PDA

Ver Versão Completa : Fazendo motor Twister 2001



Sneif
19-07-13, 21:26
Galera, acompanho o forum a algum tempo, sempre foi de grande ajuda os tópicos e sanei muitas das minhas dúvidas que tive com a minha Titan 2006, mas agora o papo é outro, acabei de arrematar uma Twister 2001 por um preço indecente, e lógico quando o preço é baixo tem algo de errado, pois bem, ela precisa fazer o motor, já adquiri o kit cilindro original da Honda, mas minha dúvida é que se alguém já teve que trocar o virabrequim da twister alguma vez que, sei que terei que trocar a biela, mas quero ter alguma ideia se o virabrequim é trocado ou não quando se faz o motor. Bem abaixo vai uma pequena lista de peças que já encomendei/comprei pra começar essa empreitada.

Kit cilindro HAMP
Biela Scud
Juntas e guarnições
Retentores das valvulas
Todas as valvulas
Pastilhas de valvula

Se alguém tiver mais alguma ideia do que precisa ou é bom ser trocado por favor deixe seu comentário.
Vou atualizando esse tópico assim que alguma novidade acontecer.

Fabio Véio
20-07-13, 20:51
Este eu quero acompanhar. Feliz remake Sneif!

DOUGLAS 00
20-07-13, 23:30
Fale nos dos custos da brincadeira... quero ter uma noção quanto custa reformar uma TW.

Sneif
21-07-13, 17:41
Fale nos dos custos da brincadeira... quero ter uma noção quanto custa reformar uma TW.

Então amigo, eu acho que o preço oscila de lugar pra lugar, até porque aqui no meu estado eu rodei muito até achar o Kit cilindro por um preço justo, só como exemplo paguei 355 reais nele, mas achei ele nas revendas Honda por perto de 600 reais. abaixo tem uma lista do que gastei até agora

Kit cilindro HAMP 355,00
Biela Scud 64,00
Juntas e guarnições 25,00
Retentores das valvulas 45,00
Todas as valvulas 50,00
Pastilhas de valvula 120,00

A mão de obra pra abrir e montar tudo está em torno de 200 reais

DOUGLAS 00
21-07-13, 22:19
Tá bem razoável mesmo. Não chega a ser um absurdo. Claro, comparando com Cg e Strada, se faz o motor todo, mas pela complexidade do motor, não tá fora da casa não.

Rafael WF
21-07-13, 22:25
Dependendo da situação do vira é só fazer um balanceamento. E quando se fala em fazer o motor tem que ve o que precisa realmente ser feito, se não muitas peças são compradas a toa.

Obs, e qual a marca das válvulas? ta barato demais tudo por 50 pila, uma original bera os 100 conto, e uma metal leve ta na faixa de 25 cada. (preço de venda)

Obs2, qual tamanho de pastilha comprou? Pastilha dependendo a situação nem precisa trocar, só da uma plainada ou lixada até conseguir a espessura correta.

emerson merighi
22-07-13, 00:10
menos de 900,00 reais pra fazer tudo incluindo mao de obra..ta ..barato!

gilvano
22-07-13, 02:26
pois eh fiz um meu de tornado.. foi trocado biela.. e foi feita retifica troca de anéis e pistao, retentor de válvula,e feita embreagem dela trocada os discos e mais uma coisas da embreagem esqueci o nome,, tipo um cubo.. deu 1.100 ..

agnaldogg
22-07-13, 11:35
Recentemente fiz o motor da minha. Troquei biela, pistão, válvulas, retentores de válvula, os outros retentores (embreagem, pedal câmbio), rolamento virabrequim. Nesta brincadeira gastei quase R$ 1000. Na retifica é feito assentamento e troca das válvulas. No cabeçote é feito um tal de enquadaramento das válvulas, balanceamento, regulagem dos tuchos coisa e tal. O motor ficou excelenta, tomara que dure pelo menos uns 100.000 km. Vlw

DOUGLAS 00
22-07-13, 11:57
Os valores estão bons. Na Strada gastei em torno de 800, mas isso com um dos mecânicos "mais caros". Ou seja, poderia ter saído menos...

