PDA

Ver Versão Completa : Motores 2t x escape dimencionado x economia & ecologia!!!!!



Limabl
21-11-12, 17:47
Em minhas incansaveis pesquisas pela net e aprofundamento no assunto, descobrir que motores 2t equipados com escapes sintonizados uma carburação fina e óleos sintéticos,chega a ser 50% menos poluentes que os motores 2t com escape originais e óleo 2t mineral,em alguns casos podem ter a mesma taxa de emição de CO² de um motor 4t sem catalizadores.

Ou seja, uma RD135 com a camara de combustão do cabeçote e area de squish redimencionada,escape bem dimencionado aliado a uma carburação fina,uma igniçaõ mais potênte e óleos 2t sintético, pode se igualar a taxa de emição de CO² de uma tornado 250cc anos 2002 !!!!


Essa fonte terá mais detalhes..

Melhorando o desempenho de dois tempos com tubulação de exaustão da motocicleta Tuned ajustável (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=4zWtUOGlM5SE8QTcrICADw&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Dworld%2Btwo%2Bstroke%26hl%3Dpt-BR%26tbo%3Dd&rurl=translate.google.com.br&sl=en&u=http://maxwellsci.com/print/rjaset/(2)59-65.pdf&usg=ALkJrhg2utsQ7vhdra-U4fprJQCxmTfo9A)


http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/indicacao-de-site-45290/

Bom pessoal eu gostaria que esse tópico se trone uma fonte de imformações técnicas,e não de discurção de 2t vs 4t!!

Quem quiser contribuir para o tópico seja bem vindo a troca de idéias e imformação,fiz esse tópico no entuito de emrriquecer nossos conhecimentos técnicos e praticos sobre esses motores,alem disso tem e vai ter muito coisa que é aproveitada em motores 4t,alem disso amprederemos a deixar nossos two stroker mais eonÔmicos e ecologicos!!!

Agradeço a coooprenção de todos,abraço!!!

Stone
21-11-12, 20:32
Muito interessante!

"O sistema de escape sintonizado foi encontrada para terum profundo impacto sobre o consumo específico de combustível,
reduzindo-o em 12%. Os principais motores fora-de emissões, HC
e CO foram reduzidas por um mínimo de 27,8 e 10,7%
respectivamente. Uma saída de energia melhorada de 15,8%
aumento também foi alcançada."

DOUGLAS 00
21-11-12, 23:01
O 2T em muitos casos poluia muito pouco,vide o motor "aprilia dietech".

Neto SP
22-11-12, 06:43
O fato dos motores 2t terem sido quase abolidos não provem do fato de serem ineficientes, ou incompetentes mecanicamente e sim da simples preguiça em desenvolver uma tecnologia, que apesar de eficiente é pouco atrativa mercadologicamente.

Um sistema de injeção eletrônica e um catalizador apropriado ou até mesmo um novo desenvolvimento da mecânica básica faria uma 2T se enquadrar em qualquer norma basta vontade!!

Mas como eu disse não existe um publico que realmente queira de volta estes motores (tudo bem nos existimos mas o mundo é dos jovens) pergunte a qualquer garoto aqui do forum se ele quer uma moto dois tempos, 90% vão dizer que não, mesmo que saibam que uma moto de 300cc 2T seja capaz de varrer o chão com uma Hornet ou uma Z750 eles não vão querer, por causa do ronco feio, igual mobilete,como eles mesmo dizem, fazer o que o mundo é assim.

Limabl
22-11-12, 09:37
O fato dos motores 2t terem sido quase abolidos não provem do fato de serem ineficientes, ou incompetentes mecanicamente e sim da simples preguiça em desenvolver uma tecnologia, que apesar de eficiente é pouco atrativa mercadologicamente.

Um sistema de injeção eletrônica e um catalizador apropriado ou até mesmo um novo desenvolvimento da mecânica básica faria uma 2T se enquadrar em qualquer norma basta vontade!!

Mas como eu disse não existe um publico que realmente queira de volta estes motores (tudo bem nos existimos mas o mundo é dos jovens) pergunte a qualquer garoto aqui do forum se ele quer uma moto dois tempos, 90% vão dizer que não, mesmo que saibam que uma moto de 300cc 2T seja capaz de varrer o chão com uma Hornet ou uma Z750 eles não vão querer, por causa do ronco feio, igual mobilete,como eles mesmo dizem, fazer o que o mundo é assim.O negòcio é isso mesmo,na europa,asia,america do norte e oceania não existe o comportamento neandertal brasileiro em relação a motores 2t,mas isso foi devido a restrição de importação durante a ditadura que impediu a entrada de varios modelos para o brasil, e acabamos ficando com as sobras e o que a honda e yamaha disponibilazava na época,o que não grande coisa!!!!

Mas voltando ao assunto, hoje em dia com o desemvolvimento de novos produtos para motores 2t,tem como usar uma rd,dt etc.. de maneira conciênte,só a substituição do óleo mineral por um sintético já ajuda para a diminuição de poluentes.já que o óleo 2t sintético a proporção para cada litro chega a ser de 10~15ml/L,em quanto o óleo semi-sintético tem proporção de 25~30ml/L, e o mineral a proporção é de 40ml/L .A utilização do etanol ajuda a diminuir significativamente a emição de CO²!!!

- - - Updated - - -


O 2T em muitos casos poluia muito pouco,vide o motor "aprilia dietech".O poblema é que consumidor brasileiro gosta de rodar,mas manutenção que é bom nada,são raros motociclistas apaixonado por motos e sua mecânica e por 2t é mais raro ainda,caras igual a mim,stone,magrão,corsani tem aquela percepção de andar nesses motores e perceber se a mistura esta pobre ou gorda sentir o motor etc... quando se intende profundamente de motores 2t vc sente o motor, é como se ele falace com vc,dá uma voltinha e já tem aquela percepção de que algo não vai bem ou esta igual a um piano de tanto afinado,coisa que motores 4t tem.

- - - Updated - - -


Muito interessante!

"O sistema de escape sintonizado foi encontrada para terum profundo impacto sobre o consumo específico de combustível,
reduzindo-o em 12%. Os principais motores fora-de emissões, HC
e CO foram reduzidas por um mínimo de 27,8 e 10,7%
respectivamente. Uma saída de energia melhorada de 15,8%
aumento também foi alcançada."
De maneira geral quando um cara coloca um dimencionado em um 2t,mesmo sem querer ele esta contribuindo com o meio ambiênte rsrsrssr!!!

Diego.fcs
22-11-12, 09:47
Bem interessante em Limabl. Muito bom quando alguém vem com informações técnicas legais no fórum.

DOUGLAS 00
22-11-12, 09:57
O poblema é que consumidor brasileiro gosta de rodar,mas manutenção que é bom nada,são raros motociclistas apaixonado por motos e sua mecânica e por 2t é mais raro ainda,caras igual a mim,stone,magrão,corsani tem aquela percepção de andar nesses motores e perceber se a mistura esta pobre ou gorda sentir o motor etc... quando se intende profundamente de motores 2t vc sente o motor, é como se ele falace com vc,dá uma voltinha e já tem aquela percepção de que algo não vai bem ou esta igual a um piano de tanto afinado,coisa que motores 4t tem.



EXATAMENTE.

Aquela propaganda que diz que Brasileiro é apaixonado por carro (moto nesse caso)... é pura balela.

O Brasileiro médio acha que "manja" sobre carros e motos, mas na verdade entende muito pouco... são poucos que são "pilhados" em conhecer sobre mecânica, pilotagem, etc.Quase ninguém tem real conhecimento sobre isso.

Por isso que a Honda se fez no Brasil com a CG: Criou um produto extremamente simples e racional, e por mais "chata" que fosse, empregou tecnologias que dispensam muito cuidados: ( Motor OHV inquebrável, freio a tambor, moto simplificada justamente para não ter o que quebrar)... enquando as RD e RDz eram muito mais divertidas, mas exigiam alguns mimos, a CG fazia o trabalho dela sem incomodar e sem pedir atenção...

Quanto as esportivas, as 4T tem "vantagens" que as 2T não conseguem ter: O ronco: eu adoro o das 2T esportivas, mas a manezada só quer saber do roncão das 4 em linha;
O numerão da carenagem: Muitos compram cilindrada, e mesmo que uma 2T 500 andasse mais que uma 1000 4T, os arigó iriam na 1000, pois 1000 é mais que 500... isso tem um fator psicológico enorme, pois muitos comprar motos esportivas simplesmente pela sindrome do P.P.

corsani
22-11-12, 10:05
o problema é que mesmo apesar de tecnologias como ypvs que ajudam a controlar a saida de gases para o escape o dimensionado só atua correto em certas faixas de rotações. ou baixa-media ou media-alta. o ideal seria mesmo a injeção direta que resolveria tudo de uma vez por todas.

Diogo-RJ
22-11-12, 10:05
EXATAMENTE.

Aquela propaganda que diz que Brasileiro é apaixonado por carro (moto nesse caso)... é pura balela.

O Brasileiro médio acha que "manja" sobre carros e motos, mas na verdade entende muito pouco... são poucos que são "pilhados" em conhecer sobre mecânica, pilotagem, etc.Quase ninguém tem real conhecimento sobre isso.

Por isso que a Honda se fez no Brasil com a CG: Criou um produto extremamente simples e racional, e por mais "chata" que fosse, empregou tecnologias que dispensam muito cuidados: ( Motor OHV inquebrável, freio a tambor, moto simplificada justamente para não ter o que quebrar)... enquando as RD e RDz eram muito mais divertidas, mas exigiam alguns mimos, a CG fazia o trabalho dela sem incomodar e sem pedir atenção...

Quanto as esportivas, as 4T tem "vantagens" que as 2T não conseguem ter: O ronco: eu adoro o das 2T esportivas, mas a manezada só quer saber do roncão das 4 em linha;
O numerão da carenagem: Muitos compram cilindrada, e mesmo que uma 2T 500 andasse mais que uma 1000 4T, os arigó iriam na 1000, pois 1000 é mais que 500... isso tem um fator psicológico enorme, pois muitos comprar motos esportivas simplesmente pela sindrome do P.P.

concordo com tudo que vc disse, pois sou um desses (assim como meus amigos q tem as 1000cc acham o msm)... pelo simples fato que se tivesse grana compraria s1000rr, so por ela ser uma 1000cc, 4cc linha roncando lindo e parando tudo e todos quando chega, por ser a mais veloz e pelo simples fator do simbolo BMW "status". xD

conheco varias pessoas que abram a boca pra dizer: eu tenho uma RR, eu tenho uma S1000, eu tenho uma R1, eu tenho uma 10R... e sempre ficam falando qual a mais cara e qual anda mais. morro de rir nesse meio.

tirando o barulhinho feio da porr4 das 2T... mas que ela anda bem, isso anda.

halvaro
22-11-12, 10:21
O Brasileiro médio acha que "manja" sobre carros e motos, mas na verdade entende muito pouco... são poucos que são "pilhados" em conhecer sobre mecânica, pilotagem, etc.Quase ninguém tem real conhecimento sobre isso.

Por isso que a Honda se fez no Brasil com a CG: Criou um produto extremamente simples e racional, e por mais "chata" que fosse, empregou tecnologias que dispensam muito cuidados: ( Motor OHV inquebrável, freio a tambor, moto simplificada justamente para não ter o que quebrar)... enquando as RD e RDz eram muito mais divertidas, mas exigiam alguns mimos, a CG fazia o trabalho dela sem incomodar e sem pedir atenção...

