PDA

Ver Versão Completa : Compensa ou é arriscado usar peças paralelas? Qual suas opiniões?



Sport 150
16-04-13, 14:40
Colegas,
Vendo o custo beneficio, em muitas vez acabamos utilizando peças que são similares as originais,
Tendo em vista suas qualidades também, nesta situação compensa utilizar peças similares ou não.
Seja, por um lado independente em que situação ou parte em que vai ser utilizada a peça na moto.
Mas por outro lado, em quais parte compensaria utilizar as peças similares,
Quais as marcas que oferecem uma boa qualidade em relação aos originais, ou não tem como comparar?

Stone
16-04-13, 14:47
Tudo depende da peça, e da marca paralela, as vez compensa e as vez não

halvaro
16-04-13, 14:53
Existem peças parelelas dos mais diferentes níveis de qualidade, é um labirinto esse negocio.

Na minha Intruder o mecânico colocou umas lonas de freio paralelas, resultado, não aprovou, provavelmente terei que trocar de novo

Peças relacionadas a segurança e ao motor acho que é melhor colocar originais mesmo

Sport 150
16-04-13, 14:58
Tudo depende da peça, e da marca paralela, as vez compensa e as vez não
Sim entendo fiz esta pergunta, justamento por isso, pois sei em algumas situações compensa, até outro dia atras troquei um interruptor do freio dianteiro que estava queimado por um paralelo, e esta de boa,
Mas a questão muda em outras partes da moto,

Uma experiência eu tive, coloquei uma sapata de freio traseiro na minha Aventureira, no entanto, pouco tempo depois deu problema, tive que trocar, fui colocar a original, então veio o problema, tinha ruido o cubo da roda, agora lascou, pois uma roda nova ta cara!!!
Ai fica estas questões e outras no ar?

- - - Updated - - -


Existem peças parelelas dos mais diferentes níveis de qualidade, é um labirinto esse negocio.

Na minha Intruder o mecânico colocou umas lonas de freio paralelas, resultado, não aprovou, provavelmente terei que trocar de novo

Peças relacionadas a segurança e ao motor acho que é melhor colocar originais mesmo
concordo contigo, há como vc citou diversidades de paralelas no mercado e muitas vezes não sabemos nem o tipo da marca da peça, em que foi colocado em nossas motos, fazendo com isso arriscando nossas próprias vidas.

Stone
16-04-13, 15:01
Se for pra ver tudo paralelo que presta e que não presta vamos falar até amanhã e não vai estar nem na metade, tem muita coisa e muitas marcas. Ficaria mais fácil se vocês perguntarem por uma peça de alguma marca específica

Sport 150
16-04-13, 15:10
Se for pra ver tudo paralelo que presta e que não presta vamos falar até amanhã e não vai estar nem na metade, tem muita coisa e muitas marcas. Ficaria mais fácil se vocês perguntarem por uma peça de alguma marca específica
Exatamente o que eu ressaltei no final da pergunta!Quais as marcas que oferecem uma boa qualidade em relação aos originais, ou não tem como comparar?
Ok desculp, mas gosto de deixar tudo esclarecido, ou melhor tento pelo menos!!

halvaro
16-04-13, 15:18
Exatamente o que eu ressaltei no final da pergunta!Quais as marcas que oferecem uma boa qualidade em relação aos originais, ou não tem como comparar?
Ok desculp, mas gosto de deixar tudo esclarecido, ou melhor tento pelo menos!!

O negocio é tão complicado que uma mesma marca pode produzir algumas peças de qualidade e outras nem tanto, é o caso da VAZ por ex, que dizem
fabricar bons pinhões e coroas, mas péssimas correntes, ou o contrário, nem me lembro direito

Sport 150
16-04-13, 15:27
O negocio é tão complicado que uma mesma marca pode produzir algumas peças de qualidade e outras nem tanto, é o caso da VAZ por ex, que dizem
fabricar bons pinhões e coroas, mas péssimas correntes, ou o contrário, nem me lembro direito
Entendo, nesta situação vai depender também do modelo e marca da moto também ou tudo é a mesma coisa!
Outra coisa como vc citou, neste meio como saber o que é o mais eficaz, sendo que uma moto é composta por vários acessórios nas partes mecânicas, e com isso fica muito dificil avaliar, mas acredito que como tem muitos que ja experimentaram diversas marcas e modelos de peças, acredito que podemos desta formas, fazer a melhor escolha por esta ou aquela peça.

CONKER
16-04-13, 15:38
Tive uma péssima experiência com o amortecedor traseiro (paralelo) SCUD 250,00 Dilmas que não durou seis meses e já estava batendo seco. Minhas costas e da patroa já não aguentam mais a batida a seco causadas pelo ótimo estado do solo lunar das nossas estradas e vou ter que comprar o original SHOWA que é 720,00 Barão sem choro nem vela...:shock: mas pelo menos rodaram 30.000kms enquanto o paralelo... Mas há outras peças que compro paralelo como por exemplo pastilhas e lonas que não me deram dor de cabeça e são muito boas por sinal.

Eduardo Toda
16-04-13, 18:15
Ali no na seção do marcas aprovadas e reprovadas se tem uma noção, quem usou e gostou/reprovou.
Sr garimpar vai encontrar peças paralelas até melhores que os originais, ou recomendados pela fábrica (noa caso Honda HAMP)

felipe250
16-04-13, 18:18
Eu tenho uma dúvida sobre peça paralela, Campana da embreagem Twister, é confiável marca WGK?

magrao tk
16-04-13, 19:02
Existe uma área do tópico sobre esse tema de marcas e produtos citando as boas e as ruins pela própria experiencia do pessoal.

