PDA

Ver Versão Completa : Quem encara este enigma?



Maxmiliano
26-04-13, 14:11
Bom pessoal do fórum, meu segundo tópico aqui e queria que vocês raciocinassem comigo! A moto em questão é uma Shineray 50CC, seu carburador apresenta enigmas, problemas a serem desvendados! E os sintomas aparentes são; quando está parada com a tornerinha aberta, vaza gasolina pela manguerinha do carburador, conhecida como "ladrãozinho"! Pelos meus conhecimentos, isso se deve ao fato de o carburador ta cheio demais e se aliviar vazando gasolina pelo ladrãozinho, isso acontece quando a tornerinha ta aberta e não é frequente ...

Porém, ao estar em movimento com minha motocicleta ela obedece corretamente, tirando o fato de que se eu acelerar muito ou seja esguelar e andar sempre veloz, ela dá falta de gasolina! Deixe-me explicar corretamente como é esse sintoma da falta de gasolina; Digamos que eu pegue uma reta pra dá uma acelerada, e na quarta marcha (ultima marcha) eu esteja lá com o punho totalmente no maximo e ao diminuir minha velocidade ela vá lá e BÓOO dá falta na rotação baixa! Como se tivesse esgotado a gasolina do carburador e tivesse só mantendo em alta, recusando baixa rotação pois estaria enchendo novamente o carburador ...

Entenderam? Não? Então calma que tentarei explicar melhor! Eu sempre deixo a tornera fechada e ao ligar ela, abro a tornera e sopro no tanque pra gasolina descer pois parece que a gasolina do carburador evapora. Após isso ligo ela, ela dá umas engasgadas e depois firma aceleração, logo arranco ela e começo andar, se eu andar sem ficar esguelando ela e passando marcha toda hora, ela não dá falta... Mais se eu to com pressa e preciso dá uma acelerada pra chegar no serviço, bom ai ela dá falta. Só que dá falta quando eu desacelero, ta de quarta e eu paro de acelerar, ai cai nos 35km/h e volto a acelerar na quarta e ela BÓOOOO, até ela parar e eu ter que soprar o tanque pra enxer o carburador e voltar minha viagem!

Espero que tenham entendido agora, e o enigma é o seguinte! Se o ladrãozinho fica cuspindo gasolina (por que o carburador ta enxendo?), e quando em movimento ela dá falta (por que o nivel da boia esteja baixo e não esteje enxendo o carburador?). Se eu levantar a boia em movimento creio que ela irá parar de dá falta, mais quando eu parar ela, o ladrãozinho não irá cuspir ainda mais gasolina?!


Espero ajuda de vocês. ^^

halvaro
26-04-13, 14:29
A Shineray é um enigma

emerson merighi
26-04-13, 15:06
vaza porque a boia do carburador da ruim ou a vedacao da boia ta ruim....da falta porque o fluxo de combustivel e insuficiente na alta...shineray e dificil mesmo...

Diogo-RJ
26-04-13, 15:09
eu nao entendo muito... mas se ta vazando com a moto parada...

pra mim seria a boia que esta com problema ou a regulagem dela... q nao ta fechando a gasolina q ven do tank para q isso acontece... pode ser tb o tal do pino ou parafuso (nao sei o nome) que é o responsavel por esse fechamento... a boia ta OK, mas talvez essa peca esteja gasta e com isso dando passagem msm a boia e sua regulagem estando boas.

dando falta de gasosa qnd abre o punho, ae pode ser alguma regulagem na mistura/bura

Maxmiliano
26-04-13, 15:41
Poís é, essas motinhas são danadas pra dá problema! Hehe. Enfim, não irei mecher nesse fim de semana, por que fim de semana não é uma boa ficar fedendo gasolina e esquentando cabeça! Feriadão vou cair dentro e regular a boia e verificar alguns itens. Mais que é uma coisa de doido é, vazando gasolina quando para de tão cheio que ta o carburador e quando ta andando falta é gasolina ... Tenso, hehe! Se bem que quando fecho a tornera do tanque e abro a tampa dele depois de umas horas, ela dá tipo uma compressão, tipo querendo sair o ar que ta dentro do tanque, como se tivesse intupido o buraquinho que os tanques tem de ar... Estranho ...

