafuso e diz que a moto ta andando mais,mais economica e sei lá mais o que
haja paciencia...

Natão
06-11-12, 19:18
Isso tudo significa que para ter uma mistura mais rica ou mais pobre é necessário trocar o giclê, certo?

Viva a I.E!

magrao tk
06-11-12, 19:42
Pra limpar bem sem muito ferramental tipo compressor de ar por exemplo, pode se usar spray específico pra limpeza. Tem o Car 80, Descarb 2000, etc.
Pode-se tambem usar qualquer spray desengripante usando aquele canudinho que vem com a lata.
Põe bem na entrada de cada duto interno do carburador e mete bronca! A pressão vai arrancar toda sujeira que tiver. É legal que tu fica sabendo aonde sai cada passagem interna.
Só cuidado com os olhos! Pra esguichar na cara é uma maravilha! Parece que atrai. kkkkk

Natão
06-11-12, 19:47
imagino... vou ver se compro um descarb aqui... mas tá de molho no Thinner, já deve dissolver toda a sujeira. Isso se não dissolver o carburador por inteiro hahahaha.

magrao tk
06-11-12, 20:09
imagino... vou ver se compro um descarb aqui... mas tá de molho no Thinner, já deve dissolver toda a sujeira. Isso se não dissolver o carburador por inteiro hahahaha.

Domingo deixei um carburador velho mergulhado no vinagre! A peça borbulhava depois de uns 15 minutos. Mas é incrível como tirou toda a crosta de sujeira! Ficou novo, novo, novo!!!! Branquinho por dentro e por fora. Meu medo era alterar algum duto de tamanho crítico por dentro, mas funcionou perfeitamente! Mesmo assim não recomendo pra limpeza normal. No meu caso tava tudo bem cheio de acúmulo de anos de sujeira e gasolina velha.

Jduarte
06-11-12, 20:16
vai fazer isso com um bico de injeção eletrônica... :p ... viva os giclês... hehehehehehe

Natão
07-11-12, 06:23
vai fazer isso com um bico de injeção eletrônica... :p ... viva os giclês... hehehehehehe

Bico de injeção eu não preciso nem me sujar, só conectar um cabinho e programar hahahaha.

O chato do carburador é que a imensa maioria dos mexânicos não sabem dar diagnóstico correto do que está acontecendo, daí fuça, fuça, e piora.

Já na I.E. ela mesmo te informa qual o problema, mas também pra isso ter que ter um scanner que custa baratinho (mais de 2,5 mil), e conhecer programação de cada tipo de I.E.

Piccoli
07-11-12, 08:12
E falando em limpar carburador...
Minha Trudi tem o BS 26, estou pensando em desmontá-lo completamente para ajuste pois tem uma coisa que me preocupa que é a vela que está com o isolante praticamente branco. a vela é nova, com uns 500 Km de uso, folga do eletrodo dentro da especificação. Apesar da moto andar direitinho, ligar com facilidade tanto no frio como no calor, estou desconfiando que o João Toledo me entregou essa moto "enforcada", o carburador dela nunca foi aberto, a regulagem é ainda de fábrica e acho que a agulha do pistonete à vácuo está muito baixa. Gostaria de subir o ajuste dela para enriquecer um pouco mais a mistura em média/alta, mesmo que aumente um pouco o consumo.
Na tentativa de abrir os 4 parafusos Philips, quase que espanei a cabeça de um deles. Então gostaria de uma dica: como desemperrar esses parafusos? Toco um WD 40 pela parte de trás do parafuso? Deixo o carburador de molho em alguma coisa? Não tenho chave de impacto mas tenho uma chave em "T" que é bem fortinha, se eu conseguir desengripar os parafusos, eu consigo afrouxá-los com essa chave.
Obrigado!

Jduarte
07-11-12, 08:50
use um alicate de pressão, prendendo muito bem a cabeça do parafuso, lateralmente. Depois substitua os parafusos. Importante:

ao apertar (qualquer um que seja, parafuso novo ou velho) use apenas a força que conseguir colocar segurando a chave philips apenas com a ponta dos dedos, perpendicular à chave, sem segurá-la firmemente com a mão como se faz normalmente.