Eu acho assim: vai comprar uma lente de pisca ou uma capa de banco, vai qualquer paralela mesmo. Mas outras coisas como freios, peças do motor, da parte elétrica, tem que ser original, ou em alguns casos paralelas de marcas confiáveis.

irai
16-04-13, 19:10
existem componentes alternativos aos originais de todos os preços e níveis de qualidade, em alguns casos serão absurdamente ruins e em outros, até melhores que os originais.

Eu sou particularmente contra o uso de peças paralelas, que na grande maioria das vezes não passaram pelos devidos processos de desenvolvimento e podem inclusive pôr em risco a vida do motociclista. Existem algumas excessões é claro, algumas marcas tem kits de relação superiores aos originais, eu gosto muito dos da Did. As velas Iridum da NGK também são melhores que as originais, assim como algumas lâmpadas da Philips. Espelhos ou manetes da Rizoma são comumente melhores que os originais... Uma coisa é certa, raramente um componente paralelo de qualidade equivalente ou superior ao original, será muito mais barato, em geral é até mais caro, então a maior economia que se consegue sem comprometer a qualidade do conjunto, é usar peças originais mesmo.

leocsr1986
16-04-13, 19:14
Se não for peça que comprometa a segurança diretamente é tranquilo!

bruno almeida
16-04-13, 19:19
algumas peças paralelas são até melhores que as originais: Metal leve, por ex: as peças da Scud em sua maioria são excelentes,as da WGK também. Mas algumas são um lixo mesmo... a pro tork por ex: não quero nada nem de graça daquela marca...

irai
16-04-13, 22:59
Se não for peça que comprometa a segurança diretamente é tranquilo!
Acho que única coisa que se encaixa nessa característica sãos os kits de carenagem, que só irão deixar a moto feia quando desbotarem, praticamente todo o resto pode causar problemas sérios ao piloto.
Um guidão vagabundo pode entortar ou quebrar com o impacto em um buraco e causar um acidente, o mesmo pode acontecer se a roda, raios ou aro forem de baixa qualidade. Um manete de freio ruim pode quebrar ou ceder, perdendo a regulagem, deixando o piloto sem freio, oque também pode acontecer ao usar sapatas de freio ou pastilhas ruins. Espelhos paralelos geralmente deixam a imágem tremida, oque também é inseguro. Suspensões, relação e peças de motor então... Acho que não preciso nem comentar, né?

emerson merighi
17-04-13, 06:55
o mercado paralelo tem coisa boa, e muita coisa ruim tb...pecas como freios, rodas, manetes, cabos, eletronicos da pra usar um paralelo de boa qualidade sem problema, aonde eu nao gosto de peca paralela e nas partes internas do motor, principalmente as que exigem mais precissao e sofrem muito esforco... como bielas, virabrequim, pistao, aneis e cilindros, retentores de valvulas, comandos de valvulas e engrenagens da caixa de marcha, bronzinas, rolamentos...

halvaro
17-04-13, 08:29
Peças de acabamento, lanternas, etc, coisas de plastico, as paralelas costumam ter acabamento ruim, da pra usar, funciona, mas fica feio, perde a originalidade

Piccoli
17-04-13, 09:29
Pinhões e coroas VAZ ou Riffel, correntes DID ou KMC, cabos Scherer, filtros Valflex ou Fram, tem um monte de marca boa que até fornece para as montadoras. Por exemplo, a linha de baixa cilindrada da Suzuki sái da J. Toledo com relação Riffel.

Uma ocasião comprei uma lanterna traseira para o carro que o lojista disse: a única diferença é que esta não tem o logo Chevrolet gravado no plástico interno, o resto é igual porque é o mesmo fornecedor da GM. E ele tinha razão, a lanterna está instalada há pelo menos 3 anos no carro e absolutamente nenhum sinal de desbotamento ou ressecamento das lentes, a aparência é idêntica à outra lanterna que ainda é original do carro. Para a pessoa descobrir qual é a lanterna GM e qual a paralela, só tirando a lanterna fora e procurando a marca GM por dentro dela. Se fosse peça muquirana, o plástico já tinha desbotado com sol ou infiltrado água.
Detalhe: a lanterna original na concessionária custava R$ 368, paguei pela lanterna não original, R$ 180. E era nova, não era dessas lanternas recondicionadas.

emerson merighi
17-04-13, 10:05
pois e, exemplo de compra bem feita no paralelo que valeu muito a pena... minha hayabusa caiu a lente original da sinaleira trazeira, coloquei duas novas do paralelo de boa qualidade... ta la funcionando, sem resecar, tudo ok a um ano...na suzuki cada uma era 50,00 ... paguei 10,00 nas duas...do estoque de pecas da minha loja que fechei...hehe...ainda tenho pelo menos umas 200 sinaleiras la, de todo tipo...

Shaiky Castro
19-04-13, 15:31
Nunca comprei peça paralela pra minha moto e espero nunca ter que faze-lo.

Canabirro
19-04-13, 19:24
Eu particularmente tenho boas experiências com as seguintes marcas:

Fabrek; Lona, pastilha
SCUD; até agora não ouvi falar mal de nenhuma peça da linha SCUD, os rolamentos duram tanto quanto o NARCH
Gemoto; retrovisor
Motobor; bucha da coroa
Scher; cabos diversos

Sport 150
20-04-13, 18:58
Ali no na seção do marcas aprovadas e reprovadas se tem uma noção, quem usou e gostou/reprovou.
Sr garimpar vai encontrar peças paralelas até melhores que os originais, ou recomendados pela fábrica (noa caso Honda HAMP)
Ok. Obrigado pela contribuição, mas ja tive pesquisando, varias coisas não só la, como em outros setores dos amantes do motociclismo!!!! Abraços a todos!!!!