PDA

Ver Versão Completa : Troca de marcha sem embreagem



emersonyamamoto
18-11-12, 22:14
Fala galera!

To levantando essa questão aqui porque já li opiniões diversificadas com relação a esse assunto.

Alguns dizem que subir marcha sem embreagem não danifica nada a moto, outros dizem que só se deve fazer em situação de emergência, afinal, o que é verdade e o que é mito sobre esse assunto?

Vale a pena no dia a dia subir ou descer as marchas "no tempo"?

Abs

Rodolfo Henrique
18-11-12, 22:17
Faço isso direto na minha FAN 125...ate hoje nada
ja faz 4 anos kkkk

mas o pessoal mais "entendido" vai falar...

Matheus!
18-11-12, 22:59
Eu ja andei em motos que a partir da 2° vai tranquilo sem a embreagem. Pra reduzir sem embreagem é só dar uma aceleradinha e "soltar" a mão (do acelerador) para trocar. O segredo é conhecer a moto e saber sobre o ponto exato da troca para não danificar, pois o motor e embreagem são coisas que funcionam em sincronia, tem uma função (são amantes).

Se desgasta as peças eu não sei.

Pelo menos quando for vender a moto poderá dizer que "a embreagem é novinha".

- - - Updated - - -

A partir do minuto 1:14 ele fala que não dá problema:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=urAblN35-WA

Diey
18-11-12, 23:22
É verdade. Ja tinha visto o vídeo (alias, esse canal é muito bom! Aprendi muito com as várias dicas passadas por ele).
Quase sempre faço a troca sem embreagem e não há problema algum.

chriskopsch
19-11-12, 00:40
Eu sempre fiz isso, só pra subir as marchas é claro, até hj nenhum problema.

Abs,

brunolbo
19-11-12, 08:47
ja vi vários post na internet e os caras falam quenao estraga nada

Zanca
19-11-12, 09:55
kra faço isso direto depois que você passa a conhecer a moto faz isso de boa

Christian
19-11-12, 10:22
Minha moto tem embreagem. Se tem é pra ser usada, e é isso que faço.
Nada contra quem troca as marchas sem utilizar a embreagem.

chriskopsch
19-11-12, 10:46
Minha moto tem embreagem. Se tem é pra ser usada, e é isso que faço.
Nada contra quem troca as marchas sem utilizar a embreagem.

Claro né cara, pra reduzir precisa da embreagem, pra sair com a moto tbm...

Abs.

Christian
19-11-12, 10:52
Claro né cara, pra reduzir precisa da embreagem, pra sair com a moto tbm...

Abs.

Só quero dizer que uso SEMPRE a embreagem.
Pra reduzir, parar, arrancar, subir marcha. ;)

Carleetos
19-11-12, 12:00
Só quero dizer que uso SEMPRE a embreagem.
Pra reduzir, parar, arrancar, subir marcha. ;)

Uma vez ou outra que faço isso, se tiver com a mão esquerda ocupada, e só.

A verdade é que até onde eu sei não há vantagem em passar as marchas sem embreagem. Se você não acerta o tempo certinho sente uma pancada forte no motor, o que também não deve ser nada bom para a vida útil dele.

Eu penso que o melhor é usar.

magrao tk
19-11-12, 12:27
Uma vez ou outra que faço isso, se tiver com a mão esquerda ocupada, e só.

A verdade é que até onde eu sei não há vantagem em passar as marchas sem embreagem. Se você não acerta o tempo certinho sente uma pancada forte no motor, o que também não deve ser nada bom para a vida útil dele.

Eu penso que o melhor é usar.
Tambem acho, tem mais desvantagem que vantagem, no meu caso que sou barbeiro kkkkk. Tem dias que to inspirado andando de boa e experimento trocar sem embreagem e acerto todas! Já tem dias que tento e não acerto perfeitamente. Aí dá aquele pequeno soco nas vezes que erro... aí prefiro andar normal com embreagem sempre.

A única que troco mais sem embreagem é na RX. Não sei por que mas ela muda bem mais macio. Dificilmente erro. E daí não desgasto tanto o sistema de acionamento, que na RX é uma porcaria.

Carleetos
19-11-12, 12:33
Tambem acho, tem mais desvantagem que vantagem, no meu caso que sou barbeiro kkkkk. Tem dias que to inspirado andando de boa e experimento trocar sem embreagem e acerto todas! Já tem dias que tento e não acerto perfeitamente. Aí dá aquele pequeno soco nas vezes que erro... aí prefiro andar normal com embreagem sempre.

A única que troco mais sem embreagem é na RX. Não sei por que mas ela muda bem mais macio. Dificilmente erro. E tambem não desgasto tanto o sistema de acionamento, que na RX é uma porcaria.

Tem gente que pensa em economizar embreagem, mas a embreagem é mais prática e barata pra trocar do que outros componentes do motor.

Já na RX, talvez pelo motor e seus componentes serem mais leves né? Não sei..

magrao tk
19-11-12, 12:48
Tem gente que pensa em economizar embreagem, mas a embreagem é mais prática e barata pra trocar do que outros componentes do motor.

