PDA

Ver Versão Completa : Primeira moto 4 cilindros = furada?



bomberman
13-11-12, 02:00
Caras, estou com muita vontade de comprar uma Bandit 600n como primeira moto. Que dificuldades irei encontar em APRENDER a pilotar de cara numa 4 cilindros?

Quais as chances de eu me fu**r?

chiccoli
13-11-12, 03:01
vc tem o q ? 125/150 ?
se for, é a diferença de sair de uma bicicleta motorizada pra uma moto.., twister eu ja senti uma boa diferença, não motor, mas eu digo em questão de pilotagem da moto, frenagem e tudo mais.., comportamento totalmente diferente.
a vem a pergunta basica de todo mundo, qual é a chance de eu me matar com 4, 6x mais potencia de uma vez ? tem bastante viu.., ainda mais em rodovia..
se usar todo dia, vai uns 2 meses pra egar as manhas e uns 6 pra saber andar certo.

bomberman
13-11-12, 03:34
Nem 125 nem 150. Como eu disse, essa seria minha primeira moto.

Ja sei andar, mas nao tenho experiencia nenhuma.

irai
13-11-12, 06:01
Olha, possível é, eu tenho um amigo que aprendeu a andar de 7Galo, sem nunca ter subido numa moto antes, mas isso exige muita cautela.

Eu recomendaria uma moto menor, uma 250cc pra ir pegando as manhas, nem que fosse por uns 6 meses só, e depois partir para uma maior.

A dificuldade de andar em uma moto maior sem ter experiência, nem é tanto o motor, e sim o pêso, são motos de mais de 200Kg, por vezes o dobro do pêso de uma moto pequena, é preciso saber balancear essa massa toda em movimento, usar mais o corpo na pilotagem, é facil facil passar direto em uma curva um pouco mais forte, caso não se tenha o "jeitinho" de curvar uma moto pesada.

De qualquer forma, se tu quiser mesmo a 600cc, muita calma até te habituares bem com ela, a Bandit é uma moto facil de guiar se comparada a outras do mesmo porte, mas ainda assim exige certos cuidados.

Neto SP
13-11-12, 06:04
Eu tenho Bandit,e a possibilidade de se ferrar entenda morrer começando com uma moto como ela é grande!!

veja porque..

Tempo de reação você nunca pilotou e por isto não tem noção de distancia e velocidade.

A Bandit e outras nakeds 4 cilindros e 2 cilindros atingem em primeira marcha cerca de 90 km/h praticamente a velocidade máxima de uma 125 atual que e´pouco mais de 100 km/h e atingem 160 km/h mais rápido do que uma 250 atinge 100 km/h e ao mesmo tempo desacelera de 200 km/h para zero em curtas distancias seguramente em cerca de 180 metros ou menos, sem uma técnica minima de pilotagem e algum conhecimento sobre curvas e frenagem a chance de tomar um chão ou parar em cima do capo de um carro ou debaixo de um caminhão é enorme.

A moto é grande e pesada quando se esta aprendendo, a pilotar costuma ralar e riscar a moto em todo canto é fácil em uma moto pequena você pagar 40 R$ em uma lateral plastica porem em uma 650 um simples ralada no portão pode sair mais de 700 R$.

Por ser grande a moto fica presa no transito com facilidade!

È uma moto ruim para ser usada diariamente em grandes centros alem de ficar presa no transito você tem a todo momento ficar calculando aonde vai passar para não ser assaltado, pelo menos aqui em SP voce não apenas corre o risco de perder a moto como pode até levar um tiro por causa dela, por este motivo so uso a minha para viajar.

Minha recomendação é que você comece com uma moto pequena no Maximo uma 250 monocilíndrica, mas de preferencia uma pequena mesmo com menos de 200 cc aprenda a pilotar e estude técnicas de pilotagem e frenagem e depois de um tempo va subindo de cilindrada é aquele negocio primeiro voce engatinha (125/150/200cc) depois anda (250/500cc) e finalmente corre (600 ou +).
boa sorte!