Limabl
22-07-13, 12:05
Então amigo, eu acho que o preço oscila de lugar pra lugar, até porque aqui no meu estado eu rodei muito até achar o Kit cilindro por um preço justo, só como exemplo paguei 355 reais nele, mas achei ele nas revendas Honda por perto de 600 reais. abaixo tem uma lista do que gastei até agora

Kit cilindro HAMP 355,00
Biela Scud 64,00
Juntas e guarnições 25,00
Retentores das valvulas 45,00
Todas as valvulas 50,00
Pastilhas de valvula 120,00

A mão de obra pra abrir e montar tudo está em torno de 200 reaisEu tiraria essa biéla scud da lista e colocava uma TXK ou original,do contrario vc não demorar abrir este motor novamente,outra,as pastilhas só é comprada depois de fazer a seleçaõ de pastilhas para encontrar o tamanho correto delas,os retentores de valvulas da TW são os mesmo da cg150,se vc pro um pistão metal leve ou KMP premium vai ter uma boa economia em uma bom motor tambem !!! !!

halvaro
22-07-13, 12:09
Acho que os valores estão na média, provavelmente vai ter que aproveitar e trocar a embreagem tb, já deixa tudo novo, e sempre aparece alguma coisinha, então fica na faixa de 1.000,00 a 1.200,00

Sneif
22-07-13, 18:56
Dependendo da situação do vira é só fazer um balanceamento. E quando se fala em fazer o motor tem que ve o que precisa realmente ser feito, se não muitas peças são compradas a toa.


Obs, e qual a marca das válvulas? ta barato demais tudo por 50 pila, uma original bera os 100 conto, e uma metal leve ta na faixa de 25 cada. (preço de venda)


Obs2, qual tamanho de pastilha comprou? Pastilha dependendo a situação nem precisa trocar, só da uma plainada ou lixada até conseguir a espessura correta.


Rafael, estou usando um par de válvulas HAMP e outro par metal leve, por isso consegui esse valor "tão baixo". O caso da pastilha é que é um preço único, quando abrir, o mecânico troca e fica por isso mesmo.



Eu tiraria essa biéla scud da lista e colocava uma TXK ou original,do contrario vc não demorar abrir este motor novamente,outra,as pastilhas só é comprada depois de fazer a seleçaõ de pastilhas para encontrar o tamanho correto delas,os retentores de valvulas da TW são os mesmo da cg150,se vc pro um pistão metal leve ou KMP premium vai ter uma boa economia em uma bom motor tambem !!! !!


Então Limabl, não conheço essa TXK e fiquei com o pé atrás, dou mais moral pra Scud por conhecer a qualidade das peças que usei na minha Titan e nunca me arrependi.



Acho que os valores estão na média, provavelmente vai ter que aproveitar e trocar a embreagem tb, já deixa tudo novo, e sempre aparece alguma coisinha, então fica na faixa de 1.000,00 a 1.200,00


Halvaro, vou ver ainda se há necessidade de troca, mas provavelmente apenas os discos serão trocados mesmo, mas isso é mixaria.

Stone
22-07-13, 20:44
Olha, nunca usei biela da marca Scud, só agora está aparecendo por aqui e ainda não sei se é boa, mas pra mim o barato sai caro, sempre, e essa biela está barata demais pro meu gosto.

O mesmo pensei das válvulas, mas como vc disse que é Metal Leve e Hamp fiquei meio assim... primeiro por estar muito barato e segundo pois pelo que sei não existem válvulas Hamp para sua moto (posso estar enganado, mas pelo que sei tem só pra CG)

- - - Updated - - -

Só mais uma coisa, se as válvulas originais estiverem boas deixa elas

Sneif
22-07-13, 21:00
Olha, nunca usei biela da marca Scud, só agora está aparecendo por aqui e ainda não sei se é boa, mas pra mim o barato sai caro, sempre, e essa biela está barata demais pro meu gosto.

O mesmo pensei das válvulas, mas como vc disse que é Metal Leve e Hamp fiquei meio assim... primeiro por estar muito barato e segundo pois pelo que sei não existem válvulas Hamp para sua moto (posso estar enganado, mas pelo que sei tem só pra CG)

- - - Updated - - -

Só mais uma coisa, se as válvulas originais estiverem boas deixa elas

Existe sim as válvulas pra TW original Honda, estou comprando tudo que possível mais em conta (claro, vejo qualidade também). Ao que diz às válvulas, as de admissão são da HAMP cada uma a 16 reais, e as de escape são metal leve cada uma 9 reais. Se eu tivesse comprado as válvulas de escape da HAMP teria desembolsado 86 reais em cada uma (Sim, aqui tem essa discrepância e preço).