Maxmiliano
27-04-13, 11:26
Parece que ela cospe gasolina pelo filtro de ar também ;O! Ta tudo úmido e muitas vezes molhado cheirando gasolina na area perto do filtro de ar, talvez por que esteje mal encaixado no carburador? ;S

coreanas
27-04-13, 12:07
Não tem nada haver com a marca Shineray, como alguns pseudo-experts disseram.

Isso é bóia e agulha da bóia, problema muito comum em qualquer marca carburada. Troca bóia e agulha e regula a altura, parece que deixaram muito baixa para compensar a falta de vedação. Para agravar pode estar com problema de vazão entre o tanque e o carburador, verifica a torneira, filtro da torneira e o filtro de gasolina e se o respiro não está entupiro, tem que entrar ar no tanque quando a gasolina sai. Pode também, mas é improvável, que a moto esteja consumindo mais do que o tamanho da cuba/vazão.

Maxmiliano
27-04-13, 12:45
Não tem nada haver com a marca Shineray, como alguns pseudo-experts disseram.

Isso é bóia e agulha da bóia, problema muito comum em qualquer marca carburada. Troca bóia e agulha e regula a altura, parece que deixaram muito baixa para compensar a falta de vedação. Para agravar pode estar com problema de vazão entre o tanque e o carburador, verifica a torneira, filtro da torneira e o filtro de gasolina e se o respiro não está entupiro, tem que entrar ar no tanque quando a gasolina sai. Pode também, mas é improvável, que a moto esteja consumindo mais do que o tamanho da cuba/vazão.

Sua resposta é de grande ajuda! Bom, sobre a torneirinha do tanque, eu tirei o filtro dela (um filtro comprido que ficava encaixado nela para filtrar a gasolina que passava pela torneirinha), tirei por causa que uns tempos atrás o problema de falta de gasolina era mais grave e andava meio quarterão e tinha que soprar no tanque, ai parou de dá falta quando tirei, ficou mais tranquila a passagem de gasolina. A torneirinha por sua vez agora passa gasolina livre/leve/solta, nem fechada ela consegue segurar a gasolina do tanque mais (acredito que seja isso que faça com que ela vaze gasolina pelo ladrãozinho quando ta parada e com a torneira aberta). Enfim, não sei se falei mais quando fecho a torneirinha e depois de um tempo abro a tampa do tanque, ele dá tipo uma gofada de ar pra fora, como se tivesse querendo sair gasolina e não tivesse lugar (por este fato eu imagino que o tal buraquinho de ar do tanque, esteja intupido! /onde é esta entrada de ar no tanque?). Sobre a boia, um amigo mecanico deu uma regulada nela pra mim, mais possa ter passado despercebido por ele algo errado nela, ja que ele só regulou rapidim e foi embora no dia. Só que acontece que é como falei! Parada ela dá vaza no ladrãozinho do carburador e andando esguelando ela dá falta! Tenso. E eu percebi uma grande umidade de gasolina na area do filtro de ar...

Obrigado pela ajuda de todos aew. ^^

coreanas
27-04-13, 13:20
Teu amigo deixou a bóia baixa (faz mertha, depois mete o pau na marca) e com certeza precisa trocar, porque não é pra vazar nem com a torneira aberta. Quanto à torneira, se está vazando fechada ou voce montou errado (vc desmontou a torneira?) ou ela está com defeito. O respiro geralmente fica na tampa, não conheço sua moto. Segue a foto de uma torneira universal, com algumas dicas.

http://ondadesabores.com/moto/torneira.jpg

Lembrando que sua motinho é pacata e de devagar por definição, se quer algo que ande mais compra uma 125CC ou maior, ou mesmo um 2T.

prp.prp
27-04-13, 16:58
Ande com ela sem a tampa do tanque, se não falhar é problema no respiro do tanque, se falhar é o que a galera está fanado ai.

Caique
27-04-13, 17:17
o poblema aparentemente é só a válvula da boia,se entendi bem ela na alta funciona e na baixa não?não esta com falta e sim com excesso,ela afoga................

magrao tk
27-04-13, 17:38
Ande com ela sem a tampa do tanque, se não falhar é problema no respiro do tanque, se falhar é o que a galera está fanado ai.
Falou o que eu ia dizer!
Aliás já teve uns 2 ou 3 tópicos sobre essa moto e esse problema e eu já tinha mencionado que é o ar que não tá entrando no tanque!

