PDA

Ver Versão Completa : Trail para pessoas baixas.



Luis_RJ
22-04-13, 22:50
Hoje fui até uma concessionária Yamaha aqui no Rio no Bairro da Penha.
Acho a Tenere um motão, mas não tenho nenhum amigo que tenha uma. Assim, fui na concessionária para montar-la e ver bem de perto.

Acho que, quando você senta nela e repara no grafismo acaba gostando ainda mais daquela moto, porém não sei se um dia teria uma.
Isso porque, depois de subir nela tentei botar os dois pés no chão e fiquei na pontinha, e nem sou tão baixo (1,73).
Estou muito acostumado com a GSR que é bem baixa e não sei se teria problemas em deixar uma tenere em pé em terreno mais irregular.

Algum dos irmão aqui, que tenha perto da minha estatura (ou menor), tem alguma experiência com trail?
Será que dá pra se acostumar com manejo dela na ponta dos pés?

Marvila
22-04-13, 23:41
...tentei botar os dois pés no chão e fiquei na pontinha, e nem sou tão baixo (1,73).Estamos no mesmo quadrante, Luis_RJ. Meço 1,72m ou 1,73m...
Fico na mesma condição que você no quadro da Tenere.

Estou muito acostumado com a GSR que é bem baixa e não sei se teria problemas em deixar uma tenere em pé em terreno mais irregular. Não tenha a menor dúvida de que terá problemas. Há um tópico no forum da Tenere com inúmeros relatos de quedas de "baixinhos" (da nossa estatura). Ela é pesadinha...se pender, chão!!!

Algum dos irmão aqui, que tenha perto da minha estatura (ou menor), tem alguma experiência com trail?
Será que dá pra se acostumar com manejo dela na ponta dos pés?Bom, minha experiência se resume a test-ride e alguns km rodados. Posso lhe assegurar que na pista é uma maravilha. Agora, no trânsito e corredor a coisa tende a complicar um pouco. E olha que estou me referindo a Tornado e à Lander.

Luis_RJ
22-04-13, 23:43
Estamos no mesmo quadrante, Luis_RJ. Meço 1,72m ou 1,73m...
Fico na mesma condição que você no quadro da Tenere.
Não tenha a menor dúvida de que terá problemas. Há um tópico no forum da Tenere com inúmeros relatos de quedas de "baixinhos" (da nossa estatura). Ela é pesadinha...se pender, chão!!!
Bom, minha experiência se resume a test-ride e alguns km rodados. Posso lhe assegurar que na pista é uma maravilha. Agora, no trânsito e corredor a coisa tende a complicar um pouco. E olha que estou me referindo a Tornado e à Lander.

Vou ver se compro uma daquelas botas com salto para estar apto. kkkkkkkkkkkkkk

Duomo
23-04-13, 00:56
Tenho 1,85 e encaixo bem na moto. Tem uma usuária aqui do fórum Lu Carvalho, ela tem uma e fez isso aqui ó:http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/troca-do-braco-conector-rebaixar-tenere-kit-do-manivela-45258/

CkOFan
23-04-13, 09:04
Eu tenho 1,72 e gostei da teneré, fiquei na ponta dos pés tmbm, mas é meu futuro up.
Acho que no começo pode ser estranho, mas com o tempo o cara pega a manha.
Tem um brother meu que tinha um Falcon, e ele tinha (no máximo) 1,67.
Quando parava a moto no sinal dava uma escorregada com a bunda pro lado pra conseguir botar o pé no chão kkkkkkkkkk
E olha que o cara nunca caiu com a bichinha! Foi cair de Pop 100... Vai entender...

Abraço!

halvaro
23-04-13, 09:15
Outro dia fui na Honda, e montei numa XRE 300, o problema para mim não é colocar os pés no chão, tenho 1,77 e é tranquilo, o problema para mim é montar na moto, achei muito ruim, já não sou tão novo, não tenho mais tanta flexibilidade, e é um suplício montar nessas motos.
Até a NC700 e a Suzuki V-Strom são mais baixas e mais fáceis de montar.

cabra de brasilia
23-04-13, 09:45
Tenho 1,69m....23cm....enfim....