Quanto as esportivas, as 4T tem "vantagens" que as 2T não conseguem ter: O ronco: eu adoro o das 2T esportivas, mas a manezada só quer saber do roncão das 4 em linha;
O numerão da carenagem: Muitos compram cilindrada, e mesmo que uma 2T 500 andasse mais que uma 1000 4T, os arigó iriam na 1000, pois 1000 é mais que 500... isso tem um fator psicológico enorme, pois muitos comprar motos esportivas simplesmente pela sindrome do P.P.


E a questão das motos 4T em detrimento as 2T, não é exclusividade da Honda do Brasil, é um fenômeno mundial

Quanto a compra pela cilindrada, isso realmente é verdade, mas tb o povo amante das 2T exagera um pouco nisso, não são todas as motos 2T 350 que andam mais que uma 750 4t, ou 500 que anda mais que uma 1000 4t.
São casos de motos específicas

DOUGLAS 00
22-11-12, 10:39
E a questão das motos 4T em detrimento as 2T, não é exclusividade da Honda do Brasil, é um fenômeno mundial

Quanto a compra pela cilindrada, isso realmente é verdade, mas tb o povo amante das 2T exagera um pouco nisso, não são todas as motos 2T 350 que andam mais que uma 750 4t, ou 500 que anda mais que uma 1000 4t.
São casos de motos específicas

Sim, esse fenômeno é mundial sim. Só optei por não arriscar uma análise mundial, pois não tenho conhecimento sólido para isso. Quanto a performance, creio que sim, uma 350 com os avanços tecnológicos atuais andaria junto com uma 750 4T.

- - - Updated - - -


o problema é que mesmo apesar de tecnologias como ypvs que ajudam a controlar a saida de gases para o escape o dimensionado só atua correto em certas faixas de rotações. ou baixa-media ou media-alta. o ideal seria mesmo a injeção direta que resolveria tudo de uma vez por todas.


Esse talvez seja um dos grandes problemas... pois chegamos num ponto onde as 4T já são praticamente "indomáveis", sendo que cada vez eles socam mais controles eletrônicos para auxiliar a pilotagem dos simples mortais... pode parecer besteira, mas eu vejo que uma 2T ultra potente de alta cilindrada exigiria muito mais técnica de pilotagem que uma 4T de potência similar... por isso que defendo que as 2T tem futuro mais como "moto de nicho" do que moto para maioria, que por exemplo, não tem a mínima ideia do que é a "faixa útil".

- - - Updated - - -


concordo com tudo que vc disse, pois sou um desses (assim como meus amigos q tem as 1000cc acham o msm)... pelo simples fato que se tivesse grana compraria s1000rr, so por ela ser uma 1000cc, 4cc linha roncando lindo e parando tudo e todos quando chega, por ser a mais veloz e pelo simples fator do simbolo BMW "status". xD

conheco varias pessoas que abram a boca pra dizer: eu tenho uma RR, eu tenho uma S1000, eu tenho uma R1, eu tenho uma 10R... e sempre ficam falando qual a mais cara e qual anda mais. morro de rir nesse meio.

tirando o barulhinho feio da porr4 das 2T... mas que ela anda bem, isso anda.

Eu até entendo, mas eu só teria uma moto dessas se usasse em Track Days e se tivesse braço pra extrair tudo o que a moto oferece... pois por mais "status" que a moto ofereça, eu iria me sentir "brochado" de ser bem menos piloto do que a moto é capaz.

Na verdade, quem compra moto superesportiva o faz por motivos emocionais na sua maioria.

Limabl
22-11-12, 11:45
Bom pessoal eu gostaria que esse tópico se trone uma fonte de imformações técnicas,e não de discurção de 2t vs 4t!!

Quem quiser contribuir para o tópico seja bem vindo a troca de idéias e imformação,fiz esse tópico no entuito de emrriquecer nossos conhecimentos técnicos e praticos sobre esses motores,alem disso tem e vai ter muito coisa que é aproveitada em motores 4t,alem disso amprederemos a deixar nossos two stroker mais eonÔmicos e ecologicos!!!

Agradeço a copreenção de todos,abraço!!!

DOUGLAS 00
22-11-12, 11:58
Bom pessoal eu gostaria que esse tópico se trone uma fonte de imformações técnicas,e não de discurção de 2t vs 4t!!

Quem quiser contribuir para o tópico seja bem vindo a troca de idéias e imformação,fiz esse tópico no entuito de emrriquecer nossos conhecimentos técnicos e praticos sobre esses motores,alem disso tem e vai ter muito coisa que é aproveitada em motores 4t,alem disso amprederemos a deixar nossos two stroker mais eonÔmicos e ecologicos!!!

Agradeço a coooprenção de todos,abraço!!!

Bem, é uma boa manter longe essa discussão mesmo... abraços.

Limabl
22-11-12, 14:27
o problema é que mesmo apesar de tecnologias como ypvs que ajudam a controlar a saida de gases para o escape o dimensionado só atua correto em certas faixas de rotações. ou baixa-media ou media-alta. o ideal seria mesmo a injeção direta que resolveria tudo de uma vez por todas.
Mas ai vai da necessidade de cada um corsani por ex:se o cara tem uma rd135 e a utiliza no dia a dia na zona urbana o idéal é um escape média-baixa e uma mistura mais fina no carburador,mas se ele a utiliza em viagem mediana ou em longos tragetos, o ideal é escape média-alta aliado um power-jet etalado no carburador original, com um giclê principal menor.Caso ele a utilaza em circuitos ai um escape de alta já é mais eficiênte para tal tarefa.

Mas isso depende do bom senso de cada um,a maioria mete um gemoto de alta regula o bura de quaquer jeito alido a um óleo mineral vagabundo e sai igual um louko nas ruas!!!

corsani
23-11-12, 07:40
uma esportiva 2t sempre teve e sempre tera vantagens em cima de uma 4t e olha que uma 2t nunca havia saido com controle de tração e freios abs o que hoje massacraria de vez sobre uma 4t pelo fato de que o pouco freio motor do 2t não prejudicaria no travamento da roda. coma as tecnologias e materiais empregados atualmente seria uma maravilha uma 2t de rua de novo

magrao tk
23-11-12, 08:17
Mas ai vai da necessidade de cada um corsani por ex:se o cara tem uma rd135 e a utiliza no dia a dia na zona urbana o idéal é um escape média-baixa e uma mistura mais fina no carburador,mas se ele a utiliza em viagem mediana ou em longos tragetos, o ideal é escape média-alta aliado um power-jet etalado no carburador original, com um giclê principal menor.Caso ele a utilaza em circuitos ai um escape de alta já é mais eficiênte para tal tarefa.

Mas isso depende do bom senso de cada um,a maioria mete um gemoto de alta regula o bura de quaquer jeito alido a um óleo mineral vagabundo e sai igual um louko nas ruas!!!
Aí que tá o pulo do gato Lima!!! E é aí que voce ve as motos quebrando e quem tá lá, achando normal... gastando pra fazer tudo e quebrar denovo... e quem tá de fora lá, tá vendo tudo e engordando o comentário da massa: olha aí viu???? não presta!!!!

Engraçado que mesmo quem quebra e faz tudo denovo geralmente faz com gosto. Não tem essa de: a não! de novo? Não aguento mais isso! Não quero mais saber desse tipo de moto! Os caras parece que gostam de ver quebrar e gastar dinheiro kkkkkk.

Já falei milhares de vezes no facebook que prefiro uma moto dessas ou original com escape apenas ou preparada de leve, pra ter um equilíbrio de potencia e durabilidade. Mas o que vejo na geral é o povo arregaçando tudo e andando sem filtro no carburador, pra extrair o máximo possível que puder do coitado do motorzinho 135.

Isso lá no grupo do face por exemplo, que a maioria já tem bom conhecimento e feeling pra saber fazer acerto de carburação e óleo... agora imagina o resto do povo... pois é só botar RD135 no youtube que tu vai ver trocentas motos com escape peloso ou gemoto berrando alto com carburação totalmente errada. Aí não dá! Não tem como discutir com quem fala que não presta com tantos donos assim pra esculhambar!!!!

Stone
23-11-12, 08:38
Magrão, por isso que eu afiro que quem faz a durabilidade da moto é o dono!

Hoje em dia (e no passado não foi diferente) a grande maioria que tem 2T é pra correr, preparar, arregaçar, fazer pega e por aí vai e então a moto realmente não aguenta. E não é só nas 2T, tem de monte de titan 150, twisters e tudo que é moto por aí preparada e arrombada, e essas aguentam? claro que não! quebram igual as RD arrombadas!

Mais um exemplo, tem um tiozão na minha city que tem uma DT 180 branca e rosa ha anos, pegou ela quase zera, usa todo dia pra ir trabalhar, e acreditem, o motor é standart e a biela ainda é original!! Se fosse qualquer outra moto nas mãos dele, usando do jeito que ele usa garanto que estaria cuidada da mesma forma, mas se fosse um *****-loka que só pensa em enrolar o cabo poderia ser qualquer moto que já teria quebrado um milhão de vezes nesse tempo todo de uso!

Deveriam lançar um "kit" no mercado de injeção direta para as 2T que circulam por aí que fosse acessível para nós meros mortais, mas isso infelizmente está muito longe da nossa realidade...

Diego.fcs
23-11-12, 08:58
Sempre falei isso que o Stone mencionou, isso é fato. Já vi Fan com 7.000km rodados com o pistão derretido, isso não faz dela uma moto ruim, o dono é que era um cupim de ferro. Aqui tem um tiozão que desde moleque vejo ele andando com uma TT 125 vermelha, até hoje tá do mesmo jeito a moto dele, sempre andando na boa, e nem sai fumaça do escape.

É só o pessoal conviver mais com bons mecânicos que vai ver que num é bem assim esse lance das 2T. Vou repetir minha frase de sempre aqui, moto boa é moto bem cuidada.

Falaram de 2T com ABS, to aqui imaginando o sonho que seria uma RD350 com ABS e controle de tração. hehehehehe...

Piccoli
23-11-12, 09:02
Eu tive motos 2T, algumas Yamaha e uma Agrale. Acredito que realmente a tecnologia do motor 2T evoluiu. A última moto 2T que tive que foi uma RD 125 já demonstrava uma evolução, a motinho tinha um torque em baixa e uma suavidade de funcionamento que ficava próximo a um motor 4T, mas sem perder aquela "fúria" típica dos motores 2T quando se "torce a mão" com vontade.
Mas todo motor 2T queima óleo, mesmo sendo óleo sintético e com pouca fumaça. Minha dúvida é: queimar óleo é poluir, como fica isso nos motores 2T modernos?

ninocruz1
23-11-12, 14:19
Penso que a solução definitiva para o nosso amado 2T é a injeção direta de combustível e a separaçao das funções de lubrificação e de alimentação do motor, coisa que já esta sendo desenvolvida na Europa, mas carece de vontade politica( fabricas japonesas) e ai não decola mesmo.

Limabl
23-11-12, 16:18
queimar óleo é poluir, como fica isso nos motores 2T modernos?Não!!!!!

Quase 70% da emição de gases nocivos de um 2t ou motor a disel não é pela fumaça, e sim por combustões ruins,jogando combustivel e óleo mau queimado pelo sistema de exastão!!!