JGuillen
13-11-12, 06:04
Então, você tem habilitação mas não tem experiência. E, provavelmente, não sabe andar no trânsito.
Eu comecei com uma 125 e ainda bem, pois levei cada susto enquanto aprendia na real a andar de moto. Ainda bem que é moto com baixa potência (9-12cv) e leve (90-110 kg), logo é mais fácil corrigir as cabaçadas, do que uma 600+, pois são mais de 50cv, podendo chegar a 110cv e mais de 170 kg. Não fosse a pequena, com certeza já estaria ou com ralados e fraturas pelo corpo ou com um belo prejuízo em peças para a moto. Até aprender a freiar corretamente, andar na chuva, andar no corredor, acelerar, olhar os espelhos sabendo que tem mais pontos cegos do que carro e que os motoristas vivem sacaneando os motociclistas.
Isso que ando igual tiozinho. Mas, a moto pede, de vez em quando, um "insane mode" até para escapar de motoristas ***.
Mas, teve o caso divulgado nos forums e youtube de um cara que começou de cb1000r, soube que levou uns sustos. As 600 destracionam o pneu com facilidade, travam os pneus com facilidade, para quem não sabe controlar, é chão na certa.
O fato é que de carro ou de moto, o cara que está aprendendo, após uns meses já acha que sabe tudo e começa a abusar, porém só sabe acelerar, não conhece direção defensiva, mudanças bruscas de direção ou métodos seguros de frenagem. E, a probabilidade de se arrebentar é enorme. Se o cara souber manter a calma, já reduz essa probabilidade. Mas, a máquina pede e cara obedece.

Bruno Rafael
13-11-12, 06:27
Depende muito de vc, pra quem não tem juizo até uma bicicleta dá pra se matar.

DaniloSS7
13-11-12, 06:44
Dependendo do estilo da pessoa, isso pode ser uma combinação fatal!
Mas é possível que o amigo aí se dê bem nessa missão de usar uma 4 cilindros como primeira moto, isso é uma questão de conhecer a maquina que ele está pilotando, mesmo sem ter a experiencia de pilotagem. Já vi historia de nego se ferrando com Biz como primeira moto, e nego usando Twister como primeira moto e ficar 6 meses sem nem conhecer o gosto do asfalto. Claro que não é aconselhável um cara ter uma moto desse porte com primeira moto, mas cada caso é um caso. Boa sorte a nosso amigo aí, ele vai precisar.

Cachorro
13-11-12, 07:45
É possível, mas não é o mais indicado.

Tenha calma e comece com uma pequena (<250cc), em pelo menos 1 ano de prática tu já estará bem mais seguro pra andar de 600cc.

Abs,

César
13-11-12, 07:52
E o que já falaram aqui,comece com uma fan 125. Quando você tá aprendendo, comete alguns erros básicos que numa moto de baixa potência como a 125 você só levara um susto e aprendera, numa grande esse susto vai que causar uma queda e se você nao morrer poderá ficar alejado, pense nisso. Depois de pelo menos um ano com a 125, usando todo dia no dia-dia, dai sim venda e compre a bandit.

Cachorro
13-11-12, 08:04
Outra coisa... não tenho nada a ver com tua vida financeira, mas tu já calculou quanto custa comprar e manter uma Bandit?

Uma 600N em bom estado tu vai pagar pelo menos uns 17~18 mil... pneu traseiro dura uns 8 mil kms e custa 500tão... óleo e filtro são ~R$100,00 a cada 3 mil kms, ou seja, 2 meses... revisãozinha de compra já gasta de saída uns 500 também... relação +400... IPVA.... gasolina.... qualquer queda, mesmo com a moto parada, tu vai ter que recorrer ao JTolete, daí já viu né...

Se tem grana pra gastar pega uma ER6-N, é nova e os 2 cilindros rendem quase tão bem quanto os 4 da Bandit.

Abs,

nando correa
13-11-12, 08:22
no meu humilde conselho, comece de 125/150 cc semi nova.. isso nao é brincadeira, tu diz que nao sabe pilotar e quer já montar numa grande?? tá maluco?? essas motos são obviamente mais seguras que as menores, porém elas são muito rápidas nas respostas.. é chão na certa logo logo... se vc tiver juízo, morrer não vai, mas vai ter chão e isso é na melhor das hipoteses um baita preju..

Bruno Rafael
13-11-12, 08:42
Outra coisa... não tenho nada a ver com tua vida financeira, mas tu já calculou quanto custa comprar e manter uma Bandit?

Uma 600N em bom estado tu vai pagar pelo menos uns 17~18 mil... pneu traseiro dura uns 8 mil kms e custa 500tão... óleo e filtro são ~R$100,00 a cada 3 mil kms, ou seja, 2 meses... revisãozinha de compra já gasta de saída uns 500 também... relação +400... IPVA.... gasolina.... qualquer queda, mesmo com a moto parada, tu vai ter que recorrer ao JTolete, daí já viu né...

Se tem grana pra gastar pega uma ER6-N, é nova e os 2 cilindros rendem quase tão bem quanto os 4 da Bandit.

