PDA

Ver Versão Completa : pode empurrar a moto??



fernanet
01-02-06, 01:24
Lah em sampa eu vejo direto nego decer da moto e empurra ela na contramão, na calçada ou pra fura sinal vermelho. Tem gente q fala q naum pode, entaum eu quero um tira teima aki do forum

pppocos
01-02-06, 01:26
pode aver falta de lubrificação no cambio.....mais só em longo prazo


se o cara andar uns 500 metros empurrando....ou descendo um morro...relax...eu fazia isso pra economizar um gás...mais fique ciente q afeta o cambio...

claro q descia desligado em ponto morto...

agora descer um morro ligado em ponto morto é normal...nao afeta nada

fernanet
01-02-06, 01:31
eh entaum eu faço isso aki pra ir num banco, senaum tenho q andar 3 quarterões pra retornar sendo q o banco fica à 100 m, mas será q os coxinhas naum fala merda?

pppocos
01-02-06, 01:37
vc empurrando a moto creio q não...mesmo estando na contra mão...ja vi motoboy fazer isso no centro..os policias olhava e nao falava nada...

se algum deles tretar vc fala q a moto quebrou e vc ta levando no mecanico q fica a exemplo 200 metros dali....

alexandrecatani
01-02-06, 06:11
eles num deve imbassa nao...

agm2112
01-02-06, 09:03
Sempre vejo isso aqui no Rio e fico na dúvida... mas axo q se o cara desligar a moto e ir empurrando mesmo, não vejo problema algum ... mas pode ser que os "homi" vejam ... sei lá ...

Se compararmos com um carro ... o cara desliga o carro e passa pela calçada empurrando ... faz uma contra-mão ...hauhuahuaha ... esse tá errado com certeza.

Igor_DH
01-02-06, 12:10
A pessoa empurrando uma bicicleta, é considerada como pedestre. Moto não sei, mas sempre vejo jente desmontando da moto e cruzando a presidente vargas pela calçada, estes dias mesmo, eu passei de um endereço uns 200 metros e saltei da moto e voltei empurando ela pela calçada, pra quem conhece foi na Alameda no Fonseca.

Blacaman
01-02-06, 12:42
Olha, infelizmente funciona assim: o agente pode te aplicar uma multa se entender que tu tinhas a INTENÇÃO de quebrar alguma regra de trânsito. Fica meio arbitrário, né? Mas o agente de trânsito pode exercer o exercício de adivinhação e te aplicar uma multa, da qual recorrerás, ta aqui meu cartão, o meu telefone é o huahauhauhauhauhau

leo
01-02-06, 13:00
o q aconteceu comigo uma vez foi q estava empurrando a moto de um primo meu q tinha se acidentado, daí os omi embaçaram. me alugaram uma hora, ficaram fazendo consulta se não era roubado o veículo, e talz, acho q fizeram certo, imagina se alguém rouba tua moto na rua e sai empurrando, fica fácil.. então só encomodam qto a documentação

dayvid
01-02-06, 13:25
qdo eu fui tirar a CNH , la no livrinho tava escrito que O motociclista empurrando sua moto, equipara-se a um pedestre .

agm2112
01-02-06, 14:10
qdo eu fui tirar a CNH , la no livrinho tava escrito que O motociclista empurrando sua moto, equipara-se a um pedestre .

Caramba... nunca imaginei ... pra mim a moto era um veículo que transita pela via, e nunca pode ocupar a calçada, mesmo sendo empurrada....

Fran
01-02-06, 14:37
qdo eu fui tirar a CNH , la no livrinho tava escrito que O motociclista empurrando sua moto, equipara-se a um pedestre .

Caramba... nunca imaginei ... pra mim a moto era um veículo que transita pela via, e nunca pode ocupar a calçada, mesmo sendo empurrada....

eu tb... mas aí pod empurrar na calçada ou na rua?

fernanet
02-02-06, 00:26
eh legal esse tópico pra informar a galera.

A minha facu fica na av. Tiradenstes no bom retiro, lah tah xeio d gambé pq lah tem o predio deles, daih meus truta motokeiro empurra na calçada pra xegar na outra mão q vai pra marginal, um deles disse q uma vez o guarda encrespo e q se visse ele d novo fazendo ia multar, mas os outros todo dia fazem isso normalzim

BrunoDias
02-02-06, 09:04
la em gv na avenina principal da cidade eu ja fui atravessar ela pra voltar, pq o retorno era muito lonje, o gambe viu e falou q era pra mim decer da moto, atravessar empourrando e so montart nela do outro lado, acho q isso pode enta ne

mas pra furar sinal, eu ja ouvi falar q tem gente q faz isso, so nao sei se pode

Blacaman
02-02-06, 09:04
Achei na internet, é trabalho de um colega:

MOTOCICLISTA DESMONTADO: PEDESTRE OU CONDUTOR?
O leitor já deve ter se deparado com a situação de motociclistas que com o objetivo de abreviar deslocamentos, desmontam de suas motos passando a empurrá-las. Esse procedimento é bastante comum em rodovias para evitar seguir até o próximo (nem tanto) retorno, o qual acaba por ser feito pelo canteiro central, para pequenos deslocamentos no sentido contrário para evitar 'balões' por outras vias, e não poucas vezes pela própria calçada, entre outras. Os próprios agentes de fiscalização ficam em dúvida de como agir, e é mais fácil fazer de conta que não se viu. O pior é que a Lei não dá uma resposta objetiva.