DaniloSS7
23-11-12, 22:07
Deixa ver se entendi: Quer dizer que posso colocar um escape dimensionado na minha RD, fazer os devidos ajustes e poluir menos do que com o escape original?

http://i1105.photobucket.com/albums/h342/DaniloSS7/DSC_0553.jpg
Tem 6 meses que uso a RD no dia a dia, cerca de 13KM diarios. Óleo Lubrax semissintético, Escape original com flauta esportiva, pistão 0,50, ignição original, e gicles do carburador originais.
Mês que vem vou comprar um Peloso por cima media/baixa, quer dizer que colocando esses escape, e regulando o carburador da maneira certa, vou ter uma moto mais forte, e um pouco menos poluente? mais como isso se vou ter que aumentar a quantidade de óleo que vai na gasolina, por causa do escape... e lembrando que uso autolube. E alguns estão me dizendo que pra escape dimensionado o autolube não da conta, pois a bomba só manda no maximo 18ml de oleo por litro, e pra um escape dimensionado o necessário é 30ml...mas não sei se isso se aplica a minha RD, uso a moto todo dia, e não fico o tempo todo a 10mil RPM.
Escape dimensionado ainda é um tema meio complicado pra mim, mas to aí na busca da informações, hehe.

Valeu!

Limabl
25-11-12, 10:50
Tem 6 meses que uso a RD no dia a dia, cerca de 13KM diarios. Óleo Lubrax semissintético, Escape original com flauta esportiva, pistão 0,50, ignição original, e gicles do carburador originais.
Mês que vem vou comprar um Peloso por cima media/baixa, quer dizer que colocando esses escape, e regulando o carburador da maneira certa, vou ter uma moto mais forte, e um pouco menos poluente? mais como isso se vou ter que aumentar a quantidade de óleo que vai na gasolina, por causa do escape... e lembrando que uso autolube. E alguns estão me dizendo que pra escape dimensionado o autolube não da conta, pois a bomba só manda no maximo 18ml de oleo por litro, e pra um escape dimensionado o necessário é 30ml...mas não sei se isso se aplica a minha RD, uso a moto todo dia, e não fico o tempo todo a 10mil RPM.
Escape dimensionado ainda é um tema meio complicado pra mim, mas to aí na busca da informações, hehe.

Valeu!Isso é tremenda balela meu amigo,o auto lube é projetado manter a mistura óleo/gasolina sempre na proporção de 20:1 ou seja a cada 20L de gasolina usa-se 1L de óleo,o que da um porcentangem de 4% ou 40ml por litro de gasolina.Mas os 4% é com o motor em rotação maxima,o que significa que se vc fizer a pré-mistura no tanque com 4%,se vc andar em baixas velocidade teu motor vai ficar com excesso de óleo,dai a mistura não será mais de 20:1 e sim de 15~10:1 ou seja óleo demais para pouco combustivel e o papel do autolube é justamente esse,manter sempre a proporção de óleo/combustivel de 20:1.

OBS:essa proporção é para óleos minerais,em óleo semi-sintéticos ou sintéticos as proporção de óleo diminui,o que significa se vc colocar um óleo sintético no autolube o teu motor vai ficar com excesso de óleo, pois óleos 2t sintéticos se utilisa uma porcentagem bem menor que os minerais e semi.

Escala:

Óleo 2t mineral:Proporção de 4%= 20:1=40ml/L

Óleo 2t semi-sintético; proporção de 2,5~3%=20:750~800ml=25~30ml/L

Óleo 2t sintético; porporção de 1,5~2%=20:500~600ml=15,20ml/L

No caso de troca do escape original por um dimencionado vc não vai preicisar aumentar a % de óleo e sim acertar o carburador para o escape,mas já que vc óptou por um média-baixa creio que não será necessario mexer na carburação,mas uma boa opção seria vc recomficgurar teu autolube para um óleo sintético,colocar um cachimbina e uma vela de iridium teu motor vai ficar redorndo igual a uma importada sem perder a duarabilidade do conjunto!!

Mais alguma duvida ????

- - - Updated - - -


Deixa ver se entendi: Quer dizer que posso colocar um escape dimensionado na minha RD, fazer os devidos ajustes e poluir menos do que com o escape original?

Valeu!Parece meio contraditório mais é isso mesmo rsrsrsrsrs!!!!

- - - Updated - - -



Falaram de 2T com ABS, to aqui imaginando o sonho que seria uma RD350 com ABS e controle de tração. hehehehehe...Bom o abs seria até util para os menos providos de abilidade rsrsrs,mas creio que um sistema de trração seria exagerado para ela, afinal de contas 55~60 cv não são dificeis de domar né!!!!

DaniloSS7
25-11-12, 11:36
Isso é tremenda balela meu amigo,o auto lube é projetado manter a mistura óleo/gasolina sempre na proporção de 20:1 ou seja a cada 20L de gasolina usa-se 1L de óleo,o que da um porcentangem de 4% ou 40ml por litro de gasolina.Mas os 4% é com o motor em rotação maxima,o que significa que se vc fizer a pré-mistura no tanque com 4%,se vc andar em baixas velocidade teu motor vai ficar com excesso de óleo,dai a mistura não será mais de 20:1 e sim de 15~10:1 ou seja óleo demais para pouco combustivel e o papel do autolube é justamente esse,manter sempre a proporção de óleo/combustivel de 20:1.


OBS:essa proporção é para óleos minerais,em óleo semi-sintéticos ou sintéticos as proporção de óleo diminui,o que significa se vc colocar um óleo sintético no autolube o teu motor vai ficar com excesso de óleo, pois óleos 2t sintéticos se utilisa uma porcentagem bem menor que os minerais e semi.


Escala:


Óleo 2t mineral:Proporção de 4%= 20:1=40ml/L


Óleo 2t semi-sintético; proporção de 2,5~3%=20:750~800ml=25~30ml/L


Óleo 2t sintético; porporção de 1,5~2%=20:500~600ml=15,20ml/L


No caso de troca do escape original por um dimencionado vc não vai preicisar aumentar a % de óleo e sim acertar o carburador para o escape,mas já que vc óptou por um média-baixa creio que não será necessario mexer na carburação,mas uma boa opção seria vc recomficgurar teu autolube para um óleo sintético,colocar um cachimbina e uma vela de iridium teu motor vai ficar redorndo igual a uma importada sem perder a duarabilidade do conjunto!!


Mais alguma duvida ????


Obrigado pela explicação Limabl!
Mas restou alumas duvidas, hehe


- Apesar de ser um escape media baixa, ele vai fazer motor girar mais em alta, talvez tenha que colocar um gicle de alta maior não? pra não dar falta...


- Essa vela Iridium não é perigosa pra 2T? posso usar sem problemas? qual a vantagem dela?


Eu tambem gostaria de usar um oleo 2T sintetico, mas aqui na cidade só acho o Lubrax semissintetico... e fica meio caro comprar um Motul 510 a 40 reais o litro, mais frete, isso a cada 2 meses, sem bem que como o oleo sintetico usa em menor proporção, 1 litro pode durar mais tempo...


- E o que acha de adiantar o ponto de ignição da RD? dizem que melhora o desempenho do motor, mas diminui a durabilidade?


Valeu!!

Limabl
25-11-12, 11:45
Cara é o seguite,escape média-baixa vai ter uma alta bem melhor que o original mas não é isso tudo, se vc não usa o motor o tempo todo em alta não prescisa trocar a giclagem,mas se isso te encomoda pode usar um giclê 160 ao imvéz do 150 original.Outra coisa,o motul 510 não sintético e sim semi sintético,o sinté é o motul 800!!!!

galaxie76
25-11-12, 12:14
bom saber . . .:clap:

DaniloSS7
25-11-12, 12:14
Cara é o seguite,escape média-baixa vai ter uma alta bem melhor que o original mas não é isso tudo, se vc não usa o motor o tempo todo em alta não prescisa trocar a giclagem,mas se isso te encomoda pode usar um giclê 160 ao imvéz do 150 original.Outra coisa,o motul 510 não sintético e sim semi sintético,o sinté é o motul 800!!!!

É mesmo, 100% sintetico são os 710 e 800...

E sobre a vela Iridium e o avanço do ponto de ignição?

Limabl
25-11-12, 12:27
E sobre a vela Iridium e o avanço do ponto de ignição?É mesmo esqueci rsrsrsrs...

A vela otimiza a combustão do motor favorecendo uma queima completa da mistura ar combustivel,o que resulta em uma partida mais facil,lenta linear,retomadas e subida de giro mais rapidas e limpa o que resulta em economia de combustivel e menos poluição,quanto o ponto de ignição no seu caso é desnecessario,já que vc busca um motor com melhores respostas em baixa e médias rpms.

DaniloSS7
25-11-12, 14:28
Limabl, ainda não cabe na minha cabeça a possibilidade de por um escape dimensionado e uma vela Iridium, e não alterar giclagem... não é uma combinação perigosa demais? não é pedir pra furar o pistão...
Explique melhor isso aí.

magrao tk
25-11-12, 16:32
Dimensionado faz o giro subir mais, faz o dono ter vontade de acelerar mais, faz os gases saírem com menos restrições.
A vela irídium dá uma centelha que queima melhor a mistura, ou seja, não vai sobrar o excesso que uma vela normal deixaria de queimar. Se manter a giclagem normal acho tambem que pode dar m......

chiccoli
25-11-12, 18:42
se 4t eu ja passo uma tarde inteira passando dor de cabeça.., quando eu comprar a minha rd135 eu to lascado kkk
só vou ficar fazendo contas.. kkk

chrystian.hernandes
25-11-12, 20:03
Eu tb, mas ainda nesse ano pego minha 2 tempos...:D

magrao tk
25-11-12, 20:21
É legal pegar uma moto velha e acabada e fazer ela ficar boa, ainda mais uma 2t. Mas realmente tem que gostar muito desse tipo de coisa, e conhecer ou querer aprender. Se não vai ser só pra se estressar e ficar falando bobagem depois nos fóruns.

chrystian.hernandes
25-11-12, 21:50
Pois e Magrao eu nao entendo, mas quero muito aprender, agora aproveitando o embalo me diz ai.. Uma RDZ 87, que precisa de uma pintura pois e original, bem arrumadinha por $ 3500 que vc acha?? Preço bom??

magrao tk
26-11-12, 00:50
Pois e Magrao eu nao entendo, mas quero muito aprender, agora aproveitando o embalo me diz ai.. Uma RDZ 87, que precisa de uma pintura pois e original, bem arrumadinha por $ 3500 que vc acha?? Preço bom??
Essas motos o pessoal anda jogando o valor lá em cima. Mas no caso as já restauradas com pintura, motor e detalhes já tudo em dia.
Pra reformar e aprender com ela acho que pode procurar que acha mais barato, dependendo do lugar.
Mas se essa tá mesmo arrumadinha e doc em dia quem sabe... talvez dando uma chorada né. É difícil dizer assim porque varia demais, já vi na net de RD de 1500 até uns 7000 reais. Depende da tua pressa em comprar uma, da dificuldade de conseguir uma... tem muita coisa em jogo.

DOUGLAS 00
26-11-12, 09:33
Eu nesse caso Crystian, eu iria numa mais em conta e ia fazendo. Pois se estiver por 3500, tem que estar muiiitto bonita mesmo.