Abs,

Mais bons motivos, e se vc começar de baixo vc vai dar valor quando tiver uma moto "grande"

Defeacer
13-11-12, 09:25
O cara deve ter $$$ então pega uma 150, coloca um escape esportivo pra tu fingir que tem moto grande, compra uns equipamentos de segurança decente e aprende a pilotar primeiro e ainda sobra grana pra cerva HAHAH agora se quer começar com uma 4 cilindros, muita boa sorte pra você, vai precisar

DOUGLAS 00
13-11-12, 09:37
Eu tenho Bandit,e a possibilidade de se ferrar entenda morrer começando com uma moto como ela é grande!!

veja porque..

Tempo de reação você nunca pilotou e por isto não tem noção de distancia e velocidade.

A Bandit e outras nakeds 4 cilindros e 2 cilindros atingem em primeira marcha cerca de 90 km/h praticamente a velocidade máxima de uma 125 atual que e´pouco mais de 100 km/h e atingem 160 km/h mais rápido do que uma 250 atinge 100 km/h e ao mesmo tempo desacelera de 200 km/h para zero em curtas distancias seguramente em cerca de 180 metros ou menos, sem uma técnica minima de pilotagem e algum conhecimento sobre curvas e frenagem a chance de tomar um chão ou parar em cima do capo de um carro ou debaixo de um caminhão é enorme.

A moto é grande e pesada quando se esta aprendendo, a pilotar costuma ralar e riscar a moto em todo canto é fácil em uma moto pequena você pagar 40 R$ em uma lateral plastica porem em uma 650 um simples ralada no portão pode sair mais de 700 R$.

Por ser grande a moto fica presa no transito com facilidade!

È uma moto ruim para ser usada diariamente em grandes centros alem de ficar presa no transito você tem a todo momento ficar calculando aonde vai passar para não ser assaltado, pelo menos aqui em SP voce não apenas corre o risco de perder a moto como pode até levar um tiro por causa dela, por este motivo so uso a minha para viajar.

Minha recomendação é que você comece com uma moto pequena no Maximo uma 250 monocilíndrica, mas de preferencia uma pequena mesmo com menos de 200 cc aprenda a pilotar e estude técnicas de pilotagem e frenagem e depois de um tempo va subindo de cilindrada é aquele negocio primeiro voce engatinha (125/150/200cc) depois anda (250/500cc) e finalmente corre (600 ou +).
boa sorte!

Já cansei de falar da escadinha, tá cheio de tópicos a respeito... mas ouça o nosso amigo Neto, que vc não vai se arrepender.

- - - Updated - - -


Outra coisa... não tenho nada a ver com tua vida financeira, mas tu já calculou quanto custa comprar e manter uma Bandit?

Uma 600N em bom estado tu vai pagar pelo menos uns 17~18 mil... pneu traseiro dura uns 8 mil kms e custa 500tão... óleo e filtro são ~R$100,00 a cada 3 mil kms, ou seja, 2 meses... revisãozinha de compra já gasta de saída uns 500 também... relação +400... IPVA.... gasolina.... qualquer queda, mesmo com a moto parada, tu vai ter que recorrer ao JTolete, daí já viu né...

Se tem grana pra gastar pega uma ER6-N, é nova e os 2 cilindros rendem quase tão bem quanto os 4 da Bandit.

Abs,

Andei vendo umas Bandit 2002-03 na faixa dos 16 pila... tá uma moto que eu fico pensando com muito carinho, da mesma forma que as Ducati Monster.

Mas a ideia da ER-6N é boa.

- - - Updated - - -


Outra coisa... não tenho nada a ver com tua vida financeira, mas tu já calculou quanto custa comprar e manter uma Bandit?

Uma 600N em bom estado tu vai pagar pelo menos uns 17~18 mil... pneu traseiro dura uns 8 mil kms e custa 500tão... óleo e filtro são ~R$100,00 a cada 3 mil kms, ou seja, 2 meses... revisãozinha de compra já gasta de saída uns 500 também... relação +400... IPVA.... gasolina.... qualquer queda, mesmo com a moto parada, tu vai ter que recorrer ao JTolete, daí já viu né...

Se tem grana pra gastar pega uma ER6-N, é nova e os 2 cilindros rendem quase tão bem quanto os 4 da Bandit.

Abs,

Andei vendo umas Bandit 2002-03 na faixa dos 16 pila... tá uma moto que eu fico pensando com muito carinho, da mesma forma que as Ducati Monster.

Mas a ideia da ER-6N é boa.

