PDA

Ver Versão Completa : Minha primeira moto! estou em um dilema!



Cae2
05-12-12, 15:02
Boa tarde pessoal,

É a primeira vez que posto aqui, mas acompanho esse forum a 1 ano mais ou menos. Tenho carteira de carro e dirijo a mais de 12 anos, mas agora chegou a hora de casar! vish! e como a patroa ja tem um carro resolvi vender o meu e comprar uma moto, a idéia ja vem de 1 ano atrás mas agora aconteceu.

Pois bem, acabei demorando para começar a moto escola, ja estou na quinta aula e faltam mais 10, mas já estou com um equilíbrio aceitável, claro que minha experiencia ainda deve ser 0,0001% mas to me dando bem.

Hoje comprei a moto, ja havia acompanhado aqui algumas discussões e acabei optando pela GSR 150i da Suzuki, escolhi a prata (achei mó lindona ela)
Fiz a ficha, foi aprovada tudo certinho e o cara me mandou um:

- Então, tenho ela aqui ja a pronta entrega, quer retirar ela quando?

Nessa hora eu travei, expliquei a situação pra ele, que ainda não tinha carteira e tal, ele me comentou que se for pego, a multa fica mais ou menos R$ 1.000,00

No trajeto que eu faço de casa pro trabalho (mesmo trajeto a mais de 4 anos) nunca vi uma blitz, da uns 13 km de ida e mais 13 km de volta.

Na opinião de voces, meus mais novos colegas, o que eu deveria fazer? tentar segurar a angústia e esperar mais umas 2 semanas? ou ja me aventurar no mundo das duas rodas? (foda que da uma **** vontade de ja sair andando de moto)

Defeacer
05-12-12, 15:08
Quando eu peguei a minha, eu andei uns 3 meses sem carteira e passei por uma blitz e não fui parado. Aqui a polícia não para muito motociclista, geralmente só quando tem escape modificado e/ou alguma irregularidade visível. Sem contar que o pátio do Detran aqui num tem espaço nem pra um skate :P

Eu não recomendaria, além da multa, tu pode perder a moto e todo seu processo da cnh e ter que esperar 2 anos pra reabrir ele, se eu não me engano. Eu andei sem cnh por ansiedade, mas tu vive com medo. É "fácil" fugir de blitz, o f0da é lidar com o imprevisível, o famoso acidente, se tu se envolver em um acidente, rapaz...

DOUGLAS 00
05-12-12, 15:10
Manda levar na pick up.

Zanca
05-12-12, 15:39
Com certeza pede para entrega ela já esta aprovada mesmo

mdorigon
05-12-12, 15:42
Manda eles entregarem ou pede pra alguem que tenha carta ir la buscar e levar pra vc.

FelipeLiposo
05-12-12, 15:49
Boa tarde pessoal,

É a primeira vez que posto aqui, mas acompanho esse forum a 1 ano mais ou menos. Tenho carteira de carro e dirijo a mais de 12 anos, mas agora chegou a hora de casar! vish! e como a patroa ja tem um carro resolvi vender o meu e comprar uma moto, a idéia ja vem de 1 ano atrás mas agora aconteceu.

Pois bem, acabei demorando para começar a moto escola, ja estou na quinta aula e faltam mais 10, mas já estou com um equilíbrio aceitável, claro que minha experiencia ainda deve ser 0,0001% mas to me dando bem.

Hoje comprei a moto, ja havia acompanhado aqui algumas discussões e acabei optando pela GSR 150i da Suzuki, escolhi a prata (achei mó lindona ela)
Fiz a ficha, foi aprovada tudo certinho e o cara me mandou um:

- Então, tenho ela aqui ja a pronta entrega, quer retirar ela quando?

Nessa hora eu travei, expliquei a situação pra ele, que ainda não tinha carteira e tal, ele me comentou que se for pego, a multa fica mais ou menos R$ 1.000,00

No trajeto que eu faço de casa pro trabalho (mesmo trajeto a mais de 4 anos) nunca vi uma blitz, da uns 13 km de ida e mais 13 km de volta.