Já na RX, talvez pelo motor e seus componentes serem mais leves né? Não sei..
RX e outras pequenas Yamahas como YBR e RD tem uma vantagem enorme nesse quesito: se der um tranco forte o motor não sofre tanto porque o cubo da roda tem coxins enormes de borracha. Enquanto que as CGs tem aquelas 4 buchinhas pequenas pra absorver os golpes das mudança de marcha.

chiccoli
19-11-12, 13:27
depende da preguiça.., se eu to andando com uma mão só.., se a troca exige uma diferença de rotação maior..,

Diego.fcs
19-11-12, 13:31
Também acho desnecessário, se tem embreagem, é para usar, mas na bolinha confesso que muitas vezes não uso, por preguiça, e acho interessante no câmbio dela (não é o original) que a qualquer momento você pode subir ou descer as marchas até muito mais fácil sem embreagem, sem dar trancos, barulhos etc.

Matheus!
19-11-12, 13:37
Também acho desnecessário, se tem embreagem, é para usar, mas na bolinha confesso que muitas vezes não uso, por preguiça, e acho interessante no câmbio dela (não é o original) que a qualquer momento você pode subir ou descer as marchas até muito mais fácil sem embreagem, sem dar trancos, barulhos etc.
Então ela virou "semi-automática" como nas 50tinhas.
Ma quantos cavalos tem a bolinha?

Limabl
19-11-12, 14:12
Bom isso é muito relativo,pra quem não sabe pode danificar a caixa devido aos possiveis trancos,mas pra quem tem uma certa abilidade e noção de tempo do motor, não à risco algum!!!

nando correa
19-11-12, 16:39
eu penso assim: se a troca for 100% perfeita, dificil de acontecer 100% das trocas, na verdade o desgaste da embreagem será até menor..

mas a questão é o "e se..."

Diego.fcs
19-11-12, 16:49
Então ela virou "semi-automática" como nas 50tinhas.
Ma quantos cavalos tem a bolinha?

Originalmente ela tinha um câmbio 4 marchas, todas para baixo, e 11cv. A minha veio com câmbio 5 marchas, acho que das CG quadrada, mas anda igual as novas.

emersonyamamoto
19-11-12, 17:16
É, há uma divergência de opiniões..

Na dúvida, melhor usar a embreagem mesmo, né. Até porque não é lá um grande esforço, rs.

Abs

nil_bad
19-11-12, 18:09
Eu sempre uso, afinal me custa apenas calorias. :p

Defeacer
19-11-12, 20:04
Esquece a Crypton moço HAHA

Já ouvi falarem que moto que é moto tem que ter embreagem e que motonetas/scooter é coisa de mulher, comentário mais ridículo Mas que é um saco essa tal da embreagem isso é, quando eu pegava a Titan onde eu trampava dava até descrença HAHA falam que carburador, freio a tambor é arcaico, mas nunca vi falar da embreagem que venhamos e convenhamos é estupidamente arcaica, exceto em modelos de média/alta cc em que ela se faz necessária assim como o câmbio manual.

Enfim, se tem a embreagem é pra ser usada e não vejo porque não usá-la a não ser pela preguiça. O dia que eu trocar de moto e todo santo dia ter que usar esse peste, vai dar vontade de voltar pra Crypton na mesma hora HAHAHA

Neto SP
19-11-12, 20:32
Tem 10 anos que não uso embreagem para subir marchas para reduzir sim normalmente nunca deu problema em moto nenhuma, em cursos de pilotagem esta técnica é ensinada tanto para reduzir quanto para aumentar as marchas, e é usada para tornar mais veloz a condução e trocas de marcha.
Minha Fazer esta com mais de 50 mil km se fosse para dar problema ja teria dado minha Bandit esta indo para 12 mil e nada também vendi minha Falcon com 43 mil a mais de um ano e o rapaz usa até hoje sem qualquer problema....

Matheus!
19-11-12, 22:42
Essa história da EMBREAGEM tem que ir para "Os caçadores de mitos" e tb para "O detetive virtual" do Fantástico.

Bandit
20-11-12, 08:36
Tudo oq eu queria era que o cambio da tw fosse macio, com ou sem embreagem kkk

emersonyamamoto
20-11-12, 23:46
Esquece a Crypton moço HAHA

Já ouvi falarem que moto que é moto tem que ter embreagem e que motonetas/scooter é coisa de mulher, comentário mais ridículo Mas que é um saco essa tal da embreagem isso é, quando eu pegava a Titan onde eu trampava dava até descrença HAHA falam que carburador, freio a tambor é arcaico, mas nunca vi falar da embreagem que venhamos e convenhamos é estupidamente arcaica, exceto em modelos de média/alta cc em que ela se faz necessária assim como o câmbio manual.

Enfim, se tem a embreagem é pra ser usada e não vejo porque não usá-la a não ser pela preguiça. O dia que eu trocar de moto e todo santo dia ter que usar esse peste, vai dar vontade de voltar pra Crypton na mesma hora HAHAHA

Hahaha, não tem a ver com a Crypton não!!

É só uma dúvida que sempre tive, até quando tinha a Crypton.

Aí agora com o uso da embreagem, surgiu a ideia de perguntar.

Mas pelo jeito melhor usar a embreagem mesmo!