Duomo
13-11-12, 11:49
Eu tenho uma 600n ótima moto (lógico que não para começar)
Como já foi dito não é muito "legal" começar com uma 600 mas não é impossível.
Tive duas a primeira eu cai a uns 140km/h por idiotice minha, o orçamento para trocar apenas o
necessário para a moto voltar a rodar foi de quase 3 Mil....
Gastos com essa moto é igual água de cachoeira.
Se for para usar no dia-a-dia prepare seu bolso (Leia-se seja muito rico).
Eu moro no interior do Espirito Santo e já fui pra São Paulo com ela, corredor é possível, inclusive peguei quase todos
enquanto estava lá, mas te digo que tem que ter sangue frio porque tu passar raspando em tudo e os motoristas de carro
não respeitam nada.
Curvas com essa moto é melhor que ficar na reta, você sente que ela gosta de ficar deitada.
1ª Marcha vai até 88km/h que é a velocidade real de algumas motos por ai, então muito cuidado, qualquer descuido no acelerador
e o coice que ela dá não é brincadeira não.
Pneus bons por aqui são cerca de 1400 os dois, e com uma moto dessa não é muito legal perder a tração no meio de uma curva...
Dentre outras coisas...

mdorigon
13-11-12, 15:14
Bem... hj depois de 6 anos com habilitação cat a, eu penso se é realmente prudente e se estou preparado tanto pscilogicamente e tecnicamente pra pegar um canhão...as vezes chego a conclusão que não ia aguentar a vontade de dar um esticão a mais. Não é facil se segurar. Bem conselho que eu te daria...não comece com uma moto tão possante... talvez uma 250cc ja seria muito puxado pra maioria começar. Então va com calma e reflita um pouco mais.

César
14-11-12, 12:14
Eu hoje nao sei se teria coragem de pegar uma moto potente dessas e isso que já tem muitos anos que ando de moto já viajei muito de moto, e comecei com uma 100cc e fui subindo aos poucos...

persiu
14-11-12, 17:16
SÓ o fato de vocÊ ter perguntado jÁ significa que nÃo tem confianÇa suficiente para conduzir !!!!
SÓ sente em uma dessas quando vocÊ nÃo tiver essa dÚvida em vocÊ.
Isso serve para qualquer veÍculo !!!!

Nickneo
14-11-12, 17:43
As justificativas aqui que li a maioria da conta de que a moto grande acelera muito forte.... Mas você NÃO é obrigado a andar no limite da moto, ande no seu limite e a cc que você anda passa a ser menos importante. Minha opinião

Hogan
14-11-12, 18:06
Cara não tem nada a ver não, quem tem respossabilidade em conduzir uma 125 conduz qualquer uma, unica dificuldade que vai ter é em manobrar por causa do porte dela,
motos grandes costumam não virar muito o quidom.

MPS2000
14-11-12, 19:03
Cara, pega leve. Começe com uma moto menor (até 250 cc) e depois vá subindo de cilindrada. Prá que a pressa ? Se fosse carro e $ não fosse problema e vc nunca tivesse andado de carro, compraria uma Ferrari de cara ? É a mesma coisa. Conheça as suas reações e as da moto e depois vá passando de cilindrada até pegar a manha, inclusive do trânsito. Boa curtição...

nando correa
14-11-12, 19:28
Moto pequena você poe 3ª e ainda tá 40 kmh... moto de porte de uma 600cc voce atinge 60kmh "sem perceber" a nao ser que dirija prestando atencao no velocimetro.. tá, vou sou franco em dizer que essa opinião nao é minha, mas de amigos motociclistas experientes.. a minha experiencia (que não é grande) é com carros.. quando saí de um mille 1.0 para um astra 2.0 notei o hábito.. é impossível viajar com um astra a 110km/h.. eu nao consigo e cá entre nós, quem quer começar de 600cc, será que é porque quer andar devagar???

deixemos pra correr com mais experiencia...e tão importante quanto a experiencia, é a maturidade...

2weels
14-11-12, 20:06
Acho q depende da sua cabeça... Se nao tem responsabilidade com a mao direita, melhor algo que te limite os riscos. Ainda mais quando se é bem jovem, acha que tem ossos de aço e quer mostrar a maquina a plena potencia para todo mundo.