Aqui em casa já teve Lander X e posso dizer que acostuma......

E o que eu gostei muito é detalhe de conseguir observar o trânsito por cima do teto dos carros.....nossa bom demais ver o que passa lá na frente.

emerson merighi
23-04-13, 10:11
outro dia vi uma coroa de 1,55m de altura e seus 45 anos de idade numa xt600, andando na boa...ela titou as rodas originais colocou umas motard aro 17", nas duas rodas, colocou a mesa uns 6 centimetros abaixo com as bengalas sobrando pra cima...a moto tava da altura de uma twister...

Banduleiro
23-04-13, 10:35
Tenho um amigo que para subir na tornado dele, ele coloca no descanso lateral e e sobe, depois tira o descanso, e o cara pilota bem einh.

bruno almeida
23-04-13, 10:57
Tenho 1,69m....23cm....enfim....

Aqui em casa já teve Lander X e posso dizer que acostuma......

E o que eu gostei muito é detalhe de conseguir observar o trânsito por cima do teto dos carros.....nossa bom demais ver o que passa lá na frente.

aushaushaush kkkkkkkkkkkkkk sacanagem doido!!!

emerson merighi
23-04-13, 11:00
a verdade e que esses tampinhas de 1,50m de altura adoram moto alta...baixinho ja tem mania de comprar trail...kkkkkk

bruno almeida
23-04-13, 11:06
quero falar pra vocês que eu tenho um 1,60m tá... e esse papo ai é meio desagradável. Já andei de Falcon,mais num senti muita confiança não...

halvaro
23-04-13, 11:09
outro dia vi uma coroa de 1,55m de altura e seus 45 anos de idade numa xt600, andando na boa...ela titou as rodas originais colocou umas motard aro 17", nas duas rodas, colocou a mesa uns 6 centimetros abaixo com as bengalas sobrando pra cima...a moto tava da altura de uma twister...

Fazendo gambiarra e adaptação tudo da certo né, mas não fica legal

sandro lara
23-04-13, 11:52
Tenho 1,87 m , mais não tenho o mais importante , $$$ ai de nada me adianta a altura hehe.

coreanas
23-04-13, 12:39
Compra uma Street: TW, CB300, Fazer e prepara para trail. Vejo muito por aqui, principalmente CG. Creio que a TW seja uma ótima opção, poucos sabem, mas ela tem o DNA das XLX 250 e tem poucas diferenças estruturais da Tornado. Ou rebaixa uma trail.

Eduardo Toda
23-04-13, 12:54
Tenho 1,69m....23cm....enfim.....

Aaahhhh...mulekiiii....rsrrsrrs

emerson merighi
23-04-13, 13:38
quero falar pra vocês que eu tenho um 1,60m tá... e esse papo ai é meio desagradável. Já andei de Falcon,mais num senti muita confiança não...
bom, eu tenho 1,87m... pra mim o papo n ta desagradavel....ta normal....

Luis_RJ
23-04-13, 13:52
Acho que mexer na estrutura desta moto não deve compensar. Ela já foi toda pensada para ser assim.
Se for para abaixar muito é melhor pegar uma Fazer.

Tqf2
23-04-13, 14:07
Uai... é só crescer mais um pouco.......... hahahah

Tenho 1,74 e não me atrapalho em moto alta.... vai de boa........ Tudo questão de costume.

Já ví muita gente rebaixando de leve, e fica bacana....

Bruno Rafael
23-04-13, 14:43
Tenho 1.69 e tenho certeza que meu próximo up é a tenere