O diafragma do seu carburador já deve estar furado.

Natão
07-11-12, 08:59
Piccoli, já tentou ao invés de fazer isso colocar uma vela de grau térmico menor? Talvez isso resolva teu problema... A mistura da minha V-Strom está rica demais, estou vendo pelo fato da vela estar úmida, o que não é pra acontecer, mas estou esperando chegar o filtro K&N pra mandar para um dina para remapear a injeção...

Quanto a Yes, está desmontada o carburador em banho de thinner, chegando em casa hoje vou montá-lo e ver se resolveu alguma coisa, se não resolveu, bem daí vou ter que levar em algum lugar pra ver isso...

Piccoli, os parafusos dependem de uma chave boa pra tirar, se não estiver boa não saem não... ou uma parafusadeira de impacto para soltar. A agulha do pistonete não dá pra regular sem desmontar o carburador? Eu tirei o pistonete do cabo e regulei a posição da agulha, mas não gostei, vou voltar a posição original.

Jduarte
07-11-12, 09:33
recomendo NUNCA USAREM FERRAMENTA DE IMPACTO em carburadores.

bruno almeida
07-11-12, 10:10
é só usar uma cahve em T

Natão
07-11-12, 18:12
Bom, remontei o carburador, tava limpinho, liguei a moto e estava redondinha, agora vamos ser como vai se comportar em alta... se voltar a falhar, bom daí não farei a mínima ideia do que possa ser.

Natão
08-11-12, 06:36
Remontei o carburador da Yes depois de mais de 24hs no Thinner, bom, a princípio não vi mais falhas, mas também não forcei muito.

Uma coisa, o parafuso de regulagem da mistura (da carga da mistura ou sei lá o que seja)... antes eu tinha apertado todo ele e voltado 2 3/4 de volta, como eu vi num vídeo do Youtube, tinha ficado um lixo, a moto não pegava fria, nem com afogador, tinha que ficar quente para estabilizar a lenta se não morria direto. Se eu mexesse no parafuso da lenta, quando estivesse quente ela subia muito, a lenta passava dos 2 mil giros.
Daí agora o remontar eu apertei tudo novamente e voltei 5 voltas completas, agora só de pensar em ligar a moto ela já está funcionando redondinha hahahahhahaha.

Fica aí a dúvida esse parafuso em frente ao coletor (na parte inferior do carburador), na verdade faz o que?

Depois eu posto aqui se a motoca vai falhar ou não.

ThiBecker
08-11-12, 07:00
Velho, minha antiga Yes tbm estava com este mesmo problema, na época que levei na concessionária, o pessoal botou a culpa no escape esportivo... Detalhe que no início não falhava, segundo eles, fizeram limpeza e regulagem do carburador, e blá blá blá... bem na verdade acho que não fizeram foi é nada. Mas nesse seu caso ae acredito que já tenha se resolvido o problema, não tem como ser outra coisa.

Natão
08-11-12, 07:09
Velho, minha antiga Yes tbm estava com este mesmo problema, na época que levei na concessionária, o pessoal botou a culpa no escape esportivo... Detalhe que no início não falhava, segundo eles, fizeram limpeza e regulagem do carburador, e blá blá blá... bem na verdade acho que não fizeram foi é nada. Mas nesse seu caso ae acredito que já tenha se resolvido o problema, não tem como ser outra coisa.

Pois é, acho que meu tanque está precisando de uma limpeza, pois ele tem juntado um tipo de pó cinza, deve ser proveniente do combustível sujo. É um pó bem fino... Acho que logo que baixar mais o nível eu vou retirar e chacoalhar pra ele ir saindo aos poucos e tirar essa sujeira, depois pretendo colocar podium para não sujar tanto a princípio. Depois eu volto com aditivada (olha que só uso gasolina aditivada, hein)...

