PDA

Ver Versão Completa : Ajuda. CB 300 R ou Tenere 250.



J.Marcos
06-11-12, 22:12
Sou novo nesse fórum.
Tenho 50 anos de idade.
Sou do tempo em que na minha juventude se andava de cinquentinha japonesa. (idos anos 75/76).
Estou adicionando a categoria de mota a minha habilitação e prentendo comprar uma moto para pequenas viagens e praticamente "curtir". A mesma poderá ser usada ocasionalmente no dia a dia, embora poucas vezes.
Fiquei fascinado em uma Sandow 650 ano 2002 de um amigo, somente em sentar na mesma. Não cheguei a andar, pois não tenho habilitação e acredito que nem pratica mais.
Resolvi então fazer as coisas certas e estou adicionando a categoria a minha habilitação.
Em visita ao site da Honda e Yamaha, fiquei em dúvida sobre essas duas máquinas CB300 R da Honda ou a Tenere 250 da Yamanha. Sei que são máquinas para diferentes tipos de uso.
Mas gostaria que os novos amigos desse fórum tecessem alguns comentários sobre ambas as máquinas.
A mesma só será adquirida após a carta de habilitação estar corretamente legal.
A forma de pagamento será em cash.
Também pretendo ficar no máximo um ano a um ano e meio, com a mesma. Depois disso tentarei passar para algo mais potente. Quem sabe uma Sandow 750.
Então entre as opiniões também deverá ser levada em consideração a revenda em futuro próximo.
Por favor, a todos que queiram postar orientações e informações e que possuam ou já possuíram tais máquinas, postem informações sobre prováveis manutenções, dirigibilidade, conforto, etc.

Todas as opiniões serão muito bem vindas.
Obrigado e com a palavra os membros deste fórum.

chriskopsch
06-11-12, 22:23
Eu iria de Tenere, mais confortável, motor mais confiável, e com ela vc ainda pode dar uns passeios por estrada de terra.

Estou me programando para ano que vem pegar uma Tenere pra mim :D

Abs,

renanperim
06-11-12, 22:28
Em questão de revenda a CB300 tem mais comercio, os números não mentem, então se a idéia é vender logo eu pegaria algo usado e não 0km.
Sobre qual moto escolher eu acho que sou suspeito, huaehuaeuhea
Shadow 750? Acho que pelo preço vc tem outra opções bem interessantes como: Midnight, Boulevard, Sportster 883 ou a própria Dragstar se quiser gastar menos.

juscelino
06-11-12, 22:50
Compre uma tenere 250cc. Comprei uma tenere 250cc 2012/2013 a moto é muito otima. Só para você ter uma ideia, estou amaciando a moto andando na manha só dentro da cidade. Na primeira medição de comsumo de combustivel = 33,30km/l e a segunda = 31km/l . A moto tem durabilidade, conforto , economia e é uma senhora moto. Pode comprar de olho fechado que voce não vai se arrepender. Veja no site best cars web site = Opinião de propietário tenere 250cc e também opinião de propietario xre 300cc e da cb 300cc e tire sua conclusão. Dê uma olhada no video da minha que coloquei no youtube = Tenere 250cc 2013 personalizada

jatobá
06-11-12, 23:10
Cara pesquise na net e verá que a CB 300 tem um motor que dá muitos problemas.
Teneré sem duvidas.
Confiavel, confortavel e bonita.

Lucas TXS
06-11-12, 23:30
Todas as duas tem vantagens e desvantagens. Aqui no fórum mesmo se pesquisares vais achar mais tópicos sobre elas.

A Ténéré 250 é mais versátil, todo-terreno, postura mais ereta, enfim uma trail... mas, tem uma desvalorização maior do que a CB para futura venda.

Todavia eu tô com o Chris: ia de Ténéré 250.

Poderias cogitar outras alternativas semi-novas já que vais ficar tão pouco tempo com ela... assim perdes menos dinheiro...

juscelino
07-11-12, 00:12
Compre uma tenere 250cc. Depois você pega uma tenere 660cc ou uma super tenere 1200cc. O resto vai ser só alegria!!!!!!:)

chriskopsch
07-11-12, 00:47
Caramba, agora fiquei pensando em ter uma Ténere 660, motão ein?!

É mais cara, mas vale a pena.

Quem sabe né.. hehe

To loco mesmo pra pegar uma Tenere 250, primeiro eu tava querendo a CB3, depois Fazer, mas agora já to de olho nas trail, principalmente a Té250 :D

Abs,

Rubinho
07-11-12, 05:53
Amigo, primeira coisa, se vai comprar uma moto pra ficar pouco tempo, compre semi-nova, do contrário vai perder uma fortuna em desvalorização, emplacamento...Acabei de comprar uma Ténéré 250 2011, tirada zero da concessionária em maio desse ano, a moto está com 3000km, ou seja praticamente zero, economizei aí miseravelmente R$ 3.500,00

Estilo é uma coisa muito pessoal, eu por exemplo, praticamente sempre tive moto trail, acho que são motos muito mais adaptadas a nossa realidade do péssimo asfalto de nossas ruas e estradas.