Marvila
23-04-13, 14:52
a verdade e que esses tampinhas de 1,50m de altura adoram moto alta...baixinho ja tem mania de comprar trail...kkkkkkNé não, emerson. É a questão do uso mesmo. No dia-a-dia uma trail é ideal por vários motivos já citados aqui. O problema vem quando se precisa estacionar numa calçada (geralmente estacionamento para motos são em calçadas ou locais mais elevados), transitar entre veículos parados em congestionamento, estacionar em ruas enladeiradas, fazer manobras nestas ruas enladeiradas...e por aí vai :(.
Bom mesmo seria uma trail 250cc da altura de uma Bros.
Como bem comentou o halvaro, subir no quadro de uma XRE300 ou mesmo da Teneré 250 (também incluo a Falcon) é um suplício.
Quer ver outra ? Você numa moto dessa, apoiado na pontinha dos pés, se equilibrando para a garupa subir no quadro...:\

psic0
23-04-13, 15:35
Tem uma amiga minha que tem 1,55m que é doida para comprar uma XRE 300 (sem mal conseguir enconstar o pé no chão) e eu fico tentando convencer ela a pegar uma moto menor. E ela está até desanimando de moto por que não pode ter a que ela quer por causa do tamanho.
Vou passar essas dicas para ela. :D

CkOFan
23-04-13, 15:43
Esse cara aqui foi indicação de um pessoal do mochileiros.com, pros baixinhos que querem se aventurar em uma Teneré:
http://www.manivela.com.br/Produtos/detalhe/8

Acho que ele deve ter uma solução para a XRE tmbm.

Abraço!

halvaro
23-04-13, 15:57
Tem uma amiga minha que tem 1,55m que é doida para comprar uma XRE 300 (sem mal conseguir enconstar o pé no chão) e eu fico tentando convencer ela a pegar uma moto menor. E ela está até desanimando de moto por que não pode ter a que ela quer por causa do tamanho.
Vou passar essas dicas para ela. :D

Manda ela subir numa XRE300 que ela desiste da maluquice, com 1,55 eu nem imagino como vai conseguir subir na moto

Essa dica do Ckofan pra Teneré é interessante, 40mm mais baixo já muda bastante

SheBarros
23-04-13, 16:08
O mais próximo q tive de trail foi uma Motard, a STX... e ficava na pontinha dos pés (tenho 1,68m).

No dia que me aventurei numa XT de um amigo... nusss senhora... foi tipo: pontinha da unha e pára no meio fio p apoiar o pé.

Pra andar é de boa... o problema é as paradas: semáforo, susto no corredor... aí muitas vezes a gente busca o pé no chão e acaba piorando a situação.


A minha Fazer eu rebaixei uns 2,5cm na bengala e senti uma grande diferença!! Mais segurança em pisos irregulares.

- - - Updated - - -

Ah... quase esqueci: esse lance de virar o traseiro p lado p calçar o pé me lembrou um cara quando eu tava na auto escola (há uns 5 anos atrás)... o cara - JURO - não tinha mais de 1,50m, bem pequeno, e só andava assim na titan. Tinha q se pendurar todo p lado p apoiar o pé no chão...
No final do ano passado tava na lotérica e vi o cara passando - daquele tamanho, inconfundível! - e ele tava com um capacete na mão. Na mesma hora pensei: ó, não desistiu de andar de moto!!kkk

p.s.: 23cm.... sei....

psic0
23-04-13, 17:05
Manda ela subir numa XRE300 que ela desiste da maluquice, com 1,55 eu nem imagino como vai conseguir subir na moto

Essa dica do Ckofan pra Teneré é interessante, 40mm mais baixo já muda bastante

Haha, tenho certeza que ela não consegue nem subir.

irai
23-04-13, 17:30
Além das suspensões, ainda há a possibilidade de fazer um banco mais baixo, de preferência de gel para compensar redução no estofamento. Baixando suspensões e banco, a maioria das trails ficam bem acessíveis aos baixinhos.

Joao XTZ
23-04-13, 17:50
Gente , por incrivel que pareça eu só senti isso , fazendo um role numa Tornado Motard (imagina ela Original) e um bunda drive numa F 800 GS , da BMW , pq a BMW é um assombro de alta (o bom é que dá pra regular e fica tudo certinho ) , mas um cara do BMW Clube , me disse uma coisa séria

" Se Voce , fica na ponta do pé , é um sério risco pra vc e seu eventual garupa , use uma moto mais baixa!!!"