ThiBecker
08-11-12, 07:11
Pois é, acho que meu tanque está precisando de uma limpeza, pois ele tem juntado um tipo de pó cinza, deve ser proveniente do combustível sujo. É um pó bem fino... Acho que logo que baixar mais o nível eu vou retirar e chacoalhar pra ele ir saindo aos poucos e tirar essa sujeira, depois pretendo colocar podium para não sujar tanto a princípio. Depois eu volto com aditivada (olha que só uso gasolina aditivada, hein)...

Caracas hein, mas vou te falar, ás vezes pode ser um problema causado pela maior bobeira msm, a gente nem faz idéia, mas a minha foi uma novela cara, ninguém descobriu o problema daquela moto, acabei vendendo ela dakele jeito msm, o novo dono não reclamou de nada, nem sei o que rolou.

Natão
08-11-12, 07:15
Caracas hein, mas vou te falar, ás vezes pode ser um problema causado pela maior bobeira msm, a gente nem faz idéia, mas a minha foi uma novela cara, ninguém descobriu o problema daquela moto, acabei vendendo ela dakele jeito msm, o novo dono não reclamou de nada, nem sei o que rolou.


Cara, talvez ele levou em algum mecânico para limpar e regular e voltou boa... Eu preferi fazer por conta, apesar de não conhecer muito, mas acho que voltou ao normal, como disse, não testei mais forte.

Solução? Trocar por uma GSR 150i.

ThiBecker
08-11-12, 07:17
Cara, talvez ele levou em algum mecânico para limpar e regular e voltou boa... Eu preferi fazer por conta, apesar de não conhecer muito, mas acho que voltou ao normal, como disse, não testei mais forte.

Solução? Trocar por uma GSR 150i.

Foi a minha solução msm... rs
O q contou muito foi isso dae, não quis mais saber de carburador na vida.

Jduarte
08-11-12, 09:48
Remontei o carburador da Yes depois de mais de 24hs no Thinner, bom, a princípio não vi mais falhas, mas também não forcei muito.

Uma coisa, o parafuso de regulagem da mistura (da carga da mistura ou sei lá o que seja)... antes eu tinha apertado todo ele e voltado 2 3/4 de volta, como eu vi num vídeo do Youtube, tinha ficado um lixo, a moto não pegava fria, nem com afogador, tinha que ficar quente para estabilizar a lenta se não morria direto. Se eu mexesse no parafuso da lenta, quando estivesse quente ela subia muito, a lenta passava dos 2 mil giros.
Daí agora o remontar eu apertei tudo novamente e voltei 5 voltas completas, agora só de pensar em ligar a moto ela já está funcionando redondinha hahahahhahaha.

Fica aí a dúvida esse parafuso em frente ao coletor (na parte inferior do carburador), na verdade faz o que?

Depois eu posto aqui se a motoca vai falhar ou não.

depois de rodar um pouco tire a vela fora e olhe o que ele faz... ah, e acompanhe a "evolução" do consumo, já que vai ficar rodando com o parafuso liberando excesso de mistura...




Pois é, acho que meu tanque está precisando de uma limpeza, pois ele tem juntado um tipo de pó cinza, deve ser proveniente do combustível sujo. É um pó bem fino... Acho que logo que baixar mais o nível eu vou retirar e chacoalhar pra ele ir saindo aos poucos e tirar essa sujeira, depois pretendo colocar podium para não sujar tanto a princípio. Depois eu volto com aditivada (olha que só uso gasolina aditivada, hein)...


esse material pastoso... são os aditivos da gasolina.

Natão
08-11-12, 09:55
esse material pastoso... são os aditivos da gasolina.

JD, não é pastoso não, é um pó, bem fino...

quanto a mistura, se eu apertar vai menos? E se soltar vai mais? Quanto eu tirei a primeira vez, tenho a impressão de que estava na posição que está hoje, bem rente ao corpo do carburador (até tinha uma marca azul no parafuso e no corpo indicando mais ou menos a posição).