Na opinião de voces, meus mais novos colegas, o que eu deveria fazer? tentar segurar a angústia e esperar mais umas 2 semanas? ou ja me aventurar no mundo das duas rodas? (foda que da uma **** vontade de ja sair andando de moto)

Primeiramente Cae2 Well come você!!!!
Dependendo de onde você mora eu pediria pra entregar em casa e deixaria bem guardadinha. Se você for de SP, principalmente capital, vou te falar uma coisa:
Deixa ela na concessionária e só pega quando tiver com a carta na mão. Os PM daqui estão mais rigorosos com motos do que com qualquer outra coisa. E ao contrário do que o Defeacer disse, aqui eles tem bastante espaço pra colocar moto. Fora que sem carta você perde todo o processo que você estiver fazendo, pode ter que ficar esperando de 06 a 24 meses pra poder reiniciar quelquer outro processo para mudança de CNH e ainda por cima é uma burocracia do kct pra pegar a moto de volta.
Então pensa bem.
No mais boa sorte.

Cachorro
05-12-12, 15:50
Eu andei uns 3 meses sem carteira, mas não recomendo fazer isso.

Comprou moto 0km, manda entregar em casa com a pick-up da loja ou algum amigo buscar pra ti.

Abs,

Cae2
05-12-12, 16:02
opa! a questão nem seria tanto na verdade a questão da entrega, tanto que se eu decidir não arriscar, vou deixar ela la na concessionaria mesmo para ja ir emplacando.

A parte difícil mesmo aguentar a ansiedade para usar ela para ja ir trabalhar, ou esperar mais duas semanas

OBS: sou de Curitiba

OBS2: pior que se perder todo o processo, acho que o melhor é esperar mesmo...

Eduardo Toda
05-12-12, 16:21
Manda eles entregarem ou pede pra alguem que tenha carta ir la buscar e levar pra vc.

Leva um amigo que tem carta de moto lá na CC e depois paga uma breja para o gajo que te fez o favor.....

DOUGLAS 00
05-12-12, 16:32
Eu andei uns 3 meses sem carteira, mas não recomendo fazer isso.

Comprou moto 0km, manda entregar em casa com a pick-up da loja ou algum amigo buscar pra ti.

Abs,


Eu tb andei um més "frio".

brunolbo
05-12-12, 16:37
não sei como é a pm ai, mas aqui fazem muita blitz pra pegar moto, pede pra alguem ir buscar ela, vai que você da um azar.

emerson merighi
05-12-12, 16:49
bom, eu ganhei minha primeira moto com 12 anos de idade e ja fui pras ruas....mas na epoca o codigo de transito era o antigo e nao existiam multas de 1000 reais...
mas do jeito que esta hoje, eu nao aconselho andar sem habilitacao.

Diego.fcs
05-12-12, 16:49
Se não tem carteira, nem experiência, sugiro que peça a um amigo que leve a moto até a sua casa, rodando mesmo, ou então peça para a cc entregar ela na sua casa, aqui os caras entregam em casa.

Bandit
05-12-12, 16:53
Peguei minha primeira moto PIOR ainda, eu tava tirando carteira de Carro, meu irmao passou o financiamento Barato pra mim, so assumir as prestaçoes, tive q deixa a moto uns 4 meses parada na garagem, as poucas vezes que sai com ela foi nos finais de semana, e a cada viatura avistada, era uma tremeção nas pernas kkkkkkkkkkkk

Emplaca ela, deixa os caras preparem pra enviar, manda levar ate sua casa e aguenta mais alguns dias, se vc estiver indo bem, em menos de 1 mes vc ta com a carta na mao.. nao arriscar TUDO saindo com a motoka nao cara..

JGuillen
05-12-12, 16:54
Fora que estamos em dezembro... Mês que os caras precisam reforçar o 13o com multas. O problema da multa é que vc perde a carteira até para dirigir o carro.

Motaro
05-12-12, 18:34
Espera. Pressa só da merda.
Eu esperaria até ter minha carta pra depois pegar. Comprar a moto e tirá-la da concessionária vc mesmo, n tem preço.

magrao tk
05-12-12, 18:44
Tá louco? Acho que nem poderia ter dúvidas. O put@ dinheiro gasto na auto escola, mas toda essa função das aulas que já fez... arriscar perder tudo assim e ainda levarem a moto, ter que sair correndo atrás do prejuízo, recomeçar do zero, gastar tudo denovo só por não aguentar mais alguns dias?
Não morreu até agora por não ter uma moto né? :D espera sim e não da chance pro azar!!!!