Quesito roubo, a Ténéré leva imensa vantagem, a CB300 é considerada cheque ao portador de tanto que é visada, então você que mora no RJ tem que pensar sobre isso, Ténéré 250 sem seguro ainda da pra andar, CB300 é complicadíssimo.

Desempenho das duas não acho que seja fator a levar em consideração, a CB300 anda um tiquinho a mais, tiquinho mesmo, então esqueça isso.

Consumo da Ténéré é melhor, facilmente faz acima de 28km/l, já na CB300 fica entre 22 e 26 na maioria dos casos que já vi.

Custo de manutenção acredito que fique elas por elas, com uma pequena vantagem da CB300 que é mais fácil de achar peças paralelas.

Valor e facilidade de revenda é com a Honda, sem dúvida, mas te falo que não existe Ténéré 250 encalhada, a primeira que tive vendi em uma semana, acabei de comprar outra que tinha 10 dias de anunciada.

Pra viajar a proteção aerodinâmica da bolha da Ténéré é uma maravilha, muito confortável.

CB300 tem um visual arrebatador, não posso negar, mas a Ténérézinha tem seu charme também.

Amigo, aconselho a você, assim que conseguir a habilitação, fazer um test-drive nas duas motos e veja qual se adapta melhor ao seu perfil. Ah, já ia me esquecendo, pela sua idade, se tive problemas de coluna (principalmente lombar) esqueça motos custom como a Shadow, a suspensão traseira dessas motos é muito dura e a posição de pilotagem faz os impactos irem direto pra lombar. Sou apaixonado por custom mas não posso ter uma por esse motivo, então as trail são as motos que mais se assemelham ao tipo de tocada de uma custom, ou seja, tocada tranquila, curtindo a moto e a estrada.

halvaro
07-11-12, 08:58
Cara pesquise na net e verá que a CB 300 tem um motor que dá muitos problemas.
Teneré sem duvidas.
Confiavel, confortavel e bonita.

O motor da Yamaha tb não é isento de problemas, não da pra se basear nessa balela

O fato é que 2 motos de proposta totalmente diferente, Teneré tem comparar com XRE e CB300 com Fazer

Então tem que ver primeiro que tipo de moto o cara quer

JAMES MENDES
07-11-12, 09:27
O motor da Yamaha tb não é isento de problemas, não da pra se basear nessa balela

O fato é que 2 motos de proposta totalmente diferente, Teneré tem comparar com XRE e CB300 com Fazer

Então tem que ver primeiro que tipo de moto o cara quer

Concordo, são bem diferentes mesmo. Ontem peguei a Régis Bittencourt com a Teneré senti muita frustração de uma CB300 me passando kkkkkkkkkkkkkkkk..isso pq eu tava no máximo da Teneré que é 130 km/h.

Revenda da Honda é maior, faça seguro.

Teneré é bem mais confortável. Lombadas se tornam apenas uma elevação de asfasto com ela hahaha..

halvaro
07-11-12, 09:32
Teneré é bem mais confortável. Lombadas se tornam apenas uma elevação de asfasto com ela hahaha..

Essa é a parte que eu mais gosto nas trail

jatobá
07-11-12, 10:23
O motor da Yamaha tb não é isento de problemas, não da pra se basear nessa balela

O fato é que 2 motos de proposta totalmente diferente, Teneré tem comparar com XRE e CB300 com Fazer

Então tem que ver primeiro que tipo de moto o cara quer

Como já disse em outro tópico, falo de problemas crônicos e recorrentes.

Quanto a serem propostas diferentes, sim na essência são.
Mas são 2 motos feitas e usadas para cidade principalmente.
Aí fica ao gosto do freguês.
Mas A CB 300, não compraria de jeito nenhum, só se fosse usada a um preço Bemmm convidativo.

DOUGLAS 00
07-11-12, 10:51
A Tenere é ótima, mas é preciso ter um bom porte físico, pois a moto é alta. Mas como é trail, tem mais conforto que a CB.

Mas mesmo assim, acho que CB 300 e Fazer são melhores escolhas. E como vc vai trocar logo, recomendo uma semi-nova com boa procedência. O pessoal fala que a CB estoura motor, mas como vc vai ficar pouco tempo com ela e o uso é lazer, acho mais vantagem pegar ela logo, pois é bem mais fortinha.

cabra de brasilia
07-11-12, 11:13
Cara esse polêmico assunto deve ser sacanagem de alguém criando usuário pra fazer essa pergunta só pode!!!!.....porque de um tempo pra cá o que mais aparece é usuário novato de 1 post que faz exatamente essa pergunta......Fazer ou CB 300R?........Lander ou XRE?........

DOUGLAS 00
07-11-12, 11:16
Cara esse polêmico assunto deve ser sacanagem de alguém criando usuário pra fazer essa pergunta só pode!!!!.....porque de um tempo pra cá o que mais aparece é usuário novato de 1 post que faz exatamente essa pergunta......Fazer ou CB 300R?........Lander ou XRE?........

É que cada caso é um caso e conforme a condição dada, para muitos uma é melhor e para outros, a outra compensa mais.

halvaro
07-11-12, 11:23
Cara esse polêmico assunto deve ser sacanagem de alguém criando usuário pra fazer essa pergunta só pode!!!!.....porque de um tempo pra cá o que mais aparece é usuário novato de 1 post que faz exatamente essa pergunta......Fazer ou CB 300R?........Lander ou XRE?........