Jduarte
08-11-12, 10:29
JD, não é pastoso não, é um pó, bem fino...

quanto a mistura, se eu apertar vai menos? E se soltar vai mais? Quanto eu tirei a primeira vez, tenho a impressão de que estava na posição que está hoje, bem rente ao corpo do carburador (até tinha uma marca azul no parafuso e no corpo indicando mais ou menos a posição).

é que "pó" dentro de líquido se torna pasta... mas isso é da gasolina aditivada realmente.

O parafuso de mistura funciona como uma torneira... se vai sendo aberta, vai aumentando o fluxo.
No caso dos carburadores, ele controla a quantidade de mistura previamente feita pelo giclê piloto, mistura essa que é destinada apenas à marcha-lenta do motor... fora dessa condição de funcionamento, esse parafuso não tem atuação no desempenho do motor.

MAS, quando se deixa muito aberto (como essas 5 voltas "padrão" das concessionárias, e muitos mecânicos particulares também), em toda e qualquer desaceleração o motor estará aspirando uma quantidade razoável de mistura que não será utilizada, não será queimada, e que vai apenas sujar a vela (notadamente a borda do castelo e eletrodo terra), por que na desaceleração o motor não está puxando ar suficiente para essa mistura que sai do parafuso...

A injeção eletrônica faz automaticamente aquilo que o afogador tem que fazer no carburador: enriquecer a mistura, por que é isso que é preciso quando o motor está frio. Depois, a injeção se ajusta deixando de enriquecer... o afogador também deixará de enriquecer ao ser desacionado, mas o parafuso de mistura muito aberto, não. Ele continuará liberando esse "enriquecimento" enquanto o motor estiver funcionando...

Aquela regulagem de 2,5 voltas, com variação de 1/2 volta, é a correta para o funcionamento do motor em temperatura normal... eu não inventei isso, foi o fabricante do carburador quem determinou. Se essa regulagem não funciona adequadamente significa que deve haver algo errado, mas a solução disso não é aumentar a regulagem.

-------------

alguém poderia me dizer por que é que o meu login fica expirando? frequentemente vou responder, levando alguns minutos, e expira, às vezes perdendo o que fiz...

Natão
08-11-12, 10:50
Pois é, só que eu mexi, nas 2,5 voltas e a moto não fixava lenta no motor frio, precisava acelerar muito para ele funcionar, depois da temperatura normal, estabilizava, mas antes disso não tinha jeito.

Depois eu vou voltar um pouco ele, apertá-lo e ver se com 4 voltas ele fica bom, e vou diminuir até tentar estabilizar a lenta sem ter que ficar puxando o afogador, mas é um teste meio chato. Na posição original minha moto sempre fez mais de 40km/L. Devia estar com 4~5 voltas, pegava fácil, ou seja, nunca me incomodou quanto a isso... estranhei muito quando deixei na posição do vídeo e não funcionava de forma alguma... precisei ficar uns 3 minutos parado e comendo bateria para conseguir ligar a moto.

Agora não sei se é problema da moto, da carburação, ou do que, sei que minha moto é praticamente nova... tem 8.5mil km, só que tem mais de 4 anos. Acho que um dos motivos para o tanque estar sujo é que o antigo dono ela andou 4.5mil km em 4 anos...

- - - Updated - - -

Acabei de fazer o ajuste... com 3 3/4 de volta ficou bom, a rotação está estabilizada com o motor frio (ela estava parada desde cedo), não morreu e não ficou difícil de pegar.

FelipeLiposo
08-11-12, 11:11
alguém poderia me dizer por que é que o meu login fica expirando? frequentemente vou responder, levando alguns minutos, e expira, às vezes perdendo o que fiz...

Se não me engano quando você se loga e não marca para ser lembrado, o login só dura 1 hora.

Segue o jogo....

