PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco - Número de pistões



roggarcia
29-08-13, 19:58
Olá pessoal!


Sempre ouço falar que o freio a disco da Yes é beeem melhor que o da Intruder, pois têm 2 pistões ao contrário do único na trudy.
Pra quem tem yes/já pilotou bastante as duas, sabe me dizer se a diferença é notável e dá uma segurança a mais?

Abraço!

dbastos
29-08-13, 21:12
Esta ai uma mudança que sempre quis fazer na minha, colocar a pinça da yes. Talvez a pinça da yes, somado a um aerokip. Se eu não for vender a intruder, vou colocar.Se vacilar ainda coloco discão de 320mm (mas talvez não combine visualmente).

roggarcia
29-08-13, 21:28
Esta ai uma mudança que sempre quis fazer na minha, colocar a pinça da yes. Talvez a pinça da yes, somado a um aerokip. Se eu não for vender a intruder, vou colocar.Se vacilar ainda coloco discão de 320mm (mas talvez não combine visualmente).


Então... inicialmente, o que me faz pensar na troca é esse disco das intruders antigas, que não são ventilados. Qualquer sujeira e essa merda começa a chiar igual o satanás.

dbastos
29-08-13, 21:36
Então... inicialmente, o que me faz pensar na troca é esse disco das intruders antigas, que não são ventilados. Qualquer sujeira e essa merda começa a chiar igual o satanás.

O disco da minha já é o ventilado (que é o mesmo da yes, segundo informações da net), de fato não faz barulho. Mas acho que poderia ser bem melhor, o traseiro então nem se fala.

Pena que não da pra fazer nada pra melhor o traseiro. O dianteiro ao contrario, acho que da ate pra deixar super dimensionado (Discão + aeroquip + pinça de 2 pistões da yes + dot 5).

Diogo-RJ
29-08-13, 21:38
Então... inicialmente, o que me faz pensar na troca é esse disco das intruders antigas, que não são ventilados. Qualquer sujeira e essa merda começa a chiar igual o satanás.

Sei como eh... tenho uma... fazer uma sinfonia com isso... isso qnd akela trava d metal fica batendo solta fazendo um barulho dos infernos.

Ivan RJ
30-08-13, 19:47
Tudo errado!!!!!
O número de pistões não influencia na frenagem.
O que acontece é se fazer menos força no manete, mais nada.
Vou além, nas pequenas o n° de pistões na pinça não faz a menor diferença.
Não existe disco ventilado, isso é outro absurdo. Vamos pensar?
Aonde está o disco?
Resposta: Na frente da moto.
O que bate diretamente no disco?
Resposta: Vento!!!
Entenderam?
Os furinhos são para a sujeira entrar nos mesmos e aumentar a eficiência na frenagem.
Entenderam?
Super didático.
Nas motos pequenas, tirando a estética, não faz nenhuma diferença.
Um grande abraço a todos os irmãos.

roggarcia
30-08-13, 19:57
Tudo errado!!!!!
O número de pistões não influencia na frenagem.
O que acontece é se fazer menos força no manete, mais nada.
Vou além, nas pequenas o n° de pistões na pinça não faz a menor diferença.
Não existe disco ventilado, isso é outro absurdo. Vamos pensar?
Aonde está o disco?
Resposta: Na frente da moto.
O que bate diretamente no disco?
Resposta: Vento!!!
Entenderam?
Os furinhos são para a sujeira entrar nos mesmos e aumentar a eficiência na frenagem.
Entenderam?
Super didático.
Nas motos pequenas, tirando a estética, não faz nenhuma diferença.
Um grande abraço a todos os irmãos.


Também achei estranho o termo "ventilado", já que o disco ventilado que conheço é esse pra carros, com esses "dentes" na borda pra dissipar mais calor. http://g1.globo.com/Noticias/Carros/foto/0,,15350193-EX,00.jpg.
Obrigado por quitar a dúvida =D
Então, quanto maior o n° de pistões, menos força no manete eu preciso exercer e mais nada, correto? (pensei que haveria melhor distribuição da força de frenagem para o disco, ou algo do tipo)
E essa sujeira a mais acumulada no disco sem os benditos furos não evita, por exemplo, esse barulho irritante de alguns freios a disco?

Abs!

Ivan RJ
30-08-13, 20:57
Vamos fazer um teste?
Passem acetona ou alcool izopropílico nos dois lados do disco e depois postem o resultado.
Um grande abraço a todos os irmãos.

roggarcia
30-08-13, 21:00
Vamos fazer um teste?
Passem acetona ou alcool izopropílico nos dois lados do disco e depois postem o resultado.
Um grande abraço a todos os irmãos.


Já fiz isso algumas vezes com o objetivo de "limpar" o disco e diminuir o chiado. Resolveu, por alguns km's.