Agora vc viajou, não vejo por que colocar em dúvida o propósito do autor do topico

jatobá
07-11-12, 11:40
O autor tópico do foi especifico, quanto ao seu uso e suas prioridades.
Essa é a finalidade dos fóruns.
Quem tá criando polêmica é vc, fugindo do assunto do tópico.

Natão
07-11-12, 11:48
Compra uma SUzuki DR 800 pelo valor dessas motos e seja feliz hhehehe. Sinceramente, hoje, se fosse iniciar compraria a Sahara em bom estado, uma moto que não vaza óleo, que não tem índice de roubo, que não precisa de seguro, que não quebra quadro, que não chacoalha todo o painel, e ainda sobra muita, muita grana!

romeo
07-11-12, 14:36
qto ao tópico.... as duas motos são ótimas, mas com características muito diferentes e específicas...

a ténéré é uma moto que aceita bem um fora de estrada leve, macia e muito confortável.... a cb300 se dá melhor em asfalto, tem suspensão mais firme e com um "leve" toque de esportividade na maneira de pilotá-la....

qualquer uma das duas é boa escolha, basta considerar o que vc presa mais....


quanto à eterna critica às cb's e seus motores problemáticos... nunca é demais lembrar, existem vários casos de ténéré vazando óleo por aí... é só procurar, muitos inclusive tiveram motores de suas motocicletas fundidos...

então, como vemos, tudo tem problemas e qualidades....

abs

halvaro
07-11-12, 15:13
Compra uma SUzuki DR 800 pelo valor dessas motos e seja feliz hhehehe. Sinceramente, hoje, se fosse iniciar compraria a Sahara em bom estado, uma moto que não vaza óleo, que não tem índice de roubo, que não precisa de seguro, que não quebra quadro, que não chacoalha todo o painel, e ainda sobra muita, muita grana!

Se todos pensassem assim as fábricas fechariam, para alguns aqui ninguem deve comprar Honda nem moto 0km

Natão
07-11-12, 15:52
Se todos pensassem assim as fábricas fechariam, para alguns aqui ninguem deve comprar Honda nem moto 0km

Bom, isso é a minha opinião, eu não preciso saber, não quero saber e por mim e nem me importa se a imensa maioria pensa assim! Teu comentário é meio fora, meio não, totalmente fora de contexto aqui no caso. E montadora fechar, uma Honda fechar, uma Yamaha fechar, hahahaa, com o Lobby que eles tem vendendo uma moto que custa aí uns 1000 dólares na produção por uns 8000 reais, hum, difícil hein.

Compra Honda quem quer e moto 0km também, eu não compro porque eu vejo o que vale a pena hoje, eu analiso as coisas, não compro por impulso. Já tem gente que não controla muito os gastos e compra...

Nunca eu trocaria um motor confiável de uma Sahara por um de CB 300, nunca eu trocaria um quadro confiável de uma Sahara por um de uma Teneré 250 (isso evidentemente, pagando o valor que se diz que elas valem).

Brasileiro gosta de pegar zero e pagar ágio sobre valor da montadora... Agora imagina se todos só comprassem motos 0km, o restante viraria sucata, e o preço das novas estaria mais caro do que já está!

J.Marcos
07-11-12, 22:30
Cara esse polêmico assunto deve ser sacanagem de alguém criando usuário pra fazer essa pergunta só pode!!!!.....porque de um tempo pra cá o que mais aparece é usuário novato de 1 post que faz exatamente essa pergunta......Fazer ou CB 300R?........Lander ou XRE?........


Primeiramente vou responder ao provável amigo cabra de brasilia.
Posso ser novato nesse fórum, mas já participo de outros fóuns há pelo menos uns 12 anos e sempre prezando pela troca de informações entre os participantes.
Nunca entraria em um fórum para poluir o mesmo.
Sei que são máquinas de diferentes concepções e usos.
Conforme reportei na minha pergunta inicial, sou do tempo das cinquentinhas.
De lá pra cá houve muitas mudanças entre as motos. Eu também nessa epoca era de menor de idade e de cidade pequena onde na época nem existia fiscalização.
Realmente é minha primeira postagem. Como tudo na vida tem sempre que existir um primeiro passo.
Não gostaria de ficar aqui resumido a uma única postagem.
Cheguei nesse fórum com o intuido de fazer amizades virtuais e quem sabe em um futuro próximo amizades pessoais.
Prometo fazer tudo para abrilhantar essa comunidade e fórum.
Abraços fraternos ao amigo cabra de brasilia e a todos os participantes.