Piccoli
08-11-12, 12:45
Minha Intruder tem o carburador BS 26. Uma ocasião eu fechei o parafuso da mistura para verificar o número de voltas. Foram 6 voltas até o parafuso bater na sede.
Até hoje não entendo por que a J. toledo fez isso (ou talvez a Haouje?). Porque tenho absoluta certeza que na concessionária jamais tocaram nesse carburador, a concessionária da época tinha mecânicos bons mas eles nunca mexiam nas motos revisadas em garantia, no máximo a clássica troca de óleo e filtro.
Seis voltas é simplesmente o dobro que o recomendado...

Natão
08-11-12, 13:36
Minha Intruder tem o carburador BS 26. Uma ocasião eu fechei o parafuso da mistura para verificar o número de voltas. Foram 6 voltas até o parafuso bater na sede.
Até hoje não entendo por que a J. toledo fez isso (ou talvez a Haouje?). Porque tenho absoluta certeza que na concessionária jamais tocaram nesse carburador, a concessionária da época tinha mecânicos bons mas eles nunca mexiam nas motos revisadas em garantia, no máximo a clássica troca de óleo e filtro.
Seis voltas é simplesmente o dobro que o recomendado...

Acho que eles fazem isso pra não ter que escutar toda hora que o motor está apagando fácil. Pois o que pude verificar com a minha é que conforme fecha, ele fica mais difícil de dar partida (não sei se com as demais acontece isso também). Se for é uma explicação plausível, mas também pode vir daí a fama de motor 125cc que gasta bastante (se bem que não tenho o que reclamar do meu - sempre acima dos 40km/L mesmo com 5 voltas).

Agora eu voltei ele para 3 3/4 de volta e ficou bom, não apagou, ligando no frio e ficou exatamente no limite dela apagar, mas não apaga... Só não sei ainda se continua falhando...

Jduarte
08-11-12, 14:13
Se não me engano quando você se loga e não marca para ser lembrado, o login só dura 1 hora.

Segue o jogo....

valeu, obrigado... na próxima logada experimento.



Minha Intruder tem o carburador BS 26. Uma ocasião eu fechei o parafuso da mistura para verificar o número de voltas. Foram 6 voltas até o parafuso bater na sede.
Até hoje não entendo por que a J. toledo fez isso (ou talvez a Haouje?). Porque tenho absoluta certeza que na concessionária jamais tocaram nesse carburador, a concessionária da época tinha mecânicos bons mas eles nunca mexiam nas motos revisadas em garantia, no máximo a clássica troca de óleo e filtro.
Seis voltas é simplesmente o dobro que o recomendado...

como sei que você não gosta de mexer no carburador, nem vou dizer que uma giclagem desse conjunto está errada... a própria Suzuki usou outra, no passado, no exterior.

bruno almeida
08-11-12, 14:22
Jduart,aproveitando seu vasto conhecimento em carburadores,tava a fim de colocar um bura de 150 sport,na minha 150ks
a questão é que é da marca audax.Vc conhece esse bura? aprova??

Natão
08-11-12, 14:40
Uma dúvida, pra que serve afastar o tubo de ar? Vi o macete no Youtube, mas não compreendi para que. Quanto a agulha do pistonete eu também nem quis mexer por não saber o que irá mudar... eu segui a dica das 2,5 voltas com +/- 1/4, mas não deu muito certo, morria direto, agora está com 3 + 3/4, ficou no limite.

Piccoli
08-11-12, 15:23
como sei que você não gosta de mexer no carburador, nem vou dizer que uma giclagem desse conjunto está errada... a própria Suzuki usou outra, no passado, no exterior.Eu realmente não pretendo mexer no carburador mas tenho um mecânico que pode fazê-lo. Ele conhece o BS 26 e o VM 22 também, tenho certeza que ele faria o serviço bem feito.
Você tem alguma sugestão de giclagem? E onde poderia comprar esses giclês?
Obrigado!