Defeacer
05-12-12, 18:48
Se for pra não usar, é melhor deixar na cc. Eu fui nessa de comprar e deixar parada em casa, mas cadê que eu aguentei? Todo dia eu andava com ela, morrendo de medo mais andava. Se ficar na sua casa é bem capaz tu cair em tentação :P

renanperim
05-12-12, 18:55
Nao ande com a moto ate ter a carta.
Eu comprei minha primeira moto(cg 150 2005, azul como sempre) qdo eu ainda estava la pela quinta aula de moto(faltava ainda as aulas de carro tb) meu irmao trouxe ela pra casa e a moto ficou me esperando, uns dias antes da carta chegar mandei revisar a moto e busquei no mecanico no dia que chegou a carta.

Vc consegue esperar, tenta dar uma acelerada nas aulas.
Lembrando que oq vc aprende na auto escola eh muito pouco para sair na rua.

px400
05-12-12, 19:46
Lembra sempre que se alguma coisa vair dar errado vai ser eh contigo!

Eu comprei minha moto 1 semana DEPOIS que tirei minha carteira.

Um colega meu comprou a moto dele 1 mes antes de comecar a aula de moto escola. Resultado: derrapou numa curva acelerado demais, bateu de cara no guidon, desmaiou e foi andar novamente de moto uns meses depois e sem uns dente.

Espera. Termina e PASSA na auto escola e fica namorando ela na garagem pra soh quando tiver a carteira em mao pra sair na rua e ai sim aproveitar a vida de motociclista.

Willames RTR
05-12-12, 21:30
Boa tarde pessoal,

É a primeira vez que posto aqui, mas acompanho esse forum a 1 ano mais ou menos. Tenho carteira de carro e dirijo a mais de 12 anos, mas agora chegou a hora de casar! vish! e como a patroa ja tem um carro resolvi vender o meu e comprar uma moto, a idéia ja vem de 1 ano atrás mas agora aconteceu.

Pois bem, acabei demorando para começar a moto escola, ja estou na quinta aula e faltam mais 10, mas já estou com um equilíbrio aceitável, claro que minha experiencia ainda deve ser 0,0001% mas to me dando bem.

Hoje comprei a moto, ja havia acompanhado aqui algumas discussões e acabei optando pela GSR 150i da Suzuki, escolhi a prata (achei mó lindona ela)
Fiz a ficha, foi aprovada tudo certinho e o cara me mandou um:

- Então, tenho ela aqui ja a pronta entrega, quer retirar ela quando?

Nessa hora eu travei, expliquei a situação pra ele, que ainda não tinha carteira e tal, ele me comentou que se for pego, a multa fica mais ou menos R$ 1.000,00

No trajeto que eu faço de casa pro trabalho (mesmo trajeto a mais de 4 anos) nunca vi uma blitz, da uns 13 km de ida e mais 13 km de volta.

Na opinião de voces, meus mais novos colegas, o que eu deveria fazer? tentar segurar a angústia e esperar mais umas 2 semanas? ou ja me aventurar no mundo das duas rodas? (foda que da uma **** vontade de ja sair andando de moto)


Fala Cae2, impressionante, sua situação é idêntica a minha, estou me casando e vou já vendemos um carro pra comprar uma moto, fiz só 5 aulas da auto escola, e hoje comprei minha Apache RTR 150, mas só irão me entregar daqui a 7 dias, vou pedir para um amigo meu ir buscar. Confesso que, como vc, estou muito ansioso pra sair andando, mas vou aguardar a carteira mesmo pra sair com ela.

Flow cara, parabéns pela moto, engraçado como a nossa situação tá parecida.

apu
05-12-12, 21:59
pede pra alguem retirar pra voce. melhor coisa.

M_Turim
05-12-12, 23:10
Cara... tive amigos que foram nessa de andar sem habilitação e perderam moto com nem duas semanas...

Primeiro que vc muito provavelmente não tem grana pra perder a toa, e ainda que tenha, não é legal perder grana a toa, pagando multa, guincho, pátio alem de todo o transtorno de perder sua habilitação, ficar um tempo na geladeira e tudo mais...