Agora resposta a todos os outros prováveis amigos que se empenharam em tentar me orientar.
Não vou citar os nomes de todos para não poluir a postagem, mas agradeço a todos a atenção dispensada.
Alguém, um dos membros me chamou a atenção para o fato da minha estatura, pois a mesma poderia de certa forma me dificultar o usa da Teneree.
Bom minha altura é de 1.72 e 68 quilos, então acho que de certa forma dificulta o uso de uma tenere.
Também me atentaram para a aquisição de uma moto usada, onde a desvalorização seria bem menor. Agradeço os conselhos, mas como não entendo nada e pretendo fazer uso em viagens, não gostaria de ficar na estrada. Acredite, tenho pessímas lembranças da minha cinquentinha. Justamente por não entender nada.
Outra coisa que alguém também falou é quanto a velocidade final das máquinas.
Como disse, tenho 50 anos de idade, minha euforia por velocidade já passou há tempos. Possuo dois carros de bons torques e em carro que tem motor na frente, para choque, capô e um monte de ferragem, para nos proteger, minha velocidade de cruzeiro é no máximo 100 km, chegando a 110 em uma ultrapassagem. Com uma moto não gostaria de estar me arriscando em velocidades "além da realidade", pelo menos para mim.
Outro assunto levantado foi quanto ao consumo entre as máquinas, bem maior nas CBs.
Agradeço imensamente as informações, pois me baseei muito nas estéticas das máquinas e acabei por esquecer esse detalhe.


Agora pergunto:

Qual seria mais economica entre uma CB 300 e uma Fazer 250?

Sei que mudei radicalmente minha pergunta do tópico, mas é só para efeito de comparação.

Para os entendidos nas regras do fórum.

Seria melhor abrir um outro tópico e refazer a pergunta direcionando a dúvida entre uma CB e uma Fazer?

No mais, se esqueci de responder algum outro comentário, peço humildemente desculpas ao participante que postou.

Abraços fraternos a todos deste fórum .'.


Editando o tópico para acrescentar uma mais um agradecimento.

Ao amigo que postou sobre as Suziki. reconheço que devem ser boas máquinas, mas se ver o representante das mesma em nossa cidade, ficaria meio decepcionado. Meu maior receio é quanto ao fato de reposição de peças.

Um adendo.
Na minha cidade temos as concessionárias da Honda, Yamanha, Suziki, Dafra.

blackk098
07-11-12, 23:12
Fala, J.Marcos, beleza?

São estilos diferentes de motos. Creio que pelo gosto predominante do público da sua idade, bem como para o uso que destinará a moto, a Tenere 250 cairia melhor. Ela é uma moto mais confortavel e silenciosa que a CB300. Caso preferisse uma moto com pilotagem mais agressiva, em trechos urbanos principalmente, a CB sairia melhor, porém, em estradas o conforto da Tenere espanca a CB. Em caso de revenda, a CB300 ganha. É uma moto de comércio mais fácil, mas vale lembrar que moto que vende fácil, rouba fácil, e esse é um dos pontos negativos da CB, o número de roubos é grande (muito maior do que o indice da Tenere). São duas motos excelentes, no meu caso, para meu uso, eu escolheria a CB300, pois ando mais na cidade e ando forte, mas no seu caso, sem dúvidas a Tenere cairá melhor.

Abs.'.

Rubinho
08-11-12, 05:45
J.Marcos, a Fazer 250 compartilha o mesmo motor da Ténéré 250, consumo praticamente idêntico entre as duas, com a Fazer podendo até ser um pouco mais econômica do que a Ténéré devido a fatores aerodinâmicos. A fazer consegue facilmente fazer médias acima de 28km/l, pelo seu estilo de pilotagem acredito que faça até mais.

A questão da altura é relativa, tá cheio de "anão" andando de moto trail por aí, é tudo uma questão de se adaptar, mas claro que isso leva tempo e experiência, a Ténéré 250 é mesmo alta e relativamente pesada, eu tenho 1,78 e fico muito bem em cima dela, mas tenho 15 anos de motociclista e já passei por muitas motos, até mesmo mais altas do que a Ténéré.

No seu caso acho que a Fazer também seria uma excelente opção, pois além das qualidades do motor, é uma moto bem mais confortável do que a CB300 devido a características de ciclística (suspensão, posição de pilotagem). Para quem não tem perfil motomano, a Fazer é disparado melhor opção na minha opinião.

halvaro
08-11-12, 08:00
J.Marcos, a Fazer 250 compartilha o mesmo motor da Ténéré 250, consumo praticamente idêntico entre as duas, com a Fazer podendo até ser um pouco mais econômica do que a Ténéré devido a fatores aerodinâmicos. A fazer consegue facilmente fazer médias acima de 28km/l, pelo seu estilo de pilotagem acredito que faça até mais.



Tem que ver a relação de transmissão das 2, normalmente as Trail tem relação mais curta, portanto consumo maior, não sei se é o caso na TN, mas é bem provável

Natão
08-11-12, 08:31
Não, a relação final da Té, e da Fazer são praticamente iguais, tanto que em velocidade final a Té anda mais do que a XRE 300, justamente por ter uma relação mais alongada, diferentemente da Lander

halvaro
08-11-12, 08:38
Brasileiro gosta de pegar zero e pagar ágio sobre valor da montadora... Agora imagina se todos só comprassem motos 0km, o restante viraria sucata, e o preço das novas estaria mais caro do que já está!

A idéia é essa mesma, como no primeiro mundo, aqui no Brasil que é esse absurdo, motos e carros com 15, 20, 30 anos, a grande maioria péssimas e ainda por cima vendidas por preços absurdos, isso sim é ubsurdo, pagar caríssimo por essas motos velhas.