nando correa
08-11-12, 15:29
Uma dúvida, pra que serve afastar o tubo de ar? Vi o macete no Youtube, mas não compreendi para que. Quanto a agulha do pistonete eu também nem quis mexer por não saber o que irá mudar... eu segui a dica das 2,5 voltas com +/- 1/4, mas não deu muito certo, morria direto, agora está com 3 + 3/4, ficou no limite.
suponho que seja pra melhorar a entrega de ar, aquele tubo além de afunilado é dobrado, afastando um pouco vc da uma quebrada na curva dele

Natão
08-11-12, 16:06
suponho que seja pra melhorar a entrega de ar, aquele tubo além de afunilado é dobrado, afastando um pouco vc da uma quebrada na curva dele

Resolvi isso com tirando a proteção do filtro de ar - a primeira capa - só ficou mais barulhenta, e as vezes me incomoda (não gosto de nada barulhento). Se isso resolver volto a tampa e tento fazer o macete, mas pelo que eu vi é necessário uma peça meio estranha, não tenho a minima ideia de onde posso arrumá-la.

Jduarte
11-11-12, 12:33
Jduart,aproveitando seu vasto conhecimento em carburadores,tava a fim de colocar um bura de 150 sport,na minha 150ks
a questão é que é da marca audax.Vc conhece esse bura? aprova??

não tenho conhecimento vasto, não... agora quanto a esse carburador, pelo que sei apenas trocará aquele "6 por meia dúzia". O carburador da 150 Sport se não me engano é a vácuo (é um dos bons!), e esse audax creio que não...


Uma dúvida, pra que serve afastar o tubo de ar? Vi o macete no Youtube, mas não compreendi para que. Quanto a agulha do pistonete eu também nem quis mexer por não saber o que irá mudar... eu segui a dica das 2,5 voltas com +/- 1/4, mas não deu muito certo, morria direto, agora está com 3 + 3/4, ficou no limite.

afastar o tubo cria um efeito aerodinâmico, no qual o fluxo de ar consegue ser puxado pelo circuito da baixa, e com isso esse circuito trabalha bem melhor (esse motor tem uma ótima força em baixa rotação - não me refiro a torque). Um sintoma característico do funcionamento normal é ter que girar mais o acelerador, nas saídas e subidas... depois de se fazer o afastamento isso muda bastante (respeitadas as devidas proporções, por ser um motor pequeno), gira-se menos o acelerador para as mesmas situações, e o motor responde prontamente, com mais força do que antes.
E o restritor de ruído não precisa ser retirado (há a possibilidade dele ser cortado internamente).


Eu realmente não pretendo mexer no carburador mas tenho um mecânico que pode fazê-lo. Ele conhece o BS 26 e o VM 22 também, tenho certeza que ele faria o serviço bem feito.
Você tem alguma sugestão de giclagem? E onde poderia comprar esses giclês?
Obrigado!

mais para a frente eu divulgo... ainda não avaliei o comportamento dessa regulagem com um pistonete original (os dois que estou usando são "retrabalhados" ), como seria o caso de qualquer outro carburador fora os meus.

Já soltou a tampa para ver como está o diafragma?

Piccoli
12-11-12, 11:07
JDuarte,
não conferi o diafragma ainda. Mas vou fazer feriadão dia 15/11 e terei chance de examinar o BS 26 da Intruder. Até porque preciso investigar o motivo do isolante da vela estar assustadoramente branco, mesmo depois de uns 400 Km rodados com essa vela nova. O pior é que não há sintomas, a moto pega muito fácil fria ou quente, lenta estável, sem estouros de escape e outras coisas que poderiam denunciar uma mistura inadequada. Mas ela me passa a impressão de sempre trabalhar "enforcada". Sei que a Intruder não é um primor em desempenho mas acho que ela poderia render um pouco mais.
Se não descobrir nada vou levar a um mecânico indicado por amigos aqui de Porto Alegre.