Stone
22-07-13, 21:21
Baita diferença de preço!

Só achei estranho pois nunca vi válvulas HAMP pra twister (só originais Honda) e tbm nunca vi no catáloho HAMP

Não que HAMP não seja original Honda, mas não são genuínas, são uma segunda linha da Honda

Sneif
22-07-13, 21:38
Baita diferença de preço!

Só achei estranho pois nunca vi válvulas HAMP pra twister (só originais Honda) e tbm nunca vi no catáloho HAMP

Não que HAMP não seja original Honda, mas não são genuínas, são uma segunda linha da Honda

Stone, o que eu sempre soube, é que a HAMP é da própria Honda, tanto que é a sigla pra Honda After Market Parts, mas tem sim várias coisas que não tem no site deles, tanto que estou comprando isso direto na concessionária (Na verdade quase tudo estou comprando lá kkkk).

Stone
22-07-13, 21:46
Como eu disse, são uma segunda linha da honda

emerson merighi
22-07-13, 22:08
txk e biela de qualidade, tem nome a muito tempo.....fora ela, so originall...
nunca ouvi falar dessa scud, nem nunca vi, entao nao sei nem dizer se presta, mas quem paga e quem manda....
com relacao a pecas hamp, elas sao vendidas dentro da concessionaria honda...uma forma encontrada de vender pecas mais em conta pra quem compraria alguma coisa do paralelo porque a peca genuina nao cabe no orcamento......na minha opimiao, estao um tanto abaixo da qualidade das pecas genuinas...e no mesmo nivel de pecas paralelas de boa quaidade mas com um preco um pouco acima...

Limabl
23-07-13, 12:39
txk e biela de qualidade, tem nome a muito tempo.....fora ela, so originall...x2....

falei pra ele trocar porque um colega meu colocou uma biéla scud na tornado e não durou muita coisa,não retruquei lá atras porque o proprio colega falou que ja colcou na cg dele e gostou,dai eu não tenho mais o que falar sobre isto !!!

Sneif
23-07-13, 19:39
txk e biela de qualidade, tem nome a muito tempo.....fora ela, so originall...
nunca ouvi falar dessa scud, nem nunca vi, entao nao sei nem dizer se presta, mas quem paga e quem manda....
com relacao a pecas hamp, elas sao vendidas dentro da concessionaria honda...uma forma encontrada de vender pecas mais em conta pra quem compraria alguma coisa do paralelo porque a peca genuina nao cabe no orcamento......na minha opimiao, estao um tanto abaixo da qualidade das pecas genuinas...e no mesmo nivel de pecas paralelas de boa quaidade mas com um preco um pouco acima...


Como eu disse antes, pra mim HAMP é original, foi assim que aprendi. Se tem outra linha, pra mim não vai fazer diferença alguma, são peças de boa qualidade e uso sempre que o bolso permite.



x2....


falei pra ele trocar porque um colega meu colocou uma biéla scud na tornado e não durou muita coisa,não retruquei lá atras porque o proprio colega falou que ja colcou na cg dele e gostou,dai eu não tenho mais o que falar sobre isto !!!


Justamente, já conheço a Scud e sei que aguenta o tranco fácil, claro que tem os "sortudos" que pegam uma peça/lote ruim e depois acaba passando raiva. Como nunca ouvi falar nessa TXK, prefiro dar meu voto de confiança novamente a Scud.

Bandit
24-07-13, 11:04
A twister de um amigo meu, começou a fumar ( fumaça branca) e so qd esta fria.. alguem chuta alguma coisa ?

Obs: quando resolvi vender minha tw, ele nao quiz comprar, ficou enrolando e comprou essa, bem feito kkkk

DOUGLAS 00
24-07-13, 11:19
A twister de um amigo meu, começou a fumar ( fumaça branca) e so qd esta fria.. alguem chuta alguma coisa ?

Obs: quando resolvi vender minha tw, ele nao quiz comprar, ficou enrolando e comprou essa, bem feito kkkk

O motor vai longe ainda.