Ai eu vi que dava muito pé nessa moto aqui , a BMW G 650 GS e me senti muito mais a vontade ... (o crédito dessa foto é meu)

http://i1099.photobucket.com/albums/g390/JoaoXTZ/JoaoXTZ%20II/DSC01901.jpg

os baixinhos ou tem de recorrer a trails menores ou ir pras Street mesmo ... eu por ter 1,75 m , ando na maioria de boa ,

valeu ...

irai
23-04-13, 19:27
A 650GS é bem baixinha, mais baixa que muita moto naked, e dizem ter uma tocada bem agradavel, muito suave para uma monocilíndrica.

Já a 800GS é um monstro de alta, mas tem regulagem de banco, pior é a Ténéré 660 que é gigantesca e não tem regulagem nenhuma.

kaiokold
23-04-13, 20:18
Minha dica é , vai parar e a moto é BEM alta que nem dá pé praticamente ? desliza uma banda da bunda prum lado e fica com um pé no chão rsrsrsrs. A unica vez que tive que fazer isso foi uma xlx250 alongada pacas , dava pra ver até o capô dos carros da frente rsrsrsrsrsrs , bizarra. Mas dava certo hahah

Trail pra cidades normais (buracos , quebra molas , necessidade de agilidade) > infinito > outras motos rsrs

Absssssssss

Stone
23-04-13, 21:08
Eu tenho 1,60 só, ando de Bros, Tornado, Falcon, Lander, CRF, etc sem problema algum, a única complicação é quando precisa dar ré uhauhauahua

A tornado tem regulagem de altura, dá de deixar mais baixa que a Bros, ela tem regulagem no amortecedor trazeiro e nas bengalas. Nas bengalas quase toda moto dá de baixar um pouco, fica até mais firme pra andar

Luis_RJ
25-04-13, 12:28
Vi vários comentários no tenereclube de pessoas bem baixas que tem tenere. Fiquei até impressionado.
Muita gente diz que com o tempo se acostuma, mas muita gente já tinha até o reflexo de quando a moto tivesse pra tombar o doido pulava dela rapidamente e deixava cair no chão.
Acho que não conseguiria fazer isso. Eu ia ficar tentando aliviar a queda até ela tocar no chão e acabar embaixo da pequena (na verdade grande)

marchetti87
25-04-13, 13:49
Hoje parei ao lado de uma Tenéré XT660 no sinal, fiquei impressionado com o tamanho da moto, gigantesca, parece um trator, e o cara que tava em cima devia ter uns 2,00m pelo menos. Eu que tenho 1,85 me senti um anão! kkkk

halvaro
25-04-13, 13:51
Hoje parei ao lado de uma Tenéré XT660 no sinal, fiquei impressionado com o tamanho da moto, gigantesca, parece um trator, e o cara que tava em cima devia ter uns 2,00m pelo menos. Eu que tenho 1,85 me senti um anão! kkkk

Pra ver a diferença de percepção de cada um, outro dia tinha uma XT660 no estacionamento do trabalho aqui, e eu não achei tão grande assim, nada extraordinário

Luis_RJ
25-04-13, 16:22
Pra ver a diferença de percepção de cada um, outro dia tinha uma XT660 no estacionamento do trabalho aqui, e eu não achei tão grande assim, nada extraordinário
Nunca vi a XT660, mas já acho a 250 bem grande.

halvaro
25-04-13, 16:37
Nunca vi a XT660, mas já acho a 250 bem grande.

A 660 pode até ser mais encorpada, na na altura não é maior não

Stone
25-04-13, 20:01
A 660 é mais ou menos da altura da Falcon, ela só parece mais alta

irai
25-04-13, 21:28
A XT660 não é tão alta, mas a Ténéré 660 é um monstro, deve ter uns 5cm a mais na altura do banco.

marchetti87
25-04-13, 22:59
A XT660 não é tão alta, mas a Ténéré 660 é um monstro, deve ter uns 5cm a mais na altura do banco.

Nem sabia que tinha mais de um modelo, então deve ter sido essa aí que eu vi. É maior que a Falcon e a irmã mais pobre dela, a 250, senão eu nem teria falado nada. Outra moto que eu vi e achei gigante é a BMW 1200 GS, mas não chega a ser tão alta, e sim bem encorpada, quase da largura de um carro pequeno!

irai
26-04-13, 08:07
Pois é, a Té66 é feita para gigantes, ao sentar na moto com meus 1,73m, me senti impossibilitado de pilota-la na cidade ou fora de estrada, mesmo tendo alguma experiência com motos mais altas, eu precisei escorregar do banco para encostar um pé no chão.