Deveria ser como no Japão, impostos cada vez mais altos para veículos mais velhos, de modo a irem pra sucata mesmo, restando apenas os exemplares de colecionadores, restaurados em condições de 0km, pra quem realmente gosta e pode se dar ao luxo disso. Aí compra moto antiga por gosto mesmo, e não por suposto custo/ben.

Fora isso, é necessário renovação de frota, nada a ver esse negócio de ficar endeusando uma Sahara , quadro resistente tem várias motos atuais na faixa dela que tb tem, talvez ainda mais resistente que ela.

Natão
08-11-12, 08:43
A idéia é essa mesma, como no primeiro mundo, aqui no Brasil que é esse absurdo, motos e carros com 15, 20, 30 anos, a grande maioria péssimas e ainda por cima vendidas por preços absurdos, isso sim é ubsurdo, pagar caríssimo por essas motos velhas.

Deveria ser como no Japão, impostos cada vez mais altos para veículos mais velhos, de modo a irem pra sucata mesmo, restando apenas os exemplares de colecionadores, restaurados em condições de 0km, pra quem realmente gosta e pode se dar ao luxo disso. Aí compra moto antiga por gosto mesmo, e não por suposto custo/ben.

Fora isso, é necessário renovação de frota, nada a ver esse negócio de ficar endeusando uma Sahara , quadro resistente tem várias motos atuais na faixa dela que tb tem, talvez ainda mais resistente que ela.


Sim, só que Brasil não é Japão meu caro, aqui se acontecer isso o preço da 0km só subira.
Endeusando Sahara, hahahahaahahahahahahahahahahahahhahahahhhahaahahah ahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahaahhahaha hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha hahahahahahahahaahahahahahahahahaahahhahahahahahah ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah ahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahhahahah ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahaha hahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahah ahahahhahahahahahahahahahahhahahahaha.
Ninguém aqui está endeusando nada não, só que é uma moto forte sim, mais robusta do que qualquer uma da sua faixa de cilindrada do mercado hoje. E nem vou discutir isso contigo porque não vale a pena, pois um cara que acha que teria que sucatear tudo quanto é moto velha, consumindo, consumindo, consumindo, não merece nem uma resposta digna. Inteligência a gente compartilha com inteligência e não intransigência.

JAMES MENDES
08-11-12, 09:08
J Marcos!

Como vc já é uma Senhor rs, a melhor opção pra ti seria a Fazer mesmo, pois é bem confortável e o risco de roubo é menor, mas não isento.
A economia de combustível das duas são parecidas, em torno de 23 a 28 km/l, depende de como anda e como seu problema não será a velocidade a Fazer é melhor. Talvez no começo de 2013 ou ainda neste final de 2012 a Honda apresente uma CB300r um pouco modificada, mas são só especulações. Tem que aguardar mesmo.

Mais uma coisa. eu tenho 1,72 de altura também. A teneré pra quem tem essa estatura é um pouco incomoda, nas paradas e na hora de estacionar a moto, sem falar que ela é pesada pra kct.

Natão
08-11-12, 09:34
Eu vi uma foto diferente da CB 300 R (mas não era tão visível assim), parece que ganhou uma carenagem que segue melhor as linhas da moto e pintada na cor do veículo, e os piscas agora são fumê e não laranja.

A té ganhou pintura nova e uns grafismos...

Entre as duas, por se meu gosto eu ficaria com a Té, mas não se esqueça de comprar o reforço de quadro caso for andar com garupa e baú... A CB é aquela coisa, uma hora vai vazar óleo, daí tem que trocar a junta. Dá pra fazer em casa, mas tem que ter um pouco de paciência.

DOUGLAS 00
08-11-12, 10:22
Bom, isso é a minha opinião, eu não preciso saber, não quero saber e por mim e nem me importa se a imensa maioria pensa assim! Teu comentário é meio fora, meio não, totalmente fora de contexto aqui no caso. E montadora fechar, uma Honda fechar, uma Yamaha fechar, hahahaa, com o Lobby que eles tem vendendo uma moto que custa aí uns 1000 dólares na produção por uns 8000 reais, hum, difícil hein.

Compra Honda quem quer e moto 0km também, eu não compro porque eu vejo o que vale a pena hoje, eu analiso as coisas, não compro por impulso. Já tem gente que não controla muito os gastos e compra...

Nunca eu trocaria um motor confiável de uma Sahara por um de CB 300, nunca eu trocaria um quadro confiável de uma Sahara por um de uma Teneré 250 (isso evidentemente, pagando o valor que se diz que elas valem).

Brasileiro gosta de pegar zero e pagar ágio sobre valor da montadora... Agora imagina se todos só comprassem motos 0km, o restante viraria sucata, e o preço das novas estaria mais caro do que já está!

é que o problema reside que a Sahara mais nova já tem mais de 15 anos. Hoje ainda se acha motos dessas que valham a pena, mas depois de um certo ponto, por mais que vc viva cuidando bem, sempre aparecem "coisinhas a fazer". Principalmente pelo "abençoado" RFVC... Se fror pra rodar pouco, acho que vale a pena sim (pois ai demoram a aparecer os problemas), mas se for pra usar frequentemente, é melhor uma mais nova mesmo.