Mas rachei de rir kkkkk

Bandit
24-07-13, 11:46
Ah, vc nao sabe o Pior, na epoca eu ia trocar a twister numa Fazer, meu amigo ia da a CG dele na minha Twister, e eu a CG + uma grana na Fazer (pq o cara queria uma moto menor)... tava tudo certo, perfeito, o cara vai e desiste de pegar minha Twister, fiquei Putoo de raiva...

Hj ele comprou uma Cb 300 financiada ano 2010/2011 ... a moto ta cheio de problemas, testaram injeçao, sonda lampda, cabeçote babando oleo, tentou resolver 3 vezes e ainda vaza um pouco, o problema da moto, primeiro custa ligar, tem dia q so dando tranco, e não segura marca lenta, ele tem q fica acelerando ate qd ta no sinal kkkkk

Bem feito, devia ter pego minha Tw... eu brinco hj com os dois sobre isso kkkkkkk

- - - Updated - - -

Mas minha Twister tava novinha, na epoca, meu gerente tinha uma Cg, ele nao queria q eu vendesse minha moto, pq todo mundo ficava zuando, pow o estagiario tem uma moto melhor que a sua kkk, mas nao adiantou vendi de qualquer forma.. o outro era apaixonado pela cb3, desde que lançou, segundo as proprias palavras dele "credu, nunca mais quero ver essa moto, vou arrumar e vender, perdi o tesão pela cb3" foda ne..

Sneif
24-07-13, 17:22
Sei bem como é, tentei vender a minha cg também e sempre os caras davam pra trás, isso porque eram amigos hein. Aí eu desisti de vender e comprei logo essa twister, aí depois disso tudo um antigo vizinho, um senhor de idade até, resolveu comprar

Sneif
29-07-13, 20:03
Galera tenho novidades, no sábado pela manhã larguei a Twister na oficina e mandei o mecânico abrir e analisar o que mais preciso comprar e fazer.
Bem, hoje pela parte da tarde fui ver como estava o motor desmontado, e pra minha surpresa nada foi feito, ele parou no cabeçote e ali mesmo ficou, mas não foi por enrolação, ele se deparou com uma porca número 17 em um dos parafusos que prendem o cabeçote ao cilindro (parece que algum animal no passado colocou uma porca maior no lugar da original). Mas amanhã o motor deve estar todo desmontado, o mecânico já havia mandado providenciar um cachimbo mais fino pra retirar essa porca e dar continuidade ao serviço. Assim que tiver alguma novidade mesmo que pequena, volto a postar.

Stone
29-07-13, 21:21
Vish, já começou mal...
Odeio quando pego uma coisa mal feita e tenho que fazer dinovo...

wilson forps
29-07-13, 21:31
Já troca o vira completo pelo da cb300 e monta a parte de cima da 300 nela que vai fica baum dimais !!! no mercado livre cilindro com pistão standard compra por 100 reaus vira completo por 100/120 e vi um cabeçote completo lá tambem por 250 vale a pena !!!

Sneif
29-07-13, 21:49
Vish, já começou mal...
Odeio quando pego uma coisa mal feita e tenho que fazer dinovo...
Verdade Stone, foda isso, já esperava ter a relação de peças que faltam comprar e um orçamento da mão de obra hoje, mas vamos em frente sem pressa e com calma.



Já troca o vira completo pelo da cb300 e monta a parte de cima da 300 nela que vai fica baum dimais !!! no mercado livre cilindro com pistão standard compra por 100 reaus vira completo por 100/120 e vi um cabeçote completo lá tambem por 250 vale a pena !!!
Wilson, pensei nisso antes, mas aí optei por fazer o original mesmo, aí pra quando vender não dar surpresa a ninguém. No ML achei um motor da Cb300 completo por 1800 reais e confesso ter ficado tentado a comprar e instalar.

chiccoli
29-07-13, 22:19
e as medidas do vira da cb são os msm da twister ? só a biela já muda, é mais larga no pino do vira e olhal é 18.

wilson forps
29-07-13, 22:57
A única diferença o tamanho do furo da biela, logico motor mais forte biela maior 17mm na twister 18 na cb 300 e o cambio da 300 que é o mesmo da falcon. eu já montei uma parte de cima da cb300 em um motor de twister para preservar a 6 marcha e no caso a numeração original foi só trocar a biela abrir a carcaça só de um lado porque a outra usou da 300 mesmo e montar tudo, a minha twister como eu num vendo eu coloquei o motor da cb 300 inteiro mas tem que usar o estator da twister se não num carrega a bateria e o ponto da moto num funciona direito !!!