Outra que é enorme é a KTM 990, subi numa uma vez e acho que ela é tão alta quanta quanto a Té66, por sorte para os baixinhos existe a versão Dakar (não sei se ainda é fabricada), mais baixa.

Ja a 1200GS tem uma altura legal e tem regulagens também, só é tremendamente encorpada, com bauletos e malas então... Parece um caminhão de duas rodas.

halvaro
26-04-13, 08:21
A XT660 não é tão alta, mas a Ténéré 660 é um monstro, deve ter uns 5cm a mais na altura do banco.


Altura do assento

XT 250 TN = 865 mm
XT 660R = 865 mm

Exatamente iguais

Agora

XT660 TN = 896 mm = 3cm a mais
XT 1200 Super TN = ajustável de 845 a 870 mm, ou seja, essa pode ser até mais baixa que a 250

XRE 300 = 860 mm, minima coisa mais baixa que a 250 TN, me admirei

Falcon = 850 mm, mais baixa ainda

Luis_RJ
26-04-13, 08:46
A 660 pode até ser mais encorpada, na na altura não é maior não
Uma pequena que acho muito encorpada (mais pela carenagem) é a Comet 250.
Para os desavisados ela passa como moto 600 fácil.

halvaro
26-04-13, 08:49
Uma pequena que acho muito encorpada (mais pela carenagem) é a Comet 250.
Para os desavisados ela passa como moto 600 fácil.

Com certeza, aqui no trabalho apareceu uma, e eu só descobri que era 250 olhando a inscrição no motor, isso é positivo
por um lado, pela aparência que engana, mas negativo pelo lado do peso dessas motos, prejudicando o desempenho
para uma 250

Piccoli
26-04-13, 12:13
Eu tenho 1,72 e tive Falcon.
Não é fácil, tem que realmente apoiar em uma perna porque as duas juntas é quase impossível. Eu não recomendo para pessoas muito baixas, toda parada com a moto se torna uma encrenca, no sinal, no estacionamento, nas manobras de garagem, etc. Porque além da altura da Falcon, ela tem banco largo, o que aumenta a dificuldade.
Uma ocasião ao subir numa entrada de garagem a roda da frente engatou em uma saliência da calçada e a moto parou na altura do meio fio. O chão estava longe do meu pé e ela tombou. Se inclinar um pouco, não há perna que segure os 150 Kg da Falcon que tem centro de gravidade alto, o que piora as coisas.
Baixei a frente da Falcon cerca de uma polegada alterando a posição das bengalas. Depois, regulei a porca/contraporca da traseira para aliviar a pressão da mola. Quando sentava na moto, ela afundava e aí sim, melhorou a "pegada" dos pés no chão. Só que se baixar muito, tem quem compensar tirando um pedaço do descanso lateral senão a moto tomba para o lado quando estacionada.
Em compensação, andei uma vez numa Tornado e conseguia apoiar com sossego os pés, a Tornado facilitou as coisas com seu banco estreito.

irai
26-04-13, 20:04
Altura do assento

XT 250 TN = 865 mm
XT 660R = 865 mm

Exatamente iguais

Agora

XT660 TN = 896 mm = 3cm a mais


Cara, a Té66 me pareceu tão mais alta que a XT66... Será que o banco da Té é mais largo?

System_Analyst
27-04-13, 00:30
Esse lance de trail para gente baixa, depende do ponto de vista..

Imagine um cara quase anão morando em uma cidade do interior, onde seus trajetos seriam 90% em estradas de terra, garanto que ele colocaria a moto no canto da calçada pra montar mais fácil e iria preferir uma trail. Rsrsrsrsr..

Brincadeiras à parte.. antes de decidir adquirir uma moto on/off road, o ideal é dar uma volta na moto e observar se o conforto é razoàvel. Tenho alguns amigos mais baixos que eu e eles não trocam suas trail por moto street alguma nesse mundo.