OBS: Dei umas voltas numa Sahara muito inteira de um amigo do motoclube e pessoalmente não gostei muito, por mais que aquilo ali passe por cima de tudo, não gosto de pilotar perto demais do guidão.

- - - Updated - - -


Primeiramente vou responder ao provável amigo cabra de brasilia.
Posso ser novato nesse fórum, mas já participo de outros fóuns há pelo menos uns 12 anos e sempre prezando pela troca de informações entre os participantes.
Nunca entraria em um fórum para poluir o mesmo.
Sei que são máquinas de diferentes concepções e usos.
Conforme reportei na minha pergunta inicial, sou do tempo das cinquentinhas.
De lá pra cá houve muitas mudanças entre as motos. Eu também nessa epoca era de menor de idade e de cidade pequena onde na época nem existia fiscalização.
Realmente é minha primeira postagem. Como tudo na vida tem sempre que existir um primeiro passo.
Não gostaria de ficar aqui resumido a uma única postagem.
Cheguei nesse fórum com o intuido de fazer amizades virtuais e quem sabe em um futuro próximo amizades pessoais.
Prometo fazer tudo para abrilhantar essa comunidade e fórum.
Abraços fraternos ao amigo cabra de brasilia e a todos os participantes.


Agora resposta a todos os outros prováveis amigos que se empenharam em tentar me orientar.
Não vou citar os nomes de todos para não poluir a postagem, mas agradeço a todos a atenção dispensada.
Alguém, um dos membros me chamou a atenção para o fato da minha estatura, pois a mesma poderia de certa forma me dificultar o usa da Teneree.
Bom minha altura é de 1.72 e 68 quilos, então acho que de certa forma dificulta o uso de uma tenere.
Também me atentaram para a aquisição de uma moto usada, onde a desvalorização seria bem menor. Agradeço os conselhos, mas como não entendo nada e pretendo fazer uso em viagens, não gostaria de ficar na estrada. Acredite, tenho pessímas lembranças da minha cinquentinha. Justamente por não entender nada.
Outra coisa que alguém também falou é quanto a velocidade final das máquinas.
Como disse, tenho 50 anos de idade, minha euforia por velocidade já passou há tempos. Possuo dois carros de bons torques e em carro que tem motor na frente, para choque, capô e um monte de ferragem, para nos proteger, minha velocidade de cruzeiro é no máximo 100 km, chegando a 110 em uma ultrapassagem. Com uma moto não gostaria de estar me arriscando em velocidades "além da realidade", pelo menos para mim.
Outro assunto levantado foi quanto ao consumo entre as máquinas, bem maior nas CBs.
Agradeço imensamente as informações, pois me baseei muito nas estéticas das máquinas e acabei por esquecer esse detalhe.


Agora pergunto:

Qual seria mais economica entre uma CB 300 e uma Fazer 250?

Sei que mudei radicalmente minha pergunta do tópico, mas é só para efeito de comparação.

Para os entendidos nas regras do fórum.

Seria melhor abrir um outro tópico e refazer a pergunta direcionando a dúvida entre uma CB e uma Fazer?

No mais, se esqueci de responder algum outro comentário, peço humildemente desculpas ao participante que postou.

Abraços fraternos a todos deste fórum .'.


Editando o tópico para acrescentar uma mais um agradecimento.

Ao amigo que postou sobre as Suziki. reconheço que devem ser boas máquinas, mas se ver o representante das mesma em nossa cidade, ficaria meio decepcionado. Meu maior receio é quanto ao fato de reposição de peças.

Um adendo.
Na minha cidade temos as concessionárias da Honda, Yamanha, Suziki, Dafra.

Nesse seu uso mais tranquilo, as duas dão e sobram. Nesse caso, eu recomendo a Fazer, por ser mais adequada a teu uso e mais confortável, mas sem desconsiderar a CB, pois em teoria vende mais fácil e por ser mais "divertida" na pilotagem.

Lucas TXS
09-11-12, 02:10
A idéia é essa mesma, como no primeiro mundo, aqui no Brasil que é esse absurdo, motos e carros com 15, 20, 30 anos, a grande maioria péssimas e ainda por cima vendidas por preços absurdos, isso sim é ubsurdo, pagar caríssimo por essas motos velhas.

Deveria ser como no Japão, impostos cada vez mais altos para veículos mais velhos, de modo a irem pra sucata mesmo, restando apenas os exemplares de colecionadores, restaurados em condições de 0km, pra quem realmente gosta e pode se dar ao luxo disso. Aí compra moto antiga por gosto mesmo, e não por suposto custo/ben.

Fora isso, é necessário renovação de frota, nada a ver esse negócio de ficar endeusando uma Sahara , quadro resistente tem várias motos atuais na faixa dela que tb tem, talvez ainda mais resistente que ela.


* Aumento de impostos;

* Se igualar ao 1º mundo;

* Renovação de frota...

Esse teu consumismo aí tá fora da realidade. Muito fora. Ao menos da maioria esmagadora do Brasil.

E o povo pobre e trabalhador que precisa duma motinho? Vai andar de bike??

Conheço muita moto com 15 anos rodando redondinho.