Limabl
26-11-12, 11:11
Dimensionado faz o giro subir mais, faz o dono ter vontade de acelerar mais, faz os gases saírem com menos restrições.
A vela irídium dá uma centelha que queima melhor a mistura, ou seja, não vai sobrar o excesso que uma vela normal deixaria de queimar. Se manter a giclagem normal acho tambem que pode dar m......Ele vai colocar um escape média-baixa, um giclê 160 com um óleo sintético não tem perigo algum,agora se fosse um escape média-alta pra cima ai a coisa mudava,mas como ele não anda em alta o tempo todo e quer um motor mais torcudo e linear em baixas e médias rotações e roda em cidade não precisa colocar um giclê enorme e sair com um motor gordo e xoxo jagando combustivel pelo escape né.

Um exemplo disso é a DT200 que usa o mesmo carburador da rdz e rd350 e usa giclê 145,ao imvés dos 150 da rdz e 240 da rd350,e enm por isso sai furando pistão por ai !!!!

- - - Updated - - -


Limabl, ainda não cabe na minha cabeça a possibilidade de por um escape dimensionado e uma vela Iridium, e não alterar giclagem... não é uma combinação perigosa demais? não é pedir pra furar o pistão...
Explique melhor isso aí.Bom, a resposta tai emcima rsrsrsrs.....

mas vou te dar mais uma dica, a rdz usa taxa de 7,3:1 original de fabrica e a rd135 usa taxa de 6,5:1,te recomendo vc rebaixar teu cabeçote 0,30mm, isso vai te uma taxa de aproximadamente de 7,2~7,5:1, aliado com o escape média-baixa teu moto0r vai ficar com uma arrancada forte,o que é muito util em vias urbanas !!!

DaniloSS7
26-11-12, 11:39
Bom, o lance do oleo sintetico é meio complicado pois aqui na cidade não vende, só pela net, aí fica caro...
Gicle de alta que encontro por aqui facil é o 170 de DT 180, talvez coloque um desses pra testar.

E esse negocio de rebaixar o cabeçote, como faço? tem que mandar por torneiro, ou é só tirar a junta de cima?
E tem algum efeito colateral, ou só melhora a arrancada mesmo?

Limabl
26-11-12, 12:01
Bom, o lance do oleo sintetico é meio complicado pois aqui na cidade não vende, só pela net, aí fica caro...
Gicle de alta que encontro por aqui facil é o 170 de DT 180, talvez coloque um desses pra testar.

E esse negocio de rebaixar o cabeçote, como faço? tem que mandar por torneiro, ou é só tirar a junta de cima?
E tem algum efeito colateral, ou só melhora a arrancada mesmo?
Quanto ao óleo sintético vc compra logo uns 2L pela net,fica bem mais em conta e dura uma eternidade, um litro de óleo sintético é diluido em 50~60 litros de gasolina meu chapa!!!!

Quanto ao cabeçote vc pode lervar em uma tornearia ou retifica!!!!

- - - Updated - - -

Taxa de Compressão X Squish Gap X Potência

Autor: tionono,

Localização: Porto Alegre - RS.

Tenho observado que o pessoal parece estar tendo alguma dificuldade em tratar o assunto squish gap versus taxa de compressão. Embora as duas matérias estejam estreitamente correlacionadas, você pode trabalhar numa(por exemplo - squish gap) e não mexer com a outra(por exemplo, compressão).

Quando um motor 4 tempos é desenvolvido, o formato da câmara de combustão está longe de seu ideal. Isto acontece porque o motor 4 tempos tem que reservar espaço para a(s) válvula(s) de admissão e escape.

Isto não acontece em motores 2 tempos. Este sistema, por não possuir nenhuma válvula no cabeçote, permite que a mesma tenha o formato esférico. Este formato esférico pode se extender por toda a superfície interna do cabeçote. No entanto, para aumentar a eficiência do motor, é necessário que a chama que causa a explosão da mistura ar/combustível "viaje" rapidamente.
Uma das maneiras de se conseguir isto é fazendo-se com que a mistura esteja o máximo possível concentrada próximo à vela. Ou seja, concentra-se o formato esférico da superfície interna do cabeçote no centro dele. Aumenta-se então a área no entorno da vela e se diminui a área mais afastada dela.
Esta é a função do squish gap. "Empurrar" a mistura para o mais próximo possível da vela. Isto é tão importante que alguns motores de alto desempenho chegam a ter o pistão do motor com uma cava no seu topo, de modo a poder diminuir a "esfera" onde fica a mistura comprimida, aproximando mais ainda a mistura da vela.
Ao afastar os gases esplosivos da borda do pistão temos um efeito marginal do squish gap que é diminuir o quantidade de gases da explosão que tentam passar no espaço entre as paredes da camisa e do pistão.
E isto é bom.

Os fabricantes fazem com que seus motores tenham squish gap próximo a zero quando o motor está sem nenhum anel de acerto de taxa. Quando a taxa está alta, coloca-se anéis e se aumenta o squish gap. E se diminui a eficiência dele. Para se manter o squish gap e diminuir a taxa de compressão seria necessário aumentar a área esférica da câmara de combustão o que, na prática, seria inviável. Teríamos que ter várias espoletas com diferentes tamanhos da "esfera de combustão".
Não muito prático ....Outra maneira de se diminuir a tendência à predetonação é "atrasar o ponto" de início da explosão.

No motor de um carro , se você quer diminuir a tendência à pré ignição, você atrasa o ponto, atrasando o momento da faísca da vela.

Velas mais frias necessitam de maior taxa para se manterem incandescentes.
Portanto, esta é uma das maneiras de se prevenir a pré-ignição.

Existem outras particularidades envolvidas com o squish gap, como capacidade de melhor transferência de calor da câmara de combustão ao motor.

DOUGLAS 00
26-11-12, 14:24
Interessante esse lance do formato ideal da câmara de combustão. Um sistema que anda meio abandonado, mas que seria bastante interessante é o de Válvulas rotativas:

AUTOentusiastas: O MUNDO (MUITO LOUCO) DAS VÁLVULAS – 3ª PARTE (http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/11/o-mundo-muito-louco-das-valvulas-3-parte.html)

chrystian.hernandes
26-11-12, 20:48
Eu nesse caso Crystian, eu iria numa mais em conta e ia fazendo. Pois se estiver por 3500, tem que estar muiiitto bonita mesmo.
Sim mas como quero restaurar e tenho o $$ pra comprar vou esperar e achar uma que precise de mais cuidados..Hehehehehe
Ate achei uma RDZ por 2200, ta bonita e td, mas qdo o cara me disse que o quadro foi soldado, literalmente brochei.. Ai nao rola

- - - Updated - - -


Essas motos o pessoal anda jogando o valor lá em cima. Mas no caso as já restauradas com pintura, motor e detalhes já tudo em dia.
Pra reformar e aprender com ela acho que pode procurar que acha mais barato, dependendo do lugar.
Mas se essa tá mesmo arrumadinha e doc em dia quem sabe... talvez dando uma chorada né. É difícil dizer assim porque varia demais, já vi na net de RD de 1500 até uns 7000 reais. Depende da tua pressa em comprar uma, da dificuldade de conseguir uma... tem muita coisa em jogo.
Pois e Magrao, acho que vou ter mais paciencia, uma hora aparece... Valeu

Diego.fcs
27-11-12, 08:44
chrystian, aqui passei por algumas situações fazendo restaurações, e nada chega perto de se pagar caro por uma zeradona, com certeza vale muito mais a pena do que comprar uma derrubada para arrumar. Uma derrubadona com certeza você terá que gastar horrores para chegar perto e uma dessas mais zeradas, isso para ficar próximo uma da outra.

Hoje vejo que vale a pena sim pagar mais caro, porém tem que ficar de olho e saber escolher, tem muitas que o cara cobra caro porém ele só deu um "tapa" na moto, e tá tudo zoado. Se você quiser fazer uma personalizada, aí pode pegar uma mais barata.

DOUGLAS 00
27-11-12, 13:47
é verdade mesmo. Esse lance de original é foda mesmo. Já as personalizadas são bem mais tranquilas de ajeitar.

Limabl
27-11-12, 18:08
Interessante esse lance do formato ideal da câmara de combustão. Um sistema que anda meio abandonado, mas que seria bastante interessante é o de Válvulas rotativas:

AUTOentusiastas: O MUNDO (MUITO LOUCO) DAS VÁLVULAS – 3ª PARTE (http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/11/o-mundo-muito-louco-das-valvulas-3-parte.html)Motores 2t de alto rendimento utilizam valvulas rotativas tambem !!!!

chrystian.hernandes
27-11-12, 22:08
chrystian, aqui passei por algumas situações fazendo restaurações, e nada chega perto de se pagar caro por uma zeradona, com certeza vale muito mais a pena do que comprar uma derrubada para arrumar. Uma derrubadona com certeza você terá que gastar horrores para chegar perto e uma dessas mais zeradas, isso para ficar próximo uma da outra.

Hoje vejo que vale a pena sim pagar mais caro, porém tem que ficar de olho e saber escolher, tem muitas que o cara cobra caro porém ele só deu um "tapa" na moto, e tá tudo zoado. Se você quiser fazer uma personalizada, aí pode pegar uma mais barata.
Entendi Diego, nunca tive moto antiga e tenho vontade de por a mao na massa.. Mas foi como falei, como separei um X para comprar minha antiga,e vou esperar, uma hora aparece alguma motinha boa..

DOUGLAS 00
27-11-12, 22:47
Motores 2t de alto rendimento utilizam valvulas rotativas tambem !!!!


O sistema é bacana por que não altera a câmera de combustão e com esse apetrecho, a taxa de compressão pode ser bem maior.

Limabl
07-12-12, 18:24
Embreve colocarei novas atualizações!!!!

zurubabao
07-12-12, 22:17
Olá sou novo no forum, Como o topico também esta Falando sobre oléos , gostaria de saber se tiveram alguma Experiencia com o oléo de Ricino sendo ele vegetal , pois atualmente eu uso ele puro, sendo que o Litro aki na City é de R$14 reais e uso 2% sobre a gasolina e tem o "Plus" que é aquele cheirinho do M50 ...

Ano que vem pretendo pegar uma 2T Yamaha para trabalhar e pro final de semana, e pretendo usar o oleo de ricino mais tenho que verificar pois acho que ele criará mais residuos do que o normal pois não há substancias que ajude a descarbonização , mais com o tempo vai parecer algo pra melhorar ele..

Até +

Banduleiro
09-12-12, 15:32
A empresa italiana Athena tem um motor dois tempos com injeção direta de combustível.
A empresa é representada no Brasil pela Vedamotors, do Rio Grande do Sul.
Segue um vídeo:


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5gVeqix2Yc4

Quero dizer ao Lima que tem total apoio para rechear o tópico com conteúdo técnico.

Limabl
09-12-12, 15:36
Quero dizer ao Lima que tem total apoio para rechear o tópico com conteúdo técnico.
Obrigado !!!!!