Jduarte
12-11-12, 11:54
um resuminho:

a coloração do isolador de cerâmica indica a qualidade da mistura quando se tem um volume dela que seja já razoável para preencher tudo quanto for espaço dentro do cilindro... ou seja, com pouca abertura de acelerador, normalmente tem-se um volume pequeno... mas com aberturas maiores, tem-se um volume de mistura maior, que vai ter que ocupar forçosamente os espaços ao ser comprimido. O isolador está num "fosso", poderíamos dizer, e é só assim que ele é "alcançado". É o circuito da alta que está produzindo essa coloração muito branca, e certamente provocado por furo no diafragma (costuma haver de 2 a 4 furinhos), cuja entrada de ar diminui o vácuo dentro do pistonete, fazendo-o subir menos do que deveria.

O circuito da baixa não consegue produzir alterações na coloração do isolador cerâmico, a menos que o motor viva só em desacelerações... ele afeta a borda da vela, o eletrodo terra, e o entorno da pontinha do eletrodo central, deixando-os fuliginosos quando está com excesso.

Natão
12-11-12, 22:06
Vixi, to com uma zica do kct... só pode... hoje fui andar com a moto e do nada ela começa a jorrar combustível pelo ladrão (o carburador)... daí não pega mais e não funciona... afogou completamente... que raiva. Desmontei tudo para ver se não era a válvula agulha, mas parece estar tudo certo... tanto que subo ela e sopro no caninho e não entra ar... E agora?

Jduarte
13-11-12, 12:15
para a gasolina conseguir chegar no nível do "ladrão", deve ter entortado a lingueta de regulagem de altura da bóia, ou a bóia pode estar furada/encharcada (até hoje nem sei se ela é oca ou maciça...)

Natão
13-11-12, 14:28
Qual é essa lingueta, JD? Dentro é o seguinte, tem uma pecinha cromada com uma borracha onde se insere a válvula agulha, essa pecinha foi difícil de encaixar por conta do kit de reparo novo, a borrachinha era nova e custou a entrar... Seria isso?

Jduarte
14-11-12, 00:29
se é da agulha da bóia que você está falando, então ela está emperrando "aberta" (já que está vazando direto), se não consegue se movimentar livremente na sede. E pode acontecer dela emperrar fechada também.

No tutorial do macete, lá no mortonline, tem fotos das peças e da lingueta que se mexe para alterar o nível da bóia.

Natão
14-11-12, 07:32
se é da agulha da bóia que você está falando, então ela está emperrando "aberta" (já que está vazando direto), se não consegue se movimentar livremente na sede. E pode acontecer dela emperrar fechada também.

No tutorial do macete, lá no mortonline, tem fotos das peças e da lingueta que se mexe para alterar o nível da bóia.

Resolvi o problema era a lingueta mesmo, não estava subindo o suficiente então vazava... consegui descobrir ontem quando montei, abri combustível e em 1 min começou a vazar tudo!

Daí abri novamente e percebi que a lingueta poderia influenciar nisso não fazendo a válvula de agulha fechar o orifício mesmo com a boia na posição máxima... bom mexi e agora está 10 novamente hehehe

Natão
29-11-12, 21:51
Porcaria voltou a falhar novamente e agora pior... bom, lavei o tanque (esgotei toda a podium que tinha nele) lavei retirei todo resíduo de impureza... tinha muita! Filtrei a gasolina num pano, deixei o carburador de molho mais uma vez no Tinner... remontei tudo e... não funcionou, tá falhando muuuito. Tá horrível a moto, não passa dos 80km/h de forma alguma. Eu já não sei mais o que fazer... vou é mandar essa porcaria pro ferro velho.

bruno almeida
29-11-12, 22:33
isso,isso,isso,isso...
é a melhor coisa que vc pode fazer

Natão
30-11-12, 08:02
Vou comprar um carburador novo pra ver se resolve o problema... acho que só assim mesmo... Mas vou comprar um paralelo já que o original não tá resolvendo o problema.

O que eu pude perceber é que com mais de 1/3 de acelerador a moto começa a falhar, se eu manter abaixo disso em qualquer marcha não falha nada... agora passou 1/3 de acelerador, já era.. falha e conforme mais acelera mais falha.