Sneif
29-07-13, 23:08
e as medidas do vira da cb são os msm da twister ? só a biela já muda, é mais larga no pino do vira e olhal é 18.
Então Chiccoli, pelo que li a respeito é diferente sim. Mas no que exatamente aí já não sei.

chiccoli
30-07-13, 02:30
A única diferença o tamanho do furo da biela, logico motor mais forte biela maior 17mm na twister 18 na cb 300 e o cambio da 300 que é o mesmo da falcon. eu já montei uma parte de cima da cb300 em um motor de twister para preservar a 6 marcha e no caso a numeração original foi só trocar a biela abrir a carcaça só de um lado porque a outra usou da 300 mesmo e montar tudo, a minha twister como eu num vendo eu coloquei o motor da cb 300 inteiro mas tem que usar o estator da twister se não num carrega a bateria e o ponto da moto num funciona direito !!!

mas.., qq muda exatamente ? o tamanho do rolamento ? é só abrir as carcaças e jogar la dentro ?

wilson forps
30-07-13, 10:28
Amigo a bomba de óleo embreagem e cambio são da falcon, se você for montar estas peças na twister tem que trocar as tampas tambem !! A espessura das válvulas pouca coisa mais grossa no assento a haste e os vedadores são da mesma medida ( as válvulas são da cg 150 ), comando os mesmos a diferença é que a cb300 abre o comando de admissão um pouco antes da twister abertura a 5º do pms na 300, a 10º na na twister, por isto que a 300 arranca na frente da twister !!! rolamentos do cambio são os mesmos alguns são da extinta xl 250 strada 200 cg bla bla bla, rolamento do vira só muda uma letra no catalogo de peças na cb 300 é 90001 kvk na twister é 90001 kpk, na honda eles falam que não serve nada logico querem que vocÊ compre peças mais caras, mas um exemplo simples, as lonas traseiras de freio tanto da cb 300 quanto da twister são da cg 125 !!!!!!!!!!!!

- - - Updated - - -

Já ia esquecendo se montar o motor da 300 na twister tem que usar a campana do estator da twister se não num funciona, e abri o duto de admissão do cabeçote porque o coletor da tw é mais aberto !!!

chiccoli
30-07-13, 10:55
Amigo a bomba de óleo embreagem e cambio são da falcon, se você for montar estas peças na twister tem que trocar as tampas tambem !! A espessura das válvulas pouca coisa mais grossa no assento a haste e os vedadores são da mesma medida ( as válvulas são da cg 150 ), comando os mesmos a diferença é que a cb300 abre o comando de admissão um pouco antes da twister abertura a 5º do pms na 300, a 10º na na twister, por isto que a 300 arranca na frente da twister !!! rolamentos do cambio são os mesmos alguns são da extinta xl 250 strada 200 cg bla bla bla, rolamento do vira só muda uma letra no catalogo de peças na cb 300 é 90001 kvk na twister é 90001 kpk, na honda eles falam que não serve nada logico querem que vocÊ compre peças mais caras, mas um exemplo simples, as lonas traseiras de freio tanto da cb 300 quanto da twister são da cg 125 !!!!!!!!!!!!

- - - Updated - - -

Já ia esquecendo se montar o motor da 300 na twister tem que usar a campana do estator da twister se não num funciona, e abri o duto de admissão do cabeçote porque o coletor da tw é mais aberto !!!




certo.., mas voltando ai principal.., o vira da twister e o vira da cb são "os msm" ?, trocando apesar o tamanho do encaixe da biela ? só tirar e colocar o outro sem adaptações ?

wilson forps
30-07-13, 16:51
Amigo com eu disse os rolamentos só muda o código no catalogo de peças, e tirar um vira e colocar outro, carcaça iguais comandos, válvulas, corrente de comando cabeçote, só muda o tamanho da camará de compressão logico pistão maior camará maior e tamanho do furo da biela e do pino do vira !! !!!!!!!!!!!!

Ptr
02-08-13, 16:45
Cara a minha ta vazando pouco oleo na junta do cilindro, para azar meu, o mecanico falou que fica tudo com mão de obra.
370 reais.