Banduleiro
09-12-12, 15:38
DICC - A revolução do motor dois tempos

O sistema de injeção direta DICC (Controle de Combustão e Injeção Direta) foi criado por uma equipe que inclui o Engenheiro Jan Witteween, coordenador do projeto e especialista internacional em motores, Engenheiro Nino Henry, Professor de Engenharia Ambiental e Física da Universidade de Basilicata, técnicos da Athena e da Athena Evolution. O sistema inovador é patenteado em todo mundo pela italiana Athena, representada no Brasil pela Vedamotors, no Rio Grande do Sul.A Athena vê o novo sistema DICC como uma simples e efetiva solução de custos para motores 2 tempos, bem como a diminuição de consumo e emissão de poluentes. O uso de novos componentes disponíveis comercialmente, e não especificamente projetados, juntamente com uma tecnologia aplicável a motores existentes, minimiza a necessidade de um novo design do motor.O Controle de Combustão e Injeção Direta é baseada no conceito de injeção direta de combustível no cilindro, através de injetores eletrônicos, apenas o combustível necessário para funcionamento do motor é inserido na câmara de combustão, que é tão somente por via aérea e não mais com a mistura inflamável. Resultando assim em condições normais de funcionamento, na presença de misturas magra (com excesso de oxigênio) e criando situações dentro da câmara de carga estratificada de combustão, em todas as condições de carga do motor, bem como para excluir a maior parte do óleo lubrificante da combustão.


O sistema DICC garante uma redução de até 50% das emissões de poluentes e consumo de combustível. Erardo Ratzenbeck, gerente geral da Athena diz: “O DICC em nossa opinião é a tecnologia do terceiro milênio para reviver os grandes motores 2 tempos, uma patente que adquirimos pelo prof. Nino Henry na Universidade de Basilicata e desenvolvido em conjunto com os nossos técnicos e o Engenheiro Jan Witteween. O sistema é conceitualmente simples e a injeção direta ocorre no cilindro. Ela pode ser aplicada a qualquer tipo de motor, incluindo a aviação e agricultura, com a simples substituição do cilindro. Esperamos uma grande resposta para este produto não só no motociclismo. Neste momento, é um orgulho para nós sermos uma empresa de propriedade multinacional italiana que emprega 800 pessoas”.


Jan Witteween: “Muitos sabem que os motores 2 tempos têm caracterizado a minha carreira como designer, os motores 2 tempos de moto que contrinuí para desenvolvimento, ganharam 23 títulos mundiais entre os pilotos e construtores. Começamos em 1975 com a Aprilia Enduro Isle of Man, então eu mantive esse rítmo até 2004. O sistema DICC que desenvolvemos com nossos amigos de Athena, introduzido no cilindro apenas o combustível necessário para operar o motor, por via aérea e não mais por mistura inflamável, resulta em redução de 50% no consumo de combustível, menor consumo de lubrificante, redução de até 65% nas emissões de CO2, aumento da potência e da curva de entrega. É um sistema muito bom. Nosso primeiro objetivo agora é conseguir uma joint venture com fabricantes em larga escala, e também é nossa intenção desenvolvê-lo na pista de corrida.

FONTE: http://www.revistapro.com.br/blog/2011/11/dicc-a-revolucao-do-motor-2-tempos/

Limabl
02-01-13, 13:15
Dica técnica.........comfira o link

Google Tradutor (http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.strappe.com/ignition.html&prev=/search%3Fq%3DCompetition%2Bcoils%2Bin%2Btwo-stroke%2Bengines%26hl%3Dpt-BR%26tbo%3Dd%26biw%3D1280%26bih%3D907&sa=X&ei=V1bkUPbYCYW09gTJ4IG4BA&ved=0CDwQ7gEwAQ)

Google Tradutor (http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.strappe.com/ignition.html&prev=/search%3Fq%3DCompetition%2Bcoils%2Bin%2Btwo-stroke%2Bengines%26hl%3Dpt-BR%26tbo%3Dd%26biw%3D1280%26bih%3D907&sa=X&ei=V1bkUPbYCYW09gTJ4IG4BA&ved=0CDwQ7gEwAQ)

- - - Updated - - -

Outras dicas........

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.strappe.com/ignition.html&prev=/search%3Fq%3DCompetition%2Bcoils%2Bin%2Btwo-stroke%2Bengines%26hl%3Dpt-BR%26tbo%3Dd%26biw%3D1280%26bih%3D907&sa=X&ei=V1bkUPbYCYW09gTJ4IG4BA&ved=0CDwQ7gEwAQ

https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:n8RAq1QYmI8J:www.zelindobranco.com.br/boletim.doc+cachimbos+de+velas+de+competi%C3%A7%C3 %A3o+d%C3%A1+diferen%C3%A7a&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShGBuxljvds-z0_TV8956iBB3AoAty5D8G3z83MRU6qqFxrVnTqiu_L463aUjE 73dRzVKUnyFfcMsLWt2KvttZtscXsShNZnsY0zVsVbCLqye692 IhbgPEcFRD579S1xXwi_SwZ&sig=AHIEtbQwaSHiD5d5siBpI1xL_dv5miHMMw

emerson merighi
02-01-13, 16:18
mais um topico com motos 2t esquisitas que eu venho azucrinar..... hehe...tinha que ser criado pelo limabl....hehe.

Limabl
02-01-13, 19:28
mais um topico com motos 2t esquisitas que eu venho azucrinar..... hehe...tinha que ser criado pelo limabl....hehe.Seja bem vindo, e contribua com algo util para o tópico.......

Abraço.......

emerson merighi
02-01-13, 20:05
vou contribuir com conversa inutil mesmo, todos daqui desse topico sabem muito mais sobre 2t do que eu... o que eu gosto mesmo e compartilhar a conversa com os amigos do PN que considero o melhor forum da internet.

corsani
02-01-13, 22:54
a husqvarna tambem ja ta com um projeto no forno pra uma moto de rua 2t com injeção direta
Google Tradutor (http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.cycleworld.com/2012/08/13/two-stroke-resurrection/&prev=/search%3Fq%3Dhusqvarna%2B2t%2Binjection%26hl%3Dpt-BR%26tbo%3Dd%26biw%3D1252%26bih%3D485&sa=X&ei=o-PkUPCHMJSy8ASRzoH4Cg&ved=0CD4Q7gEwAQ)

Limabl
03-01-13, 22:46
a husqvarna tambem ja ta com um projeto no forno pra uma moto de rua 2t com injeção direta
Google Tradutor (http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.cycleworld.com/2012/08/13/two-stroke-resurrection/&prev=/search%3Fq%3Dhusqvarna%2B2t%2Binjection%26hl%3Dpt-BR%26tbo%3Dd%26biw%3D1252%26bih%3D485&sa=X&ei=o-PkUPCHMJSy8ASRzoH4Cg&ved=0CD4Q7gEwAQ)Nos ultimos 2 anos a fabricantes europeias estão envestindo mutio em mots equipadas com motores 2t,ex: como a KTM, Husqvarna,Ossa,GasGas,Aprilia,Rotax,TM,Sherco,Husa berg e outras que não me lembro no momento, quem tem a melhor técnologia de motores 2t são os europeus,as fabricantes japonesas estão um passo atras !!!!

Limabl
04-01-13, 17:15
Dica de lubrificante

http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025319&contentId=7047382

http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025321&contentId=7047384

corsani
04-01-13, 23:04
pros que acham que os 2t ja eram,a husanberg era uma fabricante exclusiva de motos com motor 4t e derrepente em pleno 2012 investiu massivamente nos motores 2t tendo eles como primeiro plano.

Limabl
05-01-13, 13:27
òtimo forum.......
Google Tradutor (http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.2strokeworld.com/forum/index.php%3Ftopic%3D2247.0&prev=/search%3Fq%3Drd350%2Bforum%26hl%3Dpt-BR%26tbo%3Dd%26biw%3D1280%26bih%3D907&sa=X&ei=AFPoUM7LCJO89gT0s4DgDw&ved=0CEwQ7gEwAw)

Banduleiro
05-01-13, 14:58
Muito bom esse fórum que o lima postou.
Interessante como lá fora se tem mais acesso (e mais abundancia) a essas motos e peças.

Carleetos
05-01-13, 15:38
Mas ai vai da necessidade de cada um corsani por ex:se o cara tem uma rd135 e a utiliza no dia a dia na zona urbana o idéal é um escape média-baixa e uma mistura mais fina no carburador,mas se ele a utiliza em viagem mediana ou em longos tragetos, o ideal é escape média-alta aliado um power-jet etalado no carburador original, com um giclê principal menor.Caso ele a utilaza em circuitos ai um escape de alta já é mais eficiênte para tal tarefa.

Mas isso depende do bom senso de cada um,a maioria mete um gemoto de alta regula o bura de quaquer jeito alido a um óleo mineral vagabundo e sai igual um louko nas ruas!!!

Na verdade nem todo usuário de moto quer ter essa preocupação de saber qual a mistura ideal, qual a dimensão ideal do escape, ou seja, não quer precisar mexer na mecânica da moto quando fizer um uso diferente dela.

Eu gosto de mecânica de motos, sou curioso, tento sempre aprender cada vez mais. Mas tem gente quer gosta de motos, mas não de mecânica.

Então acho que se elas fossem calibradas pra serem usadas de qualquer forma, com um bom custo benefício e um design atraente, venderiam tanto quanto as 4 tempos, ou mais.

DOUGLAS 00
05-01-13, 15:43
eta coisinhas mais lindas...

http://img717.imageshack.us/img717/4274/hvcpprd400fa.jpg

http://img131.imageshack.us/img131/2462/mcgprd35001.jpg
http://img140.imageshack.us/img140/516/speciif1rd35001.jpg
Cafe

http://img66.imageshack.us/img66/8785/mcgprd350right.jpg
dirt track

http://i118.photobucket.com/albums/o85/dusty039/bike26-2-09020.jpg
Street Fighter

jorgetfs
05-01-13, 20:07
eu adoro esses estudos, eles me dão esperança que existira motos 2t quando eu for adulto e poderei ter uma!
pelo pouco que sei, eu sempre achei que motos 2t, não são motos para qualquer um, ou motos para serem surradas,
motos 2t é para quem curte motor, curte sujar as mãos de graxa e sentir aquilo funcionar, para quem gosta de preparar,
não é para aquele que compra a moto para subir encima e andar, para isso servem as 4t, para trabalho, para aqueles que usam uma moto,
e não curtem a moto, não mexem no motor ou amenos sabe o nome das peças.
é isso que eu acho,
abs

- - - Updated - - -


DICC - A revolução do motor dois tempos




esse sistema é como uma i.e?
ou tem mais coisa?
abs

Limabl
05-01-13, 22:06
eu adoro esses estudos, eles me dão esperança que existira motos 2t quando eu for adulto e poderei ter uma!
pelo pouco que sei, eu sempre achei que motos 2t, não são motos para qualquer um, ou motos para serem surradas,
motos 2t é para quem curte motor, curte sujar as mãos de graxa e sentir aquilo funcionar, para quem gosta de preparar,
não é para aquele que compra a moto para subir encima e andar, para isso servem as 4t, para trabalho, para aqueles que usam uma moto,
e não curtem a moto, não mexem no motor ou amenos sabe o nome das peças.
é isso que eu acho,
abs


Vc esta corretissimo!!!!!!!!!!

Para mim motociclista de verdade é aquele estilo as antigas,conhece bem a mecânica da moto que pilota,não tem frescura de menina com medinho ou nojinho de sujar as mão de óleo e graxa.E o que bem tem por hoje em dia é esse tipo de motocilcista com frescura de mocinha, e não conhece um arruéla da moto que anda quem dirá aperta uma corrente corretamente !!!!

Afff não tenho muita paciência com esse tipo de gente não,mas se o cara tem a mente aberta e quer apreender eu dou dicas,encino como funciona com o maior prazer,mais se vier com frescura de viadinho eu mando ir se catar !!!!!