Raciocina comigo: quando sai gasolina alguma coisa tem que ocupar o lugar dela dentro do tanque né? Se não entra ar, a gasolina não sai. É a mesma coisa que encher uma mangueira com água, segurar ela na vertical e tampar com o dedo a ponta de cima. Não vai sair a água em baixo, só quando destampar em cima! É por isso que dá esse ''sopro'' quando tu abre a tampa, na verdade é o ar entrando no tanque.

E sobre o vazamento já disseram, é a agulha da bóia. Tem que trocar essa marvada aqui:
http://img2.mlstatic.com/agulha-da-boia-carburador-biz-c-100-drean-cod-03933_MLB-O-3613186795_012013.jpg
Dependendo do carburador junto com essa peça vem a sede: --CASTELLI-- (http://www.castelli.com.br/produtos/2/12/AGULHA_DA_BOIA)
Provavelmente nem a bóia precise trocar, só regular de acordo com a agulha nova, pois de nova pra gasta dá diferença na altura.

coreanas
27-04-13, 23:16
Regulagem de bóia já foi mexida, tá baixa. Trocar a bóia é sempre uma boa, até porque é barato, mas se não quiser trocar, chacoalha ela pra ver se não tem gasolina dentro. Se tiver está rachada e tem que trocar. O Magrãotk já disse tudo. É só fazer como ele falou.

Fabio Véio
27-04-13, 23:46
Boa noite, realmente parece que o respiro do tanque está entupido, já me aconteceu isto com um carro que tive, andei muito no barro, a serviço, e entupiu o respiro, o carro parou de funcionar, por sorte achei um mecanico, que estava acampando com a família, um cara legal, que me explicou o que havia acontecido e explicou o que fazer, como eu estava indo para casa ele avisou que provavelmente o carro pararia novamente, era só abrir a tampa do tanque e escutar o ar entrando, fechar novamente o bocal do tanque e continuar a viagem, não deu outra, à +- 15 Km de casa o bicho apagou, abri o tanque e ouvi aquela chuoada de ar, fechei o tanque e terminei a viagem na boa, no dia seguinte mandei o carro p/ a oficin, e fizeram o serviço numa boa, nunca mais tive problemas com o carrinho, tambem nunca mais peguei aquele tanto de barro!

magrao tk
28-04-13, 00:47
Já contei esse causo algumas vezes aqui, mas vale a pena ver denovo kkk.
Tive uma moto frankenstein: uma FBM com motor de CG bolinha, tanque de XLX, rodas e paralamas de DT... e a cereja do bolo nisso tudo era a tampa do tanque: uma tampa de Corcel kkkkk, sem respiro, lógico!
Quando andava forte ela ia um tempo bem até que morria. Esperava uns minutos ela ligava e ia mais um pouco. Limpei carburador várias vezes, torneira tambem, tudo certinho e continuava. Aí tirava a tampa pra ver se tinha muita gasolina, era aí que a moto funcionava e ia mais um pouco. Só que até cair a ficha que era isso eu fiquei lá me sujando de gasolina limpando regulando, desentupindo. Já dizia uma música: quando a cabeça não pensa o corpo paga o pecado.

Maxmiliano
29-04-13, 01:18
Então, realmente magrao tk tinha me dito que poderia ser sim o tal respiro do tanque onde entra o ar! Bom, só que o negocio não era frequente, eu dava uma mexida no carburador e ela andava tudo beleza por semanas (foi ai que devo ter mexido demais na boia e posso ter estrago ela), porem há um problema! Eu não faço a minima ideia de onde esteja este respiro (a moto é esse meu avatar/foto perfil), na tampa do tanque tenho 99% de certeza que não é nela, pois é uma tampa diferente de outras motocicletas, sem espaço pra ar algum. Estive pensando em tirar o tanque e dá uma analisada nele! E por falar nisso, nessa segunda irei fazer o teste sem a tampa, vamos ver se ela não irá dá falta!

Valeu por estar ajudando ae coreanas, magrao tk, prp.prp e Caique. É bom, pois ganho muita experiencia ai com as palavras de quem é mais veterano no assunto!

coreanas
29-04-13, 01:39
99% que está na tampa, mas pode estar debaixo do banco ou algum lugar escondido, um furinho ou uma mangueirinha. Na pior das hipóteses tem um gambitech que fica meio feio, mas resolve. Faz um furinho pequeno com uma broca fininha na tampa, tomando muito cuidado para não pegar no mecanismo de abertura. Ou troque a tampa por outra parecida.