Ninguém controla o acaso, mas é necessário se estar preparado pra ele... Pode ser que não aconteça nada, mas e se acontece? e se algum oficial resolve fazer uma blitz no caminho que nunca tem blitz? E se aparece moto roubada com caracteristicas da sua e a policia te para pra averiguar? E se vc fica nervoso, aparenta isso e a policia te para pra checar o nervosismo?

É uma bobagem tremenda dar sopa pro azar, sem contar que em um acidente, a outra parte pode estar mais errada que bandido, mas você com sorte, pode assumir os prejuizos pra fugir de um B.O.

Pede pra alguem buscar pra você, se sua rua for tranquila, use ela pra ganhar habilidade pra prova da habilitação, mas nunca abuse da sorte... NUNCA!

nando correa
06-12-12, 06:25
olha quando resolvi comprar minha moto também não tinha chn cat. A. eu sei q é até chato falar, mas cara, espere a cnh nova ficar pronta. vc tem grandes chances de ser parado em uma blitz, motivos aos quais eu nao tive e talvez por isso dei sorte de nao acontecer nada:

1. moto nova e sem placa..simplesmente vao querer uma explicação, nessa hora vao exigir os documentos e cadê?????;
2. vc diz que nao tem experiencia.. pode ter certeza que para qualquer pessoa, é muito facil distinguir uma pessoa sem experiencia dirigindo, principalmente uma moto.. eles vão desconfiar..
3. no fim de ano, as blitz são constantes e o movimento no transito é mais denso.. pessoas de outras cidades estarao em curitiba.. o risco de vc se envolver em um acidente é maior do que o habitual, especialmente pelo pouco dominio do veiculo..
4. vc pagará o guicho caso nao apresente uma pessoa habilitada, e depois pagará para retirar a moto de lá.. sua moto novinha ficará num pátio sabe lá Deus se tem sombra ou não.. isso fora o tempo de carencia e as despesas para renovar a sua cnh..

e ai.. vai encarar??

augustothalison
06-12-12, 08:23
Bom, a minha cidade é pequena e os pontos de blitz aqui são manjados ja, ando de moto desde os 15 anos e ja tenho 18 anos, e comprei a minha tem pouco mais de 2 meses uma SUZUKI tbm! hehe, e to andando tranquilo aqui, até pq a cidade é pequena e os pms nao embraçam quase nada aqui, ja ai na sua cidade a historia é outra a cidade é grande, o risco de pms te pegaram é bem maior que aqui, então manda entregar na sua casa, mas nao deixe ela parada, só nao faça trajetos longos e por lugares onde possivelmente possa haver uma blitz, até pq os pms nao sabem que voc nao tem carteira, então o risco deles te parar na rua do nada é bem pequeno, agora blitz, parou voc ja era. Nao vai perder a moto, nao sei a multa ai mas aqui fica uns 500 reais de multa, ai tem que ir um habilitado pra buscar a moto, sem contar que voc perde todo processo de habilitação como ja disse os outros caras ai!

halvaro
06-12-12, 09:03
As primeiras vezes que andei de moto antigamente, meu pai comprou uma CG bolinha, tb andei sem carteira, dei umas voltas, mas tb a cidade era um deserto, hoje tem guardinha pra todo lado, enfim, manda entregar em casa que é melhor, hoje já não faço essas bobagens

Cae2
06-12-12, 09:54
é... acho que me convenci...

bem falando da verdade, até arriscaria uns R$ 500,00 de multa, mas o que eu não posso arriscar é perder o processo que ja to fazendo pra tirar a carta, isso é a pior parte pra mim...

Vou ver se entregam ela em casa, moro tipo num condominio que é uma rua sem saída, qualquer coisa fico andando la que nem "retardado" para ao menos passar um pouco da vontade...

hehe, valeu galera!

CkOFan
06-12-12, 10:10
Eu peguei minha moto uns 2 meses antes de terminar a carteira...
Passe por dois cagaço com os homi, mas não chegaram a me parar.
Eu não andava muito longe da minha casa, e lá é bem tranquilo... Só quando tive que levar ela para emplacar e fazer a transferência, aí que foi tenso, pq eu fiquei muito espiado :P
No mais é só o cara ter a consiência de que está fazendo coisa errada!!

Não sou hipócrita de dizer: "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço" então acho que, se tu sabe os riscos que vai correr e acha que mesmo assim vale a pena, vai tranquilo. Só que, se te pegarem, não pode reclamar!!!