DaniloSS7
06-01-13, 01:43
Vc esta corretissimo!!!!!!!!!!

Para mim motociclista de verdade é aquele estilo as antigas,conhece bem a mecânica da moto que pilota,não tem frescura de menina com medinho ou nojinho de sujar as mão de óleo e graxa.E o que bem tem por hoje em dia é esse tipo de motocilcista com frescura de mocinha, e não conhece um arruéla da moto que anda quem dirá aperta uma corrente corretamente !!!!

Afff não tenho muita paciência com esse tipo de gente não,mas se o cara tem a mente aberta e quer apreender eu dou dicas,encino como funciona com o maior prazer,mais se vier com frescura de viadinho eu mando ir se catar !!!!!


Hehe. É esse o espirito mesmo! Sem frescura e com dedicação pra aprender.

DOUGLAS 00
06-01-13, 12:37
Vc esta corretissimo!!!!!!!!!!

Para mim motociclista de verdade é aquele estilo as antigas,conhece bem a mecânica da moto que pilota,não tem frescura de menina com medinho ou nojinho de sujar as mão de óleo e graxa.E o que bem tem por hoje em dia é esse tipo de motocilcista com frescura de mocinha, e não conhece um arruéla da moto que anda quem dirá aperta uma corrente corretamente !!!!

Afff não tenho muita paciência com esse tipo de gente não,mas se o cara tem a mente aberta e quer apreender eu dou dicas,encino como funciona com o maior prazer,mais se vier com frescura de viadinho eu mando ir se catar !!!!!

Eu hoje em dia já não tenho mais a paciência de antigamente (Justamente quando tinha a RX, vivia em volta dela, lavando, polindo, mexendo em casa) pra ficar arrumando e lavando moto, mas de vez enquando até me aventuro...

Mas a tendência é hoje cada vez termos condições de ficar desmontando a moto em casa (eletrônica avançada e 4T "complexos")... Meter a mão na graxa é divertido, mas é totalmente old school.

DaniloSS7
06-01-13, 13:54
Eu hoje em dia já não tenho mais a paciência de antigamente (Justamente quando tinha a RX, vivia em volta dela, lavando, polindo, mexendo em casa) pra ficar arrumando e lavando moto, mas de vez enquando até me aventuro...

Mas a tendência é hoje cada vez termos condições de ficar desmontando a moto em casa (eletrônica avançada e 4T "complexos")... Meter a mão na graxa é divertido, mas é totalmente old school.


Vc tocou num ponto importante: as motos estão com mais tecnologia, e tem coisas que o cara não pode mais fazer em casa, injeção eletrônica não é pra qualquer um... mas ainda tem muita coisa que se pode fazer em casa: regular corrente, trocar uma lampada de farol, e outras coisas menos complexas. Eu prefiro seguir o estilo "old school" e colocar a mão na graxa, buscando aprender mais como minha moto funciona, e tentar eu mesmo resolver tudo, do que deixar minha moto na mão de qualquer "mecânico" por aí...e se tratando de uma moto com 17 anos de estrada, todo cuidado é pouco.

Limabl
06-01-13, 18:19
Eu hoje em dia já não tenho mais a paciência de antigamente (Justamente quando tinha a RX, vivia em volta dela, lavando, polindo, mexendo em casa) pra ficar arrumando e lavando moto, mas de vez enquando até me aventuro...

Mas a tendência é hoje cada vez termos condições de ficar desmontando a moto em casa (eletrônica avançada e 4T "complexos")... Meter a mão na graxa é divertido, mas é totalmente old school.Vou te confeçar uma coisa Douglas hoje em dia não tenho entusiasmo algum em comprar moto 0km abaixo de 500cc,sou mil vezes comprar uma cb400,rd350,cbx aero,strada,rdz,rx, turuna e etc.. e restaura-las ao meu gosto,sem contar o IPVA que é muito mais barato e em alguns casos isento.Hoje em dia o cara compra uma 150cc e paga uma fortuna todo ano para o governo..

Bom,isso sou eu né,os outros cada uma faz o que bem entender com seu dinheiro !!!!

jorgetfs
06-01-13, 18:33
Vc esta corretissimo!!!!!!!!!!

Para mim motociclista de verdade é aquele estilo as antigas,conhece bem a mecânica da moto que pilota,não tem frescura de menina com medinho ou nojinho de sujar as mão de óleo e graxa.E o que bem tem por hoje em dia é esse tipo de motocilcista com frescura de mocinha, e não conhece um arruéla da moto que anda quem dirá aperta uma corrente corretamente !!!!

Afff não tenho muita paciência com esse tipo de gente não,mas se o cara tem a mente aberta e quer apreender eu dou dicas,encino como funciona com o maior prazer,mais se vier com frescura de viadinho eu mando ir se catar !!!!!

rapaz eu amo me sujar de graxa, mexer nas peças, descobrir a função, eu sempre achei um carburador mais interessante que um sistema de i.e,
eu ia muito em oficina com meu pai na epoca que ele tinha um chevette que vivia dando problema, eu ficava lá horas trocando ideias com os mecanicos kk
eu tinha uns 11 anos nessa epoca
abs

magrao tk
06-01-13, 18:36
Vou te confeçar uma coisa Douglas hoje em dia não tenho entusiasmo algum em comprar moto 0km abaixo de 500cc,sou mil vezes comprar uma cb400,rd350,cbx aero,strada,rdz,rx, turuna e etc.. e restaura-las ao meu gosto,sem contar o IPVA que é muito mais barato e em alguns casos isento.Hoje em dia o cara compra uma 150cc e paga uma fortuna todo ano para o governo..

Bom,isso sou eu né,os outros cada uma faz o que bem entender com seu dinheiro !!!!
Sou mais um com esse raciocínio. Acho gratificante alem de mais economico em algumas situações mexer e usar coisa velha do que comprar nova.
É difícil? Muitas vezes é! Requer pesquisa, força de vontade, estudo, planos B, e o gosto pela coisa acima de tudo.

Hoje mesmo passei a manhã revisando meu velho 3 em 1 Polivox (rsrs). Poderia muito bem ter largado ele num galpão ou jogado fora mesmo, pois tenho outros aparelhos mais modernos aqui. Mas ver ele ressuscitado pelas minhas mãos tocando 100% aqui do meu lado é muito bom!

Minha tv 29 de tubo esses dias queimou. Da mesma forma poderia ter investido numa moderníssima led, mas insisti, gastei 15 reias com peças e fiz funcionar.

Não to dizendo que é pra todo mundo sair abrindo os aparelhos que tem em casa e desmanchando as motos que é tudo uma moleza! Eu gosto e trabalho nesse meio, então eu me viro. Mas mesmo assim, seria muito mais comodo pra mim pegar aparelhos novos, com garantia e blábláblá e jogar no lixo os velhos.

Se pifar denovo, é só mais uma aventura pra mim, até onde a minha paciencia alcançar. :)

DaniloSS7
06-01-13, 20:15
Vou te confeçar uma coisa Douglas hoje em dia não tenho entusiasmo algum em comprar moto 0km abaixo de 500cc,sou mil vezes comprar uma cb400,rd350,cbx aero,strada,rdz,rx, turuna e etc.. e restaura-las ao meu gosto,sem contar o IPVA que é muito mais barato e em alguns casos isento.Hoje em dia o cara compra uma 150cc e paga uma fortuna todo ano para o governo..

Bom,isso sou eu né,os outros cada uma faz o que bem entender com seu dinheiro !!!!

Quando comprei a RD, disseram que era louco, que ia gastar muito com ela, que ela ia dar muita dor de cabeça... realmente não foi facil, gastei um bom dinheiro nela, mas quando penso que tem nego pagando 10 mil no financiamento de uma FAN pelada, eu dou risada, vejo que tem gente pior por aí, kkkkkkkkk
Tô deixando a RD do meu jeito, conheço cada peça dela, e isso é bem gratificante. Esse ano pretendo comprar outra moto pra dar o merecido descanso pra RD, mas não vai ser 0KM não, quero pegar uma Titan 99 e dar uma arrumada nela tambem. Se tratando de carro ou moto, não sou fã de 0KM, gosto mesmo de pegar um antigo e dar uma arrumada, é legal não ser mais um na multidão, ter algo diferente.

magrao tk
06-01-13, 21:00
Vixe mas esses últimos 4 comentários vão ser um prato cheio pra Hálvaro, pro Emerson e pro Defeacer discordar, criticar, debochar... hehehe

DOUGLAS 00
06-01-13, 23:20
Vou te confeçar uma coisa Douglas hoje em dia não tenho entusiasmo algum em comprar moto 0km abaixo de 500cc,sou mil vezes comprar uma cb400,rd350,cbx aero,strada,rdz,rx, turuna e etc.. e restaura-las ao meu gosto,sem contar o IPVA que é muito mais barato e em alguns casos isento.Hoje em dia o cara compra uma 150cc e paga uma fortuna todo ano para o governo..

Bom,isso sou eu né,os outros cada uma faz o que bem entender com seu dinheiro !!!!

Até compartiho do teu pensamento: As vezes é muito mais negócio ter um veiculo antigo e deixar em pé do que pagar horrores de financiamento e impostos... eu só não troquei meu 206 num carro mais velhinho (trabalharia com o dinheiro restante), pois não consegui convencer os outros "acionistas" dele...

E outra: As únicas motos abaixo de 500 que eu teria são: Fazer, Tenere (São ótimas pro dia a dia e viagens gastando uma mixaria), e talvez uma Ninja 300(não é o meu estilo, mas me agradou muito o projeto) ou uma Falcon (das novas, se pegasse uma usadinha barato). Existem outras motos que acho bem bacanas (Biz e Bros, a Factor tb) mas que eu hoje não investiria.

Vou até mais longe: existem motos grandes muito legais, mas eu hj preferiria ter uma garagem recheada de motos menores e mais antigas do que apenas uma Hornet por exemplo... apesar do horror em gastos com Dpvat, gostaria de que minha stradinha tivesse mais duas colegas de quarto...

Eu mesmo: Rodo com minha humilde stradinha, simplesmente por que é o melhor custo benefício, e de quebra, conforme o necessário, vou arrumando e personalizando do meu jeito e sem esquentar muito com valor de revenda, preço do seguro alto, etc.

Limabl
07-01-13, 18:04
Vixe mas esses últimos 4 comentários vão ser um prato cheio pra Hálvaro, pro Emerson e pro Defeacer discordar, criticar, debochar... heheheOs troll do PN :Drsrsrsrs

Trolling for suckers ;)!!!!!

Limabl
08-01-13, 15:21
Ótimo site.....

http://pecayamaha.com.br/index.php

Peça Yamaha :: RD 135 (http://pecayamaha.com.br/pg_moto_det.php?cd=30&cat=2&ncat=STREET)

Limabl
11-01-13, 23:05
Uma bela raridade do off-road brasileiro YAMAHA MX180N um verdadeiro icone nacional.......

DNA off-road ed. 28 - Moto Clássica Yamaha MX 180 N (http://www.dnaoffroad.com.br/2012/07/06/moto-classica/)

DOUGLAS 00
13-01-13, 13:07
Uma bela raridade do off-road brasileiro YAMAHA MX180N um verdadeiro icone nacional.......