Hoje dei uma lixada nas pastilhas e lavei bem o disco com água e sabão. Espero ficar sem o chiado por um tempo. :)

XING LING
30-08-13, 22:10
A minha tb já não é o sólido, pouco antes de pegar ela acho que o antigo dono trocou a pastilha dela e esqueceu de colocar aquela chapinha na pastilha, e ela fica vibrando fazendo barulho enquanto o freio não é acionado!
Custa R$5,00 na concessionária vou ver se coloca logo e já faço uma sangria e troco o fluído, vai saber quanto tempo está lá né, ela é 2009!!

PS: Não sei se a pinça dupla faz tanta diferença assim, mas tb o tamanho do disco da Yes é maior que a da Intruder, acho que está é a grande diferença!!

Dizem que o disco e pinça da Yes aliado a um Aeroquip e fluído DOT5 a Intruder fica ninja no freio dianteiro, e na traseira colocar o braçinho de freio da Yes tb que é maior e vc não precisa fazer tanta força no pedal traseiro!!
:)

Limabl
30-08-13, 22:20
Tudo errado!!!!!
O número de pistões não influencia na frenagem.
O que acontece é se fazer menos força no manete, mais nada.
Vou além, nas pequenas o n° de pistões na pinça não faz a menor diferença.
Não existe disco ventilado, isso é outro absurdo. Vamos pensar?
Aonde está o disco?
Resposta: Na frente da moto.
O que bate diretamente no disco?
Resposta: Vento!!!
Entenderam?
Os furinhos são para a sujeira entrar nos mesmos e aumentar a eficiência na frenagem.
Entenderam?
Super didático.
Nas motos pequenas, tirando a estética, não faz nenhuma diferença.
Um grande abraço a todos os irmãos.
Coprretissimo Ivam poucos sabem que os "furinho" são para limpar a sujeira das pastilhas e não nesseçariamente para ventilar o disco,qunto o numeros de pistões é verdade tambem o numero de pistão não almenta a frenagem e sim diminui a força aprlicada no manete as RR mesmo tem 2 discos de 310~330mm com 6 pistões em cada piça de freio fixada radialmente totalizando 12 pistões e com um borrinho de freio radial essa parafernalia todo vc para a moto apenas com 1 dedinho,isso mesmo camaradas uma esportiva RR a mais de 250km/hvc pode efetuar uma freia de emergwencia com apenas 1 dedo no menete de freio !!!

- - - Updated - - -


Já fiz isso algumas vezes com o objetivo de "limpar" o disco e diminuir o chiado. Resolveu, por alguns km's.

Hoje dei uma lixada nas pastilhas e lavei bem o disco com água e sabão. Espero ficar sem o chiado por um tempo. :)Que marca é sua pastilha ???/

roggarcia
30-08-13, 22:33
Coprretissimo Ivam poucos sabem que os "furinho" são para limpar a sujeira das pastilhas e não nesseçariamente para ventilar o disco,qunto o numeros de pistões é verdade tambem o numero de pistão não almenta a frenagem e sim diminui a força aprlicada no manete as RR mesmo tem 2 discos de 310~330mm com 6 pistões em cada piça de freio fixada radialmente totalizando 12 pistões e com um borrinho de freio radial essa parafernalia todo vc para a moto apenas com 1 dedinho,isso mesmo camaradas uma esportiva RR a mais de 250km/hvc pode efetuar uma freia de emergwencia com apenas 1 dedo no menete de freio !!!

- - - Updated - - -

Que marca é sua pastilha ???/

É uma Vaz. Recomenda alguma melhor para quando eu for trocar (uma pastilha só deve ser trocada quando estiver chegando na parte vermelha, na "base" dela, certo)?

Abs!

- - - Updated - - -


A minha tb já não é o sólido, pouco antes de pegar ela acho que o antigo dono trocou a pastilha dela e esqueceu de colocar aquela chapinha na pastilha, e ela fica vibrando fazendo barulho enquanto o freio não é acionado!
Custa R$5,00 na concessionária vou ver se coloca logo e já faço uma sangria e troco o fluído, vai saber quanto tempo está lá né, ela é 2009!!

PS: Não sei se a pinça dupla faz tanta diferença assim, mas tb o tamanho do disco da Yes é maior que a da Intruder, acho que está é a grande diferença!!

Dizem que o disco e pinça da Yes aliado a um Aeroquip e fluído DOT5 a Intruder fica ninja no freio dianteiro, e na traseira colocar o braçinho de freio da Yes tb que é maior e vc não precisa fazer tanta força no pedal traseiro!!
:)

Que chapinha seria essa?
Eu vi aqui uma espécie de "presilha" que parece fixar a outra pastilha (que fica meio solta). Seria isso?

Abs!

XING LING
30-08-13, 22:54
Que chapinha seria essa?
Eu vi aqui uma espécie de "presilha" que parece fixar a outra pastilha (que fica meio solta). Seria isso?

Abs!

Na concessionária falaram que ela é uma chapinha meia-lua, deve ser está aí que vc falou, o mecanico que falou para mim que estava faltando e a concessionária confirmou, mais como é barato vou comprar e desmontar para ver, não mexi na pinça ainda!!