Motaro
14-11-12, 20:42
Acredito que a dificuldade seja o porte mesmo. quando comecei, me atrapalhava um pouco com moto 250 e só ia bem em moto 125/150. Depois aprendi direitinho e posso usar qualquer uma que sei que vou pilotar direito (tirando supersport, rs). Eu jamais começaria com uma 600, pelo porte, não tanto pela agressividade da moto. Fora que a sensação de ter tido uma 125, depois uma 250 e continuar sempre tendo um degrau a mais, é muito gostoso. Essa ânsia de alcançar o próximo nível...
Acredito que uma 250 seja mais do que o suficiente para estar bem servido por um período de pelo menos 1 ano. O ideal é brincar bastante de 250. Cidade, pista, estrada, viagens...

brunobros
15-11-12, 10:18
olha eu tenho um amigo que sempre conta que ja andou em todo tipo de moto, porem o dia que ele deu ma volta numa cb3 que ia comprar, gente eu tava atras dele e vi cada besteira, tipo, acelerar tudo perto de rodoviaria, pasar lombada como se elas nao existisseme passar o farol fechado. Resolvi pergutar pra ele porq ele fez td akilo, e a resposta? o motor e fore pensei que nao ia conseuir freiar dai acelerava.
o mais comico dessa historia foi que ele amassou o tanque da cb3 e teve q dar um novo pois ao descer esqueceu de baixar o descanso kkkk.
olha se vc consegue comprar uma, compre mas ande em um pekena antes ate se habituar bem, meu amigo tem uma bros e se apurou qdo pegu uma cb3 que nem tem tanta diferença se comparada com vc sem experiencia pegando uma dessas.

2weels
15-11-12, 14:18
Pois eh, muitos sobem de cilindrada e nao veem a maior potencia como reserva para emergencias e sim para usar direto toda hora... e nesses pontos as motos speed sao traiçoeiras pois te incentivam a andar forte. Curtia moto speed mas hj se for para ter uma moto top, prefiro uma big trail... pelomenos da pra andar de boa com elas...

Cláudio W.
15-11-12, 15:16
Olha, se você tem cabeça, eu não vejo muito problema não, lógico que essas motos aceleram pra caramba, mas se você não sair por aí voando que nem um morcego, não terá muitos problemas, o fato da moto ser pesada é questão de se acostumar, o que você tem que cuidar é nas curvas. Se você não deitar ela, só bem devagar. Quanto a acelerar, os freios dessas motos, principalmente o dianteiro são mais potentes que de carros então cuidado. No mais eu não vejo tanto problema, eu acho ruim trocar de uma 125/150 pra uma dessas (como muitos falaram pra ti fazer) porque as 125/150 são fáceis de dominar, já uma 4 caneco, não. Então as vezes mesmo inconsequentemente, você vai achar que consegue fazer uma coisa com a moto, e no fim não vai conseguir, já se você começa direto com ela, você já vai aprender as manhas dela.

Tqf2
15-11-12, 15:17
Qual sua idade?

Pergunto pq quando eu tinha 18 anos, andava igual louco numa 125cc....
Hoje com 30 anos, posso ter uma 1000cc que de boa.... lógico que há locais que instigarão para da ruma acelerada... hehe

Faz o que manda é a cabeça de cada um, e não a potência da moto...

Morrer, vc pode morrer até numa POP 100 se andar igual muleke loko.

Se andar igual homem, respeitando seus limites e os limeites das demais pessoas (as leis) pode comprar qualquer moto.

Agora é fato que uma moto grande, é mais difícil de dominar, o peso e tudo mais o que o pessoal falou.

irai
15-11-12, 15:37
Faz o que manda é a cabeça de cada um, e não a potência da moto...

Morrer, vc pode morrer até numa POP 100 se andar igual muleke loko.

Se andar igual homem, respeitando seus limites e os limeites das demais pessoas (as leis) pode comprar qualquer moto.

Agora é fato que uma moto grande, é mais difícil de dominar, o peso e tudo mais o que o pessoal falou.
Por conta disso que eu nem levo muito em consideração a potência quando o assunto é começar nas duas rodas com uma moto média ou grande.

Andando dentro do limite legal, uma 600cc é bem mais segura que uma 125cc, oque desabona seu uso por iniciantes é que exigem uma certa habilidade para que se tenha o controle ideal da máquina, principalmente por conta do pêso, e das reações mais lentas.

Ainda assim o motor pode ser ponto a considerar, não tanto pela potência e sim pela curva de torque. Uma XT660, que embora seja pouco potente, é uma moto bruta em qualquer regime de giro (além de ser bem alta, oque também atrapalha), pode causar muito mais sustos ao piloto inexperiente (mas prudente) que uma R6, que tem quase o triplo da potência, mas é relativamente "xoxa" em rotações usuais.