DNA off-road ed. 28 - Moto Clássica Yamaha MX 180 N (http://www.dnaoffroad.com.br/2012/07/06/moto-classica/)

Linda mesmo a MX... tenho umas motoshow com o test dela, bem como o lançamento da "DTani', que era uma DT 180 preparada pelo Masaharu Tanigawa, ou simplesmente, Tani.

jorgetfs
16-01-13, 19:53
ai galera mais entendida das 2t,
hoje em dia existem muitas motos injetadas, motos 125 e até 250, será que não da pra adaptar a injeção da 125 em uma rd 135?
abs

corsani
16-01-13, 21:37
ai galera mais entendida das 2t,
hoje em dia existem muitas motos injetadas, motos 125 e até 250, será que não da pra adaptar a injeção da 125 em uma rd 135?
abs
o problema é o tipo de construção do motor 2t. se por injeção eletronica nela a unica coisa que talvez melhoraria é o acerto ar/ combustivel. porque o combustivel teria que passar da mesma forma por baixo do carter e ainda continuaria a fuga de mistura fresca na janela de escape causando poluição do mesmo jeito.
até ja vi motores 2t com injeção eletronica como no caso da OSSA de trial onde os bicos são colocados em locais dentro do cilindro mas mesmo assim não é tão eficaz quanto a injeção direta.
sei que muitos talvez pensem se não da pra usar a injeção eletronica de forma direta tambem. não daria porque teria de ser um sistema com muita pressão porque o combustivel teria que ser injetado depois que o pistão ja tenha começado a comprimir a mistura.

Limabl
17-01-13, 00:13
http://4.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SfpLV_WwpiI/AAAAAAAAAyQ/425GuyEm6Es/s400/YEIS+diagrama.JPG (http://4.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SfpLV_WwpiI/AAAAAAAAAyQ/425GuyEm6Es/s1600-h/YEIS+diagrama.JPG)Yeis(Yamaha Energy Induction System)

Não é do conhecido Y.P.V.S que se trata essa matéria,e sim um outro componente com o nome semelhante: Y.E.I.S.!

O sistema Y.E.I.S é um sistema de melhora na admissão de combustível dos motores YAMAHA de dois tempos, que equipou alguns modelos no Brasil, a partir da DT-180cc.

Constituía-se de uma pequena câmara com um determinado volume, conectada na posição intermediária do coletor de admissão, entre o carburador e o cilindro,e que tinha por finalidade manter a velocidade de admissão e do fluxo de combustível constante, absorvendo a diferença de pressão que se formava em razão
da abertura e fechamento da janela de admissão durante a subida e descida do pistão.

Com esse sistema conseguiu-se melhorar a estabilização da carburação nas faixas de baixas e médias velocidades, aumentando o torque do motor nessas faixas de rotações, melhorando as respostas de aceleração.Além disso,devido à elevação da eficiência na admissão, foram alcançados, também aumentos na potência.

Nos motores dois tempos tradicionais havia uma faixa de rotação na qual ocorria a queda do efeito venturi, prejudicando o tempo de admissão subseqüente, devido ao aumento da pressão negativa na parte do venturi que ocorria no ato do fechamento da janela de admissão.

Esse é um fenômeno característico do motor de dois tempos e é denominado de "VÁCUO DE TORQUE".

A introdução do Y.E.I.S do motor de dois tempos incrementou o desempenho nas faixas de baixa e média velocidades.

ENTRADA DA MISTURA/COMBUSTÍVEL NA CÂMARAhttp://2.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SftSeoBq22I/AAAAAAAAAyw/-GaGWkvhqiQ/s400/yeis+2.JPG (http://2.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SftSeoBq22I/AAAAAAAAAyw/-GaGWkvhqiQ/s1600-h/yeis+2.JPG)Na fase em que o pistão está descendo no seu curso,ocorre um aumento de pressão no cárter e o fechamento das válvulas de palhetas,o que provoca a subida do combustível alojado nesse cárter até a câmara de combustão.Mas,nesta situação,como a pressão na câmara é inferior à do tubo de admissão, a mistura penetra na câmara devido a essa diferença de pressão.

O excesso de combustível é desviado para a dita câmara e a mistura que se encontra nas imediações da borboleta escoa em fluxo contínuo e suave.

ENTRADA DA MISTURA AR/COMBUSTÍVEL NO CÁRTER

http://1.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SftSe2t4AQI/AAAAAAAAAy4/5_mecbyELaE/s400/Yeis3.JPG (http://1.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SftSe2t4AQI/AAAAAAAAAy4/5_mecbyELaE/s1600-h/Yeis3.JPG)
Na fase em que o pistão está subindo no seu curso, a válvula de palhetas se abre e a mistura que se encontra na câmara é arrastada até o cárter, juntamente com a mistura proveniente do carburador.

Como as duas misturas se juntam e penetram juntas no cárter há um aumento do volume da mistura.Com esse sistema a YAMAHA afirma que se obtém um incremento na eficiência de admissão devido à suavidade e continuidade do escoamento no canal de admissão.

Este sistema permite um ajuste mais preciso do carburador e incremento em alto grau da eficiência da combustão

- - - Updated - - -

http://www.flickr.com/photos/dave_kepcove/3625502011/sizes/l/in/photostream/

- - - Updated - - -

http://www.flickr.com/photos/dave_kepcove/3625502011/sizes/l/in/photostream/

DOUGLAS 00
17-01-13, 08:31
http://4.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SfpLV_WwpiI/AAAAAAAAAyQ/425GuyEm6Es/s400/YEIS+diagrama.JPG (http://4.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SfpLV_WwpiI/AAAAAAAAAyQ/425GuyEm6Es/s1600-h/YEIS+diagrama.JPG)Yeis(Yamaha Energy Induction System)

Não é do conhecido Y.P.V.S que se trata essa matéria,e sim um outro componente com o nome semelhante: Y.E.I.S.!

O sistema Y.E.I.S é um sistema de melhora na admissão de combustível dos motores YAMAHA de dois tempos, que equipou alguns modelos no Brasil, a partir da DT-180cc.

Constituía-se de uma pequena câmara com um determinado volume, conectada na posição intermediária do coletor de admissão, entre o carburador e o cilindro,e que tinha por finalidade manter a velocidade de admissão e do fluxo de combustível constante, absorvendo a diferença de pressão que se formava em razão
da abertura e fechamento da janela de admissão durante a subida e descida do pistão.

Com esse sistema conseguiu-se melhorar a estabilização da carburação nas faixas de baixas e médias velocidades, aumentando o torque do motor nessas faixas de rotações, melhorando as respostas de aceleração.Além disso,devido à elevação da eficiência na admissão, foram alcançados, também aumentos na potência.

Nos motores dois tempos tradicionais havia uma faixa de rotação na qual ocorria a queda do efeito venturi, prejudicando o tempo de admissão subseqüente, devido ao aumento da pressão negativa na parte do venturi que ocorria no ato do fechamento da janela de admissão.

Esse é um fenômeno característico do motor de dois tempos e é denominado de "VÁCUO DE TORQUE".

A introdução do Y.E.I.S do motor de dois tempos incrementou o desempenho nas faixas de baixa e média velocidades.

ENTRADA DA MISTURA/COMBUSTÍVEL NA CÂMARAhttp://2.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SftSeoBq22I/AAAAAAAAAyw/-GaGWkvhqiQ/s400/yeis+2.JPG (http://2.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SftSeoBq22I/AAAAAAAAAyw/-GaGWkvhqiQ/s1600-h/yeis+2.JPG)Na fase em que o pistão está descendo no seu curso,ocorre um aumento de pressão no cárter e o fechamento das válvulas de palhetas,o que provoca a subida do combustível alojado nesse cárter até a câmara de combustão.Mas,nesta situação,como a pressão na câmara é inferior à do tubo de admissão, a mistura penetra na câmara devido a essa diferença de pressão.

O excesso de combustível é desviado para a dita câmara e a mistura que se encontra nas imediações da borboleta escoa em fluxo contínuo e suave.

ENTRADA DA MISTURA AR/COMBUSTÍVEL NO CÁRTER

http://1.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SftSe2t4AQI/AAAAAAAAAy4/5_mecbyELaE/s400/Yeis3.JPG (http://1.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SftSe2t4AQI/AAAAAAAAAy4/5_mecbyELaE/s1600-h/Yeis3.JPG)
Na fase em que o pistão está subindo no seu curso, a válvula de palhetas se abre e a mistura que se encontra na câmara é arrastada até o cárter, juntamente com a mistura proveniente do carburador.

Como as duas misturas se juntam e penetram juntas no cárter há um aumento do volume da mistura.Com esse sistema a YAMAHA afirma que se obtém um incremento na eficiência de admissão devido à suavidade e continuidade do escoamento no canal de admissão.

Este sistema permite um ajuste mais preciso do carburador e incremento em alto grau da eficiência da combustão

- - - Updated - - -

All sizes | Yamilia Rd 350 LC YPVS | Flickr - Photo Sharing! (http://www.flickr.com/photos/dave_kepcove/3625502011/sizes/l/in/photostream/)

- - - Updated - - -

All sizes | Yamilia Rd 350 LC YPVS | Flickr - Photo Sharing! (http://www.flickr.com/photos/dave_kepcove/3625502011/sizes/l/in/photostream/)

Uma solução simples e genial.

Limabl
18-01-13, 15:08
òtimo site japonês....

Google Tradutor (http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=ja&u=http://www.kawachi.zaq.ne.jp/damian/tuning.html&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.kawachi.zaq.ne.jp/damian/tuning.html%26hl%3Dpt-BR%26tbo%3Dd%26biw%3D1280%26bih%3D907&sa=X&ei=-4z5UP7bNJCK8QSArIGoDQ&ved=0CDAQ7gEwAA)

jorgetfs
18-01-13, 16:58
o problema é o tipo de construção do motor 2t. se por injeção eletronica nela a unica coisa que talvez melhoraria é o acerto ar/ combustivel. porque o combustivel teria que passar da mesma forma por baixo do carter e ainda continuaria a fuga de mistura fresca na janela de escape causando poluição do mesmo jeito.
até ja vi motores 2t com injeção eletronica como no caso da OSSA de trial onde os bicos são colocados em locais dentro do cilindro mas mesmo assim não é tão eficaz quanto a injeção direta.
sei que muitos talvez pensem se não da pra usar a injeção eletronica de forma direta tambem. não daria porque teria de ser um sistema com muita pressão porque o combustivel teria que ser injetado depois que o pistão ja tenha começado a comprimir a mistura.


entendi, eu estava achando que a injeção direta era basicamente a eletronica.
abs

magrao tk
19-01-13, 14:06
http://4.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SfpLV_WwpiI/AAAAAAAAAyQ/425GuyEm6Es/s400/YEIS+diagrama.JPG (http://4.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SfpLV_WwpiI/AAAAAAAAAyQ/425GuyEm6Es/s1600-h/YEIS+diagrama.JPG)Yeis(Yamaha Energy Induction System)

Não é do conhecido Y.P.V.S que se trata essa matéria,e sim um outro componente com o nome semelhante: Y.E.I.S.!

O sistema Y.E.I.S é um sistema de melhora na admissão de combustível dos motores YAMAHA de dois tempos, que equipou alguns modelos no Brasil, a partir da DT-180cc.

Constituía-se de uma pequena câmara com um determinado volume, conectada na posição intermediária do coletor de admissão, entre o carburador e o cilindro,e que tinha por finalidade manter a velocidade de admissão e do fluxo de combustível constante, absorvendo a diferença de pressão que se formava em razão
da abertura e fechamento da janela de admissão durante a subida e descida do pistão.