Jimriffel
28-04-13, 20:18
eu entrei no mundo das trail agora, comprei uma bros e uma coisa eu falo...não saio mais desse estilo (que é o que mais gosto)...conforto não tem igual, porém eu tenho 1,80 e apoio os pés de boa no chão, tanto na bros, como na tornado, xt660 e tal...vai do gosto da pessoa também, se curte meu velho, compra e se adapta....uma escorregada de lado no banco ja facilita muito as coisas.

marchetti87
28-04-13, 20:42
Ontem eu andei numa Sahara 350, até então nunca tinha sentado numa trail, e que diferença! Que conforto, coluna reta e braços relaxados, é outro nível de moto!

emerson merighi
28-04-13, 21:13
trail e bom pra estradas on/off de velocidade relativamente baixa...quando a viagem sao feitas em estradas otimas , asfaltadas e duplicadas com velocidade de cruzeiro mais altas so são confortaveis as big trailscom bolha....as menores sofrem muito com o vento comprometendo o conforto e desempenho não conseguindo desenvolver uma velocidade um pouco maior e mais adequada numa longa viagem.

Joao XTZ
29-04-13, 17:32
Irai , meu fio , a Versão Dakar em nada difere das KTM 990 ADventure , que realmente é alta , já fiz bunda drive em uma ... e é muito alta mesmo ... mas ela compensa com muitas regulagens na suspensão!!! Acho que a Unica Versão que é mais alta é a R!!!

A Xt 660 parece mais alta , mas aquele recuo do bancs ajuda muito ... agora a Trail boa pra condução dos baijitos é a G 650 Gs da BMW ...

valeu ...

Marvila
03-05-13, 17:38
Ontem eu andei numa Sahara 350, até então nunca tinha sentado numa trail, e que diferença! Que conforto, coluna reta e braços relaxados, é outro nível de moto!Viagens de média distância posso comentar por experiência...
Não existe nada melhor do que a posição de pilotagem onde suas pernas fiquem o mais esticadas possível. Depois de certo tempo de estrada, na CG150 Titan, tenho de ficar com elas estiradas...senão, dá dormência mesmo.
Outra coisa, a coluna ereta. Aquela pequena inclinada para frente, depois de algumas horas de viagem, tem um reflexo tremendo na coluna e ombros :|.
Quanto ao banco não posso comentar com muita segurança porque nunca fiz uma viagem numa Lander, Tornado, XTZ125 ou qualquer outra desta categoria. Não inclui a Bros porque considero aquele banco relativamente confortável, assim como o da Falcon, e presumo da XRE300.
Por falar em trail, chegaram por aqui as CRF250L...sua por R$ 19,9 mil :(.

baianomtx
03-05-13, 17:53
ja eu me preocupo quando a oto é baixa demais!!!

tenho 1,98m

kaiokold
03-05-13, 18:16
Caraca Baiano , pra tu ficar tranquilo só big trail com suspensão alongada hauehaueh , lembrou meu amigo , o alemão que tem 2 metro e pouquinho rsrsrs , ele numa super tenere fica parecendo eu de tenere 250 rsrs

Trail rula muito na cidade , big trail rula muito viagem longa hehe

Abss

baianomtx
03-05-13, 18:32
é verdade mesmo!!!!

halvaro
04-05-13, 11:16
Por falar em trail, chegaram por aqui as CRF250L...sua por R$ 19,9 mil :(.

A moto é importada, e as importadas sofreram aumento de IPI de 20 para 35%, portanto não teria como como esperar custar 12.000,00 como muitos aqui inocentemente imaginam, culpem o Governo e não
a Honda

Outra coisa, vai ver quanto custam as suspensões invertidas Showa de 250mm de curso, é obvio que não custa a mesma coisa que a suspensão de uma Fazer, Tornado e outras nacionais basiconas, mas isso a turma não leva em conta tb, só acham que é caro por que é Honda

Aqui uma avaliação interessante

http://carplace.virgula.uol.com.br/avaliacao-nascida-nas-trilhas-nova-honda-crf-250l-vai-bem-na-cidade-mas-cobra-caro/