Não existe moto que não dê problema. Umas mais, outras menos. Apesar de ser menos provável acontecer algo com uma moto nova, vai muito do dono.

Minha moto é 2004 e tá inteiraça. Enquanto isso a do vizinho, 2008, um bagaço.

O que é sucata, a polícia tá aí pra quê? Não é pra averiguar se tem condições de rodar ou não???

E não sei de onde tirasses que "moto velha" é "caríssima"...

Ou és um mal negociante, ou estás fora da realidade.


E cara, em que país tu vives? No Brasil ou no Japão?

Brasileiro trabalha quase um terço do ano só pra pagar impostos e no fim recebe só R$622,00 por mês!!!

A saída é ter 2 empregos. Isso mesmo, 2 Empregos!!!

Enquanto isso, trabalhando 9 horas diárias um japonês ganha, em reais, no mínimo, aproximadamente "só" R$ 4.200,00.


Ou seja, são dois casos totalmente diferentes...


Por favor, não piore a vida do brasileiro...


Voltando ao assunto do tópico, quanto à moto, repito: Ténéré 250.

loginpadrao
09-11-12, 07:27
A idéia é essa mesma, como no primeiro mundo, aqui no Brasil que é esse absurdo, motos e carros com 15, 20, 30 anos, a grande maioria péssimas e ainda por cima vendidas por preços absurdos, isso sim é ubsurdo, pagar caríssimo por essas motos velhas.

Deveria ser como no Japão, impostos cada vez mais altos para veículos mais velhos, de modo a irem pra sucata mesmo, restando apenas os exemplares de colecionadores, restaurados em condições de 0km, pra quem realmente gosta e pode se dar ao luxo disso. Aí compra moto antiga por gosto mesmo, e não por suposto custo/ben.

Fora isso, é necessário renovação de frota, nada a ver esse negócio de ficar endeusando uma Sahara , quadro resistente tem várias motos atuais na faixa dela que tb tem, talvez ainda mais resistente que ela.

Isso ta mais pra estimulo ao consumo do que outra coisa. Eu não endeuso uma Sahara, porém reconheço sua qualidades de força e resistência! Eu não endeuso um fusca, porém também reconheço sua força, e habilidade de ser consertável!! Veículos antigos não sofriam de um problema serio chamado obsolência programada! Quem tem um carro ou moto da década de 80 sabe que tem um veiculo virtualmente indestrutível e com peças baratas!

Sobre a pergunta mais recente do autor: Acredito que a Fazer 250 seja mais econômica mesmo!

E sobre a pergunta original: Eu experimentaria logo uma trail, pelo grane conforto do estilo.

halvaro
09-11-12, 07:39
Esse teu consumismo aí tá fora da realidade. Muito fora. Ao menos da maioria esmagadora do Brasil.

E o povo pobre e trabalhador que precisa duma motinho? Vai andar de bike??

Conheço muita moto com 15 anos rodando redondinho.



A realidade é completamente diferete do que vc fala, moto com 15 anos redondinha, em estado que realmente ofereça segurança para o usuário tem sim, mas normalmente custam igual ou até mais caro que motos com 5 anos ou menos de uso, viram raridade, caem na mão de especuladores que vendem por preços absurdo.
Então para o pobre trabalhador é muito mais fácil comprar uma semi-nova ou mesmo nova que não vai dar tanta dor de cabeça e estará bem servido.
E se no final das conta não der o dinheiro e tiver que andar de bike, qual o problema nisso, não é nenhuma vergonha andar de bike, todos nós aqui já andamos um dia, então esse papinho socialista pra mim não cola.

Natão
09-11-12, 08:28
Bom motos de 15 anos já não digo hahahahahah (se bem que eu tinha uma XR 200 com 13 anos, tinha 65 mil km originais e fazia aí seus 33km/L fácil, nunca pensei em ter outra moto até me roubarem :sad:)

Mas motos de 4~5 anos é normal no mercado hoje. Minha Yes mesmo é 2008, paguei mais caro do que o valor de tabela, mas também peguei com 4.5 mil km rodados. Dificilmente eu compraria uma moto zero novamente (se não tiver condições especiais de financiamento), pois dá pra achar muita coisa boa, como achei essa Yes, praticamente nova por um valor muito abaixo de uma 0km... o jeito é garimpar.

Um amigo meu comprou uma V-Strom 10/11 com 1311 km rodados, uma moto de 2 anos, que nem amaciada foi direito, pagou 5 mil mais barato do que uma nova! Ou seja, se procurar acha, agora se tiver pressa daí só 0km na Concessionária mesmo.

halvaro
09-11-12, 12:40
Bom motos de 15 anos já não digo hahahahahah (se bem que eu tinha uma XR 200 com 13 anos, tinha 65 mil km originais e fazia aí seus 33km/L fácil, nunca pensei em ter outra moto até me roubarem :sad:)

Mas motos de 4~5 anos é normal no mercado hoje. Minha Yes mesmo é 2008, paguei mais caro do que o valor de tabela, mas também peguei com 4.5 mil km rodados. Dificilmente eu compraria uma moto zero novamente (se não tiver condições especiais de financiamento), pois dá pra achar muita coisa boa, como achei essa Yes, praticamente nova por um valor muito abaixo de uma 0km... o jeito é garimpar.