Com esse sistema conseguiu-se melhorar a estabilização da carburação nas faixas de baixas e médias velocidades, aumentando o torque do motor nessas faixas de rotações, melhorando as respostas de aceleração.Além disso,devido à elevação da eficiência na admissão, foram alcançados, também aumentos na potência.

Nos motores dois tempos tradicionais havia uma faixa de rotação na qual ocorria a queda do efeito venturi, prejudicando o tempo de admissão subseqüente, devido ao aumento da pressão negativa na parte do venturi que ocorria no ato do fechamento da janela de admissão.

Esse é um fenômeno característico do motor de dois tempos e é denominado de "VÁCUO DE TORQUE".

A introdução do Y.E.I.S do motor de dois tempos incrementou o desempenho nas faixas de baixa e média velocidades.

ENTRADA DA MISTURA/COMBUSTÍVEL NA CÂMARAhttp://2.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SftSeoBq22I/AAAAAAAAAyw/-GaGWkvhqiQ/s400/yeis+2.JPG (http://2.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SftSeoBq22I/AAAAAAAAAyw/-GaGWkvhqiQ/s1600-h/yeis+2.JPG)Na fase em que o pistão está descendo no seu curso,ocorre um aumento de pressão no cárter e o fechamento das válvulas de palhetas,o que provoca a subida do combustível alojado nesse cárter até a câmara de combustão.Mas,nesta situação,como a pressão na câmara é inferior à do tubo de admissão, a mistura penetra na câmara devido a essa diferença de pressão.

O excesso de combustível é desviado para a dita câmara e a mistura que se encontra nas imediações da borboleta escoa em fluxo contínuo e suave.

ENTRADA DA MISTURA AR/COMBUSTÍVEL NO CÁRTER

http://1.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SftSe2t4AQI/AAAAAAAAAy4/5_mecbyELaE/s400/Yeis3.JPG (http://1.bp.blogspot.com/_mcdJqIti7h0/SftSe2t4AQI/AAAAAAAAAy4/5_mecbyELaE/s1600-h/Yeis3.JPG)
Na fase em que o pistão está subindo no seu curso, a válvula de palhetas se abre e a mistura que se encontra na câmara é arrastada até o cárter, juntamente com a mistura proveniente do carburador.

Como as duas misturas se juntam e penetram juntas no cárter há um aumento do volume da mistura.Com esse sistema a YAMAHA afirma que se obtém um incremento na eficiência de admissão devido à suavidade e continuidade do escoamento no canal de admissão.

Este sistema permite um ajuste mais preciso do carburador e incremento em alto grau da eficiência da combustão

- - - Updated - - -

All sizes | Yamilia Rd 350 LC YPVS | Flickr - Photo Sharing! (http://www.flickr.com/photos/dave_kepcove/3625502011/sizes/l/in/photostream/)

- - - Updated - - -

All sizes | Yamilia Rd 350 LC YPVS | Flickr - Photo Sharing! (http://www.flickr.com/photos/dave_kepcove/3625502011/sizes/l/in/photostream/)

Fiz isso na RX que originalmente não usa, e melhora mesmo!!!

Diey
20-01-13, 23:27
Depois de ler o tópico inteiro, tô com muita vontade de comprar uma 2t!!!
Abraços, galera!

Isac-RJ
21-01-13, 11:37
A injeção direta está demorando a chegar nas motos 2t,se pesquisarem pelos Evinrude E-tec verão que são potentes,econômico,confiáveis e poluem pouco,até menos que alguns 4t.E estão fazendo sucesso no mundo náutico.Pra quem acha que 2t não é confiável é só lembrar que no mar não tem acostamento,ninguém usaria um motor que deixaria o barco a deriva.

DaniloSS7
21-01-13, 13:04
Pra quem acha que 2t não é confiável é só lembrar que no mar não tem acostamento,ninguém usaria um motor que deixaria o barco a deriva.

Boa! Ótimo raciocínio. Mas o pessoal que critica os motores 2T não entendem isso... só lembram dos motores antigos e mau cuidados que davam problemas...

Limabl
21-01-13, 15:23
A injeção direta está demorando a chegar nas motos 2t,se pesquisarem pelos Evinrude E-tec verão que são potentes,econômico,confiáveis e poluem pouco,até menos que alguns 4t.E estão fazendo sucesso no mundo náutico.Pra quem acha que 2t não é confiável é só lembrar que no mar não tem acostamento,ninguém usaria um motor que deixaria o barco a deriva.Vai explicar isso para os neandertais e trolls aqui no PN!!!

Raciocinio é algo raro e dificio em alguns aqui rsrsrsrs!!!!!

magrao tk
22-01-13, 20:33
Na água ainda é fichinha... e no ar?

Que tal um motor de DT180 te mantendo lá em cima?


http://www.youtube.com/watch?v=WnWR6MYehaY




É só pesquisar, tem vários vídeos desses e outros tipos de aviõezinhos, todos com motor 2t. A maioria usando como propulsor motor de RD ou DT. Uns até de motosserra!


http://www.youtube.com/watch?v=6pGEnFM_Jbo





Esse aqui montado de cabeça pra baixo, hehehe


http://www.youtube.com/watch?v=VvPhAwKFFJ8

Limabl
23-01-13, 13:32
Muito legal valeu magrão...

Ja tinha visto esses videos antes,isso é para o menos imformados!!!

Limabl
23-01-13, 23:34
Livro de Gordon P. Blair (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=V5wAUcHGOuSO0QGB0oGABg&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Ddesign%2Band%2Bsimulation%2Bof%2Btwo-stroke%2Bengines%2Bby%2Bgordon%2Bp%2Bblair%26hl%3D pt-BR%26tbo%3Dd%26biw%3D1280%26bih%3D907&rurl=translate.google.com.br&sl=en&u=http://books.sae.org/author/1073416002&usg=ALkJrhixDkGd_EInvi23Bq-D-fp5GCIJUg)
Google Tradutor (http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://books.sae.org/book-r-161/&prev=/search%3Fq%3Ddesign%2Band%2Bsimulation%2Bof%2Btwo-stroke%2Bengines%2Bby%2Bgordon%2Bp%2Bblair%26hl%3D pt-BR%26tbo%3Dd%26biw%3D1280%26bih%3D907&sa=X&ei=V5wAUcHGOuSO0QGB0oGABg&ved=0CEAQ7gEwAg)

corsani
24-01-13, 05:24
Livro de Gordon P. Blair (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=V5wAUcHGOuSO0QGB0oGABg&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Ddesign%2Band%2Bsimulation%2Bof%2Btwo-stroke%2Bengines%2Bby%2Bgordon%2Bp%2Bblair%26hl%3D pt-BR%26tbo%3Dd%26biw%3D1280%26bih%3D907&rurl=translate.google.com.br&sl=en&u=http://books.sae.org/author/1073416002&usg=ALkJrhixDkGd_EInvi23Bq-D-fp5GCIJUg)
Google Tradutor (http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://books.sae.org/book-r-161/&prev=/search%3Fq%3Ddesign%2Band%2Bsimulation%2Bof%2Btwo-stroke%2Bengines%2Bby%2Bgordon%2Bp%2Bblair%26hl%3D pt-BR%26tbo%3Dd%26biw%3D1280%26bih%3D907&sa=X&ei=V5wAUcHGOuSO0QGB0oGABg&ved=0CEAQ7gEwAg)
não sei onde parou, mas sei que tenho esses livros dele baixados por aqui.

DOUGLAS 00
29-01-13, 14:19
Matéria interessante sobre o motor 2T da Jaguar do início dos anos 90:

AUTOentusiastas: JAGUAR DOIS-TEMPOS (http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2013/01/jaguar-dois-tempos.html)

Limabl
01-02-13, 23:14
Matéria interessante sobre o motor 2T da Jaguar do início dos anos 90:

AUTOentusiastas: JAGUAR DOIS-TEMPOS (http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2013/01/jaguar-dois-tempos.html)

Obrigado Douglas!!!!


Chegava a 6.000 rpm com os 350 cv, com peso de 153 kg. Eram 40% menos massa que o V-12 de menor potência, com consumo 30% menor, graças a uma relação ar-combustível de 25:1, e essa era a grande vantagem que a empresa vislumbrava, substituir um motor enorme e caro por um mais leve e mais potente, diminuindo os problemas enormes de acessibilidade um cofre de carro com um V-12 dentro, que tornam a montagem na fábrica complicada e as manutenções, mais ainda.


Um compressor mecânico era usado, devido a uma necessidade de lubrificação. Sem ele, o cárter teria que ser pressurizado, o que levaria a rolamentos com pouco óleo, comprometendo a vida útil. O compressor ajuda na potência e tem a função adicional de evitar a necessidade de pressurizar o cárter. Esse compressor ficava na parte mais alta do motor, era acionado por correia, e tinha uma pequena caixa de engrenagens acoplada, para aumentar sua rotação.


A Jaguar não dizia qual o torque máximo, mas ele estava localizado na faixa dos 3.500 a 4.000 rpm, mostrando que uma elasticidade que o tornava agradável ao uso seria típica desse motor.

Os fatos estão ai só não intende quem não quer ou se faz de Bestas quadradas...quanto a produção desses motores creio que este tópico resolva essa "ceguidão" dos séticos ..
http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/o-real-motivo-do-fim-das-motos-2t-comfiram-40425/

Para os preguiçosos em ler sinto muito,continuarão inocentes rsrsrsrsrs!!!!!

corsani
02-02-13, 17:22
o problema desses motores 2t em carros esportivos é que essas malditas regras de competição sempre excluem eles. do que adianta fazer um super esportivo com motor 2t se não puder por pra competir

DOUGLAS 00
03-02-13, 12:42
Verdade mesmo... isso querendo ou não faz parte do "lobby"...

TudiBão
03-02-13, 21:04
O fato dos motores 2t terem sido quase abolidos não provem do fato de serem ineficientes, ou incompetentes mecanicamente e sim da simples preguiça em desenvolver uma tecnologia, que apesar de eficiente é pouco atrativa mercadologicamente.

Um sistema de injeção eletrônica e um catalizador apropriado ou até mesmo um novo desenvolvimento da mecânica básica faria uma 2T se enquadrar em qualquer norma basta vontade!!

Mas como eu disse não existe um publico que realmente queira de volta estes motores (tudo bem nos existimos mas o mundo é dos jovens) pergunte a qualquer garoto aqui do forum se ele quer uma moto dois tempos, 90% vão dizer que não, mesmo que saibam que uma moto de 300cc 2T seja capaz de varrer o chão com uma Hornet ou uma Z750 eles não vão querer, por causa do ronco feio, igual mobilete,como eles mesmo dizem, fazer o que o mundo é assim.

Então eu só tenho 16 Anos e Sou apaixonado por 2t :D

magrao tk
03-02-13, 21:29
Então eu só tenho 16 Anos e Sou apaixonado por 2t :D
O mundo não está perdido, hehehe

Skuich
04-02-13, 01:02
A moto mais loca q ja vi...
Rd 350 ano 1977...
Pelo visual antigo e estrutura pequena
Eh incrivel ver a velocidade q ela atinge! Eh demais ver uma!

DaniloSS7
09-02-13, 12:39
Vejam essa Twister levando coro de uma RDZ, kkkkkk

http://www.pequenasnotaveis.com.br/videos-31/twister-levando-coro-de-rdz-135-a-45976/#post842287