Sneif
02-08-13, 18:28
Cara a minha ta vazando pouco oleo na junta do cilindro, para azar meu, o mecanico falou que fica tudo com mão de obra.
370 reais.
Se ficou só por isso, tá barato. Agora falta saber se tem mais alguma coisa que precisa ser trocada, já que abriu é bom dar uma revisada né.

Sneif
05-08-13, 18:43
Galera, hoje comprei um virabrequim em ótimo estado de uma Twister 2008, e como ele já vem com a biela original Honda, pensei em descartar a Scud e jogar esse "vira" completo do jeito que está, só trocando os rolamentos mesmo.

wilson forps
05-08-13, 21:34
Galera, hoje comprei um virabrequim em ótimo estado de uma Twister 2008, e como ele já vem com a biela original Honda, pensei em descartar a Scud e jogar esse "vira" completo do jeito que está, só trocando os rolamentos mesmo.

Melhor coisa que fez amigo, e ainda vai deixar o serviço mais bem feito ainda, biela scud é fria !!!

Sneif
08-08-13, 20:07
Atualizando, hoje corri atrás do kit de corrente de comando original Honda, achei só o kit de tensor lateral + guia + tensor superior, juntei com uma corrente da KMC já que ninguém tinha a DID por aqui. O que me impressionou mesmo foi a diferença de preço entre lojas, não que não exista mas hoje a diferença foi brutal fui na revenda da Honda atrás e achei só os tensores no preço de 180 reais, virei as costas e fui numa loja uns 500 metros a frente da Honda e o preço da mesma coisa com o mesmo selo da Honda original pelo preço de 80 reais e claro dei um chorrada como todo brasileiro e levei a 75. Enfim, esse é um pequeno desabafo meu mas que todo brasileiro deve passar também.

wilson forps
08-08-13, 22:09
É amigo isto é normal mas muita coisa que tenho comprado na cc honda original é complicado encontrar nas lojas do mercado paralelo mas original é original né vale a pena comprar !!!

Sneif
09-08-13, 07:13
É amigo isto é normal mas muita coisa que tenho comprado na cc honda original é complicado encontrar nas lojas do mercado paralelo mas original é original né vale a pena comprar !!!
Mas como eu disse, a variação de preço dentro e fora da autorizada foi brutal de mais, sendo que a peça é original. E com isso cheguei a conclusão que autorizada e só glamour mesmo, te vendem a moto e mais nada, quando quebrar algo eles nem te olham.

wilson forps
09-08-13, 20:11
Mas como eu disse, a variação de preço dentro e fora da autorizada foi brutal de mais, sendo que a peça é original. E com isso cheguei a conclusão que autorizada e só glamour mesmo, te vendem a moto e mais nada, quando quebrar algo eles nem te olham.

esta é a mais pura realidade amigo !!!

Sneif
09-08-13, 22:44
Atualização

Galera, amanhã talvez fique 100% pronto o motor pra voltar a rodar. Das peças que comprei no ínicio usei praticamente todas e tiver mais uma surpresa com a bomba de óleo e tensores, guia e acionador da corrente de comando. Abaixo tem a lista original que postei no primeiro dia,
Kit cilindro HAMP
Biela Scud
Juntas e guarnições
Retentores das valvulas
Todas as valvulas
Pastilhas de valvula

Enfim, o kit cilindro, juntas, guanições e retentores foram utilizados, a biela descartei por que acabei comprando um virabrequim completo e em bom estado, abaixo tem a lista final de peças que utilizei, não tem preços, mas se algum membro quiser pra ter ideia eu posto depois tudo certinho,

Kit cilindro HAMP
virabrequim com biela (original usado, mas em bom estado)
juntas e guarnições (todas que compõem o motor)
retentor da haste de válvulas (original Honda, só o acionador que é paralelo, mas por falta da peça por aqui)
kit de tensores, guia e acionador da corrente de comando (original Honda)
corrente de comando KMC
Bomba de óleo (original Honda)
rolamentos do virabrequim (original Honda)

Como podem perceber não mexi no cabeçote, isso porque estava em bom estado apesar de tudo, mas vou trocar assim que achar um bom preço dele completo, com comandos e válvulas.
Qualquer dúvida sobre valores e lojas (pra quem for do ES) só postar aí que eu respondo