Quando se trata de uma bicicleta, o Código de Trânsito prevê expressamente no Art. 68 que o ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres, portanto o ciclista montado é um condutor de veículo de propulsão humana (devendo seguir regras de veículos), e quando desmonstado da 'bike' é um pedestre. As motocicletas mais populares e de baixa cilindrada permitem essa movimentação relativamente fácil por suas dimensões e massa de forma semelhante a uma bicicleta, porém não se encontra qualquer suporte legal para afirmar que o motociclista desmontado também seja equiparado a um pedestre

A motocicleta, assim como os automóveis, é um veículo classificado como automotor ou motorizado, mas no momento que está sendo empurrado não se torna um veículo de propulsão humana nem a pessoa que a empurra deixa de ser um condutor desse veículo por previsão legal. A ausência de um dispositivo que preveja a situação nos leva a outro questionamento, que é se um motociclista desmontado precisaria ser regularmente habilitado na categoria "A", ou ainda se nessa condição tem obrigação de usar capacete e viseira. A lógica nos responde que não, mas se a resposta é essa, o motociclista realmente poderia abreviar a manobra desembarcando da moto e agindo como pedestre, e quando se deparasse com uma fiscalização (blitz) bastaria descer da moto e passar a empurrá-la para eximir-se das obrigações de um condutor. A mesma lógica que nos força a dizer que o motociclista empurrando a moto desobriga-se de algumas regras, não nos dá a mesma resposta para veículos de quatro ou mais rodas, o que nos levaria a concluir que uma pessoa poderia empurrar, ou ser empurrado pelos amigos, ao volante de um automóvel desligado, não estando nesse caso obrigado a ser habilitado, com a justificativa de que está num automotor que naquele momento não está se automovendo...


--------------------------------------------------------------------------------
MARCELO JOSÉ ARAÚJO
- Advogado Graduado pela Universidade Federal do Paraná
- Curso de Especialização em Trânsito pela PUC/PR
- Curso de Especialização em Direito Contemporâneo pelo Inst.Bras.Estudos Jurídicos - IBEJ
- Professor da Faculdade de Direito de Curitiba - Direito de Trânsito
- Assessor Jurídico do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná - CETRAN/PR
- Membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN
- Autor do Livro "Trânsito - Questões Controvertidas" da Editora Juruá
- Articulista do Jornal do Estado e do Jornal Estado do Paraná - Legislação de Trânsito
- Professor do Curso de Especialização em Trânsito da PUC/PR
- Professor do Curso de Especialização da Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR
- Instrutor do Curso de Formação da Polícia Rodoviária Federal - 7ª Superintendência

BrunoDias
02-02-06, 09:16
e aí?

ps: achei q esse marcelo araujo era vc asuahusuasuahsuha

agm2112
02-02-06, 09:59
Quer dizer que se eu esquecer os documentos em casa é só desmontar da moto e passar pela blitz empurrando ? Essa eu quero ver ! huahuhauhauhauha

casali
02-02-06, 10:12
ou seja a lei diexa muito vago e os advogados tão de olho

BrunoDias
02-02-06, 10:15
ou seja a lei diexa muito vago e os advogados tão de olho
é msm
eles reformam as leis, mas msm assim fica vaga, ai vai da interpretaçao de cada um

Fran
02-02-06, 10:35
então se alguém roubah minha moto e tiveh empurrando por aí os homi naum podem fazer nada????

se eu naum tiveh carteira e querer passar numa blitz eh soh ir empurrando a moto?

ki lokura

Suicidal
02-02-06, 11:37
qdo eu fui tirar a CNH , la no livrinho tava escrito que O motociclista empurrando sua moto, equipara-se a um pedestre .

eu acho q não...infelizmente moto é veiculo automotor...
sendo assim, nao pode transitar, mesmo q desligada ou sendo empurrada...

praticamente as mesmas leis q valem a carros e caminhoes, valem p/ as motos....salvo excessões...(tipo no caso d moto, a obrigatoriedade d usar capacete, q equivale ao cinto d segurança dos carros e caminhoes)

agora, imaginem vc empurrando seu carro pela calçada.... kauaukauk
nao tem cabimento!!

Blacaman
02-02-06, 11:39
Puxei a opinião dele pra cá. Eu ainda acho tudo isso muito arriscado. Tem o seguinte: mesmo que não seja certo, o agente tem autoridade.

Tomemos outro exemplo: colocas um cano esportivo na tua moto e os PM resolvem encrencar.