Um amigo meu comprou uma V-Strom 10/11 com 1311 km rodados, uma moto de 2 anos, que nem amaciada foi direito, pagou 5 mil mais barato do que uma nova! Ou seja, se procurar acha, agora se tiver pressa daí só 0km na Concessionária mesmo.

Sim , motos com poucos anos de uso, ou até semi-novas, eu mesmo optei por isso, uma Intruder 2011 com 5000km por 3.200,00, é um custo/ben excelente.
Agora não pagaria esses mesmo 3,200,00 por CG velha que pedem tranquilamente poraí, foi isso que eu quiz dizer.
Agora Sahara, a mais nova que vai encontrar é 1999, 13 anos de uso, a grande maioria com alta quilometragem e um monte de coisa pra fazer, por melhor que esteja não da pra comparar com uma Teneré ou XRE 0km, é outra coisa.

Natão
09-11-12, 12:57
Sim , motos com poucos anos de uso, ou até semi-novas, eu mesmo optei por isso, uma Intruder 2011 com 5000km por 3.200,00, é um custo/ben excelente.
Agora não pagaria esses mesmo 3,200,00 por CG velha que pedem tranquilamente poraí, foi isso que eu quiz dizer.
Agora Sahara, a mais nova que vai encontrar é 1999, 13 anos de uso, a grande maioria com alta quilometragem e um monte de coisa pra fazer, por melhor que esteja não da pra comparar com uma Teneré ou XRE 0km, é outra coisa.

Bom, não dá mesmo só que uma Sahara assim também não irá custar o preço das novas... no máximo, máximo metade do que custa uma Té ou uma XRE 0km hoje.
Outra vantagem da Sahara que vejo é que não é uma moto muito visada, quer dizer, não é nada visada. Onde moro não teria uma Té nem a XRE por conta do valor dos seguros (todos acima de 2000 reais), e são motos visadas...

Tem sempre suas coisas pra fazer, isso é certo... afinal uma motocicleta de 13 anos que não tem nada pra fazer só se for de coleção. Mas o custo x benefício pra onde moro hoje é o melhor (isso se quiser uma moto mais forte, claro).

Eu e um amigo meu já chegamos a conclusão... se as motos começarem a subir de valor de seguro assim (ele tem uma H-D Dyna 1600 2011 - pagou o seguro no primeiro ano 800 reais, esse ano ficou em 1900 reais!), a melhor coisa a fazer para ter moto maior (um pouco maior) é comprar moto mais antiga e se contentar com o que ela oferece (a Sahara seria a primeira opção).

Bom mas hoje trocaria minha Yes por duas motos apenas.: GSR 150i ou Citycom 300i.

DOUGLAS 00
09-11-12, 13:39
Bom mas hoje trocaria minha Yes por duas motos apenas.: GSR 150i ou Citycom 300i.


Vc não tava com a Next? Vendeu por que?

Natão
09-11-12, 13:53
Vc não tava com a Next? Vendeu por que?

Pq comprei uma V-Strom, daí peguei parte da grana para pagá-la

Mas depois mais pra frente queria uma scooter pois são muito menos visadas do que qualquer outro tipo de ciclomotor e muito bons para andar na cidade grande, sem ficar na chatisse de ficar empilhando marcha o tempo todo, além de que não tem corrente para lubrificar... Corrente é algo que ainda quero apagar da minha vida...

halvaro
09-11-12, 13:54
Vc não tava com a Next? Vendeu por que?

Ele trocou por uma Suzuki V-strom , tem um topico sobre ela

DOUGLAS 00
09-11-12, 14:17
Pq comprei uma V-Strom, daí peguei parte da grana para pagá-la

Mas depois mais pra frente queria uma scooter pois são muito menos visadas do que qualquer outro tipo de ciclomotor e muito bons para andar na cidade grande, sem ficar na chatisse de ficar empilhando marcha o tempo todo, além de que não tem corrente para lubrificar... Corrente é algo que ainda quero apagar da minha vida...

Belo UP! Sobre as Scooters, acho que são uma ótima opção sim, no seu caso.

JAMES MENDES
09-11-12, 16:00
Vocês falaram em Citycom 300i. Eu pensei em pegar a carta de crédito da honda e pegar ela..depois pegar 3 mango e pegar a Next e ficar com as 2, mas só pensei, por enquanto. Enche o saco vocês querer andar nas motocas e ter que colocar baú. Na maioria dela acaba com a moto.

Felipe.s
09-11-12, 23:12
sou meio suspeita a falar,,mais vou dar minha opinião,nunca gostei de motos trail porque rodo 90% asfalto e 10% calçamento e nos finais de semana dou uma viajadinhas ai mais uma galera ,e moto street on-road é bem melhor pra min e velocidade final pra min é essencial,não que eu vá andar a 160lm/h direto mais motos trails tenhão mais força do que velocidade final..
e sei que gosto é gosto mais a traseira da tenere tiraram nem sei daonde,só me lembra uma xtz 125 a traseira dela mais o resto a moto é bonitona a azul e a branqunha emtão,,mais boa sorte ai na escolha..