Abraço!

Cae2
06-12-12, 13:50
galera, só pra colocar mais lenha na fogueira:

Falei com meu instrutor e ele disse que não perde o processo, só a questão da multa mesmo... dei uma vasculhada na internet e vi o pessoal explicando que não perde mesmo.

Aqui por exemplo:


================================================== =
Ainda estou fazendo minhas aulas na auto-escola,se a policia me pegar dirigindo fora da auto-escola eu perco..?

tudo oque eu investi na auto-escola como tempo e dinheiro?



Melhor resposta - Escolhida por votação

Não, vc não perde o seu tempo e dinheiro se for pego dirigindo fora da auto-escola. Isso não afetará o seu processo de obtenção da CNH, eis que não há previsão legal expressa. Trocando em miúdos, não afetará diretamente nada o seu process para obter a CNH, você não perderá pontos, porque a previsão de perda de pontos ou perda da PPD (permissão para dirgir) só está prevista depois que esses documentos são emitidos pelo órgão de trânsito,o que não é o seu caso.

ENTRETANTO, se vc for pego dirigindo "fora da auto-escola", vc estará incorrendo na infração de trânsito de "dirigir sem possuir CNH ou PPD" e será multado em aproximadamente R$570,00 por isso. Se o veículo não estiver em seu nome ou se outra pessoa habilitada estiver ao seu lado lhe orientando, será extraída uma outra notificação no mesmo valor (R$570,00) por permitir (ou entregar a direção) que pessoa sem CNH tome posse de veículo e passe a conduzi-lo na via pública. Se vc não tiver ninguém conhecido habilitado na hora que possa ir buscar o veículo, seu veículo será removido ao depósito do DETRAN (pagando diárias, reboque, etc).

Sem contar que entregar a direção a pessoa sem CNH é conduta tipificada como crime pela Lei 9.503/97, o que implica dizer que existe a possibilidade do dono do carro responder a um processo criminal (que irá tramitar no Juizado Especial Criminal) por conta do seu passeio.

Moral da história, se for flagrado dirigindo "por fora" da auto-escola você não terá problemas com sua habilitação, mas corre o risco de ter o carro rebocado, além de ser multado em quase R$1.150,00, além do risco de arrumar um processo criminal pro dono do carro.





===============================================
outro exemplo:
===============================================


dininhaa
29/07/2010 02:54
Olá fui pega dirigindo sem habilitação o policial anotou meu cpf. Estou realizando o processo para tirar a habilitação gostaria de saber o que fazer ? minha auto escola me recomendou aguardar a multa chegar para realizar meu ultimo exame que no caso seria de moto. Irei perder meu processo ? Me ajudeem estou desesperada

Fernando (Recursos de Multas - Equipe Siga Recursos (http://www.sigarecursos.com.br))
29/07/2010 08:25
dininhaa!

Essa infração não causará qualquer influência ou prejuízo ao seu processo de habilitação.

Atenciosamente,

Fernando

Recursos de Multas - Equipe Siga Recursos (http://www.sigarecursos.com.br)


================================================== ====================


E agora? só lembrando que meu maior medo não é a multa, e sim perder o processo (ja desisti de sair para o centro com ela, vou só andar no bairro na maior das cautelas, até pegar experiencia)

M_Turim
06-12-12, 19:01
Cae2

Trabalho em farmácia e aqui do lado tem um restaurante, que tem uma garçonete que inventou de dirigir antes de terminar o processo de habilitação... Ela já tinha as aulas e só estava esperando a prova, quando a polícia pegou ela. Puxaram o documento dela e constou que ela estava em processo de habilitação, que foi suspenso no mesmo instante.

Como ela tem amizade com os PM's que fazem segurança aqui, ela tentou adiantar isso, pra não perder o processo todo e tudo mais... Legalmente, não se tinha o que fazer, mas com os contatos adequados, acharam alguem pra tirar as multas dela do sistema e invalidar o pedido de suspensão da CNH. Ela pagou pra esse rapaz o valor das multas + metade do valor do custo da CNH, que deram pouco mais de R$1000,00, fora as diarias do pátio e guincho...

Vou procurar na legislação o que fala sobre, mas acredite... suspende sim o seu processo de habilitação...