Diego Gonzo
29-04-13, 14:26
motinho boa..pena que a montagem e a rede porca estragam-na

Maxmiliano
30-04-13, 21:12
99% que está na tampa, mas pode estar debaixo do banco ou algum lugar escondido, um furinho ou uma mangueirinha. Na pior das hipóteses tem um gambitech que fica meio feio, mas resolve. Faz um furinho pequeno com uma broca fininha na tampa, tomando muito cuidado para não pegar no mecanismo de abertura. Ou troque a tampa por outra parecida.

Vlw vou verificar!

Defeacer
30-04-13, 21:16
Ainda há esperança neste mundo, alguns se prontificam a ajudar independente da marca estampada na moto. Outros só sabem esculachar como se fosse resolver o problema do rapaz.

Por isso que existe tanto mexânico por aí, essa mentalidade pequena dá nisso. Pra alguns só se tiver asinha ou diapasão é que vale a pena tentar ajudar a pessoa.

ederson.gm
01-05-13, 12:15
A Shineray é um enigma

haha realmente um enigma..

Heidenreich
01-05-13, 13:55
Com certeza ela ta afogando ,mas para voce ter certesa que ta decendo gasolina para o carbura tira a mangueira do carbura e ve se ta decendo livre se tiver manda regular a boia e faser limpesa nn bura porque ta dano ¨¦ esse0Š4o e nao falta beleza!

- - - Updated - - -

Primeiro verifica se ta decendo gasosa livrimente pela manguera do bura se tive manda um mecanico bom regular a boia e faser uma limpesa no bura porque ela ta dano exesso e afogando belesa espero ter ajudado !

Maxmiliano
02-05-13, 14:42
Agradeço aos que me ajudaram ae! Defeacer tem completa razão em suas palavras! ^^ Tem alguns probleminhas mais graves que tenho que resolver na tchunay!
Assim que resolver, estarei voltando a resolver este problema menos grave!

Fiz o teste sem tampa e ela não deu falta no dia, porém com a tampa fiz o teste e também não apresentou problema (isso foi na segunda-feira, achei estranho), agora voltou e até mais grave! (isso na terça~quarta-feira). Fico pensando se o problema não é na elétrica, na vela... Eu mexi no farol, junto com alguns amigos, pois ele queimou no sábado e na segunda-feira quando fui trocar, a seta-direita ficava ligada no lugar do farol, painel ficava piscando no lugar da seta, uma confusão que deu inicio quando farol queimo! Troquei a lampada e fiz um fio terra para que a seta se mantivesse desligada e o farol ligado (pequena gambiarra eu diria..). Ai quando desviro/desligo a chave da ignição pra desliga-la ela costuma continuar ligada KKK! Quando vi isso, eu fiz um teste e tirei a chave da ignição e ela continuo ligada, coloquei marcha e ela morreu, tentei ligar a motinha sem a chave e ela não ligou. Ou seja, parece que quando desviro a chave ela manda uma centelha pra manter na lenta, mais não consegue andar e nem ligar ela, só acontece quando ela ja ta ligada e eu desligo na chave e ela continua ligada, mais ao colocar 1º ela desliga, isso só acontece as vezes. E justamente depois disso que ela começou a ficar engasgando em baixa rotação, só quando firma o acelerador que ela anda... Eu estava pensando bem, e acho que vou procurar uma oficina de bom indole e deixa-la para que eles resolvessem os problemas dela, rs...

Acho que desisto de tentar mexer, só vai criando novos problemas !

Maxmiliano
15-05-13, 11:56
Olha, a raiz do problema foi descoberta e realmente é o suspiro do tanque que ta entupido e por isso não deixa com que a gasolina desça! O da minha moto é na tampa e não sei como desentupir ou se é só comprando outra tampa... Enfim, agradeço a todos que se prontificaram a ajudar! ^^

Carlos Henrique
15-05-13, 13:05
e o farol? a seta? a parte eletrica? resolveu?

Maxmiliano
16-05-13, 13:28
Então essa parte ai tentei mexer e só atrapalhei mais! Então resolvi deixar nas mãos de um mecânico e ele resolveu pra mim! Segundo ele, os fios do painel e ignição estavam ligados errados! Ou seja na oficina onde troquei minha ignição por uma nova eles ligaram tudo errado ... Por isso é bom mexer com mecânico de confiança!