Ainda que tu tenhas razão, teu cano é legalizado e não faz mais barulho do que o permitido, até que tu possas provar isso, seja por via judicial, seja pela administrativa, eles já te guincharam a moto e tu ja gastou e te incomodou horrores, entende?

Essa questão de empurrar é controvertida, então não vale a pena.

ricardocatalunia
02-02-06, 14:04
Puxei a opinião dele pra cá. Eu ainda acho tudo isso muito arriscado. Tem o seguinte: mesmo que não seja certo, o agente tem autoridade.

Tomemos outro exemplo: colocas um cano esportivo na tua moto e os PM resolvem encrencar.

Ainda que tu tenhas razão, teu cano é legalizado e não faz mais barulho do que o permitido, até que tu possas provar isso, seja por via judicial, seja pela administrativa, eles já te guincharam a moto e tu ja gastou e te incomodou horrores, entende?

Essa questão de empurrar é controvertida, então não vale a pena.


com certeza..

até provar que num tem nada a ver tu já morreu de raiva.

dayvid
02-02-06, 15:25
Essa lei vale pra faixa de pedestres e calçadas.
ps: alguem disse deixar os documentos em casa e empurrar a moto blitz. Puts vei que interpretaçao, os homi nao vao increncrar por que vc esta empurrando a moto e sim por estar sem os documentos da maldita ora bolas.

Fran
02-02-06, 15:46
Essa lei vale pra faixa de pedestres e calçadas.
ps: alguem disse deixar os documentos em casa e empurrar a moto blitz. Puts vei que interpretaçao, os homi nao vao increncrar por que vc esta empurrando a moto e sim por estar sem os documentos da maldita ora bolas.

sim, naum acho q isso deve ser feito... axo que a lei deve ser mais clara...

qd a lei naum tah específica, dah pra interpretah do jeito q quiseh, ora bolas! :)

ricardocatalunia
02-02-06, 15:56
Essa lei vale pra faixa de pedestres e calçadas.
ps: alguem disse deixar os documentos em casa e empurrar a moto blitz. Puts vei que interpretaçao, os homi nao vao increncrar por que vc esta empurrando a moto e sim por estar sem os documentos da maldita ora bolas.

sim, naum acho q isso deve ser feito... axo que a lei deve ser mais clara...

qd a lei naum tah específica, dah pra interpretah do jeito q quiseh, ora bolas! :)

com certeza apoiado, ora bolas.. heheh...

sucupira
02-02-06, 16:14
Bom, eu fiz isso semana passada, na frente de uma base comunitária depois eu digo se chegou a multa! heehhe

carnachion
02-02-06, 16:30
Bah acho que vo passa na policia rodoviaria ali e pergunta o que os home acham disso, já que gera tanta polemica!

Fran
02-02-06, 16:42
Bah acho que vo passa na policia rodoviaria ali e pergunta o que os home acham disso, já que gera tanta polemica!

isso isso...

só pergunta, depois posta aki...

Willian_M
02-02-06, 16:47
Bah acho que vo passa na policia rodoviaria ali e pergunta o que os home acham disso, já que gera tanta polemica!

isso isso...

só pergunta, depois posta aki...

acho uma boa

wgr
02-02-06, 19:56
Teve um dia que um cara botou a torneira na reserva, eu nao vi e pra piorar tava com pouca gazoza sem saber e no fim tive que empurrar por 3km (ate onde tinha a V-Power) e nisso eu passei por pistas, calcadas, atravessei sinais, passei por policiais, civis, militares, municipais e nao houve nada. Logico que eu tava com a moto desligada.

Jr
03-02-06, 01:38
Aê, vou lhes falar uma coisa . . . Não sei os gambé dessas regiões citadas, mas aki eles simplesmente falam q a lei é interpretativa e q se lhes der na teia de or exemplo não ir com sua cara e axarem um mini pisca mesmo de cor "laranjada" vão te ferrar. Es cape barulhento mesmo legalizado primeiro eles te multam pra depois se vc quiser, recorrer ! Rodas pintadas, (eu queria deixar minha strada como a fan) e etc e tal, o cara pode falar q vc descaracterizou o veículo e coisa e tal ou seja, ele num foi com tua cara e quer te ferrar . . . resumindo . . . certo ou errado vai depender se o gambé q te viu deu uma ou não na noite anterior, por que se não, ele vai querer te ferrar de todo jeito com ou sem a razão. (ao menos aki).e se vc reclamar o cara ainda ameaça Te prender por desacato !!!!(ABSURDO)

fernanet
03-02-06, 01:46
heheh hj eu empurrei no sinal vermelho pq tava caindo moh xuvona... d tarde eu ia empurrar a moto na guia pra retornar daih vi um gambé xegando e ressolvi não arriscar.

Axo q o eskema eh é o seguinte se for soh pra ganhar tempo dar uma boa olhada se naum tem gambé por perto e enrolar o cabo. rs